You are on page 1of 4

Curso: Sustentabilidade Empresarial Turma/Local: Julho/2012 Disciplina: Mudanas Globais e Desenvolvimento Sustentvel Professor-Tutor: Rogrio Gonalves de Castro Nome

completo: Daniel Augusto Barbosa de Oliveira Atividade 02 Atualmente comum ver nos noticirios relatos sobre fenmenos naturais como enchentes, furaces, terremotos, tsunamis e outros. Discorra, em no mximo trs laudas, sobre qual a influncia da "Mudana Climtica" no agravamento destes fenmenos e as principais consequncias que tem sido geradas, principalmente para as populaes mais pobres, enfocando a questo dos refugiados ambientais. Um dos principais consensos cientficos atuais o fato de que mudanas no clima mundial esto em curso devido ao humana. As chamadas emisses antrpicas de gases do efeito estufa, cuja concentrao vem aumentando aps a Revoluo Industrial, teriam como principal efeito o aumento da temperatura mdia do planeta. O Relatrio do IPCC/ONU - Intergovernmental Panel on Climate Change , publicado em 2007 apresentou um quadro sombrio do processo de Mudana Climtica. O documento foi categrico ao afirmar que o aquecimento global um fato e que a ao humana o principal elemento causador do fenmeno: O aquecimento do sistema climtico no um equvoco, sendo agora evidente de acordo com as observaes de aumento global do ar e das temperaturas dos oceanos, derretimento de gelo e neve em larga escala, e aumento global do nvel dos oceanos. (pg.5) A maioria dos aumentos das temperaturas mdias globais observadas desde a metade do sculo 20 provavelmente devido concentrao de gs estufa antropognico12. Isto um avano desde a concluso do TAR que a maior parte do aquecimento observado durante os ltimos 50 anos provavelmente ocorreu devido ao aumento da concentrao do gs estufa. As influncias humanas perceptveis agora se estendem a outros aspectos do clima, incluindo o aquecimento dos oceanos, as temperaturas mdias continentais, as temperaturas extremas e os padres de vento. (pg.9) O Relatrio afirma, por exemplo, que o perodo de 1995-2006 est entre os doze anos mais quentes desde 1850, quando se iniciaram os registros instrumentais da temperatura da superfcie global. verdade que h uma minoria na comunidade cientfica que contesta essa tese. Para eles, as mudanas climticas so cclicas e motivadas por fatores naturais. Afirmam que a influncia do homem sobre o clima seria mnima ou que no poderia ser comprovada devido falta de dados estatsticos de longo prazo. Em artigo publicado em 2007, o meteorologista brasileiro Luiz Carlos Baldicero Molion, do Instituto de Cincias Atmosfricas, Universidade Federal de Alagoas afirma que a representatividade global da srie de temperaturas questionvel e que a no comprovada intensificao do efeito-estufa pelas

atividades humanas, bem como as limitaes dos modelos matemticos de simulao de clima, no justificam a transformao da hiptese do aquecimento global antropognico em fato cientfico consumado. Sem entrar no mrito da salutar discusso cientfica, h que se considerar o poderoso lobby empresarial. H muitos interesses comerciais em jogo, em especial o das indstrias de petrleo, automveis e energia eltrica. Um exemplo disso que at 2002, eram as empresas petrolferas que financiavam os crticos por meio de uma associao chamada Coalizo Global do Clima. Em artigo publicado na Revista poca, o jornalista Ricardo Mansur chega a afirmar que: (...) a maior parte das vozes que questionam a gravidade do problema no est exatamente querendo aumentar o conhecimento cientfico sobre o tema. H um visvel esforo para embaralhar os fatos e tentar convencer o pblico de que realmente existe um debate entre os cientistas sobre a existncia do aquecimento global, quando, na verdade, o que os cientistas discutem o grau de responsabilidade do homem. Por trs dessa tentativa costuma haver outros interesses alm do conhecimento acadmico. inegvel que o processo de aquecimento global alcanou um ponto irreversvel, ou seja, a humanidade enfrentar algum grau de mudana climtica ao longo das prximas dcadas. A discusso hoje a respeito da intensidade dessa mudana e o que pode ser feito para minimizar esses impactos. Publicado em 2000, o Relatrio Especial sobre Cenrios de Emisses (SRES) um relatrio do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC), no qual, atravs de um modelo matemtico, as emisses de gases de efeito estufa so utilizadas para fazer projees sobre possveis mudanas climticas futuras. Segundo esse modelo, as alteraes futuras de clima implicam no aumento da intensidade e frequncia de fenmenos como ondas de calor, forte precipitao, secas, ciclones tropicais e elevao do nvel do mar. A partir desse cenrio, a probalidade de tendncias futuras para esses eventos baseadas em projees para o sculo XXI vo de virtualmente certo a muito provvel. evidente que os efeitos da mudana climtica no se restringem aos aspectos econmicos. Seus impactos abrangem um largo espectro, afetando drasticamente a qualidade de vida das populaes. O cenrio particularmente difcil para os grupos humanos que, por sua situao de vulnerabilidade, esto sujeitos a deslocamentos forados em razo das mudanas climticas. So os chamados refugiados ambientais. O Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente PNUMA assim os define: (...) refugiados ambientais so pessoas que foram obrigadas a abandonar temporria ou definitivamente a zona onde tradicionalmente vivem, devido ao visvel declnio do ambiente (por razes naturais ou humanas) perturbando a sua existncia e/ou a qualidade da mesma de tal maneira que a subsistncia dessas pessoas entra em perigo.

Ainda de acordo com a ONU, at o ano de 2050, o mundo ter 200 milhes de refugiados ambientais. Os principais afetados sero os habitantes de ilhas que desaparecero, populaes de reas atingidas por tempestades e furaces, agricultores cujas terras se tornaro improdutivas e populaes em reas com elevado dficit hdrico, obrigando o xodo de seus moradores. O exemplo mais dramtico o da populao de ilhas sujeitas ao desaparecimento pelo aumento do nvel dos mares, como por exemplo, as Ilhas Tuvalu (Oceano Pacfico) e Maldivas (Oceano ndico), consideradas geograficamente como nao com a costa mais prxima ao nvel do mar. Estima-se que se as alteraes climticas ocasionadas pelo aquecimento global continuarem, podero culminar no desaparecimento desses arquiplagos e consequentemente geraro nmero ainda maior de desabrigados, ou seja, aumentar ainda mais o nmero de refugiados ambientais. Entretanto, alm da mobilidade espacial que afeta o refugiado ambiental, existem outras situaes a ela atreladas e mais complexas, Portanto, os problemas elencados na presente dissertao culminam em um nico desafio, que a proteo e a tutela jurdica internacional dos refugiados ambientais, sobretudo da pessoa humana. A questo dos refugiados ambientais complexa. O deslocamento de populaes traz impactos econmicos e polticos para o pas receptor, podendo provocar conflitos. A precariedade dos servios de sade e condies sanitrias deficientes pode provocar aumento da morbidade e da mortalidade associadas expanso de doenas infecciosas, que evoluem mediante a alterao do clima, eclodindo em epidemias como de febre amarela, por exemplo. A falta de mecanismos de proteo social e jurdica para o refugiado ambiental gera insegurana nos pases receptores. Acrescente-se ainda o fato da maioria desses pases estarem despreparados poltica e financeiramente para lidar com o problema. Se a mudana climtica um problema global, demanda propostas e solues globais e a questo dos refugiados ambientais no foge a essa regra. Alm das medidas para reduzir o aumento das emisses de gases do efeito estufa, so necessrios grandes investimentos para minimizar os impactos sociais e econmicos do aquecimento global, o que engloba o deslocamento de populaes afetadas. Criar uma legislao internacional especfica e um fundo para custear a adaptao dos pases afetados pode ser um bom comeo.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Desmistificando o aquecimento global. Disponvel em: http://www.icat.ufal.br/laboratorio/clima/data/uploads/pdf/molion_desmist.pdf Acesso em 27/09/2012. IPCC SPECIAL REPORT - EMISSIONS SCENARIOS Disponvel em: http://www.ipcc.ch/pdf/special-reports/spm/sres-en.pdf Acesso em 30/09/2012. O aquecimento global to grave? Disponvel http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR73749-6014,00.html Acesso em 30/09/2012. Refugiados ambientais: um desafio internacional: Disponvel http://jus.com.br/revista/texto/14128/refugiados-ambientais-um-desafiointernacional#ixzz280PhtaFV Acesso em 28/09/2012. Relatrio IPCC/ONU Novos Cenrios Climticos. www.ecolatina.com.br/pdf/IPCC-COMPLETO.pdf Acesso em 28/09/2012. Disponvel em:

em:

em

You might also like