You are on page 1of 13

NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Primeiramente queremos esclarecer o que so ambientes digitais de aprendizagem.

De Acordo com Almeida, (2003 p. 332) "Ambientes digitais de aprendizagem so sistemas computacionais disponveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informao e comunicao".

A pesquisa oferece um caminho iniciao cientifica no ensino fundamental, possibilitando um aprendizado significativo. O uso do termo aprendizado no contexto da pesquisa ser entendido num sentindo mais amplo de acordo com Rego (2004 p. 72). Segundo esta autora, "quando Vygostsky fala em aprendizado ele se refere tanto ao processo de ensino quanto ao de aprendizagem, pois ele no acha possvel tratar destes dois aspectos de forma independente".

O uso a internet no meio educacional pertinente e pode contribuir com as mudanas dentro da escola. Articular e promover metodologias novas utilizando os computadores ligados internet auxiliando na aprendizagem, parte do princpio de que "escola j no a primeira "fonte de informao para os alunos e que o professor tambm no mais a nica fonte de informaes e conhecimentos para os alunos construrem conhecimentos significativos" (POZO, 2004, p.10).

A pesquisa oferece ao professor uma contribuio para ajudar a promover iniciao a nova cultura da aprendizagem: da informao ao conhecimento.

Os relatos de Pozo e Postigo, (2000) citado por Pozo, (2004) indicam que a escola:

[...] j no pode proporcionar toda a informao relevante, porque esta mais voltil e flexvel que a prpria escola, o que se pode fazer formar os alunos para terem acesso e darem sentido informao, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilao crtica da informao". (POZO e POSTIGO, 2000 in POZO, 2004 p.10).

Concordamos com os autores acima porque mostram um caminho para fortalecer um novo processo de aprendizagem dentro da escola no qual buscar, processar e compartilhar informaes para construir conhecimentos, requer uma viso mais crtica dessas informaes neste ambiente digital de aprendizagem.

Estudos de Moura (1998) mostram com o uso da internet [...] " possvel trocar informaes instantaneamente, e aceder rapidamente a novas solues. Assim, pertinente considerar esta nova ferramenta como um auxlio na aprendizagem [...]" e possibilita a "interao com os outros, ou seja, a partilha de opinies, sugestes, crticas, e vises alternativas". (MOURA, 1998 p.129177).

Assim sendo, encontramos vrias formas de interao dentro do contexto geral no qual a internet pode propiciar, o saber, de acordo com Moura, (1998, op. cit):

a) WWW (World Wide Web) Busca de informao. Face mais visvel da Internet

b) Gopher: busca de informao

c) Archie: busca de informao

d) Wais: busca de informao

e) e-mail: contato entre pessoas.

f)

Fruns

de

discusso diferentes

(Newsgroups): grupos temas

de

discusso sobre

que podem ter

participao compartilhada ou apenas lido de acordo com o interesse. usado na modalidade de ensino distncia (EAD).

g)

Transferncia

de

arquivos

(FTP):

sistema

de

transferncia de arquivos

h) Conversao direta (IRC): bate-papo entre pessoas.

i) Televiso Interativa: TV digital a ser implantada no Brasil daqui a alguns anos.

j) Outras possibilidades na transmisso de dados: rede eltrica, a utilizao das fibras pticas da televiso a cabo, ou a utilizao das redes telefnicas digitais (RDIS) possibilitando uma velocidade de acesso mais rpido.

Neste contexto, o volume de informaes que a internet oferece dar suporte ao professor que pensa em colaborar para ajudar seus alunos a aprender a construir seu conhecimento.

Ao criar espaos de aprendizagem na sala de informtica, encontramos na pesquisa, a melhor forma de compreender o que significa esta nova cultura de aprendizagem no mundo contemporneo o que Perrenoud (2000) relata sobre as novas tecnologias aplicadas educao podem:

[...] "reforar a contribuio dos trabalhos pedaggicos e didticos contemporneos, pois permitem que sejam criadas situaes de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma diviso de trabalho" [...] (PERRENOUD, 2000 p.139)

[...] "aumentar a eficcia do ensino e familiarizar os alunos com novas ferramentas informtica do trabalho

intelectual". (PERRENOUD, 2000, p.129).

No contexto de mudanas que a escola pode promover incluindo os computadores ligados internet auxiliando na aprendizagem parte do principio: A escola j no a primeira "fonte de informao para os alunos" Pozo, (2004). A pesquisa oferece aos professores uma contribuio para ajudar a promover

mudanas na escola e neste sentido, dar iniciao a nova cultura da aprendizagem: da informao ao conhecimento.

Desta forma o volume de informaes disponveis na internet oferecem suporte ao professor que pensa em colaborar para ajudar seus alunos a aprender a construir seu conhecimento.

Ainda mais Pozo e Postigo, (2002) reforam o sentido que buscamos com o uso da internet e a metodologia de projetos:

"Isto ser possvel com ao do professor orientando, mediando as tarefas propostas, buscar fazer um ensino de novas competncias para a gesto do conhecimento, como uma das metas essncias da educao atendendo s exigncias da sociedade da aprendizagem". (POZO, 2002 p.10).

Para Reis e Castro, (2006), as tecnologias de informao e comunicao criadas e desenvolvidas possibilitam a disposio e troca de informao e as mudanas na sociedade:

"As mudanas acontecem dentro da escola. A conexo com o mundo das informaes se fez presente nas pesquisas dos estudantes que acessaram Internet como meio para alcanar os objetivos de cada e tema assim,

desenvolvido e

mediado

pelo professor,

confirmando que "[...] tendem a provocar mudanas nos hbitos, comportamentos, atitudes e oportunidades do

indivduo, com reflexo para a sociedade como um todo". (REIS e CASTRO, 2006 p 88)

Ento, pode-se dizer que, no conjunto dos pressupostos da utilizao da Internet como recurso de aprendizado, a pesquisa tenta contribuir para a consolidao da criao de ambientes digitais de aprendizagem.

A Internet usada no contexto da pesquisa demonstrou que foram criados os espaos de aprendizagem na sala de informtica, para melhor compreender o que significa esta nova cultura de aprendizagem no mundo contemporneo.

Isto ser possvel com ao do professor orientando, mediando as tarefas propostas, fazer um ensino de novas competncias para a gesto do conhecimento, como uma das metas essenciais da educao atendendo s exigncias da sociedade da aprendizagem.

preciso que se definam as concepes a serem utilizadas na formulao deste empreendimento, com base no estudo das teorias da comunicao, da aprendizagem. E isto tambm se aplica para a modalidade de Educao a Distncia.

Educao a Distncia uma forma sistematicamente organizada de autoestudo, onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe apresentado, onde o acompanhamento e a superviso do estudante so levados a cabo por um grupo de professores. Isto possvel de ser feito distncia atravs da aplicao de meios de

comunicao capazes de vencer longas distncias cobre as distintas formas de estudo em todos os nveis, que no se encontram sob a contnua, imediata superviso de professores presentes com os estudantes em aula, mas que so beneficiados por um planejamento, guia e acompanhamento de uma organizao educativa, incluindo todos os mtodos de ensino, tendo as fases interativa e privativa do ensino realizando-se atravs de meios distintos.

Podemos observar que a separao do professor e do aluno, a utilizao de tecnologias para mediatizao, a metodologia de ensino centrada no aluno e o estabelecimento de um processo de comunicao, so aspectos comuns a todos.

Embora todos faam referncia ao professor, nenhuma nfase dada ao processo educativo, ao aprender a aprender. As idias de autodidatismo e autonomia no esto explcitas.

A Tecnologia envolvendo

Educacional

como

um

processo

complexo,

integrado,

pessoas, procedimentos, idias, instrumentos e organizao para analisar problemas e planejar, implementar, avaliar e administrar solues para estes problemas envolvidos em todos os aspectos da aprendizagem humana.

Tecnologia representa um processo e um caminho contnuo, no se limitando aos meios. Envolve um conjunto de aes que propiciam a aquisio de conhecimentos

e habilidades, assim como a reunio do saber terico com a prtica. Pressupe pessoas, cdigos simblicos como a linguagem, metodologias e ferramentas que fundamentem e operacionalizem o sistema de EAD. No entanto, para que a tecnologia seja bem empregada preciso saber o que, por que e para que ela serve. O homem o protagonista deste processo e a tecnologia.

Segundo Neder (2000) atravs dessas definies percebe-se que a EAD compreendida como um meio, uma forma de se possibilitar o ensino. Essas definies para o aspecto instrumental, denunciam uma viso de educao no como processo, ou prtica social, mas como um sistema coisa descolado da realidade scio econmica - cultural. Definir a EAD a partir da sua adjetivao tem catalisado nossas reflexes em detrimento de sua essncia. Questiona-se o termo a distncia, uma vez que ele no pode ser mais compreendido como distancia puramente fsica ou geogrfica. Somos convidados a pensarem processos educativos que ultrapassem as tradicionais, ou instituies de ensino mais

em propostas que apresentem como possibilidade a criao novos ambientes de aprendizagem, onde a

relao seja transcendida..

presencial

professor/aluno

Compreendida como fato social, a Educao no est descolada da realidade material e subjetiva que a gera e lhe confere especificidade. Nesse sentido, o desenvolvimento de relaes sociais de novo tipo, promovidas e propiciadas, por transformaes conseqentemente que se operam na base material de vida e

nas novas configuraes desenvolvimento de processos educativos novos.

de

poder,

resultam

na

necessidade

de

assim que as novas tecnologias da informao e da comunicao, especificamente o adquirem ciberespao, com as possibilidades que encerram,

importncia fundamental e merecem destaque em qualquer reflexo que venha a ser feita sobre a importncia e as demandas para uma educao na atualidade, uma vez que, estas j vm sendo amplamente utilizadas em diversos setores da cultura contempornea, correspondendo, portanto, o importante elemento constitutivo da base histrica sobre a qual se desenvolve o que vem sendo conhecida como sociedade da informao.

Deparamos com uma prtica educativa de acordo com o que afirma Perini, (1996) "O estudante brasileiro tipicamente diferente, submisso autoridade

acadmico, convencido de que a verdade se encontra pronta acabada, nos livros e na cabea das autoridades".(PERINI, 2002 in MARTINS, 2001 p.44).

Ainda mais a respeito da idia de projetos de pesquisa de acordo com Hernandez (1998) e Hernandez e Ventura ( 1998).

[...]

a funo do projeto favorecer a criao de

estratgias de organizao dos conhecimentos escolares em relao ao tratamento da informao, a relao entre os diferentes contedos em torno de problemas ou hipteses que facilitem aos alunos a construo de seus conhecimentos, a transformao da informao

procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento prprio".

(HERNNDEZ e VENTURA, 1998, p. 61).

"A Pedagogia de Projetos valoriza a participao do educando e do educador no processo ensino-

aprendizagem, tornando-os responsveis pela elaborao e desenvolvimento de cada projeto de trabalho. Portanto,a Escola e as prticas educativas fazem parte de um sistema de concepes e valores culturais que fazem com que determinadas propostas tenham xito quando se 'conectam' com alguma das necessidades sociais e educativas" (HERNANDEZ, 1998, p.66).

Abriu-se uma discusso no inicio do trabalho para escolha do tema central do projeto a ser desenvolvido pelos alunos, o professor encontra em Chaves (2000) um respaldo terico justificando utilizar esta metodologia: "A aprendizagem mais importante para os alunos e se d quando eles prprios definem e elaboram projetos do que desejam aprender".[...] (CHAVES, 2000 p.12).

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de levantar dvidas, pesquisar e criar relaes que incentivam novas buscas, descobertas, compreenses e reconstrues de conhecimento (PRADO, 2005 p.13).

Assim sendo o aluno busca informaes que sejam pertinentes para a suas pesquisas ao acessar documentos disponveis nos sites da WEB.

De acordo com Chaves, (2000 op. cit) quando defende a idia que na pedagogia de projetos de aprendizagem, o ser humano constri a sua prpria vida, ao explorar e investigar seus interesses, o papel do professor ter a responsabilidade de articular maneiras de desenvolver esses interesses, tornando til na formao de competncias e habilidades para tornar capaz de transformar o mundo que cerca o aprendiz.

A aprendizagem por projetos ento, deve instigar professor e aluno a se envolverem na investigao onde "o aprender seja um procedimento que deve ser um processo natural, agradvel e continuo" [...] abrindo os espaos para uma aprendizagem ativa da criana". (CHAVES, 2000 op cit.).

O suporte terico fez refletir sobre a responsabilidade de educadores, instituies e sociedade sobre as mudanas da educao, analisando as potencialidades do uso das tecnologias de informao e comunicao. Sem dvida alguma buscar novas formas de trabalhar com projetos utilizando a fonte de informaes contidas na Internet, fez da pesquisa um momento de repensar as atitudes dos alunos e deste pesquisador.

A pesquisa demonstra que os alunos, ainda que encontrem "coisas" prontas acabadas disponveis na Internet, para apresentarem, descobriram que a cincia dinmica e devem aprender a utilizar as etapas da metodologia cientifica para levantar idias, propor solues, compartilhar informaes, relacionar itens significativos, enfim, demonstrar como concluram hipteses levantadas.

Os alunos se envolveram mais na atividade educativa. Foi observado que os alunos se comprometem mais, motivados pelo buscar, interagir, relacionar, questionar, aproximar a o que vivenciam: A internet e o computador com seus recursos.

Ento, ao professor coube a cumplicidade, a orientao, a mediao em momentos na sala de aula, nas discusses e apresentaes na sala de informtica.

Assim o espao foi aberto para discusses de variados temas propostos, dentre os quais chegou-se ao consenso do tema central. Em cima do tema Tecnologia escolhido pelos alunos, formaram-se grupos para desenvolver seus trabalhos. Desta forma os alunos estavam motivados a realizar algo

significativo e dentro da realidade que vivenciam, pois partindo para uma ao concreta, deu-se um novo sentido ao processo de aprender e de ensinar com novas tecnologias de informao e comunicao.

Quando se desenvolve projeto em sala de aula cria-se uma nova cultura educacional, mas para tanto preciso que haja mudanas na escola, mudanas estas em suas estruturas e essncia, ou seja, do tempo e do espao de aprender e ensinar.

You might also like