You are on page 1of 6

EXTERNATO JOO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Lectivo 2009/2010

Data:____ Abril de 2010 N. ____ Ano: 8 Turma: Teste de Lngua Portuguesa

L o texto de Jos Rodrigues Miguis com muita ateno. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio que apresentado, por ordem alfabtica, a seguir ao texto.

Texto A - Ao da UE contra as alteraes climticas


As alteraes climticas so um dos principais desafios que se colocam ao mundo de hoje. A no ser que sejam tomadas medidas a nvel mundial para estabilizar a subida da temperatura da superfcie da terra, muito provvel que os danos sejam irreversveis e catastrficos.

Em Dezembro de 2008, a UE adoptou uma poltica integrada em matria de energia e alteraes climticas que inclui objectivos ambiciosos a realizar at 2020. Com isso espera-se assegurar um futuro sustentvel para a Europa, transformando-a numa economia com baixo teor de carbono e eficiente em termos energticos. Para o efeito, prope-se:

10

reduzir em 20% os gases com efeito de estufa (30%, se for alcanado um acordo internacional), reduzir em 20% o consumo de energia atravs de um aumento da eficincia energtica, obter 20% das necessidades energticas a partir de fontes renovveis.

15

O aquecimento do planeta deve-se s grandes quantidades de energia que a espcie humana produz e utiliza. medida que crescem as nossas necessidades energticas, aumenta tambm a nossa dependncia dos combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo). Estes combustveis, responsveis por elevadas emisses de CO2, representam actualmente cerca de 80% do consumo de energia da UE. essencial uma mudana radical a nvel da utilizao e produo de energia para que a UE atinja os seus objectivos e lute contra as alteraes climticas. A aco da UE concentrar-se-, portanto, em domnios essenciais como os mercados da electricidade e do gs, as fontes de energia, o comportamento dos consumidores e o reforo da cooperao internacional. A estratgia europeia em matria de alteraes climticas e energia vem na linha dos esforos da UE em termos de crescimento econmico e criao de emprego. Manter-se na linha da frente da nova revoluo energtica ajudar a criar novas empresas e oportunidades de investigao. O aumento do fornecimento domstico de energias renovveis diminuir tambm a dependncia da UE das importaes de petrleo e de gs, tornando-a menos vulnervel instabilidade dos preos e incerteza das cadeias de abastecimento.

20

25

30

Os governos dos Estados-Membros esto a ser instados a tomar medidas, coordenadas pela UE, a fim de assegurar uma partilha equilibrada dos esforos. Os objectivos sero obrigatrios, mas ter-se- em conta as capacidades nacionais. A UE teve um papel fundamental na elaborao dos dois tratados internacionais sobre as alteraes climticas: a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre as alteraes climticas de 1992 e o Protocolo de Quioto aprovado em 1997. Embora estes dois tratados constituam resultados importantes, dados cientficos recentes apontam para a necessidade de medidas mais ambiciosas a nvel mundial a fim de evitar que o impacto das alteraes climticas atinja nveis crticos. Na conferncia da ONU de Dezembro de 2009 sobre as alteraes climticas, a UE apoiou o "Acordo de Copenhaga", considerando que este representa o primeiro passo para um tratado global juridicamente vinculativo que substitua o Protocolo de Quioto em 2013. A Europa assumiu o compromisso incondicional de reduzir as suas emisses at 2020 em, pelo menos, 20% relativamente aos nveis de 1990, adoptando para o efeito legislao vinculativa. Na Conferncia de Copenhaga, a UE reiterou a sua disponibilidade para aumentar a taxa de reduo das emisses para 30% se os restantes pases industrializados se comprometerem a efectuar redues comparveis e se os pases em desenvolvimento derem uma contribuio adequada para o esforo global. A Europa comprometeu-se a conceder uma ajuda financeira no valor de 7,2 mil milhes de euros durante o perodo de 2010 2012, a fim de ajudar os pases em desenvolvimento a fazer face ao problema das

35

40

alteraes climticas. A temperatura mdia mundial j quase 0,8C superior da era pr-industrial. Existe um amplo consenso cientfico e poltico, reconhecido no mbito do Acordo de Copenhaga, quanto ao facto de o aquecimento no poder exceder os 2C se se quiser evitar que as alteraes climticas atinjam nveis perigosos. Para no ultrapassar esse limiar crtico, as emisses globais devem estabilizar at 2020, para depois serem reduzidas, at 2050 pelo menos metade dos nveis registados em 1990, com progressivas redues sucessivas. O objectivo da UE garantir que a conferncia da ONU sobre as alteraes climticas, que se realizar na Cidade do Mxico em Novembro de 2010, conduza a um tratado mundial ambicioso e juridicamente vinculativo que permita atingir essas metas. http://ec.europa.eu/climateaction/index_pt.htm

Estava eu parado a olhar a montra quando notei que, a meu lado, um homem baixote e gordo me fazia sinais agitados: mais algum importuno a pedir um nquel ou um dime para o caf. Corja de bbados! Ia voltar-lhe as costas, mas ele agarrou-me pela manga do casaco e disse em voz surda e rouca: Quer comprar uma pechincha? Um lindo anel com diamante? Atarracado e vermelhusco, de olhos redondos de sapo, e lacrimosos, tinha o que quer que fosse de piloto desempregado, em apuros. Puxou-me com vigor para o vo da porta, direita da montra, e eu deixei-me levar, mais pela curiosidade que pelo convite. No me era estranho o caso: um destes burles que andam pelas vizinhanas das docas caa dum simplrio a quem possam impingir um pedao de vidro mal polido como se fosse um diamante roubado ou passado aos direitos. J vrias vezes tinham tentado convencer-me a comprar um autntico relgio suo, de dezassete rubis, pelo preo dum Roskoff... No entanto (ou talvez por isso mesmo) senti-me atrado pelo sujeito. Eu, que no tenho um anel, dera-me ultimamente para escrever pequenos episdios de furtos de jias e pedras preciosas, e tinha mesmo conseguido vender um conto do gnero a uma revista popular da especialidade. Era talvez em mim um desejo subconsciente (e vo) de riquezas. O homem olhou em torno, com prudncia, abriu a mo e exibiu-me um anel com uma pedra incolor: Tenho de voltar j para bordo, e preciso de me desfazer disto. Tem a cem dlares? A psicologia destes tipos, que parecem adivinhar os secretos instintos relativamente a roubos da gente de bem! Mas porque me teria ele escolhido a mim? Achou-me talvez cara de... Daqui no levas nada!, pensei. Tem cem dlares? Oitenta? No tenho nada, homem. No compro disso. Uma pechincha! Tem cinquenta? Veja l quanto tem! insistiu. Depois ergueu a mo e, com agilidade, deu um corte na vidraa da montra. Viu? Um diamante autntico! A demonstrao teria convencido qualquer leigo. No faa isso, que o podem prender. Sch! Cinquenta? Trinta? V, que eu estou com pressa. Quanto dinheiro tem consigo? Escondia o anel na palma da mo grossa e (pensei eu) fingidamente nervosa. Deixe-mo ver!

O homem rapou duma lupa e, mexendo o anel para lhe tirar rpidos reflexos, mostrou-mo assim. Era evidentemente uma pedra falsa, de brilho mortio. Vidro, vidro o que aquilo era. Sorri com sbio desdm, a mim no me comes tu... certo que o risco na vidraa... Ele bateu as solas, de impacincia: Quanto que me d? Trinta? Vinte? Despache-se, que eu tenho pressa. Isto uma ocasio nica. Vale duzentos dlares, um diamante perfeito, onde que voc encontra uma coisa parecida? Olhava em redor como se todos os agentes do Tesouro e do FBI o espiassem das esquinas e portais, ou de entre o enxurro da gente que passava. Eram seis da tarde. Eu admirei-lhe a astcia com que representava o seu papel de contrabandista ansioso de alijar o corpo de delito. Isto dava mas era uma histria, caramba! e olhei-o com mais interesse.
Jos Rodrigues Miguis, O Anel de Contrabando (adaptado), Gente da Terceira Classe, 4. ed., Lisboa, Estampa, 1984

VOCABULRIO:

alijar desembaraar-se de. corja bando de pessoas desprezveis. corpo de delito prova do crime. dime (palavra inglesa) moeda de pouco valor, dos Estados Unidos da Amrica. doca parte de um porto onde atracam os navios para carga e descarga.

enxurro torrente de gua formada pela chuva; corrente de guas sujas ou de esgotos. FBI Servio Federal de Investigao dos Estados Unidos da Amrica (polcia de investigao criminal). leigo ignorante num assunto. nquel moeda de pouco valor. passar aos direitos fazer contrabando, contrabandear. Roskoff marca de relgios que comercializava modelos baratos; relgio sem qualidade.

Nas perguntas 1 a 4, escolhe a alternativa correcta, de acordo com o sentido do texto, e passa-a para a tua folha de respostas.

1. A aco localiza-se a) dentro de uma loja, perto de umas docas. b) junto de uma vitrina, numa zona porturia. c) dentro de um caf, numa zona alfandegria. d) num porto, dentro de um navio fundeado. 2. Ao longo do dilogo, o narrador pensa que o vendedor do anel a) um vigarista que o quer enganar. b) um contrabandista em fuga. c) um vendedor de relgios suos. d) um negociante de pedras raras. 3. As reticncias na frase certo que o risco na vidraa... (linha 35) indicam que o narrador a) fica absolutamente certo de que a pedra falsa. b) fica com algumas dvidas sobre o valor real da pedra. c) suspeita do comportamento estranho do homem. d) desconhece o que o risco na vidraa poder indicar.

4. A metfora enxurro da gente que passava (linha 40) significa que a) as pessoas que passavam faziam grande alarido. b) muita gente escorregava por causa da lama. c) as pessoas eram muitas e caminhavam apressadas. d) a multido que passava tinha um ar desvairado.

-Responde, agora, s questes que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas. 5. Relativamente ao vendedor, o narrador manifesta ora uma atitude de desprezo ora de curiosidade e interesse. 5.1 Comprova cada uma dessas atitudes do narrador com uma frase ou expresso transcrita do texto. a) Atitude de desprezo: b) Atitude de curiosidade e interesse: 6. Dois leitores do texto, a Amlia e o Fernando, discutem o comportamento do narrador.

6.1 Com qual das opinies ests de acordo? Justifica a resposta (em cerca de cinco linhas), fundamentando-a numa frase do texto.
L atentamente este poema de Miguel Torga.

Texto B
Depoimento Foi na vida real como nos sonhos: Nunca pisei um cho de segurana. Procuro na lembrana Um slido caminho percorrido, E vejo sempre um barco sacudido Pelas ondas raivosas do destino. Um barco inconsciente de menino,

Um barco temerrio de rapaz, E um barco de homem, que j no domino Entre os rochedos onde se desfaz. Mas o cu era belo Quando noite o seu dono o acendia; E era belo o sorriso da poesia, E veio o amor, drago insatisfeito; E era belo no ter dentro do peito Nem medo, nem remorsos, nem vaidade. Por isso digo que valeu a pena A dura realidade Desta viagem trgico-terrena Sempre batida pela tempestade.
Miguel Torga, in Poesia Completa 2.a ed., Lisboa, Publicaes Dom Quixote

VOCABULRIO: Depoimento acto ou efeito de depor; testemunho Temerrio ousado perante um perigo quase certo; imprudente, aventureiro

7. O sujeito potico, ao fazer um balano da sua vida, conclui: "Nunca pisei um cho de segurana (v. 2). Este verso significa que ele a) nunca se mostrou firme no andar. b) nunca teve uma vida fcil. c) nunca se integrou na Natureza. d) nunca foi aceite pelos outros. 8. A primeira estrofe constri-se com base na metfora. Explicita o significado de"um barco sacudido pelas ondas raivosas do destino" (vv. 5 e 6) 9. Caracteriza as etapas fundamentais da vida do sujeito potico, partindo das expresses barco inconsciente de menino", "barco temerrio de rapaz", "barco de homem". 10. Rel atentamente a segunda estrofe. Aponta os aspectos positivos que preencheram a vida do poeta. 11. Explicita o balano que o sujeito potico faz da sua vida no final do poema.
GRUPO II Funcionamento da Lngua

1. Analisa sintacticamente as seguintes frases: a) Puxou-me com vigor para o vo da porta 2. Divide e classifica as oraes das frases seguintes. a) Olhava em redor como se todos os agentes do Tesouro e do FBI o espiassem das esquinas e portais

b) Despache-se, que eu tenho pressa. 3. Classifica morfologicamente as palavras sublinhadas da frase seguinte. Por isso digo que valeu a pena/ A dura realidade/ Desta viagem trgicoterrena/ Sempre batida pela tempestade.
Grupo III Expresso escrita

A Internet veio modificar a vida das pessoas ao nvel da comunicao e do conhecimento, mas veio tambm exigir cuidados redobrados no plano das relaes interpessoais e na utilizao da informao que disponibilizada. Num texto de opinio, refere como os jovens podero utilizar a internet de forma independente, crtica e responsvel, de modo a tirarem proveito dos recursos que ela lhes oferece.
Antes de comeares a escrever, toma ateno s instrues que se seguem. O texto que vais escrever deve ter um mnimo de 120 e um mximo de 200 palavras. Comea por fazer um levantamento das ideias que pretendes apresentar, registando-as na folha de rascunho. Depois, faz um rascunho do teu texto: com frases claras; um vocabulrio adequado e diversificado; prestando ateno estrutura das frases e pontuao; respeitando a ortografia das palavras; procurando tornar claras as relaes entre as diversas frases e partes do texto. Rev, com cuidado, o texto e copia-o para a folha de teste. Bom trabalho! Professora: Snia Pino

You might also like