You are on page 1of 2

INSTITUTO DE CULTURA TCNICA CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO DISCIPLINA DE HIGIENE INDUSTRIAL LISTA DE EXERCCIOS 2 / 11 (PPRA) 1.

Relacione a coluna da direita com os itens da coluna da esquerda. a. PPRA ( ) programa que visa o controle de riscos na industria da construo b. PCMSO ( ) documento onde consta o cronograma de aes relativas preveno de risc. PCA cos ambientais a serem realizadas no ano. ( ) programa que visa o controle, proteo e conservao da audio dos trabad. PCMAT lhadores. ( ) documento de validade anual onde esto especificados os principais exames mdicos especiais necessrios para aqueles trabalhadores de reas com agentes nocivos constatados

Qual a sequncia correta da coluna da direita de cima para baixo?

2. O Tcnico de Segurana do Trabalho de uma grande indstria metalrgica do Estado de So Paulo pretende elaborar e implementar o PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais) de acordo com a NR-9. Para tanto, deve avaliar, inclusive, os riscos de possveis agentes fsicos e a exposio dos trabalhadores. Desta forma a anlise global do PPRA dever ser efetuada: a. Mensalmente b. Com periodicidade mnima bimensal c. Sempre que necessrio, pelo menos uma vez por ano d. Anualmente e. De acordo com a anlise do PCMSO. 3. No maior Aterro Sanitrio da Amrica Latina (Aterro dos Bandeirantes localizado na regio metropolitana da cidade de So Paulo) a equipe de Tcnicos em Segurana do Trabalho, ao inspecionar rea de disposio final dos resduos, encontrou trs riscos ambientais: presena de rudo contnuo, presena de poeiras inalveis e resduos infectantes. Segunda a NR-9, os agentes encontrados so, respectivamente, de tipo: a. Fsico, Qumico e Biolgico b. Fsico, Fsico e Biolgico c. Ergonmico, De acidentes e Qumico d. De acidentes, Fsico e Qumico e. Qumico, Qumico e Ergonmico 4. O desenvolvimento do PPRA em uma empresa geradora de energia eltrica, consoante a NR 9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais deve ser realizado em seis etapas, que so: a. Avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; b. Estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; c. Implantao das medidas de controle e avaliao da sua eficcia; d. Antecipao e reconhecimento dos riscos; e. Monitoramento da exposio aos riscos; f. Registro e divulgao dos dados. A sequncia correta dessas etapas : a) II, I, III, V, IV e VI. b) IV, II, I, III, VI, V e I. c) IV, II, III, VI, V e I. d) IV, III, II, I, V e VI. e) VI, I, IV, III, V e II.

5. No PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais a avaliao sistemtica e repetitiva dos riscos ambientais a que os trabalhadores esto expostos considerada etapa de: a. Controle b. Avaliao c. Antecipao d. Monitoramento e. Reconhecimento

6. Riscos ambientais so agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. A respeito do PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais previsto na NR-9, e acerca de Higiene Industrial, marque nas opes o (s) item (ns) correto (s): a. Para elaborao do PPRA, o rudo gerado pelo sistema de resfriamento de um computador ( cooler) considerado agente fsico. b. Os fungos, organismos conhecidos como agentes de degradao que produzem mofo, so classificados como agentes qumicos. c. A determinao e a localizao das fontes geradoras de calor de uma grfica fazem parte da fase de reconhecimento dos riscos ambientais para a elaborao do PPRA. d. Quando h necessidade de se dimensionar a exposio dos trabalhadores aos riscos ambientais, deve ser realizada a avaliao quantitativa. e. Se comprovada pelo empregador a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva, podem ser adotadas medidas de carter administrativo. f. Os dados do PPRA devem ser mantidos em arquivos adequados por um perodo mnimo de 2 anos.

7. Com relao Norma Regulamentadora n 9 (NR-9) Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) marque as alternativas que voc julgar corretas. a. Dever ser mantido pelo empregador ou instituio um registro de dados estruturado de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA por um perodo mnimo de vinte anos. b. As responsabilidades do empregador so estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio. c. Dever ser efetuada, sempre que necessrio, e pelo menos uma vez por ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento, realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. d. O PPRA no precisa estar descrito num documento base. e. Dever ser efetuada, sempre que necessrio, e pelo menos uma vez a cada seis meses, uma analise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento, realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. 8. Por quanto tempo o PPRA deve ser arquivado na empresa? 9. De acordo com a NR-9, como devemos utilizar os dados consignados no Mapa de Risco?

10. Analisando a NR-9, estabelea de forma objetiva as etapas de desenvolvimento do PPRA.

You might also like