You are on page 1of 7

PIM VIII Curso Superior de Tecnologia Curso: Processos Gerenciais Nome da Empresa do grupo: SIGMA.

. Orientador (a): Fabio Ricardo Brando Santos

Nome 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

RA

Observao A ferramenta jogos empresariais tem como objetivo avaliar viso estratgica do aluno. O resultado no ser avaliado por lucro ou prejuzo, mas sim pela viso que o aluno teve sobre a atividade, enxergar os erros e perceber alternativas para esses erros.

O relatrio pode ser individual, em dupla ou em grupo. Vocs tem liberdade de escolher se vai ser o grupo ou parte do grupo. Essa possibilidade para filtrar alunos que no participaram do jogo.

A nota do aluno ser uma mdia entre resultado do jogo e viso no relatrio sobre a aprendizagem no processo.

2012 Relatrio sobre jogos de Empresas PIM VIII 1. Fazer relatrio observando pontos importantes para a gesto empresarial, tais pontos devem conter: Anlise do negcio: No cenrio em que a situao ocorre o negcio bom? Justifique como ponto de partida a regio que escolheu para atuar.

No cenrio atual podemos afirmar que o negcio bom, pois o produto tem grande aceitao pelo pblico feminino - Bijuterias. A regio escolhida foi Vila Sabrina (zona norte de SP).

Analise os pontos positivos e negativos das trs regies e justifique sua escolha pela regio em que montou a empresa: Regio 1 - Vila Sabrina (zona norte), tem como ponto positivo grande potencial de vendas, pois o pblico feminino que percorre na regio intenso. O ponto negativo seria os concorrentes, pois na regio j existe outras lojas no mesmo ramo de atividade - bijuterias. Regio 2 - Pirituba (zona oeste) tem como ponto positivo a falta de lojas no segmento de bijuterias, no haveria concorrncia. O ponto negativo seria o fluxo de pessoas na regio, ou seja, pouco movimento de pessoas pela avenida principal. Regio 3 - Vila Maria (zona norte), o ponto positivo seria o grande fluxo de pessoas na regio. O ponto negativo que no h procura pelo produto na regio, uma vez que o bairro do Brs est prximo dali, sendo assim, o pblico alvo prefere ir at l. A regio escolhida foi Vila Sabrina (zona norte) pelo fato do local ter um grande fluxo de pessoas. Pesquisa realizada na regio apontou que as mulheres so maioria na regio, e o nosso produto 100% voltado para o pblico feminino.

Justifique sua estratgia de liderana: Por que escolheram determinada regio como prioridades? Na definio de viso, voc fez escolhas de lideranas, ou por lucratividade ou faturamento. Suas aes atenderam essas definies? Respondam analisando pontos como, preo de venda, investimento em propaganda, escolha da regio, tamanho da empresa. A regio escolhida como prioridade foi Vila Sabrina (zona norte) pelo fato de ter muitos comrcios j instalados na regio e as vendas de bijuteria para o pblico feminino muito grande.. A escolha foi feita por motivo de lucratividade, pois o produto tem grande rotatividade muito bem aceito pelo pblico feminino da regio. As aes realizadas foram muito bem atendidas pelas definies. Analisando o preo de venda, podemos afirmar que o produto em questo tem alta lucratividade, pois compramos em grande quantidade com preo bem baixo e conseguimos obter lucro de 100% em cima de cada produto. A propaganda no algo complicado, nem to pouco requer grande investimento, como j dito, a regio tem grande potencial de pblico.

Justifique a poltica de preo por regio e a poltica de propaganda por regio;

A poltica de preo para este tipo de produto no tem diferena de uma regio para a outra, ou seja, independente da regio o preo baseado em cima da porcentagem do lucro. A poltica de propaganda para a regio escolhida no algo to importante, devido prpria regio ser alvo das clientes na procura do produto.

Tomar deciso sempre requer seguir mais de um caminho, aqui foi necessrio decidir tamanho da empresa, localizao da empresa, poltica de compras da empresa dentro dos prazos estipulados, escolher o mercado que vai liderar, ou pblico alvo, decidir preo de venda por regio, decidir quantidade de funcionrios por regio, decidir quanto investir em P&D, entre outras. E todas as decises precisavam de ajustes de acordo com as ocorrncias do cenrio informadas no sdnews. Sendo assim, quais as decises equivocadas que acha ter tomado? Justifique. Foi necessrio mudar planejamento?

Alm de vender bijuterias, foi tomada a deciso equivocada de vender perfumes importados. No houve sucesso nas vendas, motivo no qual no teve grande aceitao do pblico, alm de que a margem de lucro era mnima. Foi decidido ento no vender mais perfumes importados e optou-se por vender outro produto, como cosmticos e assim houve grande sucesso nas vendas.

Esse modelo de jogos empresariais tem como objetivo inserir o aluno em um cenrio real inserir o aluno em decises em grupo a ter interao a fazer anlise de mercado a traar estratgia de ao etc. Sendo assim, faa um comentrio geral sobre sua aprendizagem empresarial no jogo.

Meu aprendizado empresarial foi aprender a escolher regio adequada para abrir a empresa, realizando pesquisa para descobrir se tem o pblico alvo, ou seja, a escolha do produto foi adequada para a regio.

You might also like