You are on page 1of 6

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

PROF. SANDRA OSSADA

TADS TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ATIVIDADE COLABORATIVA AULA-TEMA 7 : INOVAES E SUSTENTABILIDADE

CAMPINAS FAC-2 NOVEMBRO/2012

A importncia de se conservar a gua em termos de sustentabilidade

Com apenas 1% da gua disponvel para o consumo humano, no faz sentido que devamos tratar nosso abastecimento de gua com mais respeito? O consumo mais inteligente de gua, diminui a poluio, aumenta a economia de dinheiro e energia, garante a preservao do meio ambiente e torna o uso dos recursos hdricos no Brasil e no mundo muito mais eficiente. Conservao da gua pode ocorrer de muitas formas; de instalar cisternas para captao de chuva como a compra de um vaso sanitrio de baixo fluxo. Com tanta gua na Terra, algumas pessoas se perguntam por que a economia de gua to importante. Mas como dito anteriormente, apenas um pequena poro dela apropriada ao consumo. Conservar a gua utilizvel nesse caso, se torna responsabilidade de todos.

Meio Ambiente Nveis mais baixos de gua na natureza pode causar danos a animais, plantas e seres humanos. A gua age como um filtro de poluentes. Quando o abastecimento de gua baixa, essa filtragem fica comprometida e pode, provavelmente, aumentar a quantidade de poluentes devido concentraes mais elevadas. Conservao da gua mantm corpos naturais de gua em nveis que podem sustentar a vida animal. Tambm permite que a gua possa manter o seu fluxo natural e preserva zonas midas, o que pode significar uma gua mais limpa.

Abastecimento humano Apesar do aumento da populao humana, o abastecimento de gua disponvel permanece constante. Mais pessoas disputando recursos hdricos, leva escassez do recurso natural. Sem os esforos de conservao por todos, o abastecimento de gua pode no ser capaz de manter-se com a demanda. Conservao da gua diminui as exigncias sobre os recursos hdricos disponveis para consumo humano.

Energia Toda a gua que vai para o ralo viaja para uma estao de tratamento de gua. Essa gua tratada antes de estar novamente apta para o consumo humano. Quanto mais gua voc usa, mais processamento e tratamento a usina de tratamento tem que fazer. Todo esse processamento utiliza uma quantidade enorme de energia, que por sua vez, esgota os recursos no renovveis, como os combustveis fosseis, utilizados em algumas usinas eltricas. Por

sua vez, mais energia utilizada cada vez gua entregue em sua casa a partir da instalao de tratamento de gua. Sem contar outros utenslios domsticos, que tambm gastam energia, como aquecedor de gua quente, mquina de lavar loua e mquina de lavar. Ento limitar o consumo de gua em casa, diminui o uso de energia em sua casa e na instalao de tratamento.

Economia de dinheiro Embora muito real, os benefcios ambientais de conservao da gua fcil de esquecer, numa base diria. O dinheiro desempenha um papel importante na vida de todos os dias e serve como um motivador poderoso. Conservao da gua significa que voc poder desfrutar melhor do seu dinheiro, reduzindo as contas de gua a cada ms. At mesmo alguns reais aqui e ali se juntam rapidamente a cada ms. Atividades, como regar o gramado e tomar banho que utilizam uma grande quantidade de gua, pode fazer uma diferena significativa na conta de gua, quando voc cortar o consumo ou encontrar alternativas mais sustentveis.

Mas como desenvolver um consumo de gua mais consciente e inteligente? Quando o poo est seco que se conhece o valor da gua. Benjamin Franklin

PROJETO DE CONSERVAO DE GUA

Reciclagem e consumo consciente da gua

Consumo mais inteligente e consciente A introduo aparelhos, que visam o maior controle e economia de gua, tem ajudado a conservao da gua em todos os nveis. As perdas de indstrias com elevada procura de gua, tem tambm contribudo para a reduo do crescimento do consumo. A fim de manter o nvel corrente de extrao, no entanto, certas medidas teram de ser postas em prtica para reduzir ainda mais o uso per capita. Consequentemente, um objetivo secundrio reduzir o consumo de gua residencial per capita. Mas, junto com a inovao, vem a inspirao. Utilizando avanos tecnolgicos redes de sensores sofisticados, medidores inteligentes, computao pesada e anlise de dados avanada ns podemos ser mais inteligentes sobre como gerenciamos a gua de nosso planeta. Hoje podemos monitorar, medir e analisar ecossistemas inteiros, desde rios e reservatrios at as bombas e canos em nossas casas. Podemos dar a toda e qualquer pessoa, organizao,

empresa, comunidade e nao que dependa de um suprimento contnuo de gua limpa ou seja, todos ns uma viso nica, confivel e atualizada do uso que fazem de sua gua. Mas esta apenas uma primeira gota.

Reciclagem da gua. Devido habitao excessiva do pas, o consumo de gua muito alto e a populao acaba desperdiando em grande volume. Isso causa um impacto e agresso ao meio ambiente, sem estrutura para reduzir os resduos dispensados nos rios. Tendo em mente que pagam o imposto a maior parte da populao se acha no direito de desperdiar a gua comprometendo assim a qualidade da gua e aumentando os custos de tratamento. Resduos dispensados nas ruas e rios provocam entupimento e causam enchentes nas pocas das chuvas, levando a sade pblica em estado de calamidade e doenas.

Objetivo Geral: O que se pretende fazer Conscientizar, Reeducar e Incentivar a populao. Objetivos Especficos: Divulgar as consequncias e males que estes resduos lanados na natureza (tanto txicos como domsticos), trazem para o futuro do planeta e tambm incentiv-los a preservar o meio ambiente para uma boa qualidade de vida tanto para si prprio como para as geraes futuras, animais, etc., evitando causar danos macios e irreversveis ao ambiente terrestre. Conscientizar a populao que cada um pode comear a fazer sua parte em casa, munir as pessoas de informaes necessrias para que possam se reeducar na maneira de pensar. Procurar meios de fazer o micro gerenciamento de quanto e como consumimos a nossa gua.

Mostrar a populao que isto pode comear a ser feito da seguinte forma: Na descarga: Verifique se a vlvula no est com defeito, aperte-a uma nica vez e no jogue lixo e restos de comida no vaso sanitrio. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por ms. Feche bem as torneiras. Vazamentos: Um buraco de dois milmetros no encanamento desperdia cerca de trs caixas dgua de mil litros. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. No fique com o chuveiro aberto. O consumo cair de 180 para 48 litros .

Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxge a boca com a gua do copo. Assim voc economiza 3 litros de gua. Separar o lixo,

No jogar lixo nas ruas, nos rios, etc...

No destruir as florestas (cortando rvores, colocando fogo em lugares prximos ela, etc..),

Reaproveitar a gua que lava as roupas para lavar o quintal,

Adaptar o sistema de captao da gua da chuva (cisternas).

Mostrar a populao de uma forma clara, para que eles entendam que a tecnologia de captao e aproveitamento da gua da chuva hoje disponvel, pode simplesmente eliminar o custo em boa parte do ano em relao ao gasto de gua. Alm das torneiras de jardim, as guas pluviais podem ser aproveitadas em descargas nos banheiros, pois fora eventuais vazamentos, o maior desperdcio de gua no banheiro, com as duraes dos banhos e as descargas de vasos sanitrios.

J nas empresas, por exemplo, esta conscientizao pode ser feita da seguinte forma: Devem adotar um sistema para tratar a gua, pois, quando a gua contaminada lanada nos rios e no mar pode provocar a morte dos peixes, e quando estes sobrevivem, podem acumular em seu organismo substncias txicas que causam doenas, se forem ingeridos pelos seres humanos.

Utilizar a gua reciclada em outros setores da empresa para o reaproveitamento em descargas, resfriamentos, alimentar sistemas de climatizao, caldeiras, reserva contra incndio, etc., para assim preservar o nosso bem mais precioso e vital que a gua.

Concluso necessrio reduzir o consumo de recursos naturais e energia, eliminar substncias txicas e persistentes, propagar o conceito de sustentabilidade, empregar energia limpa, notar a importncia das pessoas, substituir materiais virgens por materiais reciclados, abolir o envio

de resduos para destinao final e reutilizar sempre que possvel, materiais, produtos e equipamentos.

Pblico Alvo: As empresas e a populao em geral

You might also like