You are on page 1of 16

1 .

Introduo
Dados mundiais indicam o grande nmero de cirurgias devido a fraturas de quadril. Estudos feitos em 1990 indicaram 1,7 milhes desses casos de fratura no mundo por ano, e estimam 6,3 milhes de casos para 2050. O desenvolvimento das prteses ortopdicas, utilizadas nas cirurgias de artroplastia total de quadril, ponto estratgico para o desenvolvimento desse setor (OLIVEIRA, 2007). As prteses de quadril tm como funo substituir a articulao fmur plvis. Para isso, um acetbulo fixado no quadril e faz o papel de soquete, enquanto uma haste com uma cabea esfrica fixada no fmur. A cabea esfrica da haste fica em contato com o acetbulo, possibilitando o movimento giratrio da articulao (CALLISTER, 2008). Os principais defeitos encontrados na utilizao de prteses de quadril devem-se, principalmente, aos materiais utilizados, ao processo de fabricao e ao processo clnico de implante da prtese. Dessa forma, necessrio extremo cuidado nessas trs fases para que o implante realize perfeitamente sua funo no corpo humano. Este trabalho tem por objetivo estudar o processo de fabricao de prteses ortopdicas de quadril, que inclui a escolha dos materiais utilizados, o processo de fabricao das partes das prteses e o processo de esterilizao, necessrio para evitar srios problemas de infeco.

2 . Materiais
Tendo como funo substituir a articulao natural do quadril, as prteses de quadril devem possuir as mesmas caractersticas mecnicas dos ossos que realizam essa funo. Assim, necessrio que os materiais atendam a certas caractersticas a fim de que sejam selecionados para a fabricao das prteses. Dentre as vrias propriedades a serem atendidas, a principal a biocompatibilidade, evitando-se, assim, qualquer tipo de rejeio biolgica. Outras caractersticas que se destacam so o limite de escoamento (~ 500 MPa), o limite de resistncia trao (~ 650 MPa), o mdulo de elasticidade (~15 GPa), a resistncia fadiga (~ 400 MPa a ciclos), a tenacidade

fratura e a ductilidade. Alm dessas, o material deve ser duro, para resistir ao desgaste por atrito e no deve ter carter magntico, evitando sofrer foras devidas a campos magnticos externos (CALLISTER, 2008). Devido s caractersticas necessrias citadas acima e aos tipos de carregamento a que cada parte da prtese esta submetido, apenas algumas combinaes de materiais satisfazem as necessidades fsicas e bioqumicas das prteses de quadril, havendo peculiaridades para cada combinao. A tabela 2.1 indica os tipos de combinaes existentes.

Prtese Haste Acetbulo Cermica - Cermica Cermica Cermica Metal - Metal Metal Metal Metal - Cermica Metal Cermica Metal Polmero Metal Polmero
Tabela 1 - Combinao de materiais utilizados em prteses ortopdicas

Este trabalho visa o estudo das prteses Metal Polmero, uma vez que so as mais utilizadas no mercado brasileiro de prteses, alm de serem utilizadas por longo perodo de tempo.

3 . A Prtese
Essencialmente, existem trs componentes bsicos em uma prtese de quadril: haste femoral, esfera e taa acetabular. A figura 4.1 indica exatamente cada componente (CALLISTER, 2008).

Taa Acetabular Esfera

Figura 3.1 Partes de uma prtese ortopdica.

Ademais, as prteses podem ser classificadas segundo o mtodo utilizado para a fixao da haste femoral e da taa acetabular. Existem trs tipos de classificao: Prtese total cimentada: formada por um componente acetabular e um componente femoral cimentados; em ambos os casos, utiliza-se cimento de alta viscosidade e tcnica de cimentao com pressurizao; Prtese no-cimentada: formada por um componente femoral no cimentado e um componente acetabular no cimentado, ambos colocados aps a preparao ssea que ir permitir o justo encaixe dos componentes;

Prtese hbrida: formada por um componente acetabular no cimentado e um componente femoral cimentado, ambos colocados com suas respectivas tcnicas cirrgicas. Cada tipo de prtese tem um processo de fabricao diferente, tendo em

vista que, conforme o uso ou no de cimento para a fixao, as caractersticas necessrias das partes mudam. Neste trabalho ser estudada a prtese hbrida, pois abrange maior quantidade de assunto.

3.1 . Haste
A haste da prtese de quadril uma haste metlica de ancoragem que tem a funo de substituir a parte superior do fmur. Ela fixada em uma cavidade onde antes havia a medula ssea do fmur e em sua outra extremidade possui uma esfera metlica (CALLISTER, 2008).

Figura 4.1 Haste da prtese de quadril.

3.1.1 Materiais
Atualmente, os materiais metlicos mais utilizados na construo das hastes de quadril so ligas de Cobalto (Co Cr Mo), ligas de Titnio (Ti-6Al4V) e ao inoxidvel (RATNER, 2004).

- Ligas de Cobalto Vrias ligas Co Cr Mo so utilizadas em prteses ortopdicas. As mais recomendadas so as que seguem os requisitos das normas ASTM F75, F75 ou F799. A tabela 4.1 mostra a composio qumica de cada liga.

Material Co - Cr Mo Co - Cr Mo

ASTM F75 F799

Composio Qumica (% peso) Co Cr Mo Mn Mx 1,0 Mx 1,0 Si Mx 1,0 Mx 1,0 Ni Mx 1,0 Mx 1,0 Fe Mx 0,75 Mx 1,5 C Mx 0,35 Mx 0,35 N --Mx 0,25

58,969,5 27,030,0 5,07,0 58,059,0 26,030,0 5,07,0

Tabela 2 - Composio qumica das ligas de Cobalto

- Ligas de Titnio A utilizao de prteses de titnio tambm bem comum devido sua alta biocompatibilidade. Para essas aplicaes, as normas ASTM F67, F1108 e F136 determinam a composio qumica, dada na tabela 4.2.

Material Titnio Puro (Grau 2) Ti - 6Al - 4V

ASTM F67 F1108

Composio Qumica (% peso) Ti 100,0 90,0 Al --6,0 6,0 V N C H Fe O

--- 0,03 0,10 0,015 0,030 0,025 4,0 0,05 0,10 0,013 0,030 0,020 4,0 0,05 0,08 0,013 0,025 0,013

Ti - 6Al - 4V F138 90,0 (ELI) ELI = extra low-intersticia

Tabela 3 - Composio qumica das ligas de Titnio

- Aos Inoxidveis Os aos inoxidveis utilizados em prteses so os que seguem as normas ASTM F138-03 e ISSO 5832-9. As composies desses aos so apresentadas na tabela seguinte.

Material 316L ISO 5832-9

Composio Qumica (% peso) C Si Cr Ni Mn Mo Nb --N --0,01 0,52 17,40 14,10 1,74 2,08

0,02 0,16 21,20 10,60 3,62 2,44 0,42 0,37

Tabela 4 - Composio qumica dos aos inoxidveis

3.1.2 . Processos de Fabricao


O processo de fabricao das prteses ortopdicas de quadril varia conforme a escolha do material e o fato de a prtese ser ou no cimentada. Alm do processo de fabricao, os alguns materiais precisam de tratamentos trmicos para atender s caractersticas de biocompatibilidade e s necessidades fsicas ao qual esto sujeitas.

- Ligas de Cobalto O primeiro processo ao qual a liga de cobalto submetida, a fim de que seja transformada na haste femoral, a microfuso, que um processo especfico e especial de fundio. Este processo uma forma econmica de se fabricar a haste com excelente preciso dimensional e impecvel acabamento superficial, eliminando assim as operaes de usinagem. O processo pode ser dividido em trs partes: injeo, revestimento cermico e vazamento. Na primeira parte feita a injeo de cera nos moldes metlicos, obtendo-se, assim, os modelos em cera. Para garantir a fidelidade do prottipo necessrio rebarb-lo, retirando arestas que no fazem parte da pea original que surgiram durante a fabricao do modelo em cera. Aps a rebarbagem os modelos em cera so unidos a um canal tambm injetado em cera que os deixa com a aparncia de um cacho. Essa unio feita por meio de aquecimento. Os moldes montados em cachos passam para a segunda fase, o revestimento cermico, no qual os cachos recebem vrias camadas de material cermico refratrio especial, com rigoroso controle de umidade e temperatura. Aps os moldes serem montados em cachos e revestidos de material refratrio especial, so enviados a uma autoclave, onde extrada a cera do interior dos cachos por meio de vapor dgua super aquecido a alta presso. Com isso os espaos anteriormente preenchidos com os moldes em cera ficam vazios. Para adquirir maior resistncia mecnica e ao choque trmico, os moldes cermicos j decerados so levados ao forno a 1150 pr-aquecimento do molde para o vazamento. Por fim, realiza-se a ltima etapa do processo, o vazamento, em que os moldes calcinados so cuidadosamente envasados com a liga lquida, que, por gravidade, vaza para todo o molde, formando as peas brutas. Aps o resfriamento, ocorre a desmoldagem, isto , a retirada do material do molde cermico na pea, que feito atravs da introduo de vibraes na mesma. Posteriormente, feito o corte, onde se separam as peas do cacho, e o acabamento por jateamento. Finalmente, a pea fica pronta e s passa por uma inspeo de qualidade. para calcinao, que o simples

Processo Produtivo

Injeo de cera nos molde metlicos

Montagem do c a c h o

Formao da casca

Remoo dos modelos em cera

Produto final

Corte e acabamento

Desmoldagem

Vazamento

Figura 4.2 Processo de microfuso em cera perdida.

Devido ao vazamento, a pea de liga de cobalto fica com algumas falhas estruturais. Para eliminar este problema ela passa por um processo de Hot Isostatic Pressure (HIP), no qual a pea colocada em uma autoclave pressurizada que aquecida. O aquecimento aumenta a presso dentro da autoclave, pressionando assim a pea. Esta presso sobre a pea exercida pelo gs inerte elimina porosidades e aumenta sua densidade, eliminando, dessa forma, os defeitos estruturais (WTIA, 2006). As ligas F799 ao final ainda so forjadas a quente aumentando a resistncia mecnica em duas vezes quando comparada com a F75 que no passa por este processo.

- Ligas de Titnio

As hastes femorais fabricadas atravs de ligas de titnio passam por um processo de metalurgia do p, com sinterizao sob condies de alto vcuo.

O processo de metalurgia do p comea com a obteno do p de titnio, que realizada atravs do processo de hidrogenao-desidrogenao (HDH), um mtodo de obteno de ps metlicos que se baseia na fragilizao dos metais pela ao do hidrognio, obtendo-se ps angulares com baixo nvel de elementos intersticiais (TADDEI, 2004). Aps a obteno do p, a liga compactada em uma matriz, na qual determinada quantidade de p alimenta, automaticamente e por gravidade, a cavidade da matriz em prensas do tipo mecnica ou hidrulica. A compactao inicia-se com a ao simultnea, por duplo efeito, dos punes superiores e inferiores. Ento, ela pode ser fixa de efeito simples, de efeito duplo ou matriz flutuante, sendo este considerado o processo tradicional. (TADDEI, 2004). A segunda etapa o processo de sinterizao, que um tratamento trmico que promove a ligao de partculas em uma estrutura slida coerente, obtida predominantemente por mecanismos de transporte de massa que ocorrem a nvel atmico, por mecanismos difusionais. Estas ligaes melhoram a resistncia mecnica e outras propriedades fsicas dos materiais. Essencialmente, a sinterizao um processo de micro-soldagem de partculas que aplicvel a todos os materiais (TADDEI, 2004). A sinterizao sob condies de alto vcuo necessria para obteno de ligas de titnio no oxidadas, com satisfatria resistncia a fadiga e tenacidade a fratura.

- Aos Inoxidveis

O processo de fabricao da haste femoral tendo como material ao inoxidvel inicia-se com a fundio do ao seguida de usinagem da pea. No processo de fundio, a primeira etapa a modelagem da pea em 3D, que feita atravs de informaes e desenhos que so passados para um programa tridimensional. Feito isso, so calculadas as contraes previstas do processo de fundio, para ento ser definido o modelo da pea.Tendo o modelo so dimensionadas as luvas e massalotes, para ento se obter o molde em areia.

Com o molde pronto, o ao vazado e adquire o formato e as dimenses desejadas. Aps resfriamento e retirada da pea, a mesma passa pelo processo de usinagem para adquirir as tolerncias especificadas.

Figura 4.3 Fundio da haste femoral.

3.2 . Esfera
A esfera metlica da prtese de quadril a responsvel por substituir a cabea do fmur, fazendo parte da articulao esfera - soquete, possibilitando uma faixa de movimentos giratrios relativamente grandes na bacia.

Figura 5.1 Esfera metlica.

3.2.1 Materiais
Os materiais utilizados nas esferas de prteses de quadril so os mesmos utilizados na fabricao da haste femoral, ou seja, so as ligas de cobalto (Co Cr Mo , F75 e F799) , as ligas de titnio (Ti 6Al 4V) e os aos inoxidveis ( 316L e ISO 5832-9). Como a composio destes j foi especificada no item 4.1, no sero repetidas as informaes nesse item.

3.2.2 Processos de Fabricao


Devido ao seu formato complexo e do acabamento superficial necessrio para minimizar o atrito, as esferas metlicas so usinadas, independente do material utilizado. Antes da usinagem da esfera realizado um desenho 3D da pea em software CAD/CAM, que processa os dados e os transfere para uma mquina

CNC (Computer NumericalControlled) de 5 eixos, possibilitando a usinagem esfrica da pea de forma contnua, melhorando assim o formato da mesma. O fino acabamento superficial obtido atravs da utilizao de rebolos como ferramenta de usinagem. Assim, a pea usinada por rebolos de desbaste, acabamento e alisamento.

Figura 5.2 Mquina CNC de 5 eixos AncaTX7+.

3.3 . Taa Acetabular


A taa acetabular o componente da prtese de quadril que faz a ligao entre o fmur e o quadril. Ela dividida em duas partes, uma que fica em contato com a esfera metlica do implante, e que tem como funo reduzir o atrito entre a esfera e o osso do quadril, e outra que fica em contato com o quadril, realizando a fixao da taa ao osso. A primeira polimrica, pois este tipo de material garante as caractersticas necessrias para a funo de articulao, e a segunda metlica, feita do mesmo material utilizado na haste femoral.

Figura 6.1 Conjunto Taa acetabular.

3.3.1 . Materiais
- Acetbulo Polimrico

O UHMWPE muito utilizado para esta funo, pois possui resistncia abraso maior que a dos outros termoplsticos, boa resistncia corroso, alta resistncia fadiga cclica, alta resistncia fratura por impacto, resistncia qumica, alta dureza e baixo coeficiente de atrito. Para melhorar a resistncia ao desgaste por escorregamento geralmente ele submetido a um tratamento para fortalecer as ligaes entre as cadeias polimricas (cross-link).

- Acetbulo Metlico O acetbulo metlico feito dos mesmos materiais utilizados na haste femoral e na esfera, que j foram citados explicados anteriormente (ver item 4.1).

3.3.2 . Processos de Fabricao


- Acetbulo Polimrico

O principal ingrediente para produzir o UHMWPE o gs eltileno, hidrognio e tetracloreto de titnio como catalizador. A polimerizao ocorre em um solvente usado para transferncia de calor e material, tendo como resultado final a resina bruta. Devido ao alto peso molecular, longas cadeias e elevadas cristalinidade o UHMWPE apresenta elevada visocosidade no estado fundido e alto ponto de fuso. Estas propriedades dificultam a transformao atravs de tcnicas com extruso e injeo. Sendo assim, a moldagem por compresso a tcnica mais adequada. entre as particulas adjacentes so ampliados por meio da deformao Antes do processo de moldagem o polmero submetido a uma sesso de radiao gama, a fim de melhorar o desgaste por deslizamento. Tal processo conhecido como cross-link (CALLISTER, 2008). A fase de moldagem realizada temperatura de 23 C. Nesta etapa o ar presente nas partculas continuamente eliminado. A baixa presso as partculas iniciam um processo de alinhamento formando um empacotamento perfeito. Ao aumentar a presso os pontos de contato plstica. O que se obtem neste processo so perfis estrudados. No prximo passo, o moldado sofre siterizao nos fornos com circulao interna a fim de se obter resistncia mecnica. A Figura 12 mostra o efeito dos parmetros tempo e temperatura na cristalinidade percentual do polietileno.

Figura 6.2 Efeito do tempo e da temperatura na sinterizao do UHMWPE.

Aps a sinterizao, o polmero passa por um aquecimento para reduzir radicais livres residuais.

- Acetbulo Metlico

A fabricao do acetbulo metlico similar da haste femoral, pode ser fundida ou usinada, dependendo do material. O que o difere da haste que aps a fabricao, ele passa por um processo de revestimento onde depositada uma camada superficial porosa composta por p sinterizado, do mesmo material que o acetbulo feito. Esta camada porosa tem como funo facilitar a adeso do osso no acetbulo metlico, j que aps a colocao do implante, o tecido sseo cresce para o interior da rede tridimensional de poros, e dessa forma fixa o implante eliminando assim problemas de deslocamento (CALLISTER, 2008).

3.4

. ELEMENTO DE FIXAO
Como dito no tpico 3 o trabalho estuda uma prtese hbrida, ou seja,

um implante que utiliza um cimento para a fixao da haste ao fmur. Este cimento um elemento de fixao que evita o movimento relativo entre a haste e o osso, evitando, assim, desgaste dos mesmos. O cimento um polmero que tem a funo de ser um material de liga entre uma superfcie implantada e o osso.De conformidade com isso, necessrio que ele ossa ser moldado de acordo com a forma do implante e possa curar in vivo. Para essa aplicao, costuma ser utilizado o PMMA (polimetilmetacrilato), material biocompatvel que fixa a haste femoral, distribuindo de maneira mais uniforme as tenses das prteses para o osso.

You might also like