You are on page 1of 6

Os Gneros Literrios1 (Helena Parente Cunha) O gnero lrico

A essncia lrica

A essncia lrica se manifesta nos fenmenos estilsticos prprios. Quando a obra apresenta predomnio desses traos sobre os demais, se situa no ramo da Lrica. Assim se pronuncia Rosenfeld: Pertencer Lrica todo poema de extenso menor, na medida em que nele no se cristalizarem personagens ntidos e em que, ao contrrio, uma voz central - quase sempre um Eu nele exprimir seu prprio estado de alma. 2 De fato, no poema lrico h sempre um eu que se expressa, advindo da o subjetivismo atribudo a este tipo de composio. No devemos, entretanto, confundir o eu lrico com o eu autobiogrfico, j que o fato literrio possui um universo fictcio, onde os elementos da realidade concreta entram em tenso com o imaginrio, para criar uma nova realidade, atrs da qual o autor desaparece. Portanto, o apregoado subjetivismo lrico independe do eu biogrfico. indiscutvel a afetividade e a emotividade do clima lrico, sempre ligado ao ntimo e ao sentimento, tornando fluida e inconsistente a relao entre o sujeito e o objeto, isto , entre o eu e o mundo. A emoo e o sentimento impedem a configurao mais ntida das coisas e dos seres que no se fixam, mas fluem sem contornos definidos na torrente potica. Quanto mais lrico o poema, menor ser a distncia entre o eu e o mundo, que se fundem e confundem. Quando aparecem descries, anlises, dilogos ou reflexes no poema, instaura-se um distanciamento entre o sujeito e o objeto e o clima lrico desvanece com a acentuao dos traos picos ou dramticos. A atitude fundamental lrica o no distanciamento, a fuso do sujeito e do objeto, pois o estado anmico envolve tudo, mundo interior e exterior, passado, presente e futuro. Por isso Staiger denomina recordao a essncia lrica, levando em conta a etimologia da palavra, do latim corcordis. Recordao quer dizer de novo ao corao, isto , aquele um-no-outro, em que o eu est nas coisas e as coisas esto no eu. Tal integrao s se admite numa obra 1rica idealmente pura, o que inconcebvel em termos rigorosos. O poema tende para esta fuso, que ser maior ou menor em funo do estado afetivo.

Fenmenos estilsticos lricos


1

CUNHA, Helena Parente, Gneros Literrios, in Teoria da Literatura, Vrios autores, Rio, Tempo Brasileiro, 1975. p. 106-115.

Musicalidade O termo lrico originariamente liga-se a uma espcie de composio potica que os gregos cantavam ao som da lira. Grande parte do que hoje se denomina composio lrica era musicada, conforme ainda atesta a poesia trovadoresca medieval. Mesmo depois, quando se destinou apenas leitura, conservou o remanescente dos seus primrdios, bastando lembrar que uma das caractersticas do Simbolismo era a aproximao da msica e da poesia. Verlaine comea o poema intitulado Art potique com um verso que ficou famoso: De la musique avant toute chose (msica antes de tudo). No sem razo que tantas vezes se usa a palavra canto como sinnimo de poema. Um dos fenmenos estilsticos mais tpicos da composio lrica a musicalidade da linguagem, obtida atravs de uma elaborao especial do ritmo e dos meios sonoros da lngua, a rima, a assonncia ou a aliterao. A urdidura da camada fnica propicia uma tendncia geral para a identidade entre o sentido das palavras e sua sonoridade, que podemos constatar na Cano do vento e da minha vida de Manuel Bandeira: O vento varria as folhas, / O vento varria os frutos, / O vento varria as flores... / / E a minha vida ficava / Cada vez mais cheia / De frutos, de flores, de folhas. A insistncia dos fonemas fricativos /v/ e /f/ induz a uma aproximao do som dos versos ao sentido de voragem do vento varrendo as coisas num mpeto destruidor. O significado metafrico do vento na imagem da devastao desencadeada pelo tempo, amplia-se na recorrncia aliterativa dos fonemas congneres. Diversa a impresso do vento na Cantiga outonal de Ceclia Meireles: Outono. As rvores pensando... / Tristezas mrbidas no mar... / O vento passa, brando..., brando... / E sinto medo, susto, quando / Escuto o vento assim passar... O acmulo do fonema fricativo sibilante /s/ imprime aos versos, graas sua fluidez, a suavidade de um vento brando, na melancolia da paisagem outonal que a rede de fonemas nasais sombreia. A sensao difere do outro poema, onde os fonemas labiais so as prprias chicotadas violentas do vento, que agora se faz apenas um sussurro de brisa. O ritmo martelado dos primeiros versos de Bandeira refora a impetuosidade da destruio, enquanto em Ceclia a lentido rtmica se adapta ao estado de alma diludo molemente numa tristeza cansada. Esta aproximao dos elementos sonoros e significativos provm da disposio afetiva lrica que envolve tudo na ausncia de distanciamento da recordao.

ROSENFELD,

Anatol. O teatro pico. S. Paulo, Buriti. 1965. p.5.

Repetio - Em correlao direta com a musicalidade surpreendemos a repetio, entre os traos estilsticos do poema lrico. Alis, Jakobson situa no paralelismo a principal caracterstica da funo potica da linguagem, que se manifesta no ritmo, no metro, na estrofao ou nos recursos sonoros. No esqueamos que a palavra verso significa etimologicamente retorno, volta. Entre os processos mais comuns da repetio, citamos o refro que exemplificaremos numa cantiga de amor de D. Dinis: Quanto me custa, senhora, / tamanha dor suportar, / quando me ponho a lembrar / o que pensei desde a hora / em que formosa vos vi; / e todo este mal sofri / s por vos amar, senhora. / / Desde o momento, senhora, / em que vos ouvi falar, / no tive seno pesar; / cada dia e cada hora / mais tristezas conheci; / e todo este mal sofri / s por vos amar, senhora. / / Deveis ter d, senhora, / do meu profundo pesar, / da minha mgoa sem par, / porque j sabeis agora / o muito que padeci; / e todo este mal sofri / s por vos amar, senhora. Todo o campo semntico da cantiga uma repetio do refro das trs estrofes, que se resume na equao amor = mal, definio da atitude trovadoresca medieval. H uma quantidade repetida de formas verbais e substantivos, girando em torno do significado sofrer e amar que intensificam a idia-tema do poema. de observar, alm disso, o uso dos adjetivos, pronomes adjetivos, advrbios e locues adverbiais. Quanto ao paralelismo do ponto de vista da rima, notamos que a concordncia de sons se repete nas trs estrofes, cumprindo assinalar que senhora se encontra no primeiro e ltimo verso de cada unidade. Em geral, o poema explora os recursos da homofonia. Segundo Saussure, o mecanismo 1ingstico repousa sobra identidades e diferenas (ou oposies) a fim de realizar um mximo de diferenciao. Por ser a tendncia natural aproximar pelo sentido as palavras de som igual ou semelhante, a linguagem corrente evita a indiferenciao, da qual a potica tira partido nos efeitos que pretende. Na cantiga de D. Dinis, hora e agora se embutem sonoramente em senhora, avizinhando seus sentidos. como se a senhora se fundisse nas horas do amante: amar a senhora = mal a toda hora. O tratamento fnico reitera o sentimento fulcral da cantiga. A incluso da senhora no tempo se confirma na construo sinttica, onde se repetem as oraes temporais, que, ao lado das causais, permitem uma variao da equao do refro: tempo do amor = causa do mal. O recurso da repetio sintomtico do no distanciamento lrico, na medida em que intensifica a fuso de todas as coisas no estado afetivo.

Desvio da norma gramatical - A repetio, contrria ao uso lingstico corrente, demonstra que a linguagem potica provoca um desvio da norma gramatical. Jean Cohen afirma que a norma do discurso potico a antinorma, e que o poeta busca intencionalmente o obscurecimento e o equvoco, levando a lngua a perder a firmeza. A ambigidade, caracterstica inerente a toda obra potica, decorre muitas vezes da violao da norma. O hiprbato, proveniente da inverso na ordem natural das palavras, uma das infraes mais freqentes, cometida para satisfazer s exigncias do ritmo, do metro ou da rima, em prejuzo da clareza. Estes versos de O navio negreiro de Castro Alves ilustram o caso: Era um sonho dantesco, o tombadilho / Que das luzernas avermelha o brilho, / Em sangue a se banhar, / (...) / Negras mulheres, suspendendo s tetas / Magras crianas, cujas bocas pretas / Rega o sangue das mes / (...) / E ri-se a orquestra irnica e estridente... A lngua perde a consistncia e faz as palavras deslizarem de uma classe para outra, assumindo funes inusitadas. Fernando Pessoa utiliza este recurso em vrias passagens: Passou... fora de Quando, / De Porqu e de Passando... Entre os exemplos de desvios na regncia verbal, citamos alguns versos esparsos de Mrio de S-Carneiro: Deso-me todo, em vo, sem nada achar / Assim me choro a mim mesmo / Eu falheime entre os mais, falhei em mim De acordo com a sintaxe lgico-discursiva, o pensamento se organiza em seqncia, mas a linguagem lrica, em procedimento contrrio, desestrutura as estruturas lingsticas. A Cancin de invierno do poeta espanhol Juan Ramn Jimenez elucidar este fenmeno: Cantan. Cantan, / Dnde cantan los pjaros que cantan? / Ha llovido. An las ramas / estn sin hojas nuevas. Cantan. Cantan / los pjaros. En dnde cantan / los pjaros que cantan? / No tengo pjaros en jaulas. / No hay nios que los vendan. Cantan. / El valle est muy lejo. Nada... / Yo no s dnde cantan / los pjaros - cantan, cantan -, / los pjaros que cantan. A repetio de cantan 13 vezes e pjaros 6 vezes comprova que o discurso ao invs de se desenvolver linearmente, retorna sempre ao mesmo ponto. Na perspectiva lgica, ou a repetio esclarece a mensagem ou redundante, sem acrescentar informao nem originalidade. No contexto potico, d-se um aumento de informao porque o discurso no prossegue: recua e se obscurece, resultando imprevisvel, original e ambguo.

Antidiscursividade Susanne Langer denomina discursividade a propriedade de uma espcie de simbolismo, o verbal, segundo o qual as idias se enfileiram, como ocorre nas seqncias frasais. Existem coisas que no se adaptam linearidade da forma gramatical discursiva, havendo ou-

tra espcie de simbolismo, o apresentativo, que funciona de modo simultneo e integral. O poema pertence ao simbolismo apresentativo, porquanto sua significao no linear e sim globalizante. Embora a poesia utilize o discursivo, devido ao seu material verbal, sempre reagiu contra a sintaxe lgico-gramatical, tentando romper suas imposies. Desde o perodo do Simbolismo, os poetas se rebelaram abertamente contra os procedimentos sintticos, numa antecipao revoluo empreendida pelos ismos dos movimentos vanguardistas, que fizeram desta questo uma das plataformas de suas reivindicaes, em favor de uma literatura desatrelada das amarras tradicionais. A potica atual se empenha cada vez mais em abolir o discursivo ao suprimir os elos conectivos sintticos, chegando mesmo, em muitos casos, a eliminar a frase, conforme se verifica na Poesia Concreta. Cassiano Ricardo empregou este procedimento em vrias composies, entre as quais Posies do corpo: Sob o azul / sobre o azul / subazul / subsol / subsolo. O breve poema opera um desdobramento fono-semntico do sob e azul (metfora de terra), na medida em que estes dois termos de diluem nas demais variaes e combinaes. O contedo significativo espacial da preposio sob ecoa no prefixo sub que compe as trs ltimas palavras. As duas preposies antitticas indicam as posies do corpo, abaixo da terra (enterrado), em cima (na superfcie) ou acima (na estratosfera), resumindo a parbola do homem no seu irrecorrvel destino. Mesmo sem atingir tais extremos compositivos, as vivncias anmicas rejeitam a rigidez das construes sintticas, e repelem o discursivo, que instala o distanciamento reflexivo, incompatvel com a essncia lrica.

Alogicidade - A alogicidade caracteriza a poesia lrica, numa inter-relao com os demais aspectos tpicos, desde que estrutura lgica do discurso expressa as formas da cogitao racional que no se concilia com a linguagem lrica. Naturalmente esta propriedade diz respeito ao componente do imaginrio que integra toda criao artstica, entretanto, o poema lrico parece romper com mais veemncia os estatutos da realidade controlada pela razo. o que verificamos na definio do amor, atravs da srie de oxmoros no soneto de Cames, numa das mais belas manifestaes do petrarquismo renascentista: Amor fogo que arde sem se ver; / ferida que di e no se sente; / um contentamento descontente; / dor que desatina sem doer; / / um no querer mais que bem querer; / solitrio andar por entre a gente; / um no contentar-se de contente; / cuidar que se ganha em se perder O oxmoro e o paradoxo constituem um dos traos estilsticos mais notrios do Cancioneiro de Fernando Pessoa, perfeitamente de acordo com o tema do conflito entre o ser e o no ser, eixo da

obra. No mundo do no ser que, para Pessoa, o das aparncias vs, se insinuam as mais desconcertantes afirmaes, que veremos em alguns versos colhidos da coletnea: Porque me destes o sentimento de um rumo, / Se o rumo que busco no busco / Quando penso que vejo / quem continua vendo / Enquanto estou pensando? / / No compreendo compreender, nem sei / Se hei de ser, sendo nada, o que serei. / / Sonho sem quase j ser, perca sem nunca ter tido, / E comecei a morrer muito antes de ter vivido. / / Por que, enganado, / Julguei ser meu o que era meu? Todas essas contradies corroboram a impossibilidade de se captar o poema lrico atravs do raciocnio, pois o transbordamento de sentimentos ultrapassa a jurisdio da lgica, aprofundando outras camadas alheias ao regulamento codificado.

Construo parattica - Nas composies mais lricas, predomina o uso da construo parattica (oraes coordenadas) sobre a hipottica (oraes subordinadas). Uma vez que o perodo composto por subordinaes requer maior elaborao mental, as relaes causais, condicionais, finais, concessivas pressupem o raciocnio lgico e conectante. Na hipotaxe, subordinao a uma orao principal estabelece um nexo lgico de dependncia, em oposio liberdade da expanso das emoes. As oraes independentes e as coordenadas da parataxe correspondem melhor ao fluxo da disposio afetiva. As oraes valem por si, justapondo-se sem prioridade, como acontece na emoo lrica, em que fatos distantes no tempo e no espao se aproximam e se fundem nas vivncias da a1ma. Em Meus oito anos de Casimiro de Abreu, a recordao da infncia une o passado e presente num reviver repleto de ternura. As breves oraes coordenadas da estrofe que transcrevemos refletem a justaposio dos fatos, arrastados pela torrente lrica: Naqueles tempos ditosos / Ia colher as pirangas, / Trepava a tirar as mangas, / Brincava beira do mar; / Rezava s AveMarias, / Achava o cu sempre lindo, / Adormecia sorrindo, / E despertava a cantar!

Concluso - Todos os fenmenos estilsticos examinados decorrem da essncia lrica, a recordao, que funde mundo interior e mundo exterior. Este no-distanciamento impossibilita a observao e a compreenso e cria um contexto impreciso em que a expresso lingstica deixa de ser construda logicamente, fazendo tudo dissolver-se: o contorno do eu e do mundo e a estrutura da lngua. Assim se justificam a musicalidade, as repeties, o desvio da norma gramatical, a antidiscursividade, a alogicidade, a construo parattica. Esses fenmenos estilsticos podem apresentar-se em qualquer obra, no entanto, somente quando predominam, esta se enquadrar no ramo da Lrica.

You might also like