You are on page 1of 88

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ol pessoal!

! Na decorrer do curso estudamos os Princpios do Processo do Trabalho. Quero ressaltar que a FCC na prova de Analista Judicirio do TST abordou o seguinte: (FCC Analista Judicirio TST 2012) Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas do Processo Judicirio do Trabalho previstas na CLT. CERTA Art. 769 da CLT Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo.

Na nossa aula de hoje, estudaremos Recursos no Processo do Trabalho, tema de suma importncia para os concursos, uma vez que certo cair em prova questes sobre este tema. Nesta aula, abordarei a teoria geral dos recursos e os recursos em espcie, ou seja, os tipos de recursos que podem ser interpostos na Justia do Trabalho. Falaremos tambm da reclamao correicional e da informatizao do processo judicial trabalhista. Vamos ao estudo de hoje! Aula 06: Recursos no processo do trabalho: princpios gerais, prazos, pressupostos, requisitos e efeitos; recursos em espcie: recurso ordinrio, agravo de petio, agravo de instrumento, recurso de revista, embargos no TST, embargos de declarao, embargos infringentes e agravo regimental. Reclamao Correcional. Informatizao do processo judicial no mbito da Justia do Trabalho: Resoluo 140/2007 do TST (Instruo Normativa n.30/2007) e Resoluo n. 94/2012 do CSJT. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 6.1. Recursos: Conceito e admissibilidade A palavra recurso deriva do latim recursus que significa andar para trs, retorno, reapreciao.

CONCEITO: Carlos Henrique Bezerra Leite afirma que recurso, como espcie de remdio processual um direito assegurado por lei para que as partes, o terceiro prejudicado ou o Ministrio Pblico possam provocar o reexame da deciso proferida na mesma relao jurdica processual, retardando, assim, a formao da coisa julgada.

Vamos visualizar o a interposio de recursos!

TST (3 grau)

TRTS 2 grau

Varas de Trabalho (Juzes do Trabalho) (1 grau)

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O jurista Nelson Nery Jnior afirma que recurso o remdio processual que a lei coloca disposio das partes, do Ministrio Pblico ou de um terceiro, a fim de que a deciso judicial possa ser submetida a um novo julgamento por rgo de jurisdio hierarquicamente superior, em regra quele que a proferiu. Segundo o jurista o recurso constitui o corolrio, prolongamento do exerccio do direito de ao. Uma sentena proferida por um Juiz do Trabalho, em uma Vara de Trabalho (1 grau) passvel de recurso para o TRT (2 grau) e um acrdo proferido no TRT passvel de recurso para o TST. Quando um recurso interposto ele ser submetido, em regra, anlise de dois juzos de admissibilidade: 1 Juzo de admissibilidade: juzo a quo. (prolator da deciso impugnada) 2 Juzo de admissibilidade: juzo ad quem. (competente para julgar o recurso). Estes juzos tm por objetivo verificar a presena dos pressupostos recursais (objetivos e subjetivos), e caso algum deles esteja ausente o recurso no ser conhecido. O despacho do juzo a quo no vincula o juzo ad quem. O juzo ad quem poder conhecer de um recurso que no foi conhecido pelo juzo a quo e o juzo a quo poder conhecer de um recurso que no foi conhecido pelo juzo ad quem. Exceo/ art. 897-A da CLT. Os embargos de declarao possuem apenas um juzo de admissibilidade, pois este recurso julgado pelo prprio rgo que proferiu a deciso recorrida.

BIZU DE PROVA

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O art. 514 do CPC traz como requisitos para a interposio de recurso: a indicao dos nomes e a qualificao das partes, a apresentao da fundamentao dos fatos e do direito e a exigncia de pedido de nova deciso, ou seja, de novo julgamento. A Smula 422 do TST traz determinao no sentido do no conhecimento do recurso quando o recorrente no impugnar os fundamentos da deciso recorrida. Smula 422 do TST No se conhece de recurso para o TST, pela ausncia do requisito de admissibilidade inscrito no art. 514, II, do CPC, quando as razes do recorrente no impugnam os fundamentos da deciso recorrida, nos termos em que fora proposta. Analisaremos, mais adiante, os pressupostos recursais objetivos e subjetivos, que so os requisitos de admissibilidade dos recursos. Vamos, antes, estudar os princpios que se aplicam aos recursos. 6.2. Princpios dos recursos trabalhistas: Os princpios recursais so as diretrizes bsicas e os preceitos fundamentais dos recursos trabalhistas. Os recursos trabalhistas seguem as mesmas diretrizes dos princpios recursais do Cdigo de Processo Civil e da Constituio Federal. Ateno: A CLT e a legislao processual trabalhista extravagante elencam, de forma taxativa os recursos no Processo do Trabalho. Desta forma no ser possvel aplicar ao Processo do Trabalho um recurso previsto no CPC sob o argumento de que a CLT omissa. A taxatividade restringe-se somente ao arrolamento dos recursos admissveis e no a toda a regulamentao da matria. Portanto, incidem no processo trabalhista as demais normas do CPC referentes aos recursos, para suprir omisses da CLT (art. 769 da CLT).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Vejamos os princpios: a) Princpio do Duplo Grau de Jurisdio: O princpio do duplo grau de jurisdio assenta-se na possibilidade de controle dos atos jurisdicionais dos rgos inferiores pelos rgos jurisdicionais superiores. Segundo Mauro Schiavi prevalece o entendimento de que o duplo grau de jurisdio no um princpio constitucional, pois a Constituio no o prev expressamente. Para o jurista no se pode dizer que o princpio do duplo grau de jurisdio decorre do devido processo legal, do contraditrio e da inafastabilidade da jurisdio. Smula 303 do TST: FAZENDA PBLICA. DUPLO GRAU DE JURISDIO I - Em dissdio individual, est sujeita ao duplo grau de jurisdio, mesmo na vigncia da CF/1988, deciso contrria Fazenda Pblica, salvo: a) quando a condenao no ultrapassar o valor correspondente a 60 (sessenta) salrios mnimos; b) quando a deciso estiver em consonncia com deciso plenria do Supremo Tribunal Federal ou com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho. II - Em ao rescisria, a deciso proferida pelo juzo de primeiro grau est sujeita ao duplo grau de jurisdio obrigatrio quando desfavorvel ao ente pblico, exceto nas hipteses das alneas "a" e "b" do inciso anterior. III - Em mandado de segurana, somente cabe remessa "ex officio" se, na relao processual, figurar pessoa jurdica de direito pblico como parte prejudicada pela concesso da ordem. Tal situao no ocorre na hiptese de figurar no feito como impetrante e terceiro interessado pessoa de direito privado, ressalvada a hiptese de matria administrativa. b) Princpio da Taxatividade: J falei um pouco deste princpio. Reflete que somente os recursos previstos na lei processual trabalhista extravagente ou na CLT sero cabveis no Processo do Trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva No Processo do Trabalho so cabveis os seguintes recursos segundo a sistemtica da CLT (segundo Mauro Schiavi): a) Recurso ordinrio (art. 895 da CLT); b) Recurso de revista (art. 896 da CLT); c) Embargos para o TST (art. 894 da CLT); d) Agravo de instrumento (art. 897 da CLT); e) Agravo de petio (art. 897 da CLT); f) Embargos de declarao (art. 897-A da CLT); g) Agravo regimental (art. 709, pargrafo 1 da CLT); h) Pedido de reviso ao valor atribudo causa (art. 2, pargrafo 1 da Lei 5.584/70). H, tambm, no Processo do Trabalho a possibilidade de interposio de Recurso Extraordinrio, que no um recurso trabalhista stricto sensu, mas por ser um recurso constitucional aplicvel ao processo do trabalho (art. 102 da CF/88). importante falar da remessa ex officio, tambm chamada de recurso de ofcio, prevista no art. 475 do CPC e Decreto-lei 779/69, embora no tenha a mesma natureza jurdica dos recursos aplicvel ao processo do trabalho. Quando houver condenao em face da Fazenda Pblica, nos termos do Decreto-lei 779/69 e art. 475 do CPC, o processo estar sujeito ao duplo grau de jurisdio obrigatrio ou remessa de oficio, tambm denominada recurso de ofcio. A remessa necessria no tem natureza recursal, uma vez que no se busca aclarar, reformar ou anular a deciso. Trata-se de condio de eficcia da sentena que somente produzir efeitos de pois de confirmada pelo Tribunal. c) Princpio da Singularidade ou Unirrecorribilidade: Consiste no fato de ser cabvel somente um recurso para cada deciso. d) Princpio da Fungibilidade: Consiste no fato de o recorrente poder interpor um recurso ao invs de outro, quando presentes alguns requisitos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva So pressupostos para aplicao do princpio da fungibilidade: a) Dvida objetiva sobre o recurso cabvel: H dvida objetiva quando h fundada discusso tanto na doutrina quanto na jurisprudncia sobre qual o recurso cabvel para a deciso. b) Inexistncia de erro grosseiro ou m-f: H erro grosseiro quando a lei expressamente disciplina um recurso e a parte interpe outro recurso. c) Interposio no prazo do recurso correto: Havendo dvida sobre qual o recurso correto, deve a parte interpor o recurso no prazo do recurso correto. Assim, se h dois prazos distintos, dever a parte interpor o recurso no prazo do recurso menor. A jurisprudncia do TST acolhe o princpio da fungibilidade recursal conforme podemos observar na smula 421 do TST e na OJ 69 da SDI-1 do TST: Smula 421 do TST I - Tendo a deciso monocrtica de provimento ou denegao de recurso, prevista no art. 557 do CPC, contedo decisrio definitivo e conclusivo da lide, comporta ser esclarecida pela via dos embargos de declarao, em deciso aclaratria, tambm monocrtica, quando se pretende to-somente suprir omisso e no, modificao do julgado. II - Postulando o embargante efeito modificativo, os embargos declaratrios devero ser submetidos ao pronunciamento do Colegiado, convertidos em agravo, em face dos princpios da fungibilidade e celeridade processual. OJ 69 da SDI- II do TST Recurso ordinrio interposto contra despacho monocrtico indeferitrio da petio inicial de ao rescisria ou de mandado de segurana pode, pelo princpio de fungibilidade recursal, ser recebido como agravo regimental. Hiptese de no conhecimento do recurso pelo TST e devoluo dos autos ao TRT, para que aprecie o apelo como agravo regimental.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva e) Princpio da reformatio in pejus: O princpio da proibio da reformatio in pejus decorre do princpio do dispositivo e tambm do princpio do tantum devolutum quantum appellatum, segundo o qual no se pode agravar a situao do recorrente. Constitui exceo a este princpio de vedao da reformatio in pejus as matrias que o Tribunal pode conhecer de ofcio, como as mencionadas no art. 301 do CPC (matrias de ordem pblica). f) Princpio da Variabilidade: Alguns autores sustentam a existncia deste princpio, que consiste na possibilidade de o recorrente, dentro do prazo recursal, variar o recurso interposto, ou seja, alterar a medida recursal j interposta, com a finalidade de interpor o recurso correto para a deciso. Mauro Schiavi no perfilha deste entendimento. Observem: Pensamos que, atualmente, diante da sistemtica processual vigente, tanto da CLT que no contm regra a respeito, como do CPC de 73 que no repetiu o disposto no art. 809 do CPC de 39, no existe o princpio da variabilidade no ordenamento processual vigente, tampouco no Processo do Trabalho. Assim, uma vez interposto o recurso o recorrente consuma o ato no podendo alterar a medida recursal, pois estar consumada a precluso consumativa. 6.3. Teoria Geral: a) Irrecorribilidade das decises interlocutrias: A regra geral que as decises interlocutrias no so recorrveis de imediato na Justia do Trabalho, sendo recorrveis, apenas, no recurso da deciso definitiva que, em regra, o recurso ordinrio. Art. 893 da CLT 1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva importante assinalar que as decises interlocutrias podero ensejar recurso nas hipteses elencadas na Smula 214 do TST. Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT. Deciso interlocutria um ato do juiz que no curso do processo resolver uma questo incidental a ele, mas que no ter relao com o mrito/pedido da ao. A Smula apresenta ento, trs excees ao irrecorribilidade imediata das decises interlocutrias. princpio da

A primeira, quando a deciso contrariar Smula ou Orientao Jurisprudencial do TST o fundamento da admissibilidade imediata do recurso contra a deciso a celeridade e economia processual, uma vez que a deciso ser reformada no TST. J quando a deciso for suscetvel de impugnao de recurso para um mesmo Tribunal podemos citar o cabimento de recurso de deciso do juiz relator quando negar seguimento a um recurso, como o caso do agravo regimental. J a terceira hiptese o caso, por exemplo, de um juiz do trabalho que acolhe a exceo de incompetncia territorial e remeter os autos do processo para um tribunal distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, neste caso o TST admite o recurso desta deciso. Observem o que a FCC abordou!

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (FCC - Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 Regio- 2009) Contra deciso de Tribunal Regional do Trabalho que reconhece ter havido nulidade ou a existncia de irregularidade sanvel e determina a baixa dos autos ao juzo de primeiro grau, para novo pronunciamento deste, (A) caber agravo regimental. (B) caber embargos no prazo de oito dias. (C) caber recurso de revista no prazo de oito dias. (D) no caber recurso. (E) caber recurso de revista no prazo de cinco dias. Comentrios: Letra D. Trata-se de uma deciso interlocutria, por isso no caber recurso de imediato conforme estabelece o art. 893, pargrafo 1 da CLT.

A CLT regulamenta os recursos nos artigos 893/901. Irei coment-los atravs de questes FCC, no decorrer desta aula. Art. 893. Das decises so admissveis os seguintes recursos: I. embargos; II. recurso ordinrio; III. recurso de revista; IV. agravo. 1 Os incidentes do processo so resolvido pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recurso da deciso definitiva. 2 A interposio de recurso para o Supremo Tribunal Federal no prejudicar a execuo do julgado. No Processo do Trabalho, as decises interlocutrias no sero recorrveis de imediato, conforme estabelece o art. 893 1 da CLT, que somente permite apreciao das mesmas no recurso da deciso definitiva, geralmente no recurso ordinrio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

10

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 893 da CLT Das decises so admissveis os seguintes recursos: I - embargos; II - recurso ordinrio; III- recurso de revista; IV- agravo. 1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. A Smula 214 do TST traz hipteses de exceo ao princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias, quando o TRT proferir deciso interlocutria contrria a alguma Smula e OJ do TST a parte poder recorrer desta deciso. Quando a deciso interlocutria for passvel de recurso para o mesmo Tribunal a parte prejudicada poder recorrer desta deciso e quando for acolhida exceo de incompetncia territorial relativa (estudaremos na aula sobre exceo, contestao e reconveno) com remessa do processo para outro TRT a parte poder recorrer da deciso interlocutria. Neste sentido a Smula 214 do TST! Smula 214 do TST Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

11

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) Efeito Devolutivo dos recursos: No processo do trabalho os recursos sero dotados, em regra de efeito devolutivo, permitindo-se a extrao de carta de sentena para a execuo provisria at a penhora. Art. 899 da CLT - Os recursos sero interpostos por simples petio e tero efeito meramente devolutivo, salvo as excees previstas neste Ttulo, permitida a execuo provisria at a penhora. H outras classificaes que foram objeto da prova discursiva do TRT 20 regio em 2011, vejamos: (TRT 20 Regio Analista Judicirio FCC 2011) Em que consistem os efeitos translativo, regressivo, substitutivo, devolutivo e suspensivo dos recursos: Sugesto de resposta: A banca pede que vocs falem de todos os efeitos dos recursos, ela quer o conceito de cada um deles. Observem o resumo terico dos efeitos dos recursos: Efeitos dos recursos: a) Efeito Devolutivo: No processo do trabalho os recursos so dotados, ordinariamente, de efeito devolutivo, permitindo ao credor a execuo provisria da sentena. Por efeito devolutivo deve-se entender a devoluo da matria submetida a apreciao e julgamento pelo rgo judicial destinatrio do recurso. b) Efeito Suspensivo: Este efeito no permite a execuo provisria da sentena, pois ele adia os efeitos da deciso impugnada. c) Efeito Translativo: Permite ao rgo recursal conhecer de uma matria ainda que no tenha sido objeto de impugnao. So as matrias de ordem pblica que devem ser conhecidas de ofcio. d) Efeito Substitutivo: A deciso do rgo recursal substitui a deciso do rgo recorrido no que tiver sido objeto do recurso.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

12

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

H duas situaes em que o recurso interposto no ter efeito substitutivo, so elas: 1)quando o rgo recursal no conhece o recurso; 2) quando o rgo recursal decreta a nulidade da sentena. e) Efeito Extensivo: O efeito extensivo tem aplicabilidade na hiptese de litisconsrcio unitrio, sendo aquele que ocorre quando a deciso judicial tem que ser uniforme para todos os componentes. f) Efeito Regressivo: aquele que tem cabimento na hiptese de possibilidade de retratao ou reconsiderao pelo mesmo juzo prolator da deciso, como ocorre com o Agravo de Instrumento e com o Agravo Regimental.

c) Uniformidade de prazo para recurso: Ser de 08 dias o prazo para interpor e contra-razoar qualquer recurso trabalhista. Entretanto, alguns recursos possuem prazos diferenciados, como o de 05 dias para embargos de declarao e o de 15 dias para recurso extraordinrio. d) Instruo Normativa 27: A Instruo normativa 27 do TST assim dispe: a ampliao da competncia da justia do trabalho pela Emenda Constitucional 45/04 no alterou o sistema recursal trabalhista. A sistemtica recursal a ser observada ser a prevista na CLT. e) Pressupostos Recursais objetivos e subjetivos Pressupostos recursais objetivos ou extrnsecos: pressupostos processuais objetivos ou extrnsecos: So

a) a recorribilidade do ato: O ato ser recorrvel quando no houver vedao legal para a interposio de recurso como, por exemplo, os despachos de mero expediente que no so passveis de recursos;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

13

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: Questo Subjetiva Comentada: Qual o recurso cabvel contra deciso do juiz do trabalho na qual seja homologado acordo pactuado entre as partes? Justifique sua resposta. Comentrios: No procedimento ordinrio o juiz obrigado a fazer duas propostas de conciliao: a primeira quando abrir a audincia antes de receber a contestao e a segunda aps razes finais antes de proferir a sentena. E, tambm a qualquer tempo o juiz poder propor a conciliao entre as partes, independentemente das duas propostas conciliatrias obrigatrias por lei. Quando as partes conciliarem-se, ou seja, celebrarem acordo, o juiz dever lavrar um termo de conciliao que ser assinado pelas partes e por ele. Este termo de conciliao considerado uma sentena homologatria de transao entre as partes, sendo, ttulo executivo judicial que pode ser executado na Justia do Trabalho. As partes no podero interpor recurso contra o termo de conciliao, exceto quanto s parcelas devidas para a previdncia social, uma vez que o pargrafo nico do art. 831 da CLT estabelece que o mesmo valer como deciso irrecorrvel. Em face do que excepciona o pargrafo nico do art. 831 da CLT a Unio poder interpor recurso ordinrio relativamente s contribuies previdencirias decorrentes dos acordos homologados. Art. 831 da CLT - A deciso ser proferida depois de rejeitada pelas partes a proposta de conciliao. Pargrafo nico - No caso de conciliao, o termo que for lavrado valer como deciso irrecorrvel salvo para a Previdncia Social quanto s contribuies que lhe forem devidas. A desconstituio do termo de conciliao somente ser possvel atravs de ao rescisria de acordo com a Smula 259 do TST. Smula 259 do TST TERMO DE CONCILIAO. AO RESCISRIA S por ao rescisria impugnvel o termo de conciliao previsto no pargrafo nico do art. 831 da CLT.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

14

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) a adequao: O recurso interposto tem que ser o previsto para impugnar a deciso, isto o mesmo que dizer que ele adequado; c) a tempestividade: Por tempestividade deve-se entender o fato do recurso ser interposto dentro do prazo prprio para cada recurso, estabelecido por lei. BIZU DE PROVA (NOVA SMULA): Observem a situao hipottica, relativamente ao prazo para a interposio de recurso: Em ao trabalhista j em grau de recurso, a advogada de Joana tomou conhecimento da deciso proferida em recurso ordinrio mediante publicao da ata de julgamento. Antes de ter sido publicado o referido acrdo, a advogada interps o recurso de revista para impugnar a deciso. O recurso dever ser considerado tempestivo ou intempestivo, de acordo com orientao jurisprudencial do TST? SMULA 434 (EX-OJ 357) I) extemporneo recurso interposto antes de publicado o acrdo impugnado. II) A interrupo do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente. O recurso de revista apresentado pela advogada de Joana foi intempestivo, uma vez que a antiga Orientao Jurisprudencial 357 da SDI-1 do TST, agora convertida na Smula 434 do TST, estabelecia que o recurso interposto antes da publicao do acrdo impugnado extemporneo, ou seja, intempestivo. O termo a quo para contagem do prazo recursal ocorrer com a publicao da deciso recorrida, assim o recurso que for interposto antes da publicao da deciso a ser impugnada ser intempestivo, uma vez que o prazo recursal comeara a correr a partir da publicao da deciso.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

15

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

H julgados que se apresentam como fundamentao para a deciso que considera intempestivo, o recurso interposto antes da publicao do acrdo, o artigo 184, pargrafo 2, do Cdigo de Processo Civil (aplicao subsidiria ao processo do trabalho), segundo o qual o termo inicial do prazo recursal comea a correr a partir da intimao das partes. importante mencionar que a contagem do prazo para interposio de recurso regulamentada, pelos seguintes dispositivos legais e jurisprudenciais: Art. 851 da CLT - Os tramites de instruo e julgamento da reclamao, sero resumidos em ata, de que constar, na ntegra, a deciso. 2 - A ata ser, pelo presidente ou juiz, junta ao processo, devidamente assinada, no prazo improrrogvel de 48 (quarenta e oito) horas, contado da audincia de julgamento. Art. 852 da CLT - Da deciso sero os litigantes notificados, pessoalmente, ou por seu representante, na prpria audincia. No caso de revelia, a notificao far-se- pela forma estabelecida no 1 do art. 841.

Smula 30 do TST Quando no juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audincia de julgamento (art. 851, 2, da CLT), o prazo para recurso ser contado da data em que a parte receber a intimao da sentena. Smula 197 do TST O prazo para recurso da parte que, intimada, no comparecer audincia em prosseguimento para a prolao da sentena conta-se de sua publicao. d) a representao: OJ 120 da SDI-1 do TST O recurso sem assinatura ser tido por inexistente. Ser considerado vlido o apelo assinado, ao menos, na petio de apresentao ou nas razes recursais.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

16

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva e) o preparo: Por preparo deve-se entender o pagamento das custas e do depsito recursal, quando no for feito o preparo diz-se que ocorreu a desero e o recurso no ser conhecido. A massa falida no ter o nus de ter o seu recurso considerado deserto, por no ter pago as custas processuais e no ter efetuado o depsito recursal. Massa falida o nome que se d a uma empresa que est passando por um processo de falncia. Desero ocorrer quando o recurso no for conhecido por no ter sido realizado o preparo que um pressuposto processual objetivo, indispensvel para o conhecimento do recurso. Ateno: Em Junho de 2010, art. 899 da CLT foi acrescido do pargrafo stimo que assim dispe: 7o No ato de interposio do agravo de instrumento, o depsito recursal corresponder a 50% (cinquenta por cento) do valor do depsito do recurso ao qual se pretende destrancar.

Smula 86 do TST No ocorre desero de recurso da massa falida por falta de pagamento de custas ou de depsito do valor da condenao. Esse privilgio, todavia, no se aplica empresa em liquidao extrajudicial.

Pressupostos recursais subjetivos ou intrnsecos: So pressupostos processuais subjetivos: a) A legitimidade das partes: Partes legtimas so aquelas que podero interpor o recurso contra determinada deciso. A doutrina considera como legitimados as seguintes pessoas: as partes, o terceiro interessado e o Ministrio Pblico, o sucessor ou herdeiro, a empresa condenada solidariamente ou subsidiariamente, o subempreiteiro, o empreiteiro principal ou o dono da obra, os litisconsortes e assistentes, o substituto processual, o Ministrio Pblico do Trabalho, tanto nos processos em que parte quanto naqueles em que oficia como custos legis,o presidente do TRT e o Ministrio Pblico do trabalho das decises proferidas em dissdios coletivos, que afetem as empresas de servios pblicos, ou, em qualquer caso, das proferidas em reviso nos casos de dissdio coletivo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

17

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) A capacidade: Refere-se plena capacidade civil estabelecida nos artigos 3, 4 e 5 do Cdigo Civil, ou seja, no ato de interposio do recurso o recorrente no poder estar, por exemplo, sofrendo das faculdades mentais. c) O interesse processual: O interesse para a interposio de recurso decorre da utilidade e necessidade em recorrer, ou seja, utilidade da providncia jurisdicional que se pede e necessidade da via recursal para obt-la. OJ 338 SDI- I do TST H interesse do Ministrio Pblico do trabalho para recorrer contra a deciso que declara a existncia de vnculo empregatcio com Sociedade de economia Mista, aps a CF/88, sem a prvia aprovao em concurso pblico. (FCC - Analista Judicirio - Execuo de mandados TRT 20 Regio- 2011) So pressupostos recursais intrnsecos (A) o depsito recursal e o interesse recursal. (B) o cabimento e o pagamento de custas. (C) o interesse recursal e a legitimidade. (D) a tempestividade e a legitimidade. (E) o depsito recursal e a tempestividade. Comentrios: Letra C. 6.4. Espcies: Antes de falar sobre as espcies de recursos, importante lembrar da remessa necessria. O Decreto-lei 779/69 estabelece que nas causas em que figurarem a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios, bem como as autarquias e fundaes pblicas, que no explorem atividade econmica, haver recurso ordinrio ex officio das decises que lhes sejam total ou parcialmente contrrias. O recurso ex officio ou remessa necessria no comportar contrarazes e nem recurso adesivo, uma vez que apesar do nome recurso esta remessa no tem natureza de recurso, sendo privilgio processual da Fazenda Pblica.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

18

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Vamos estudar, agora, as espcies de recursos no Processo do Trabalho! 1. Recurso Ordinrio: (Art. 895 da CLT, Smulas 158, 201, 414 do TST).

TST (3 grau)

TRTS 2 grau

Varas de Trabalho (Juzes do Trabalho) 1 grau Art. 895. Cabe recurso ordinrio para a instncia superior: I - das decises definitivas ou terminativas das Varas e Juzos, no prazo de 8 (oito) dias; e II - das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. Caber recurso ordinrio para a instncia superior: a) das decises definitivas ou terminativas das Varas de Trabalho e juzos para os TRTS; b) das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. O prazo para a interposio do recurso ordinrio ser de oito dias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

19

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (FCC - Analista Judicirio TST 2012) Cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 dias, das decises definitivas ou terminativas das Varas; sendo que em relao aos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, somente cabe o recurso das decises definitivas em dissdios individuais, e das decises definitivas ou terminativas em dissdios coletivos. ERRADA

Art. 895 1 Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio: I - (vetado) II - ser imediatamente distribudo, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liber-lo no prazo mximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma coloc-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor; III - ter parecer oral do representante do Ministrio Pblico presente sesso de julgamento, se este entender necessrio o parecer, com registro na certido; IV - ter acrdo consistente unicamente na certido de julgamento, com a indicao suficiente do processo e parte dispositiva, e das razes de decidir do voto prevalente. Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a certido de julgamento, registrando tal circunstncia, servir de acrdo. 2 Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, podero designar Turma para o julgamento dos recursos ordinrios interpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. importante lembrar que no procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio ter caractersticas prprias com o objetivo de maior celeridade processual. Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio: a) ser imediatamente distribudo, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liber-lo no prazo mximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma coloc-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

20

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

b) ter parecer oral do representante do Ministrio Pblico presente sesso de julgamento, se este entender necessrio o parecer, com registro na certido; c) ter acrdo consistente unicamente na certido de julgamento, com a indicao suficiente do processo e parte dispositiva, e das razes de decidir do voto prevalente. Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a certido de julgamento, registrando tal circunstncia, servir de acrdo. Ateno: Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, podero designar Turma para o julgamento dos recursos ordinrios interpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. importante citar as Smulas que tratam de Mandado de Segurana e Ao Rescisria e que se referem ao Recurso Ordinrio: Smula 158 do TST Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho, em ao rescisria, cabvel recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organizao judiciria trabalhista. Smula 201 do TST Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurana cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilao para o recorrido e interessados apresentarem razes de contrariedade. Smula 414 do TST I - A antecipao da tutela concedida na sentena no comporta impugnao pela via do mandado de segurana, por ser impugnvel mediante recurso ordinrio. A ao cautelar o meio prprio para se obter efeito suspensivo a recurso. II - No caso da tutela antecipada (ou liminar) ser concedida antes da sentena, cabe a impetrao do mandado de segurana, em face da inexistncia de recurso prprio. III - A supervenincia da sentena, nos autos originrios, faz perder o objeto do mandado de segurana que impugnava a concesso da tutela antecipada (ou liminar).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

21

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2. Embargos no Tribunal Superior do Trabalho: Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: I - de deciso no unnime de julgamento que: a) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e II - das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal. (FCC - Analista Judicirio TST 2012) No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 dias, de deciso unnime de julgamento que estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei. ERRADA.

Os embargos constituem espcie recursal cabvel exclusivamente no mbito do TST para pacificar a jurisprudncia deste Tribunal. Atualmente, os embargos no TST vm disciplinados pela Lei 7.701/88, arts. 2, II, c e 3, III, b e no art. 894 da CLT, com redao dada pela Lei 11.496/07. Antes do advento da Lei 11.496/07, a Lei 7.701/88 previa trs espcies de embargos, quais sejam embargos de divergncia, de nulidade e infringentes. Com a nova Lei, so previstos, apenas, dois tipos de embargos: embargos de divergncia e embargos infringentes.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

22

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O art. 894 da CLT trata dos embargos que podero ser interpostos para o TST em 8 dias das decises no-unnimes de julgamento que conciliar, julgar ou homologar conciliao em Dissdios coletivos que excedam a competncia regional dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do TST. Caber embargos para o TST, de acordo com o art. 894 da CLT, das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com Smula ou OJ do TST ou do STF. Prazo oito dias. O art. 2, II da Lei 7.701/88 trata dos embargos infringentes que cabero das decises no-unnimes proferidas pelo TST em Dissdios Coletivos de sua competncia originria. Prazo oito dias. O art. 3, I II, b da Lei 7.701/88 trata dos embargos de divergncia que cabero quando houver divergncia de deciso entre: a) turmas do TST; b) Turmas do TST e Seo Especializada em Dissdios Individuais; c) Turmas do TST e Smulas do Prprio TST. Embargos Infringentes: Os embargos infringentes uma modalidade de recurso de natureza ordinria cuja competncia para julgamento da Seo de Dissdios Coletivos (SDC). o recurso cabvel para impugnar deciso no-unnime proferida em dissdio coletivo de competncia originria do TST. Como exemplo, Carlos Henrique Bezerra Leite cita os dissdios coletivos que envolvem empresas que exercem a sua atividade econmica em base territorial que extrapole a jurisdio de um TRT.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

23

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: Os embargos infringentes estavam previstos no art. 2, II, c da Lei 7.701/88. Art. 2 - Compete seo especializada em dissdios coletivos, ou seo normativa: II - em ltima instncia julgar: c) os embargos infringentes interpostos contra deciso no unnime proferida em processo de dissdio coletivo de sua competncia originria, salvo se a deciso atacada estiver em consonncia com procedente jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou da Smula de sua jurisprudncia predominante. Com a nova redao do art. 894 da CLT, a interpretao adotada pela doutrina a de que so admissveis os embargos infringentes e deciso no-unnime da SDC, salvo se esta estiver em consonncia com precedente ou OJ da SDC ou smula do TST. Os embargos infringentes uma modalidade de recurso que tambm est prevista no Regimento Interno do TST que determina o seu cabimento das decises no-unnimes proferidas pela Seo Especializada em Dissdios Coletivos. Os embargos infringentes comportam devolutividade ampla, abrangendo matria ftica e jurdica desde que restritas clusula em que no tenha havido julgamento unnime. Art. 894 da CLT No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: I - de deciso no unnime de julgamento que a) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; O procedimento dos embargos infringentes est previsto nos artigos 233 e 234 do Regimento interno do TST.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

24

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 232. Cabem embargos infringentes das decises no unnimes proferidas pela Seo Especializada em Dissdios Coletivos, no prazo de oito dias, contados da publicao do acrdo no rgo oficial, nos processos de Dissdios Coletivos de competncia originria do Tribunal. Pargrafo nico. Os embargos infringentes sero restritos clusula em que h divergncia, e, se esta for parcial, ao objeto da divergncia. Art. 233. Registrado o protocolo na petio a ser encaminhada Secretaria do rgo julgador competente, esta juntar o recurso aos autos respectivos e abrir vista parte contrria, para impugnao, no prazo legal. Transcorrido o prazo, o processo ser remetido unidade competente, para ser imediatamente distribudo. Art. 234. No atendidas as exigncias legais relativas ao cabimento dos embargos infringentes, o Relator denegar seguimento ao recurso, facultada parte a interposio de agravo regimental. (FCC TST Tcnico Judicirio 2012) Considere os seguintes Tribunais: I. Tribunal Superior do Trabalho. II. Supremo Tribunal Federal. III. Superior Tribunal de Justia. IV. Tribunal Regional do Trabalho. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, caber Embargos no Tribunal Superior do Trabalho das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial dos Tribunais indicados APENAS em (A) I, II e IV. (B) I e IV. (C) I e II. (D) II e III. (E) I, II e III.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

25

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Letra C. Os incisos I e II esto corretos (art. 894, II da CLT). Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho embargos, no prazo de 8 (oito) dias: I - de deciso no unnime de julgamento que: cabem

b) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e II - das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.

Smula 353 do TST No cabem embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma proferida em agravo, salvo: a) da deciso que no conhece de agravo de instrumento ou de agravo pela ausncia de pressupostos extrnsecos; b) da deciso que nega provimento a agravo contra deciso monocrtica do Relator, em que se proclamou a ausncia de pressupostos extrnsecos de agravo de instrumento; c) para reviso dos pressupostos extrnsecos de admissibilidade do recurso de revista, cuja ausncia haja sido declarada originariamente pela Turma no julgamento do agravo;d) para impugnar o conhecimento de agravo de instrumento; e) para impugnar a imposio de multas previstas no art. 538, pargrafo nico, do CPC, ou no art. 557, 2, do CPC. f) contra deciso de Turma proferida em Agravo interposto de deciso monocrtica do relator, baseada no art. 557, 1-A, do CPC.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

26

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva SMULA 433 do TST (publicada em 2012) A admissibilidade do recurso de embargos contra acrdo de Turma em recurso de revista em fase de execuo, publicado na vigncia da Lei 11.496, de 26.06.2007, condiciona-se demonstrao de divergncia jurisprudencial entre Turmas ou destas e a Seo Especializada em Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho em relao interpretao de dispositivo constitucional. Observem a recente deciso do Tribunal Pleno do TST! Tribunal Pleno decide incorporar OJ 293 da SDI-1 na Smula 353. Em sesso realizada ontem (16/11), o Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho decidiu, por unanimidade, cancelar a Orientao Jurisprudencial 293 da SDI-1 e convert-la no item f da Smula 353 do TST. A alterao atendeu proposta da Comisso de Jurisprudncia do TST. Houve, ainda, alterao da referncia legal: em vez do $ 1 de art. 557 do CPC (que trata de denegao do seguimento de recurso), passou para 1 - A do mesmo artigo (que trata do provimento do recurso por despacho). A OJ cancelada tem a seguinte redao: EMBARGOS SDI CONTRA DECISO DE TURMA DO TST EM AGRAVO DO ART. 557, 1, DO CPC. CABIMENTO. So cabveis Embargos para a SDI contra deciso de Turma proferida em Agravo interposto de deciso monocrtica do relator, baseada no art. 557, 1, do CPC. Com a alterao ela ficou da seguinte forma: EMBARGOS SDI CONTRA DECISO DE TURMA DO TST EM AGRAVO DO ART. 557, 1-A, DO CPC. CABIMENTO So cabveis Embargos para a SDI contra deciso de Turma proferida em Agravo interposto de deciso monocrtica do relator, baseada no art. 557, 1-A, do CPC. J a Smula 353, que ter o texto da OJ 293 incorporado como letra f, tem atualmente o seguinte teor: EMBARGOS. AGRAVO. CABIMENTO

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

27

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva No cabem embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma proferida em agravo, salvo: a) da deciso que no conhece de agravo de instrumento ou de agravo pela ausncia de pressupostos extrnsecos; b) da deciso que nega provimento a agravo contra deciso monocrtica do Relator, em que se proclamou a ausncia de pressupostos extrnsecos de agravo de instrumento; c) para reviso dos pressupostos extrnsecos de admissibilidade do recurso de revista, cuja ausncia haja sido declarada originariamente pela Turma no julgamento do agravo; d) para impugnar o conhecimento de agravo de instrumento; e) para impugnar a imposio de multas previstas no art. 538, pargrafo nico, do CPC, ou no art. 557, 2, do CPC. Essa deciso ter validade aps sua publicao no Dirio Eletrnico do Tribunal Superior do Trabalho (Augusto Fontenele) Fonte: www.tst.jus.br

3. Agravo de petio: Art. 897, a, da CLT. o recurso cabvel para impugnar decises judiciais proferidas no curso do processo de execuo. Caber no prazo de 8 (oito) dias. O agravo de petio s ser recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matrias e os valores impugnados, sendo permitida a execuo imediata da parte remanescente at o final, nos prprios autos ou por carta de sentena. Art. 897. Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues; 1 O agravo de petio s ser recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matrias e os valores impugnados, permitida a execuo imediata da parte remanescente at o final, nos prprios autos ou por carta de sentena.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

28

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio no suspende a execuo da sentena. 3 Na hiptese da alnea a deste artigo, o agravo ser julgado pelo prprio Tribunal, presidido pela autoridade, salvo se tratar de deciso de deciso de Juiz do Trabalho de 1 Instncia ou do Juiz de Direito, quando o julgamento competir a uma das Turmas do Tribunal Regional a que estiver subordinado o prolator da sentena, observado o disposto no Art. 679 desta Consolidao, a quem este remeter as peas necessrias para o exame da matria controvertida, em autos apartados, ou nos prprios autos, se tiver sido determinada a extrao de carta de sentena. 8 Quando o agravo de petio versar apenas sobre as contribuies sociais, o juiz da execuo determinar a extrao de cpias das peas necessrias, que sero autuadas em apartado, conforme dispe o 3, parte final, e remetidas instncia superior para apreciao, aps contraminuta.

(FCC - Analista Judicirio TST 2012) O agravo de instrumento interposto, no prazo de 8 dias, contra o despacho que no receber agravo de petio suspende a execuo da sentena at o seu julgamento final. ERRADA 2 O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio no suspende a execuo da sentena.

4. Agravo de instrumento: Art. 897, b, da CLT. utilizado para impugnar despachos que negam seguimento ao recurso. Prazo para agravo e contra-razes de 8 dias. Ser interposto perante o juzo que no conheceu do recurso. Admite-se o juzo de retratao, podendo o juzo reconsiderar a deciso.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

29

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 285 do TST O fato de o juzo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entend-lo cabvel apenas quanto a parte das matrias veiculadas no impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, sendo imprpria a interposio de agravo de instrumento. Art. 897. Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposio de recursos. 2 O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio no suspende a execuo da sentena. 4 Na hiptese da alnea b deste artigo, o agravo ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. 5 Sob pena de no conhecimento, as partes promovero a formao do instrumento do agravo de modo a possibilitar, caso provido, o imediato julgamento do recurso denegado, instruindo a petio de interposio: I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso originria, do depsito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovao do recolhimento das custas e do depsito recursal a que se refere o 7 do art. 899 desta Consolidao; I - facultativamente, com outras peas que o agravante reputar teis ao deslinde da matria de mrito controvertida. 6 O agravado ser intimado para oferecer resposta ao agravo e ao recurso principal, instruindo-a com as peas que considerar necessrias ao julgamento de ambos os recursos. 7 Provido o agravo, a Turma deliberar sobre o julgamento do recurso principal, observando-se, se for o caso, da em diante, o procedimento relativo a esse recurso. BIZU DE PROVA: O art. 897 da CLT foi recentemente alterado, passando a exigir o recolhimento de custas e o depsito recursal.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

30

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 897 5, I da CLT - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso originria, do depsito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovao do recolhimento das custas e do depsito recursal a que se refere o 7o do art. 899 desta Consolidao; 5. Recurso de Revista: (Art. 896 da CLT) O Recurso de Revista um recurso de natureza extraordinria destinado a impugnar os acrdos proferidos em recurso ordinrio, sendo encaminhado s Turmas do TST para julgamento. Vejamos o dispositivo consolidado! Art. 896. Cabe recurso de revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional, no seu Pleno ou Turma, ou a Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou a Smula de Jurisprudncia Uniforme desta Corte; b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Conveno Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentena normativa ou regulamento empresarial de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal Regional prolator da deciso recorrida, interpretao divergente na forma da alnea "a"; e c) proferidas com violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. 1 O recurso de revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

31

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber recurso de revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. 3 Os Tribunais Regionais do Trabalho procedero, obrigatoriamente, uniformizao de sua jurisprudncia, nos termos do Livro I, Ttulo IX, Capitulo I do CPC, no servindo a smula respectiva para ensejar a admissibilidade do recurso de revista quando contrariar Smula da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. 4 A divergncia apta a ensejar o recurso de revista deve ser atual, no se considerando como tal a ultrapassada por smula ou superada por iterativa e notria jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. 5 Estando a deciso recorrida em consonncia com enunciado da Smula da Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, poder o Ministro Relator, indicando-o, negar seguimento ao recurso de revista, aos Embargos, ou ao agravo de instrumento. Ser denegado seguimento ao recurso nas hipteses de intempestividade, desero, falta de alada e ilegitimidade de representao, cabendo a interposio de agravo.

(FCC - Analista Judicirio TST 2012) Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando proferidas com violao literal de disposio de lei municipal, estadual e federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. ERRADA

6 Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio da Repblica.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

32

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 896-A. O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinar previamente se a causa oferece transcendncia com relao aos reflexos gerais de natureza econmica, poltica, social ou jurdica. ORIENTAO JURISPRUDENCIAL 352 DA SBDI-1 Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de revista est limitada demonstrao de violao direta a dispositivo da Constituio Federal ou contrariedade a Smula do Tribunal Superior do Trabalho, no se admitindo o recurso por contrariedade a Orientao Jurisprudencial deste Tribunal (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), ante a ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT. 7. Agravo Regimental: O agravo regimental tem natureza de recurso e est previsto nos regimentos internos dos Tribunais. A CLT em seu art. 709, 1 faz meno a ele. Do despacho do relator que negar seguimento a um recurso no TST caber agravo regimental. Caber agravo regimental, de uma maneira geral para impugnar decises monocrticas. No h sustentao oral nos agravos regimentais. Caber pedido regimental. de reconsiderao ou retratao no agravo

Art. 709. Compete ao Corregedor, eleito dentre os Ministros togados do Tribunal Superior do Trabalho: I exercer funes de inspeo e correio permanente com relao aos Tribunais Regionais e seus Presidentes; II decidir reclamaes contra os atos atentatrios da boa ordem processual praticados pelos Tribunais Regionais e seus Presidentes, quando inexistir recurso especfico; 1 Das decises proferidas pelo Corregedor, nos casos do artigo, caber o agravo regimental, para o Tribunal Pleno.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

33

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 9 da Lei 5.584/70 - No Tribunal Superior do Trabalho, quando o pedido do recorrente contrariar smula de jurisprudncia uniforme deste Tribunal j compendiada, poder o Relator negar prosseguimento ao recurso, indicando a correspondente smula. Pargrafo nico. A parte prejudicada poder interpor agravo desde que espcie no se aplique o prejulgado ou a smula citada pelo Relator. Lei 7.701/88 - Art. 3 Compete Seo de Dissdios Individuais julgar: III em ltima instncia: c) os agravos regimentais de despachos denegatrios dos Presidentes das Turmas, em matria de embargos, na forma estabelecida no Regimento Interno; O agravo regimental, portanto, ser utilizado, em regra, para provocar o reexame de decises monocrticas proferidas pelo Tribunal, como as que concedem ou negam medidas liminares, ou de decises proferidas pelo presidente do Tribunal em matrias administrativas. Tambm ser cabvel, para impugnar deciso monocrtica proferida pelo juiz relator que negue seguimento a recurso. O agravo regimental tambm cabvel para impugnar deciso monocrtica do Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, que negar seguimento ao recurso de embargos no Tribunal Superior do Trabalho. No haver custas ou depsito recursal Recebido apenas no efeito devolutivo. O prazo para interposio do recurso contado em dobro quando a parte for pessoa jurdica de direito pblico ou o Ministrio Pblico do Trabalho. O agravo regimental ser interposto perante o rgo judicial que prolatou a deciso a ser impugnada, sendo possvel o juzo de retratao. No sendo cabvel a apresentao de contra razes ou de sustentao oral.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

34

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 8. Recurso Adesivo: um recurso que no tem previso na CLT e por isso, aplica-se subsidiariamente o art. 500 do CPC. Sendo o recurso adesivo compatvel com o processo do trabalho conforme estabelece a Smula 283 do TST. Prazo 8 dias. Na interposio do recurso Extraordinrio caber no prazo de 15 dias. Caber na hiptese de interposio de: a) Recurso Ordinrio; b) Agravo de petio; c) Recurso de Revista; d) Embargos. A matria nele veiculada no precisar estar relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria. O Recurso Adesivo dependente do recurso principal e por isso, ele no ser conhecido se o recurso principal no for conhecido. Para a interposio do recurso adesivo ser preciso ter havido a sucumbncia recproca, ou seja, reclamante e reclamado devero ter sido vencedores e vencidos parcialmente. No caber a interposio de recurso adesivo no caso de reexame necessrio em caso de deciso proferida contra ente pblico. Smula 283 do TST O recurso adesivo compatvel com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipteses de interposio de recurso ordinrio, de agravo de petio, de revista e de embargos, sendo desnecessrio que a matria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

35

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Em resumo: Recursos em espcie: Embargos de Agravo de petio Agravo Declarao instrumento Art. 897-A da CLT Prazo 5 dias Art. 897, a, da CLT Prazo de 8 dias Art. 897, b, da CLT Prazo de 8 dias.

de

No esto sujeitos Esto sujeitos a dois a dois juzos de juzos de admissibilidade admissibilidade

Admite-se o juzo de retratao, podendo o juzo reconsiderar a deciso.

OJ 142 SDI-I/TST, o recurso cabvel Smula 285 do TST. Smulas 184 e 278 para impugnar do TST. decises judiciais proferidas no curso do processo de execuo. Recurso de Revista Art. 897 da CLT Prazo 8 dias Cabimento Turma do TST Recurso Ordinrio Art. 895 da CLT Prazo 8 dias. para Cabimento para TRT e para o TST Recurso Adesivo Art. 500 do CPC. Prazo 8 dias. o Para a interposio do recurso adesivo ser preciso ter havido a sucumbncia recproca. de No caber a interposio de recurso adesivo no caso de reexame necessrio em caso de deciso proferida contra ente pblico.

Dois Juzos admissibilidade

de Dois Juzos admissibilidade

H diversas Smulas S. 158, 201, 414 do Smula 283 do TST do TST TST.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

36

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Smula 184 do TST Ocorre precluso se no forem opostos embargos declaratrios para suprir omisso apontada em recurso de revista ou de embargos. Smula 278 do TST A natureza da omisso suprida pelo julgamento de embargos declaratrios pode ocasionar efeito modificativo no julgado.

9. Embargos de Declarao: (art. 897-A da CLT) Vide os artigos 535, 536 e 537 do CPC. Prazo 05 dias para a sua interposio. Os embargos de declarao no esto sujeitos a dois juzos de admissibilidade recursal, somente a um, pois so julgados pela prpria autoridade que proferiu a deciso embargada. Os embargos de declarao objetivam corrigir obscuridade ou contradio na sentena ou no acrdo, mas os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio, no sendo necessria a interposio de embargos de declarao para que o juiz ou a Turma possam corrigi-los. O art. 535 do CPC estabelece a possibilidade de interposio de embargos de declarao quando haja obscuridade, contradio ou omisso na deciso. Este artigo aplicado ao processo do trabalho. Art. 897-A. Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. Pargrafo nico. Os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

37

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 184 do TST Ocorre precluso se no forem opostos embargos declaratrios para suprir omisso apontada em recurso de revista ou de embargos. Smula 278 do TST A natureza da omisso suprida pelo julgamento de embargos declaratrios pode ocasionar efeito modificativo no julgado. Efeito modificativo no julgado ocorrer quando a deciso a ser esclarecida, via embargos declaratrios, modificar o que foi deferido na sentena ou no acrdo. Em relao natureza jurdica dos embargos de declarao h divergncias doutrinrias. Alguns o consideram recurso, outros entendem que a natureza jurdica dos embargos declaratrios no recursal. Vejamos outros artigos da CLT: Art. 898. Das decises proferidas em dissdio coletivo que afete empresa de servio pblico, ou, em qualquer caso, das proferidas em reviso, podero recorrer, alm dos interessados, o Presidente do Tribunal e a Procuradoria da Justia do Trabalho. Art. 899. Os recurso sero interpostos por simples petio e tero efeito meramente devolutivo, salvo as excees previstas neste Titulo, permitida a execuo provisria at a penhora. 1 Sendo a condenao de valor at 10 (dez) vezes o valor-dereferncia regional, nos dissdios individuais, s ser admitido o recurso, inclusive o extraordinrio, mediante prvio depsito da respectiva importncia. Transitada em julgado a deciso recorrida, ordenar-se- o levantamento imediato da importncia do depsito, em favor da parte vencedora, por simples despacho do juiz. 2 Tratando-se de condenao de valor indeterminado, o depsito corresponder ao que for arbitrado para efeito de custas, pela Junta ou Juzo de Direito, at o limite de 10 (dez) vezes o valor-de-referncia regional. 3 (Revogado pela L-007.033-1982) 4 O depsito de que trata o 1 far-se- na conta vinculada do empregado a que se refere o Art. 2 da Lei n 5.107, de 13 de setembro de 1966, aplicando-se-lhe os preceitos dessa lei, observado, quanto ao respectivo levantamento, o disposto no 1. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 38

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 5 Se o empregado ainda no tiver conta vinculada aberta em seu nome, nos termos do Art. 2 da Lei n 5.107, de 13 de setembro de 1966, a empresa proceder respectiva abertura, para efeito do disposto no 2. 6 Quando o valor da condenao, ou o arbitrado para fins de custas, exceder o limite de 10 (dez) vezes o valor-de-referncia regional, o depsito para fins de recurso ser limitado a este valor. 7 No ato de interposio do agravo de instrumento, o depsito recursal corresponder a 50% (cinquenta por cento) do valor do depsito do recurso ao qual se pretende destrancar. Art. 900. Interposto o recurso, ser notificado o recorrido para oferecer as suas razes, em prazo igual ao que tiver o recorrente. Art. 901. Sem prejuzo dos prazos previstos neste Captulo, tero as partes vistas dos autos em cartrio ou na secretaria. Pargrafo nico. Salvo quando estiver correndo prazo comum, aos procuradores das partes ser permitido ter vista dos autos fora do cartrio ou secretaria. 6.5. Reclamao Correcional. A correio parcial ou reclamao correicional no um recurso e nem uma ao. Trata-se de uma medida judicial sui generis, cuja finalidade coibir a inverso da boa marcha processual, surgida no curso do processo em decorrncia de erro, abuso ou omisso do juiz. A CF/88 em seu art. 96 estabelece que compete privativamente aos Tribunais velar pelo exerccio da atividade correicional respectiva. A CLT em seu art. 709 estabelece a competncia do Corregedor - Geral da Justia do Trabalho para exercer a correio permanente em relao aos Tribunais Regionais e seus Presidentes. O art. 682, XI da CLT confere poderes ao Presidente do TRT ou ao Corregedor Regional para exercer a correio sobre as Varas de Trabalho. A correio parcial o instrumento utilizado para atacar atos atentrios boa marcha processual, praticados pelos Juzes.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

39

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Para cabimento da correio parcial ser necessrio o preenchimento cumulativo dos seguintes requisitos: a) existncia de uma deciso ou despacho, que contenha erro ou abuso, capaz de tumultuar a marcha normal do processo; b) o dano ou a possibilidade de dano para a parte; c) inexistncia de recurso especfico para sanar o error in procedendo.

Dispositivos legais: Art. 96, I, b da CF/88. Art. 709 da CLT. Art. 682, XI da CLT. Art. 709, pargrafo 1 da CLT. 6.6. Questes FCC comentadas: 1. (FCC - Analista Judicirio TST 2012) Em matria recursal, conforme previso contida na Consolidao das Leis do Trabalho, correto afirmar: (A) No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 dias, de deciso unnime de julgamento que estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei. (B) Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. (C) Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando proferidas com violao literal de disposio de lei municipal, estadual e federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. (D) O agravo de instrumento interposto, no prazo de 8 dias, contra o despacho que no receber agravo de petio suspende a execuo da sentena at o seu julgamento final. (E) Cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 dias, das decises definitivas ou terminativas das Varas; sendo que em relao aos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, somente cabe o recurso das decises definitivas em dissdios individuais, e das decises definitivas ou terminativas em dissdios coletivos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

40

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: LETRA B. A FCC limitou-se a cobrar os artigos da CLT. Creio que as questes da prova de Tcnico do TRT Rio tero este perfil. Art. 896 2 Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive processo incidente de embargos de terceiro, no caber recurso revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma Constituio Federal. do em de da

A letra A est errada porque o inciso I do art. 894 fala em deciso no-unnime. Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: I - de deciso no unnime de julgamento que: c) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e II - das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal. A letra C est errada porque no cabe recurso de revista contra deciso que afrontar lei estadual ou municipal. Art. 896. Cabe recurso de revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional, no seu Pleno ou Turma, ou a Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou a Smula de Jurisprudncia Uniforme desta Corte; b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Conveno Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentena normativa ou regulamento empresarial de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal Regional prolator da deciso recorrida, interpretao divergente na forma da alnea "a"; e

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

41

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva c) proferidas com violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. A letra D est errada porque o art. 897 da CLT estabelece em seu pargrafo segundo que no h suspenso da execuo pela interposio de agravo de instrumento contra despacho que no recebe agravo de petio. Art. 897 2 O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio no suspende a execuo da sentena. A letra E est errada porque nos Tribunais Regionais em processos de sua competncia originria cabem recursos das decises definitivas ou terminativas. Art. 895. Cabe recurso ordinrio para a instncia superior: I - das decises definitivas ou terminativas das Varas e Juzos, no prazo de 8 (oito) dias; e II - das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. 2. (FCC - Tcnico Judicirio TRT 6 Regio 2012) Giulia, advogada de Atena na reclamao trabalhista X, ainda no transitada em julgado, obteve acesso a acrdo proferido em Recurso ordinrio antes de sua publicao atravs do site do Tribunal Regional do Trabalho competente. Para adiantar seu servio, e em razo do acrdo afrontar direta e literalmente a Constituio Federal, Giulia interps Recurso de Revista sem esperar a publicao efetiva do acrdo. Neste caso, o Recurso de Revista a) dever ser conhecido e recebido pelo Tribunal Regional do Trabalho competente com a conseqente remessa ao Tribunal Superior do Trabalho. b) extemporneo e sendo assim no ser conhecido. c) no o recurso cabvel no presente caso, uma vez que Giulia deveria interpor Agravo de Petio. d) dever ser conhecido e recebido pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, uma vez que este recurso dirigido diretamente para este Tribunal. e) no o recurso cabvel no presente caso, uma vez que Giulia deveria interpor Embargos. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 42

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra B. Vamos relembrar trechos de nossa aula terica! Quero que vocs fixem o contedo atravs da repetio. Observem a situao hipottica, relativamente ao prazo para a interposio de recurso: Em ao trabalhista j em grau de recurso, a advogada de Joana tomou conhecimento da deciso proferida em recurso ordinrio mediante publicao da ata de julgamento. Antes de ter sido publicado o referido acrdo, a advogada interps o recurso de revista para impugnar a deciso. SMULA 434 I) extemporneo recurso interposto antes de publicado o acrdo impugnado. II) A interrupo do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente. O recurso de revista apresentado pela advogada de Joana foi intempestivo, uma vez que a Orientao Jurisprudencial 357 da SDI-1 do TST, atual smula 434 do TST, estabelece que o recurso interposto antes da publicao do acrdo impugnado extemporneo, ou seja, intempestivo. O termo a quo para contagem do prazo recursal ocorrer com a publicao da deciso recorrida, assim o recurso que for interposto antes da publicao da deciso a ser impugnada ser intempestivo, uma vez que o prazo recursal comeara a correr a partir da publicao da deciso. Trata-se do mesmo caso da advogada da Giulia nesta questo da FCC. 3. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio 2011) Das decises finais (terminativas ou definitivas) prolatadas em aes rescisrias (A) caber recurso ordinrio ao Tribunal Superior do Trabalho. (B) caber recurso ordinrio ao Tribunal Regional do Trabalho competente. (C) no caber recurso. (D) caber agravo de instrumento ao Tribunal Regional do Trabalho competente. (E) caber mandado de segurana ao Tribunal Superior do Trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

43

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra A. Caber recurso ordinrio para a instncia superior: a) das decises definitivas ou terminativas das Varas de Trabalho e juzos para os TRTS; b) das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. Smula 158 do TST Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho, em ao rescisria, cabvel recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organizao judiciria trabalhista. 4. (FCC- Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Contra a deciso do M.M. juiz que declara a incompetncia absoluta da Justia do Trabalho e determina a remessa dos autos para a Justia Comum estadual (A) caber Recurso de Revista. (B) caber Agravo de Instrumento. (C) caber Agravo de Petio. (D) no caber recurso, por expressa disposio legal. (E) caber Recurso Ordinrio. Comentrios: Letra E. Trata-se de uma deciso terminativa em que se extingue o processo sem julgar o mrito da ao. O art. 895, I da CLT estabelece que caber recurso ordinrio das decises terminativas ou definitivas das Varas de Trabalho. As decises interlocutrias de carter terminativo, que acolhe a exceo de incompetncia em razo da matria (art. 799, pargrafo 2 da CLT), sero impugnadas mediante recurso ordinrio. 5. (FCC - Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 Regio- 2009) Contra deciso de Tribunal Regional do Trabalho que reconhece ter havido nulidade ou a existncia de irregularidade sanvel e determina a baixa dos autos ao juzo de primeiro grau, para novo pronunciamento deste, (A) caber agravo regimental. (B) caber embargos no prazo de oito dias. (C) caber recurso de revista no prazo de oito dias. (D) no caber recurso. (E) caber recurso de revista no prazo de cinco dias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

44

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra D. Trata-se de uma deciso interlocutria, por isso no caber recurso de imediato conforme estabelece o art. 893, pargrafo 1 da CLT. No Processo do Trabalho, as decises interlocutrias no sero recorrveis de imediato, conforme estabelece o art. 893 1 da CLT, que somente permite apreciao das mesmas no recurso da deciso definitiva, geralmente no recurso ordinrio. Deciso Interlocutria o ato pelo qual o juiz no curso do processo resolve questo incidente. Art. 893 da CLT Das decises so admissveis os seguintes recursos: I - embargos; II - recurso ordinrio; III- recurso de revista; IV- agravo. 1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. A Smula 214 do TST traz hipteses de exceo ao princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias, quando o TRT proferir deciso interlocutria contrria a alguma Smula e OJ do TST a parte poder recorrer desta deciso. Quando a deciso interlocutria for passvel de recurso para o mesmo Tribunal a parte prejudicada poder recorrer desta deciso e quando for acolhida exceo de incompetncia territorial relativa (estudaremos na aula sobre exceo, contestao e reconveno) com remessa do processo para outro TRT a parte poder recorrer da deciso interlocutria.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

45

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 6. (FCC/Tcnico Judicirio - rea Administrativa - TRT-SP/2008) A respeito dos recursos em matria trabalhista, INCORRETO afirmar: (A) Cabe agravo de instrumento contra deciso que negar seguimento a recurso ordinrio. (B) Cabe agravo de petio contra a sentena que homologa o clculo em execuo de sentena, desacolhendo parcialmente impugnao do reclamado. (C) Cabe agravo regimental para o Tribunal Pleno do TST das decises proferidas pelo Corregedor do TST. (D) Pode o reclamante interpor recurso ordinrio contra a deciso que homologa acordo entre as partes. (E) Os embargos de declarao so cabveis para impugnar sentena ou acrdo quando ocorrer omisso, obscuridade ou contradio. Comentrios: Letra D. a) Correta porque o agravo de instrumento o recurso que ser interposto contra uma deciso que denegar seguimento a um recurso. b) Correta porque o agravo de petio o recurso cabvel de decises na execuo. c) Correta. O agravo regimental caber contra deciso monocrtica e as decises proferidas pelo corregedor so monocrticas. d) Incorreta. Contra a deciso que homologa acordo entre as partes o reclamante somente poder interpor recurso ordinrio das parcelas de natureza previdenciria, uma vez que quanto s parcelas de natureza trabalhista no h possibilidade de interposio de recurso. Somente por Ao Rescisria ser atacado o termo de acordo nesse caso. e) Correta, porque o art. 535 do CPC estabelece exatamente o que diz a assertiva da letra E. 7. (FCC Analista Judicirio TRT-MG 2009) Nos recursos contra decises tomadas sob o rito sumarssimo, o Ministrio Pblico do Trabalho, desde que no seja parte no litgio, (A) no opinar. (B) opinar, havendo interesse, na sesso de julgamento. (C) participar mediante parecer escrito e sempre prvio sesso de julgamento. (D) dar parecer escrito, mas o apresentar, necessariamente, durante a sesso. (E) opinar, antes da distribuio do processo ao relator. Comentrios: Letra B.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

46

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 895 da CLT Cabe recurso ordinrio para a instncia superior: 1 - Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio: III - ter parecer oral do representante do Ministrio Pblico presente sesso de julgamento, se este entender necessrio o parecer, com registro na certido; 8. (FCC analista Judicirio TRT 9 Regio 2010) Considere as seguintes assertivas a respeito dos Embargos: I. No cabem Embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma que no conhece de agravo pela ausncia de pressupostos extrnsecos. II. No Tribunal Superior do Trabalho, em regra, cabem Embargos das decises das Turmas que divergirem entre si. III. Cabem Embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma proferida em agravo que vise impugnar o conhecimento de agravo de instrumento. IV. Incabvel Embargo para reexame de fatos e provas. Est correto o que consta APENAS em (A) II e IV. (B) I, II e III. (C) III e IV. (D) II, III e IV. (E) I, II e IV. Comentrios: Letra D (Art. 894 da CLT e Smulas 126 e 353 do TST). A Smula 353 teve o texto da OJ 293 incorporado como letra f, passando a vigorar com a seguinte redao: 353. EMBARGOS. AGRAVO. CABIMENTO (incorporada a Orientao Jurisprudencial n. 293 da SBDI-1 com nova redao). No cabem embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma proferida em agravo, salvo: a) da deciso que no conhece de agravo de instrumento ou de agravo pela ausncia de pressupostos extrnsecos; b) da deciso que nega provimento a agravo contra deciso monocrtica do Relator, em que se proclamou a ausncia de pressupostos extrnsecos de agravo de instrumento; c) para reviso dos pressupostos extrnsecos de admissibilidade do recurso de revista, cuja ausncia haja sido declarada originariamente pela Turma no julgamento do agravo; d) para impugnar o conhecimento de agravo de instrumento; e) para impugnar a imposio de multas previstas no art. 538, pargrafo nico, do CPC, ou no art. 557, 2, do CPC;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

47

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva f) contra deciso de Turma proferida em agravo interposto de deciso monocrtica do relator, baseada no art. 557, 1-A, do CPC. (ex-OJ n 293 da SBDI-1 com nova redao). O art. 894 da CLT trata dos embargos que podero para o TST em 8 dias das decises no-unnimes que conciliar, julgar ou homologar conciliao coletivos que excedam a competncia regional Regionais do Trabalho e estender ou rever normativas do TST. ser interpostos de julgamento em Dissdios dos Tribunais as sentenas

Caber embargos para o TST, de acordo com o art. 894 da CLT, das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com Smula ou OJ do TST ou do STF. Prazo oito dias. O art. 2, II da Lei 7.701/88 trata dos embargos infringentes que cabero das decises no-unnimes proferidas pelo TST em Dissdios Coletivos de sua competncia originria. Prazo oito dias. Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: I de deciso no unnime de julgamento que: a) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e II das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal. Smula 126 do TST Incabvel o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, "b", da CLT) para reexame de fatos e provas.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

48

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 9. (FCC analista Judicirio TRT 9 Regio 2010) No recurso ordinrio, o efeito devolutivo em profundidade, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinado pela sentena, (A) desde que renovado em contra-razes, no se aplicando, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. (B) ainda que no renovado em contra-razes, no se aplicando, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. (C) ainda que no renovado em contra-razes, aplicando- se, inclusive, ao caso de pedido no apreciado na sentena. (D) desde que renovado em contra-razes e apreciado na sentena, bastando a apreciao na fundamentao. (E) desde que renovado em contra-razes, apreciado na sentena com manifestao expressa no relatrio e na fundamentao. Comentrios: Letra B (Smula 393 do TST). Antiga Redao: Smula 393 do TST O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio, que se extrai do 1 do art. 515 do CPC, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinado pela sentena, ainda que no renovado em contra-razes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. A Smula 393 do TST passa a vigorar com a seguinte redao:393. RECURSO ORDINRIO. EFEITO DEVOLUTIVO EM PROFUNDIDADE. ART. 515, 1, DO CPC. (redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 16.11.2010). O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio, que se extrai do 1 do art. 515 do CPC, transfere ao Tribunal a apreciao dos fundamentos da inicial ou da defesa, no examinados pela sentena, ainda que no renovados em contrarrazes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena, salvo a hiptese contida no 3 do art. 515 do CPC." 10. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 4 Regio 2011) No processo trabalhista no caber recurso adesivo em face de a) Recurso de Revista. b) Agravo de Instrumento. c) Recurso Ordinrio. d) Agravo de Petio. e) Recurso de Embargos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

49

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra B. O recurso adesivo compatvel com o processo do trabalho conforme estabelece a Smula 283 do TST. Smula 283 do TST O recurso adesivo compatvel com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipteses de interposio de recurso ordinrio, de agravo de petio, de revista e de embargos, sendo desnecessrio que a matria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria. Prazo 08 dias. Na interposio do recurso Extraordinrio caber no prazo de 15 dias. Caber na hiptese de interposio de: a) Recurso Ordinrio; b) Agravo de petio; c) Recurso de Revista; d) Embargos. A matria nele veiculada no precisar estar relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria. O Recurso Adesivo dependente do recurso principal e por isso, ele no ser conhecido se o recurso principal no for conhecido. Para a interposio do recurso adesivo ser preciso ter havido a sucumbncia recproca, ou seja, reclamante e reclamado devero ter sido vencedores e vencidos parcialmente. No caber a interposio de recurso adesivo no caso de reexame necessrio em caso de deciso proferida contra ente pblico. 11. (FCC- Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 23 Regio 2007) Das decises definitivas das Varas do Trabalho, pode ser interposto para a instncia superior (A) recurso extraordinrio e de revista. (B) recurso ordinrio. (C) recurso de revista. (D) agravo de petio. (E) agravo de instrumento. Comentrios: Letra B. O recurso ordinrio est regulamentado pelo art. 895 da CLT e pelas Smulas 158, 201, 414 do TST. Caber recurso ordinrio para a instncia superior: a) das decises definitivas ou terminativas das Varas de Trabalho e juzos para os TRTS; b) das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. O prazo para a interposio do recurso ordinrio ser de oito dias. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 50

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 12. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) Observe as assertivas abaixo a respeito dos Embargos de Declarao. I. Os Embargos de Declarao sero opostos quando existir contradio ou omisso na sentena ou acrdo. II. O prazo para interposio dos Embargos de Declarao da sentena de dez dias. III. A interposio dos Embargos de Declarao interrompe o prazo para qualquer recurso. IV. Os Embargos de Declarao so processados e julgados pelo prprio juzo prolator da deciso embargada e, quando opostos em face de acrdo de TRT, devem ser dirigidos ao juiz relator. V. O prazo para a interposio para Embargos de Declarao de acrdo de trs dias. correto o que se afirma APENAS em: (A) I, III e IV. (B) II e V. (C) I, II e III. (D) I, II, III e V. (E) III e IV. Comentrios: Letra A. I- Correta. (art. 897-A da CLT) II- Incorreta. O prazo ser de cinco dias (art. 897-A da CLT) III- Correta. (art. 538 do CPC) IV- Correta. V- Incorreta. (art. 897-A da CLT) O prazo ser de cinco dias. Relembrando: Os embargos de declarao uma modalidade de recurso que caber das sentenas ou acrdos que contiverem omisso ou contradio. Os dispositivos legais deste recurso so: Art. 897-A da CLT e os artigos 535. 536, 537 e 538 do CPC, OJ 142 SDI-I/TST, Smulas 184 e 278 do TST. Prazo 05 dias para a sua interposio. Os embargos de declarao no esto sujeitos a dois juzos de admissibilidade recursal, somente a um, pois so julgados pela prpria autoridade que proferiu a deciso embargada. Os embargos de declarao objetivam corrigir obscuridade ou contradio na sentena ou no acrdo, mas os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio, no sendo necessria a interposio de embargos de declarao para que o juiz ou a Turma possam corrigi-los. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 51

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O art. 535 do CPC estabelece a possibilidade de interposio de embargos de declarao quando haja obscuridade, contradio ou omisso na deciso. Este artigo aplicado ao processo do trabalho. Art. 897-A da CLT Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. Pargrafo nico - Os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. Smula 184 do TST Ocorre precluso se no forem opostos embargos declaratrios para suprir omisso apontada em recurso de revista ou de embargos. Smula 278 do TST A natureza da omisso suprida pelo julgamento de embargos declaratrios pode ocasionar efeito modificativo no julgado. Efeito modificativo no julgado ocorrer quando a deciso a ser esclarecida, via embargos declaratrios, modificar o que foi deferido na sentena ou no acrdo. Embora no tenha sido objeto desta questo importante no esquecer a recente alterao do art. 897 da CLT, observem: BIZU DE PROVA: O art. 897 da CLT foi recentemente alterado, passando a exigir o recolhimento de custas e o depsito recursal. Art. 897 5, I da CLT - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso originria, do depsito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovao do recolhimento das custas e do depsito recursal a que se refere o 7o do art. 899 desta Consolidao;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

52

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 13. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) Das decises definitivas dos Tribunais Regionais de Trabalho em processos de sua competncia originria, cabvel (A) Agravo Regimental, no prazo de dez dias. (B) Agravo Regimental, no prazo de oito dias. (C) Agravo de Instrumento, no prazo de oito dias. (D) Recurso Ordinrio, no prazo de oito dias. (E) Recurso Ordinrio, no prazo de dez dias. Comentrios: Letra D. Caber recurso ordinrio para a instncia superior: a) das decises definitivas ou terminativas das Varas de Trabalho e juzos para os TRTS; b) das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos para o Tribunal Superior do Trabalho. O prazo para a interposio do recurso ordinrio ser de oito dias. 14. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do Agravo de Instrumento. I. Caber Agravo de Instrumento, dentre outras hipteses, contra deciso que denegar seguimento a Recurso Ordinrio. II. O Agravo de Instrumento ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. III. O Agravo de Instrumento interposto contra o despacho que no receber Agravo de Petio, suspende a execuo da sentena. IV. O prazo para interposio de Agravo de Instrumento de oito dias. correto o que se afirma em: (A) III e IV, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, II, III e IV. (E) I e III, apenas. Comentrios: Letra B. I- Correta. (art. 897, b da CLT). II- Correta. (art. 897, pargrafo 4 da CLT). III- Incorreta. (art. 897, pargrafo 2 da CLT). IV- Correto. (art. 897, b da CLT) RELEMBRANDO: Agravo de instrumento: (Art. 897, b, da CLT e S. 285 do TST) utilizado para impugnar despachos que negam seguimento ao recurso. No h preparo. Prazo para agravo e contra-razes de 8 dias. Ser interposto perante o juzo que no conheceu do recurso. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 53

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Admite-se o juzo de retratao, podendo o juzo reconsiderar a deciso. No mbito do TST das decises que denegam seguimento aos recursos cabe Agravo Regimental e no Agravo de instrumento. Smula 285 do TST O fato de o juzo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entend-lo cabvel apenas quanto a parte das matrias veiculadas no impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, sendo imprpria a interposio de agravo de instrumento. 15. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) As hipteses de cabimento de Agravo Regimental vm sempre previstas (A) no Regimento Interno dos Tribunais, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de dez dias. (B) na Constituio Federal, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de dez dias. (C) no Regimento Interno dos Tribunais, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de oito dias. (D) na Consolidao das Leis do Trabalho, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de cinco dias. (E) na Constituio Federal, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de oito dias. Comentrios: Letra C. O agravo regimental tem natureza de recurso e est previsto nos regimentos internos dos Tribunais. No TST o prazo para a sua interposio ser de 8 dias e nos demais Tribunais ser o prazo previsto no Regimento Interno. A CLT em seu art. 709, 1 faz meno a ele. Art. 709. Compete ao Corregedor, eleito dentre os Ministros togados do Tribunal Superior do Trabalho: I exercer funes de inspeo e correio permanente com relao aos Tribunais Regionais e seus Presidentes; II decidir reclamaes contra os atos atentatrios da boa ordem processual praticados pelos Tribunais Regionais e seus Presidentes, quando inexistir recurso especfico; 1 Das decises proferidas pelo Corregedor, nos casos do artigo, caber o agravo regimental, para o Tribunal Pleno.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

54

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 9 da Lei 5.584/70 No Tribunal Superior do Trabalho, quando o pedido do recorrente contrariar smula de jurisprudncia uniforme deste Tribunal j compendiada, poder o Relator negar prosseguimento ao recurso, indicando a correspondente smula. Pargrafo nico. A parte prejudicada poder interpor agravo desde que espcie no se aplique o prejulgado ou a smula citada pelo Relator. Lei 7.701/88 - Art. 3 Compete Seo de Dissdios Individuais julgar: III em ltima instncia:c) os agravos regimentais de despachos denegatrios dos Presidentes das Turmas, em matria de embargos, na forma estabelecida no Regimento Interno; 16. (FCC/Tcnico Judicirio - TRT/Campinas/2009) Norma laborava na empresa K na funo de auxiliar administrativo, quando foi dispensada sem justa causa. Na resciso contratual a empresa k no efetuou o pagamento correto das verbas rescisrias e Norma ajuizou reclamao trabalhista requerendo todos os direitos que lhe foram negados. A reclamao trabalhista foi processada pelo rito sumarssimo e julgada procedente. A empresa k interps recurso ordinrio o qual foi conhecido, mas denegado. Neste caso: a) caber recurso de Revista em todas as hipteses previstas na Consolidao das Leis do Trabalho. b) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade Smula de Jurisprudncia uniforme do TST e violao direta da Constituio Federal. c) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade Smula de Jurisprudncia uniforme do TST. d) Caber recurso de revista somente em caso de violao direta da Constituio Federal. e) incabvel recurso de revista por expressa disposio legal, em razo do rito processual a que foi submetida a demanda. Comentrios: Letra B. O recurso interposto pela empresa no foi provido porque no procedimento sumarssimo o recurso de revista somente ter cabimento quando da ofender Smulas do TST ou afrontar diretamente a Constituio Federal. (art. 896, pargrafo 6 da CLT)

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

55

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 17. (OAB/RS) Em relao ao agravo de instrumento na Justia do Trabalho, assinale a assertiva correta. a) O prazo para sua interposio de 08 dias das decises do juiz ou presidente nas execues e dos despachos que denegaram a interposio de recursos; b) o recurso cabvel das decises das Comisses de Conciliao Prvia que afastam os representantes dos empregados-membros durante ou aps 01 ano do final do mandato; c) Agravo de instrumento interposto contra despacho que no receber agravo de petio suspende a execuo da sentena; d) Para sua formao, no necessria a juntada de comprovantes de recolhimento de custas e de depsito recursal relativamente ao recurso ordinrio, desde que no seja objeto de controvrsia no recurso de revista a validade daqueles documentos. Comentrios: Letra D. OJ 217 da SDI-1 do TST. OJ 217 da SDI-1 do TST Para a formao do agravo de instrumento, no necessria a juntada de comprovantes de recolhimento de custas e de depsito recursal relativamente ao recurso ordinrio, desde que no seja objeto de controvrsia no recurso de revista a validade daqueles recolhimentos. BIZU DE PROVA: O art. 897 da CLT foi recentemente alterado, passando a exigir o recolhimento de custas e o depsito recursal. Art. 897 5, I da CLT - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso originria, do depsito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovao do recolhimento das custas e do depsito recursal a que se refere o 7o do art. 899 desta Consolidao; 18. (FCC Tcnico judicirio TRT 23 Regio 2004) Diante da deciso que denega seguimento ao recurso ordinrio que a empresa interps contra a sentena que julgou procedente em parte a reclamao trabalhista apresentada por ex-empregado, ser cabvel (A) Recurso Ordinrio. (B) Recurso de Revista. (C) Agravo de Petio. (D) Agravo de Instrumento. (E) Embargos de Declarao. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 56

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra D. O agravo de instrumento utilizado para impugnar despachos que negam seguimento ao recurso. O Agravo de instrumento est regulamentado pelo Art. 897, b, da CLT e S. 285 do TST. utilizado para impugnar despachos que negam seguimento ao recurso. Prazo para agravo e contra-razes de 08 dias. Ser interposto perante o juzo que no conheceu do recurso. Admite-se o juzo de retratao, podendo o juzo reconsiderar a deciso. No mbito do TST das decises que denegam seguimento aos recursos cabe Agravo Regimental e no Agravo de instrumento. Smula 285 do TST O fato de o juzo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entend-lo cabvel apenas quanto a parte das matrias veiculadas no impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, sendo imprpria a interposio de agravo de instrumento. 19. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 21 Regio - 2003) Em uma reclamao trabalhista, no tendo comparecido uma das testemunhas que a reclamada pretendia ouvir, o juiz indeferiu seu pedido de adiamento de audincia e encerrou a instruo, com os protestos do advogado da r. O procedimento adequado do advogado da empresa ser (A) interpor recurso ordinrio com preliminar de nulidade por cerceamento de defesa, se a ao for julgada procedente. (B) exigir do juiz a reconsiderao daquela deciso no prazo de 48 horas. (C) impetrar mandado de segurana, sendo desnecessrio aguardar o julgamento da ao. (D) interpor agravo de instrumento que ser processado em autos apartados. (E) interpor correio parcial no prazo de 05 dias observando o Regimento Interno do Tribunal. Comentrios: Letra A. Caber recurso ordinrio para a instncia superior: a) das decises definitivas ou terminativas das Varas de Trabalho e juzos para os TRTS; b) das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

57

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

O prazo para a interposio do recurso ordinrio ser de oito dias. 20. (Juiz do Trabalho TRT 24 Regio 2006) Quanto aos recursos no Processo do Trabalho, assinale a INCORRETA: a) Cabe recurso ordinrio para a instncia superior, das decises definitivas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de oito dias, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. b) Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio ser imediatamente distribudo, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liber-lo no prazo mximo de 10 dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma coloc-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor. c) Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, podero designar Turma para o julgamento dos recursos ordinrios interpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. d) O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso. e) Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, em nenhuma hiptese. Comentrios: Letra E. a) Correta (art. 895, I da CLT). b) Correta (art. 895, II da CLT). c) Correta (art. 895, Pargrafo segundo da CLT). d) Correta (art. 896, Pargrafo primeiro da CLT). e) Incorreta (art. 896, pargrafo segundo da CLT). 21. (FCC Tcnico Judicirio TRT 20 Regio 2011) Joo ajuizou reclamao trabalhista em face da Unio Federal em razo da relao de emprego existente e regida pela Consolidao das Leis do Trabalho. A reclamao trabalhista foi julgada parcialmente procedente e a Unio Federal pretende interpor Recurso Ordinrio. A sentena foi publicada em audincia realizada no dia 14 de julho de 2011 (quintafeira), considerada esta audincia vlida para todos os efeitos legais. Tendo em vista que no h feriado dentro do prazo recursal, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o referido recurso dever ser protocolado at o dia

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

58

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (A) 19/07/2011. (B) 21/07/2011. (C) 22/07/2011. (D) 25/07/2011. (E) 01/08/2011. Comentrios: Letra E. O prazo da Unio em dobro. Como o prazo do recurso ordinrio de oito dias, a Unio ter 16 dias para interp-lo. A contagem do prazo exclui o dia do comeo e inclui o dia do vencimento. A sentena foi publicada em audincia no dia 14 de Julho. Assim, excluindo o dia 14 de julho a contagem dos 16 dias comear no dia 15 de Julho e terminar no dia 30 de Julho que sbado. O termo final ser prorrogado para o dia 1 de agosto porque dia til. Relembrando o tema: A contagem de prazo no processo do trabalho feita com base nos artigos 774 e 775 da CLT, auxiliado por algumas Smulas do TST. O incio da contagem do prazo denominado dies a quo e o trmino do prazo denominado dies ad quem. A regra geral que a contagem dos prazos excluir o dia do comeo e incluir o dia do vencimento, conforme em destaque no art. 775 da CLT abaixo transcrito. Art. 775 da CLT - Os prazos estabelecidos neste Ttulo contamse com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessrio pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de fora maior, devidamente comprovada. Pargrafo nico - Os prazos que se vencerem em sbado, domingo ou feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte. Art. 776 da CLT - O vencimento dos prazos ser certificado nos processos pelos escrives ou chefes de secretaria. Vamos ao quadro das Smulas!

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

59

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 01 TST Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ser contado da segunda-feira imediata inclusive, salvo se no houver expediente, caso em que fluir no dia til que se seguir. Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio. Smula 30 TST Intimao da sentena- Quando no juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audincia de julgamento ( art. 851 2 CLT), o prazo para recurso ser contado da data em que a parte receber a intimao da sentena Smula 262 TST I - Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo se dar no primeiro dia til imediato e a contagem no subsequente. II- O recesso forense e as frias coletivas dos Ministros do TST suspendem os prazos recursais. 22. (FCC Tcnico Judicirio TRT 20 regio 2011) Joana ajuizou reclamao trabalhista em face da sua ex-empregadora, a empresa ABCD. A reclamao trabalhista foi julgada procedente e a empresa interps recurso ordinrio. O referido recurso foi considerado intempestivo pelo juiz a quo que lhe negou seguimento. A empresa interps agravo de instrumento demonstrando que o recurso era tempestivo em razo da ocorrncia de um feriado local. No agravo de Instrumento, o juiz a quo, verificando a existncia real do feriado, reconsiderou a sua deciso e conheceu do recurso principal. Neste caso, (A) ocorreu o efeito regressivo do recurso de Agravo de Instrumento. (B) o juiz a quo no agiu corretamente porque s o Tribunal competente que poderia reformar a deciso, no havendo juzo de retratao em Agravo de Instrumento. (C) Joana dever interpor agravo de instrumento no prazo de oito dias em face desta deciso que admitiu o recurso ordinrio atravs de reconsiderao. (D) ocorreu o efeito extensivo do recurso de Agravo de Instrumento. (E) Joana dever interpor Agravo de Petio no prazo de oito dias em face desta deciso que admitiu o recurso ordinrio atravs de reconsiderao.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

60

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra A. O juiz que prolatou a sentena reconsiderou a sua deciso no agravo de instrumento interposto pela empresa ABCD, o que ocasionou o efeito regressivo do recurso. Observem o que eu sempre digo. As provas de processo do Trabalho para tcnico judicirio possuem um grau de dificuldade igual ou maior do que as provas para analista judicirio.Considerei esta questo muito difcil para quem no bacharel em direito. Os efeitos dos recursos foi tema da questo discursiva da prova de analista judicirio execuo de mandados, conforme j estudamos na aula terica. (TRT 20 Regio Analista Judicirio FCC 2011) Em que consiste o efeito translativo, regressivo, substitutivo, devolutivo e suspensivo dos recursos:Efeitos dos recursos: a) Efeito Devolutivo: no processo do trabalho os recursos so dotados, ordinariamente, de efeito devolutivo, permitindo ao credor a execuo provisria da sentena. Por efeito devolutivo deve-se entender a devoluo da matria submetida a apreciao e julgamento pelo rgo judicial destinatrio do recurso. b) Efeito Suspensivo: Este efeito no permite a execuo provisria da sentena, pois ele adia os efeitos da deciso impugnada. c) Efeito Translativo: Permite ao rgo recursal conhecer de uma matria ainda que no tenha sido objeto de impugnao. So as matrias de ordem pblica que devem ser conhecidas de ofcio. d) Efeito Substitutivo: A deciso do rgo recursal substitui a deciso do rgo recorrido no que tiver sido objeto do recurso. H duas situaes em que o recurso interposto no ter efeito substitutivo, so elas: 1)quando o rgo recursal no conhece o recurso; 2) quando o rgo recursal decreta a nulidade da sentena. e) Efeito Extensivo: O efeito extensivo tem aplicabilidade na hiptese de litisconsrcio unitrio, sendo aquele que ocorre quando a deciso judicial tem que ser uniforme para todos os componentes. f) Efeito Regressivo: aquele que tem cabimento na hiptese de possibilidade de retratao ou reconsiderao pelo mesmo juzo prolator da deciso, como ocorre com o Agravo de Instrumento e com o Agravo Regimental. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 61

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 23. (FCC Analista Judicirio TRT 20 Regio 2011) So pressupostos recursais intrnsecos (A) o depsito recursal e o interesse recursal. (B) o cabimento e o pagamento de custas. (C) o interesse recursal e a legitimidade. (D) a tempestividade e a legitimidade. (E) o depsito recursal e a tempestividade. Comentrios: Letra C. Vamos relembrar a teoria sobre o tema! Pressupostos recursais objetivos ou extrnsecos: pressupostos processuais objetivos ou extrnsecos: So

a) a recorribilidade do ato: O ato ser recorrvel quando no houver vedao legal para a interposio de recurso como, por exemplo, os despachos de mero expediente que no so passveis de recursos; b) a adequao: O recurso interposto tem que ser o previsto para impugnar a deciso, isto o mesmo que dizer que ele adequado; c) a tempestividade: Por tempestividade deve-se entender o fato do recurso ser interposto dentro do prazo prprio para cada recurso, estabelecido por lei. importante mencionar que a contagem do prazo para interposio de recurso regulamentada, pelos seguintes dispositivos legais e jurisprudenciais: Art. 851 da CLT Os tramites de instruo e julgamento da reclamao sero resumidos em ata, de que constar, na ntegra, a deciso. 2 - A ata ser, pelo presidente ou juiz, junta ao processo, devidamente assinada, no prazo improrrogvel de 48 (quarenta e oito) horas, contado da audincia de julgamento. Art. 852 da CLT Da deciso sero os litigantes notificados, pessoalmente, ou por seu representante, na prpria audincia. No caso de revelia, a notificao far-se- pela forma estabelecida no 1 do art. 841.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

62

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva d) a representao: OJ 120 da SDI-1 do TST O recurso sem assinatura ser tido por inexistente. Ser considerado vlido o apelo assinado, ao menos, na petio de apresentao ou nas razes recursais. d) o preparo: Por preparo deve-se entender o pagamento das custas e do depsito recursal, quando no for feito o preparo dizse que ocorreu a desero e o recurso no ser conhecido. Pressupostos recursais subjetivos ou intrnsecos: So pressupostos processuais subjetivos: a) A legitimidade das partes: Partes legtimas so aquelas que podero interpor o recurso contra determinada deciso. A doutrina considera como legitimados as seguintes pessoas: as partes, o terceiro interessado e o Ministrio Pblico, o sucessor ou herdeiro, a empresa condenada solidariamente ou subsidiariamente, o subempreiteiro, o empreiteiro principal ou o dono da obra, os litisconsortes e assistentes, o substituto processual, o Ministrio Pblico do Trabalho, tanto nos processos em que parte quanto naqueles em que oficia como custos legis, o presidente do TRT e o Ministrio Pblico do trabalho das decises proferidas em dissdios coletivos, que afetem as empresas de servios pblicos, ou, em qualquer caso, das proferidas em reviso nos casos de dissdio coletivo. b) A capacidade: Refere-se plena capacidade civil estabelecida nos artigos 3, 4 e 5 do Cdigo Civil, ou seja, no ato de interposio do recurso o recorrente no poder estar, por exemplo, sofrendo das faculdades mentais. c) O interesse processual: O interesse para a interposio de recurso decorre da utilidade e necessidade em recorrer, ou seja, utilidade da providncia jurisdicional que se pede e necessidade da via recursal para obt-la.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

63

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 24. (FCC - Analista Judicirio TRT 18 Regio 2008) Com relao ao recurso de revista, certo que (A) incabvel esse recurso para reexame de fatos, mas ser cabvel a revista para reexame de provas. (B) caber, em regra, esse recurso contra acrdo regional prolatado em agravo de instrumento. (C) a admissibilidade desse recurso contra acrdo proferido em processo incidente na execuo independe de demonstrao inequvoca de violao direta Constituio Federal. (D) s caber esse recurso por violao literal de dispositivo de lei federal nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. (E) no se conhecer desse recurso ou dos embargos quando a deciso recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudncia transcrita no abranger a todos. Comentrios: Letra E (Smula 23 do TST). Smula 23 do TST No se conhece de recurso de revista ou de embargos, se a deciso recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudncia transcrita no abranger a todos. Smula 126 do TST Incabvel o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, "b", da CLT) para reexame de fatos e provas. Smula 266 do TST A admissibilidade do recurso de revista interposto de acrdo proferido em agravo de petio, na liquidao de sentena ou em processo incidente na execuo, inclusive os embargos de terceiro, depende de demonstrao inequvoca de violncia direta Constituio Federal. Antiga redao: Smula 221 do TST I - A admissibilidade do recurso de revista e de embargos por violao tem como pressuposto a indicao expressa do dispositivo de lei ou da Constituio tido como violado. II - Interpretao razovel de preceito de lei, ainda que no seja a melhor, no d ensejo admissibilidade ou ao conhecimento de recurso de revista ou de embargos com base, respectivamente, na alnea "c" do art. 896 e na alnea "b" do art. 894 da CLT. A violao h de estar ligada literalidade do preceito.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

64

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Nova redao: SUM-221 RECURSO DE REVISTA. VIOLAO DE LEI. INDICAO DE PRECEITO. INTERPRETAO RAZOVEL. I - A admissibilidade do recurso de revista por violao tem como pressuposto a indicao expressa do dispositivo de lei ou da Constituio tido como violado. II - Interpretao razovel de preceito de lei, ainda que no seja a melhor, no d ensejo admissibilidade ou ao conhecimento de recurso de revista com base na alnea "c" do art. 896, da CLT. A violao h de estar ligada literalidade do preceito. Smula 333 do TST No ensejam recursos de revista ou de embargos decises superadas por iterativa, notria e atual jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. 25. (FCC - Analista executor TRT 16 Regio 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do agravo de Instrumento, no processo trabalhista. I. vlido o traslado de peas essenciais efetuado pelo agravado, pois a regular formao do agravo incumbe s partes e no somente ao agravante. II. Caber agravo de instrumento, dentre outras hipteses, contra despacho que denegar seguimento a agravo de petio e recurso extraordinrio. III. No obrigatria a juntada de cpia da petio inicial e contestao na formao do agravo de instrumento. IV. O agravo de instrumento interposto em face de despacho que denegou seguimento ao recurso ordinrio ser julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e IV. (B) I e II. (C) I, II e III. (D) II, III e IV. (E) I, II e IV. Comentrios: Letra E. RELEMBRANDO: Agravo de instrumento: (Art. 897, b, da CLT e S. 285 do TST) utilizado para impugnar despachos que negam seguimento ao recurso. No h preparo. Prazo para agravo e contra-razes de 8 dias. Ser interposto perante o juzo que no conheceu do recurso. Ser julgado pelo juzo que seria competente para o julgamento do recurso, cujo seguimento foi denegado.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

65

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Admite-se o juzo de retratao, podendo o juzo reconsiderar a deciso. No mbito do TST das decises que denegam seguimento aos recursos cabe Agravo Regimental e no Agravo de instrumento. Smula 285 do TST O fato de o juzo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entend-lo cabvel apenas quanto a parte das matrias veiculadas no impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, sendo imprpria a interposio de agravo de instrumento. I. Correta (OJ 283 da SDI-1 do TST). OJ 283 da SDI- 1 do TST vlido o traslado de peas essenciais efetuado pelo agravado, pois a regular formao do agravo incumbe s partes e no somente ao agravante. II. Correta. Segundo o art. 897, b da CLT caber Agravo de Instrumento dos despachos que denegarem a interposio de recursos. III. Incorreta. obrigatria a juntada de cpia da petio inicial e contestao na formao do agravo de instrumento (art. 897, pargrafo 5, I da CLT). E, tambm: OJ 217 da SDI-1 do TST Para a formao do agravo de instrumento, no necessria a juntada de comprovantes de recolhimento de custas e de depsito recursal relativamente ao recurso ordinrio, desde que no seja objeto de controvrsia no recurso de revista a validade daqueles recolhimentos. IV. Correta. O juzo que seria competente para julgar o recurso ordinrio o Tribunal Regional do Trabalho e, neste caso, ele julgar o agravo de instrumento.

Coloquei vrias questes de provas da FCC. Algumas abordaram as Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST. Assim, vocs ficam preparados para as principais smulas. H poucas questes que abordem, apenas, os artigos, uma vez que a jurisprudncia vinha sendo abordada para o cargo de Tcnico Judicirio. Seguem as questes sem comentrios!

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

66

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Questes FCC sem comentrios: 1. (FCC - Analista Judicirio TST 2012) Em matria recursal, conforme previso contida na Consolidao das Leis do Trabalho, correto afirmar: (A) No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 dias, de deciso unnime de julgamento que estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei. (B) Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. (C) Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando proferidas com violao literal de disposio de lei municipal, estadual e federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. (D) O agravo de instrumento interposto, no prazo de 8 dias, contra o despacho que no receber agravo de petio suspende a execuo da sentena at o seu julgamento final. (E) Cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 dias, das decises definitivas ou terminativas das Varas; sendo que em relao aos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, somente cabe o recurso das decises definitivas em dissdios individuais, e das decises definitivas ou terminativas em dissdios coletivos. 2. (FCC - Tcnico Judicirio TRT 6 Regio 2012) Giulia, advogada de Atena na reclamao trabalhista X, ainda no transitada em julgado, obteve acesso a acrdo proferido em Recurso ordinrio antes de sua publicao atravs do site do Tribunal Regional do Trabalho competente. Para adiantar seu servio, e em razo do acrdo afrontar direta e literalmente a Constituio Federal, Giulia interps Recurso de Revista sem esperar a publicao efetiva do acrdo. Neste caso, o Recurso de Revista a) dever ser conhecido e recebido pelo Tribunal Regional do Trabalho competente com a conseqente remessa ao Tribunal Superior do Trabalho. b) extemporneo e sendo assim no ser conhecido. c) no o recurso cabvel no presente caso, uma vez que Giulia deveria interpor Agravo de Petio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

67

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

d) dever ser conhecido e recebido pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, uma vez que este recurso dirigido diretamente para este Tribunal. e) no o recurso cabvel no presente caso, uma vez que Giulia deveria interpor Embargos. 3. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio 2011) Das decises finais (terminativas ou definitivas) prolatadas em aes rescisrias (A) caber recurso ordinrio ao Tribunal Superior do Trabalho. (B) caber recurso ordinrio ao Tribunal Regional do Trabalho competente. (C) no caber recurso. (D) caber agravo de instrumento ao Tribunal Regional do Trabalho competente. (E) caber mandado de segurana ao Tribunal Superior do Trabalho. 4. (FCC- Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Contra a deciso do M.M. juiz que declara a incompetncia absoluta da Justia do Trabalho e determina a remessa dos autos para a Justia Comum estadual (A) caber Recurso de Revista. (B) caber Agravo de Instrumento. (C) caber Agravo de Petio. (D) no caber recurso, por expressa disposio legal. (E) caber Recurso Ordinrio. 5. (FCC - Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 Regio- 2009) Contra deciso de Tribunal Regional do Trabalho que reconhece ter havido nulidade ou a existncia de irregularidade sanvel e determina a baixa dos autos ao juzo de primeiro grau, para novo pronunciamento deste, (A) caber agravo regimental. (B) caber embargos no prazo de oito dias. (C) caber recurso de revista no prazo de oito dias. (D) no caber recurso. (E) caber recurso de revista no prazo de cinco dias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

68

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

6. (FCC/Tcnico Judicirio - rea Administrativa - TRT-SP/2008) A respeito dos recursos em matria trabalhista, INCORRETO afirmar: (A) Cabe agravo de instrumento contra deciso que negar seguimento a recurso ordinrio. (B) Cabe agravo de petio contra a sentena que homologa o clculo em execuo de sentena, desacolhendo parcialmente impugnao do reclamado. (C) Cabe agravo regimental para o Tribunal Pleno do TST das decises proferidas pelo Corregedor do TST. (D) Pode o reclamante interpor recurso ordinrio contra a deciso que homologa acordo entre as partes. (E) Os embargos de declarao so cabveis para impugnar sentena ou acrdo quando ocorrer omisso, obscuridade ou contradio. 7. (FCC Analista Judicirio TRT-MG 2009) Nos recursos contra decises tomadas sob o rito sumarssimo, o Ministrio Pblico do Trabalho, desde que no seja parte no litgio, (A) no opinar. (B) opinar, havendo interesse, na sesso de julgamento. (C) participar mediante parecer escrito e sempre prvio sesso de julgamento. (D) dar parecer escrito, mas o apresentar, necessariamente, durante a sesso. (E) opinar, antes da distribuio do processo ao relator. 8. (FCC analista Judicirio TRT 9 Regio 2010) Considere as seguintes assertivas a respeito dos Embargos: I. No cabem Embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma que no conhece de agravo pela ausncia de pressupostos extrnsecos. II. No Tribunal Superior do Trabalho, em regra, cabem Embargos das decises das Turmas que divergirem entre si. III. Cabem Embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma proferida em agravo que vise impugnar o conhecimento de agravo de instrumento. IV. Incabvel Embargo para reexame de fatos e provas. Est correto o que consta APENAS em (A) II e IV. (B) I, II e III. (C) III e IV. (D) II, III e IV. (E) I, II e IV.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

69

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 9. (FCC analista Judicirio TRT 9 Regio 2010) No recurso ordinrio, o efeito devolutivo em profundidade, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinado pela sentena, (A) desde que renovado em contra-razes, no se aplicando, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. (B) ainda que no renovado em contra-razes, no se aplicando, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. (C) ainda que no renovado em contra-razes, aplicando- se, inclusive, ao caso de pedido no apreciado na sentena. (D) desde que renovado em contra-razes e apreciado na sentena, bastando a apreciao na fundamentao. (E) desde que renovado em contra-razes, apreciado na sentena com manifestao expressa no relatrio e na fundamentao. 10. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 4 Regio 2011) No processo trabalhista no caber recurso adesivo em face de a) Recurso de Revista. b) Agravo de Instrumento. c) Recurso Ordinrio. d) Agravo de Petio. e) Recurso de Embargos. 11. (FCC- Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 23 Regio 2007) Das decises definitivas das Varas do Trabalho, pode ser interposto para a instncia superior (A) recurso extraordinrio e de revista. (B) recurso ordinrio. (C) recurso de revista. (D) agravo de petio. (E) agravo de instrumento. 12. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) Observe as assertivas abaixo a respeito dos Embargos de Declarao. I. Os Embargos de Declarao sero opostos quando existir contradio ou omisso na sentena ou acrdo. II. O prazo para interposio dos Embargos de Declarao da sentena de dez dias. III. A interposio dos Embargos de Declarao interrompe o prazo para qualquer recurso.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

70

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva IV. Os Embargos de Declarao so processados e julgados pelo prprio juzo prolator da deciso embargada e, quando opostos em face de acrdo de TRT, devem ser dirigidos ao juiz relator. V. O prazo para a interposio para Embargos de Declarao de acrdo de trs dias. correto o que se afirma APENAS em: (A) I, III e IV. (B) II e V. (C) I, II e III. (D) I, II, III e V. (E) III e IV. 13. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) Das decises definitivas dos Tribunais Regionais de Trabalho em processos de sua competncia originria, cabvel (A) Agravo Regimental, no prazo de dez dias. (B) Agravo Regimental, no prazo de oito dias. (C) Agravo de Instrumento, no prazo de oito dias. (D) Recurso Ordinrio, no prazo de oito dias. (E) Recurso Ordinrio, no prazo de dez dias. 14. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do Agravo de Instrumento. I. Caber Agravo de Instrumento, dentre outras hipteses, contra deciso que denegar seguimento a Recurso Ordinrio. II. O Agravo de Instrumento ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. III. O Agravo de Instrumento interposto contra o despacho que no receber Agravo de Petio, suspende a execuo da sentena. IV. O prazo para interposio de Agravo de Instrumento de oito dias. correto o que se afirma em: (A) III e IV, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, II, III e IV. (E) I e III, apenas. 15. (FCC Tcnico Judicirio TRT/CE 2009) As hipteses de cabimento de Agravo Regimental vm sempre previstas (A) no Regimento Interno dos Tribunais, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de dez dias. (B) na Constituio Federal, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de dez dias. (C) no Regimento Interno dos Tribunais, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de oito dias. (D) na Consolidao das Leis do Trabalho, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de cinco dias. (E) na Constituio Federal, e o prazo para sua interposio no Tribunal Superior do Trabalho de oito dias. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 71

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 16. (FCC/Tcnico Judicirio - TRT/Campinas/2009) Norma laborava na empresa K na funo de auxiliar administrativo, quando foi dispensada sem justa causa. Na resciso contratual a empresa k no efetuou o pagamento correto das verbas rescisrias e Norma ajuizou reclamao trabalhista requerendo todos os direitos que lhe foram negados. A reclamao trabalhista foi processada pelo rito sumarssimo e julgada procedente. A empresa k interps recurso ordinrio o qual foi conhecido, mas denegado. Neste caso: a) caber recurso de Revista em todas as hipteses previstas na Consolidao das Leis do Trabalho. b) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade Smula de Jurisprudncia uniforme do TST e violao direta da Constituio Federal. c) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade Smula de Jurisprudncia uniforme do TST. d) Caber recurso de revista somente em caso de violao direta da Constituio Federal. e) incabvel recurso de revista por expressa disposio legal, em razo do rito processual a que foi submetida a demanda. 17. (OAB/RS) Em relao ao agravo de instrumento na Justia do Trabalho, assinale a assertiva correta. a) O prazo para sua interposio de 08 dias das decises do juiz ou presidente nas execues e dos despachos que denegaram a interposio de recursos; b) o recurso cabvel das decises das Comisses de Conciliao Prvia que afastam os representantes dos empregados-membros durante ou aps 01 ano do final do mandato; c) Agravo de instrumento interposto contra despacho que no receber agravo de petio suspende a execuo da sentena; d) Para sua formao, no necessria a juntada de comprovantes de recolhimento de custas e de depsito recursal relativamente ao recurso ordinrio, desde que no seja objeto de controvrsia no recurso de revista a validade daqueles documentos. 18. (FCC Tcnico judicirio TRT 23 Regio 2004) Diante da deciso que denega seguimento ao recurso ordinrio que a empresa interps contra a sentena que julgou procedente em parte a reclamao trabalhista apresentada por ex-empregado, ser cabvel (A) Recurso Ordinrio. (B) Recurso de Revista. (C) Agravo de Petio. (D) Agravo de Instrumento. (E) Embargos de Declarao.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

72

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 19. (FCC- Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 21 Regio - 2003) Em uma reclamao trabalhista, no tendo comparecido uma das testemunhas que a reclamada pretendia ouvir, o juiz indeferiu seu pedido de adiamento de audincia e encerrou a instruo, com os protestos do advogado da r. O procedimento adequado do advogado da empresa ser (A) interpor recurso ordinrio com preliminar de nulidade por cerceamento de defesa, se a ao for julgada procedente. (B) exigir do juiz a reconsiderao daquela deciso no prazo de 48 horas. (C) impetrar mandado de segurana, sendo desnecessrio aguardar o julgamento da ao. (D) interpor agravo de instrumento que ser processado em autos apartados. (E) interpor correio parcial no prazo de 05 dias observando o Regimento Interno do Tribunal. 20. (Juiz do Trabalho TRT 24 Regio 2006) Quanto aos recursos no Processo do Trabalho, assinale a INCORRETA: a) Cabe recurso ordinrio para a instncia superior, das decises definitivas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de oito dias, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. b) Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio ser imediatamente distribudo, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liber-lo no prazo mximo de 10 dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma coloc-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor. c) Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, podero designar Turma para o julgamento dos recursos ordinrios interpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. d) O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso. e) Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, em nenhuma hiptese.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

73

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 21. (FCC Tcnico Judicirio TRT 20 Regio 2011) Joo ajuizou reclamao trabalhista em face da Unio Federal em razo da relao de emprego existente e regida pela Consolidao das Leis do Trabalho. A reclamao trabalhista foi julgada parcialmente procedente e a Unio Federal pretende interpor Recurso Ordinrio. A sentena foi publicada em audincia realizada no dia 14 de julho de 2011 (quintafeira), considerada esta audincia vlida para todos os efeitos legais. Tendo em vista que no h feriado dentro do prazo recursal, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o referido recurso dever ser protocolado at o dia (A) 19/07/2011. (B) 21/07/2011. (C) 22/07/2011. (D) 25/07/2011. (E) 01/08/2011. 22. (FCC Tcnico Judicirio TRT 20 regio 2011) Joana ajuizou reclamao trabalhista em face da sua ex-empregadora, a empresa ABCD. A reclamao trabalhista foi julgada procedente e a empresa interps recurso ordinrio. O referido recurso foi considerado intempestivo pelo juiz a quo que lhe negou seguimento. A empresa interps agravo de instrumento demonstrando que o recurso era tempestivo em razo da ocorrncia de um feriado local. No agravo de Instrumento, o juiz a quo, verificando a existncia real do feriado, reconsiderou a sua deciso e conheceu do recurso principal. Neste caso, (A) ocorreu o efeito regressivo do recurso de Agravo de Instrumento. (B) o juiz a quo no agiu corretamente porque s o Tribunal competente que poderia reformar a deciso, no havendo juzo de retratao em Agravo de Instrumento. (C) Joana dever interpor agravo de instrumento no prazo de oito dias em face desta deciso que admitiu o recurso ordinrio atravs de reconsiderao. (D) ocorreu o efeito extensivo do recurso de Agravo de Instrumento. (E) Joana dever interpor Agravo de Petio no prazo de oito dias em face desta deciso que admitiu o recurso ordinrio atravs de reconsiderao.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

74

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 23. (FCC Analista Judicirio TRT 20 Regio 2011) So pressupostos recursais intrnsecos (A) o depsito recursal e o interesse recursal. (B) o cabimento e o pagamento de custas. (C) o interesse recursal e a legitimidade. (D) a tempestividade e a legitimidade. (E) o depsito recursal e a tempestividade. 24. (FCC - Analista Judicirio TRT 18 Regio 2008) Com relao ao recurso de revista, certo que (A) incabvel esse recurso para reexame de fatos, mas ser cabvel a revista para reexame de provas. (B) caber, em regra, esse recurso contra acrdo regional prolatado em agravo de instrumento. (C) a admissibilidade desse recurso contra acrdo proferido em processo incidente na execuo independe de demonstrao inequvoca de violao direta Constituio Federal. (D) s caber esse recurso por violao literal de dispositivo de lei federal nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. (E) no se conhecer desse recurso ou dos embargos quando a deciso recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudncia transcrita no abranger a todos. 25. (FCC - Analista executor TRT 16 Regio 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do agravo de Instrumento, no processo trabalhista. I. vlido o traslado de peas essenciais efetuado pelo agravado, pois a regular formao do agravo incumbe s partes e no somente ao agravante. II. Caber agravo de instrumento, dentre outras hipteses, contra despacho que denegar seguimento a agravo de petio e recurso extraordinrio. III. No obrigatria a juntada de cpia da petio inicial e contestao na formao do agravo de instrumento. IV. O agravo de instrumento interposto em face de despacho que denegou seguimento ao recurso ordinrio ser julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e IV. (B) I e II. (C) I, II e III. (D) II, III e IV. (E) I, II e IV.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

75

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Chegamos ao final de nosso curso! Farei um anexo (aula extra) com as normas de processo eletrnico, uma vez que o estudo ser memorizao da IN 30 e da Resoluo 94. Ao final desta aula coloquei as principais smulas e OJs do TST! Estarei disposio no frum deborah@pontodosconcursos.com.br Muita Luz! Bons estudos! Um forte abrao, Dborah Paiva professoradeborahpaiva@blogspot.com deborah@pontodosconcursos.com.br do curso ou no e-mail

Novas smulas e OJs do TST: Ateno: Com certeza cairo na prova: SMULA 433 EMBARGOS. ADMISSIBILIDADE. PROCESSO EM FASE DE EXECUO. ACRDO DE TURMA PUBLICADO NA VIGNCIA DA LEI N 11.496, DE 26.06.2007. DIVERGNCIA DE INTERPRETAO DE DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL. A admissibilidade do recurso de embargos contra acrdo de Turma em recurso de revista em fase de execuo, publicado na vigncia da Lei n 11.496, de 26.06.2007, condiciona-se demonstrao de divergncia jurisprudencial entre Turmas ou destas e a Seo Especializada em Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho em relao interpretao de dispositivo constitucional. SMULA N 434 (Ex-OJ 357) RECURSO. INTERPOSIO ANTES DA PUBLICAO DO ACRDO IMPUGNADO. EXTEMPORANEIDADE. (Converso da Orientao Jurisprudencial n 357 da SBDI-1 e insero do item II redao) I) extemporneo recurso interposto antes de publicado o acrdo impugnado. (ex-OJ n 357 da SBDI-1 inserida em 14.03.2008).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

76

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva II) A interrupo do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente. ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 142 DA SBDI-1 I - passvel de nulidade deciso que acolhe embargos de declarao com efeito modificativo sem que seja concedida oportunidade de manifestao prvia parte contrria. II - Em decorrncia do efeito devolutivo amplo conferido ao recurso ordinrio, o item I no se aplica s hipteses em que no se concede vista parte contrria para se manifestar sobre os embargos de declarao opostos contra sentena. ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 336 DA SBDI-1 EMBARGOS INTERPOSTOS ANTERIORMENTE VIGNCIA DA LEI N. 11.496/2007. RECURSO NO CONHECIDO COM BASE EM ORIENTAO JURISPRUDENCIAL. DESNECESSRIO O EXAME DAS VIOLAES DE LEI E DA CONSTITUIO FEDERAL ALEGADAS NO RECURSO DE REVISTA. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012) Estando a deciso recorrida em conformidade com orientao jurisprudencial, desnecessrio o exame das divergncias e das violaes de lei e da Constituio alegadas em embargos interpostos antes da vigncia da Lei n. 11.496/2007, salvo nas hipteses em que a orientao jurisprudencial no fizer qualquer citao do dispositivo constitucional. ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 352 DA SBDI-1 (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012)Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de revista est limitada demonstrao de violao direta a dispositivo da Constituio Federal ou contrariedade a Smula do Tribunal Superior do Trabalho, no se admitindo o recurso por contrariedade a Orientao Jurisprudencial deste Tribunal (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), ante a ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

77

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva OJ 412. incabvel agravo inominado (art. 557, 1, do CPC) ou agravo regimental (art. 235 do RITST) contra deciso proferida por rgo colegiado. Tais recursos destinam-se, exclusivamente, a impugnar deciso monocrtica nas hipteses expressamente previstas. Inaplicvel, no caso, o princpio da fungibilidade ante a configurao de erro grosseiro. Anexo I: ltimas alteraes jurisprudenciais referentes aos recursos Smula 221 do TST RECURSO DE REVISTA. VIOLAO DE LEI. INDICAO DE PRECEITO. INTERPRETAO RAZOVEL. I - A admissibilidade do recurso de revista por violao tem como pressuposto a indicao expressa do dispositivo de lei ou da Constituio tido como violado. II - Interpretao razovel de preceito de lei, ainda que no seja a melhor, no d ensejo admissibilidade ou ao conhecimento de recurso de revista com base na alnea "c" do art. 896, da CLT. A violao h de estar ligada literalidade do preceito. OJ-SDI1-115 RECURSO DE REVISTA. NULIDADE POR NEGATIVA DE PRESTAO JURISDICIONAL. O conhecimento do recurso de revista, quanto preliminar de nulidade por negativa de prestao jurisdicional, supe indicao de violao do art. 832 da CLT, do art. 458 do CPC ou do art. 93, IX, da CF/1988. OJ-SDI1-257 RECURSO DE REVISTA. FUNDAMENTAO. VIOLAO DE LEI. VOCBULO VIOLAO. DESNECESSIDADE. A invocao expressa no recurso de revista dos preceitos legais ou constitucionais tidos como violados no significa exigir da parte a utilizao das expresses "contrariar", "ferir", "violar", etc. ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 142 DA SBDI-1 EMBARGOS DE DECLARAO. EFEITO MODIFICATIVO. VISTA PARTE CONTRRIA. (Inserido o item II redao)I - passvel de nulidade deciso que acolhe embargos de declarao com efeito modificativo sem que seja concedida oportunidade de manifestao prvia parte contrria.II - Em decorrncia do efeito devolutivo amplo conferido ao recurso ordinrio, o item I no se aplica s hipteses em que no se concede vista parte contrria para se manifestar sobre os embargos de declarao opostos contra sentena.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

78

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 336 DA SBDI-1 EMBARGOS INTERPOSTOS ANTERIORMENTE VIGNCIA DA LEI N. 11.496/2007. RECURSO NO CONHECIDO COM BASE EM ORIENTAO JURISPRUDENCIAL. DESNECESSRIO O EXAME DAS VIOLAES DE LEI E DA CONSTITUIO FEDERAL ALEGADAS NO RECURSO DE REVISTA. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012) Estando a deciso recorrida em conformidade com orientao jurisprudencial, desnecessrio o exame das divergncias e das violaes de lei e da Constituio alegadas em embargos interpostos antes da vigncia da Lei n. 11.496/2007, salvo nas hipteses em que a orientao jurisprudencial no fizer qualquer citao do dispositivo constitucional. ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 352 DA SBDI-1 PROCEDIMENTO SUMARSSIMO. RECURSO DE REVISTA FUNDAMENTADO EM CONTRARIEDADE A ORIENTAO JURISPRUDENCIAL. INADMISSIBILIDADE. ART. 896, 6, DA CLT, ACRESCENTADO PELA LEI N 9.957, DE 12.01.2000. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012)Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de revista est limitada demonstrao de violao direta a dispositivo da Constituio Federal ou contrariedade a Smula do Tribunal Superior do Trabalho, no se admitindo o recurso por contrariedade a Orientao Jurisprudencial deste Tribunal (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), ante a ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT. Alteradas: OJ-SDI1-115 O conhecimento do recurso de revista, quanto preliminar de nulidade por negativa de prestao jurisdicional, supe indicao de violao do art. 832 da CLT, do art. 458 do CPC ou do art. 93, IX, da CF/1988. OJ-SDI1-257 RECURSO DE REVISTA. FUNDAMENTAO. VIOLAO DE LEI. VOCBULO VIOLAO. DESNECESSIDADE. A invocao expressa no recurso de revista dos preceitos legais ou constitucionais tidos como violados no significa exigir da parte a utilizao das expresses "contrariar", "ferir", "violar", etc.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

79

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A Smula 393 do TST passa a vigorar com a seguinte redao: 393. RECURSO ORDINRIO. EFEITO DEVOLUTIVO EM PROFUNDIDADE. ART. 515, 1, DO CPC. O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio, que se extrai do 1 do art. 515 do CPC, transfere ao Tribunal a apreciao dos fundamentos da inicial ou da defesa, no examinados pela sentena, ainda que no renovados em contrarrazes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena, salvo a hiptese contida no 3 do art. 515 do CPC. Vamos relembrar as principais Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST que foram abordadas no curso! A primeira delas refere-se ao tema conflito de competncia. Smula 420 do TST No se configura conflito de competncia entre Tribunal Regional do Trabalho e Vara do Trabalho a ele vinculada. A segunda a Smula 368 do TST, cuja redao foi modificada pelo TST para reconhecer, apenas, a execuo de ofcio das contribuies previdencirias provenientes das sentenas condenatrias. Smula 368 do TST I. A Justia do Trabalho competente para determinar o recolhimento das contribuies fiscais. A competncia da Justia do Trabalho, quanto execuo das contribuies previdencirias, limita-se s sentenas condenatrias em pecnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salrio-de-contribuio. II. do empregador a responsabilidade pelo recolhimento das contribuies previdencirias e fiscais, resultante de crdito do empregado oriundo de condenao judicial, devendo incidir, em relao aos descontos fiscais, sobre o valor total da condenao, referente s parcelas tributveis, calculado ao final, nos termos da Lei n 8.541, de 23.12.1992, art. 46 e Provimento da CGJT n 01/1996. III. Em se tratando de descontos previdencirios, o critrio de apurao encontra-se disciplinado no art. 276, 4, do Decreto n 3.048/1999 que regulamentou a Lei n 8.212/1991 e determina que a contribuio do empregado, no caso de aes trabalhistas, seja calculada ms a ms, aplicando-se as alquotas previstas no art. 198, observado o limite mximo do salrio de contribuio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

80

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 214 do TST Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT. Considero certo e cair na prova a recente Smula 425 do TST. SMULA 425 do TST O Jus Postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competncia do Tribunal Superior do Trabalho. oportuno frisar, que somente no mbito da Justia do trabalho eles podero postular sem advogados (Varas de Trabalho/Tribunais Regionais do Trabalho). Smula 211 do TST JUROS DE MORA E CORREO MONETRIA. INDEPENDNCIA DO PEDIDO INICIAL E DO TTULO EXECUTIVO JUDICIAL. Os juros de mora e a correo monetria incluem-se na liquidao, ainda que omisso o pedido inicial ou a condenao. Smula 427 do TST (nova smula editada em 24 de Maio de 2011). Havendo pedido expresso de que as intimaes e publicaes sejam realizadas exclusivamente em nome de determinado advogado, a comunicao em nome de outro profissional constitudo nos autos nula, salvo se constatada a inexistncia de prejuzo. Ateno: A interposio de um recurso um ato processual praticado pelas partes. O carimbo um termo processual que atesta a juntada do recurso aos autos do processo. A OJ 285 da SDI-1 do TST estabelece que o carimbo colocado pelo servidor pblico atestando o recebimento da pea recursal dever estar legvel.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

81

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva OJ N 285 da SDI-1 do TST AGRAVO DE INSTRUMENTO. TRASLADO. CARIMBO DO PROTOCOLO DO RECURSO ILEGVEL. INSERVVEL O carimbo do protocolo da petio recursal constitui elemento indispensvel para aferio da tempestividade do apelo, razo pela qual dever estar legvel, pois um dado ilegvel o mesmo que a inexistncia do dado.

Smula 01 TST Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ser contado da segunda-feira imediata inclusive, salvo se no houver expediente, caso em que fluir no dia til que se seguir. Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio. Smula 30 TST Intimao da sentena- Quando no juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audincia de julgamento ( art. 851 2 CLT), o prazo para recurso ser contado da data em que a parte receber a intimao da sentena Smula 262 TST I - Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo se dar no primeiro dia til imediato e a contagem no subsequente. II- O recesso forense e as frias coletivas dos Ministros do TST suspendem os prazos recursais.

Smula 350 do TST O prazo de prescrio com relao ao de cumprimento de deciso normativa flui apenas da data de seu trnsito em julgado. OJ-310 da SDI 1 do TST Litisconsortes. Procuradores distintos. Prazo em dobro. Art. 191 do CPC. Inaplicvel ao Processo do Trabalho. A regra contida no art. 191 do CPC inaplicvel ao Processo do Trabalho, em face da sua incompatibilidade com o princpio da celeridade inerente ao processo trabalhista.

DICA: importante lembrar o que vimos na aula passada sobre os prazos em dobro para os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores (art. 191 do CPC) e a OJ 310 da SDI-1 do TST!

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

82

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A OJ 310 da SDI-1 do TST entende ser inaplicvel ao processo do trabalho o art. 191 do CPC, uma vez que ocorre incompatibilidade com o princpio do processo do trabalho denominado de celeridade. oportuno ressaltar que a OJ 200 da SDI-1 do TST veda o substabelecimento por advogado investido de mandato tcito. OJ 200 do SDI-1 do TST invlido o substabelecimento de advogado investido de mandato tcito.m relao Assim, o advogado investido em mandato tcito no poder OJ 319 da SDI-1 do TST Vlidos so os atos praticados por estagirio se, entre o substabelecimento e a interposio do recurso, sobreveio a habilitao, do ento estagirio, para atuar como advogado. O ato praticado por um estagirio no processo ser considerado vlido se entre o substabelecimento para a prtica do ato e a interposio de recurso no processo, ele conseguiu a habilitao da OAB para atuar como advogado. Observem a Smula e Orientaes Jurisprudncias sobre os temas que vem sendo abordadas em provas de concursos pblicos: Smula 377 do TST Exceto quanto reclamao de empregado domstico, ou contra micro ou pequeno empresrio, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado. Inteligncia do art. 843, 1, da CLT e do art. 54 da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006. OJ 245 da SDI-1 do TST Inexiste previso legal tolerando atraso no horrio de comparecimento da parte na audincia. OJ 255 da SDI-1 do TST O art. 12, VI, do CPC no determina a exibio dos estatutos da empresa em juzo como condio de validade do instrumento de mandato outorgado ao seu procurador, salvo se houver impugnao da parte contrria.

Smula 122 do TST A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 83

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva atestado mdico, que dever declarar, expressa-mente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia. OJ 304 da SDI-1 do TST Atendidos os requisitos da Lei n 5.584/70 (art. 14, 2), para a concesso da assistncia judiciria, basta a simples afirmao do declarante ou de seu advogado, na petio inicial, para se considerar configurada a sua situao econmica (art. 4, 1, da Lei n 7.510/86, que deu nova redao Lei n 1.060/50). O art. 14 da Lei 5.584/70 estabelece que a assistncia judiciria devida a todo trabalhador que perceber salrio igual ou inferior ao dobro do mnimo legal, ficando assegurado idntico direito ao trabalhador de maior salrio, uma vez provado que sua situao econmica no lhe permita demandar, sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia. A jurisprudncia importante em relao advocatcios (Smula 219 e a OJ 304). BIZU DE PROVA A Smula 219 do TST teve alterada a redao do inciso II, devido s novas mudanas na jurisprudncia do TST em maio passado. E, tambm foi inserido o pargrafo terceiro na Smula 219 do TST! Smula 219 do TST I - Na Justia do Trabalho, a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios, nunca superiores a 15% (quinze por cento), no decorre pura e simplesmente da sucumbncia, devendo a parte estar assistida por sindicato da categoria profissional e comprovar a percepo de salrio inferior ao dobro do salrio mnimo ou encontrar-se em situao econmica que no lhe permita demandar sem prejuzo do prprio sustento ou da respectiva famlia. II - cabvel a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios em ao rescisria no processo trabalhista.III So devidos os honorrios advocatcios nas causas em que o ente sindical figure como substituto processual e nas lides que no derivem da relao de emprego. OJ 304 da SDI-1 do TST Atendidos os requisitos da Lei n 5.584/70 (art. 14, 2), para a concesso da assistncia judiciria, basta a simples afirmao do declarante ou de seu advogado, na petio inicial, aos honorrios

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

84

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva para se considerar configurada a sua situao econmica (art. 4, 1, da Lei n 7.510/86, que deu nova redao Lei n 1.060/50). Neste tema, a Smula 377 do TST a tendncia das bancas de concursos pblicos. Smula 377 do TST Exceto quanto reclamao de empregado domstico, ou contra micro ou pequeno empresrio, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado. Inteligncia do art. 843, 1, da CLT e do art. 54 da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006. A revelia da Reclamada/r, somente, poder ser elidida, ou seja, afastada na hiptese da Smula 122 do TST. Smula 122 do TST A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia. BIZU DE PROVA Smula 74 do TST com nova redao! Smula 74 do TST I - Aplica-se a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. II - A prova prconstituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. III- A vedao produo de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, no afetando o exerccio, pelo magistrado, do poder\dever de conduzir o processo. A Smula 422 do TST traz determinao no sentido do no conhecimento do recurso quando o recorrente no impugnar os fundamentos da deciso recorrida. Smula 422 do TST No se conhece de recurso para o TST, pela ausncia do requisito de admissibilidade inscrito no art. 514, II, do CPC,

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

85

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva quando as razes do recorrente no impugnam os fundamentos da deciso recorrida, nos termos em que fora proposta. Smula 30 do TST Quando no juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audincia de julgamento (art. 851, 2, da CLT), o prazo para recurso ser contado da data em que a parte receber a intimao da sentena. Smula 197 do TST O prazo para recurso da parte que, intimada, no comparecer audincia em prosseguimento para a prolao da sentena conta-se de sua publicao. O quadro abaixo elenca as Smulas e Jurisprudenciais do TST referentes ao depsito recursal: Orientaes

OJ 140 SDI-1 Ocorre desero do recurso pelo recolhimento insuficiente das custas e do depsito recursal, ainda que a diferena em relao ao quantum devido seja nfima, referente a centavos. Smula 86 do TST No ocorre desero de recurso da massa falida por falta de pagamento de custas ou de depsito do valor da condenao. Esse privilgio, todavia, no se aplica empresa em liquidao extrajudicial. Smula 128 do TST - DEPSITO RECURSAL. I - nus da parte recorrente, efetuar o depsito legal, integralmente, em relao a cada novo recurso interposto, sob pena de desero. Atingido o valor da condenao, nenhum depsito mais exigido para qualquer recurso. II - Garantido o juzo, na fase executria, a exigncia de depsito para recorrer de qualquer deciso viola os incisos II e LV do art. 5 da CF/1988. Havendo, porm, elevao do valor do dbito, exige-se a complementao da garantia do juzo. III - Havendo condenao solidria de duas ou mais empresas, o depsito recursal efetuado por uma delas aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depsito no pleiteia a sua excluso da lide. OJ 264 da SDI- 1 do TST No essencial para a validade da comprovao do depsito recursal a indicao do nmero do PIS/PASEP na guia respectiva. OJ 338 SDI- I do TST H interesse do Ministrio Pblico do trabalho para recorrer contra a deciso que declara a existncia de vnculo Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 86

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva empregatcio com Sociedade de economia Mista, aps a CF/88, sem a prvia aprovao em concurso pblico. Smula 303 do TST I - Em dissdio individual, est sujeita ao duplo grau de jurisdio, mesmo na vigncia da CF/1988, deciso contrria Fazenda Pblica, salvo: a) quando a condenao no ultrapassar o valor correspondente a 60 (sessenta) salrios mnimos; b) quando a deciso estiver em consonncia com deciso plenria do Supremo Tribunal Federal ou com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho. II - Em ao rescisria, a deciso proferida pelo juzo de primeiro grau est sujeita ao duplo grau de jurisdio obrigatrio quando desfavorvel ao ente pblico, exceto nas hipteses das alneas "a" e "b" do inciso anterior. III - Em mandado de segurana, somente cabe remessa "ex officio" se, na relao processual, figurar pessoa jurdica de direito pblico como parte prejudicada pela concesso da ordem. Tal situao no ocorre na hiptese de figurar no feito como impetrante e terceiro interessado, pessoa de direito privado, ressalvada a hiptese de matria administrativa. Smula 158 do TST Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho, em ao rescisria, cabvel recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organizao judiciria trabalhista. Smula 201 do TST Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurana cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilao para o recorrido e interessados apresentarem razes de contrariedade. Smula 414 do TST I - A antecipao da tutela concedida na sentena no comporta impugnao pela via do mandado de segurana, por ser impugnvel mediante recurso ordinrio. A ao cautelar o meio prprio para se obter efeito suspensivo a recurso. II No caso da tutela antecipada (ou liminar) ser concedida antes da sentena, cabe a impetrao do mandado de segurana, em face da inexistncia de recurso prprio. III - A supervenincia da sentena, nos autos originrios, faz perder o objeto do mandado de segurana que impugnava a concesso da tutela antecipada (ou li-minar).

Smula 285 do TST O fato de o juzo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entend-lo cabvel apenas quanto a parte das Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 87

Pacote Processo do Trabalho TRT RIO Analista Administrativo Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva matrias veiculadas no impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, sendo imprpria a interposio de agravo de instrumento. Smula 283 do TST O recurso adesivo compatvel com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipteses de interposio de recurso ordinrio, de agravo de petio, de revista e de embargos, sendo desnecessrio que a matria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria. Smula 158 do TST Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho, em ao rescisria, cabvel recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organizao judiciria trabalhista. Smula 201 do TST Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurana cabe recurso ordinrio, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilao para o recorrido e interessados apresentarem razes de contrariedade. Smula 184 do TST Ocorre precluso se no forem opostos embargos declaratrios para suprir omisso apontada em recurso de revista ou de embargos. Smula 278 do TST A natureza da omisso suprida pelo julgamento de embargos declaratrios pode ocasionar efeito modificativo no julgado.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

88

You might also like