You are on page 1of 53

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Queridos alunos, J estamos na quarta

a aula de nosso curso! Hoje estudaremos em processo do trabalho o tema execuo, muito abordado nos concursos para os Tribunais Regionais do Trabalho. Vamos ao estudo! Aula 04: Execuo: execuo provisria; execuo por prestaes sucessivas; execuo contra a fazenda pblica; execuo contra a massa falida. Citao; depsito da condenao e da nomeao de bens; mandado e penhora; bens penhorveis e impenhorveis. Embargos execuo; impugnao sentena; embargos de terceiro. Praa e leilo; arrematao; remio; custas na execuo. 4.1. Conceito de Execuo: a atividade jurisdicional do Estado, coercitiva, com o objetivo de compelir o devedor ao cumprimento da obrigao contida na sentena condenatria transitada em julgado ou em acordo judicial inadimplido ou em ttulo executivo extrajudicial previsto em lei. (Manoel Antnio Teixeira Filho). o conjunto de atos de atuao das partes e do juiz que tem em mira a concretizao daquilo que foi decidido no processo de conhecimento. (Carlos Henrique Bezerra Leite).

Para Jos Augusto Rodrigues Pinto (citado por Mauro Schiavi): Executar , no sentido comum, realizar, cumprir, levar a efeito. No sentido jurdico, a palavra assume significado mais apurado, embora conservando a idia bsica de que, uma vez nascida, por ajuste entre particulares ou por imposio sentencial do rgo prprio do Estado a obrigao, deve ser cumprida, atingindo-se no ltimo caso, concretamente, o comando da sentena que a reconheceu ou, no primeiro caso o fim para o qual se criou.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Para Mauro Schiavi: a execuo trabalhista consiste num conjunto doe atos praticados pela justia do trabalho destinados satisfao de uma obrigao consagrada num ttulo executivo judicial ou extrajudicial, da competncia da Justia do Trabalho, no voluntariamente satisfeita pelo devedor, contra a vontade deste ltimo. O credor ser denominado exeqente e o devedor ser denominado executado na fase de execuo. A execuo dever ser processada pelo modo menos gravoso para o devedor/executado. As normas aplicveis ao processo de execuo so: CLT (artigos 876/892) Art. 13 da Lei 5.584/80(remio) Lei 6.830/80 (art. 889 da CLT) CPC Lei 8009/90. 4.2. Princpios aplicados execuo trabalhista: Os princpios da execuo trabalhista no diferem dos princpios da execuo no Processo Civil, entretanto, em face da natureza do crdito trabalhista e da hipossuficincia do credor trabalhista, alguns princpios adquirem intensidade mais acentuada na execuo trabalhista, mxime os da celeridade, simplicidade e efetividade do procedimento. A) PRINCPIO DA PRIMAZIA DO CREDOR TRABALHISTA: A execuo trabalhista se faz no interesse do credor. Desse modo, todos os atos exevutivos devem convergir para satisfao do crdito do exeqente. Art. 612 do CPC - Ressalvado o caso de insolvncia do devedor, em que tem lugar o concurso universal (art. 751, III), realiza-se a execuo no interesse do credor, que adquire, pela penhora, o direito de preferncia sobre os bens penhorados.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Na execuo trabalhista, o presente princpio se destaca em razo da natureza alimentar do crdito trabalhista e da necessidade premente de celeridade do procedimento executivo. Por isso, no conflito entre normas que disciplinam o procedimento executivo, deve-se preferir a interpretao que favorea o exeqente. B) PRINCPIO DO MEIO MENOS ONEROSO PARA O EXECUTADO: O presente princpio est consagrado no art. 620 do CPC, que assim dispe: Art. 620, do CPC: Quando por vrios meios o credor puder promover a execuo, o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor. O dispositivo representa caracterstica da humanizao da execuo, tendo por escopo resguardar a dignidade da pessoa humana do executado. Omissa a CLT, a regra do art. Supra se mostra compatvel com a execuo trabalhista (arts. 769 e 889 da CLT) Somente quando a execuo puder ser realizada por mais de uma modalidade, com a mesma efetividade para o credor, se preferir o meio menos oneroso para o devedor. C) PRINCPIO DO TTULO: Segundo Carnellutti (citado por Mauro Schiavi): enquanto o processo de conhecimento se contenta com uma pretenso, entendida como vontade de submeter o interesse alheio ao prprio, bem mais exigente o processo executivo que reclamada, para sua instaurao uma pretenso conforme o direito. Em outras palavras: O juiz no processo de execuo, necessita de ncora explcita para ordenar atos executivos, e alterar a realidade em certos rumos, do mesmo modo que o construtor de edifcios sem o respectivo projeto no saberia como tocar o empreendimento. Como jamais se configurar a certeza absoluta em torno do crdito, a lei sufraga a relativa certeza decorrente de certo documento, que o ttulo. Faz o ttulo prova legal ou integral do crdito.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

A execuo nula sem ttulo (nulla executio sine titulo), seja ele judicial ou extrajudicial. Dispe o art. 586 do CPC: A execuo para cobrana de crdito fundarse- sempre em ttulo executivo de obrigao certa, lquida e exigvel. Os ttulos trabalhistas que tem fora executiva esto previstos no art. 876 da CLT: Art. 876: As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos, quando no cumpridos; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia sero executada pela forma estabelecida neste Captulo. Pargrafo nico. Sero executadas ex-officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. O ttulo a embasar a execuo deve ser lquido, certo e exigvel. * A certeza est no fato de o ttulo no estar sujeito alterao por recurso (judicial); ou que a lei confere tal qualidade, por revestir o ttulo das formalidades previstas em lei (extrajudicial). * Exigvel o titulo que no est sujeito condio ou termo. Ou seja, a obrigao consignada no ttulo no est sujeita a evento futuro ou incerto (condio) ou a um evento futuro ou incerto (condio) ou a um evento futuro e certo (termo) * Lquido o ttulo que individualiza o objeto da execuo (obrigao de entregar), ou da obrigao (fazer ou no fazer), bem como delimita o valor (obrigao de pagar).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

D) PRINCPIO DA REDUO DO CONTRADITRIO: O contraditrio na execuo limitado (mitigado), pois a obrigao j est constituda no ttulo e deve ser cumprida: ou de forma espontnea pelo devedor ou mediante a atuao coativa do Estado, que se materializa no processo. No procedimento executivo, a premissa a existncia de posies jurdicas diversas- poder e sujeio -, com que a finalidade obter com o menor sacrifcio possvel do patrimnio do executado a satisfao do direito exeqendo. Certamente, haver participao e atuao do ru, que tem o direito de ser ouvido dentro da perspectiva relativa atuao da norma jurdica concreta. E) PRINCPIO DA PATRIMONIALIDADE: A execuo no incide sobre a pessoa do devedor, e sim sobre seus bens. Tanto os bens presentes como os futuros do devedor so passveis de execuo. Art. 591 do CPC: Inexistindo sindicato, os percentuais previstos na alnea c do inciso I e na alnea d do inciso II do caput do art. 589 desta Consolidao sero creditados federao correspondente mesma categoria econmica ou profissional. Pargrafo nico. Na hiptese do caput deste artigo, os percentuais previstos nas alneas a e b do inciso I e nas alneas a e c do inciso II do caput do art. 589 desta Consolidao cabero confederao. A CF/88 prev duas possibilidades de a execuo incidir sobre a pessoa do devedor no art. 5, LXVII: No haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel. Portanto, somente poder haver priso civil por dvida em duas hipteses quais, sejam: a) depositrio infiel e, b) devedor de obrigao alimentcia. Quanto ao depositrio infiel: No mais existe, no modelo normativo brasileiro, a priso civil por infidelidade depositria independentemente da modalidade de depsito. O entendimento j pacificado foi reafirmado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

O ministro, ao acolher Habeas Corpus de um depositrio voluntrio contra deciso do Superior Tribunal de Justia, citou vrios precedentes da corte. Dentre eles, o julgamento do HC 92.566/SP, de relatoria do ministro Marco Aurlio, que declarou expressamente revogada a Smula 619 da corte. A smula autorizava a decretao da priso civil do depositrio judicial no prprio processo em que se constituiu o encargo, independentemente do prvio ajuizamento da ao de depsito. Por ter havido adeso ao Pacto de So Jos da Costa Rica, que permite a priso civil por dvida apenas na hiptese de descumprimento inescusvel de prestao alimentcia, no cabvel a priso civil do depositrio, qualquer que seja a natureza do depsito. F) PRINCPIO DA EFETIVIDADE: Segundo Chiovenda (citado por Mauro Schiavi): O processo precisa ser apto a dar a quem tem um direito na medida do que for praticamente possvel tudo aquilo a que tem direito e precisamente aquilo a que tem direito. H efetividade da execuo trabalhista quando ela capaz de materializar a obrigao consagrada no ttulo que tem fora executiva, entregando, no menor prazo possvel, o bem da vida ao credor ou materializando a obrigao consagrada no ttulo. Desse modo, a execuo deve ter o mximo resultado com o menor despndio de atos processuais. Conforme destaca Araken de Assis, to vem sucedida a execuo quando entrega rigorosamente ao exequente o vem perseguido, objeto da prestao inadimplida, e seus consectrios, ou obtm o direito reconhecido no titulo executivo. Este h de ser o objeto fundamental de toda e qualquer reforma a funo jurisdicional executiva, favorecendo a realizao do crdito. G) PRINCPIO DA UTILIDADE: Como corolrio do princpio da efetividade, temos o princpio da utilidade da execuo. Por este princpio nenhum ato intil, a exemplo de penhora de bens de valor insignificante, (art. 659, 2, do CPC), poder ser consumado.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Desse modo, deve o Juiz do Trabalho racionalizar os atos processuais na execuo, evitando a prtica de atos inteis ou que atentem contra a celeridade e o bom andamento processual. H) PRINCPIO DA DISPONIBILIDADE: O credor tem a disponibilidade de prosseguir ou no com o processo executivo. Nesse sentido, o artigo 569, caput do CPC diz que o credor tem a faculdade de desistir da execuo sem anuncia do devedor. De outro lado, no Processo do Trabalho, considerando-se os princpios da irrenunciabilidade de direitos trabalhista e a hipossuficincia do trabalhador, deve o Juiz do Trabalho ter cuidado redobrado ao homologar eventual desistncia da execuo por parte do credor trabalhista, devendo ser ouvir o reclamante, e se convencer de que a desistncia do crdito espontnea. I) PRINCPIO DA FUNO SOCIAL DA EXECUO TRABALHISTA: Em razo do carter publicista do processo do trabalho e do relevante interesse social envolvido na satisfao do crdito trabalhista, a moderna doutrina tem defendido a existncia do princpio da funo social da execuo trabalhista. Desse modo, deve o Juiz do Trabalho direcionar a execuo no sentido de que o exeqente, efetivamente, receba o vem da vida pretendido de forma clere e justa, e que as atividades executivas sejam razoveis no sentido de que somente o patrimnio do prprio devedor seja atingido, preservando-se sempre a dignidade tanto da pessoa humana do exeqente como do executado. J) PRINCPIO DA SUBSIDIARIEDADE: O Processo do Trabalho permite que as regaras do direito processual comum sejam aplicadas na execuo trabalhista, no caso de lacuna da legislao processual trabalhista e compatibilidade com os princpios que regem a execuo trabalhista.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

O artigo 769, da CLT disciplina os requisitos para aplicao subsidiria do Direito Processual Comum ao Processo do Trabalho, com a seguinte redao: Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo. Conforme a redao do referido dispositivo legal, so requisitos para a aplicao do Cdigo de Processo Civil ao Processo do Trabalho: a) omisso da CLT, ou seja, quando a CLT, ou a legislao processual extravagante no disciplina a matria; b) compatibilidade com os princpios que regem o processo do trabalho. Vale dizer: a norma do CPC alm de ser compatvel com as regras que regem o Processo do Trabalho, deve ser compatvel com os princpios que norteiam o Direito Processual do Trabalho, mxime o acesso do trabalhador Justia. Na fase de execuo trabalhista, em havendo omisso da CLT, aplica-se em primeiro plano a Lei de Execuo Fiscal (6830/80) e, posteriormente, o Cdigo de Processo Civil. Entretanto, o artigo 889, da CLT deve ser conjugado com o artigo 769 consolidado, pois somente quando houver compatibilidade com os princpios que regem a execuo trabalhista, a Lei 6830/80 pode ser aplicada. Atualmente, na execuo trabalhista, h um desprestgio da aplicao da Lei 6830/80 em razo da maior efetividade do Cdigo de Processo Civil em muitos aspectos. De outro lado, a Lei dos Executivos Fiscais que disciplina a forma de execuo por ttulo executivo extrajudicial, no foi idealizada para o credor trabalhista o qual, na quase totalidade das vezes, executa um titulo executivo judicial e, por isso, a sua reduzida utilizao na execuo trabalhista.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

L) PRINCPIO DA AUSNCIA DE AUTONOMIA DA EXECUO TRABALHISTA: Ainda h na doutrina hodierna opinies no sentido de eu a execuo trabalhista um processo autnomo e no uma fase do procedimento. Em prol deste entendimento, h o argumento no sentido de que a execuo trabalhista comea pela citao do executado, conforme dispe o art. 880 da CLT. Na verdade, para os ttulos executivos judiciais, a execuo trabalhista nunca foi na prtica, considerada um processo autnomo, que se inicia por petio inicial e se finaliza com a sentena. Costumeiramente, embora a liquidao no seja propriamente um ato de execuo, as Varas do Trabalho consideram o incio do cumprimento da sentena mediante despacho para o autor apresentar os clculos de liquidao e, a partir da, a Vara do Trabalho promove de ofcio (art. 878 da CLT), sem necessidade de o credor entabular petio inicial. A execuo trabalhista prima pela simplicidade, celeridade e efetividade, princpios estes que somente podem ser efetivados entendendo-se a execuo como fase do processo e no como um novo processo formal, que comea com a inicial e termina com uma sentena. No processo civil, por meio da Lei 11323/05, foi abolido o processo de execuo, criando a fase do cumprimento da sentena. Desse modo, a execuo passa a ser mais uma fase do processo, e no um processo autnomo que comea com a inicial e termina com a sentena. No nosso sentir diante dos novos rumos do processo civil ao abolir o processo de execuo, e dos princpios constitucionais da durao razovel do processo e efetividade, consagrados pela EC 45/04, pensamos que no h mais motivos ou argumentos para sustentar a autonomia da execuo no processo do trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

A execuo trabalhista constitui fase do processo, pelos seguintes argumentos: a) Simplicidade e celeridade do procedimento b) A execuo pode se iniciar de ofcio (art. 878 da CLT) c) no h petio inicial na execuo trabalhista por ttulo executivo judicial d) princpios constitucionais da durao razovel do processo efetividade e) acesso justia e efetividade da jurisdio trabalhista M) PRINCPIO DO IMPULSO OFICIAL: Em razo do relevante aspecto social que envolve a satisfao do crdito trabalhista, a hipossuficincia do trabalhador e a existncia do jus postulandi no processo do trabalho (art. 791 da CLT), a CLT disciplina, no art. 878, a possibilidade de o Juiz do Trabalho iniciar e promover os atos executivos de ofcio. Art. 878 - A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo prprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente, nos termos do artigo anterior. Pargrafo nico - Quando se tratar de deciso dos Tribunais Regionais, a execuo poder ser promovida pela Procuradoria da Justia do Trabalho. 4.3. Ttulos Executivos: Os ttulos executivos que podem ser executados na Justia do Trabalho esto elencados no art. 876 da CLT. Art. 876 da CLT - As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos, quando no cumpridos; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia sero executados pela forma estabelecida neste Captulo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

10

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Pargrafo nico. Sero executadas ex officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. As contribuies sociais, a que se refere o pargrafo nico do art. 876 da CLT, so as parcelas previdencirias que incidiro nas verbas de natureza salarial que so deferidas na sentena ou transacionadas nos acordos celebrados e homologados em juzo. A doutrina faz uma distino entre ttulos executivos judiciais e ttulos executivos extrajudiciais, que vocs podero observar no quadro abaixo. Ttulos Executivos Judiciais Ttulos Executivos Extrajudiciais Termos de compromisso de ajustamento de conduta firmados pelo Ministrio Pblico do Trabalho; (TAC) Termo de Conciliao firmados pela Comisso de Conciliao Prvia. (TCCCP)

A sentena transitada em julgado; A sentena sujeita a recurso desprovido de efeito suspensivo; Acordos judiciais no cumpridos.

Os nicos ttulos executivos extrajudiciais que podem ser executados na Justia do trabalho so; o termo de ajustamento de conduta firmado perante o MPT e o termo de conciliao firmado nas Comisses de conciliao prvia. Ambos so firmados fora do Poder Judicirio, ou seja, fora de um processo de conhecimento que dar origem a uma sentena (ttulo executivo judicial). Portanto, como no h um juiz anterior que julgou a matria a competncia para execut-lo ser do juiz que seria competente para julgar a matria caso houvesse um processo de conhecimento, ou seja, caso as partes no passassem pelo MPT e nem pela CCP.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

11

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

(FCC Analista Administrativo TST 2012) Compete Justia do Trabalho a execuo dos termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho, os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia e, ex officio, as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo judicial. CERTA

importante lembrar que os cheques, as notas promissrias, as duplicatas, etc. no so ttulos executivos extrajudiciais que possam ser executados na Justia do Trabalho. Art. 877-A da CLT - competente para a execuo de ttulo executivo extrajudicial o juiz que teria competncia para o processo de conhecimento relativo matria. (Ttulo Executivo Extrajudicial) Art. 877 da CLT - competente para a execuo das decises o Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissdio. (Ttulo Executivo Judicial) 4.4. Execuo Provisria: A execuo do ttulo executivo judicial pode ser provisria ou definitiva. A execuo definitiva aquela que tem por base uma sentena transitada em julgado ou um ttulo executivo extrajudicial. J a execuo provisria aquela que ocorrer quando o ttulo executivo judicial estiver sendo objeto de recurso recebido no efeito devolutivo (art. 899 da CLT). Assim, a execuo provisria ser possvel quando uma sentena condenatria no houver transitado em julgado. O art. 769 da CLT permite a aplicao subsidiria do art. 475-O, pargrafo 3 do CPC ao processo do trabalho, que estabelece a obrigao do exeqente ao requerer a execuo provisria de instruir o processo com os documentos necessrios para a formao da carta de sentena.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

12

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A Carta de sentena so os autos que se formam para o processamento da execuo provisria. A Legitimidade Ativa para promover a execuo est prevista no art. 878 da CLT que assim dispe qualquer interessado ou de ofcio pelo juiz ou presidente do tribunal competente. Art. 878 da CLT A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo prprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente, nos termos do artigo anterior. Pargrafo nico - Quando se tratar de deciso dos Tribunais Regionais, a execuo poder ser promovida pela Procuradoria da Justia do Trabalho. O art. 878 da CLT ao mencionar a expresso qualquer interessado dever ser interpretado da seguinte forma: a execuo poder ser processada pelo credor, pelo devedor e pelos seguintes legitimados: a) esplio, herdeiros ou sucessores do credor; b) o cessionrio quando o direito do ttulo executivo lhe for transferido por ato entre vivos; c) o sub-rogado nos casos de sub-rogao legal ou convencional. O Ministrio Pblico do Trabalho ter legitimidade para promover a execuo, dentre outras hipteses, nos casos de existncia de ttulos executivos judiciais, em funes de aes promovidas originariamente pelo parquet laboral, como por exemplo, a Ao Civil pblica e no caso de execuo do ttulo executivo extrajudicial denominado termo de compromisso de ajustamento de conduta. 4.5.. Execuo por Prestaes Sucessivas: Por prestaes sucessivas devemos entender as obrigaes contnuas que se sucedem no tempo ou as que sejam de trato sucessivo. Os doutrinadores citam como exemplo de prestaes de trato sucessivo o pagamento de salrio decorrente de um contrato de trabalho, pois a obrigao de pagar salrio renova-se ms a ms at que ocorra a terminao contratual.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

13

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 890 da CLT - A execuo para pagamento de prestaes sucessivas far-se- com observncia das normas constantes desta Seo, sem prejuzo das demais estabelecidas neste Captulo. A execuo para o pagamento de uma prestao sucessiva poder ser por tempo determinado (art. 891 da CLT) e por tempo indeterminado (art. 892 da CLT). Na execuo para o pagamento de uma prestao sucessiva por tempo determinado, citamos como exemplo o acordo celebrado em dez parcelas, neste ocorrer o vencimento antecipado de todas as parcelas pelo simples inadimplemento, independentemente do acordo prever tal clusula. Art. 891 da CLT - Nas prestaes sucessivas por tempo determinado, a execuo pelo no-pagamento de uma prestao compreender as que lhe sucederem. Ao passo que, na execuo de uma prestao sucessiva por tempo indeterminado podemos citamos o exemplo dado por Carlos Henrique Bezerra Leite de um contrato de trabalho cujas prestaes obrigacionais so de trato sucessivo e que este ainda se encontra em plena vigncia, como por exemplo, quando a sentena exeqenda determina a obrigao do devedor de pagar diferenas salariais que sero devidas at o momento em que a execuo se inicia. Art. 892 da CLT - Tratando-se de prestaes sucessivas por tempo indeterminado, a execuo compreender inicialmente as prestaes devidas at a data do ingresso na execuo. Art. 889-A da CLT - Os recolhimentos das importncias devidas, referentes s contribuies sociais, sero efetuados nas agncias locais da Caixa Econmica Federal ou do Banco do Brasil S.A., por intermdio de documento de arrecadao da Previdncia Social, dele se fazendo constar o nmero do processo. 1o - Concedido parcelamento pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, o devedor juntar aos autos a comprovao do ajuste, ficando a execuo da contribuio social correspondente suspensa at a quitao de todas as parcelas.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

14

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2o - As Varas do Trabalho encaminharo mensalmente Secretaria da Receita Federal do Brasil informaes sobre os recolhimentos efetivados nos autos, salvo se outro prazo for estabelecido em regulamento. 4.6. Execuo contra a Fazenda Pblica: A expresso Fazenda Pblica abrange as pessoas jurdicas de direito pblico interno, como a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios, as Autarquias e as Fundaes Pblicas. Os bens destes entes so impenhorveis e imprescritveis. Assim, eles sero citados para embargar a execuo em 30 dias e no para pagar ou nomear bens penhora como as pessoas jurdicas de direito privado e as pessoas fsicas ou naturais. 4.7. Execuo contra a Massa Falida: A nova lei de falncias (Lei 11.101/05) estabelece que a falncia decretao da falncia da empresa suspender as execues em face do devedor falido. H divergncias doutrinrias em relao competncia da Justia do Trabalho para processar a execuo contra a massa falida. H pelo menos trs posicionamentos divergentes, os quais no abordarei neste curso, uma vez que o nosso foco so as provas objetivas dos concursos dos Tribunais. 4.8 Do depsito da condenao e da nomeao de bens e do Mandado de citao e Penhora: Nos termos do art. 880 da CLT, quando a parte requerer a execuo o juiz ou presidente do tribunal mandar expedir mandado de citao do executado para que este cumpra a deciso ou o acordo no prazo estabelecido, pelo modo e sob as cominaes estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuies sociais devidas Unio, para que o faa em 48 (quarenta e oito) horas ou garanta a execuo, sob pena de penhora. A citao ser feita pelos oficiais de justia, sendo feita pessoalmente ao executado. Somente poder ser realizada atravs e Edital quando o executado, procurado por 2 (duas) vezes no espao de 48 (quarenta e oito) horas, no for encontrado. Neste caso o Edital ser publicado no jornal oficial ou, na falta deste, afixado na sede da Vara de Trabalho ou Juzo, durante 5 (cinco) dias. O mandado de citao dever conter a deciso exeqenda ou o termo de acordo no cumprido.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

15

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Assim, que a citao for realizada nos moldes do art. 880 da CLT o executado poder pagar na forma do art. 881 da CLT, depositar em juzo o valor com o objetivo de garantir o juzo para a interposio de embargos execuo ou oferecer bens penhora para a garantia do juzo e futura oposio, tambm de embargos execuo. Art. 881 da CLT - No caso de pagamento da importncia reclamada, ser este feito perante o escrivo ou chefe de secretaria, lavrando-se termo de quitao, em 2 (duas) vias, assinadas pelo exeqente, pelo executado e pelo mesmo escrivo ou chefe de secretaria, entregando-se a segunda via ao executado e juntando-se a outra ao processo. Pargrafo nico - No estando presente o exeqente, ser depositada a importncia, mediante guia, em estabelecimento oficial de crdito ou, em falta deste, em estabelecimento bancrio idneo. Art. 882 da CLT - O executado que no pagar a importncia reclamada poder garantir a execuo mediante depsito da mesma, atualizada e acrescida das despesas processuais, ou nomeando bens penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 655 do Cdigo Processual Civil. O executado dever observar a ordem de bens do art. 655 do CPC para a nomeao de bens penhora, uma vez que o art. 882 da CLT assim estabelece.

(FCC Analista Administrativo TST 2012) No fere direito lquido e certo do impetrante o ato judicial que determina penhora em dinheiro do executado, em execuo definitiva, para garantir crdito exequendo, uma vez que obedece gradao prevista no art. 655 do CPC. CERTA

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

16

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 655 do CPC A penhora observar preferencialmente a seguinte ordem: I. dinheiro, em espcie ou em depsito ou aplicao em instituio financeira; II. veculos de via terrestre; III. bens mveis em geral; IV. bens imveis; V. navios e aeronaves; VI. aes e quotas de sociedades empresrias; VII. percentual de faturamento da empresa devedora; VIII. pedras e metais preciosos; IX. ttulos da dvida pblica da Unio, Estado, DF com cotao em mercado; X. ttulos e valores mobilirios com cotao em mercado; XI. outros direitos. Em provas de concursos costuma ser cobrada a Orientao Jurisprudencial 59 da SDI-II do TST que estabelece que carta de fiana bancria equivale a dinheiro. Assim, entre a carta de fiana bancria e um navio a ordem preferencial ser para a carta de fiana bancria, uma vez que ela equivale a dinheiro que na ordem legal o primeiro do rol do art. 655 do CPC. Art. 883 da CLT - No pagando o executado, nem garantindo a execuo, seguir-se- penhora dos bens, tantos quantos bastem ao pagamento da importncia da condenao, acrescida de custas e juros de mora, sendo estes, em qualquer caso, devidos a partir da data em que for ajuizada a reclamao inicial.

OJ 93 SDI2 TST admissvel a penhora sobre a renda mensal ou faturamento de empresa, limitada a determinado percentual, desde que no comprometa o desenvolvimento regular de suas atividades.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

17

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4.9. Dos bens penhorveis e impenhorveis: Os bens impenhorveis so os dispostos no art. 649 do CPC, aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho, os bens de famlia da Lei 8009/90, como j falamos anteriormente, os bens pblicos. Os bens do rol do artigo 649 do CPC so absolutamente impenhorveis e so os seguintes: a) os bens inalienveis e os declarados por ato voluntrio no sujeito execuo; b) os mveis, pertences e utilidades domsticas que guarnecem a residncia do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um mdio padro de vida; c) os vesturios, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor; d) os vencimentos, subsdios, soldos, salrios, remuneraes, proventos de aposentadoria, penses, peclios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua famlia, os ganhos de trabalhador autnomo e os honorrios de profissional liberal, observado o disposto no 3o deste artigo; e) os livros, as mquinas, as ferramentas, os utenslios, os instrumentos ou outros bens mveis necessrios ou teis ao exerccio de qualquer profisso; f) o seguro de vida; g) os materiais necessrios para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas; h) a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia; i) os recursos pblicos recebidos por instituies privadas para aplicao compulsria em educao, sade ou assistncia social; j) at o limite de 40 (quarenta) salrios mnimos, a quantia depositada em caderneta de poupana. l) os recursos pblicos do fundo partidrio recebidosm, nos termos da lei, por partido poltico.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

18

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4.10. Do bem de famlia (Lei 8009/90): A Lei 8009/90 assegura a impenhorabilidade do imvel residencial prprio do casal, ou da entidade familiar, estabelecendo que tal imvel no responder por qualquer tipo de dvida civil, comercial, fiscal, previdenciria ou de outra natureza, contrada pelos cnjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietrios e nele residam. Considera-se residncia um nico imvel utilizado pelo casal ou pela entidade familiar para moradia permanente. Na hiptese de o casal, ou entidade familiar, ser possuidor de vrios imveis utilizados como residncia, a impenhorabilidade recair sobre o de menor valor, salvo se outro tiver sido registrado, para esse fim, no Registro de Imveis. No se beneficiar do benefcio da Lei 8009/90 aquele que, sabendo-se insolvente, adquirir de m-f imvel mais valioso para transferir a residncia familiar, desfazendo-se ou no da moradia antiga. A impenhorabilidade ser oponvel em qualquer processo de execuo civil, fiscal, previdenciria, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: em razo dos crditos de trabalhadores da prpria residncia e das respectivas contribuies previdencirias; pelo titular do crdito decorrente do financiamento destinado construo ou aquisio do imvel, no limite dos crditos e acrscimos constitudos em funo do respectivo contrato; pelo credor de penso alimentcia; para cobrana de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuies devidas em funo do imvel familiar; para execuo de hipoteca sobre o imvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar; por ter sido adquirido com produto de crime ou para execuo de sentena penal condenatria a ressarcimento, indenizao ou perdimento de bens. por obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

19

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva importante frisar que a impenhorabilidade compreender o imvel sobre o qual se assentam a construo, as plantaes, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou mveis que guarnecem a casa, desde que quitados. Excluem-se da impenhorabilidade os veculos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos. Quando o imvel for locado, a impenhorabilidade aplicar-se- aos bens mveis quitados que guarneam a residncia e que sejam de propriedade do locatrio. Quando a residncia familiar constituir-se em imvel rural, a impenhorabilidade restringir-se- sede de moradia, com os respectivos bens mveis, e, nos casos do art. 5, inciso XXVI, da Constituio, rea limitada como pequena propriedade rural. 4.11. Dos embargos execuo: Embargos execuo, ou embargos do executado ou, ainda embargos do devedor uma ao na qual o executado ser o autor e o exeqente ser o ru com o objetivo de anular ou reduzir a execuo. Assim, o executado tem por objetivo ao embargar a execuo, a desconstituio do ttulo em que ela se funda, e por conseqncia a sua extino, seja total ou parcialmente. O executado ter o prazo de 5 dias contados da data da intimao da penhora para opor embargos execuo, desde que garanta a execuo ou os bens sejam penhorados. O prazo de 5 dias para o executado apresentar embargos e igual prazo para exeqente, impugn-lo ou de 30 dias para a Fazenda Pblica (art. 30 da lei 6.830/80). DICA: Parte da doutrina entende que o art. 741 do CPC aplica-se ao processo do trabalho, o que aumentaria as hipteses de cabimento de embargos execuo. Quando o executado for a fazenda pblica o prazo para opor embargos execuo ser de 30 dias. Caso o devedor no esteja no local da penhora o oficial ir proceder ao arresto dos bens, sendo dada cincia ao devedor depois de ele ter sido efetivado. Somente ocorrer ordem de arrombamento se o devedor estiver ocultando-se para impedir que a penhora seja realizada. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 20

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 884 da CLT - Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqente para impugnao 1 - A matria de defesa ser restrita s alegaes de cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da divida. 2 - Se na defesa tiverem sido arroladas testemunhas, poder o Juiz ou o Presidente do Tribunal, caso julgue necessrios seus depoimentos, marcar audincia para a produo das provas, a qual dever realizar-se dentro de 5 (cinco) dias. 3 - Somente nos embargos penhora poder o executado impugnar a sentena de liquidao, cabendo ao exeqente igual direito e no mesmo prazo. 4 - Julgar-se-o na mesma sentena os embargos e as impugnaes liquidao apresentadas pelos credores trabalhista e previdencirio. 5 - Considera-se inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicao ou interpretao tidas por incompatveis com a Constituio Federal.

(FCC Analista Administrativo TST 2012) Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado 5 dias para apresentar embargos; sendo que a matria de defesa ser restrita s alegaes de cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da dvida, no cabendo instruo probatria por meio de testemunhas. ERRADA

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

21

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 885 da CLT - No tendo sido arroladas testemunhas na defesa, o juiz ou presidente, conclusos os autos, proferir sua deciso, dentro de 5 (cinco) dias, julgando subsistente ou insubsistente a penhora. O prazo de 5 dias para o juiz julgar os embargos execuo quando no forem arroladas testemunhas, contar-se- a partir da concluso dos autos. Lembrando que a expresso autos conclusos significa que o processo est com o juiz para que ele profira a sua deciso. Quando tiverem sido arroladas testemunhas ou for necessria outra prova ser aplicada a regra do art. 886 da CLT. Na sentena dos embargos subsistente ou insubsistente. penhora, ele ir determinar subsistente a penhora ele penhorados. execuo o juiz ir julgar se a penhora Quando ele declarar a insubsistncia da uma nova penhora. Quando ele julgar ir determinar a avaliao dos bens

Quando ele considerar que os embargos penhora no possuem fundamento, ele ir rejeitar os embargos interpostos e prosseguir a execuo. As partes sero notificadas desta deciso pelo correio com aviso de recebimento conforme estabelece o art. 886, pargrafo primeiro da CLT. Caber a interposio de agravo de petio contra esta deciso no prazo de oito dias, que uma modalidade de recurso que ns iremos estudar nas prximas aulas. Art. 886 da CLT - Se tiverem sido arroladas testemunhas, finda a sua inquirio em audincia, o escrivo ou secretrio far, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, conclusos os autos ao juiz ou presidente, que proferir sua deciso, na forma prevista no artigo anterior. 1 - Proferida a deciso, sero da mesma notificadas as partes interessadas, em registrado postal, com franquia. 2 - Julgada subsistente a penhora, o juiz ou presidente mandar proceder logo avaliao dos bens penhorados.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

22

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

O art. 887 da CLT est tacitamente revogado pela Lei 5.442/68 que deu nova redao ao art. 721 da CLT que determina que os bens penhorados sejam avaliados, pelo prprio oficial de justia avaliador em no prazo de 10 dias O oficial de justia poder ser recusado como avaliador quando for suspeito ou impedido. Importante: O art. 884 da CLT afirma que nos embargos execuo as matrias de defesa so restritas s alegaes de cumprimento da deciso ou de acordo, quitao ou prescrio da dvida. Parte da doutrina entende que o art. 741 do CPC aplica-se ao processo do trabalho, o que aumentaria as hipteses de cabimento de embargos execuo. Art. 888 da CLT - Concluda a avaliao, dentro de 10 (dez) dias, contados da data da nomeao do avaliador, seguir-se- a arrematao que ser anunciada por edital afixado na sede do Juzo ou Tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de 20 (vinte) dias. 1 - A arrematao far-se- em dia, hora e lugar anunciados e os bens sero vendidos pelo maior lance, tendo o exeqente preferncia para a adjudicao. 2 - O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 20% (vinte por cento) do seu valor. 3 - No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz ou presidente. 4 - Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 (vinte e quatro) horas o preo da arrematao, perder, em benefcio da execuo, o sinal de que trata o 2 deste artigo, voltando praa os bens executados.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

23

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 889-A da CLT - Os recolhimentos das importncias devidas, referentes s contribuies sociais, sero efetuados nas agncias locais da Caixa Econmica Federal ou do Banco do Brasil S.A., por intermdio de documento de arrecadao da Previdncia Social, dele se fazendo constar o nmero do processo. 1o - Concedido parcelamento pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, o devedor juntar aos autos a comprovao do ajuste, ficando a execuo da contribuio social correspondente suspensa at a quitao de todas as parcelas. 2o - As Varas do Trabalho encaminharo mensalmente Secretaria da Receita Federal do Brasil informaes sobre os recolhimentos efetivados nos autos, salvo se outro prazo for estabelecido em regulamento. 4.12. Dos embargos de terceiro: A CLT omissa em relao aos embargos de terceiro, por isso o Cdigo de Processo Civil aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho, por fora do art. 889 da CLT. Os embargos de terceiro objetivam proteger a posse ou a propriedade daquele, que no sendo parte, sofrer turbao ou esbulho na posse de seus bens em decorrncia de atos de apreenso judicial como, por exemplo, a penhora. Os artigos 1046\1054 do CPC tratam dos embargos de terceiro que se caracterizam por ser uma ao incidental conexa ao processo de execuo ou de conhecimento. No processo de execuo, esta ao poder ser ajuizada at 5 dias aps a arrematao, a adjudicao ou a remio, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta (art. 1048 do CPC). O pargrafo segundo ao art. 1046 do CPC estende o conceito de terceiro embargante para aquele que, no sendo parte no processo, defende bens de sua posse ou propriedade que esto sendo objeto de constrio judicial.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

24

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva So legitimados para a interposio de embargos de terceiro: a) o cnjuge, na defesa de seus prprios bens reservados ou atinentes meao; b) o credor hipotecrio, pignoratcio ou anticrtico que so detentores do direito real sobre os bens alheios; Os embargos de terceiro devero ser distribudos por dependncia e serem processados nos mesmos autos do processo, j os embargos do devedor devero ser processados em autos apartados. Um ponto muito cobrado nas provas de concursos a questo de quem ser competente para processar e julgar os embargos de terceiro quando a ao for processada por carta precatria. Ser a competente o juzo deprecado (juzo que no processa a execuo) ou o juzo deprecante (juzo que est processando a execuo). Esta matria est regulada pela Smula 419 do TST. Smula 419 do TST Na execuo por carta precatria, os embargos de terceiro sero oferecidos no juzo deprecante ou no juzo deprecado, mas a competncia para julg-los do juzo deprecante, salvo se versarem, unicamente, sobre vcios ou irregularidades da penhora, avaliao ou alienao dos bens, praticados pelo juzo deprecado, em que a competncia ser deste ltimo.

(FCC Analista Administrativo TST 2012) Na execuo por carta precatria, os embargos de terceiro sero oferecidos no juzo deprecante ou no juzo deprecado, mas a competncia para julg-los do juzo deprecante, salvo se versarem, unicamente, sobre vcios ou irregularidades da penhora, avaliao ou alienao dos bens, praticados pelo juzo deprecado, em que a competncia ser deste ltimo. CERTA

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

25

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

4.13. Da Praa e Leilo: Resolvidos os embargos seguir-se- para a praa ou leilo. Praa realizada no frum, destinada aos bens imveis e leilo realizado onde estiverem os bens mveis ou em outro lugar designado pelo juiz. Na praa, podero ocorrer uma das trs situaes abaixo: Aps a penhora, a expropriao do bem poder ocorrer pela remio, adjudicao ou arrematao. 1. Da Arrematao: Ocorrer quando um terceiro adquire o bem. A arrematao ocorrer pelo maior lance, tendo o exeqente a preferncia para a adjudicao. O arrematante dever garantir com um sinal de 20% sobre o valor da arrematao e em 24 horas dever completar o restante, sob pena de perder o sinal dado para a execuo. No processo do trabalho haver uma s praa, assim defere-se a arrematao na primeira praa a quem der o maior lance, ainda que este no atinja o valor da avaliao. Ser assinado o auto de arrematao que somente poder ser desfeita nos casos do art. 694 do CPC. 2. Da Remio: Ocorrer quando o devedor mantm a propriedade do bem pagando o valor devido, ele sempre ter preferncia. A remio prefere a adjudicao e arrematao. Poder ser feita a qualquer tempo pelo executado, porm antes da arrematao ou da adjudicao. No se deve confundir remio da execuo com remio de bens, pois esta permitia ao cnjuge, ascendente ou descendente do executado remir quaisquer bens penhorados depositando o preo pelo qual forem penhorados ou adjudicados, conforme art. 787 do CPC, que foi revogado em 2006. A remio de bens no se aplicava ao processo do trabalho. importante lembrar que o termo remisso significa perdo diferente do termo remio que deferida ao executado nos moldes do art. 13 da Lei 5.584/70, abaixo transcrito.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

26

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 13 da Lei 5.584/70 Em qualquer hiptese a remio s ser defervel ao executado se este oferecer preo igual ao valor da condenao. 3. Da Adjudicao: Ocorrer quando o credor fica com o bem para si, pagando o valor do maior lance e no o do preo da avaliao. Ele dever pagar a diferena caso a avaliao seja maior que o quantum devido. Somente ser permitida a adjudicao se for feita antes da assinatura do auto de arrematao. 4.14. Das Custas na Execuo: O STF entendeu que o TST no tem competncia para estabelecer custas na execuo, uma vez que, as custas tm natureza de tributo e por isso, somente podero ser fixadas por lei. Somente Unio compete legislar sobre custas nos servios forenses. Assim, o executado no dever pagar as custas para recorrer na execuo, uma vez que o art. 789-A da CLT expresso no sentido de que elas devero ser pagas ao final.

4.15. Artigos da CLT: Art. 876. As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos, quando no cumpridos; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia sero executados pela forma estabelecida neste Captulo. Pargrafo nico. Sero executadas ex-officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. Art. 877. competente para a execuo das decises o Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissdio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

27

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 877 A. competente para a execuo de ttulo executivo extrajudicial o juiz que teria competncia para o processo de conhecimento relativo matria. Art. 878. A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo prprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente, nos termos do artigo anterior. Pargrafo nico. Quando se tratar de deciso dos Tribunais Regionais, a execuo poder ser promovida pela Procuradoria da Justia do Trabalho. Art. 878-A. Faculta-se ao devedor o pagamento imediato da parte que entender devida Previdncia Social, sem prejuzo da cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. Art. 879. Sendo ilquida a sentena exeqenda, ordenar-se-, previamente, a sua liquidao, que poder ser feita por clculo, por arbitramento ou por artigos. 1 Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda, nem discutir matria pertinente causa principal. 1-A A liquidao abranger, tambm, o clculo das contribuies previdencirias devidas. 1-B As partes devero ser previamente intimadas para a apresentao do clculo de liquidao, inclusive da contribuio previdenciria incidente. 2 Elaborada a conta e tornada lquida, o Juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao fundamentada, com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. 3 Elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao da Unio para manifestao, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de precluso. 4 A atualizao do crdito devido Previdncia Social observar os critrios estabelecidos na legislao previdenciria. 5 O Ministro de Estado da Fazenda poder, mediante ato fundamentado, dispensar a manifestao da Unio quando o valor total das verbas que integram o salrio-de-contribuio, na forma do art. 28 da Lei 8.212, de 24 de julho de 1991, ocasionar perda de escala decorrente da atuao do rgo jurdico.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

28

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 6 Tratando-se de clculos de liquidao complexos, o juiz poder nomear perito para a elaborao e fixar, depois da concluso do trabalho, o valor dos respectivos honorrios com observncia, entre outros, dos critrios de razoabilidade e proporcionalidade. Art. 880. Requerida a execuo, o juiz ou presidente do tribunal mandar expedir mandado de citao do executado, a fim de que cumpra a deciso ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominaes estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuies sociais devidas Unio, para que o faa em 48 (quarenta e oito) horas ou garanta a execuo, sob pena de penhora. 1 O mandado de citao devera conter a deciso exeqenda ou o termo de acordo no cumprido. 2 A citao ser feita pelos oficiais de Justia. 3 Se o executado. procurado por 2 (duas) vezes no espao de 48 (quarenta e oito) horas, no for encontrado, far-se- citao por edital, publicado no jornal oficial ou, na falta deste, afixado na sede da Junta ou Juzo, durante 5 (cinco) dias. Art. 881. No caso de pagamento da importncia reclamada, ser este feito perante o escrivo ou chefe de secretaria, lavrando-se termo de quitao, em 2 (duas) vias, assinadas pelo exeqente, pelo executando e pelo mesmo escrivo ou chefe de secretaria, entregando-se a segunda via ao executado e juntando-se a outra ao processo. Pargrafo nico. no estando presente o exeqente, ser depositada a importncia, mediante guia, em estabelecimento oficial de crdito ou, em falta deste, em estabelecimento bancrio idneo. Art. 882. O executado que no pagar a importncia reclamada poder garantir a execuo mediante depsito da mesma, atualizada e acrescida das despesas processuais, ou nomeando bens penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no Art. 655 do Cdigo Processo Civil. Art. 883. No pagando o executado, nem garantindo a execuo, seguir-se- penhora dos bens, tantos quantos bastem ao pagamento da importncia da condenao, acrescida de custas e juros de mora, sendo estes, em qualquer caso, devidos a partir da data em que for ajuizada a reclamao inicial.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

29

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 884. Garantida a execuo ou penhora os bens, ter o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqente para impugnao. 1 A matria de defesa ser restrita s alegaes de cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da dvida. 2 Se na defesa tiverem sido arrolada testemunhas, poder o Juiz ou o Presidente do Tribunal, caso, julgue necessrio seus depoimentos, marcar audincia para a produo das provas, a qual dever realizar-se dentro de 5 (cinco) dias. 3 Somente nos embargos penhora poder o executado impugnar a sentena de liquidao, cabendo ao exeqente igual direito e no mesmo prazo. 4 Julgar-se-o na mesma sentena os embargos e a impugnao liquidao apresentadas pelos credores trabalhista e previdencirio. 5 Considera-se inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicao ou interpretao tidas por incompatveis com a Constituio Federal. Art. 885. No tendo sido arroladas testemunhas na defesa, o juiz ou presidente, conclusos os autos, proferir sua deciso, dentro de 5 (cinco) dias, julgando subsistente ou insubsistente a penhora. Art. 886. Se tiverem sido arroladas testemunhas, finda a sua inquirio em audincia, o escrivo ou secretrio far, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, conclusos os autos ao juiz ou presidente, que proferir sua deciso, na forma prevista no artigo anterior. 1 Proferida a deciso, sero da mesma notificadas as partes interessadas, em registrado postal, com franquia. 2 Julgada subsistente a penhora, o juiz ou presidente mandar proceder logo avaliao dos bens penhorados.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

30

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 888. Concluda a avaliao, dentro de 10 (dez) dias, contados da data da nomeao do avaliador, seguir-se- a arrematao que ser anunciada por edital afixada na sede do Juzo ou Tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de 20 (vinte) dias. 1 A arrematao far-se- em dia, hora e lugar anunciados e os bens sero vendidos pelo maior lance, tendo o exeqente preferncia para a adjudicao. 2 O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 20% (vinte por cento) do seu valor. 3 No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz ou presidente. 4 Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 (vinte e quatro) horas o preo da arrematao, perder, em benefcio da execuo, o sinal de que trata o 2 deste artigo, voltando praa os bens executados. Art. 889. Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contravierem ao presente Ttulo, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal. Art. 889-A. Os recolhimentos das importncias devidas, referentes s contribuies sociais, sero efetuados nas agncias locais da Caixa Econmica Federal ou do Banco do Brasil S.A., por intermdio de documento de arrecadao da Previdncia Social, dele se fazendo constar o nmero do processo. 1 Concedido parcelamento pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, o devedor juntar aos autos a comprovao do ajuste, ficando a execuo da contribuio social correspondente suspensa at a quitao de todas as parcelas. 2 As Varas do Trabalho encaminharo mensalmente Secretaria da Receita Federal do Brasil informaes sobre os recolhimentos efetivados nos autos, salvo se outro prazo for estabelecido em regulamento. Art. 890. A execuo para pagamento de prestaes sucessivas far-se- com observncia das normas constantes desta Seo, sem prejuzo das demais estabelecidas neste Captulo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

31

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 891. Nas prestaes sucessivas por tempo determinado, a execuo pelo no-pagamento de uma prestao compreender as que lhe sucederem. Art. 892. Tratando-se de prestaes sucessivas por tempo indeterminado, a execuo compreender inicialmente as prestaes devidas at a data do ingresso na execuo. importante mencionar a alterao que a Lei 12.440/2011, fez na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), inserindo o artigo 642-A. "Art. 642-A. instituda a Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas (CNDT), expedida gratuita e eletronicamente, para comprovar a inexistncia de dbitos inadimplidos perante a Justia do Trabalho. 1 - O interessado no obter a certido quando em seu nome constar:I - o inadimplemento de obrigaes estabelecidas em sentena condenatria transitada em julgado proferida pela Justia do Trabalho ou em acordos judiciais trabalhistas, inclusive no concernente aos recolhimentos previdencirios, a honorrios, a custas, a emolumentos ou a recolhimentos determinados em lei; ou II - o inadimplemento de obrigaes decorrentes de execuo de acordos firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho ou Comisso de Conciliao Prvia. 2 - verificada a existncia de dbitos garantidos por penhora suficiente ou com exigibilidade suspensa, ser expedida Certido Positiva de Dbitos Trabalhistas em nome do interessado com os mesmos efeitos da CNDT. 3 - A CNDT certificar a empresa em relao a todos os seus estabelecimentos, agncias e filiais.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

32

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4.16. Questes FCC comentadas: 1. (FCC - Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 20 Regio 2011) Considere I. O seguro de vida. II. Bens mveis necessrios ou teis ao exerccio de qualquer profisso. III. 20 salrios mnimos depositados em caderneta de poupana. IV. Aparelho de ar condicionado e aparelhos eletrnicos sofisticados. Em regra so absolutamente impenhorveis os bens indicados APENAS em a) I e II. b) II e III. c) I, II e III. d) II e IV. e) II, III e IV. Comentrios: Letra C. A assertiva I est correta (art. 649, f do CPC). A assertiva II, tambm, est correta (art. 649, e do CPC). A assertiva III est correta devido ao que diz o art. 649, j do CPC. Ao passo que a assertiva IV est incorreta. Os bens do rol do artigo 649 do CPC so absolutamente impenhorveis e so os seguintes: a) os bens inalienveis e os declarados por ato voluntrio no sujeito execuo; b) os mveis, pertences e utilidades domsticas que guarnecem a residncia do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um mdio padro de vida; c) os vesturios, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor; d) os vencimentos, subsdios, soldos, salrios, remuneraes, proventos de aposentadoria, penses, peclios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua famlia, os ganhos de trabalhador autnomo e os honorrios de profissional liberal, observado o disposto no 3o deste artigo; e) os livros, as mquinas, as ferramentas, os utenslios, os instrumentos ou outros bens mveis necessrios ou teis ao exerccio de qualquer profisso; f) o seguro de vida; g) os materiais necessrios para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas; h) a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia; i) os recursos pblicos recebidos por instituies privadas para aplicao compulsria em educao, sade ou assistncia social; j) at o limite de 40 (quarenta) salrios mnimos, a quantia depositada em caderneta de poupana. l) os recursos pblicos do fundo partidrio recebidos, nos termos da lei, por partido poltico.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

33

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 20 Regio 2011) Flvia arrematou um veculo modelo X, ano 2007, placa Y em hasta pblica decorrente de execuo de reclamao trabalhista da empresa XYZ. O veculo foi arrematado por R$ 10.000,00. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, Flvia dever garantir um sinal de a) R$ 2.000,00 e depositar o restante em 24 horas. b) R$ 2.000,00 e depositar o restante em 48 horas. c) R$ 5.000,00 e depositar o restante em 24 horas. d) R$ 5.000,00 e depositar o restante em 48 horas. e) R$ 1.000,00 e depositar o restante em 24 horas. Comentrios: Letra A Art. 888. Concluda a avaliao, dentro de 10 (dez) dias, contados da data da nomeao do avaliador, seguir-se- a arrematao que ser anunciada por edital afixada na sede do Juzo ou Tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de 20 (vinte) dias. 1 A arrematao far-se- em dia, hora e lugar anunciados e os bens sero vendidos pelo maior lance, tendo o exeqente preferncia para a adjudicao. 2 O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 20% (vinte por cento) do seu valor. 3 No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz ou presidente. 4 Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 (vinte e quatro) horas o preo da arrematao, perder, em benefcio da execuo, o sinal de que trata o 2 deste artigo, voltando praa os bens executados.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

34

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 20 Regio 2011) A casa onde Jnior reside com a sua famlia e proprietrio foi penhorada e arrematada em leilo judicial em execuo de reclamao trabalhista da empresa X ocorrido h trs dias. Jnior no parte no processo e pretende interpor Embargos de Terceiro. Neste caso, considerando que no ocorreu a assinatura da respectiva carta de arrematao, Jnior a) no pode interpor Embargos de Terceiro porque este s pode ser proposto at o trnsito em julgado da lide. b) poder interpor Embargos de Terceiro estando dentro do prazo legal previsto em lei. c) no poder interpor Embargos de Terceiro porque o prazo para interposio em fase de execuo j se esgotou. d) poder interpor Embargos execuo e no Embargos de Terceiro em razo da efetivao da penhora. e) dever interpor Agravo de Petio e no Embargos de Terceiro em razo do encerramento do leilo judicial e da efetivao da arrematao. Comentrios: Letra B. Como j estudamos no decorrer desta aula, no processo de execuo, a ao de embargos de terceiro poder ser ajuizada at 5 dias aps a arrematao, a adjudicao ou a remio, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta (art. 1048 do CPC). 4. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio 2011) Considere as seguintes assertivas a respeito dos Embargos de Terceiro: I. Em regra, na execuo por carta precatria, os Embargos de Terceiro sero oferecidos no juzo deprecado, que possuir tambm a competncia para julg-los. II. O prazo para o embargado oferecer a sua resposta de dez dias, contados da sua intimao. III. No processo de conhecimento, os embargos de terceiro tero lugar enquanto no transitar em julgado a sentena ou o acrdo. IV. legitimado ativo para propor embargos de terceiros o cnjuge, na defesa de seus prprios bens reservados ou atinentes meao. Est correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) II e IV. (D) III e IV. (E) I e IV. Comentrios: Letra B. I- Incorreta. (Smula 419 do TST)

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

35

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 419 do TST Na execuo por carta precatria, os embargos de terceiro sero oferecidos no juzo deprecante ou no juzo deprecado, mas a competncia para julg-los do juzo deprecante, salvo se versarem, unicamente, sobre vcios ou irregularidades da penhora, avaliao ou alienao dos bens, praticados pelo juzo deprecado, em que a competncia ser deste ltimo. II- Correta. O Processo Civil ser aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho no que tange aos embargos de terceiro. Assim, a assertiva abordou o art. 1053 do CPC que estabelece o prazo de 10 dias para o embargado oferecer a sua resposta. III- Correta. Os embargos de terceiro possuem natureza jurdica de ao incidental conexa ao processo de conhecimento ou de execuo. No processo de conhecimento eles tero lugar enquanto no transitar em julgado a sentena ou o acrdo. J no processo de execuo a ao poder ser ajuizada at cinco dias aps a arrematao. Adjudicao ou remio, mas sempre antes da assinatura da carta (art. 1048 do CPC). IV- Correta. So legitimados para a interposio de embargos de terceiro: a) o cnjuge, na defesa de seus prprios bens reservados ou atinentes meao; b) o credor hipotecrio, pignoratcio ou anticrtico que so detentores do direito real sobre os bens alheios; 5. (FCC- Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Gabriela adquiriu uma fazenda na Cidade do Sol atravs de instrumento particular de compra e venda. Aps alguns dias descobriu que a fazenda adquirida havia sido arrematada em leilo judicial em razo de dvida trabalhista do ex-proprietrio. Neste caso, Gabriela (A) no poder interpor Embargos de Terceiros, tendo em vista que o bem j foi arrematado em leilo. (B) poder interpor Embargos de Terceiros at cinco dias depois da arrematao, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta. (C) poder interpor Embargos de Terceiros at dez dias depois da arrematao, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta. (D) poder interpor Embargos de Terceiros at cinco dias depois da arrematao, independentemente da assinatura da respectiva carta. (E) poder interpor Embargos de Terceiros at dez dias depois da arrematao, independentemente da assinatura da respectiva carta.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

36

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra B. Os embargos de terceiro objetivam proteger a posse ou a propriedade daquele, que no sendo parte, sofrer turbao ou esbulho na posse de seus bens em decorrncia de atos de apreenso judicial como, por exemplo, a penhora. A CLT omissa em relao aos embargos de terceiro, por isso o Cdigo de Processo Civil aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho, por fora do art. 889 da CLT. Os artigos 1046/1054 do CPC tratam dos embargos de terceiro que se caracteriza por ser uma ao incidental conexa ao processo de execuo ou de conhecimento. No processo de execuo, esta ao poder ser ajuizada at 05 dias aps a arrematao, a adjudicao ou a remio, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta (art. 1048 do CPC). Assim, Gabriela poder interpor embargos de terceiro no prazo estabelecido pelo art. 1048 do CPC. 6. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 9 regio- 2010) Na execuo da sentena proferida na reclamao trabalhista X, Joo arrematou um apartamento na cidade de Santos-SP. Para garantir o lance, Joo deu sinal correspondente a 20% do seu valor. Neste caso, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, Joo dever pagar o preo da arrematao dentro de (A) cinco dias, sob pena de perder, em benefcio da execuo, todo o sinal, voltando praa o imvel arrematado. (B) quarenta e oito horas, sob pena de perder, em benefcio da execuo, metade do sinal, voltando praa o imvel arrematado. (C) vinte e quatro horas, sob pena de perder, em benefcio da execuo, todo o sinal, voltando praa o imvel arrematado. (D) dez dias, sob pena de perder, em benefcio da execuo, metade do sinal, voltando praa o imvel arrematado. (E) trinta dias, sob pena de perder, em benefcio da execuo, todo o sinal, voltando praa o imvel arrematado. Comentrios: Letra C. (art. 888 da CLT). Art. 888 da CLT - Concluda a avaliao, dentro de 10 (dez) dias, contados da data da nomeao do avaliador, seguir-se- a arrematao que ser anunciada por edital afixado na sede do Juzo ou Tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de 20 (vinte) dias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

37

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

1 - A arrematao far-se- em dia, hora e lugar anunciados e os bens sero vendidos pelo maior lance, tendo o exeqente preferncia para a adjudicao. 2 - O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 20% (vinte por cento) do seu valor. 3 - No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz ou presidente. 4 - Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 (vinte e quatro) horas o preo da arrematao, perder, em benefcio da execuo, o sinal de que trata o 2 deste artigo, voltando praa os bens executados. 7. (FCC/TRT/Campinas Tcnico judicirio/2009) Considere as seguintes assertivas acerca da execuo trabalhista: I- Sero executadas ex officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos juzes resultantes de homologao de acordo, exceto sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. II- Faculta-se ao devedor o pagamento imediato da parte que entender devida previdncia social sem prejuzo da cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. III- O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 50% do seu valor. IV- Somente nos embargos penhora poder o executado impugnar a sentena de liquidao, cabendo ao exeqente igual direito e no mesmo prazo. De acordo com a Consolidao das Leis do trabalho est correto o que se afirma somente em a) II e IV; b) I, II e III; c) II,III e IV; d) I e IV; e) I,II e IV.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

38

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Comentrios: Letra A. I- errada . A parte em negrito o que est errado na assertiva I, pois no o que diz o pargrafo nico do art. 876 da CLT. II- correta Art. 878-A da CLT - Faculta-se ao devedor o pagamento imediato da parte que entender devida Previdncia Social, sem prejuzo da cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. III- errada. O lance ser de 20%. IV- correta.

8. (Juiz do Trabalho TRT- 8 Regio/2007) No tocante execuo trabalhista, marque a resposta que est em desacordo com o estabelecido pela Consolidao das Leis do Trabalho. a) Ao devedor facultado o pagamento imediato de parte que entender Previdncia Social, sem prejuzo de cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. b) As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito devolutivo, os acordos, quando no cumpridos, bem como os termos de ajuste de condutas firmados perante o Ministrio pblico do trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia, sero executados conforme determina a Consolidao das Leis do Trabalho. c) Os crditos previdencirios devidos em decorrncia de deciso proferida pelos juzes e tribunais do trabalho, resultante de condenao ou homologao de acordo sero executados ex officio. d) Os critrios estabelecidos na legislao previdenciria devero ser observados quando se tratar de atualizao do crdito devido Previdncia Social. e) No se pode discutir matria pertinente causa principal na liquidao da sentena, nem tampouco modificar ou inovar a sentena liquidanda. Comentrios: Letra B. O art. 876 da CLT fala ...no tenha havido recursos com efeito suspensivo... e no efeito devolutivo como menciona a assertiva da letra b.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

39

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 876 da CLT - As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos, quando no cumpridos; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia sero executados pela forma estabelecida neste Captulo. Pargrafo nico. Sero executadas ex officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. 9. (FCC/ Tcnico Judicirio TRT- 2 Regio/2008) Considere: I- Termo de compromisso de ajustamento de conduta com contedo obrigacional firmado perante o ministrio pblico do trabalho. II- Acordo celebrado entre empregador e empregado no homologado e sem testemunhas instrumentrias. III- Cheque sem suficiente proviso de fundos emitido pelo empregador para pagamento de salrio. IV- Termo de conciliao com contedo obrigacional celebrado perante a Comisso de Conciliao Prvia competente. So ttulos exeqveis na justia do Trabalho os indicados apenas em a) I e IV; b) II e IV; c) I, III e IV; d) II e III; e) I, II e III. Comentrios: Letra A. As assertivas I e IV esto certas. O erro da assertiva II que o acordo celebrado entre as partes sem a homologao do juzo no ser ttulo executivo no processo do trabalho. J o erro da assertiva III que o cheque no ttulo executivo extrajudicial que possa ser executado na Justia do Trabalho. A doutrina faz uma distino entre ttulos executivos judiciais e ttulos executivos extrajudiciais, que vocs podero observar no quadro abaixo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

40

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Os nicos ttulos executivos extrajudiciais que podem ser executados na Justia do trabalho so; o termo de ajustamento de conduta firmado perante o MPT e o termo de conciliao firmado nas Comisses de conciliao prvia. Ambos so firmados fora do Poder Judicirio, ou seja, fora de um processo de conhecimento que dar origem a uma sentena (ttulo executivo judicial). Ttulos Judiciais A sentena transitada em julgado; A sentena sujeita a recurso desprovido de efeito suspensivo; Acordos judiciais no cumpridos. Ttulos Extrajudiciais Termos de compromisso de ajustamento de conduta firmados pelo Ministrio Pblico do Trabalho; (TAC) Termo de Conciliao firmados pela Comisso de Conciliao Prvia (TCCCP).

10. (FCC -Analista Judicirio - execuo de mandados TRT 16 regio 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito da arrematao. I. O arrematante dever garantir o lance com sinal correspondente a 20% do seu valor. II. A fixao de edital na sede da Vara e a publicao em jornal local do anncio da arrematao so requisitos alternativos. III. Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 horas o preo da arrematao, perder em benefcio do executado o sinal fornecido. IV. No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) II, III e IV. (C) I, II e III. (D) I, III e IV. (E) I e IV. Comentrios: Letra D. I. Correta. A arrematao ocorrer quando um terceiro adquire o bem. A arrematao ocorrer pelo maior lance, tendo o exeqente a preferncia para a adjudicao.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

41

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O arrematante dever garantir com um sinal de 20% sobre o valor da arrematao e em 24 horas dever completar o restante, sob pena de perder o sinal dado para a execuo. (art. 888 da CLT) II. Errada. So requisitos concomitantes, observem o que diz o pargrafo 1 do art. 888 da CLT. III. Correta (art. 888, pargrafo 4 da CLT). IV. Correta (art. 888, pargrafo 3 da CLT). Art. 888 da CLT - Concluda a avaliao, dentro de 10 (dez) dias, contados da data da nomeao do avaliador, seguir-se- a arrematao que ser anunciada por edital afixado na sede do Juzo ou Tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de 20 (vinte) dias. 1 - A arrematao far-se- em dia, hora e lugar anunciados e os bens sero vendidos pelo maior lance, tendo o exeqente preferncia para a adjudicao. 2 - O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 20% (vinte por cento) do seu valor. 3 - No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz ou presidente. 4 - Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 (vinte e quatro) horas o preo da arrematao, perder, em benefcio da execuo, o sinal de que trata o 2 deste artigo, voltando praa os bens executados. 11. (FCC - Juiz do trabalho 11 regio 2007) A remio, no processo do trabalho, na fase de execuo somente ser defervel ao executado se este oferecer preo igual a (A) 20% do valor da avaliao. (B) 30% do valor da avaliao. (C) 50% do valor do maior lance. (D) o do maior lance. (E) o da condenao. Comentrios: Letra E. A remio ocorre quando o devedor mantiver a propriedade do bem penhorado, pagando o valor devido. O devedor sempre ter preferncia para a remio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

42

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A remio prefere a adjudicao e arrematao. Poder ser feita, a qualquer tempo, pelo executado, porm antes da arrematao ou da adjudicao. De acordo com o art. 13 da Lei 5.584/70, a remio ser defervel ao executado quando ele oferecer preo igual ao valor da condenao. Portanto, est correta a letra E. Art. 13 da Lei 5.584/70 Em qualquer hiptese a remio s ser defervel ao executado se este oferecer preo igual ao valor da condenao. No se deve confundir remio da execuo com remio de bens, pois esta permitia ao cnjuge, ascendente ou descendente do executado remir quaisquer bens penhorados depositando o preo pelo qual forem penhorados ou adjudicados, conforme art. 787 do CPC, que foi revogado em 2006. 12. (Juiz do Trabalho TRT 9 Regio 2009) Considere as seguintes proposies: I. A execuo de ttulo executivo extrajudicial compete ao juiz que teria competncia para o processo de conhecimento relativamente matria. II. Apresentada a conta de liquidao, o juiz deve abrir s partes prazo sucessivo de 10 dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto de discordncia, sob pena de precluso. III. A matria de defesa, nos embargos execuo, est restrita alegao de cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da dvida, oportunidade em que pode o executado apresentar impugnao sentena de liquidao. IV. Nas prestaes sucessivas por tempo indeterminado, a execuo pelo no pagamento de uma prestao compreender as que lhe sucederem. V. Em relao aos trmites e incidentes da execuo, a CLT estabelece a aplicao subsidiria da lei de execues fiscais naquilo em que no contravierem o processo do trabalho. a) somente as proposies I e III so corretas b) somente as proposies II, III e V so corretas c) somente as proposies I, III e V so corretas d) somente as proposies IV e V so corretas e) todas as proposies so corretas

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

43

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra C. I- Art. 877-A da CLT. II- Art. 879, pargrafo segundo da CLT. III- Art. 884 da CLT. IV- Art. 892 da CLT. V- Art. 889 da CLT. Art. 877-A da CLT - competente para a execuo de ttulo executivo extrajudicial o juiz que teria competncia para o processo de conhecimento relativo matria. (Ttulo Executivo Extrajudicial) Art. 877 da CLT - competente para a execuo das decises o Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissdio. (Ttulo Executivo Judicial) Art. 884 da CLT - Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqente para impugnao 1 - A matria de defesa ser restrita s alegaes de cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da divida. 2 - Se na defesa tiverem sido arroladas testemunhas, poder o Juiz ou o Presidente do Tribunal, caso julgue necessrios seus depoimentos, marcar audincia para a produo das provas, a qual dever realizar-se dentro de 5 (cinco) dias. 3 - Somente nos embargos penhora poder o executado impugnar a sentena de liquidao, cabendo ao exeqente igual direito e no mesmo prazo. 4 - Julgar-se-o na mesma sentena os embargos e as impugnaes liquidao apresentadas pelos credores trabalhista e previdencirio. 5 - Considera-se inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicao ou interpretao tidas por incompatveis com a Constituio Federal.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

44

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 891 da CLT - Nas prestaes sucessivas por tempo determinado, a execuo pelo no-pagamento de uma prestao compreender as que lhe sucederem. Art. 892 da CLT - Tratando-se de prestaes sucessivas por tempo indeterminado, a execuo compreender inicialmente as prestaes devidas at a data do ingresso na execuo. Art. 889 da CLT - Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contravierem ao presente Ttulo, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal. 13. (Juiz do Trabalho TRT 9 Regio 2009) Considere as proposies a seguir: I. O prazo para o oficial de justia avaliar os bens de 10 dias, aps o que segue a arrematao. II. Nos termos da CLT, a arrematao anunciada por edital afixado na sede do juzo ou tribunal e publicado no Dirio da Justia, com antecedncia de 20 dias. III. A CLT estabelece que os bens so vendidos em primeira hasta pblica por preo no inferior a 50% da avaliao, e na segunda hasta por qualquer preo. IV. Na arrematao o exequente tem preferncia para adjudicao. V. Findo o leilo, sem licitantes, pode o exequente adjudicar os bens penhorados pelo preo da avaliao. a) somente as proposies I, II e III esto corretas b) somente as proposies I, III e IV esto corretas c) somente as proposies I, IV e V esto corretas d) somente as proposies II, III e V esto corretas e) todas as proposies esto corretas Comentrios: Letra C. Art. 888 da CLT - Concluda a avaliao, dentro de 10 (dez) dias, contados da data da nomeao do avaliador, seguir-se- a arrematao que ser anunciada por edital afixado na sede do Juzo ou Tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de 20 (vinte) dias. 1 - A arrematao far-se- em dia, hora e lugar anunciados e os bens sero vendidos pelo maior lance, tendo o exeqente preferncia para a adjudicao. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 45

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

2 - O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 20% (vinte por cento) do seu valor. 3 - No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz ou presidente. 4 - Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 (vinte e quatro) horas o preo da arrematao, perder, em benefcio da execuo, o sinal de que trata o 2 deste artigo, voltando praa os bens executados. 14. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 14 Regio 2011) Marta, costureira profissional, est sendo executada judicialmente. Ela possui os seguintes bens: I- Seguro de vida. II- R$ 17.000,00 depositados em caderneta de poupana. III- Pequena propriedade rural com cinqenta hectares utilizados para lazer da famlia. IV- Uma mquina de costura. V- Um fogo de quatro bocas localizado em sua residncia. Dentre os bens pertencentes Maria so absolutamente impenhorveis os indicados apenas em a) I, II e III. b) I, II, IV e V. c) I, IV e V. d) II, III, IV e V. e) IV e V. Comentrios: Letra B. O art. 648 do CPC elenca alguns casos de impenhorabilidade. A assertiva III est incorreta porque o inciso VIII do art. 648 fala em pequena propriedade rural trabalhada pela famlia e no para lazer da famlia. Gabarito: 1. C 4. B 7. A 10. D 13. C 2. A 5. B 8. B 11. E 14. B 3. B 6. C 9. A 12. C ---------------------------------------------------------------------------------

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

46

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4.17. Questes FCC sem comentrios 1. (FCC - Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 20 Regio 2011) Considere I. O seguro de vida. II. Bens mveis necessrios ou teis ao exerccio de qualquer profisso. III. 20 salrios mnimos depositados em caderneta de poupana. IV. Aparelho de ar condicionado e aparelhos eletrnicos sofisticados. Em regra so absolutamente impenhorveis os bens indicados APENAS em a) I e II. b) II e III. c) I, II e III. d) II e IV. e) II, III e IV. 2. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 20 Regio 2011) Flvia arrematou um veculo modelo X, ano 2007, placa Y em hasta pblica decorrente de execuo de reclamao trabalhista da empresa XYZ. O veculo foi arrematado por R$ 10.000,00. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, Flvia dever garantir um sinal de a) R$ 2.000,00 e depositar o restante em 24 horas. b) R$ 2.000,00 e depositar o restante em 48 horas. c) R$ 5.000,00 e depositar o restante em 24 horas. d) R$ 5.000,00 e depositar o restante em 48 horas. e) R$ 1.000,00 e depositar o restante em 24 horas. 3. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 20 Regio 2011) A casa onde Jnior reside com a sua famlia e proprietrio foi penhorada e arrematada em leilo judicial em execuo de reclamao trabalhista da empresa X ocorrido h trs dias. Jnior no parte no processo e pretende interpor Embargos de Terceiro. Neste caso, considerando que no ocorreu a assinatura da respectiva carta de arrematao, Jnior a) no pode interpor Embargos de Terceiro porque este s pode ser proposto at o trnsito em julgado da lide. b) poder interpor Embargos de Terceiro estando dentro do prazo legal previsto em lei. c) no poder interpor Embargos de Terceiro porque o prazo para interposio em fase de execuo j se esgotou. d) poder interpor Embargos execuo e no Embargos de Terceiro em razo da efetivao da penhora. e) dever interpor Agravo de Petio e no Embargos de Terceiro em razo do encerramento do leilo judicial e da efetivao da arrematao.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

47

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio 2011) Considere as seguintes assertivas a respeito dos Embargos de Terceiro: I. Em regra, na execuo por carta precatria, os Embargos de Terceiro sero oferecidos no juzo deprecado, que possuir tambm a competncia para julg-los. II. O prazo para o embargado oferecer a sua resposta de dez dias, contados da sua intimao. III. No processo de conhecimento, os embargos de terceiro tero lugar enquanto no transitar em julgado a sentena ou o acrdo. IV. legitimado ativo para propor embargos de terceiros o cnjuge, na defesa de seus prprios bens reservados ou atinentes meao. Est correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) II e IV. (D) III e IV. (E) I e IV. 5. (FCC- Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Gabriela adquiriu uma fazenda na Cidade do Sol atravs de instrumento particular de compra e venda. Aps alguns dias descobriu que a fazenda adquirida havia sido arrematada em leilo judicial em razo de dvida trabalhista do ex-proprietrio. Neste caso, Gabriela (A) no poder interpor Embargos de Terceiros, tendo em vista que o bem j foi arrematado em leilo. (B) poder interpor Embargos de Terceiros at cinco dias depois da arrematao, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta. (C) poder interpor Embargos de Terceiros at dez dias depois da arrematao, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta. (D) poder interpor Embargos de Terceiros at cinco dias depois da arrematao, independentemente da assinatura da respectiva carta. (E) poder interpor Embargos de Terceiros at dez dias depois da arrematao, independentemente da assinatura da respectiva carta.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

48

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 6. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 9 regio- 2010) Na execuo da sentena proferida na reclamao trabalhista X, Joo arrematou um apartamento na cidade de Santos-SP. Para garantir o lance, Joo deu sinal correspondente a 20% do seu valor. Neste caso, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, Joo dever pagar o preo da arrematao dentro de (A) cinco dias, sob pena de perder, em benefcio da execuo, todo o sinal, voltando praa o imvel arrematado. (B) quarenta e oito horas, sob pena de perder, em benefcio da execuo, metade do sinal, voltando praa o imvel arrematado. (C) vinte e quatro horas, sob pena de perder, em benefcio da execuo, todo o sinal, voltando praa o imvel arrematado. (D) dez dias, sob pena de perder, em benefcio da execuo, metade do sinal, voltando praa o imvel arrematado. (E) trinta dias, sob pena de perder, em benefcio da execuo, todo o sinal, voltando praa o imvel arrematado. 7. (FCC/TRT/Campinas Tcnico judicirio/2009) Considere as seguintes assertivas acerca da execuo trabalhista: I- Sero executadas ex officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos juzes resultantes de homologao de acordo, exceto sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. II- Faculta-se ao devedor o pagamento imediato da parte que entender devida previdncia social sem prejuzo da cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. III- O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 50% do seu valor. IV- Somente nos embargos penhora poder o executado impugnar a sentena de liquidao, cabendo ao exeqente igual direito e no mesmo prazo. De acordo com a Consolidao das Leis do trabalho est correto o que se afirma somente em a) II e IV; b) I, II e III; c) II,III e IV; d) I e IV; e) I,II e IV.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

49

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 8. (Juiz do Trabalho TRT- 8 Regio/2007) No tocante execuo trabalhista, marque a resposta que est em desacordo com o estabelecido pela Consolidao das Leis do Trabalho. a) Ao devedor facultado o pagamento imediato de parte que entender Previdncia Social, sem prejuzo de cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. b) As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito devolutivo, os acordos, quando no cumpridos, bem como os termos de ajuste de condutas firmados perante o Ministrio pblico do trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia, sero executados conforme determina a Consolidao das Leis do Trabalho. c) Os crditos previdencirios devidos em decorrncia de deciso proferidas pelos juzes e tribunais do trabalho, resultante de condenao ou homologao de acordo sero executados ex officio. d) Os critrios estabelecidos na legislao previdenciria devero ser observados quando se tratar de atualizao do crdito devido Previdncia Social. e) No se pode discutir matria pertinente causa principal na liquidao da sentena, nem tampouco modificar ou inovar a sentena liquidanda. 9. (FCC/ Tcnico Judicirio TRT- 2 Regio/2008) Considere: I- Termo de compromisso de ajustamento de conduta com contedo obrigacional firmado perante o ministrio pblico do trabalho. II- Acordo celebrado entre empregador e empregado no homologado e sem testemunhas instrumentrias. III- Cheque sem suficiente proviso de fundos emitido pelo empregador para pagamento de salrio. IV- Termo de conciliao com contedo obrigacional celebrado perante a Comisso de Conciliao Prvia competente. So ttulos exeqveis na justia do Trabalho os indicados apenas em a) I e IV; b) II e IV; c) I, III e IV; d) II e III; e) I, II e III.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

50

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 10. (FCC -Analista Judicirio - execuo de mandados TRT 16 regio 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito da arrematao. I. O arrematante dever garantir o lance com sinal correspondente a 20% do seu valor. II. A fixao de edital na sede da Vara e a publicao em jornal local do anncio da arrematao so requisitos alternativos. III. Se o arrematante, ou seu fiador, no pagar dentro de 24 horas o preo da arrematao, perder em benefcio do executado o sinal fornecido. IV. No havendo licitante, e no requerendo o exeqente a adjudicao dos bens penhorados, podero os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo juiz. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) II, III e IV. (C) I, II e III. (D) I, III e IV. (E) I e IV. 11. (FCC - Juiz do trabalho 11 regio 2007) A remio, no processo do trabalho, na fase de execuo somente ser defervel ao executado se este oferecer preo igual a (A) 20% do valor da avaliao. (B) 30% do valor da avaliao. (C) 50% do valor do maior lance. (D) o do maior lance. (E) o da condenao. 12. (Juiz do Trabalho TRT 9 Regio 2009) Considere as seguintes proposies: I. A execuo de ttulo executivo extrajudicial compete ao juiz que teria competncia para o processo de conhecimento relativamente matria. II. Apresentada a conta de liquidao, o juiz deve abrir s partes prazo sucessivo de 10 dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto de discordncia, sob pena de precluso. III. A matria de defesa, nos embargos execuo, est restrita alegao de cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da dvida, oportunidade em que pode o executado apresentar impugnao sentena de liquidao. IV. Nas prestaes sucessivas por tempo indeterminado, a execuo pelo no pagamento de uma prestao compreender as que lhe sucederem. V. Em relao aos trmites e incidentes da execuo, a CLT estabelece a aplicao subsidiria da lei de execues fiscais naquilo em que no contravierem o processo do trabalho. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 51

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva a) somente as proposies I e III so corretas; b) somente as proposies II, III e V so corretas; c) somente as proposies I, III e V so corretas; d) somente as proposies IV e V so corretas; e) todas as proposies so corretas; 13. (Juiz do Trabalho TRT 9 Regio 2009) Considere as proposies a seguir: I. O prazo para o oficial de justia avaliar os bens de 10 dias, aps o que segue a arrematao. II. Nos termos da CLT, a arrematao anunciada por edital afixado na sede do juzo ou tribunal e publicado no Dirio da Justia, com antecedncia de 20 dias. III. A CLT estabelece que os bens so vendidos em primeira hasta pblica por preo no inferior a 50% da avaliao, e na segunda hasta por qualquer preo. IV. Na arrematao o exequente tem preferncia para adjudicao. V. Findo o leilo, sem licitantes, pode o exequente adjudicar os bens penhorados pelo preo da avaliao. a) somente as proposies I, II e III esto corretas; b) somente as proposies I, III e IV esto corretas; c) somente as proposies I, IV e V esto corretas; d) somente as proposies II, III e V esto corretas; e) todas as proposies esto corretas 14. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 14 Regio 2011) Marta, costureira profissional, est sendo executada judicialmente. Ela possui os seguintes bens: I- Seguro de vida. II- R$ 17.000,00 depositados em caderneta de poupana. III- Pequena propriedade rural com cinqenta hectares utilizados para lazer da famlia. IV- Uma mquina de costura. V- Um fogo de quatro bocas localizado em sua residncia. Dentre os bens pertencentes Maria so absolutamente impenhorveis os indicados apenas em a) I, II e III. b) I, II, IV e V. c) I, IV e V. d) II, III, IV e V. e) IV e V. ------------------------------------------------------------------------Marquem aqui o gabarito de vocs: 10. 13. 1. 4. 7. 2. 5. 8. 11. 14. 3. 6. 9. 12.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

52

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Bem, Chegamos ao final de nossa aula de hoje! Estarei disposio de vocs no frum do curso ou no e-mail deborah@pontodosconcursos.com.br Muita Luz e energias positivas para todos! Nas prximas aulas estudaremos: Aula 05: Procedimentos especiais: inqurito para apurao de falta grave, ao rescisria e mandado de segurana. Dissdios coletivos: extenso, cumprimento e reviso da sentena normativa; efeito suspensivo. Aula 06: Recursos no processo do trabalho: princpios gerais, prazos, pressupostos, requisitos e efeitos; recursos em espcie: recurso ordinrio, agravo de petio, agravo de instrumento, recurso de revista, embargos no TST, embargos de declarao, embargos infringentes e agravo regimental. Reclamao Correcional. Informatizao do processo judicial no mbito da Justia do Trabalho: Resoluo 140/2007 do TST (Instruo Normativa n.30/2007) e Resoluo n. 94/2012 do CSJT. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST. ---------------------------------------------------------------------------Abraos, Deborah Paiva professoradeborahpaiva@blogspot.com

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

53

You might also like