You are on page 1of 11

CEM CENTRO EVANGLICO DE MISSES ESCOLA DE MISSES TRANSCULTURAIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM MISSIOLOGIA

Projeto de Desenvolvimento Natural da Igreja aplicado Comunidade Crist Brasileira de Stuttgart

Professor: Sebastio Lcio Guimares Aluno: Rolf Joaquim Dietz Matria: Teoria e Prtica da Evangelizao Viosa, outubro de 2003

Contedo

Introduo ...................................................................................................................1 Levantamento da situao ..........................................................................................5 Anlise e planejamento ...............................................................................................6 Concluso ...................................................................................................................9

Introduo

Base do projeto Desenvolvemos a idia deste projeto como um projeto-piloto acerca do material desenvolvimento natural da igreja 1. Este material se baseia numa ampla pesquisa em muitas igrejas verificando pontos em comum na questo do crescimento. Os autores concluram que para a igreja crescer so necessrios vrios fatores, que eles alistam como sendo oito, dos quais fazemos uma breve descrio, para que mais adiante possamos enquadrar a situao da nossa comunidade. Como o nome j sugere, o processo de crescimento da igreja descrito como automtico, comparando-o a uma planta que cresce automaticamente, quando recebe os nutrientes que necessita na quantidade correta (nem carncia, nem excesso).

Marcas de qualidade das igrejas que crescem 1. Liderana capacitadora


Os lderes no usam seus liderados para atingir seus objetivos, mas estimulam para crescer em suas capacidades. O invs de fazer todo o trabalho, gasta-se tempo em discipulado e delegao, h uma multiplicao da energia. Ningum precisa ser um super-lder, mas aproveita-se as capacidades de todos.

Schwarz, Christian A. O Desenvolvimento Natural da Igreja: guia prtico para cristos e igrejas que se decepcionaram com receitas mirabolantes de crescimento. Curitiba, Esperana, 2003.

2. Ministrios orientados pelos dons


medida que os cristos usam seus dons, sentem mais prazer no trabalho, alm de deixar o Esprito Santo trabalhar atravs deles. O desenvolvimento da igrejas um tema de cada cristo. Os dons so o modo de colocar-se em prtica o sacerdcio universal de todos os crentes. Infelizmente a pesquisa revelou que a macia maioria dos critos no conhecem seus dons, no sabem quais so. No devemos criar ministrio para depois procurar preench-los usando at mesmo pressionar pessoas a assumi-las, sem o dom para tal.

3. Espiritualidade contagiante
Independente do estilo da igreja, para o crescimento o que conta que este estilo vivido com entusiasmo, dedicao, paixo. Este conceito se contrape vivncia da f como obrigaes ou concordncia doutrinria. a vivncia de uma f real e apaixonada em Jesus. Entusiasmo no sinnimo de verdadeiro, doutrinariamente correto. Por outro lado, ser uma igreja doutrinariamente correta no implica automaticamente em crescimento.

4. Estruturas funcionais
Anlise e adequao de todas as estuturas (fsicas, de horrios, administrativas, litrgicas, etc) funcionalidade. Isto implica na reviso de muitas tradies.

5. Culto inspirador
Muitos pensam em copiar modelos de cultos de outras igrejas que crescem. A pesquisa revelou que o que realmente vale que o culto seja uma experincia inspiradora. Participar do culto no deveria ser visto como obrigao, mas ele deve atrair as pessoas.

6. Grupos familiares
A pesquisa revela que os grupos familiares que realmente influenciam no crescimento da igreja so aqueles que possibilitam pessoa ter espao para expor suas questes cotidianas.

3 Por trs destes grupos est o conceito de transferncia de vida espiritual, discipulado, no somente o estudo de conceitos abstratos. Nos grupos familiares acontecem os fatos mais essenciais da igreja de Cristo, onde o membro experimenta diretamente a evangelizao e os relacionamentos fraternais. A igreja preocupada com o crescimento precisa estimular a multiplicao destes grupos.

7. Evangelizao orientada pelas necessidades


Cada cristo deve servir ao no-cristo com o dom que Deus lhe deu e se esforar para que ele tenha oportunidade de ouvir a Palavra. No devemos colocar sobre todos os crentes a obrigao do evangelismo pessoal, quando na realidade apenas 10% tm este dom. Ensinar os cristos a aproveitarem seus contatos com no-cristos de forma frutfera, sem porm se tornar uma presso.

8. Relacionamentos marcados pelo amor fraternal


As pessoas sem Deus no precisam de discursos sobre o amor, mas experiment-lo no dia-a-dia.

Nenhuma marca pode faltar


O autor enfoca a importncia de uma receita bem dosada destas oito marcas, mostrando que devemos analisar qual ou quais esto em dficit em nossa comunidade para ento enfatiz-los.

Alguns alertas
No correr do livro surgem algumas observaes que interessantes que fazemos questo de relatar. A pesquisa revela que as igrejas grandes crescem menos

(proporcionalmente) que outras menores. Igrejas grandes no so o mesmo que igrejas que crescem.

4 Alvos de crescimento numrico so inadequados. Precisamos enfocar nossos alvos naquilo que podemos fazer (melhorar a qualidade da igreja) e no naquilo que s Deus pode fazer (aumentar o nmero de membros). O aumento do nmero de membros uma conseqncia natural do aumento da qualidade. Concentrar em alvos mais concretos (por exemplo, levar os membros a descobrirem seus dons espirituais) mais frutfero. Cuidado com Igrejas-modelo. Igrejas grandes crescem menos. A pesquisa revelou que, em mdia, quanto maior a igreja, menor o crescimento percentual. Pode-se dizer que duas igrejas de 200 membros conquistam para Jesus o dobro de pessoas que uma de 400.

O fator mnimo
Para facilitar as coisas, por onde comear? Devemos trabalhar de forma redobrada para o fator avaliado como menor (sem perder a continuidade das restantes que j esto melhores).

A bi-polaridade
Durante toda a exposio o autor mostra o perigo de dois expremos: os tecnocratas e os espiritualizantes. Os primeiros tendem a ver os aspectos tcnicos do ser igreja, como administrao, organizao, hierarquia e ortodoxia, enquanto que os espiritualizantes tendem a focar nos aspectos espirituais, como orao e comunho, menosprezando os aspectos tcnicos. Os dois polos: dinmico e esttico. Dinmico orgnico, cresce por si mesmo; esttico se caracteriza pela ordem e planejamento. O erro acontece quando, ao invs de haver um ciclo ENTRE os dois (um estimula o outro), se cai para UM dos lados. Na pgina 95 h um grafico sumamente importante que reproduzimos abaixo:
PERIGO ESQUERDA Paradigma dualista Relativismo Ecletismo Libertinagem Espiritualizao Docetismo Separatismo Individualismo Anarquismo Quietismo Se relaciona > Polo dinmico F Palavra de Deus Amor Comunho Conduta Multiplicao Dons Servio social Evangelizao < Se relaciona Polo esttico Ensino Cnon Bblico tica Sacramentos Tradio Cooperao Funes Estrutura Proclamao PERIGO DIREITA Paradigma monista Dogmatismo Fundamentalismo Legalismo Sacramentalismo Tradicionalismo Monopolismo Clericalismo Conservadorismo Universalismo

Levantamento da situao

No dia 20 de setembro de 2003, estivemos pela primeira vez na igreja, Comunidade Crist Brasileira de Stuttgart, no culto. Dois dias depois estivemos reunidos com alguns membros para um crculo de orao.

Os principais dados
A comunidade funciona a cerca de 3 anos, tendo como ponto em comum a brasilidade. Em torno disso se reuniu um grupo que foi crescendo, contando na data em torno de 80 pessoas cadastradas, com uma participao nos cultos de cerca de 40 pessoas. Durante este tempo a comunidade foi atendida pastoralmente pelo P. Srgio Veiga, que se desloca desde Aachen (aprox. 400 Km) duas vezes por semana. Desta forma o trabalho no podia ser realizado plenamente, pois o tempo de deslocamento tornava invivel uma ateno maior do pastor, limitando-se aos cultos e preparao para o batismo e aconselhamento por telefone. A Comunidade se rene num salo alugado, no qual tambm congregam uma comunidade livre alem e uma comunidade evanglica Indiana.

A situao dos evanglicos na Alemanha


A palavra evanglico aqui significa o mesmo que no Brasil a palavra luterano. As outras igrejas so denominadas comunidade livre, e so vistas como seitas. Nos formulrios que temos que preencher (por exemplo a Notificao de residncia), existem 3 alternativas quanto a religio: catlico / luterano / nenhuma. Subentende-se que quem no das duas igrejas reconhecidas, declara-se ateu(!). Apesar disso, apenas uma pequena parcela da populao frequenta os templos das igrejas oficiais.

Anlise e planejamento

Os fatores mnimos
O autor do livro desrecomenda uma avaliao acholgica para detectar o fator mnimo. Por isso preferimos comentar o que consideramos os pontos fortes e fracos da comunidade em relao a cada marca. Seria um trabalho para mais tempo fazer uma avaliao minunciosa da questo, conforme o livro pede. H um teste que a igreja pode realizar para detectar o fator mnimo, e h materiais especficos para se trabalhar cada marca na igreja local. Abaixo descrevemos nossos objetivos concretos em relao a cada uma das outo marcas de qualidade da igreja.

1. Liderana capacitadora
Incentivar os membros a assumir posies de certa liderana, observando e orientando, por exemplo, a organizao de setores de trabalho ou eventos. Incentivar a espiritualidade pessoal, como forma de fortalecimento dos futuros lderes. A leitura da Bblia pelo mtodo indutivo visto como uma forma de capacitao.

2. Ministrios orientados pelos dons


Falar nos pequenos grupos, sempre de novo, a respeito da importncia de cada crente descobrir seus dons. Incentivar a orao em torno deste assunto. Abrir o maior nmero possvel de oportunidades para participao.

7 Planejar uma cruzada evangelstica. Isso ser uma espcie de laboratrio de dons, pois haver a participao de toda a comunidade, nas diversas frentes de trabalho. Teremos a oportunidade de avaliar o interesse e capacidade de cada membro, permitindo um planejamento no sentido de enquadrar cada um na comunidade em funes adequadas a seus dons e interesses.

3. Espiritualidade contagiante
Incentivar a individualidade dos mebros, a espontaneidade, a naturalidade na orao e no testemunho, baseada na relao com Deus Aproveitar missionrios de passagem por aqui, como uma forma de animar, estimular as pessoas.

4. Estruturas funcionais
Avaliar vrios fatores que precisam ser revistos no quesito estruturas, tais como registro da igreja, horrios das atividades, aquisio de aparelhagem, organizao e aprovao do estatuto, regimento interno. Organizar uma biblioteca de emprstimos de livros, vdeos, CDs e etc. H grande interesse dos membros em adquirir conhecimento. O povo gosta de ler e ouvir palestras de CDs. Podemos contar com a leitura de livros e folhetos como meio de edificao e evangelismo.

5. Culto inspirador
Envolver mais pessoas na conduo do culto atravs do ministrio de louvor, de testemunhos e de ministrao.

6. Grupos familiares
J existem dois grupos domsticos, mas realmente uma das marcas de qualidade mais deficitrias, pois a distncia entre a residncia dos membros dificulta este tipo de atividade. Objetivo melhorar este trabalho com a formao de lideranas, que ainda so poucas.

7. Evangelizao orientada pelas necessidades


Ensinar uma viso mais aberta a respeito de evangelizao, para os membros aprovetarem melhor as oportunidades no relacionamento com no-crentes.

8. Relacionamentos marcados pelo amor fraternal


Um dos pontos fortes da comunidade a unidade, pois a origem brasileira e a lngua portuguesa so elos que tm sustentado a comunidade. O amor uma das marcas que chamam a ateno dos alemes, pois o brasileiro mais caloroso. Neste sentido, buscar uma nfase no nosso proprium como igreja brasileira.

Alvos concretos para o prximo ano:


Edificao espiritual e teolgica e formao de um grupo de lderes.
Como implementar: atravs do grupo de estudo das quartas-feiras, jejuns diversos, divulgao de livros e CDs para estudo pessoal, retiros de estudo e orao, uso do estudo bblico indutivo, reunies nas casas, etc. Implantar a viso do discipulado e da liderana capacitadora, trabalhando estes temas no grupo de estudos.

Formao de um ministrio de louvor


Formar instrumentistas, cantores e ministros de louvor, enfatizando o jeito brasileiro de louvar (alegre, ritmado). Como ser implementado: seleo de canes, seleo de integrantes (orientada pelos dons), ensaios vocais e instrumentais, aquisio de instrumentos e apresentaes externas.

Concluso

Procuramos estabelecer alvos claros e delimitados a serem perseguidos. Uma vez estes alvos sendo atingidos, outros sero propostos, conforme uma nova avaliao da situao. Nosso objetivo no momento o fortalecimento espiritual, a criao de uma liderana e a formao de uma metodologia de trabalho adequada ao nosso contexto. Esperamos em um ano ter atingido estes objetivos, quando ento procuraremos iniciar novas frentes de atuao, como (a ttulo de hiptese) eventos pblicos (cruzadas evangelsticas). Este nosso primeiro ms na comunidade foi bem aproveitado para este projeto, pois houve bastante dilogo com os membros acerca do que eles esperam para o futuro da mesma, e percebemos que a viso exposta neste trabalho est tendo boa aceitao entre eles.

You might also like