You are on page 1of 6

ACESSIBILIDADE E USABILIDADE DAS INTERFACES HUMANOCOMPUTADOR COMO VETORES DE IN(EX)CLUSO SOCIAL Mike Gabriel Almeida Lopes1 Henrique Nou

Schneider2 RESUMO: A informao est para a Era do conhecimento assim como o minrio de ferro estava para a Era industrial. Assim, tem-se que, atualmente, o acesso informao constitui-se em condio sine qua non para o desenvolvimento econmico e social de uma nao. Para Bauman (2001) a modernidade imediata leve, lquida, fluida e infinitamente mais dinmica que a modernidade slida que suplantou.
Para que o poder tenha liberdade de fluir, o mundo deve estar livre de cercas, barreiras, fronteiras e barricadas. Qualquer rede densa de laos sociais, e em particular uma que esteja territorialmente enraizada, um obstculo a ser eliminado. Os poderes globais se inclinam a desmantelar tais redes em proveito de sua contnua e crescente fluidez, principal fonte de sua fora e garantia de sua invencibilidade. BAUMAN (2001, p. 22) O engajamento ativo na vida das populaes subordinadas no mais necessrio (ao contrrio, fortemente evitado como desnecessariamente custoso e ineficaz) e, portanto, o maior no s no mais o melhor, mas carece de significado racional. Agora o menor, mais leve e mais porttil que significa melhoria e progresso. Mover-se leve, e no mais aferrar-se a coisas vistas como atraentes por sua confiabilidade e solidez isto , por seu peso, substancialidade e capacidade de resistncia hoje recurso de poder. [...] Rockfeller pode ter desejado construir suas fbricas, estradas de ferro e torres de petrleo altas e volumosas e ser dono delas por um longo tempo (pela eternidade, se medirmos o tempo pela durao da prpria vida ou pela da famlia). Bill Gates, no entanto, no sente remorsos quando abandona posses de que se orgulhava ontem; a velocidade atordoante da circulao, da reciclagem, do envelhecimento, do entulho e da substituio que traz lucro hoje no a durabilidade e confiabilidade do produto. (Op. cit. p.21)

Castells (2002), ao descrever os modos de desenvolvimento e de produo assinala o capitalismo e o estatismo como modos de produo e o industrialismo e o informacionalismo como modos de desenvolvimento. Ele fala do surgimento de uma nova estrutura social.
Essa nova estrutura social est associada ao surgimento de um novo modo de desenvolvimento, o informacionalismo, historicamente moldado pela reestruturao do modo capitalista de produo, no final do sculo XX. (Op cit., p. 51) Assim, no modo agrrio de desenvolvimento, a fonte do incremento de excedente
1 2

Aluno do curso de bacharelado em Cincia da Computao da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Cincia da Computao e Doutor em Engenharia. Professor do Departamento de Cincia da Computao e do Ncleo de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal de Sergipe.

resulta dos aumentos quantitativos da mo-de-obra e dos recursos naturais (em particular a terra) no processo produtivo, bem como da dotao natural desses recursos. No modo de desenvolvimento industrial, a principal fonte de produtividade reside na introduo de novas fontes de energia e na capacidade de descentralizao do uso de energia ao longo dos processos produtivos e de circulao. No novo modo informacional de desenvolvimento, a fonte de produtividade acha-se na tecnologia de gerao de conhecimentos, de processamento da informao e de comunicao de smbolos. Na verdade, conhecimento e informao so elementos cruciais em todos os modos de desenvolvimento, visto que o processo produtivo sempre se baseia em algum grau de conhecimento e no processamento da informao. Contudo, o que especfico ao modo informacional de desenvolvimento a ao de conhecimentos sobre os prprios conhecimentos como principal fonte de produtividade. O processamento da informao focalizado na melhoria da tecnologia do processamento da informao como fonte de produtividade, em um crculo virtuoso de interao entre as fontes de conhecimentos tecnolgicos e a aplicao da tecnologia para melhorar a gerao de conhecimentos e o processamento da informao. (Op. cit., p. 54)

Como a informao o dado revestido de significado, faz-se necessrio o conhecimento para conferir significado aos dados. Assim, preciso democratizar o acesso s informaes, mas imprescindvel educar os cidados para que estes possam, de fato, sentir-se inseridos na Era da informao e conhecimento. A usabilidade das interfaces uma questo que vem ganhando fora na Cincia da Computao com o avano do uso dos computadores pessoais nas diversas reas de atividades humanas. Em uma sociedade onde a informao se propaga muito rapidamente e, tambm, de forma pulverizada, os meios de obteno, disseminao e produo das informaes e conhecimento no podem impor barreiras para a sua utilizao. Por isso, ao se projetar um sistema informtico, por mais simples que ele seja, o principal objetivo que ele atenda s necessidades do usurio. Essa abordagem confere usabilidade uma posio de destaque no processo de desenvolvimento de sistemas. Os temas usabilidade e acessibilidade pertencem a uma rea da Cincia da Computao denominada IHC (Interao Humano-Computador). Hiratsuka (1996) apud Brando.(2006, p. 41) define Interao Humano-Computador como o estudo de carter inter e multidisciplinar que visa o projeto e a adaptao de sistemas computacionais aos seus usurios, auxiliando as pessoas na realizao de suas tarefas e promovendo maior satisfao, segurana e produtividade. Assim, a misso de IHC produzir sistemas usveis, seguros e funcionais, e desenvolver (ou melhorar) a segurana, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas computacionais. Para IHC as pessoas deveriam aprender a funcionalidade da tarefa, independente da

tecnologia. Como exemplo de inverso de prioridade tem-se as urnas eletrnicas no Brasil, que apresentam dificuldades para as pessoas portadoras de deficincia visual, analfabetos funcionais e idosos. Como a tarefa de votar simples (levando em considerao o ato analgico de votar), a tecnologia vem acrescentar dificuldades, pois no foi projetada para esse tipo de eleitor. Dessa maneira, o eleitor deve aprender o modus operandi de votar usando o computador, o que contradiz os princpios de IHC. As falhas, como a citada acima, so freqentes, visto que os conceitos de IHC no so utilizados, pois o projetista desconsidera os modelos mentais dos usurios dos sistemas informticos. Caso ele os projetasse sob a gide de IHC, diversos aspectos transversais que dialogam com Psicologia Social e Organizacional, Psicologia cognitiva, Fatores Humanos ou Ergonomia, Inteligncia Artificial, Antropologia, Engenharia, Filosofia, Design, Lingstica e Sociologia seriam considerados, resultando em um produto com mais qualidade. Segundo Pdua (2005), o sistema ISO apresenta alguns fatores que devem ser considerados no desenvolvimento de sistemas de informao, visando conferir-lhes usabilidade:
1) Inteligibilidade: Capacidade de ajudar ao usurio a compreender a forma de utilizar o software e se o mesmo capaz de realizar a tarefa pretendida; 2) Capacidade de se aprender a utilizar: Capacidade do software de facilitar a aprendizagem do usurio na execuo de tarefas; 3) Operabilidade: corresponde a eficincia no uso, controlabilidade, tolerncia a erros, e conformidade com as expectativas dos usurios; 4) Atratividade: Capacidade do produto de software de ser atraente para o usurio; 5) Conformidade com usabilidade: Capacidade do produto de software de aderncia a padres, convenes, guias de estilo e normas relacionadas usabilidade.

Para Jacob Nielsen, a usabilidade pode ser dividida em cinco critrios bsicos: Nielsen (1993, p 06. ) 1)
Intuitividade O sistema deve apresentar facilidade de uso permitindo que, mesmo um usurio sem experincia, seja capaz de produzir algum trabalho satisfatoriamente. 2) Eficincia O sistema deve ser eficiente em seu desempenho apresentando um alto nvel de produtividade.

3)

Memorizao Suas telas devem apresentar facilidade de memorizao

permitindo que usurios ocasionais consigam utiliz-lo mesmo depois de um longo intervalo de tempo. 4) Erro A quantidade de erros apresentados pelo sistema deve ser o mais reduzido possvel, alm disso, eles devem apresentar solues simples e rpidas mesmo para usurios iniciantes. Erros graves ou sem soluo no podem ocorrer.

5)

Satisfao O sistema deve agradar ao usurio, sejam eles iniciantes ou avanados, permitindo uma interao agradvel.

Por outro lado, muito pouco se avanou, pois alm da incluso digital dos cidados economicamente desfavorecidos, faz-se necessrio pensar naqueles com necessidades especiais. Por isso o tema da usabilidade deve vir sempre acompanhado da acessibilidade, para incluir na Sociedade da informao e conhecimento as pessoas que no podem ter acesso regular a computadores por conta de deficincias fsicas ou mentais Segundo dados da Organizao Mundial de Sade apud Cohen (1998 p. 01) atualmente cerca de 10% da populao mundial portadora de algum tipo de deficincia. uma quantidade de pessoas considervel e para que estas pessoas tenham seus direitos assegurados a questo da acessibilidade deve permear todas as nossas aes enquanto sociedade para que as mesmas no continuem marginalizadas. Historicamente as pessoas portadoras de deficincia so vtimas dos mais variados preconceitos que acabam criando barreiras, ainda maiores, que suas limitaes fsicas, sensoriais e mentais. Somente quando esse segmento social passou a se organizar que puderam ter conquistas concretas. Ao longo do sculo XX foram criadas leis que visam resguardar o direito das pessoas portadoras de deficincia. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, decretada pela ONU em 1948 pe em p de igualdade todos os homens. Esse princpio tambm contemplado pela constituio brasileira de 1988 em seu artigo 5. Para alm dos artigos generalizantes (1, 3, 5 e 6), o captulo VII da carta magna mais claro ao declarar: a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de preconceitos e obstculos arquitetnicos e a adaptao dos logradouros, dos edifcios de uso pblico e dos veculos de transporte coletivo atualmente existentes a fim de garantir acesso adequado s pessoas portadoras de deficincia Em 1989, a lei 7.853 transferiu para os estados e municpios a responsabilidade de

cumprirem o disposto constitucional, o que resultou na criao de leis locais para tratar da acessibilidade. A partir de ento o tema ganhou fora com as especificaes tcnicas como a norma brasileira NBR 9050: Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficincias a Edificaes, Espao, Mobilirio e Equipamento Urbanos da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. A lista de leis federais e estaduais que dispe sobre o tema vasta. Destaca-se a lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida e o decreto 5.296/2004 que regulamenta a lei 10.098/2000, alm prever um prazo de 12 meses para que os sites e portais governamentais atendam os requisitos de acessibilidade. Porm, apesar das leis que garantem conquistas de direitos, elas ainda so muito limitadas. Assim, ainda existe muito a se conquistar para facilitar o cotidiano das pessoas portadoras de deficincia, sobretudo em um dos mais bsicos e fundamentais dos direitos, a educao. Sejam impedimentos arquitetnicos ou pedaggicos, a educao plena para esse grupo social ainda um realidade distante, pois as escolas no esto preparadas para receber as crianas e adolescentes portadores de deficincia e, essa falta de preparo, faz com que a experincia que deveria ser libertadora se transforme em mais uma opresso. Superando a barreira do acesso educao, as outras se tornaro menos difceis, j que a educao, alm de qualificar a pessoa profissionalmente, pode ser utilizada para a contestao e superao de todo este histrico de segregao. Com as TIC (Tecnologias da Informao e Comunicao) o acesso educao e informao pode ser facilitado. Por isso a questo da acessibilidade na rea de informtica deve ganhar um papel central, caso se queira, de fato, incluir digitalmente esses cidados. Sassaki apud Amanda Melo e Ceclia Baranauskas (2005) afirma que para uma sociedade ser acessvel preciso verificar seis quesitos bsicos: 1) Acessibilidade Arquitetnica no deve haver barreiras ambientais fsicas nas
2) 3) 4) 5) 6) casas, nos edifcios, nos espaos ou equipamentos urbanos e nos meios de transporte individuais ou coletivos. Acessibilidade Comunicacional no deve haver barreiras na comunicao interpessoal, escrita e virtual. Acessibilidade Metodolgica no deve haver barreiras nos mtodos e tcnicas de estudo, de trabalho, de ao comunitria e de educao dos filhos. Acessibilidade Instrumental no deve haver barreiras nos instrumentos, utenslios e ferramentas de estudo, de trabalho e de lazer ou recreao. Acessibilidade Programtica no deve haver barreiras invisveis embutidas em polticas pblicas e normas ou regulamentos. Aceesibilidade Atitudinal no deve haver preconceitos, estigmas, esteretipos e discriminaes. (Op. Cit., p. 1504)

A acessibilidade tecnolgica permeada pelo carter multidisciplinar, ou seja, no basta trabalhar a tecnologia pela tecnologia, ela precisa ser contextualizada em termos regionais, das diferenas e graus de deficincia, da disponibilidade tecnolgica etc. Atualmente, a forma mais eficaz de se promover a incluso digital respeitando os princpios de acessibilidade tecnolgica atravs da internet. Para tal, existe um esforo da W3C3 no sentido de construir-se sites acessveis. Assim, os sites desenvolvidos segundo os padres W3C podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoas usando tecnologia digital, independentemente de hardware e software. Dessa maneira, fica claro que as tecnologias digitais podem atuar como vetores de desenvolvimento social, desde que os requisitos de usabilidade e acessibilidade sejam atendidos. Porm, importante frisar que a apropriao das TIC pelos cidados e trabalhadores depende do nvel educacional destes. De nada adiantar ter acesso ao computador se o nvel cognoscitivo daquele que o utiliza no lhe permite fazer reflexes nem acrescentar, aos seus esquemas mentais, o resultado da sua interao com objetos epistmicos atravs do computador. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - Bauman, Z. Modernidade Lquida. Jorge Zahar Editor. 2000. - Castells, Manuel. A Sociedade em Rede. Editora Paz e Terra. 2002. - Melo, A. M.; Baranauskas, M.C. Design e Avaliao de Tecnologia Web-acessvel. - Nielsen, J. Usabilty Engineering, Morgan Kaufmann, Inc. San Francisco, 1993. Traduo de Walter Abreu Cybis - PDUA, Clarindo Isaias Pereira da Silva e. Notas de Aula da disciplina Engenharia de Usabilidade. Departamento de Cincia da Computao UFMG. 2005 - BRANDO, Eduardo Rangel; MORAES, Anamaria de. Publicidade on-line, ergonomia e usabilidade: o efeito de seis tipos de banner no processo humano de visualizao do formato do anncio na tela do computador e de lembrana da sua mensagem. Rio de Janeiro, 2006. 400 p. Dissertao de Mestrado - Departamento de Artes & Design, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. - COHEN, Regina. ESTRATGIAS PARA A PROMOO DOS DIREITOS DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICINCIA. Seminrio Direitos Humanos no Sculo XXI. Rio de Janeiro, Setembro de 1998
3

World Wide Web Consortium um consrcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. O W3C desenvolve tecnologias denominadas padres da web para a criao e a interpretao dos contedos para a Web

You might also like