You are on page 1of 3

Direito Ambiental

93 Questo: Relativamente aos princpios gerais do direito ambiental e a suas formas de materializao, assinale a opo correta.

a) De acordo com o princpio da precauo, diante de ameaas de danos srios e irreversveis, a falta de certeza cientfica no pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradao ambiental, podendo a administrao pblica, com base no poder de polcia, embargar obras ou atividades.
1.605 marcaes (46%)

b)

Consoante o princpio do poluidor-pagador, a definio dos custos de produo de determinada empresa poluidora no pode levar em considerao os custos sociais externos decorrentes de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infrao administrativa ambiental.
295 marcaes (8%)

c)

Em decorrncia do princpio da preveno, o empreendedor deve apresentar ao poder pblico estudo prvio de impacto ambiental referente a qualquer atividade que implique a utilizao ou transformao de recursos naturais.
1.377 marcaes (39%)

d)

O princpio da funo socioambiental da propriedade autoriza o poder pblico a impor limites apenas ao uso de bens imveis localizados em rea rural, no que respeita explorao de seus recursos naturais, no se aplicando, porm, tal preceito propriedade urbana.
245 marcaes (7%)

Direito Ambiental
95 Questo: Considerando aspectos relativos proteo administrativa do meio ambiente, assinale a opo correta. a) A legislao brasileira estabelece, em enumerao taxativa, todos os casos em que a administrao pblica deve exigir do empreendedor a elaborao de estudo prvio de impacto ambiental, o qual nunca poder ser dispensado pelo rgo ambiental.
329 marcaes (11%)

b)

O EIA/RIMA uma das fases do procedimento de licenciamento ambiental, devendo ser elaborado por equipe tcnica multidisciplinar indicada pelo rgo

ambiental competente, cabendo ao empreendedor recolher administrao pblica o valor correspondente aos seus custos.
822 marcaes (27%)

c) So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, entre outros, o zoneamento ambiental, a avaliao de impactos ambientais e a criao de espaos territoriais especialmente protegidos, em reas pblicas ou particulares.
1.563 marcaes (51%)

d)

A legislao brasileira estabelece, em rol exemplificativo, os casos em que a administrao pblica deve solicitar ao empreendedor estudo de impacto ambiental (EIA). A exigncia, ou no, do EIA est vinculada ao custo final do empreendimento proposto, de acordo com tabela fixada pela administrao pblica.
376 marcaes (12%)

Direito Ambiental
98 Questo: Com relao aos mecanismos de tutela administrativa do meio ambiente, assinale a opo correta. a) A implantao de reserva legal florestal em imvel rural gera, para o proprietrio, direito a indenizao, em face da limitao ao potencial econmico do bem.
354 marcaes (13%)

b) A fixao de um regime peculiar de fruio de um bem imvel em rea merecedora de especial proteo, em razo de sua relevncia ambiental, nem sempre depender de desapropriao pelo poder pblico.
914 marcaes (33%)

c)

No exerccio do poder de polcia administrativa, o rgo ambiental pode lavrar autos de infrao e aplicar multas apenas nos casos em que a conduta lesiva ao meio ambiente estiver descrita em lei como crime ambiental.
636 marcaes (23%)

d)

No exerccio do poder de polcia administrativa, o rgo ambiental poder aplicar sanes referentes a condutas lesivas ao meio ambiente, bastando que estas, em consonncia com o princpio da taxatividade, estejam expressa e previamente tipificadas em portaria ou resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
880 marcaes (32%)

You might also like