You are on page 1of 7

AULAS DE VIOLO 1 Como ler Tablaturas e fazer SOLOS INCRVEIS no VIOLO Ol violeiro de planto, tudo bem com voc?

Hoje a nossa aula ser muito interessante, pois iremos falar sobre SOLOS e TABLATURAS! Por acaso ,voc j sabe o que uma tablatura? J ouviu falar no assunto? Bom hoje o dia pelo visto vai ser muito educativo, pois voc ir aprender como LER e escrever esses nmeros espalhados pelo brao do violo.. Talvez voc j tenha visto eles antes, principalmente quando voc busca a cifra de uma msica que contenha um solo Ento caro aluno, tablatura nada mais que uma representao do brao do violo, que indica qual corda e a casa que voc deve tocar. As linhas horizontais representam as cordas e, sobre s linhas, so colocados nmeros que representam a casa onde a nota se encontra. Vamos ver o exemplo abaixo para ficar mais claro:

Uma casa no violo a distncia de um traste ao outro. (traste o ferrinho que divide o brao do violo, em vrias partes). Os nmeros acima do brao do violo 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 corresponde ao nmero de cada casa. Resumindo aonde est o nmero 1 corresponde a casa 1, aonde est o nmero dois corresponde a casa 2. Deu para entender? Ento, agora vamos conhecer um pouco as cordas do seu violo.

Nota

A corda no topo a mais grossa 6 corda (memorize bem o numero de cada corda); A corda na extremidade inferior a mais fina 1 corda.

A nota musical que coloquei dentro das bolinhas vermelhas, em cima de cada corda, corresponde a corda sendo tocada solta. Ou seja, se voc tocar a primeira corda de baixo para cima do seu violo (a corda mais fina e aguda) ela ir emitir a nota Mi ou E. Vamos ver agora um exemplo de tablatura, para facilitar o estudo; Exemplo 1 E----------------------- Corda 1 B------4---------------- Corda 2 (CORDA Si - 2 corda de baixo para cima) G----------------------- Corda 3 D----------------------- Corda 4 A----------------------- Corda 5 E----------------------- Corda 6 Toca-se: 4 (quarta) Casa da 2(segunda) Corda. A imagem abaixo mostra qual nota voc deve tocar conforme est a tablatura. (repare bem no nmero de cada corda, pois na tablatura a corda mais fina sempre a primeira - olhando de cima para baixo -, ao contrrio do brao do violo, que a primeira corda a mais grossa 6)

Exemplo 2 E----------------------- Corda 1 B----------------------- Corda 2 G----------------------- Corda 3 D----------------------- Corda 4 A------0---------------- Corda 5 E----------------------- Corda 6 Toca-se: Apenas a 5 (quinta) Corda solta. Obs.: Quando temos o nmero zero, toca-se a corda solta.

Exemplo 3 E-------------------------- Corda 1 B-----------6-------------- Corda 2 G-------5------------------ Corda 3 D----------------0--------- Corda 4 A-------------------------- Corda 5 E-------------------------- Corda 6 Toca-se: 5 Casa da 3 Corda; 6 Casa da 2 Corda; 4 corda solta. Veja o exemplo abaixo de como voc toca essa sequncia

Pronto amigo! Se voc entendeu todos os exemplos at agora, voc j sabe ler TABS! Para reforar a lio de hoje, vamos tocar um solinho? A melodia que veremos agora do Filme Ases Indomveis - TOP GUN Arthem Veja abaixo a tablatura da msica. E------------------------------------------------------------| B-----8--8--6-5-6-5--------------5-----5--6--5-----5---------| G--5------------------7--7--5--7-----7-----------7-----7--7--| D------------------------------------------------------------| A------------------------------------------------------------| E------------------------------------------------------------| E------------------------------------------------------| B-----8--8--6-5-6-5--------------5-----5--6--5-----8---| G--5------------------7--7--5--7-----7-----------7-----| D------------------------------------------------------| A------------------------------------------------------| E------------------------------------------------------| Para facilitar a lio acima veja o vdeo mostrando como tocar essa tablatura:

Nota do Professor: Aprendendo os tpicos certos na hora certa, tocar violo se torna uma experincia prazerosa e sem complicaes. Por isso, procure estudar apenas o que estamos passando para voc aqui, no tente pular captulos ou procurar mais contedo, pois voc pode ter uma confuso mental e complicar o seu aprendizado. Bom, vamos l ento! Um acorde nada mais que um conjunto de 3 notas musicais ou mais, sendo executadas ao mesmo tempo. E eles so representados por letras maisculas, tambm conhecidas como Cifras. (veremos mais sobre este assunto na aula de amanh) Hoje, vou passar para voc a frmula bem simplificada de como fazer o Acorde de R maior, para os alunos mais experientes DM ou apenas D, e o acorde de Sol Maior, para os mais experientes GM ou apenas G. Antes de expor a frmula do acorde de R, voc precisa sabe o seguinte: sempre irei utilizar desenhos indicativos para mostrar os acordes, estes desenhos chamamos de Shapes. E neste sistema de Shape, cada dedo simbolizado por um nmero (os dedos da mo que executa os acordes) Confira o exemplo abaixo:

Dedo Indicador = nmero 01 Dedo Mdio = nmero 02 Dedo Anelar = nmero 03 Dedo Mnimo = nmero 04 Bom agora que voc j sabe como representado cada DEDO de sua mo nos desenhos de acordes, vamos ao primeiro exerccio. Apresento a voc o acorde de R Maior ou D. Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como execut-lo:

E por fim, apresento a voc o acorde de Sol Maior ou G Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como voc deve execut-lo

Pronto, agora voc j sabe como fazer o acorde de R maior e Sol maior! Vamos ento ver como toc-los? Pegue o seu violo, chegou a hora da parte prtica desta aula Lembrete: Faa o exerccio de cromatismo que voc aprendeu na aula anterior como aquecimento. O exerccio que vou passar muito simples, trata-se apenas de uma simples troca entre os dois acordes que voc aprendeu hoje. Veja a sequncia:

Como fazer? Cada seta na sequncia acima, indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja: * Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo; * Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo. Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que fizemos para voc, demonstrando detalhadamente como fazer esse exerccio:

AULA 2 O que so cifras? Cifra nada mais que uma vogal ou consoante que representa um acorde ou uma nota musical. Alm das vogais e consoantes, a simbologia feita com nmeros e outros smbolos. Em resumo: O processo para Cifrar acordes ou notas musicais, baseado em letras maisculas, que representam o nome das notas em Ingls, veja a seqncia abaixo:

Como eu mencionei acima alm das letras maisculas, so utilizados smbolos, nmeros entre outros, que servem para indicar alguma alterao na nota fundamental, por exemplo: Sabemos que o acorde de D maior representado por C, certo? Ento se o acorde for de D menor, como podemos represent-lo usando o modelo de cifras? Acordes menores so representados com um M ao lado da cifra, por exemplo; D menor Cm (todo acorde menor representado com a letra m ateno ela tem que ser minscula) Muitos devem estar se perguntando, mas professor como voc sabe que um acorde menor usa um m minsculo ao lado, ou que um acorde sustenido contm # (o famoso jogo da velha) ao lado da cifra? Eu responderei com o maior prazer, veja essa frmula que eu fiz para voc entender:

(O exemplos acima podem ser utilizados em todo os acordes C D E F G A B) Dica do professor: Se voc no pretende dar aulas de violo em conservatrios, no ser necessrio estudar o POR QUE as cifras usam esses smbolos. No se preocupe em decorar as frmulas tambm, com o tempo e prtica voc ir dominar esse assunto com muita facilidade, enquanto tiver dvida faa uma consulta aqui na aula. Bom, agora que voc j sabe o que so CIFRAS e como ler elas, vamos dar continuidade ao exerccio da aula de ontem. Ateno: Somente d continuidade a esta aula de voc j dominou os exerccios que fizemos ontm com os acordes Sol (G) e R (D), pois o exerccio que irei passar agora, basicamente o mesmo que fizemos ontem, apenas adicionando outro acorde a sequncia. Apresento agora a voc o acorde de D maior ou C

Veja o SHAPE do acorde

Agora veja como voc deve toc-lo

Bom, agora que voc j aprendeu o acorde de D Maior, vamos ao nosso exerccio prtico de hoje: Ateno: O objetivo que temos com este exerccio, que voc comece a ter mais intimidade com o violo e que tambm ganhe mais segurana em sua mo que faz a batida.

Para este exerccio, basta seguir a mesma batida que voc fez ontem, apenas adicionando o acorde de D Maior no final. Segue abaixo, uma descrio de como entender o diagrama acima e fazer a batida e troca de acordes. Como fazer? Cada seta na sequncia acima, indica como voc deve tocar nas cordas do violo. Veja: Seta para baixo com a letra P, indica que voc deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo;

Seta para baixo com a letra M, indica que voc deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

Para simplificar ainda mais, veja o vdeo que fizemos para voc, demonstrando detalhadamente como fazer esse exerccio:

You might also like