You are on page 1of 2

LEMNIS FARMCIA

Uso de leos essenciais (melaleuca, alecrim e cravo) no tratamento da onicomicose subungueal distal e lateral (OSDL) estudo de caso nico.
Eliane Maria Silva Azevedo; Silberto Marques de Assis Azevedo.

Introduo
A onicomicose a infeco nas unhas determinada por diversas espcies de fungos: dermatfitos (Trychopyton e Epidermophyton, Microsporum), no dermatfitos e leveduras (Candida spp). Quando causadas por dermatfitos so denominadas Tinea e quando causadas por leveduras so denominadas onquias. A distribuio destes diferentes patgenos no uniforme, e depende de vrios fatores tais como clima, 1;2;3 rea geogrfica e migrao. As onicomicoses tm vrias fontes de infeces, sendo que estas variam de acordo com o agente. 2 Os diferentes tipos de leso ungueal podem ser caracterizados pela localizao destas: a- onicomicose subungueal distal e lateral 6 (OSDL) a variedade mais frequente (90%); b- onicomicose branca superficial (OBS) mais comum nas unhas dos ps; c- onicomicose subungueal proximal (OSP) a menos comum sendo observada em maior caso nos imunocomprometidos; d- onicomicose distrfica total (ODT) - o estgio final das onicomicoses por dermatfitos, no dermatfitos ou Candida spp. Verifica-se acometimento da matriz ungueal, e a totalidade da unha est alterada; Para o diagnstico laboratorial das onicomicoses o exame micolgico direto o mais confivel para o resultado negativo enquanto que a cultura mais especfica quando positiva. Por outro lado a bipsia no se demonstra sensvel e apresenta especificidade equivalente a dos outros 6 exames. Com uma demanda crescente por produtos de origem naturais e menos txicos, a utilizao de leos essenciais para tratamento desta patologia pode ser uma opo promissora, conforme teste da atividade bacteriosttica e fungisttica dos leos de melaleuca e alecrim frente a cepas 4 (ATCC) de bactrias e fungos.

Materiais e mtodos
Exame micolgico direto: Na fase inicial foi 6 realizado um exame micolgico direto, tendo como material o raspado da leso. Este raspado foi colocado em lmina e lamnula e corante azul. Neste material foram observadas hifas septadas caracterstica dos fungos dermatfitos. Preparo da formulao: Foi preparada 10 mL de uma mistura de leos essenciais de melaleuca, alecrim e cravo na proporo 7:2:1, respectivamente e envasado em frasco de vidro com pincel (tipo frasco de esmalte) para facilitar a utilizao. Limpeza e corte da unha: A unha afetada (halux esquerdo) diariamente foi mantida bem limpa e seca durante todo o perodo de tratamento. Mensalmente foi cortada de forma bem curta e tambm lixada utilizando lixa para unhas. Modo de usar: A mistura de leos essenciais foi aplicada na unha afetada por duas vezes ao dia (manh e noite) durante o perodo de quatro meses (14 semanas). Uso dos calados e meia: O calado e as meias (de algodo) foram trocados com frequncia diria. Registro fotogrfico: Para registrar a evoluo do quadro foram feitas fotografias ao longo do tratamento.

Resultados
Para melhor ilustrar os resultados apresentados pela terapia proposta, foi realizada uma srie fotogrfica de forma a acompanhar a evoluo do quadro da infeco. O quadro que se apresentava inicialmente como uma OSDL clssica por dermatfito foi evoluindo com a melhora da atividade inflamatria e da rea de acometimento pelo fungo, quando at a 14 semana de tratamento apresentou-se como um quadro final do processo infeccioso. Em seguida apresentamos esta srie ilustrativa desde a semana 0 (zero), mostrando o incio do tratamento at a dcima quarta semana quando se verifica o final do processo infeccioso.

Objetivo
A presente pesquisa tem o objetivo de testar uma formulao com leos essenciais (melaleuca, alecrim e cravo) para o tratamento de um caso nico de onicomicose subungueal distal e lateral causada por fungo dermatfito.

Av. Caranda, 58 Santa Efignia Fone (fax): 3245-0560 www.lemnisfarmacia.com.br ou lemnis@lemnisfarmacia.com.br

LEMNIS FARMCIA
Uso de leos essenciais (melaleuca, alecrim e cravo) no tratamento da onicomicose subungueal distal e lateral (OSDL) estudo de caso nico.
Eliane Maria Silva Azevedo; Silberto Marques de Assis Azevedo.

Fotografia n 1 Semana 0 (11-04-03) Demonstrando OSDL tpica e grande rea inflamatria ao redor do hlux E.

Fotografia n 2 Semana 5 (11-05-02) Demonstrando ainda a presena da OSDL, mas com boa reduo da infeco e melhora sensvel da rea inflamatria ao redor do hlux E.

Fotografia n 3 Semana 10 (11-06-08) Demonstrando estgio final da OSDL e fim da rea inflamatria ao redor do hlux E.

de OSDL, alcanando assim o objetivo de utilizar uma formulao mais natural no tratamento desta infeco. Contudo recomendamos que a formulao proposta seja testada em outros casos de OSDL. O fato de ser um tratamento tpico promissor, caso adotado, pode-se evitar a utilizao de drogas sistmicas e consequentemente reduzir a toxicidade (heptica, gstrica e renal) e as interaes medicamentosas, 5 comuns nesta prtica. Outro fator de suma importncia est no custo do tratamento, que para esta formulao proposta pode representar a metade dos custos dos tratamentos convencionais (tpicos e sistmicos). Recomendamos tambm que para todos os casos tratados sejam mantidos os cuidados de limpeza, corte e lixamento das unhas, bem como a troca dos calados e das meias diariamente; alm de manter o local afetado (unhas) sempre seco e ventilado. Recomendamos tambm que sejam testados outros casos e outras formulaes, inclusive na forma de creme ou gel e at mesmo com acrscimo de uria 3 possibilitando ampliar o espectro de cobertura e provvel reduo do tempo de tratamento. E ainda que seja estendida, como medida profiltica, o tratamento por at 24 semanas (seis meses).

Referncia:
1. CAMBUIM, Idalina Ins Fonsca Nogueira et al . Avaliao clnica e micolgica de onicomicose em pacientes brasileiros com HIV/AIDS. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., Uberaba, v. 44, n 1, Feb. 2011. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037 -6822011000100010&lng=en&nrm=iso>. access on 11 July 2011. 2. KIOSHIMA, ES; OLIVEIRA, ACP; SVIDZINSKI, TIE. Onicomicoses: do diagnstico ao tratamento. Arqui Cin Sade UNIPAR, v. 6, n. 2, p. 159-163, 2002. 3. MARTINS, Jos Eduardo Costa et al . In vitro sensitivity of dermatophytes to urea. Clinics, So Paulo, v. 61, n. 1, Feb. 2006. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807 -9322006000100003&lng=en&nrm=iso>. access on 11 July 2011. 4. PACKER, Janaina F.; LUZ, Marisa M.S. da. Mtodo para avaliao e pesquisa da atividade antimicrobiana de produtos de origem natural. Rev. bras. farmacogn., Joo Pessoa, v. 17, n. 1, Mar. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102 -695X2007000100019&lng=en&nrm=iso>. access on 11 July 2011. 5. Ruiz, Ligia Rangel B.; Nilton Di Chiacchio. Manual de conduta nas onicomicoses. Diagnstico e tratamento. Sociedade Brasileira de Dermatologia 6. ZANARDI, Daniela et al. Avaliao dos mtodos diagnsticos para onicomicose. An. Bras. Dermatol., Rio de Janeiro, v. 83, n. 2, Apr. 2008. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365 -5962008000200003&lng=en&nrm=iso>. access on 07 July 2011.

Fotografia n 4 Semana 14 (11-07-06) Demonstrando cura da OSDL no hlux E

Concluses
Pode-se concluir que a mistura de leos essenciais de melaleuca, alecrim e cravo (7:2:1) foi eficaz no tratamento de um quadro

Av. Caranda, 58 Santa Efignia Fone (fax): 3245-0560 www.lemnisfarmacia.com.br ou lemnis@lemnisfarmacia.com.br

You might also like