You are on page 1of 7

Polticas pblicas ambientais e responsabilidade da pessoa jurdica Resumo O objetivo deste trabalho foi o de relacionar as polticas pblicas ambientais

vigentes com a responsabilidade da pessoa jurdica, buscando esclarecer alguns pontos conflitantes. Foi realizada uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, classificada em relao aos objetivos como exploratria. Encontrou-se como resultados que: as normas legais brasileiras esto compostas de polticas pblicas de cunho ambiental, trazendo influncias perceptveis desde a Conferncia de Estolcomo de 1972; a pessoa jurdica imputada administrativa, civil e penalmente em caso de provocar dano ambiental; a fixao do quantum indenizatrio, quer para a pessoa fsica ou para a pessoa jurdica, tem causado polmica devido a complexidade desse tema; h indicaes de que as polticas pblicas brasileiras em relao ao meio ambiente necessitam de aperfeioamento. Palavras-chave: Legalidade, meio ambiente, dano ambiental, polticos.

Introduo Poltica pblica pode ser compreendida como o conjunto de aes desencadeadas pelo Estado, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao bem comum. A participao no governamental, como no caso de empresas privadas, perfeitamente admissvel, inclusive incentivada na atualidade. As aes de polticas pblicas podem ser preventivas ou estimulativas, sendo exemplo dessas ltimas o incentivo econmico para o desenvolvimento sustentvel. As polticas pblicas ambientais tm por base os princpios constitucionais da precauo e preveno, tendo sempre um olhar nos efeitos ocasionados numa determinada rea e no desenvolvimento sustentvel. Portanto, a responsabilidade pela implantao de polticas pblicas ambientais invoca toda a estrutura social, econmica e poltica, gerando a formao de sistemas complexos. So instrumentos das polticas pblicas ambientais o Zoneamento Ecolgico Econmico ZEE e a prpria educao ambiental lato sensu.

Norteiam o planejamento de polticas pblicas a gesto responsvel e transparente do meio ambiente como condio bsica para o processo democrtico e de desenvolvimento econmico e social brasileiro. Analisando-se o histrico das normas relacionadas com polticas pblicas ambientais, observa-se uma tendncia descentralizadora das aes, respeitando-se as realidades locais. O objetivo deste trabalho foi o de relacionar as polticas pblicas ambientais vigentes com a responsabilidade da pessoa jurdica, buscando esclarecer alguns pontos conflitantes.

Desenvolvimento

- Sobre a pessoa jurdica Foi da necessidade humana na sua evoluo histrica que surgiu a pessoa jurdica. Segundo Diniz (2007), a pessoa jurdica a unidade de pessoas naturais ou de patrimnios, que, visando consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de obrigaes e direitos. Posteriormente ao nascimento da pessoa jurdica surgiram algumas teorias tentando explicar o fenmeno da personificao de grupos de indivduos, que assim se formaram para obter capacidade jurdica. Nesse sentido, citam-se para melhor visualizao deste trabalho, as teorias: Teoria da Fico, Teoria da Realidade Tcnica e Teoria da Realidade Objetiva. As pessoas jurdicas de direito pblico podem ser consideradas de direito pblico externo ou interno. Analise-se pelo Cdigo Civil (Lei 10.406/2002):

Art. 41. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas; (Redao dada pela Lei n 11.107, de 2005) V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei. Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Cdigo. Art. 42. So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico. Art. 43. As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. J as pessoas jurdicas de direito privado so descritas no Cdigo Civil no artigo 44:

Art. 44. So pessoas jurdicas de direito privado: I - as associaes; II - as sociedades; III - as fundaes.

IV - as organizaes religiosas; (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003) V - os partidos polticos. (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003)

Nos atos constitutivos que so outorgados pessoa jurdica os seus poderes, ou seja, no contrato social e estatutos, porm, estes so vigiados pela lei. Assim, h restries impostas pelo Estado, que obrigam certo controle estatal, como ocorre em relao s instituies financeiras. Assim, uma vez registrada a pessoa jurdica, o Direito reconhece-lhe a atividade no mundo jurdico, decorrendo da, portanto, a capacidade que se estende por todos os campos do Direito e em todas as atividades compatveis com a pessoa jurdica (Venosa, 2006). Portanto, a capacidade da pessoa jurdica limitada finalidade dos atos constitutivos, diferentemente da pessoa fsica que tem capacidade plena.

- Sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente A Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, foi traada em 1981 pela Lei 6.938, com visveis influncias da Conferencia de Estolcomo de 1972 Tambm, visvel o acolhimento pela Constituio Federal de 1988 das diretrizes estabelecidas em 1981 (Silva, 1994; Fiorillo, 2010). De fato, a Constituio Federal de 1988 amplia e especifica a poltica pblica em relao ao meio ambiente, quando no seu artigo 225 determina:

"Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade Considera-se, tambm, que a poltica pblica brasileira sobre meio ambiente foi aperfeioada em 1992 na Eco-Rio 92. O Brasil figura como signatrio nessa Conveno que foi assinada durante a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em

meados de 1992. Mas, foi somente dois anos aps que o Congresso Nacional aprovou os ditames de ratificao junto Organizao das Naes Unidas; mais tarde ainda foi a promulgao pelo Presidente da Repblica, que somente ocorreu em 1998, assim, passando a vigorar no ordenamento jurdico do Brasil. - Sobre o dano ambiental e a relao jurdica importante destacar o dano ambiental porque pode a pessoa jurdica ser imputada sobre essa matria, dentro das polticas pblicas. Nesse sentido Antunes (2004) esclarece que dano ambiental um prejuzo causado ao meio ambiente por um terceiro; posteriormente, destaca este autor que haver a obrigatoriedade de reparao do dano causado, sendo isso j indiretamente amparado pela prpria Constituio Federal de 1988. No Ordenamento Jurdico Brasileiro a definio tcnica de dano ambiental est relativamente vaga, o que no implica em falha na legislao, mas a possibilidade de se tratar esse tema em sentido amplo e adaptativamente analisando-se cada caso em particular devido a sua complexidade. Atravs de lei ordinria o legislador contentou-se s noes de degradao da qualidade ambiental e poluio; a Lei 6.938/81, como se v no seu art. 3, mostra: "Art 3 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: II - degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente; III - poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos"; Segundo Leite (2000) o dano ambiental toda leso intolervel causada por qualquer ao humana independente de culpa - ao meio ambiente, e indiretamente, a terceiros, tendo em vista interesses prprios e individualizveis e que refletem no bem coletivo. Corroborando com essa opinio, Milar (2007) esclarece que dano ambiental uma leso aos recursos ambientais, com conseqente alterao na qualidade de vida, bem maior do ordenamento jurdico brasileiro. Assim, dano ambiental qualquer alterao in pejus em relao vida, quer no tempo presente ou em um futuro incerto, conforme infere o Princpio da Precauo. A pessoa jurdica pode ser, portanto, atingida por uma poltica pblica por ao ou omisso, nos mesmos moldes da pessoa fsica. Isso, na verdade, decorre de o dano implicar em uma

alterao de uma posio jurdica material ou moral, onde o bem juridicamente protegido o meio ambiente. Assim, a alterao na relao jurdica pode ser causada por pessoa fsica ou jurdica, no importa qual, porque o foco o dano ambiental.

- Sobre a reparao de dano ambiental por pessoa jurdica A reparao ambiental por causa de um dano ambiental causado por pessoa jurdica ou pessoa natural consiste em se fazer voltar a rea atingida ou a vida (lato sensu) ao seu statu quo. Na prtica, porm, retornar ao estado anterior ao dano ambiental nem sempre possvel, cabendo formas de compensao dentro da mesma bacia hidrogrfica a isso se denomina de reparao indireta. Milar (2007) alude reparao de dano ambiental dizendo que a reconstituio do meio ambiente agredido, cessando-se a atividade lesiva e revertendo-se a degradao ambiental. Apenas quando essa recuperao no for vivel que se admite indenizao em dinheiro. O artigo 225, 3 da Constituio Federal mostra que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar o dano. Nesse sentido, a reparao do dano o mais importante e urgente e, segundo Antunes (2004), as sanes penais e administrativas tm um carter de castigo; assim, deduz-se que as sanes penais e administrativas existem como forma de colaborar para se evitar reincidncia ao dano ambiental, at mesmo, como meio de educao ambiental. A pessoa jurdica ou fsica deve saber que a indenizao dever ser a mais ampla possvel, segundo critrios tcnicos, a se incluindo os lucros cessantes. Processualmente falando, porm, no pode a indenizao ser motivo para enriquecimento ilcito ou sem causa, custa da pessoa jurdica; tem-se adotado como parmetro para a indenizao o equivalente diminuio do patrimnio que o prejudicado venha a sofrer. Considerando-se a coletividade no plo passivo, a questo da indenizao fica mais complexa, e a fixao do quantum indenizatrio tem causado polmica. Como no existem critrios fortemente estabelecidos, muito menos um critrio nico para esse tipo de indenizao, recomenda-se, minimamente: a) quantificar os prejuzos nos fatores abiticos na rea afetada dentro da bacia hidrogrfica; b) estimar os prejuzos nos fatores biticos, com base no equilbrio ecolgico; c) estimar prejuzos nas atividades antrpicas.

Sobre as polticas pblicas do meio ambiente e responsabilidades da pessoa jurdica atravs das normas legais que o Estado executa a maior parte das polticas pblicas em relao ao meio ambiente; destarte, a responsabilidade da pessoa jurdica nessa rea advm dessas normas.

A Lei 9.605/1998, Lei dos Crimes Ambientais, corroborando com o preceito trazido pelo artigo 5, XLI, da Constituio Federal, coloca a proteo ambiental ao nvel dos direitos fundamentais: XLI a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais". Dessa forma, inicia-se a tutela penal do meio ambiente, cumprindo-se prerrogativa do artigo 225, 3, da Constituio Federal, instituiu-se a pessoa jurdica condio de sujeito ativo da relao processual penal, dispondo, no artigo 3 da Lei 9.605/98: As pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade. A responsabilidade da pessoa jurdica, assim, no exclui a das pessoas fsicas, autoras, coautoras ou partcipes do mesmo fato, na medida em que a empresa, por si mesma, no comete crimes. Desse modo, sempre que se constatar a responsabilidade criminal da empresa, ali tambm estar presente a culpa do administrador que exarou o comando para a conduta reputada antijurdica, e respondero o preposto que obedece a ordem ilegal e todo o empregado que de alguma forma colaborar para o dano ambiental. Importante dizer-se que a responsabilidade penal da pessoa jurdica fica condicionada ao fato de que a infrao tenha sido cometida em seu interesse ou benefcio. Modernamente, h que se ressaltar, que a responsabilidade penal da pessoa jurdica est sendo vinculada a uma personalidade atribuda a empresa, advinda de um poder de deciso da prpria empresa; assim, diz-se que a pessoa jurdica tem personalidade para sofrer sanes penais na medida em que possui poder de deciso no seio da sociedade. A Lei dos Crimes Ambientais no estabelece tipos penais, mas prev as penas aplicveis s pessoas jurdicas. Claro fica que so crimes vinculados a sanes que se aplicam s pessoas jurdicas. Exemplificando-se tem-se multa, suspenso parcial ou total das atividades, interdio temporria, proibio de contratar com o poder pblico, prestao de servios comunidade e, por fim, liquidao forada. Esta ltima, h que se dizer, se assemelha a pena de morte da pessoa fsica, ou seja, seria a pena de morte da pessoa jurdica. Nesse aspecto, no ano da publicao da Lei dos Crimes Ambientais, Souza (1998) esclareceu: " (...) no se considera a pessoa jurdica apenas uma pessoa estranha aos membros que a compem, como os dirigentes. Tambm se atribuiu a essa pessoa autoria da conduta que intelectualmente foi pensada por seu representante e materialmente executada por seus agentes, apenas com a condicionante de ter sido o ato praticado no interesse ou benefcio da entidade. Desse modo, se o ato praticado, mesmo atravs da pessoa jurdica, apenas visou a satisfazer os interesses do dirigente, sem qualquer vantagem ou benefcio para a pessoa jurdica, essa deixa de ser o agente do tipo penal e passa a ser meio utilizado para a realizao da conduta criminosa. Ao contrrio, quando a conduta visa satisfao dos interesses da sociedade, essa deixa de ser meio e passa a ser agente. Partindo desta avaliao, desta condicionante imposta pelo

legislador, de que o delito h de ser praticado de modo a satisfazer os interesses da pessoa jurdica ou quanto menos ao benefcio dessa, que se deve analisar o elemento subjetivo do tipo, visto que a conduta executiva, material, ser sempre exercida a mando do representante legal ou contratual ou ainda do rgo colegiado. Estando, pois, diante de uma conduta realizada por uma pessoa jurdica, devemos inicialmente avaliar se essa conduta foi efetuada em benefcio ou visando satisfazer os interesses sociais da pessoa jurdica e, num segundo momento, o elemento subjetivo, dolo ou culpa, quando da execuo ou da determinao do ato gerador do delito, transferindo, num ato de fico, a vontade do dirigente pessoa jurdica".

A Lei 9.605/98 no seu artigo 70, de forma ampla, tipifica como sendo infrao administrativa ambiental toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente. Assim, abre ao administrador a possibilidade de exercer ato discricionrio em uma infrao administrativa ambiental. As condutas consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os atores, pessoas jurdicas inclusive, a sanes administrativas ( 3 do artigo 225 da Constituio Federal). Depreende-se disso que sanes administrativas so penalidades impostas por rgos da administrao pblica - direta ou indireta - com o objetivo de impor regras de condutas a sociedade. A reparao civil em caso de dano ambiental est amparada na Lei 6.938/81, na Constituio Federal de 1988 (artigo 225, 3) e no Cdigo Civil (artigo 927). Nesse sentido, analisando a Lei 6.938/81, Benjamin (1998) declara que o direito ambiental como aplicado no Brasil passou a proteger o individual com base em uma noo de coletivo, portanto, tendo natureza pblica. Infere-se, da, a "mo" de uma poltica pblica ambiental implantada atravs de normas legais atravs do tempo. Consideraes Finais As normas legais brasileiras esto compostas de polticas pblicas de cunho ambiental, trazendo influncias perceptveis desde a Conferncia de Estolcomo de 1972. A pessoa jurdica imputada administrativa, civil e penalmente em caso de provocar dano ambiental. A fixao do quantum indenizatrio, quer para a pessoa fsica ou para a pessoa jurdica, tem causado polmica devido a complexidade desse tema. H indicaes de que as polticas pblicas brasileiras em relao ao meio ambiente necessitam de aperfeioamento.

You might also like