You are on page 1of 94

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ol pessoal!

! Espero que estejam todos bem, focados e estudando bastante! Hoje iremos estudar, dentre outros temas, Provas no Processo do Trabalho. A FCC abordou o tema audincia na prova do TST. A questo limitouse a abordar a literalidade da lei como vocs podero observar no decorrer da aula. Vamos dar incio a nossa aula de hoje! Aula 03: Audincias: de conciliao, de instruo e de julgamento; notificao das partes; arquivamento do processo; revelia e confisso. Provas. Dissdios individuais: forma de reclamao e notificao; reclamao escrita e verbal; legitimidade para ajuizar. Procedimento ordinrio e sumarssimo. Sentena e coisa julgada; liquidao da sentena: por clculo, por artigos e por arbitramento. 3.1. Das Audincias: Das Audincias: Juiz Secretrio de audincias Testemunhas

Advogado do reclamado Reclamado ou preposto

Advogado do reclamante Reclamante

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A audincia um ato processual praticado sob a direo do juiz, que tem poder de polcia, devendo manter a ordem. Audincia o momento em que os juzes ouvem as partes, ou seja, marcada uma sesso e nesta as partes, envolvidas no conflito, comparecem perante o juiz. Assim que o autor (reclamante) apresenta a sua petio inicial, o ru (reclamado) ser notificado para comparecer primeira audincia desimpedida dentro de cinco dias. Lembrar que sero 20 dias para Unio, estado, DF, municpios, autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais, municipais que no explorem atividades econmicas (Decreto-Lei 779/69 que diz que o prazo do art. 841 da CLT ser qudruplo). Aditamento da petio inicial: Antes do recebimento da notificao citatria pelo ru, ao autor facultado modificar o pedido atravs de um aditamento da petio inicial. O aditamento do pedido est previsto no art. 294 do CPC que aplicado subsidiariamente ao processo do trabalho por fora do art. 769 da CLT. O art. 294 do CPC estabelece que antes da citao, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas, em razo desta iniciativa. No processo do trabalho, o autor no sofrer qualquer sano processual pelo fato de aditar a petio inicial, no se aplicando a parte final do art. 294 do CPC. Depois da notificao citatria do ru o aditamento somente poder ocorrer com a concordncia dele (art. 264 do CPC). Indeferimento da petio inicial: O art. 295 do CPC prev as hipteses em que a petio inicial ser indeferida, ou seja, ser recusada pelo juiz.

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

As hipteses de indeferimento da petio inicial so: a) quando for inepta; b) quando a parte for manifestamente ilegtima; c) quando o autor carecer de interesse processual; d) quando o juiz verificar a decadncia ou a prescrio; e) quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao, caso em que s no ser indeferida se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; f) quando no atendidas as prescries dos artigos 39, pargrafo nico, primeira parte e 284 do CPC. Inepta aquela petio que falta um pedido ou uma causa de pedir, ou aquela que contiver pedidos juridicamente impossveis ou incompatveis entre si. Tambm ser considerada inepta a petio inicial de cuja narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso. Emenda da petio inicial: O art. 284 do CPC prev a possibilidade de o juiz, quando verificar que a petio inicial no preenche os requisitos legais, determinar que o autor a emende ou complete em 10 dias. Se no prazo legal o autor no emendar a petio inicial, o juiz ir indeferi-la. A notificao poder ser: a) por registro postal em regra; b) por edital quando o ru no for encontrado ou criar embaraos ao recebimento da reclamao. O Edital ser publicado em um jornal oficial ou em expediente forense e somente na falta destes ser afixado na sede ou juzo.

Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio.

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Assim que todos estiverem presentes, o juiz propor a conciliao, e, caso esta ocorra, ser lavrado o termo de conciliao com eficcia de ttulo executivo judicial, somente podendo ser atacado por ao rescisria. Este termo ser irrecorrvel, exceto para as parcelas devidas previdncia social (arts. 831 e 832 da CLT e Smula 259 do TST). As audincias dos rgos da Justia do Trabalho ocorrero em dias teis entre 8 s 18 horas. O juiz poder, em casos especiais, designar outro local para a realizao das audincias atravs da fixao de Edital na sede do Juzo ou Tribunal, com a antecedncia mnima de 24 horas. O juiz poder convocar audincias extraordinrias, quando julgar necessrio, desde que respeite o prazo mnimo de antecedncia de 24 horas. O juiz ou presidente manter a ordem nas audincias, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem. O registro das audincias ser feito em livro prprio, constando de cada registro os processos apreciados e a respectiva soluo, bem como as ocorrncias eventuais. Do registro das audincias podero ser fornecidas certides s pessoas que o requererem. De acordo com o art. 814 da CLT os escrives ou chefes de secretaria devero estar presentes s audincias. Observem o que estabelece o art. 815 da CLT! Art. 815 da CLT hora marcada, o juiz ou presidente declarar aberta a audincia, sendo feita pelo chefe de secretaria ou escrivo a chamada das partes, testemunhas e demais pessoas que devam comparecer.

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Pargrafo nico - Se, at 15 (quinze) minutos aps a hora marcada, o juiz ou presidente no houver comparecido, os presentes podero retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audincias. DICA: Este prazo de 15 minutos de tolerncia para atraso em audincia concedido ao juiz e no s partes. OJ 245 SDI1 TST REVELIA. ATRASO. AUDINCIA. Inexiste previso legal tolerando atraso no horrio de comparecimento da parte na audincia. DICA: O pargrafo segundo do artigo 843 da CLT foi cobrado pela FCC na prova do TRT/Campinas. Este artigo fala da possibilidade do empregado poder fazer-se substituir em audincia, quando por doena ou motivo poderoso no puder comparecer. Neste caso, quem dever substitu-lo ser outro empregado que pertena mesma profisso ou o Sindicato. Art. 843 da CLT Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. 1 - facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente. 2 - Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato.

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 377 do TST Exceto quanto reclamao de empregado domstico, ou contra micro ou pequeno empresrio, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado. Inteligncia do art. 843, 1, da CLT e do art. 54 da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006. Resumo esquemtico sobre audincia: Audincia una Prego 1 proposta conciliatria Leitura inicial Defesa em 20 minutos Audincia fracionada Prego 1 proposta conciliatria Leitura inicial Defesa em 20 minutos Adiamento Depoimento pessoal das partes e das testemunhas Instruo Testemunhas e meios de prova Razes finais em 10 minutos para cada parte Razes finais 2 proposta conciliatria 2 proposta conciliatria Adiamento Sentena Sentena

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: A audincia de acordo com a CLT dever ser contnua e nica. Entretanto, por fora do costume, a audincia trabalhista passou a ser dividida em trs partes: 1 Audincia inaugural ou de conciliao; 2 Audincia de instruo; 3 Audincia de julgamento; a) Audincia de conciliao ou inaugural: Nesta fase o ru ir apresentar a sua defesa que poder ser verbal em 20 minutos ou escrita e o juiz far a primeira proposta de conciliao obrigatria, antes de receber a defesa. No havendo acordo o juiz marcar a data para a audincia de instruo para a qual as partes ficaro desde logo intimadas. O empregador poder ser representado por preposto e o empregado poder ser substitudo por outro empregado da mesma profisso. Quando o reclamante no comparecer o processo ser arquivado, e quando o reclamado no comparecer para apresentar a sua contestao ser considerado revel e confesso quanto matria de fato. b) Audincia de instruo: As partes que devero comparecer nesta audincia, sob pena de confisso (Smula 74 do TST). Nesta fase que as provas sero produzidas no processo. O juiz ouvir o depoimento pessoal das partes, ouvir as testemunhas e encerrados os depoimentos as partes podero aduzir razes finais orais em 10 minutos para cada parte. Aps as razes finais o juiz renovar a proposta de conciliao e caso no haja possibilidade de acordo o juiz marcar uma data para a audincia de julgamento. c) Audincia de julgamento: Nesta fase o juiz proferir a sua sentena, solucionando o conflito de interesses das partes que lhe foi submetido.

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva No Procedimento Sumarssimo a audincia dever ser una, ou seja, nica, no podendo ser dividida em fases. 3.2. Do Arquivamento, da Revelia e da Confisso: Em relao a este tema importante esclarecer que quando o reclamante no comparece primeira audincia o processo ser arquivado. J quando o reclamado no comparece primeira audincia ele ser considerado revel e confesso quanto matria de fato. Somente o ru ser considerado revel, o autor NUNCA ser considerado revel. A revelia da Reclamada/r, somente, poder ser elidida, ou seja, afastada na hiptese da Smula 122 do TST. Smula 122 do TST A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia. Vejamos o que diz o art. 844 da CLT! Art. 844 da CLT - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o nocomparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Pargrafo nico Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poder o presidente suspender o julgamento, designando nova audincia. Na verdade, a denominao tcnica para o termo arquivamento mencionado na CLT extino do processo sem julgamento do mrito. importante ressaltar que quando a audincia for fracionada, o no comparecimento do reclamante ou do reclamado segunda audincia na qual deveriam depor acarretar a aplicao da pena de confisso. No h que se falar em revelia. BIZU DE PROVA Smula 74 do TST com nova redao!
www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 74 do TST I - Aplica-se a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. III- A vedao produo de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, no afetando o exerccio, pelo magistrado, do poder\dever de conduzir o processo. Quando o reclamante no comparece primeira audincia o processo ser arquivado e quando o reclamado no comparece primeira audincia, ele ser considerado revel e confesso quanto matria de fato. Art. 844 da CLT - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o nocomparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Pargrafo nico - Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poder o presidente suspender o julgamento, designando nova audincia. O autor NUNCA ser considerado revel. Smula 122 do TST A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressa-mente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia.

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (FCC TST Analista Judicirio 2012) Conforme previso legal e jurisprudncia sumulada do TST, em relao s audincias trabalhistas correto afirmar: (A) A ausncia do reclamante, quando adiada a instruo aps contestada a ao em audincia, importa arquivamento do processo. (Smula 74, I do TST). (B) Exceto quanto reclamao de empregado domstico, ou contra micro ou pequeno empresrio, o preposto em audincia deve ser necessariamente empregado do reclamado. (C) No se aplica a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor desde que esteja presente o seu advogado. (Smula 74, I do TST). (D) Aberta a audincia, o reclamado ter vinte minutos para aduzir sua defesa oral ou apresent-la por escrito e, em seguida, o juiz propor a conciliao. (Somente aps razes finais que o juiz propor a pela segunda vez a conciliao Arts. 846 e 847 da CLT) (E) Terminada a defesa, seguir-se- a instruo do processo, devendo o juiz, ex officio, interrogar os litigantes, sob pena de nulidade, sendo que findo o interrogatrio no podero os litigantes retirar-se, at o trmino da instruo com a oitiva de testemunhas. (art. 848 da CLT) LETRA B (Smula 377 do TST).

A confisso considerada a rainha das provas. Ela poder ser real ou ficta. A confisso real aquela que ser obtida atravs do depoimento pessoal e tem presuno absoluta de veracidade dos fatos no podendo ser elidida por prova em contrrio. A confisso ficta aquela presumida e poder ser elidida por prova em contrrio durante a instruo do processo, pois tem presuno relativa de veracidade dos fatos. A confisso ficta ocorrer pelo no comparecimento da parte audincia em que deveria prestar o seu depoimento, desde que regularmente intimada.

www.pontodosconcursos.com.br

10

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3.3. Provas no Processo do Trabalho: importante no esquecer que a OJ 215 da SDI-1 do TST foi cancelada e que a Smula 74 do TST foi alterada! Antes de falar de provas irei relembrar as modalidades de defesa que podem ser apresentadas no processo do trabalho.

Modalidades de Defesa

Contestao

Exceo

Reconveno

O reclamado (ru) quando notificado para comparecer 1 audincia desimpedida em cinco dias, teor do art. 841 da CLT dever apresentar a sua defesa que poder ser de trs tipos: contestao, exceo ou reconveno. Art.841 da CLT Recebida e protocolada a reclamao, o escrivo ou chefe de secretaria, dentro de 48 horas, remeter a segunda via da petio ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer audincia de Julgamento, que ser a primeira desimpedida, depois de cinco dias. importante ressaltar que por fora do art. 1, II do Decreto-Lei 779/69, este prazo fixado no art. 841 da CLT ser contado em qudruplo quando a parte for a Unio, o Estado, o Municpio, o Distrito Federal, bem como autarquias e fundaes de direito pblico federais, ou municipais que no explorem atividade econmica. A ao e a resposta do ru so dirigidas contra o Estado-Juiz. O autor formula o seu pedido na ao endereando ao rgo jurisdicional e o ru formula um pedido, tambm endereado ao rgo jurisdicional, rejeitando os pedidos do autor.

www.pontodosconcursos.com.br

11

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Assim, os princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa possuem natureza dplice, uma vez que se destinam tanto ao autor quanto ao ru. O art. 297 do CPC estabelece como modalidades de resposta do ru: a contestao, a exceo e a reconveno. A CLT somente prev de forma expressa a defesa e duas modalidades de exceo (a de foro e a de suspeio). Assim, a reconveno aplica-se ao processo do trabalho de forma subsidiria, conforme o art. 769 da CLT estabelece. Vejamos: Contestao: A contestao uma modalidade de defesa na qual o ru dever impugnar os pedidos do autor alegando as matrias de fato e de direito, e indicando as provas que pretende produzir. Na Justia do Trabalho a ausncia do ru ou a falta de apresentao de contestao acarreta a aplicao da pena de revelia e confisso quanto s matrias de fato. A contestao evitar a revelia processual (ausncia de contestao). A contestao poder ser apresentada de forma escrita ou verbal na audincia de conciliao. No havendo acordo ter o reclamado/ru 20 minutos para aduzir a sua defesa, aps a leitura da reclamao, quando esta no for dispensada por ambas as partes (art.847 CLT). O prazo de 20 minutos para a defesa inclui a apresentao de contestao e de excees. Art. 847 da CLT - No havendo acordo, o reclamado ter vinte minutos para aduzir sua defesa, aps a leitura da reclamao, quando esta no for dispensada por ambas as partes

www.pontodosconcursos.com.br

12

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O ru antes de discutir o mrito, ou seja, antes de impugnar os pedidos que o autor faz na petio inicial, dever alegar as seguintes matrias na sua contestao (preliminares da contestao): a) inexistncia ou nulidade de citao; b) incompetncia absoluta; c) inpcia da petio inicial; d) perempo; e) litispendncia; f) coisa julgada; g) conexo; h) incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; i) carncia de ao; j) falta de cauo ou de outra prestao que a lei exige como preliminar. Ateno: Compensao a forma de extino das obrigaes, sendo necessria a existncia de reciprocidade de dvidas, que as dvidas sejam lquidas e certas e vencidas e homogneas. No processo do trabalho s permitida a compensao de dvida de natureza trabalhista. Podemos citar como exemplo de compensao: o aviso prvio no dado pelo empregado reclamante que pede demisso, o prejuzo causado por dolo pelo empregado no curso do contrato de trabalho, dentre outros. A reteno consiste no direito que o reclamado tem de reter alguma coisa do reclamante at que este quite sua dvida em relao quele. Como exemplo de reteno temos o imposto de renda! A compensao e a reteno devero ser argidas como matria de defesa (defesa indireta de mrito, pois so fatos modificativos do direito do autor), ou seja, na contestao. Este o teor do art. 767 da CLT e da Smula 48 do TST, que so muito cobrados em provas de concurso. Art. 767 da CLT- A compensao, ou reteno, s poder ser argida como matria de defesa.

www.pontodosconcursos.com.br

13

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 18 do TST A compensao, na Justia do Trabalho, est restrita a dvidas de natureza trabalhista. Smula 48 do TST A compensao s poder ser argida com a contestao. Reconveno: A CLT omissa em relao reconveno. Assim, aplica-se o CPC. Trata-se da ao proposta pelo ru contra o autor no mesmo processo em que est sendo demandado. A natureza jurdica da reconveno de incidente processual no curso da ao principal, sendo tecnicamente considerada uma ao e no defesa. Para Carlos Henrique Bezerra Leite h cumulao objetiva de aes principal e reconvencional em um mesmo processo. H autores que sustentam que ela no caber no processo do trabalho. Contudo, como o nosso foco a banca FCC, deveremos adotar a posio de Carlos Henrique Bezerra Leite de que a reconveno compatvel com o processo do trabalho e aplicar o art. 315 do CPC. oportuno falar que em processo de execuo deveremos entender o no cabimento de reconveno porque em processo de execuo no h sentena e sim constrio judicial. Na mesma sentena devero ser julgadas a ao e a reconveno, conforme o art. 318 do CPC. Vamos relembrar as excees, que j foram estudadas. Excees, preliminares e prejudiciais de mrito: A Exceo um meio de defesa indireta processual, onde o ru no ataca o mrito, mas ataca o processo. uma defesa contra irregularidades, ou vcios do processo que impedem o seu desenvolvimento normal. So elas: Exceo de Impedimento (quando o juiz for impedido); Exceo de Incompetncia (quando o juzo for incompetente/relativa); Exceo de Suspeio (quando o juiz for suspeito).

www.pontodosconcursos.com.br

14

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Quando o juiz incompetente em razo da matria ele dever declararse de ofcio e a parte dever aleg-la na preliminar da contestao. Ao passo que a incompetncia relativa, como por exemplo, a territorial, dever ser alegada atravs de Exceo. Art. 799 da CLT - Nas causas da jurisdio da Justia do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspenso do feito, as excees de suspeio ou incompetncia. 1 - As demais excees sero alegadas como matria de defesa. 2 - Das decises sobre excees de suspeio e incompetncia, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, no caber recurso, podendo, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final. As excees de suspeio e de incompetncia relativa devero ser apresentadas juntamente com a contestao, cujo momento de apresentao ser na 1 audincia, para qual o reclamado foi notificado a comparecer. Art. 800 da CLT - Apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao exceto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. Ateno: O art. 801 da CLT fala dos casos de suspeio do juiz. Art. 801 da CLT - O juiz obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relao pessoa dos litigantes: a) inimizade pessoal; b) amizade ntima; c) parentesco por consanginidade ou afinidade at o terceiro grau civil; d) interesse particular na causa.

www.pontodosconcursos.com.br

15

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Pargrafo nico - Se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do juiz, no mais poder alegar exceo de suspeio, salvo sobrevindo novo motivo. A suspeio no ser tambm admitida, se do processo constar que o recusante deixou de aleg-la anteriormente, quando j a conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou de propsito o motivo de que ela se originou. Art. 802 da CLT - Apresentada a exceo de suspeio, o juiz ou Tribunal designar audincia dentro de 48 (quarenta e oito) horas, para instruo e julgamento da exceo. O procedimento da exceo de incompetncia est regulado no art. 800 da CLT. O procedimento da exceo de suspeio est regulado no art. 802 da CLT. Carlos Henrique Bezerra Leite afirma O ru poder oferecer mais de uma exceo ao mesmo tempo. Por razes lgicas, a exceo de suspeio (ou impedimento) precede de incompetncia, pois o juiz suspeito (ou impedido) sequer poder declarar-se incompetente. Dica: Alguns autores entendem que os artigos 134 e 135 do CPC, aplicam-se ao Processo do Trabalho de forma subsidiria. Estes artigos elencam as causas de impedimento e de suspeio do juiz. Agora vou falar das preliminares em contestao! Preliminar trata-se de matrias prejudiciais de conhecimento de mrito da ao. Neste momento, o ru ir discutir o que vem antes do objeto da ao. So matrias de ordem processual que iro impedir o exame de mrito da questo, desde que haja a possibilidade de conhecimento de ofcio pelo juiz. O art. 301 do CPC que ser aplicado elenca as preliminares, que podero ser oferecidas.

www.pontodosconcursos.com.br

16

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3.4. Da instruo e dos meios de prova: As partes no processo de conhecimento devero provar os fatos controvertidos, para que o juiz possa proferir a sentena. Esta fase, onde as provas so produzidas, denomina-se instruo processual. Na fase de instruo do processo, ocorrer a colheita de provas que so dirigidas ao juiz, com o objetivo de esclarec-lo, para que ele possa proferir a deciso/sentena, solucionando o conflito de interesses entre as partes, que lhe foi submetido. Nos artigos 818/830 da CLT esto regulamentadas as provas no Processo do Trabalho. BIZU DE PROVA Ateno: Apesar de a CLT possuir normas que tratam das Provas no Processo do Trabalho, o Cdigo de Processo Civil possui alguns artigos que sero utilizados como fonte subsidiria, em caso de omisso da CLT e desde que haja compatibilidade de tais dispositivos com os princpios do Processo do Trabalho.

O art. 769 da CLT permite, expressamente, tal aplicao subsidiria do Processo Civil ao Processo do Trabalho. Observem abaixo: Art. 769 da CLT - Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo. BIZU DE PROVA

DICA: Somente os fatos controvertidos, relevantes e pertinentes, narrados pelo reclamante e pelo reclamado, sero objeto de prova. O Direito, em regra, no precisar ser provado, pois vigora o brocardo jurdico iura novit curia, presumindo-se que o juiz conhece o direito, bastando que as partes narrem os fatos e os prove, sendo desnecessria a prova do direito.

www.pontodosconcursos.com.br

17

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Como quase toda regra tem exceo, o art. 337 do CPC estabelece que o direito dever ser provado em relao ao teor e vigncia, quando se tratar de normas de direito estadual, municipal, distrital, consuetudinrio ou estrangeiro, se assim o determinar o juiz. BIZU DE PROVA: No Processo do trabalho, o juiz poder determinar que a parte faa prova de teor e vigncia de normas coletivas, de regulamento de empresa, de sentena normativa, caso a parte as invoque. O direito federal o juiz dever conhecer. O art. 334 do CPC, aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho, estabelece que no sero objeto de prova os fatos notrios, os fatos incontroversos, os fatos alegados por uma das partes e confessados por outra e os que militam presuno legal de veracidade. Fato Notrio aquele cujo conhecimento faz parte da cultura normal de determinado segmento social no momento do julgamento da causa. aquele fato conhecido por um grande nmero de pessoas e que, por isso, considerado verdadeiro e indiscutvel. Exemplificando: O aumento de vendas em determinadas pocas do ano, como o dia dos pais, Natal, dia das mes, etc. Smula 217 do TST - DEPSITO RECURSAL. CREDENCIAMENTO BANCRIO. PROVA DISPENSVEL O credenciamento dos bancos para o fim de recebimento do depsito recursal fato notrio, independendo da prova. Fatos incontroversos so aqueles afirmados por uma parte, e admitidos ou no contestados pela outra parte. Exemplificando: O art. 467 da CLT estabelece que as parcelas incontroversas, devero ser quitadas pelo empregador, na audincia, sob pena de ser condenado a pag-las acrescidas de 50%.

www.pontodosconcursos.com.br

18

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Fatos confessados so aqueles afirmados por uma parte e confirmados por outra. Fatos em cujo favor milita presuno legal de existncia ou de veracidade. Ressalta-se que a parte que alegar em seu favor a presuno legal, dever demonstrar que est na situao de poder invoc-la. Ateno: A Smula 12 do TST refere-se presuno relativa (juris tantum) de veracidade, que tem as anotaes feitas pelo empregador na CTPS do empregado. Assim, estas anotaes podero ser elididas por outras provas. Smula 12 do TST - CARTEIRA PROFISSIONAL - As anotaes apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado no geram presuno "juris et de jure", mas apenas "juris tantum". Smula 225 do STF No absoluto o valor probatrio das anotaes na carteira profissional. Dos Meios de Prova: Os meios de prova so todos aqueles admitidos em direito, bem como os moralmente legtimos, os hbeis a provar a verdade dos fatos em que se funda a ao ou a defesa, ainda que no especificados no CPC ou na CLT. Somente os meios lcitos so possveis, pois as provas obtidas por meios ilcitos so inadmitidas no processo. Entre os meios de prova no h hierarquia, assim o juiz decidir de acordo com o seu livre convencimento motivado, ao analisar todas as provas apresentadas no processo. Ocorrer a aplicao subsidiria do Cdigo de Processo Civil ao Processo do Trabalho no que se refere aos meios de prova, pois a CLT refere-se apenas ao interrogatrio das partes, confisso, prova documental, testemunhal e pericial. O CPC especifica como meios de prova o depoimento pessoal, a confisso, a exibio de documento ou coisa, a prova documental, a prova testemunhal, a prova pericial e a inspeo judicial.

www.pontodosconcursos.com.br

19

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Dica: Em muitas provas de concurso pblico, as bancas tentam e, por vezes, conseguem confundir os candidatos, no que se refere produo antecipada de prova que uma medida cautelar, e no meio de prova. Vamos, ento, estudar os meios de prova! Depoimento Pessoal: o depoimento prestado por uma das partes em juzo. O objetivo de colher o depoimento pessoal das partes conseguir provocar a confisso sem coero, e esclarecer os fatos controvertidos. O art. 848 da CLT estabelece que o juiz poder de ofcio interrogar as partes, sendo uma faculdade do juiz a oitiva do depoimento pessoal das partes, mesmo que no requerido pela outra parte, segundo a CLT. Vejamos os artigos do CPC e da CLT sobre o tema! Art. 342 do CPC O juiz pode de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. Art. 820 da CLT - As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento das partes, seus representantes ou advogados. A Confisso a admisso pela parte interrogada de que o fato atribudo pela outra parte a ela verdadeiro. A confisso considerada a rainha das provas. Ela poder ser real ou ficta. A confisso real aquela que ser obtida atravs do depoimento pessoal e tem presuno absoluta de veracidade dos fatos no podendo ser elidida por prova em contrrio. A confisso ficta aquela presumida e poder ser elidida por prova em contrrio durante a instruo do processo, pois tem presuno relativa de veracidade dos fatos. A confisso ficta ocorrer pelo no comparecimento da parte audincia, em que deveria prestar o seu depoimento, desde que regularmente intimada.

www.pontodosconcursos.com.br

20

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 74 do TST- CONFISSO I - Aplica-se a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. III. A vedao produo de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, no afetando o exerccio, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo. Art. 844 da CLT - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o nocomparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. OJ N 152 SDI-I Pessoa jurdica de direito pblico sujeita-se revelia prevista no artigo 844 da CLT. A confisso poder ainda ser: a) judicial: aquela que ocorre no curso do processo; b) extrajudicial: aquela que ocorre fora do processo. Ateno: No processo do trabalho, vige o Princpio da Indisponibilidade dos direitos trabalhistas. Assim, a confisso extrajudicial, estabelecida no art. 353 do CPC, no poder ser aceita. Prova Documental: Documento todo meio idneo e moralmente legtimo, capaz de comprovar materialmente a existncia de um fato. No processo do trabalho, as provas cuja exigncia documental so: a) a comprovao do pagamento de salrio (art. 464); b) o acordo de prorrogao de jornada (art. 59); c) a concesso ou o pagamento das frias (arts. 135 e 145); d) a concesso do descanso da gestante (art. 390).

www.pontodosconcursos.com.br

21

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A CLT regula, expressamente, a prova documental nos artigos 777, 780, 787 e 830. Art. 777 da CLT - Os requerimentos e documentos apresentados, os atos e termos processuais, as peties ou razes de recursos e quaisquer outros papis referentes aos feitos formaro os autos dos processos, os quais ficaro sob a responsabilidade dos escrives ou chefes de secretaria. Art. 780 da CLT - Os documentos juntos aos autos podero ser desentranhados somente depois de findo o processo, ficando traslado. Art. 787 da CLT - A reclamao escrita dever ser formulada em 2 (duas) vias e desde logo acompanhada dos documentos em que se fundar. Ateno: O art. 830 da CLT foi alterado, recentemente, pela Lei 11.925/09, com o objetivo de trazer maior celeridade prestao jurisdicional. Art. 830. O documento em cpia oferecido para prova poder ser declarado autntico pelo prprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. Pargrafo nico. Impugnada a autenticidade da cpia, a parte que a produziu ser intimada para apresentar cpias devidamente autenticadas ou o original, cabendo ao serventurio competente proceder conferncia e certificar a conformidade entre esses documentos. Vejam os principais pontos comentados abaixo: Com a alterao do artigo 830 da CLT pela Lei 11.925 de Abril de 2009, os documentos apresentados pela partes no Processo do Trabalho no precisaro ser apresentados em originais ou cpias autenticadas. A garantia da autenticidade poder ser dada pelos prprios advogados, sob sua responsabilidade pessoal. A Smula 330 TST diz que a quitao passada pelo empregado com a assistncia de sua entidade sindical ao empregador tem eficcia liberatria em relao s parcelas expressamente consignadas no recibo.

www.pontodosconcursos.com.br

22

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 330 do TST A quitao passada pelo empregado, com assistncia de entidade sindical de sua categoria, ao empregador, com observncia dos requisitos exigidos nos pargrafos do art. 477 da CLT, tem eficcia liberatria em relao s parcelas expressa-mente consignadas no recibo, salvo se oposta ressalva expressa e especificada ao valor dado parcela ou parcelas impugnadas. I - A quitao no abrange parcelas no consignadas no recibo de quitao e, conseqentemente, seus reflexos em outras parcelas, ainda que estas constem desse recibo. II - Quanto a direitos que deveriam ter sido satisfeitos durante a vigncia do contrato de trabalho, a quitao vlida em relao ao perodo expressamente consignado no recibo de quitao.

OJ SDI- I 77 Nula a punio de empregado se no precedida de inqurito ou sindicncia internos, a que se obrigou a empresa por norma regulamentar. Smula 254 do TST O termo inicial do direito ao salrio-famlia coincide com a prova da filiao. Se feita em juzo, corresponde data de ajuizamento do pedido, salvo se comprovado que anteriormente o empregador se recusara a receber a respectiva certido. Prova Pericial: O perito considerado um auxiliar da justia e ser designado pelo juiz, quando a prova do fato depender de conhecimentos tcnicos ou cientficos. Os peritos sero escolhidos dentre profissionais de nvel universitrio e devero estar obrigatoriamente inscritos nos rgos de classe. O perito poder recusar o encargo, dentro de cinco dias, contados da intimao ou de impedimento superveniente. DICA: O assistente tcnico no perito e nem auxiliar da justia, ele auxiliar da parte. Caso o perito preste informaes inverdicas, por dolo ou culpa, ele ficar inabilitado, por dois anos, para funcionar em outras percias. O juiz no ficar adstrito ao laudo pericial, podendo inclusive determinar a realizao de nova percia. A segunda percia no substitui primeira, podendo o juiz basear-se na que quiser. A prova pericial consiste em exame, vistoria e avaliaes.

www.pontodosconcursos.com.br

23

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: O art. 3 da Lei 5.584/70 revogou, tacitamente, o art. 826 da CLT ao determinar que os exames periciais sero realizados por um perito nico designado pelo juiz. Art. 826 da CLT - facultado a cada uma das partes apresentar um perito ou tcnico. Art. 827 da CLT- O juiz ou presidente poder argir os peritos compromissados ou os tcnicos, e rubricar, para ser junto ao processo, o laudo que os primeiros tiverem apresentado. Smula 341 do TST - HONORRIOS DO ASSISTENTE TCNICO A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia. Prova Testemunhal: Prova testemunhal aquela que se obtm atravs do relato, em juzo por pessoas que conhecem o fato controvertido que est sendo objeto de prova. O depoimento da testemunha dever ser colhido na audincia de instruo e julgamento perante o juiz da causa. No que tange prova testemunhal, prevalece a qualidade do depoimento das testemunhas e no a quantidade. Logo, caso exista, apenas, uma testemunha, o seu depoimento no poder ser desprezado caso seja firme e seguro. No Procedimento Ordinrio cada uma das partes no poder indicar mais de 3 testemunhas. No Procedimento Sumarssimo cada parte poder indicar at duas testemunhas. No Inqurito para apurar falta grave cada parte poder indicar at seis testemunhas. O juiz ou presidente providenciar para que o depoimento de uma testemunha no seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo.

www.pontodosconcursos.com.br

24

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Podero depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, as impedidas e as suspeitas. Estes podero ser ouvidos apenas como informante do juzo e as partes podero contraditar os seus depoimentos argindo uma das causas de impedimento, suspeio ou de incapacidade. O art. 406 do CPC aplica-se ao processo do trabalho, assim, a testemunha no ser obrigada a depor em juzo sobre fatos que lhe acarretem grave dano, bem como ao seu cnjuge ou aos seus parentes consanguneos ou afins, em linha reta ou na colateral em segundo grau e nem sobre fatos a cujo respeito por estado ou profisso, deva guardar sigilo. Testemunha referida aquela que referida no depoimento das outras testemunhas ou das partes e assim o juiz poder determinar de ofcio ou a requerimento da parte a sua inquirio (art. 418 do CPC). Contradita a denncia pela parte interessada dos motivos que impedem ou tornam suspeito o depoimento das testemunhas. Art. 405 do CPC estabelece quem so as testemunhas incapazes, impedidas e suspeitas: a) so incapazes; o interdito por demncia; o que acometido por enfermidade ou debilidade mental, ao tempo em que ocorreram os fatos no podia discerni-los ou ao tempo em que deva depor no est habilitado a transmitir as percepes; o menor de 16 anos; o cego e o urdo quando a cincia do fato depender dos sentidos que lhes faltam. b) so impedidos: o cnjuge, o ascendente e o descendente em qualquer grau, ou colateral at o terceiro grau de alguma das partes por consanguinidade ou afinidade, salvo se o exigir o interesse pblico ou tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa no se puder obter de outro modo a prova, que o juiz repute necessria ao julgamento do mrito; o que parte na causa; o que intervm em nome de uma parte como o tutor na causa do menor, o representante legal da pessoa jurdica, o juiz, o advogado e outros que assistam ou tenham assistido as partes.

www.pontodosconcursos.com.br

25

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

c) so suspeitos: o condenado por crime de falso testemunho havendo transitado em julgado a sentena; o que por seus costumes no for digno de f; o inimigo capital da parte ou o seu amigo ntimo; o que tiver interesse no litgio. Smula 357 do TST No torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador. Art. 819 da CLT - O depoimento das partes e testemunhas que no souberem falar a lngua nacional ser feito por meio de intrprete nomeado pelo juiz ou presidente. 1 - Proceder-se- da forma indicada neste artigo, quando se tratar de surdo-mudo, ou de mudo que no saiba escrever. 2 - Em ambos os casos de que este artigo trata, as despesas correro por conta da parte a que interessar o depoimento. As testemunhas no podero sofrer qualquer desconto pelas faltas ao servio, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas. Se a testemunha for funcionrio civil ou militar, e tiver de depor em hora de servio, ser requisitada ao chefe da repartio para comparecer audincia marcada. No processo do trabalho no h depsito de rol de testemunhas, que devero comparecer audincia independente de intimao. Art. 825 da CLT - As testemunhas comparecero audincia independentemente de notificao ou intimao. Pargrafo nico - As que no comparecerem ser intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a conduo coercitiva, alm das penalidades do art. 730, caso, sem motivo justificado, no atendam intimao. No Procedimento Sumarssimo somente ser deferida a intimao de testemunhas que comprovadamente convidada deixar de comparecer. Portanto, a parte dever demonstrar que a testemunha foi convidada, o que no necessrio no Procedimento Ordinrio (art. 825, pargrafo nico da CLT).

www.pontodosconcursos.com.br

26

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 828 da CLT Toda testemunha, antes de prestar o compromisso legal, ser qualificada, indicando o nome, nacionalidade, profisso, idade, residncia, e, quando empregada, o tempo de servio prestado ao empregador, ficando sujeita, em caso de falsidade, s leis penais. Pargrafo nico - Os depoimentos das testemunhas sero resumidos, por ocasio da audincia, pelo chefe de secretaria da Junta ou funcionrio para esse fim designado, devendo a smula ser assinada pelo Presidente do Tribunal e pelos depoentes. Art. 829 da CLT - A testemunha que for parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao. O art. 411 do CPC trata da deferncia de lei estabelecendo que determinadas pessoas, caso sejam testemunhas de algum processo, sero inquiridas em sua residncia ou onde exercem as suas funes. So elas: a) o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica; b) o presidente do senado e da Cmara dos deputados; c) os Ministros de estado; d) o Procurador-Geral da Repblica; e) Os Senadores e Deputados Federais; f) os Governadores dos Estados, dos Territrios e do Distrito Federal; g) os Deputados Estaduais; h) Os Ministros do Supremo tribunal federal, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal Superior Eleitoral; do Tribunal Superior do Trabalho e do tribunal de Contas da Unio; i) Os Desembargadores dos Tribunais de Justia, os juzes dos tribunais regionais Eleitorais e os Conselheiros dos tribunais de contas dos Estados e do Distrito Federal; j) o embaixador de pas que por lei ou tratado, concede idntica prerrogativa ao agente diplomtico do Brasil. BIZU DE PROVA

Dica: No se aplica ao vereador e ao prefeito esta deferncia da lei. Dica: Os membros do Ministrio Pblico da Unio tambm gozam desta prerrogativa de acordo com o art. 18, II, g da Lei complementar 75/93.

www.pontodosconcursos.com.br

27

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3.5. nus da Prova: O nus da prova o dever que a parte tem de provar em juzo as suas alegaes para o convencimento do juiz. A anlise do nus da prova poder ser dividida em duas partes: a primeira trata-se do nus subjetivo da prova e a segunda refere-se ao nus objetivo. O nus subjetivo da prova est ligado ao dever das partes em provar tal fato controvertido, assim pelo nus subjetivo o magistrado dever analisar quem tem o dever, ou seja, o encargo de prov-lo. O nus objetivo est ligado prova do fato. No Processo do Trabalho o art. 818 da CLT combinado com o art. 333 do CPC tratam do nus subjetivo da prova. Art. 818 da CLT A prova das alegaes incumbe parte que as fizer. Art. 333 do CPC O nus da prova incumbe: IIIao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Fato constitutivo aquele que deu origem relao jurdica que est sendo discutida em juzo. Exemplificando: empregado requer o reconhecimento do vnculo empregatcio e a reclamada nega a prestao de servios, ele dever provar o fato constitutivo de seu direito Fato extintivo aquele que pe fim relao jurdica deduzida no processo. Exemplificando: empregado postula o pagamento de salrios e o empregador prova que pagou atravs de recibos assinados pelo empregado.

www.pontodosconcursos.com.br

28

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Fato impeditivo aquele que, segundo Alexandre Freitas Cmara, tem contedo negativo, ou seja, a ausncia de alguns dos requisitos genricos de validade do ato jurdico (agente capaz, forma, objeto lcito). Exemplificando: O reclamado demonstrar que o reclamante era de fato associado de uma cooperativa o que exclui o pedido de declarao de vnculo empregatcio, conforme o art. 442, pargrafo nico da CLT. Fato modificativo aquele que no ir extinguir, mas alterar a relao jurdica entre as partes. Exemplificando: a prova postuladas pelo reclamante. de pagamento parcial das verbas

A distribuio do nus da prova e a prova da existncia ou no da relao de emprego processar-se- da seguinte forma: a) Se o reclamante requerer em juzo o reconhecimento do vnculo de emprego e a reclamada alegar que no houve a prestao de tais servios,ser do empregado o nus de provar o fato constitutivo de seu direito. b) Se o reclamante requerer o reconhecimento do vnculo de emprego e a reclamada na defesa admitir a prestao dos servios do empregado, mas alegar, por exemplo que ele era trabalhador eventual, a ser do empregador o nus de provar que a relao havida no era de emprego. Smula 212 do TST - DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. A Smula 338 do TST admite a inverso do nus da prova no processo do trabalho, no que se refere aos pedidos de horas extras, quando a empresa contar com mais de 10 empregados e negar-se a apresentar os controles de freqncia, injustificadamente.

www.pontodosconcursos.com.br

29

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 338 do TST JORNADA DE TRABALHO. REGISTRO. NUS DA PROVA. I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no-apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio. III - Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniformes so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir. H algumas smulas e orientaes jurisprudenciais do TST que estabelecem o nus da prova em determinados casos, o que prevalece sobre a regra geral do art. 818 da CLT e 333 do CPC. Observem abaixo: Smula 6 do TST EQUIPARAO SALARIAL. ART. 461 DA CLT. VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. Smula 16 do TST- NOTIFICAO Presume-se recebida a notificao 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu norecebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do destinatrio. Smula 385 do TST Cabe parte comprovar, quando da interposio do recurso, a existncia de feriado local ou de dia til em que no haja expediente forense, que justifique a prorrogao do prazo recursal. OJ 301 SDI-I TST Definido pelo reclamante o perodo no qual no houve depsito do FGTS, ou houve em valor inferior, alegada pela reclamada a inexistncia de diferena nos recolhimentos de FGTS, atrai para si o nus da prova, incumbindo-lhe, portanto, apresentar as guias respectivas, a fim de demonstrar o fato extintivo do direito do autor (art. 818 da CLT c/c art. 333, II, do CPC).

www.pontodosconcursos.com.br

30

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva BIZU DE PROVA Esta OJ foi cancelada em Maio de 2011. OJ 215 SDI-I TST VALE-TRANSPORTE. NUS DA PROVA do empregado o nus de comprovar que satisfaz os requisitos indispensveis obteno do vale-transporte. Incidente de falsidade: O art. 390 da CLT aplicado subsidiariamente ao processo do trabalho, uma vez que a CLT no regulamenta o incidente de falsidade documental. Diz o art. 390 da CLT que o incidente de falsidade ser aplicado, em qualquer tempo e grau de jurisdio, incumbindo parte, contra quem foi produzido o documento suscit-lo na contestao ou no prazo de 10 dias, contados da intimao da sua juntada aos autos. A regra do art. 390 do CPC dever ser adaptada ao processo do trabalho, porque neste a parte toma cincia do documento em audincia. Assim, o prazo de 10 dias dever ser aberto para a argio do incidente de falsidade. Inspeo judicial: (Artigos 440/443 do CPC) a atividade instrutria do juiz, destinada a examinar uma coisa ou lugar, a fim de tomar conhecimento de suas caractersticas (Liebman). A CLT omissa em relao inspeo judicial, por isso, aplica-se o Cdigo de Processo Civil, subsidiariamente. A inspeo judicial ter lugar toda vez que houver necessidade de o juiz deslocar-se ao local, em que estiver a pessoa ou coisa, conforme estabelece o art. 440 do CPC. Art. 440 CPC O juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisa, a fim de esclarecer sobre fato, que interesse deciso da causa.

www.pontodosconcursos.com.br

31

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3.6. Encerramento da instruo e razes finais: Terminada a instruo processual, as partes podero aduzir razes finais, no prazo de dez minutos para cada parte (art. 850 da CLT). Portanto, as razes finais no so obrigatrias. Razes finais ou alegaes finais so as faculdades conferidas s partes de manifestarem-se nos autos do processo, antes que a sentena seja proferida. No Processo oralmente. do Trabalho, as razes finais so oferecidas

Na prtica, quando a sentena no for proferida na prpria audincia, alguns juzes permitem que as partes ofeream razes finais por escrito, em forma de memoriais. Tal praxe extrada da aplicao analgica do art. 454, pargrafo 3, do CPC. 3.7. Dissdios Individuais: Dissdio Individual aquele no qual o interesse em conflito, ou seja, o bem da vida perseguido pelas partes refere-se s pessoas individualizadas, sendo possvel determin-las. Exemplificando: Na ao trabalhista interposta por Adalgisa em face de Maria das Dores, possvel determinar as partes envolvidas no conflito. Sabemos que Adalgisa (parte autora) empregada domstica e postula os seus direitos (bem da vida perseguido), alegando que trabalhou para Maria das Dores (parte r), indicando-a como sua empregadora. Art. 842 da CLT Sendo vrias as reclamaes e havendo identidade de matria, podero ser acumuladas num s processo, se se tratar de empregados da mesma empresa ou estabelecimento. Ateno: A doutrina menciona que o art. 842 da CLT trata de uma cumulao subjetiva de aes, na qual h a existncia de vrios autores. Para que ocorra esta cumulao de aes ser necessria a presena de dois requisitos: Identidade de matria; Que os empregados sejam da mesma empresa ou estabelecimento.

www.pontodosconcursos.com.br

32

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva DICA: importante esclarecer o que significa Dissdio Individual Plrimo (art. 842 da CLT). Dissdios Individuais Plrimos: So aqueles que se referem aos sujeitos determinados, ocorrendo a pluralidade de autores ou a pluralidade de rus, acarretando a formao de litisconsrcio. Litisconsrcio ocorrer quando houver mais de um autor ou mais de um ru na mesma ao. Chama-se litisconsrcio ativo quando houver mais de um autor e litisconsrcio passivo quando houver mais de um ru. Como j mencionado, poder ocorrer o Dissdio Individual Plrimo quando os pedidos dos autores nas reclamaes trabalhistas forem idnticos e o empregador (Reclamado) for o mesmo. H que se ressaltar que Dissdio individual Plrimo diferencia-se de Dissdio Coletivo, pois no segundo os sujeitos do processo (partes) so indeterminados individualmente, uma vez que os Sindicatos que so os legitimados para propor o Dissdio Coletivo. No Dissdio Coletivo, o interesse em conflito pertence a um grupo ou a uma categoria. Forma de Reclamao: No incio do curso, estudamos o Princpio da Inrcia da Jurisdio e vimos que o juiz, somente, poder prestar a tutela jurisdicional, ou seja, dar uma soluo a um conflito de interesses entre as partes, quando for provocado pela parte. E como ocorrer esta provocao? Ser atravs da petio inicial, que recebe o nome de reclamao trabalhista no processo do trabalho e poder ser de forma escrita ou verbal. A CLT em seu art. 840 no emprega o termo petio inicial! VERBAL: Quando a reclamao for verbal, ela dever ser distribuda antes mesmo de sua reduo a termo. (A reduo a termo um ato processual realizado por um servidor da Vara de Trabalho).
www.pontodosconcursos.com.br

33

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

A petio inicial verbal dever observar, quando couber , os requisitos exigidos para a petio inicial escrita que esto elencados no pargrafo 1 do art. 840 da CLT (art. 840, pargrafo 2 da CLT). Art. 840 da CLT A reclamao poder ser escrita ou verbal. 1 - Sendo escrita, a reclamao dever conter a designao do Juiz da Vara da Vara de trabalho a quem for dirigida, a qualificao do reclamante e do reclamado, uma breve exposio dos fatos de que resulte o dissdio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. 2 - Se verbal, a reclamao ser reduzida a termo, em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivo ou chefe de secretaria, observado, no que couber, o disposto no pargrafo anterior. DICA: oportuno ressaltar que a distribuio da reclamao trabalhista somente ocorrer, nas localidades onde existirem mais de uma Vara do Trabalho. ESCRITA: A petio inicial do Dissdio Coletivo (art. 856 da CLT) e do inqurito para apurao de falta grave deve ser necessariamente escrita (art. 853 da CLT). O art. 840 1 da CLT elenca os requisitos para a apresentao da reclamao trabalhista, so eles: A designao do Juiz Presidente da Vara ou do Juiz de Direito a que for dirigida; A qualificao do reclamante e do reclamado; A breve exposio dos fatos de que resulte o dissdio; Data e assinatura do reclamante ou do seu representante; O pedido. importante falar que o pedido o objeto da ao, ou seja, aquilo que se pede ao Poder Judicirio. No direito processual, o pedido sinnimo de mrito. Aditamento da petio inicial: Antes do recebimento da notificao citatria pelo ru, ao autor facultado modificar o pedido atravs de um aditamento da petio inicial.

www.pontodosconcursos.com.br

34

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

O aditamento do pedido est previsto no art. 294 do CPC que aplicado subsidiariamente ao processo do trabalho por fora do art. 769 da CLT. O art. 294 do CPC estabelece que antes da citao, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas, em razo desta iniciativa. No processo do trabalho, o autor no sofrer qualquer sano processual pelo fato de aditar a petio inicial, no se aplicando a parte final do art. 294 do CPC. Depois da notificao citatria do ru o aditamento somente poder ocorrer com a concordncia dele (art. 264 do CPC). Indeferimento da petio inicial: O art. 295 do CPC prev as hipteses em que a petio inicial ser indeferida, ou seja, ser recusada pelo juiz. As hipteses de indeferimento da petio inicial so: a) quando for inepta; b) quando a parte for manifestamente ilegtima; c) quando o autor carecer de interesse processual; d) quando o juiz verificar a decadncia ou a prescrio; e) quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao, caso em que s no ser indeferida se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; f) quando no atendidas as prescries dos artigos 39, pargrafo nico, primeira parte e 284 do CPC. Inepta aquela petio que falta um pedido ou uma causa de pedir, ou aquela que contiver pedidos juridicamente impossveis ou incompatveis entre si. Tambm ser considerada inepta a petio inicial de cuja narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso.

www.pontodosconcursos.com.br

35

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Emenda da petio inicial: O art. 284 do CPC prev a possibilidade de o juiz, quando verificar que a petio inicial no preenche os requisitos legais, determinar que o autor a emende ou complete em 10 dias. Se no prazo legal o autor no emendar a petio inicial, o juiz ir indeferi-la. Forma da Notificao: Na reclamao trabalhista no h citao do reclamado, mas notificao via postal do mesmo, por meio de remessa automtica do servidor de secretaria da vara, em 48 horas, do recebimento da ao, notificando o reclamado a comparecer para a primeira audincia desimpedida em: 05 dias para os reclamados em geral 20 dias para Unio, estado, DF, municpios, autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais, municipais que no explorem atividades econmicas (Decreto-Lei 779/69 que diz que o prazo do art. 841da CLT ser qudruplo).

A notificao poder ser: a) por registro postal em regra; b) por edital quando o ru no for encontrado ou criar embaraos ao recebimento da reclamao. O Edital ser publicado em um jornal oficial ou em expediente forense e, somente, na falta destes, ser afixado na sede ou juzo. Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio. A notificao postal ser feita com o aviso de recebimento, para que se possa verificar se ocorreu ou no a citao. No processo do trabalho, a citao somente ser pessoal em sede de execuo. Sendo assim, bastar a entrega da citao no endereo indicado. Caber parte comprovar que no a recebeu no prazo devido.

www.pontodosconcursos.com.br

36

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Legitimidade para ajuizar: A petio inicial da ao trabalhista pode ser formulada: Pelos sujeitos da relao de emprego ou por seus representantes legais; Pelos Sindicatos em defesa dos interesses ou direitos coletivos ou individuais da categoria que representam; Pelo Ministrio Pblico do Trabalho, nos casos previstos em lei. Ateno: Com a ampliao da competncia da Justia do Trabalho pela Emenda Constitucional 45/2004, a petio inicial tambm poder ser apresentada: Por outros titulares da relao de trabalho (estagirio, autnomo, voluntrio, eventual, etc.); Pela Unio na ao de cobrana das multas impostas aos empregadores pela Delegacia Regional do Trabalho; Pelos Sindicatos quando ocorrer conflitos entre os Sindicatos ou entre estes e os associados; Pelos tomadores de servio ou pelos empregadores. DICA: O artigo abaixo transcrito muito cobrado em provas de concurso, pois quando o menor de 18 anos no tiver representante legal, ou seja, pai, me ou tutor ele poder ser representado pelos entes descritos no art. 793 da CLT. Art. 793 da CLT A reclamao trabalhista do menor de 18 anos ser feita por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria da Justia do Trabalho, pelo sindicato, pelo Ministrio Pblico estadual ou curador nomeado em Juzo DICA: Geralmente as bancas de concurso dizem que os empregados podero ser representados pelo Ministrio Pblico Federal, o que est errado, porque o art. 793 da CLT menciona Ministrio Pblico Estadual. Ateno: A Procuradoria da Justia do Trabalho rgo do Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) que um dos ramos do Ministrio Pblico da Unio. Assim, se na prova vier na assertiva o Ministrio Pblico do Trabalho estar correto, pois ele poder propor a reclamao trabalhista conforme o art. 793 da CLT.

www.pontodosconcursos.com.br

37

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3.8.Procedimento Ordinrio e Sumarssimo: 3.8.1. Procedimento Ordinrio: BIZU DE PROVA

Ateno: importante falar da distino entre o processo e o procedimento. O processo o sistema adotado pelo Estado para o exerccio da Jurisdio, ele o instrumento utilizado pela jurisdio para fazer valer o direito material quando este for violado. O procedimento a forma como o processo ir desenvolver-se, so os atos seqenciais do processo. O procedimento ou rito ordinrio est regulado pelos artigos 837/852 da CLT. Neste tipo de procedimento a audincia poder ser una ou dividida em trs partes: a) Audincia de conciliao ou inaugural: Nesta fase, o ru ir apresentar a sua defesa, que poder ser verbal em 20 minutos ou escrita e o juiz far a primeira proposta de conciliao obrigatria, antes de receber a defesa. No havendo acordo, o juiz marcar a data para a audincia de instruo, para a qual as partes ficaro, desde logo, intimadas. O empregador poder ser representado por preposto e o empregado poder ser substitudo por outro empregado, da mesma profisso. Quando o reclamante no comparecer o processo ser arquivado e quando o reclamado no comparecer para apresentar a sua contestao, ser considerado revel e confesso quanto matria de fato.

www.pontodosconcursos.com.br

38

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) Audincia de instruo: As partes que devero comparecer nesta audincia, sob pena de confisso (Smula 74 do TST). Nesta fase as provas sero produzidas no processo. O juiz ouvir o depoimento pessoal das partes, ouvir as testemunhas e encerrados os depoimentos as partes podero aduzir razes finais orais em 10 minutos para cada parte. Aps as razes finais, o juiz renovar a proposta de conciliao e caso no haja possibilidade de acordo, o juiz marcar uma data para a audincia de julgamento. c) Audincia de julgamento: Nesta fase, o juiz proferir a sua sentena, solucionando o conflito de interesses das partes que lhe foi submetido. No Procedimento Sumarssimo, a audincia dever ser una, ou seja, nica, no podendo ser dividida em fases. Assim, a sentena do juiz no procedimento sumarssimo ser proferida na mesma audincia. 3.8.2. Procedimento Sumarssimo: Com o objetivo de trazer maior celeridade para os processos julgados pela Justia do Trabalho, a Lei 9.957 de 2000, introduziu o procedimento sumarssimo no Processo do Trabalho. O Procedimento ou Rito Sumarssimo est previsto nos artigos 852-A /852- I da CLT, que passarei a comentar! Art. 852-A da CLT - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Pargrafo nico - Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. Pela leitura literal do artigo verificamos que o procedimento sumarssimo no se aplica aos dissdios coletivos, uma vez que, o caput do artigo acima transcrito fala em dissdios individuais.

www.pontodosconcursos.com.br

39

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Para verificar se os pedidos ultrapassam a 40 vezes o salrio-mnimo, a data limite para o clculo a data do ajuizamento da ao. Este tipo de procedimento no ser aplicado nas demandas em que figurarem como parte a Unio, os Estados, os Municpios, o Distrito Federal, as Autarquias e as Fundaes Pblicas Federais. Art. 852-B da CLT - Nas reclamaes enquadradas no procedimento sumarssimo: I- o pedido dever ser certo ou determinado e indicar o valor correspondente; II- no se far citao por edital, incumbindo ao autor a correta indicao do nome e endereo do reclamado; III- a apreciao da reclamao dever ocorrer no prazo mximo de quinze dias do seu ajuizamento, podendo constar de pauta especial, se necessrio, de acordo com o movimento judicirio da Junta de Conciliao e Julgamento. 1 - O no atendimento, pelo reclamante, do disposto nos incisos I e II deste artigo importar no arquivamento da reclamao e condenao ao pagamento de custas sobre o valor da causa. 2 - As partes e advogados comunicaro ao juzo as mudanas de endereo ocorridas no curso do processo, reputando-se eficazes as intimaes enviadas ao local anteriormente indicado, na ausncia de comunicao. O pedido dever ser certo ou determinado, uma vez que esta a forma de verificar se a causa ultrapassa ou no os quarenta salrios-mnimos. Caso o reclamante no faa pedido certo ou determinado e nem indique na petio inicial o endereo e nome correto do reclamado, o processo ser arquivado e ele ser condenado ao pagamento das custas calculadas sobre o valor dado causa.

www.pontodosconcursos.com.br

40

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A audincia ser una e realizar-se- nos quinze dias, do ajuizamento da reclamao trabalhista. Art. 852-C da CLT As demandas sujeitas a rito sumarssimo sero instrudas e julgadas em audincia nica, sob a direo de juiz presidente ou substituto, que poder ser convocado para atuar simultaneamente com o titular. Art. 852-D da CLT O juiz dirigir o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas, considerado o nus probatrio de cada litigante, podendo limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias, bem como para apreci-las e dar especial valor s regras de experincia comum ou tcnica. Art. 852-E da CLT - Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia. A sesso mencionada, neste artigo, a audincia. Neste tipo de procedimento, no h a obrigatoriedade de duas propostas de conciliao, mas o juiz a qualquer tempo dever tentar conciliar o conflito. Art. 852-F da CLT Na ata de audincia sero registrados resumidamente os atos essenciais, as afirmaes fundamentais das partes e as informaes teis soluo da causa trazidas pela prova testemunhal. Os depoimentos das partes e das testemunhas sero resumidos na Ata de audincia pela secretria de audincia.

Art. 852-G da CLT - Sero decididos, de plano, todos os incidentes e excees que possam interferir no prosseguimento da audincia e do processo. As demais questes sero decididas na sentena.

www.pontodosconcursos.com.br

41

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Com o objetivo de celeridade nos julgamento das causas submetidas ao procedimento sumarssimo, todos os incidentes processuais ou excees sero resolvidos de imediato. Art. 852-H da CLT - Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. 1 - Sobre os documentos apresentados por uma das partes manifestar-se- imediatamente a parte contrria, sem interrupo da audincia, salvo absoluta impossibilidade, a critrio do juiz. 2 - As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. 3 - S ser deferida intimao de testemunha que, comprovadamente convidada, deixar de comparecer. No comparecendo a testemunha intimada, o juiz poder determinar sua imediata conduo coercitiva. 4 - Somente quando a prova do fato o exigir, ou for legalmente imposta, ser deferida prova tcnica, incumbindo ao juiz, desde logo, fixar o prazo, o objeto da percia e nomear perito. 5 - (VETADO) 6 - As partes sero intimadas a manifestar-se sobre o laudo, no prazo comum de cinco dias. 7 - Interrompida a audincia, o seu prosseguimento e a soluo do processo dar-se-o no prazo mximo de trinta dias, salvo motivo relevante justificado nos autos pelo juiz da causa.

www.pontodosconcursos.com.br

42

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 852-I da CLT A sentena mencionar os elementos de convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, dispensado o relatrio. 1 - O juzo adotar em cada caso a deciso que reputar mais justa e equnime, atendendo aos fins sociais da lei e as exigncias do bem comum. 3 - As partes sero intimadas da sentena na prpria audincia em que prolatada. O juiz no precisar elaborar o relatrio ao proferir a sua sentena, bastando que faa um breve resumo dos fatos ocorridos na audincia uma que forem relevantes para o julgamento da causa. Como a audincia una (nica), as partes sero consideradas intimadas da sentena na prpria audincia em que o juiz prolatou a sua sentena, contando-se a partir da o prazo recursal. Principais caractersticas do procedimento sumarssimo: No poder ser aplicado o procedimento sumarssimo nas causas em que figuram os rgos da administrao direta, autrquica e fundacional. (Pessoas jurdicas de direito pblico) Aplica-se o procedimento sumarssimo s empresas pblicas e sociedades de economia mista. (Pessoas jurdicas de direito privado). As aes submetidas ao procedimento sumarssimo devero ser apreciadas num prazo mximo de 15 dias do seu ajuizamento. O processo submetido ao procedimento sumarssimo dever ser instrudo e julgado em audincia nica, exceto se a critrio do juiz for impossvel no interromper a audincia quando a parte contrria tiver que manifestar-se sobre documentos juntados pela outra parte. O Procedimento sumarssimo somente ter lugar nas aes trabalhistas individuais, cujo valor da causa seja inferior a 40 salrios mnimos. Nas aes enquadradas no procedimento sumarssimo o pedido dever ser certo ou determinado indicando o valor correspondente. No se far citao por edital nas aes submetidas ao procedimento sumarssimo. O autor dever indicar corretamente o nome e endereo do reclamado.
www.pontodosconcursos.com.br

43

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Todos os incidentes e excees que puderem interferir no prosseguimento das audincias e do processo devero ser decididos de plano. Cada parte somente poder apresentar at duas testemunhas. S haver intimao de testemunhas que comprovadamente convidada pela parte no comparecer a audincia. A prova pericial somente ser cabvel quando a prova do fato a exigir ou for legalmente imposta como por ex. o art. 195 CLT. O juiz dispensado de fazer o relatrio nas sentenas sujeitas ao procedimento sumarssimo. Soluo imediata de incidentes e excees que interfiram no prosseguimento do processo. Prazo comum de cinco dias para manifestao sobre o laudo pericial. Principais distines: Procedimento Ordinrio At 3 testemunhas para cada parte Relatrio exigido na sentena Permite-se citao por Edital Aplica-se s pessoas jurdicas de direito pblico Parecer oral ou escrito dos membros do MPT nos recursos Procedimento Sumarssimo At 2 testemunhas para cada parte Relatrio dispensado No se admite citao por Edital No se aplica s pessoas jurdicas de direito pblico Parecer oral dos membros do MPT nos recursos

No h exigncia de pedido certo e H exigncia de pedido certo e determinado determinado.

www.pontodosconcursos.com.br

44

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3.9.Questes de Prova: 1. (FCC- analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Messias, metalrgico, ajuizou reclamao trabalhista em face de sua exempregadora, a empresa X. No dia da audincia Messias teve um problema estomacal e foi internado em hospital. Sua irm, preocupada com a audincia, levou toda a documentao para seu amigo, o metalrgico Sidnei. Neste caso, o comparecimento de Sidnei na audincia com o atestado mdico comprobatrio da sua internao (A) no evita o arquivamento da ao, tendo em vista que Sidnei no competente para representar Messias. (B) evita o arquivamento da reclamao. (C) evita o arquivamento da reclamao bastando que Sidnei apresente procurao de Messias. (D) evita o arquivamento da reclamao desde que Sidnei apresente procurao de Messias e comparea com advogado legalmente habilitado. (E) evita o arquivamento da reclamao, desde que comparea com advogado legalmente habilitado, bem como com duas testemunhas que conheam o fato. 2. (FCC /TRT-AL Tcnico Judicirio 2008) A ausncia do reclamante, quando adiada a instruo aps contestada a ao em audincia, (A) importar no arquivamento da reclamao, sendo que o reclamante poder ajuizar nova ao postulando verbas que no foram anteriormente postuladas. (B) importar no arquivamento da reclamao, sendo que o reclamante poder ajuizar nova ao postulando as mesmas verbas anteriormente postuladas. (C) importar no arquivamento da reclamao, sendo que o reclamante poder pedir o desarquivamento do processo e continuar com a reclamao. (D) no importa no arquivamento do processo tendo em vista que a ao j tinha sido contestada. (E) importar no reconhecimento da revelia, alm de confisso quanto matria de fato.

www.pontodosconcursos.com.br

45

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3. (FCC - Analista Judicirio rea Adm./TRT/AM-RR/2006). Para que a empresa reclamada possa preparar a sua contestao entre a data do recebimento da citao e a data da realizao da audincia deve haver prazo mnimo de: a) 05 dias. b) 10 dias. c) 15 dias. d) 20 dias. e) 30 dias. 4. (FCC /TRT-AL Tcnico Judicirio 2008) Maria ajuizou reclamao trabalhista em face da empresa DEDE. Joo, proprietrio da empresa, cientificado da respectiva reclamao, contratou advogado na vspera da data designada para a realizao da audincia, em que ser obedecido o procedimento ordinrio. O advogado advertiu Joo de que teria que apresentar defesa oral em razo da proximidade da contratao. Neste caso, de acordo com a CLT, o advogado (A) no poder apresentar defesa oral em razo do procedimento ordinrio da respectiva reclamao trabalhista. (B) poder apresentar defesa oral e ter o prazo de 20 minutos para aduzir sua defesa. (C) poder apresentar defesa oral e ter o prazo de 10 minutos para aduzir sua defesa. (D) no poder apresentar defesa oral por expressa disposio legal, independentemente do procedimento adotado pela ao reclamatria. (E) poder apresentar defesa oral e ter o prazo de 30 minutos para aduzir sua defesa. 5. (FCC/Tcnico Judicirio/TRT-PB/2005) A reclamao trabalhista ser arquivada se o: a) reclamado no comparecer para a audincia de tentativa de conciliao, instruo e julgamento. b) reclamado no comparecer comisso de conciliao prvia. c) empregado no comparecer audincia de instruo do processo, adiada por ausncia de suas testemunhas, aps a apresentao da defesa. d) empregado no aceitar a proposta de conciliao formulada pelo juiz. e) empregado no comparecer audincia una.

www.pontodosconcursos.com.br

46

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 6. (FCC/Tcnico Judicirio/TRT-PB/2005) Considera-se revel a reclamada, quando no a) comparece audincia una. b) apresenta advogado constitudo para a sua defesa. c) comparece audincia de instruo, adiada por ausncia de suas testemunhas, aps a apresentao da defesa. d) apresenta proposta perante a comisso de conciliao prvia. e) constitui preposto habilitado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. 7. (FCC/Analista Judicirio- Execuo de Mandados/ TRT-AM/ 2005) As audincias so realizadas: a) nos dias teis entre 10 e 16 horas. b) em dias teis previamente fixados entre 8 e 18 horas. c) de segunda a quinta entre 12 e 18 horas. d) em qualquer dia da semana exceto aos domingos entre 8 e 18 horas. e) em qualquer dia da semana entre 13 e 18 horas. 8. (FCC/TRT/17 Analista judicirio/2004) O juiz deve propor a conciliao a) somente na abertura da audincia de instruo e julgamento b) depois de oferecida a defesa pelo ru e depois de encerrada a instruo processual c) na abertura da audincia de instruo e julgamento e antes de ser proferida a deciso d) antes de ser oferecida a defesa e antes de serem aduzidas as razes finais e) depois de oferecida a defesa e antes de ser proferida a deciso.

www.pontodosconcursos.com.br

47

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 9. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 4 Regio 2011) A empresa X possui 3 empregados; a empresa Y possui 7 empregados e a empresa Z possui 10 empregados. Em reclamao trabalhista relativa ao pagamento de horas extras laboradas, no ter o nus de provar as horas trabalhadas com a apresentao do controle de frequncia a) a empresa Z, somente. b) a empresa X, somente. c) as empresas X e Y, somente. d) as empresas Y e Z, somente. e) as empresas X, Y e Z. 10. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Camila, advogada de Ana, pretende ajuizar reclamao trabalhista cujo valor da causa de R$ 17.000,00. Neste caso, em regra, (A) Camila dever arrolar previamente at duas testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. (B) na data da audincia, Ana dever trazer at trs testemunhas, independentemente de intimao. (C) o pedido dever ser certo e determinado, indicando o valor de R$ 17.000,00. (D) Camila poder requerer a citao por edital se a empresa r, comprovadamente, possuir endereo incerto. (E) Camila dever arrolar previamente at trs testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. 11. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Em determinada reclamao trabalhista Janaina, advogada da reclamante, anexou petio inicial cpia simples, extrada da internet, de Conveno Coletiva de Trabalho da Categoria. Este documento, de acordo com Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, (A) no possui valor probante, uma vez que as Convenes Coletivas de Trabalho devem ser anexadas aos autos obrigatoriamente por meio de cpias com carimbo do rgo representativo da categoria em questo. (B) no possui valor probante, pois os instrumentos normativos que acompanham a reclamao ou a contestao devem ser obrigatoriamente cpias autenticadas em razo da relevncia jurdica. (C) possui valor probante incontestvel, tratando-se de documento comum a ambas as partes e de fcil acesso. (D) no possui valor probante, uma vez que foi extrado da internet e no de rgos oficiais.

www.pontodosconcursos.com.br

48

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (E) possui valor probante, desde que no haja impugnao do seu contedo, eis que se trata de documento comum a ambas as partes. 12. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) As partes sero inquiridas pelo Juiz e, por seu intermdio, pelos seus representantes e advogados. 13. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) A respeito do nus da prova, observando-se os posicionamentos jurisprudenciais majoritrios, assinale a alternativa correta: I) Com relao s empresas que possuem mais de dez empregados, a no apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II) O nus de provar a data do trmino do contrato laboral pertence ao empregado, se negado o despedimento, considerando-se a regra de que o a prova das alegaes incumbe parte que as fizer. III) do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. IV) As anotaes na carteira profissional do empregado, quando apostas pelo empregador geram presuno juris et de jure. V) Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniforme so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir. a) Todas as alternativas so corretas; b) Somente uma alternativa verdadeira; c) Somente duas alternativas so verdadeiras; d) Somente trs alternativas so verdadeiras; e) Somente quatro alternativas so verdadeiras.

www.pontodosconcursos.com.br

49

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 14. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 regio 2009) A prova pr-constituda nos autos (A) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta em razo do princpio da verdade real aplicado no processo do trabalho. (B) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que processualmente foram produzidas antes da ocorrncia da confisso. (C) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta, no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. (D) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta e o indeferimento de provas posteriores implica o cerceamento de defesa. (E) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que esta confisso gera presuno absoluta da verdade dos fatos confessos. 15. (Juiz do Trabalho TRT 24 Regio 2006) A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia. 16. (FCC/TRT-AL Tcnico Judicirio 2008) Considere: I. Litispendncia. II. Conexo. III. Exceo de incompetncia relativa do juzo. IV. Carncia de Ao. V. Exceo de suspeio. NO devero ser argidas em contestao a objees indicadas APENAS em; (A) III e V. (B) I, II e III. (C) II e III. (D) I, II e V. (E) IV e V.

www.pontodosconcursos.com.br

50

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 17. (FCC/Analista Judicirio rea Judiciria/TRT-SE/ 2006) Considere as seguintes assertivas a respeito das excees no processo do trabalho: I- Apresentada exceo de incompetncia abrir-se- vista dos autos ao exceto, por cinco dias improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. II- O parentesco por consanginidade ou afinidade at o quarto grau civil do juiz com relao pessoa dos litigantes causa de suspeio do juzo, que poder ser oposta atravs de exceo. III- Nas causas da jurisdio da justia do trabalho, somente as excees de suspeio ou incompetncia acarretam a suspenso do feito. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, est correto apenas o que se afirma em: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 18. (FCC/TRT-SP/Tcnico Judicirio - rea Administrativa/2008) Quanto s partes e aos procuradores, correto afirmar: (A) O empregador que no puder comparecer audincia de instruo e julgamento poder fazer-se representar por seu advogado, desde que este esteja munido de procurao com poderes para tanto. (B) O empregado que no puder comparecer audincia de instruo e julgamento por motivo de doena poder fazer-se representar por sua esposa ou pessoa da famlia. (C) Em se tratando de reclamao plrima, os empregados podero fazer-se representar na audincia de instruo e julgamento pelo sindicato de sua categoria. (D) A reclamao trabalhista do menor de 16 anos, na falta de seus representantes legais, poder ser feita por outro empregado maior que pertena mesma profisso. (E) Sendo o reclamante empregado domstico, a representao do empregador s pode ser feita pelo proprietrio do imvel onde exera suas funes.

www.pontodosconcursos.com.br

51

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 19. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 9 Regio 2010) A respeito da revelia, correto afirmar: (A) Se, havendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor para aqueles que no apresentarem contestao. (B) Se ocorrer a revelia, o autor no poder alterar o pedido, mas poder alterar a causa de pedir, independentemente de nova citao. (C) Contra o revel que no tenha patrono nos autos, os prazos correro, independentemente de intimao, a partir da publicao de cada ato decisrio. (D) O revel poder intervir no processo em qualquer fase, sendo-lhe lcito apresentar contestao, ainda que fora do prazo legal. (E) Se ocorrer a revelia, o autor poder demandar declarao incidente, independentemente de nova citao. 20. (FGV - EXAME de Ordem UNIFICADO - 2011.1) Em audincia de conciliao, instruo e julgamento, o reclamado no respondeu ao prego, mas compareceu o seu advogado, munido de procurao e dos atos constitutivos da empresa. Dada a palavra ao reclamante, seu advogado requereu que a empresa fosse considerada revel e confessa, pelo que o juiz indeferiu a juntada da defesa escrita que o advogado da parte reclamada pretendia apresentar. Assinale a alternativa correta, indicando como deve o advogado da parte reclamada proceder. a) Deve lanar em ata o protesto, alegando que, no processo do trabalho, a revelia decorre da falta de apresentao de defesa, pelo que a presena do advogado, munido de procurao, supre a ausncia da parte. Deve conformar-se, pois, no processo do trabalho, a revelia decorre da ausncia da parte r, importando em confisso quanto a qualquer matria, pelo que a presena do advogado da parte ausente, munido de procurao e defesa, irrelevante. Deve lanar em ata o protesto, alegando que, no processo do trabalho, a revelia decorre da ausncia da parte r, importando em confisso quanto matria de fato, pelo que o juiz deve receber a defesa apresentada pelo advogado da parte ausente, desde que munido de procurao, para o exame das questes de direito.

b)

c)

www.pontodosconcursos.com.br

52

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva d) Deve conformar-se, pois, no processo do trabalho, a revelia tanto pode decorrer da ausncia da parte r quanto da falta de apresentao da defesa, estando ou no presente o advogado da parte ausente (ainda que munido de procurao) e sempre importa em confisso quanto a qualquer matria, de fato ou de direito.

21. (FGV - EXAME de Ordem UNIFICADO - 2010.2) No dia 23.05.2003, Paulo apresentou reclamao verbal perante o distribuidor do frum trabalhista, o qual, aps livre distribuio, o encaminhou para a 132 Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Entretanto, Paulo mudou de idia e no compareceu secretaria da Vara para reduzi-la a termo. No dia 24.12.2003, Paulo retornou ao distribuidor da Justia do Trabalho e, decidido, apresentou novamente a sua reclamao verbal, cuja livre distribuio o encaminhou para a 150 Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Desta vez, o trabalhador se dirigiu secretaria da Vara, reduziu a reclamao a termo e saiu de l ciente de que a audincia inaugural seria no dia 01.02.2004. Contudo, ao chegar o dia da audincia, Paulo mudou de idia mais uma vez e no compareceu, gerando o arquivamento dos autos. Diante desta situao concreta, correto armar que: a) Paulo no poder ajuizar uma nova reclamao verbal, uma vez que a CLT probe o ajuizamento sucessivo de trs reclamaes desta modalidade. Paulo poder ajuizar uma nova reclamao verbal, uma vez que somente a segunda foi reduzida a termo, gerando apenas um arquivamento dos autos por ausncia do autor na audincia inaugural. Paulo no poder ajuizar uma nova reclamao verbal, uma vez que deu ensejo perempo prevista no CPC, aplicvel subsidiariamente ao processo do trabalho. Paulo poder ajuizar nova reclamao trabalhista, mas apenas na forma escrita e assistido obrigatoriamente por advogado.

b)

c)

d)

www.pontodosconcursos.com.br

53

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 22. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio - 2011) Camila, advogada de Ana, pretende ajuizar reclamao trabalhista cujo valor da causa de R$ 17.000,00. Neste caso, em regra, (A) Camila dever arrolar previamente at duas testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. (B) na data da audincia, Ana dever trazer at trs testemunhas, independentemente de intimao. (C) o pedido dever ser certo e determinado, indicando o valor de R$ 17.000,00. (D) Camila poder requerer a citao por edital se a empresa r, comprovadamente, possuir endereo incerto. (E) Camila dever arrolar previamente at trs testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. 23. (FCC- Analista Judicirio rea Judiciria TRT 20 Regio 2006) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o Procedimento Sumarssimo (A) poder ser aplicado nas demandas em que parte a Administrao Pblica autrquica e fundacional. (B) ser aplicado nos dissdios individuais cujo valor no exceda a sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. (C) ser aplicado nos dissdios individuais cujo valor no exceda a vinte vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. (D) ter todas as provas produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. (E) permite s partes arrolarem at no mximo 3 testemunhas cada, as quais comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao.

www.pontodosconcursos.com.br

54

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 24. (FCC Tcnico judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2011) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho ficam submetidos ao procedimento sumarssimo os dissdios individuais cujo valor no exceda a a) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. b) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. c) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. d) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. e) sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. ----------------------------------------------------------------------------

www.pontodosconcursos.com.br

55

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3.10. Questes de Prova comentadas: 1. (FCC- analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Messias, metalrgico, ajuizou reclamao trabalhista em face de sua exempregadora, a empresa X. No dia da audincia Messias teve um problema estomacal e foi internado em hospital. Sua irm, preocupada com a audincia, levou toda a documentao para seu amigo, o metalrgico Sidnei. Neste caso, o comparecimento de Sidnei na audincia com o atestado mdico comprobatrio da sua internao (A) no evita o arquivamento da ao, tendo em vista que Sidnei no competente para representar Messias. (B) evita o arquivamento da reclamao. (C) evita o arquivamento da reclamao bastando que Sidnei apresente procurao de Messias. (D) evita o arquivamento da reclamao desde que Sidnei apresente procurao de Messias e comparea com advogado legalmente habilitado. (E) evita o arquivamento da reclamao, desde que comparea com advogado legalmente habilitado, bem como com duas testemunhas que conheam o fato. Comentrios: Letra B. O art. 843, pargrafo 2 da CLT estabelece que por doena, o empregado poder fazer substituir-se por outro empregado que pertena mesma profisso. DICA: O pargrafo segundo do artigo 843 da CLT foi cobrado pela FCC na prova do TRT/Campinas.Este artigo fala da possibilidade do empregado poder fazer-se substituir em audincia, quando por doena ou motivo poderoso no puder comparecer. Neste caso, quem dever substitu-lo ser outro empregado que pertena mesma profisso ou o Sindicato. Art. 843 da CLT Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. 1 - facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente.

www.pontodosconcursos.com.br

56

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 - Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato. 2. (FCC /TRT-AL Tcnico Judicirio 2008) A ausncia do reclamante, quando adiada a instruo aps contestada a ao em audincia, (A) importar no arquivamento da reclamao, sendo que o reclamante poder ajuizar nova ao postulando verbas que no foram anteriormente postuladas. (B) importar no arquivamento da reclamao, sendo que o reclamante poder ajuizar nova ao postulando as mesmas verbas anteriormente postuladas. (C) importar no arquivamento da reclamao, sendo que o reclamante poder pedir o desarquivamento do processo e continuar com a reclamao. (D) no importa no arquivamento do processo tendo em vista que a ao j tinha sido contestada. (E) importar no reconhecimento da revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Comentrios: Letra D. O processo no ser arquivado uma vez que a ao j foi contestada. Somente quando o reclamante for ausente primeira audincia, na qual a reclamada deveria apresentar a contestao que o processo ser arquivado. O art. 844 da CLT refere-se 1 audincia. Assim, a ausncia do reclamante ou do reclamado 2 audincia em que deveriam depor importar a aplicao da pena de confisso. Art. 844 da CLT - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o nocomparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Ser aplicada a pena de confisso e no ser arquivada a reclamao trabalhista (Smula 74 do TST).

www.pontodosconcursos.com.br

57

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3. (FCC - Analista Judicirio rea Adm./TRT/AM-RR/2006). Para que a empresa reclamada possa preparar a sua contestao entre a data do recebimento da citao e a data da realizao da audincia deve haver prazo mnimo de: a) 05 dias. b) 10 dias. c) 15 dias. d) 20 dias. e) 30 dias. Comentrios: LETRA A. Na reclamao trabalhista no h citao do reclamado, mas notificao via postal do mesmo por meio de remessa automtica do servidor de secretaria da vara, em 48 horas, do recebimento da ao, notificando o reclamado a comparecer para a primeira audincia desimpedida em 5 dias para os reclamados em geral ou em 20 dias para Unio, estado, DF, municpios, autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais, municipais que no explorem atividades econmicas. Art. 841 da CLT Recebida e protocolada a reclamao, o escrivo ou chefe de secretaria, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeter a segunda via da petio, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer audincia de julgamento, que ser a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias. 4. (FCC /TRT-AL Tcnico Judicirio 2008) Maria ajuizou reclamao trabalhista em face da empresa DEDE. Joo, proprietrio da empresa, cientificado da respectiva reclamao, contratou advogado na vspera da data designada para a realizao da audincia, em que ser obedecido o procedimento ordinrio. O advogado advertiu Joo de que teria que apresentar defesa oral em razo da proximidade da contratao. Neste caso, de acordo com a CLT, o advogado (A) no poder apresentar defesa oral em razo do procedimento ordinrio da respectiva reclamao trabalhista. (B) poder apresentar defesa oral e ter o prazo de 20 minutos para aduzir sua defesa. (C) poder apresentar defesa oral e ter o prazo de 10 minutos para aduzir sua defesa. (D) no poder apresentar defesa oral por expressa disposio legal, independentemente do procedimento adotado pela ao reclamatria. (E) poder apresentar defesa oral e ter o prazo de 30 minutos para aduzir sua defesa.

www.pontodosconcursos.com.br

58

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra B. A contestao poder ser apresentada escrita na audincia de conciliao e julgamento ou verbal em 20 minutos. Art. 847 da CLT - No havendo acordo, o reclamado ter vinte minutos para aduzir sua defesa, aps a leitura da reclamao, quando esta no for dispensada por ambas as partes. 5. (FCC/Tcnico Judicirio/TRT-PB/2005) A reclamao trabalhista ser arquivada se o: a) reclamado no comparecer para a audincia de tentativa de conciliao, instruo e julgamento. b) reclamado no comparecer comisso de conciliao prvia. c) empregado no comparecer audincia de instruo do processo, adiada por ausncia de suas testemunhas, aps a apresentao da defesa. d) empregado no aceitar a proposta de conciliao formulada pelo juiz. e) empregado no comparecer audincia una. Comentrios: Letra E. A audincia possui trs fases: conciliao, instruo e julgamento. Diz-se que a audincia una quando estas trs fases ocorrem no mesmo dia. A praxe trabalhista fraciona a audincia subdividindo as trs fases em dias distintos, fato no permitido no procedimento sumarssimo que dever ter audincia una. Assim, o Reclamante que no comparecer primeira audincia (conciliao) quando fracionada ou audincia una ter o processo arquivado. 6. (FCC/Tcnico Judicirio/TRT-PB/2005) Considera-se revel a reclamada, quando no a) comparece audincia una. b) apresenta advogado constitudo para a sua defesa. c) comparece audincia de instruo, adiada por ausncia de suas testemunhas, aps a apresentao da defesa. d) apresenta proposta perante a comisso de conciliao prvia. e) constitui preposto habilitado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.

www.pontodosconcursos.com.br

59

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra A. Conforme artigo 844 da CLT, o nocomparecimento do reclamado acarretar a revelia e a confisso quanto matria de fato. Art. 844 da CLT O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o nocomparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Pargrafo nico Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poder o presidente suspender o julgamento, designando nova audincia. 7. (FCC/Analista Judicirio- Execuo de Mandados/ TRT-AM/ 2005) As audincias so realizadas: a) nos dias teis entre 10 e 16 horas. b) em dias teis previamente fixados entre 8 e 18 horas. c) de segunda a quinta entre 12 e 18 horas. d) em qualquer dia da semana exceto aos domingos entre 8 e 18 horas. e) em qualquer dia da semana entre 13 e 18 horas. Comentrios: Letra B. Art. 813 da CLT As audincias dos rgos da Justia do Trabalho sero pblicas e realizar-se-o na sede do Juzo ou Tribunal em dias teis previamente fixados, entre 8 (oito) e 18 (dezoito) horas, no podendo ultrapassar 5 (cinco) horas seguidas, salvo quando houver matria urgente. 8. (FCC/TRT/17 Analista judicirio/2004) O juiz deve propor a conciliao a) somente na abertura da audincia de instruo e julgamento b) depois de oferecida a defesa pelo ru e depois de encerrada a instruo processual c) na abertura da audincia de instruo e julgamento e antes de ser proferida a deciso d) antes de ser oferecida a defesa e antes de serem aduzidas as razes finais e) depois de oferecida a defesa e antes de ser proferida a deciso.

www.pontodosconcursos.com.br

60

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Correta a letra c. As duas propostas conciliatrias esto previstas nos artigos 846 e 850 da CLT. Art. 846 - Aberta a audincia, o juiz ou presidente propor a conciliao. Art. 850 - Terminada a instruo, podero as partes aduzir razes finais, em prazo no excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovar a proposta de conciliao, e no se realizando esta, ser proferida a deciso. 9. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 4 Regio 2011) A empresa X possui 3 empregados; a empresa Y possui 7 empregados e a empresa Z possui 10 empregados. Em reclamao trabalhista relativa ao pagamento de horas extras laboradas, no ter o nus de provar as horas trabalhadas com a apresentao do controle de frequncia a) a empresa Z, somente. b) a empresa X, somente. c) as empresas X e Y, somente. d) as empresas Y e Z, somente. e) as empresas X, Y e Z. Comentrios: Letra E. O art. 74 da CLT em seu pargrafo segundo estabelece a obrigao de regime de ponto, com anotao de horrio de entrada e de sada dos empregados, para os estabelecimentos que possuem mais de dez empregados. O entendimento sumulado do TST (Smula 338) considera ser nus do empregador que conta com mais de 10 empregados a apresentao dos cartes de ponto. Caso ele no apresente atrair para si o nus da prova das horas extras. Como na situao hipottica da questo nenhuma das empresas possui mais de dez empregados, elas no tero o nus de provar as horas trabalhadas, com a apresentao dos cartes de ponto. Smula 338 do TST I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no-apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio.

www.pontodosconcursos.com.br

61

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio. 10. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Camila, advogada de Ana, pretende ajuizar reclamao trabalhista cujo valor da causa de R$ 17.000,00. Neste caso, em regra, (A) Camila dever arrolar previamente at duas testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. (B) na data da audincia, Ana dever trazer at trs testemunhas, independentemente de intimao. (C) o pedido dever ser certo e determinado, indicando o valor de R$ 17.000,00. (D) Camila poder requerer a citao por edital se a empresa r, comprovadamente, possuir endereo incerto. (E) Camila dever arrolar previamente at trs testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. Comentrios: Letra C. Trata-se de procedimento sumarssimo. Neste tipo de procedimento no haver obrigatoriedade da parte arrolar testemunha. Art. 852-A da CLT - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Pargrafo nico - Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. Cada parte somente poder apresentar at duas testemunhas. S haver intimao de testemunhas que comprovadamente convidada pela parte no comparecer a audincia. Art. 852-H da CLT - Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente.

www.pontodosconcursos.com.br

62

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 - As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. A prova pericial somente ser cabvel quando a prova do fato a exigir ou for legalmente imposta como por ex. o art. 195 CLT. Prazo comum de cinco dias para manifestao sobre o laudo pericial. 11. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados -TRT 24 Regio 2011) Em determinada reclamao trabalhista Janaina, advogada da reclamante, anexou petio inicial cpia simples, extrada da internet, de Conveno Coletiva de Trabalho da Categoria. Este documento, de acordo com Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, (A) no possui valor probante, uma vez que as Convenes Coletivas de Trabalho devem ser anexadas aos autos obrigatoriamente por meio de cpias com carimbo do rgo representativo da categoria em questo. (B) no possui valor probante, pois os instrumentos normativos que acompanham a reclamao ou a contestao devem ser obrigatoriamente cpias autenticadas em razo da relevncia jurdica. (C) possui valor probante incontestvel, tratando-se de documento comum a ambas as partes e de fcil acesso. (D) no possui valor probante, uma vez que foi extrado da internet e no de rgos oficiais. (E) possui valor probante, desde que no haja impugnao do seu contedo, eis que se trata de documento comum a ambas as partes. Comentrios: Letra E. A banca abordou a OJ 36 da SDI-1 do TST! OJ-SDI-1-36 O instrumento normativo em cpia no autenticada possui valor probante, desde que no haja impugnao ao seu contedo, eis que se trata de documento comum s partes. 12. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) As partes sero inquiridas pelo Juiz e, por seu intermdio, pelos seus representantes e advogados. Comentrios: CERTA (art. 820 da CLT). Trata-se do depoimento pessoal. Sendo este o depoimento prestado por uma das partes em juzo. O objetivo de colher o depoimento pessoal das partes conseguir provocar a confisso e esclarecer os fatos controvertidos, porm sem coero.

www.pontodosconcursos.com.br

63

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 820 da CLT - As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento das partes, seus representantes ou advogados. O art. 848 da CLT estabelece que o juiz poder, de ofcio, interrogar as partes, sendo uma faculdade portanto a oitiva do depoimento pessoal das partes segundo a CLT. Art. 342 do CPC O juiz pode de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. 13. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio- 2010) A respeito do nus da prova, observando-se os posicionamentos jurisprudenciais majoritrios, assinale a alternativa correta: I) Com relao s empresas que possuem mais de dez empregados, a no apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II) O nus de provar a data do trmino do contrato laboral pertence ao empregado, se negado o despedimento, considerando-se a regra de que o a prova das alegaes incumbe parte que as fizer. III) do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. IV) As anotaes na carteira profissional do empregado, quando apostas pelo empregador geram presuno juris et de jure. V) Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniforme so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir. a) Todas as alternativas so corretas; b) Somente uma alternativa verdadeira; c) Somente duas alternativas so verdadeiras; d) Somente trs alternativas so verdadeiras; e) Somente quatro alternativas so verdadeiras. Comentrios: Letra D. As assertivas II e IV esto incorretas. Observem os dispositivos jurisprudenciais

www.pontodosconcursos.com.br

64

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 212 do TST - DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. A Smula 12 do TST refere-se presuno relativa (juris tantum) de veracidade que tem as anotaes feitas pelo empregador na CTPS do empregado, portanto, podero ser elididas por outras provas. Smula 12 do TST - CARTEIRA PROFISSIONAL - As anotaes apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado no geram presuno "juris et de jure", mas apenas "juris tantum". Smula 225 do STF No absoluto o valor probatrio das anotaes na carteira profissional. Smula 06 do TST EQUIPARAO SALARIAL. ART. 461 DA CLT. VIII do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. A Smula 338 do TST admite a inverso do nus da prova no processo do trabalho no que se refere aos pedidos de horas extras, quando a empresa contar com mais de 10 empregados e negar-se a apresentar os controles de freqncia injustificadamente. Smula 338 do TST I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no-apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio.

www.pontodosconcursos.com.br

65

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 14. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 regio 2009) A prova pr-constituda nos autos (A) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta em razo do princpio da verdade real aplicado no processo do trabalho. (B) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que processualmente foram produzidas antes da ocorrncia da confisso. (C) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta, no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. (D) pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta e o indeferimento de provas posteriores implica o cerceamento de defesa. (E) no pode ser levada em conta para o confronto com a confisso ficta uma vez que esta confisso gera presuno absoluta da verdade dos fatos confessos. Comentrios: Letra C. As partes que devero comparecer nesta audincia, sob pena de confisso (Smula 74 do TST). Smula 74 do TST II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. 15. (Juiz do Trabalho TRT 24 Regio 2006) A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia. Comentrios: CERTA (Smula 341 do TST). Smula 341 do TST - HONORRIOS DO ASSISTENTE TCNICO A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia.

www.pontodosconcursos.com.br

66

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 16. (FCC/TRT-AL Tcnico Judicirio 2008) Considere: I. Litispendncia. II. Conexo. III. Exceo de incompetncia relativa do juzo. IV. Carncia de Ao. V. Exceo de suspeio. NO devero ser argidas em contestao a objees indicadas APENAS em; (A) III e V.(B) I, II e III.(C) II e III.(D) I, II e V.(E) IV e V. Comentrios: Letra A. A Exceo de incompetncia relativa do juzo e a exceo de suspeio sero argidas atravs da pea processual denominada EXCEO. Litispendncia, conexo e carncia de ao sero julgados na contestao, conforme dispe o art. 301 do CPC. Litispendncia ocorrer quando se reproduz ao que est em curso. Carncia de ao ocorrer quando faltar para a parte legitimidade, interesse processual ou possibilidade jurdica do pedido. Correta a letra A. 17. (FCC/Analista Judicirio rea Judiciria/TRT-SE/ 2006) Considere as seguintes assertivas a respeito das excees no processo do trabalho: I- Apresentada exceo de incompetncia abrir-se- vista dos autos ao exceto, por cinco dias improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. II- O parentesco por consanginidade ou afinidade at o quarto grau civil do juiz com relao pessoa dos litigantes causa de suspeio do juzo, que poder ser oposta atravs de exceo. III- Nas causas da jurisdio da justia do trabalho, somente as excees de suspeio ou incompetncia acarretam a suspenso do feito. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, est correto apenas o que se afirma em: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. Comentrios: A resposta a letra e. I) (errada). Abrir-se- vista dos autos ao exceto por 24 horas, conforme estabelece o art. 800 da CLT.

www.pontodosconcursos.com.br

67

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 800 da CLT - Apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao exceto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. II) (errada). O art. 801 da CLT fala terceiro grau e no quarto grau. Art. 801 da CLT - O juiz, presidente ou juiz classista, obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relao pessoa dos litigantes: c) parentesco por consanginidade ou afinidade at o terceiro grau civil; III) (certa). o teor do art. 799 da CLT. Art. 799 da CLT - Nas causas da jurisdio da Justia do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspenso do feito, as excees de suspeio ou incompetncia. 1 - As demais excees sero alegadas como matria de defesa. 2 Das decises sobre excees de suspeio e incompetncia, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, no caber recurso, podendo, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final. 18. (FCC/TRT-SP/Tcnico Judicirio - rea Administrativa/2008) Quanto s partes e aos procuradores, correto afirmar: (A) O empregador que no puder comparecer audincia de instruo e julgamento poder fazer-se representar por seu advogado, desde que este esteja munido de procurao com poderes para tanto. (B) O empregado que no puder comparecer audincia de instruo e julgamento por motivo de doena poder fazer-se representar por sua esposa ou pessoa da famlia. (C) Em se tratando de reclamao plrima, os empregados podero fazer-se representar na audincia de instruo e julgamento pelo sindicato de sua categoria. (D) A reclamao trabalhista do menor de 16 anos, na falta de seus representantes legais, poder ser feita por outro empregado maior que pertena mesma profisso. (E) Sendo o reclamante empregado domstico, a representao do empregador s pode ser feita pelo proprietrio do imvel onde exera suas funes.

www.pontodosconcursos.com.br

68

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: A) O erro desta assertiva que o empregador dever nomear um preposto, o advogado no poder exercer ao mesmo tempo as funes de patrono e preposto. Neste caso o empregador seria considerado revel e confesso quanto s matrias de fato. B) Incorreta, uma vez que o empregado poder ser representado por outro empregado que pertena a mesma profisso ou pelo seu Sindicato. Art. 843 da CLT 2 - Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato. C) Correta a letra C. Os artigos 842 e 843 da CLT tratam da reclamao plrima. Art. 842 da CLT - Sendo vrias as reclamaes e havendo identidade de matria, podero ser acumuladas num s processo, se se tratar de empregados da mesma empresa ou estabelecimento. Art. 843 da CLT Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. D) Incorreta, pois neste caso a reclamao trabalhista poder ser interposta pelo Ministrio Pblico do Trabalho, dentre outros conforme dispe o art. 793 da CLT. E) Incorreta. O empregador domstico no precisar de preposto, ele mesmo ir audincia e este no precisa necessariamente ser o proprietrio do imvel, bastando que seja o empregador, ou pessoa da famlia.

www.pontodosconcursos.com.br

69

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 19. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 9 Regio 2010) A respeito da revelia, correto afirmar: (A) Se, havendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor para aqueles que no apresentarem contestao. (B) Se ocorrer a revelia, o autor no poder alterar o pedido, mas poder alterar a causa de pedir, independentemente de nova citao. (C) Contra o revel que no tenha patrono nos autos, os prazos correro, independentemente de intimao, a partir da publicao de cada ato decisrio. (D) O revel poder intervir no processo em qualquer fase, sendo-lhe lcito apresentar contestao, ainda que fora do prazo legal. (E) Se ocorrer a revelia, o autor poder demandar declarao incidente, independentemente de nova citao. Comentrios: Letra C. O erro estabelece que a revelia no veracidade dos fatos afirmados de rus algum deles contestar a da letra A que o art. 320 do CPC ir induzir o efeito de presuno de pelo autor quando havendo pluralidade ao.

O art. 321 do CPC estabelece que quando ocorrer a revelia o autor no poder alterar o pedido ou a causa de pedir, nem demandar declarao incidente, salvo se promover nova citao do ru. Portanto, erradas ass assertiva da letra B e E. O erro da letra D que a revelia a ausncia de contestao. Portanto, o revel no poder apresentar contestao, o art. 322 do CPC menciona que ele intervir em qualquer fase do processo, recebendo-o no estado em que se encontra. 20. (FGV - EXAME de Ordem UNIFICADO - 2011.1) Em audincia de conciliao, instruo e julgamento, o reclamado no respondeu ao prego, mas compareceu o seu advogado, munido de procurao e dos atos constitutivos da empresa. Dada a palavra ao reclamante, seu advogado requereu que a empresa fosse considerada revel e confessa, pelo que o juiz indeferiu a juntada da defesa escrita que o advogado da parte reclamada pretendia apresentar. Assinale a alternativa correta, indicando como deve o advogado da parte reclamada proceder. a) Deve lanar em ata o protesto, alegando que, no processo do trabalho, a revelia decorre da falta de apresentao de defesa, pelo que a presena do advogado, munido de procurao, supre a ausncia da parte.

www.pontodosconcursos.com.br

70

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) Deve conformar-se, pois, no processo do trabalho, a revelia decorre da ausncia da parte r, importando em confisso quanto a qualquer matria, pelo que a presena do advogado da parte ausente, munido de procurao e defesa, irrelevante. Deve lanar em ata o protesto, alegando que, no processo do trabalho, a revelia decorre da ausncia da parte r, importando em confisso quanto matria de fato, pelo que o juiz deve receber a defesa apresentada pelo advogado da parte ausente, desde que munido de procurao, para o exame das questes de direito. Deve conformar-se, pois, no processo do trabalho, a revelia tanto pode decorrer da ausncia da parte r quanto da falta de apresentao da defesa, estando ou no presente o advogado da parte ausente (ainda que munido de procurao) e sempre importa em confisso quanto a qualquer matria, de fato ou de direito.

c)

d)

Comentrios: Letra C. A banca abordou a Smula 122 do TST e a parte doutrinria da matria que entende que a revelia acarretar a pena de confisso quanto matria de fato. Smula 122 do TST A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia. 21. (FGV - EXAME de Ordem UNIFICADO - 2010.2) No dia 23.05.2003, Paulo apresentou reclamao verbal perante o distribuidor do frum trabalhista, o qual, aps livre distribuio, o encaminhou para a 132 Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Entretanto, Paulo mudou de idia e no compareceu secretaria da Vara para reduzi-la a termo. No dia 24.12.2003, Paulo retornou ao distribuidor da Justia do Trabalho e, decidido, apresentou novamente a sua reclamao verbal, cuja livre distribuio o encaminhou para a 150 Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Desta vez, o trabalhador se dirigiu secretaria da Vara, reduziu a reclamao a termo e saiu de l ciente de que a audincia inaugural seria no dia 01.02.2004. Contudo, ao chegar o dia da audincia, Paulo mudou de idia mais uma vez e no compareceu, gerando o arquivamento dos autos. Diante desta situao concreta, correto armar que:

www.pontodosconcursos.com.br

71

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva a) Paulo no poder ajuizar uma nova reclamao verbal, uma vez que a CLT probe o ajuizamento sucessivo de trs reclamaes desta modalidade. Paulo poder ajuizar uma nova reclamao verbal, uma vez que somente a segunda foi reduzida a termo, gerando apenas um arquivamento dos autos por ausncia do autor na audincia inaugural. Paulo no poder ajuizar uma nova reclamao verbal, uma vez que deu ensejo perempo prevista no CPC, aplicvel subsidiariamente ao processo do trabalho. Paulo poder ajuizar nova reclamao trabalhista, mas apenas na forma escrita e assistido obrigatoriamente por advogado.

b)

c)

d)

Comentrios: Letra B. A reclamao verbal ser distribuda antes de sua reduo a termo, tendo o reclamante 05 dias para apresentar-se no cartrio para reduzi-la a termo, sob pena de perder por seis meses o direito de reclamar perante a Justia do Trabalho (art. 731 da CLT). Entre a data da primeira reclamao e a data da segunda reclamao decorreram mais de seis meses. Sendo assim, Paulo poder interpor nova reclamao verbal. Nesta nova reclamao o no comparecimento de Paulo acarretar a extino do processo sem o julgamento do mrito. Art. 786 da CLT - A reclamao verbal ser distribuda antes de sua reduo a termo. Pargrafo nico - Distribuda a reclamao verbal, o reclamante dever, salvo motivo de fora maior, apresentar-se no prazo de 5 (cinco) dias, ao cartrio ou secretaria, para reduzi-la a termo, sob a pena estabelecida no art. 731.

www.pontodosconcursos.com.br

72

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 22. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio - 2011) Camila, advogada de Ana, pretende ajuizar reclamao trabalhista cujo valor da causa de R$ 17.000,00. Neste caso, em regra, (A) Camila dever arrolar previamente at duas testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. (B) na data da audincia, Ana dever trazer at trs testemunhas, independentemente de intimao. (C) o pedido dever ser certo e determinado, indicando o valor de R$ 17.000,00. (D) Camila poder requerer a citao por edital se a empresa r, comprovadamente, possuir endereo incerto. (E) Camila dever arrolar previamente at trs testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. Comentrios: Letra C. Trata-se de procedimento sumarssimo, uma vez que o valor da causa no ultrapassa a quarenta salrios mnimos. No procedimento sumarssimo o pedido dever ser certo e determinado e o autor dever indicar o valor do pedido.

Art. 852-A da CLT - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Pargrafo nico - Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. Art. 852-H da CLT - Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. 2 - As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Assim, esto incorretas as letras a, b e e, porque cada parte dever trazer audincia de instruo e julgamento at duas testemunhas, independente de intimao.A letra d est errada porque no se far citao por edital nas aes submetidas ao procedimento sumarssimo.

www.pontodosconcursos.com.br

73

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 23. (FCC- Analista Judicirio rea Judiciria TRT 20 Regio 2006) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o Procedimento Sumarssimo (A) poder ser aplicado nas demandas em que parte a Administrao Pblica autrquica e fundacional. (B) ser aplicado nos dissdios individuais cujo valor no exceda a sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. (C) ser aplicado nos dissdios individuais cujo valor no exceda a vinte vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. (D) ter todas as provas produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. (E) permite s partes arrolarem at no mximo 3 testemunhas cada, as quais comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Comentrios: Letra D. O art. 852- H da CLT estabelece que todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. Vamos relembrar as principais caractersticas deste tipo de procedimento! No poder ser aplicado o procedimento sumarssimo nas causas em que figuram os rgos da administrao direta, autrquica e fundacional. (Pessoas jurdicas de direito pblico) Aplica-se o procedimento sumarssimo s empresas pblicas e sociedades de economia mista. (Pessoas jurdicas de direito privado). As aes submetidas ao procedimento sumarssimo devero ser apreciadas num prazo mximo de 15 dias do seu ajuizamento. O processo submetido ao procedimento sumarssimo dever ser instrudo e julgado em audincia nica, exceto se a critrio do juiz for impossvel no interromper a audincia quando a parte contrria tiver que manifestar-se sobre documentos juntados pela outra parte. O Procedimento sumarssimo somente ter lugar nas aes trabalhistas individuais, cujo valor da causa seja inferior a 40 salrios mnimos. Nas aes enquadradas no procedimento sumarssimo o pedido dever ser certo ou determinado indicando o valor correspondente. No se far citao por edital nas aes submetidas ao procedimento sumarssimo.
www.pontodosconcursos.com.br

74

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O autor dever indicar corretamente o nome e endereo do reclamado. Todos os incidentes e excees que puderem interferir no prosseguimento das audincias e do processo devero ser decididos de plano. Cada parte somente poder apresentar at duas testemunhas. S haver intimao de testemunhas que comprovadamente convidada pela parte no comparecer a audincia. A prova pericial somente ser cabvel quando a prova do fato a exigir ou for legalmente imposta como por ex. o art. 195 CLT. O juiz dispensado de fazer o relatrio nas sentenas sujeitas ao procedimento sumarssimo. Soluo imediata de incidentes e excees que interfiram no prosseguimento do processo. 24. (FCC Tcnico judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2011) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho ficam submetidos ao procedimento sumarssimo os dissdios individuais cujo valor no exceda a a) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. b) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. c) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. d) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. e) sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. Comentrios: Letra A (art. 852-A da CLT). Art. 852-A da CLT - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Pargrafo nico - Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional.

www.pontodosconcursos.com.br

75

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Vamos agora estudar sentena e liquidao de sentena. 3.11.Da sentena e da coisa julgada: A sentena o ato processual praticado pelo juiz, que extingue o processo com resoluo do mrito (art. 267 do CPC) ou sem resoluo do mrito (art. 269 do CPC). O pargrafo 1 do art. 162 do CPC estabelece: sentena o ato do juiz que implica algumas das situaes previstas nos artigos 267 e 269 do CPC. A CLT emprega o termo deciso em sentido amplo, podendo ser utilizada ora como sentena e ora como deciso interlocutria. Exemplificando: O art. 799, pargrafo segundo da CLT fala Das decises sobre exceo de suspeio e incompetncia... (que so decises interlocutrias). Quando a sentena extinguir o processo, sem resoluo do mrito, nas hipteses do artigo 267 do CPC, denomina-se sentena terminativa e, contra ela, a parte poder ingressar com nova ao, postulando os mesmos pedidos, salvo nos casos estabelecidos no inciso V do art. 267 do CPC (perempo, litispendncia ou coisa julgada). Quando a sentena extinguir o processo, com a resoluo do mrito ela ser denominada de sentena definitiva. O artigo 832 da CLT, em conjunto com o art. 458 do CPC, traz os requisitos necessrios que uma sentena dever ter que so basicamente: Relatrio: ( um resumo de tudo o que acontece no processo) Fundamentao: a base intelectual da sentena, ou seja, a razo de decidir do juiz. (o juiz apresenta as razes de fato e de direito para fundamentar a sua deciso). Deciso, dispositivo ou decisum: ( a deciso, propriamente dita. Uma sentena sem dispositivo nula). Tambm denominado de concluso. Aqui, o juiz dever observar o princpio da congruncia.

www.pontodosconcursos.com.br

76

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva DICA: O Dispositivo poder ser direto ou indireto. O primeiro aquele no qual o juiz exprime diretamente a concluso da sentena (Ex: julgo procedente o pedido, condenando o ru a pagar ao reclamante as horas extraordinrias postuladas.) O dispositivo indireto aquele no qual o juiz reporta-se ao pedido descrito na petio inicial (Ex: julgo procedente a ao na forma do pedido do autor). Podemos considerar como requisitos da sentena: a) o nome das partes (relatrio); b) o resumo do pedido e da defesa (relatrio); c) a apreciao das provas (fundamentao); d) os fundamentos da deciso (fundamentao); e) a respectiva concluso (deciso/dispositivo). Art. 832 da CLT - Da deciso devero constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciao das provas, os fundamentos da deciso e a respectiva concluso. 1 - Quando a deciso concluir pela procedncia do pedido, determinar o prazo e as condies para o seu cumprimento. 2 - A deciso mencionar sempre as custas que devam ser pagas pela parte vencida. 3 - As decises cognitivas ou homologatrias devero sempre indicar a natureza jurdica das parcelas constantes da condenao ou do acordo homologado, inclusive o limite de responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuio previdenciria, se for o caso.

www.pontodosconcursos.com.br

77

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

4 A Unio ser intimada das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria, na forma do art. 20 da Lei no 11.033, de 21 de dezembro de 2004, facultada a interposio de recurso relativo aos tributos que lhe forem devidos. 5 Intimada da sentena, a Unio poder interpor recurso relativo discriminao de que trata o 3o deste artigo. 6 O acordo celebrado aps o trnsito em julgado da sentena ou aps a elaborao dos clculos de liquidao de sentena no prejudicar os crditos da Unio. No procedimento sumarssimo, o juiz dispensado de elaborar o relatrio ao proferir a sua sentena. No procedimento ordinrio, uma sentena sem relatrio, ser considerada uma sentena nula. O artigo 834 da CLT, ao mencionar publicao da sentena/deciso significa que o juiz julgou o processo proferindo a sua deciso. DICA: Princpio da Congruncia aquele segundo o qual o juiz dever ao julgar a ao ficar restrito ao pedido formulado pelo autor, ou seja, a sentena dever estar limitada aos pedidos, que estiverem contidos na petio inicial. Dever haver uma correlao entre o pedido e a sentena prolatada pelo juiz. O art. 460 do CPC, estabelece que proibido ao juiz proferir sentena a favor do autor de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado. O art. 128 do CPC prescreve que o juiz deve decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. Assim, temos a sentena que julga ultra petita (aquela que vai alm do que o autor postulou), a sentena que julga citra petita ( aquela na qual o juiz no se manifesta em relao a alguns pontos do pedido) e extra petita (aquela que julga fora do que foi postulado pelo autor).

www.pontodosconcursos.com.br

78

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

As sentenas que julgam extra, ultra ou citra petita, podem ser atacveis por ao rescisria (art. 485, V do CPC). importante mencionar a OJ 41 da SDI II do TST que permite em sede de ao rescisria a desconstituio de sentena citra petita, ainda que no sejam opostos embargos declaratrios. OJ 41 da SDI II do TST. AO RESCISRIA. SENTENA "CITRA PETITA". CABIMENTO. Revelando-se a sentena "citra petita", o vcio processual vulnera os arts. 128 e 460 do CPC, tornando-a passvel de desconstituio, ainda que no opostos embargos declaratrios. Aps a prolatao da sentena, pelo juiz, as partes devero ser intimadas deste ato. Elas sero intimadas da publicao da sentena, na prpria audincia, em que ela for proferida. Quando forem intimadas, para comparecer audincia de publicao da sentena e no comparecerem, o prazo para a interposio de recurso contar da publicao (Smula 197 do TST). Art. 833 da CLT - Existindo na deciso evidentes erros ou enganos de escrita, de datilografia ou de clculo, podero os mesmos, antes da execuo, ser corrigidos, ex officio, ou a requerimento dos interessados ou da Procuradoria da Justia do Trabalho. Art. 834 da CLT - Salvo nos casos previstos nesta Consolidao, a publicao das decises e sua notificao aos litigantes, ou seus patronos, consideram-se realizadas nas prprias audincias em que forem as mesmas proferidas. Art. 835 da CLT - O cumprimento do acordo ou da deciso farse- no prazo e condies estabelecidas. A Smula 30 do TST estabelece que a ata da audincia de julgamento, dever ser juntada ao processo em 48 horas contados da audincia, e quando isto no ocorrer, o prazo para a parte interpor o recurso ser contado da intimao da sentena. Smula 30 do TST Quando no juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audincia de julgamento (art. 851, 2, da CLT), o prazo para recurso ser contado da data em que a parte receber a intimao da sentena.

www.pontodosconcursos.com.br

79

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Um ponto muito cobrado em prova a classificao da sentena em: a) sentena declaratria: aquela que declara a autenticidade ou falsidade de um documento ou a existncia ou inexistncia de uma relao jurdica (art. 4 do CPC); b) sentena constitutiva: aquela que cria, modifica ou extingue uma relao jurdica; c) sentena condenatria: aquela sentena que julga procedente uma ao condenatria, a mais comum no processo do trabalho. Como exemplo, podemos citar a sentena que condena a reclamada a pagar ao reclamante aviso prvio, frias, FGTS, etc. Outra classificao: a) sentena terminativa: aquela na qual o juiz no aprecia o pedido das partes. Ele no chega a entrar no mrito da ao, porque extingue o processo, nas hipteses do art. 267 do CPC antes de entrar no mrito. b) sentena definitiva: aquela que aprecia o mrito, o pedido. o que ocorrer com as hipteses descritas no art. 269 do CPC. 3.12. Da Coisa Julgada: A Coisa Julgada ocorrer quando a sentena no estiver mais sujeita a recurso, ou seja, ela transitou em julgado. Verifica-se a coisa julgada, quando se reproduz ao anteriormente ajuizada, sendo certo que uma ao idntica a outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. Bizu de Prova: Para a corrente majoritria a coisa julgada uma qualidade da sentena. J outros a consideram como efeito da sentena. Para FCC, devemos avaliar como a banca formular a questo. Mas, ressalto que j vi questes de prova na qual ela considera a coisa julgada como efeito da sentena.

www.pontodosconcursos.com.br

80

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

A coisa julgada pode ser: a) Coisa Julgada material: Ocorrer quando o pedido for julgado, e a parte, portanto no poder interpor nova ao idntica a esta: b) Coisa Julgada Formal: No impedir a propositura de nova ao pela parte, uma vez que o mrito/pedido da ao no foi apreciado. Tanto as sentenas terminativas quanto as sentenas definitivas fazem coisa julgada formal. Apenas as sentenas definitivas fazem coisa julgada material. Agora, prestem muita ateno: a sentena terminativa far coisa julgada formal e material apenas nas hipteses do art. 267, V do CPC, uma vez que nesta hiptese a parte no poder mais interpor novamente a ao. A doutrina afirma que a coisa julgada material dever obedecer alguns limites, so eles: a) limites subjetivos: aquele que est ligado s pessoas que sero atingidas pela autoridade da coisa julgada (art. 472 do CPC). b) limites objetivos: aquele que est ligado s matrias que no so acobertadas pela coisa julgada (art. 469 do CPC). Estudaremos execuo nas prximas aulas, mas por ora, j vou mencionar a relativizao da coisa julgada. DICA: Por fora da MP 2.180-35/2001, ocorreu acrscimo do pargrafo 5 ao art. 884 da CLT, que introduziu no processo do trabalho uma forma de relativizao da coisa julgada material. Isto porque, quando estiverem presentes as hipteses mencionadas no referido pargrafo, a coisa julgada no ser obstculo para afastar a exigibilidade do ttulo judicial. Ocorrendo a relativizao da coisa julgada, sempre que esta fosse inconstitucional.

www.pontodosconcursos.com.br

81

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 884 da CLT Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqente para impugnao. 5 Considera-se inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou ato normativo, declarados inconstitucionais, pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicao ou interpretao tidas por incompatveis com a Constituio Federal. 3.13. Liquidao de sentena: Toda vez que a sentena proferida pelo juiz for ilquida, ou seja, no contiver o valor devido ao vencedor da demanda, ser necessrio liquid-la, apurando-se assim o quantum devido. Vale registrar que nem todas as sentenas condenatrias que reconhecem obrigao de pagar esto quantificadas, permitindo desde logo a execuo. Assim, ser preciso liquid-las. A rigor, no a sentena que liquidada, mas sim o comando obrigacional contido no seu dispositivo. As sentenas condenatrias tornam certo, apenas, o dbito, cabendo liquidao a fixao do quantum devido. Com exceo das sentenas proferidas nas aes trabalhistas sujeitas ao procedimento sumarssimo que devem por expressa disposio legal estabelecer no seu bojo o valor lquido, no processo do trabalho comum as sentenas serem proferidas de forma ilquida. Carlos Henrique Bezerra Leite ressalta que nos domnios do processo do trabalho no tem sido admitido o entendimento de que a liquidao de sentena um ao ou um processo autnomo, mas sim como uma simples fase preparatria da execuo. Segundo o jurista o art. 879 ao estabelecer ordenar-se- previamente a sua liquidao, deixa claro que a liquidao constitui simples procedimento prvio da liquidao. Para ele a liquidao no processo do trabalho individual um incidente processual situado entre a fase cognitiva e a fase executiva, tendo por objeto a fixao do valor lquido ou a individuao do objeto da obrigao constante da sentena condenatria.

www.pontodosconcursos.com.br

82

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Nas aes coletivas, a liquidao de sentena ser regulada pela lei da ACP e pelo CDC. Ao passo que nas aes individuais ela ser regulada pelo art. 879 da CLT. Art. 879 - Sendo ilquida a sentena exeqenda, ordenar-se-, previamente, a sua liquidao, que poder ser feita por clculo, por arbitramento ou por artigos. As modalidades de liquidao de sentena so: a) Liquidao por clculos: ocorrer quando a determinao do valor da condenao depender apenas de simples clculos aritmticos, uma vez que todos os elementos necessrios para se chegar ao quantum devido j se encontram nos autos; b) Liquidao por artigos: Ocorrer quando houver necessidade de alegar e provar fatos novos que serviro de base para apurao do valor devido. Esta forma de liquidao depender de requerimento das partes, no podendo ser determinada de ofcio pelo juiz; Aplicar-se- o art. 475 E do CPC de foram subsidiria. Um exemplo o caso de sentena que reconhece a existncia de horas extras prestadas pelo empregado, mas no estabelece o quantitativo. Haver necessidade de apurar estes fatos atravs da liquidao poro artigos.

c) Liquidao por arbitramento: Ocorrer quando no se puder chegar ao quantum debeatur atravs de clculos, sendo necessrio arbitr-lo. Aplica-se de forma subsidiria o art. 475-C do CPC determinando que a liquidao por arbitramento poder ocorrer quando; a) determinado pela sentena; b) convencionado pelas partes; c) o exigir a natureza do objeto da liquidao. No processo do trabalho a liquidao de sentena por clculo ou arbitramento poder ser determinada de ofcio.

www.pontodosconcursos.com.br

83

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

1 - Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda nem discutir matria pertinente causa principal. Este pargrafo veda a rediscusso da matria, que foi objeto da fase de conhecimento, no procedimento liquidatrio. Nem mesmo modificar ou inovar a sentena, conforme o pargrafo acima. 1o-A. A liquidao abranger, tambm, o clculo das contribuies previdencirias devidas. 1o-B. As partes devero ser previamente intimadas para a apresentao do clculo de liquidao, inclusive da contribuio previdenciria incidente. 2 - Elaborada a conta e tornada lquida, o Juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. 3o Elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares d a Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao da Unio para manifestao, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de precluso. importante ressaltar que o art. 879 da CLT em seus pargrafos 1 B e 3 colocam em dvida a possibilidade do juiz no determinar a intimao prvia das partes para apresentarem o clculo da liquidao. Ao utilizar o termo inclusive o legislador quis determinar que a apresentao dos clculos de liquidao dever ser feita pelas partes que sero intimadas para tal. Porm, o pargrafo terceiro afirma que a conta poder ser elaborada pelas partes ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho. 4o A atualizao do crdito devido Previdncia Social observar os critrios estabelecidos na legislao previdenciria.

www.pontodosconcursos.com.br

84

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

5o O Ministro de Estado da Fazenda poder, mediante ato fundamentado, dispensar a manifestao da Unio quando o valor total das verbas que integram o salrio-de-contribuio, na forma do art. 28 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, ocasionar perda de escala decorrente da atuao do rgo jurdico. 6o Tratando-se de clculos de liquidao complexos, o juiz poder nomear perito para a elaborao e fixar, depois da concluso do trabalho, o valor dos respectivos honorrios com observncia, entre outros, dos critrios de razoabilidade e proporcionalidade. 3.14. Questes FCC comentadas: 1. (FCC- Analista Judicirio - Execuo de Mandados TRT 14 Regio 2011) Considere as seguintes assertivas a respeito da liquidao de sentena: I- Requerida a liquidao por arbitramento, o juiz nomear o perito e fixar o prazo para a entrega do laudo. Apresentado o laudo, sob o qual podero as partes manifestar-se no prazo de cinco dias, o juiz proferir deciso ou designar, se necessrio, audincia. II- Na liquidao por clculos, elaborada a conta e tornada lquida, o juiz poder abrir s partes prazo comum de dez dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. III- Far-se- a liquidao por artigos, quando para determinar o valor da condenao, houver a necessidade de alegar e provar fato novo. IV- Na liquidao por clculos, elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao da Unio para manifestao, no prazo de dez dias, sob pena de precluso. Est correto o que se afirma apenas em a) I, II e III. b) I e III. c) II, III e IV. d) II e IV. e) III e IV.

www.pontodosconcursos.com.br

85

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra E. As modalidades de liquidao de sentena so: Liquidao por clculos: ocorrer quando a determinao do valor da condenao depender apenas de simples clculos aritmticos. Liquidao por artigos: Ocorrer quando houver necessidade de alegar e provar fatos novos que serviro de base para apurao do valor devido. Liquidao por arbitramento: Ocorrer quando no se puder chegar ao quantum debeatur atravs de clculos, sendo necessrio arbitr-lo.

Art. 879 da CLT - Sendo ilquida a sentena exeqenda, ordenar-se-, previamente, a sua liquidao, que poder ser feita por clculo, por arbitramento ou por artigos. 1 - Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda nem discutir matria pertinente causa principal. 1o-A - A liquidao abranger, tambm, o clculo das contribuies previdencirias devidas. 1o-B - As partes devero ser previamente intimadas para a apresentao do clculo de liquidao, inclusive da contribuio previdenciria incidente. 2 - Elaborada a conta e tornada lquida, o Juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso 3o - Elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao da Unio para manifestao, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de precluso. 4o - A atualizao do crdito devido Previdncia Social observar os critrios estabelecidos na legislao previdenciria.

www.pontodosconcursos.com.br

86

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A assertiva I est incorreta. H na CLT lacuna em relao ao procedimento da liquidao por arbitramento. Assim, aplicam-se os artigos 475-C, 475- D e 607 do CPC. Apresentado o laudo as partes tero 10 dias para manifestar-se. importante registrar que, segundo Carlos Henrique Bezerra Leite, no processo do trabalho a liquidao por arbitramento poder ser determinada de ofcio pelo juiz. A assertiva II est incorreta porque o prazo no ser comum, mas sucessivo conforme estabelece o art. 879, pargrafo segundo da CLT. As assertivas, III e IV, esto corretas. A liquidao por artigos ocorrer sempre que houver necessidade de alegar e provar fatos novos para que o valor devido possa ser apurado. O art. 879, pargrafo terceiro da CLT foi abordado na assertiva IV. 2. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio - 2011) Camila, advogada de Ana, pretende ajuizar reclamao trabalhista cujo valor da causa de R$ 17.000,00. Neste caso, em regra, (A) Camila dever arrolar previamente at duas testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. (B) na data da audincia, Ana dever trazer at trs testemunhas, independentemente de intimao. (C) o pedido dever ser certo e determinado, indicando o valor de R$ 17.000,00. (D) Camila poder requerer a citao por edital se a empresa r, comprovadamente, possuir endereo incerto. (E) Camila dever arrolar previamente at trs testemunhas na petio inicial, sob pena de precluso. Comentrios: Letra C. Trata-se de procedimento sumarssimo, uma vez que o valor da causa no ultrapassa a quarenta salrios mnimos. No procedimento sumarssimo o pedido dever ser certo e determinado e o autor dever indicar o valor do pedido. Art. 852-A da CLT - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo.

www.pontodosconcursos.com.br

87

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Pargrafo nico - Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. Art. 852-H da CLT - Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. 2 - As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Assim, esto incorretas as letras a, b e e, porque cada parte dever trazer audincia de instruo e julgamento at duas testemunhas, independente de intimao. A letra d est errada porque no se far citao por edital nas aes submetidas ao procedimento sumarssimo. 3. (FCC- Analista Judicirio rea Judiciria TRT 20 Regio 2006) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o Procedimento Sumarssimo (A) poder ser aplicado nas demandas em que parte a Administrao Pblica autrquica e fundacional. (B) ser aplicado nos dissdios individuais cujo valor no exceda a sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. (C) ser aplicado nos dissdios individuais cujo valor no exceda a vinte vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. (D) ter todas as provas produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. (E) permite s partes arrolarem at no mximo 3 testemunhas cada, as quais comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Comentrios: Letra D. O art. 852- H da CLT estabelece que todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente.

www.pontodosconcursos.com.br

88

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4. (FCC- Analista Judicirio rea Judiciria TRT 20 Regio 2006) Extingue-se o processo sem julgamento de mrito (A) quando o juiz pronunciar a prescrio. (B) quando o ru reconhecer a procedncia do pedido do autor. (C) quando as partes transigirem. (D) quando o autor renunciar ao direito sobre o qual se funda a ao. (E))pela conveno de arbitragem. Comentrios: Letra E. A sentena o ato processual praticado pelo juiz, que extingue o processo com resoluo do mrito (art. 267 do CPC) ou sem resoluo do mrito (art. 269 do CPC). O pargrafo 1 do art. 162 do CPC estabelece: sentena o ato do juiz que implica algumas das situaes previstas nos artigos 267 e 269 do CPC. Quando a sentena extinguir o processo, sem resoluo do mrito, nas hipteses do artigo 267 do CPC, denomina-se sentena terminativa e, contra ela, a parte poder ingressar com nova ao, postulando os mesmos pedidos, salvo nos casos estabelecidos no inciso V do art. 267 do CPC (perempo, litispendncia ou coisa julgada). Quando a sentena extinguir o processo, com a resoluo do mrito ela ser denominada de sentena definitiva. Art. 267 do CPC Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: I - quando o juiz indeferir a petio inicial; Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes; III - quando, por no promover os atos e diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; IV - quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; Vll - pela conveno de arbitragem; Vlll - quando o autor desistir da ao;

www.pontodosconcursos.com.br

89

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva IX - quando a ao for considerada intransmissvel disposio legal; X - quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI - nos demais casos prescritos neste Cdigo.

por

Art. 269 do CPC Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II - quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III - quando as partes transigirem; IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao. 5. (FCC Analista Judicirio - Execuo de Mandados TRT 20 regio/2006) A respeito da liquidao de sentena correto afirmar que (A) o juiz poder na liquidao modificar a sentena que julgou a ao procedente, julgando-a, em face da prova colhida, improcedente. (B) proceder-se- a liquidao por arbitramento quando o valor da condenao depender de clculo aritmtico. (C) far-se- liquidao por artigos, quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo. (D) as partes podero, na liquidao, discutir novamente a lide, revendo o que j foi decidido no processo de conhecimento. (E) o juiz poder, na liquidao, modificar a sentena que julgou a ao improcedente, julgando-a, em face da prova colhida, procedente. Comentrios: Letra C. Na liquidao de sentena as partes no podero rediscutir a lide e o juiz no poder modificar a sentena. Art. 879 da CLT Sendo ilquida a sentena exeqenda,ordenarse-, previamente, a sua liquidao, que poder ser feita por clculo, por arbitramento ou por artigos. 1 - Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda nem discutir matria pertinente causa principal. A assertiva da letra B est errada porque descreve a liquidao por clculos.

www.pontodosconcursos.com.br

90

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva As modalidades de liquidao de sentena so: Liquidao por clculos: ocorrer quando a determinao do valor da condenao depender apenas de simples clculos aritmticos. Liquidao por artigos: Ocorrer quando houver necessidade de alegar e provar fatos novos que serviro de base para apurao do valor devido. Liquidao por arbitramento: Ocorrer quando no se puder chegar ao quantum debeatur atravs de clculos, sendo necessrio arbitr-lo. 6. (FCC Tcnico judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2011) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho ficam submetidos ao procedimento sumarssimo os dissdios individuais cujo valor no exceda a a) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. b) quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. c) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. d) vinte vezes o salrio mnimo vigente na data da extino do contrato de trabalho. e) sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. Comentrios: Letra A (art. 852-A da CLT). Art. 852-A da CLT - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Pargrafo nico - Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional.

www.pontodosconcursos.com.br

91

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Chegamos ao final de nossa aula! Desejo um timo final de semana para todos! Postarei, ao final, um anexo com uma questo discursiva referente ao tema provas no processo do trabalho. Embora no seja da banca FCC, considerei importante trazer esta questo e as questes da FGV que vocs puderam observar no decorrer da aula. Nas prximas aulas estudaremos: Aula 04: Execuo: execuo provisria; execuo por prestaes sucessivas; execuo contra a fazenda pblica; execuo contra a massa falida. Citao; depsito da condenao e da nomeao de bens; mandado e penhora; bens penhorveis e impenhorveis. Embargos execuo; impugnao sentena; embargos de terceiro. Praa e leilo; arrematao; remio; custas na execuo. Aula 05: Procedimentos especiais: inqurito para apurao de falta grave, ao rescisria e mandado de segurana. Dissdios coletivos: extenso, cumprimento e reviso da sentena normativa; efeito suspensivo. Aula 06: Recursos no processo do trabalho: princpios gerais, prazos, pressupostos, requisitos e efeitos; recursos em espcie: recurso ordinrio, agravo de petio, agravo de instrumento, recurso de revista, embargos no TST, embargos de declarao, embargos infringentes e agravo regimental. Reclamao Correcional. Informatizao do processo judicial no mbito da Justia do Trabalho: Resoluo 140/2007 do TST (Instruo Normativa n.30/2007) e Resoluo n. 94/2012 do CSJT. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------Permaneo disposio para sugestes, uma vez que as sugestes de vocs so muito importantes para que o nosso curso atenda s expectativas de todos! Abraos, Dborah Paiva pofessoradeborahpaiva@blogspot.com.br deborah@pontodosconcursos.com.br

www.pontodosconcursos.com.br

92

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Anexo I: (CESPE Unificado -Exame de Ordem 2008.1) Jos ingressou com uma reclamao trabalhista contra a empresa Lua Nova Ltda., formulando pedido de pagamento de horas extras. Afirmou que cumpria uma jornada de trabalho de 8 s 20 horas, com duas horas de intervalo, de segunda a sexta-feira. A empresa contestou o pedido, alegando, em sua defesa, que Jos no laborava em jornada extraordinria, e juntou os cartes de ponto de Jos. Todos os cartes juntados pela empresa registravam jornada de trabalho de 8 s 18 horas, com duas horas de intervalo, de segunda a sexta-feira. A empresa no produziu nenhum outro tipo de prova, a no ser os cartes de ponto de Jos. O juiz julgou procedente a demanda e condenou a empresa a pagar a Jos as horas extras, considerando a jornada de trabalho informada na inicial, ou seja, de 8 s 20 horas, com duas horas de intervalo, de segunda a sexta-feira. Na situao apresentada, est correto o posicionamento do juiz? Fundamente, juridicamente, a sua resposta. Comentrios: O posicionamento do juiz est correto, uma vez que, em relao s provas vigora no processo do trabalho o princpio do livre convencimento motivado ou da persuaso racional, sendo o juiz livre para formar o seu convencimento. Porm, ele ter que fundamentar na sua sentena os motivos que o formaram, ou seja, os fundamentos de sua deciso. o que estabelecem os artigos 131 do Cdigo de Processo Civil e 832 da CLT. Art. 131 do CPC O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes, mas dever indicar na sentena os motivos que lhe formaram o convencimento. Art. 832 da CLT- Da deciso devero constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciao das provas, os fundamentos da deciso e a respectiva concluso. O nus da prova de trabalho extraordinrio do reclamante/empregado, porm em alguns casos haver a inverso e o nus passar a ser do empregador/reclamado, conforme estabelece a Smula 338 do TST.

www.pontodosconcursos.com.br

93

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O nus da prova da jornada extraordinria do empregado, porm o empregador tem o dever de apresentar os cartes de ponto, sob pena de atrair para si o nus da prova. A Smula 338 do TST admite a inverso do nus da prova no processo do trabalho no que se refere aos pedidos de horas extras, quando a empresa contar com mais de 10 empregados e negar-se a apresentar os controles de freqncia injustificadamente. A S. 338, IV do TST estabelece que os cartes de ponto que demonstrarem horrios de entrada e sada uniformes so considerados invlidos como meios de prova, devendo prevalecer a jornada alegada na Inicial. Jos alegou na Inicial a jornada de 8 s 20 horas, a empresa contestou juntando os cartes de ponto que informavam a jornada de 8 s 18 horas, com horrios uniformes. Assim, a jornada alegada por Jos prevalecer em relao jornada demonstrada nos cartes de ponto, pois a empresa no apresentou outras provas. Observem o inteiro teor da Smula 338 do TST. Smula 338 do TST JORNADA DE TRABALHO. REGISTRO. NUS DA PROVA. I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no-apresentao injustificada dos controles de freqncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio. III - Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniformes so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir.

www.pontodosconcursos.com.br

94

You might also like