You are on page 1of 79

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

a Queridos alunos, Estou antecipando a quinta aula de nosso curso. Na aula de hoje estudaremos a durao do trabalho, jornada de trabalho, bem como o trabalho noturno, o trabalho extraordinrio, repouso semanal remunerado e os turnos ininterruptos de revezamento. Este tema teve muitas alteraes recentes nas Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST. Sei que o Edital no colocou de forma expressa as Smulas e Orientaes Jurisprudenciais, mas no deixarei de falar das principais, uma vez que considero importante o estudo de tais dispositivos jurisprudenciais. Ao final da aula apresentarei questes de prova sem gabarito e comentrios para que vocs possam avaliar os erros e acertos e detectarem qual o ponto que precisam estudar mais! A seguir apresentarei comentrios em cada acostumados. as mesmas questes com o gabarito e assertiva, da forma que vocs j esto

Vamos ento dar incio a nossa aula de hoje! Aula 05 (19/12): Da durao do trabalho; da jornada de trabalho; dos perodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentao; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinrio. Das frias: do direito a frias e da sua durao; da concesso e da poca das frias; da remunerao e do abono de frias. 5.1.Jornada Legal e Convencional: Antes de falar sobre a jornada legal e a jornada convencional importante conceituar jornada de trabalho. Importante a distino entre jornada e horrio de trabalho. Exemplificando: Bruno inicia o seu trabalho s 9 horas da manh, interrompe para almoar s 13 horas, retorna s 14 horas e termina de trabalhar s 18 horas. O horrio de trabalho dele ser de 9 s 18 horas e a jornada de trabalho ser de 8 horas dirias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

O horrio de trabalho o lapso temporal entre o incio e o fim de certa jornada de trabalho. Assim, a hora de entrada e de sada no emprego que determinar o horrio de trabalho do empregado.

Jornada de trabalho a quantidade de labor dirio do empregado, ou seja, o tempo dirio em que o empregado tem que se colocar em disponibilidade perante seu empregador.

A durao normal do trabalho foi fixada pela CRFB/88 em funo do dia (jornada) ou da semana, observem: Art. 7 XIII da CF/88 durao normal do trabalho no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. Observem que a jornada ordinria ou normal prevista constitucionalmente de 8 horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, sendo assim podemos afirmar que o tempo mximo previsto para a prestao de trabalho ser de 8 horas dirias. Mas poder este tempo ser ampliado ou reduzido? Como o prprio artigo 7 da CF/88 estabelece, este tempo poder ser reduzido por negociao coletiva, mas ampliado no poder. H algumas categorias profissionais que possuem jornadas especiais, menores do que a jornada normal de oito horas dirias. Estudaremos as jornadas especiais mais adiante. Caso um empregado trabalhe alm da jornada mnima prevista para ele, seja a jornada normal de oito horas dirias ou jornada especial, estaremos diante da jornada extraordinria que acarretar em alguns casos o pagamento do adicional de horas extras.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

As horas extraordinrias sero tambm estudadas mais adiante, por enquanto quero, apenas, esclarecer que quando o art. 7 fala em compensao, estaremos diante de uma hiptese de trabalho alm da jornada normal que no ensejar o pagamento de adicional de horas extraordinrias, porque o empregado ir compens-las, ou seja, o acrscimo de um dia ser diminudo em outro dia. O art. 7, XVI da CF/88 estabelece o adicional de horas extraordinrias de, no mnimo, 50% em relao hora normal. Art. 7 da CF/88 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal;

(Procurador do Trabalho) Qual o percentual mximo de remunerao para as horas extras? a) cinqenta por cento, de acordo com a Constituio Federal vigente; b) setenta e cinco por cento; c) cem por cento, de acordo com a jurisprudncia da SDC/TST; d) pode chegar a cento e cinqenta por cento nos domingos e feriados; e) livre a fixao em norma coletiva, respeitado o limite mnimo estipulado na Constituio; f) no sei. Comentrios: letra E. A Constituio Federal de 1988 estabelece o percentual mnimo de 50% para horas extraordinrias. No h limite de percentual mximo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Pelo critrio do tempo efetivamente trabalhado considera-se jornada, apenas, o tempo efetivamente trabalhado pelo obreiro. Este critrio foi rejeitado pela CLT, pois no art. 4 ela considera como tempo de servio o perodo que o empregado estiver simplesmente disposio do empregador. Art. 4 CLT O tempo computado como de jornada de trabalho o tempo em que o empregado permanece disposio do empregador, aguardando ou executando ordens. Considera como jornada o tempo que o empregado ficou disposio do empregador, independentemente de ocorrer ou no a efetiva prestao de servios. Este foi o critrio do tempo disposio do empregador adotado pela CLT (art. 4 CLT).

BIZU DE PROVA

Ateno: No dia 24 de Maio de 2011, o TST editou a Smula 429 que considera tempo disposio do empregador, na forma do art. 4 da CLT, o tempo necessrio ao deslocamento do trabalho entre a portaria da empresa e o local de trabalho, desde que supere o limite de dez minutos dirios. Embora este critrio no fosse adotado como, regra geral, no nosso ordenamento jurdico, antes da edio da Smula 429 do TST, havia excees no direito do trabalho em que o tempo de deslocamento era acolhido, vejamos: Exceo 01: Categoria dos ferrovirios, turmas de conservao de ferrovias (art.238 3 da CLT). Art. 238 da CLT Ser computado como de trabalho efetivo todo o tempo em que o empregado estiver disposio da Estrada.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

1 - Nos servios efetuados pelo pessoal da categoria c, no ser considerado como de trabalho efetivo o tempo gasto em viagens do local ou para o local de terminao e incio dos mesmos servios. 2 - Ao pessoal removido ou comissionado fora da sede ser contado como de trabalho normal e efetivo o tempo gasto em viagens, sem direito percepo de horas extraordinrias. 3 - No caso das turmas de conservao da via permanente, o tempo efetivo do trabalho ser contado desde a hora da sada da casa da turma at a hora em que cessar o servio em qualquer ponto compreendido dentro dos limites da respectiva turma. Quando o empregado trabalhar fora dos limites da sua turma, ser-lhe- tambm computado como de trabalho efetivo o tempo gasto no percurso da volta a esses limites. 4 - Para o pessoal da equipagem de trens, s ser considerado esse trabalho efetivo, depois de chegado ao destino, o tempo em que o ferrovirio estiver ocupado ou retido disposio da Estrada. Quando, entre dois perodos de trabalho, no mediar intervalo superior a 1 (uma) hora, ser esse intervalo computado como de trabalho efetivo. 5 - O tempo concedido para refeio no se computa como de trabalho efetivo, seno para o pessoal da categoria c, quando as refeies forem tomadas em viagem ou nas estaes durante as paradas. Esse tempo no ser inferior a 1 (uma) hora, exceto para o pessoal da referida categoria em servio de trens. 6 No trabalho das turmas encarregadas da conservao de obras-de-arte, linhas telegrficas ou telefnicas e edifcios, no ser contado como de trabalho efetivo o tempo de viagem para o local do servio, sempre que no exceder de 1 (uma) hora, seja para ida ou para volta, e a Estrada fornecer os meios de locomoo, computando-se sempre o tempo excedente a esse limite.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Exceo 02: Trabalhador em minas e subsolo (art. 294 da CLT) Art. 294 da CLT O tempo despendido pelo empregado da boca da mina ao local do trabalho e vice-versa ser computado para o efeito de pagamento do salrio. Exceo 03: Jornada In Itinere: Considera-se jornada in itinere o perodo em que o empregado leva para chegar at o local de trabalho em algumas situaes especficas. A jornada in itinere est regulamentada pelas Smulas 90 e 320 do TST e pelo art. 58, pargrafo 2 da CLT, ser estudada no item 3.4 desta aula. Art. 58 2 CLT O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico o empregador fornecer a conduo. Exemplificando: Durante o trajeto da boca da mina ao local de trabalho o empregado que trabalha em minas e subsolo tem este perodo computado dentro da jornada de trabalho, apesar do fato de no estar trabalhando neste perodo, mas est disposio do empregador (art.294 CLT). Art. 294 da CLT O tempo despendido pelo empregado da boca da mina ao local do trabalho e vice-versa ser computado para o efeito de pagamento do salrio. Sobre este tema, temos importantes dispositivos consolidados: Tempo de prontido (art. 244 3 CLT): Por tempo de prontido compreende-se o perodo tido como integrante do contrato e do tempo de servio do empregado em que ele fica aguardando ordens. Ex: ferrovirio.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Tempo de sobreaviso (art.244 2 CLT): Por tempo de sobreaviso aquele em que o empregado permanece em sua prpria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio. Exs. Mdico, eletricitrios, ferrovirios. BIZU DE PROVA

Ateno: Bip e celular: A OJ 49 TST foi cancelada em razo da sua converso na Smula 428 do TST, que assim dispe: O uso de aparelho de intercomunicao a exemplo de BIP, Pager ou aparelho celular, pelo empregado, por si s no caracteriza o regime de sobreaviso, uma vez que o empregado no permanece em sua residncia aguardando, a qualquer momento convocao para o servio. 5.2. Jornada Legal e Convencional: A norma constitucional refere-se ao limite mximo da durao normal do trabalho. A lei, a conveno coletiva e o acordo coletivo podero adotar limites inferiores para atividades profissionais que justifiquem o tratamento diferenciado. Podero ajustar durao normal do trabalho abaixo do parmetro constitucional, o contrato individual de trabalho e o regulamento da empresa. Art.7 XIII da CF/88 durao normal do trabalho no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. A Jornada Legal aquela que estabelecida em lei e no poder ser superior ao limite constitucional de 8 horas dirias e 44 horas semanais. A Jornada Convencional aquela adotada por conveno coletiva, que celebrada entre o Sindicato da categoria profissional e o Sindicato da categoria econmica (art. 611 da CLT).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Conforme j mencionado anteriormente, algumas categorias possuem jornadas semanais e dirias diferenciadas da regra geral imposta na CRFB/88 de 8 horas dirias e 44 semanais, observem: Cabineiro de elevadores: 6 horas dirias - vedada prorrogao. Bancrios: 6 horas dirias - 30 semanais ou 8 horas dirias e 44 semanais, para o gerente exercente de cargo de chefia e que ganhe 1/3 a mais. Empregados no servio de telefonia, telegrafia submarina ou subfluvial, de radio telegrafia ou radio telefonia: 6 horas dirias/ 30 semanais. Operadores cinematogrficos: 6 horas dirias de trabalho (5 horas consecutivas na cabine e 1 hora para limpeza e lubrificao). Jornalista Profissional: 5 horas dirias/ no podendo ser excedida seja durante o dia ou noite. Msicos: A durao normal do trabalho dos msicos no poder exceder cinco horas. A durao normal poder ser elevada a 6 horas nos estabelecimentos de diverses pblicas ou a sete horas nos casos de fora maior ou festejos populares e servio reclamado pelo interesse nacional. 5.3. Dos Intervalos: Os intervalos ou perodos de descanso so lapsos temporais, remunerados ou no, dentro ou fora da jornada, que tem a finalidade de permitir a reposio das energias gastas durante o trabalho (Vlia Bonfim). Os intervalos dividem-se em:

Intervalos Interjornada. Intervalos Intrajornada.


Intervalo Interjornada: a pausa concedida ao empregado entre o final de uma jornada diria de trabalho e o incio de outra no dia seguinte.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Podem ser de: Regra geral: 11 horas consecutivas (art. 66 da CLT); Jornalista: 10 horas (art. 308 da CLT); Operadores cinematogrficos: 12 horas (art. 235, pargrafo 2 da CLT); Ferrovirios: 14 horas (art. 245 da CLT); Telefonistas: 17 horas (art. 229 da CLT); Aeronautas: 12 horas (aps jornada de at 12 horas) e 16 horas (aps jornada de mais de 12 horas e at 15 horas) ou 24 horas (aps jornada de mais de 15 horas) de descanso. Vejamos dispositivos jurisprudenciais sobre o tema: OJ 355 da SDI-1 do TST O desrespeito ao intervalo mnimo interjornadas previsto no art. 66 da CLT acarreta, por analogia, os mesmos efeitos previstos no 4 do art. 71 da CLT e na Smula 110 do TST, devendo-se pagar a integralidade das horas que foram subtradas do intervalo, acrescidas do respectivo adicional. Art. 71 da CLT Em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de 6 (seis) horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de 2 (duas) horas. 4 - Quando o intervalo para repouso e alimentao, previsto neste artigo, no for concedido pelo empregador, este ficar obrigado a remunerar o perodo correspondente com um acrscimo de no mnimo 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho. Smula 118 do TST Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, no previstos em lei, representam tempo disposio da empresa, remunerados como servio extraordinrio, se acrescidos ao final da jornada. Smula 110 do TST No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Explicando: Quando for desrespeitado o intervalo entre duas jornadas de trabalho, o empregador dever remunerar como servio extraordinrio a totalidade do perodo que foi desrespeitado. Ex: Jos trabalhou at s 18 horas de um dia e no dia seguinte iniciou a seu trabalho s 2 horas da manh. Sendo assim, entre uma jornada e outra decorreram oito horas, Portanto ele dever receber como horas extraordinrias 3 horas (11 horas - 8 horas). Intervalo Intrajornada: So as pausas que ocorrem dentro da jornada diria de trabalho com a finalidade de permitir o repouso e a alimentao do trabalhador. O primeiro deles ocorrer quando a jornada diria de trabalho exceder de 6 horas, porque ser obrigatria a concesso de um intervalo para repouso e alimentao, de no mnimo 1 hora e salvo acordo ou conveno coletiva no poder exceder de 2 horas, no sendo computado o intervalo na durao da jornada (art. 71 da CLT). Quando a jornada diria de trabalho exceder de 4 horas, mas no ultrapassar 6 horas, o intervalo intrajornada ser de 15 minutos, no sendo computado o intervalo na durao da jornada. Quadro esquemtico Intervalo Intrajornada: comum surgirem dvidas em relao aos intervalos intrajornadas serem ou no computados na jornada de trabalho do empregados. Isto porque alguns so computados e outros no. Vejamos: Intervalos Computados Art. 72 da CLT Art. Art. Art. Art. 298 396 253 229 da da da da CLT CLT CLT CLT

Intervalos no-computados Arts. 384 e 413, pargrafo nico da CLT. Art. 71, pargrafo 1 da CLT Art. 235 da CLT Art. 71 da CLT Art. 10 pargrafo nico do Decreto 73.626/74

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

10

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 71 da CLT Em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de 6 (seis) horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de 2 (duas) horas. 1 - No excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, ser, entretanto, obrigatrio um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a durao ultrapassar 4 (quatro) horas. 2 - Os intervalos de descanso no sero computados na durao do trabalho. 3 - O limite mnimo de 1 (uma) hora para repouso ou refeio poder ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho quando, ouvida a Secretaria de Segurana e Higiene do Trabalho, se verificar que o estabelecimento atende integralmente s exigncias concernentes organizao dos refeitrios e quando os respectivos empregados no estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares. 4 - Quando o intervalo para repouso e alimentao, previsto neste artigo, no for concedido pelo empregador, este ficar obrigado a remunerar o perodo correspondente com um acrscimo de no mnimo 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho. Novo pargrafo do art. 71 da CLT, acrescentado em 2012. Art. 71. 5o Os intervalos expressos no caput e no 1o podero ser fracionados quando compreendidos entre o trmino da primeira hora trabalhada e o incio da ltima hora trabalhada, desde que previsto em conveno ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do servio e em virtude das condies especiais do trabalho a que so submetidos estritamente os motoristas, cobradores, fiscalizao de campo e afins nos servios de operao de veculos rodovirios, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a mesma remunerao e concedidos intervalos para descanso menores e fracionados ao final de cada viagem, no descontados da jornada. (NR).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

11

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Vejamos o que a FCC abordou na prova do TST, realizada em 2012:

(FCC Tcnico Judicirio TST 2012) Viviane, empregada da empresa Decore Ltda., trabalha diariamente quatro horas contnuas, no realizando horas extras. Sua empregadora no fornece intervalo intrajornada para repouso e alimentao. Considerando que a Conveno Coletiva de Trabalho da categoria de Viviane no possui disposies a respeito de intervalo intrajornada, a empresa (A) est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho no prev a concesso de intervalo intrajornada quando a durao contnua do trabalho no exceder 4 horas. (B) no est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev, neste caso, a concesso obrigatria de intervalo intrajornada de no mnimo 15 minutos. (C) est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho no prev a concesso de intervalo intrajornada quando a durao contnua do trabalho no exceder 5 horas. (D) no est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev, neste caso, a concesso de intervalo intrajornada de no mnimo 30 minutos. (E) no est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev, neste caso, a concesso de intervalo intrajornada de no mnimo 10 minutos. LETRA A (art.71, pargrafo 1 da CLT). Intervalo intrajornada o perodo de tempo concedido ao empregado dentro da jornada normal de trabalho, que pode ser remunerados ou no, e que tem o condo de recupere as energias do trabalhador. Em jornadas de trabalho inferiores h 4 horas dirias, no h previso legal da concesso de intervalos intrajornadas, sendo previsto apenas 15 minutos de intervalos para jornadas contnuas e superiores h 4 horas dirias. Art. 71 da CLT 1 - No excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, ser, entretanto, obrigatrio um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a durao ultrapassar 4 (quatro) horas.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

12

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Outros exemplos de intervalos intrajornada: A) Nos servios permanentes de mecanografia, datilografia, escriturao ou clculo, a cada perodo de 90 minutos de trabalho ser concedido um intervalo de 10 minutos para repouso, no deduzidos da durao normal do trabalho. Smula 346 do TST Os digitadores, por aplicao analgica do art. 72 da CLT, equiparam-se aos trabalhadores nos servios de mecanografia (datilografia, escriturao ou clculo), razo pela qual tm direito a intervalos de descanso de 10 (dez) minutos a cada 90 (noventa) de trabalho consecutivo. B) Empregados que trabalhem no interior de cmaras frigorficas: a cada 1 hora e 40 minutos de trabalho contnuo, 20 minutos de repouso computado como de trabalho efetivo este intervalo. C) trabalho em minas e subsolo: a cada 3 horas consecutivas para o trabalho obrigatrio parar 15 minutos, para repouso. D) a mulher para amamentar o prprio filho at que este complete seis meses de idade ter direito durante a jornada de trabalho a dois descansos especiais de 30 minutos cada um, no deduzidos da jornada normal de trabalho. 5.4. Jornada In Itinere (art. 58, pargrafo segundo da CLT, smulas 90 e320 do TST): Considera-se jornada in itinere o tempo de deslocamento do empregado de sua residncia para o trabalho e o seu retorno do seu trabalho para a sua residncia. Os requisitos da jornada itinerante so: A) Que o trabalhador seja transportado por conduo fornecida pelo empregador; B) Que o local de trabalho seja de difcil acesso ou que ele no esteja servido por transporte pblico regular.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

13

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Observem o que diz o art. 58 da CLT: Art. 58 2 CLT O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico o empregador fornecer a conduo. Pela leitura do art. 58 da CLT chegaremos concluso de que dois requisitos so necessrios para que este tempo de deslocamento seja computado na jornada de trabalho do empregado: a) O local de trabalho dever ser de difcil acesso ou no servido por transporte publico regular. b) O empregador dever fornecer a conduo. Exemplificando: Srgio empregado da empresa XXX que vende gua de coco e est localizada em uma ilha no nordeste de onde extrai o cco e o engarrafa. Para chegar at o seu local de trabalho Srgio utiliza uma embarcao da empresa, uma vez que o acesso at a ilha difcil e no h transporte pblico regular. Neste caso, o tempo despendido por ele at o local de trabalho (ida e volta) ser computado na sua jornada de trabalho. A seguir, transcrevo as Smulas 90 e 320 do TST que so muito importantes no estudo da Jornada In Itinere, destacarei em azul as palavras chaves que so abordadas em prova. Smula 90 TST I- O tempo despendido pelo empregado, em conduo fornecida pelo empregador at o local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico regular e para o seu retorno computvel na jornada de trabalho. II- A incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular circunstncia que tambm gera direito s horas in itinere.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

14

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva III- A mera insuficincia de transporte pblico no enseja o pagamento de horas in itinere. IV- Se houver transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, as horas in itinere remuneradas limitam-se ao trecho no servido por transporte pblico. V- Considerando que as horas in itinere so computadas na jornada de trabalho, o tempo que extrapola a jornada legal considerado como extraordinrio. Smula 320 TST O fato de o empregador cobrar, parcialmente ou no, importncia pelo transporte fornecido, para local de difcil acesso ou no servido por transporte regular, no afasta o direito percepo das horas in itinere. 5.5. Jornada Extraordinria: Limitao e formas de prorrogao Jornada extraordinria o lapso temporal do trabalho ou disponibilidade do empregado perante o empregador que ultrapasse a jornada padro, fixada em lei ou por clusula contratual. Os empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao do horrio de trabalho, o gerente e os diretores que exercem cargo de confiana, de mando, comando e gesto, dentro da empresa so excludos do controle de jornada de trabalho. Art. 7 da CF/88 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; Exemplificando: vendedores viajantes ou pracistas, motoristas de caminho que fazem viagens para outro municpio ou Estado.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

15

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Em relao aos trabalhadores que realizam atividades externas incompatvel com a fixao da jornada, tal situao deve ser anotada na CTPS e no livro ou ficha de registro de empregados. Porm, o simples fato de realizar servio externo no significa que o empregado no possua horrio de trabalho. Se houver possibilidade de controlar os horrios de entrada e sada, mesmo que o empregado realize atividade externa estar sujeito jornada normal de trabalho, bem como ao pagamento das horas extras eventualmente laboradas. Os trabalhadores que exercem cargos de gerncia com poderes de mando, desde que percebam padro mais elevado de vencimento (40% a mais), que os demais estaro excludos do controle de jornada, no sendo devida hora extra, eventualmente prestada. A Jornada constitucionalmente assegurada aos obreiros a de 8 horas dirias/44 horas semanais, assim qualquer trabalho que exceda este limite importar em prorrogao de jornada e dever ser pago adicional de horas extras do que exceder a estes limites, salvo se ocorrer a compensao. Art. 62 da CLT No so abrangidos pelo regime previsto neste captulo: I - os empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho, devendo tal condio ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social e no registro de empregados; II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gesto, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial. Pargrafo nico - O regime previsto neste captulo ser aplicvel aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salrio do cargo de confiana, compreendendo a gratificao de funo, se houver, for inferior ao valor do respectivo salrio efetivo acrescido de 40% (quarenta por cento).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

16

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva As principais Smulas e Orientaes Jurisprudenciais sobre o trabalho extraordinrio seguem abaixo transcritas: Smula 264 do TST A remunerao do servio suplementar composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, conveno coletiva ou sentena normativa. BIZU DE PROVA Ateno: (REDAO ANTERIOR) Smula 291 do TST A supresso, pelo empregador, do servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de 1 (um) ms das horas suprimidas para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares efetivamente trabalhadas nos ltimos 12 (doze) meses, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. REDAO ATUAL: HORAS EXTRAS. SUPRESSO. INDENIZAO. A supresso total ou parcial, pelo empregador, de servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de 1 (um) ms das horas suprimidas, total ou parcialmente, para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares nos 12 (doze) meses anteriores mudana, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. Smula 90, V do TST Considerando que as horas in itinere so computadas na jornada de trabalho, o tempo que extrapola a jornada legal considerado como extraordinrio. Smula 347 do TST O clculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observar o nmero de horas efetivamente prestadas e a ele aplica-se o valor do salrio-hora da poca do pagamento daquelas verbas.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

17

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 5.6. Do sistema de compensao: Atravs do sistema de compensao o excesso de horas em um dia ser compensado pela diminuio em outro dia, portanto no ser devido o adicional de 50% sobre a hora normal e o limite mximo ser de duas horas dirias. Em relao a este tema o que as bancas de concurso abordam muito a questo do denominado banco de horas, observem as explicaes abaixo: Banco de Horas: (Art. 59 2 da CLT) Banco de Horas uma forma de compensao de jornada celebrada por conveno ou acordo coletivo de trabalho, na qual as horas extras laboradas no sero remuneradas. Por este sistema de compensao de horas o acrscimo de salrio pelo labor realizado extraordinariamente poder ser dispensado, atravs de Conveno ou Acordo Coletivo, quando ocorrer a compensao do excesso de horas em um dia pela correspondente diminuio em outro dia, porm no poder exceder em um perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais previstas e nem ultrapassar o limite mximo de 10 horas dirias. Art. 59 do CLT A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho 2 Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias importante ressaltar que o empregado menor somente poder prestar o trabalho extraordinrio em regime de compensao ou de fora maior (art. 413 da CLT).

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

18

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A Smula 85 do TST trata do regime de compensao de horas extras: Smula 85 do TST I. A compensao de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva. II. O acordo individual para compensao de horas vlido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrrio. III. O mero no-atendimento das exigncias legais para a compensao de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tcito, no implica a repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, se no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. IV. A prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de jornada. Nesta hiptese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal devero ser pagas como horas extraordinrias e, quanto quelas destinadas compensao, dever ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinrio. V As disposies contidas nesta smula no se aplicam ao regime compensatrio na modalidade banco de horas, que somente pode ser institudo por negociao coletiva. (FCC PGE - SP 2012) O TST, a respeito da compensao de jornada de trabalho, entende que (A) a norma coletiva pode vedar o acordo individual. (B) o descumprimento das exigncias legais para a compensao de jornada far com que o valor da hora extraordinria sofra um acrscimo de 20 (vinte) por cento. (C) o ajuste pode ser feito verbalmente ou por escrito, atravs de acordo individual. (D) o banco de horas pode ser institudo por acordo individual escrito ou por negociao coletiva. (E) o desrespeito s exigncias legais para a compensao de jornada importa em repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, mesmo que no ultrapassada a jornada mxima semanal.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

19

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Letra A. O inciso II da Smula 85 do TST estabelece que o acordo individual para a compensao de horas ser vlido, salvo quando houver norma coletiva em sentido contrrio. Portanto, a norma coletiva poder vedar o acordo individual e a assertiva da letra A est correta. Quando as exigncias legais para a compensao de jornada forem descumpridas, o empregado dever receber o adicional de 50% sobre as horas trabalhadas alm da jornada e no de 20% como estabelece a assertiva da letra B. A compensao de jornada no admite ajuste verbal. Assim, est errada a letra C, conforme a smula 85, I do TST. Vejamos a smula 85 do TST, na ntegra: Smula 85 do TST I. A compensao de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva. II. O acordo individual para compensao de horas vlido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrrio. III. O mero no-atendimento das exigncias legais para a compensao de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tcito, no implica a repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, se no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. O banco de horas no poder ser institudo por acordo individual escrito. Assim, est errada a letra D. Segundo o art. 59 2 da CLT o Banco de Horas uma forma de compensao de jornada celebrada por conveno ou acordo coletivo de trabalho, na qual as horas extras laboradas no sero remuneradas. Por este sistema de compensao de horas o acrscimo de salrio pelo labor realizado extraordinariamente poder ser dispensado, atravs de Conveno ou Acordo Coletivo, quando ocorrer a compensao do excesso de horas em um dia pela correspondente diminuio em outro dia, porm no poder exceder em um perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais previstas e nem ultrapassar o limite mximo de 10 horas dirias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

20

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Por fim, a letra E est errada porque o mero no-atendimento das exigncias legais para a compensao de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tcito, no implica a repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, se no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. 5.7. Formas de Prorrogao: O acordo de prorrogao de jornada est previsto no art. 59 da CLT. As formas de prorrogao de jornada sero mediante acordo escrito, individual ou coletivo, em nmero no excedente a duas horas, com o pagamento da remunerao do servio extraordinrio superior no mnimo em 50% a do normal(art.59 CLT). Art. 59 do CLT A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. 1 - Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho dever constar, obrigatoriamente, a importncia da remunerao da hora suplementar, que ser, pelo menos, 20% (vinte por cento) superior da hora normal. (Vide art. 7, XVI, da CF) Percentual Mnimo ser de 50%. A CF derrogou este pargrafo em relao ao percentual de 20% que no mais vigora. 2 Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. 3 - Na hiptese de resciso do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensao integral da jornada extraordinria, na forma do pargrafo anterior, far o trabalhador jus ao pagamento das horas extras no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

21

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4 - Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras. (NR).

(FCC - TST - Analista Judicirio - rea Administrativa 2012) Segundo a legislao trabalhista, a durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, desde que: os empregados trabalhem em regime de tempo parcial. Comentrios: ERRADA. O art. 59 caput da CLT, autoriza a prorrogao da jornada normal de trabalho, desde que no exceda a 2 (duas) por dia, mediante acordo escrito ou mediante contrato coletivo de trabalho, e ainda o 4 do mesmo dispositivo veda a prorrogao da jornada dos empregados que trabalham sob o regime de tempo parcial, vejamos: Art. 59 A durao normal de trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedentes de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. Smula 378 do TST. Horas extras. Limitaes. Art. 59 da CLT. Reflexos. I-A limitao legal da jornada suplementar a duas horas dirias no exime o empregador de pagar todas as horas trabalhadas. II-O valor das horas extras habitualmente prestadas integra o clculo dos haveres trabalhistas, independentemente da limitao prevista no caput do art. 59 da CLT.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

22

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 60 da CLT Nas atividades insalubres, assim consideradas as constantes dos quadros mencionados no captulo "Da Segurana e da Medicina do Trabalho", ou que neles venham a ser includas por ato do Ministro do Trabalho, quaisquer prorrogaes s podero ser acordadas mediante licena prvia das autoridades competentes em matria de higiene do trabalho, as quais, para esse efeito, procedero aos necessrios exames locais e verificao dos mtodos e processos de trabalho, quer diretamente, quer por intermdio de autoridades sanitrias federais, estaduais e municipais, com quem entraro em entendimento para tal fim. O art. 61 da CLT estabelece a modalidade de prorrogao para atender a necessidade imperiosa derivada de um motivo de fora maior. Neste caso, a prorrogao ser excepcional. O conceito de fora maior est no art. 501 da CLT. Fora Maior todo acontecimento inevitvel, em relao vontade do empregador e para a realizao do qual este no concorreu, direta ou indiretamente. oportuno registrar que a imprevidncia do empregador exclui a fora maior. Podemos citar como exemplo de fora maior um incndio ocorrido na empresa, um temporal que tenha inundado parte da empresa, etc. No conceito de fora maior no poderemos enquadrar situaes derivadas de alteraes da poltica econmica governamental, porque os riscos do empreendimento so suportados pelo empregador (art. 2, caput da CLT). Art. 61 da CLT Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

23

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

1 - O excesso, nos casos deste artigo, poder ser exigido independentemente de acordo ou contrato coletivo e dever ser comunicado, dentro de 10 (dez) dias, autoridade competente em matria de trabalho, ou, antes desse prazo, justificado no momento da fiscalizao sem prejuzo dessa comunicao. 2 - Nos casos de excesso de horrio por motivo de fora maior, a remunerao da hora excedente no ser inferior da hora normal. Nos demais casos de excesso previstos neste artigo, a remunerao ser, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) superior da hora normal, e o trabalho no poder exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei no fixe expressamente outro limite. (ADICIONAL DE 50% e no 25%). 3 - Sempre que ocorrer interrupo do trabalho, resultante de causas acidentais, ou de fora maior, que determinem a impossibilidade de sua realizao, a durao do trabalho poder ser prorrogada pelo tempo necessrio at o mximo de 2 (duas) horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 (dez) horas dirias, em perodo no superior a 45 (quarenta e cinco) dias por ano, sujeita essa recuperao prvia autorizao da autoridade competente. 5.8. Trabalho Noturno: aquele prestado no perodo da noite fazendo o obreiro jus ao adicional respectivo, conforme estabelece o art. 7 IX da CRFB/88 remunerao do trabalho noturno superior do diurno. Art. 7 da CF/88 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: IX - remunerao do trabalho noturno superior do diurno; O trabalho noturno do urbano tem remunerao adicional de 20% superior ao diurno e o do empregado rural ser de 25%. O art. 73 da CLT estabelece o horrio noturno dos trabalhadores urbanos, como aquele compreendido entre 22 e 5 horas do dia seguinte. Fixa o adicional noturno em 20% sobre a hora diurna. Estabelece a hora noturna reduzida em que cada hora noturna trabalhada ser computada como de 52 minutos e 30 segundos e no como 1 hora.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

24

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 73 da CLT Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno ter remunerao superior do diurno e, para esse efeito, sua remunerao ter um acrscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 1 - A hora do trabalho noturno ser computada como de 52 (cinqenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. 2 - Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. 3 - O acrscimo a que se refere o presente artigo, em se tratando de empresas que no mantm, pela natureza de suas atividades, trabalho noturno habitual, ser feito tendo em vista os quantitativos pagos por trabalhos diurnos de natureza semelhante. Em relao s empresas cujo trabalho noturno decorra da natureza de suas atividades, o aumento ser calculado sobre o salrio mnimo geral vigente na regio, no sendo devido quando exceder desse limite, j acrescido da percentagem. 4 - Nos horrios mistos, assim entendidos os que abrangem perodos diurnos e noturnos, aplica-se s horas de trabalho noturno o disposto neste artigo e seus pargrafos. 5 - s prorrogaes do trabalho noturno aplica-se o disposto neste Captulo. Ateno: O trabalhador menor no poder prestar trabalho noturno. A mulher poder prestar trabalho noturno. Observei que o que com certeza cai nas provas de concursos em relao ao trabalho noturno, a distino entre o urbano e o rural, apresentada no quadro esquemtico abaixo, bem como as Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

25

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Quadro esquemtico sobre trabalho noturno:

Rural Adicional 25% H 60 minutos Entre 20 e 4 h Pecuria Entre 21 e 5 h Lavoura

Urbano Adicional 20% 52 m e 30 s 22 h e 5h

Servidor Adicional 25% 52 m e 30 s 22 h e 5h

Advogado Adicional 25% 52 m e 30 s 20h e 5h

As Smulas 60, 65, 265, 354 e as Orientaes Jurisprudenciais 97 e 259 do TST referem-se ao trabalho Noturno. Segue abaixo a transcrio dos dispositivos acima mencionados, com comentrios e destaques em azul para as palavras chaves: Smula 65 do TST O vigia noturno tem direito hora reduzida de 52 minutos e 30 segundos. Esta smula surgiu para dirimir a controvrsia em relao ao vigia noturno, uma vez que o trabalho por ele desenvolvido realizado predominantemente noite, sendo assim ele ter direito hora reduzida. Smula 60 do TST I - O adicional noturno pago com habitualidade integra o salrio do empregado para todos os efeitos. II- Cumprida integralmente a jornada no perodo noturno e prorrogada esta, devido tambm o adicional quanto s horas prorrogadas. Quando a Smula fala que integrar o salrio para todos os efeitos significa dizer que repercutir no clculo de todas as parcelas, como, por exemplo, frias, dcimo-terceiro, FGTS, etc. Atravs de um exemplo vocs podero entender melhor o inciso II da Smula 60 do TST: Joo empregado urbano e comeou a trabalhar s 22 horas e foi at as 7 horas do dia seguinte. Ele cumpriu integralmente a jornada no perodo noturno (22 s 5 horas) e prorrogou at s sete horas, portanto ele receber o adicional de 20% tambm em relao a estas duas horas. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 26

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Observem o que a FCC abordou no concurso do TST:

(FCC Tcnico Judicirio TST 2012) O contrato individual de trabalho de Daniel estabeleceu adicional noturno de 35% sobre a hora diurna. Aps dois anos de labor, a empresa urbana empregadora e Daniel acordaram expressamente a reduo do referido adicional noturno para 30%. Neste caso, essa reduo legal, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev o adicional noturno de no mnimo 30%. ERRADA. A CLT no estabelece o adicional noturno de 30%. O percentual da CLT 20%.

Vejamos outras Smulas cobradas pela FCC:

Orientaes

Jurisprudenciais

do

TST

Smula 265 do TST A transferncia para o perodo diurno de trabalho implica na perda do adicional noturno. OJ 259 da SDI-1 do TST O adicional de periculosidade deve compor a base de clculo do adicional noturno, j que tambm neste horrio o trabalhador permanece sob as condies de risco. OJ 97 da SDI-1 do TST O adicional noturno integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

27

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

5.9. Repouso Semanal Remunerado, domingos e feriados: (Lei 605/49 e Decreto 27.048/49). O repouso semanal remunerado um direto de um descanso de 24 horas consecutivas, previsto constitucionalmente (art. 7, XV da CF/88) e dever ser preferencialmente aos domingos. Art. 7 da CF/88 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. A doutrina utiliza como expresses sinnimas ao repouso semanal remunerado os termos: descanso semanal remunerado, folga semanal ou descanso hebdomadrio. Os empregados, os trabalhadores avulsos e os trabalhadores temporrios tero direito ao repouso semanal remunerado. A lei 605/49 trata do repouso semanal remunerado estabelece o direito ao repouso semanal remunerado e feriados, dispondo que todo empregado ter direito ao repouso semanal remunerado de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos e nos limites das exigncias tcnicas das empresas nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradio local. Os trabalhos nos feriados somente sero permitidos quando for indispensvel segundo as exigncias tcnicas da empresa para a execuo dos servios. Para que o empregado tenha direito remunerao do repouso semanal e aos feriados ele dever ter assiduidade e pontualidade na semana, sendo assim no ser devida a remunerao do repouso semanal e dos feriados quando sem motivo justificado o empregado no tiver trabalhado durante toda a semana anterior, ou seja, no tiver cumprido integralmente o seu horrio de trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

28

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A remunerao do repouso semanal e dos feriados que recarem no mesmo dia no sero acumuladas. Os empregados que recebem o seu salrio por ms ou quinzena j tem remunerados os dias de repouso semanal remunerado. De acordo com o art. 7 da Lei 605/49 a remunerao do repouso semanal remunerado ser: a) para os empregados que trabalham por dia, semana, quinzena ou ms, de um dia de servio, computadas as horas extraordinrias habitualmente prestadas; b) para os que trabalham por hora, de sua jornada normal de trabalho,computadas as horas extraordinrias, habitualmente prestadas; c) para o empregado que recebe por pea ou tarefa, o equivalente ao salrio correspondente s peas ou tarefas feitas durante a semana, no horrio de trabalho, dividido pelos dias de servio efetivamente prestados ao empregador; d) Para o empregado em domiclio, o equivalente ao quociente da diviso por 6 da importncia total da sua produo na semana. importante frisar que a Smula 146 do TST estabelece que o trabalho em domingos e feriados no compensados devero ser pagos em dobro, sem prejuzo da remunerao relativa ao repouso semanal remunerado. Ressalvados os casos de empresas que trabalham em domingos e feriados, excepcionalmente admite-se o trabalho nestes dias para as outras empresas quando: a) Ocorrer fora maior, devendo a empresa justificar tal fato delegacia regional do Trabalho em 10 dias e pagar a remunerao em dobro. b) para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou que possa acarretar prejuzo pela inexecuo. Neste caso a empresa necessitar da autorizao da DRT, que poder conceder pelo prazo mximo de 60 dias. A seguir transcreverei os principais artigos da Lei 605/49 que trata do Repouso Semanal Remunerado, ressaltando em azul as palavras chaves que devero ser assimiladas por vocs, uma vez que so as palavras que mais so trocadas em questes de prova:

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

29

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva LEI 605, DE 5 DE JANEIRO DE 1949.

Art. 1 Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigncias tcnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradio local. Art. 2 Entre os empregados a que se refere esta lei, incluem-se os trabalhos rurais, salvo os que operem em qualquer regime de parceria, meao, ou forma semelhante de participao na produo. Art. 3 O regime desta lei ser extensivo queles que, sob forma autnoma, trabalhem agrupados, por intermdio de Sindicato, Caixa Porturia, ou entidade congnere. A remunerao do repouso obrigatrio, nesse caso, consistir no acrscimo de um 1/6 (um sexto) calculado sobre os salrios efetivamente percebidos pelo trabalhador e paga juntamente com os mesmos. Art. 4 devido o repouso semanal remunerado, nos termos desta lei, aos trabalhadores das autarquias e de empresas industriais, ou sob administrao da Unio, dos Estados e dos Municpios ou incorporadas nos seus patrimnios, que no estejam subordinados ao regime do funcionalismo pblico. Art. 5 Esta lei no se aplica s seguintes pessoas: a) revogado. b) aos funcionrios pblicos da Unio, dos Estados e dos Municpios e aos respectivos extranumerrios em servio nas prprias reparties; c) aos servidores de autarquias paraestatais, desde que sujeitos a regime prprio de proteo ao trabalho que lhes assegure situao anloga dos funcionrios pblicos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

30

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Pargrafo nico. So exigncias tcnicas, para os efeitos desta lei, as que, pelas condies peculiares s atividades da empresa, ou em razo do interesse pblico, tornem indispensvel a continuidade do servio. Art. 6 No ser devida a remunerao quando, sem motivo justificado, o empregado no tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horrio de trabalho. 1 So motivos justificados: a) os previstos no artigo 473 e seu pargrafo nico da Consolidao das Leis do Trabalho; b) a ausncia do empregado devidamente justificada, a critrio da administrao do estabelecimento; c) a paralisao do servio nos dias em que, por convenincia do empregador, no tenha havido trabalho; d) a ausncia do empregado, at trs dias consecutivos, em virtude do seu casamento; e) a falta ao servio com fundamento na lei sobre acidente do trabalho; f) a doena do empregado, devidamente comprovada. 2 A doena ser comprovada mediante atestado de mdico da instituio de previdncia social a que estiver filiado o empregado, e, na falta deste e sucessivamente, de mdico do Servio Social do Comrcio ou da indstria; de mdico da empresa ou por ela designado; de mdico a servio de repartio federal, estadual ou municipal, incumbida de assuntos de higiene ou de sade pblica; ou no existindo estes, na localidade em que trabalhar, de mdico de sua escolha. 3 Nas empresas em que vigorar regime de trabalho reduzido, a freqncia exigida corresponder ao nmero de dias em que o empregado tiver de trabalhar.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

31

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

importante esclarecer que a Lei 605/49 estabelece que o empregado perder o direito remunerao do repouso, mas no ao descanso quando na semana que antecedeu o repouso faltar ou atrasar (art. 6 da Lei 605/49). Exemplificando: Mrio empregado da empresa WZ atrasou 30 minutos para chegar ao trabalho. Ele era empregado mensalista, ou seja, recebia por ms. Sendo assim, o empregador poder descontar o tempo referente ao seu atraso, bem como a remunerao do dia de repouso. No exemplo acima citado, caso Mrio atrasasse apenas 10 minutos dirios, ou seja, cinco minutos na entrada para o trabalho e cinco minutos na sada do trabalho. Ele no perderia o direito remunerao do repouso semanal remunerado porque o art. 58, pargrafo 1 da CLT permite esta tolerncia. E, ainda, caso Mrio houvesse faltado dois dias na semana injustificadamente, o empregador poder descontar os dias em ele faltou e apenas um dia de repouso porque cada semana tem apenas um dia de repouso. O empregado ter direito, tambm a um intervalo interjornada de 11 horas consecutivas entre um dia e outro de trabalho (art. 66 da CLT). Sendo assim, observem que o empregado ter o direito de descansar 35 horas (24+11), entre um dia de trabalho e outro, conforme estabelece a Smula 110 do TST. Smula 110 do TST No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. OJ-SDI1-410. REPOUSO SEMANAL REMUNERADO. CONCESSO APS O STIMO DIA CONSECUTIVO DE TRABALHO. ART. 7, XV, DA CF. VIOLAO. (DEJT divulgado em 22, 25 e 26.10.2010) Viola o art. 7, XV, da CF a concesso de repouso semanal remunerado aps o stimo dia consecutivo de trabalho, importando no seu pagamento em dobro.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

32

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 7 A remunerao do repouso semanal corresponder: a) para os que trabalham por dia, semana, quinzena ou ms, de um dia de servio, computadas as horas extraordinrias habitualmente prestadas; b) para os que trabalham por hora, sua jornada norma de trabalho, computadas as horas extraordinrias habitualmente prestadas; c) para os que trabalham por tarefa ou pea, o equivalente ao salrio correspondente s tarefas ou peas feitas durante a semana, no horrio normal de trabalho, dividido pelos dias de servio efetivamente prestados ao empregador; d) para o empregado em domiclio, o equivalente ao quociente da diviso por 6 (seis) da importncia total da sua produo na semana. 1 Os empregados cujos salrios no sofram descontos por motivo de feriados civis ou religiosos so considerados j remunerados nesses mesmos dias de repouso, conquanto tenham direito remunerao dominical. 2 Consideram-se j remunerados os dias de repouso semanal do empregado mensalista ou quinzenalista cujo clculo de salrio mensal ou quinzenal, ou cujos descontos por falta sejam efetuados na base do nmero de dias do ms ou de 30 (trinta) e 15 (quinze) dirias, respectivamente. Art. 8 Excetuados os casos em que a execuo do pelas exigncias tcnicas das empresas, vedado feriados, civis e religiosos, garantida, entretanto, remunerao respectiva, observados os dispositivos desta lei. servio for imposta o trabalho em dias aos empregados a dos artigos 6 e 7

Art. 9 Nas atividades em que no for possvel, em virtude das exigncias tcnicas das empresas, a suspenso do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remunerao ser paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

33

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

5.10. Jornadas Especiais de Trabalho: H categorias de empregados que possuem jornada especial de trabalho prevista em lei, no sendo aplicada, ento, a jornada assegurada na Constituio Federal de no mximo 8 horas dirias e 44 horas semanais. As principais Jornadas Especiais previstas em Lei so: Cabineiro de elevadores (ascensorista)............ 6 horas dirias; Ferrovirios..................................................... 6 horas dirias; Advogado........................ no poder exceder 4 horas contnuas; Engenheiro e mdicos............................. (Smula 370 do TST); Digitadores............................................. (art. 72 da CLT); Telefonistas................... (art. 227 da CLT e Smula 178 do TST); Professores............ 4 horas-aula consecutivas e seis intercaladas; Vejamos os dispositivos consolidados que tratam das Jornadas especiais com as respectivas Smulas do TST referentes ao tema: BANCRIOS: Art. 224 da CLT A durao normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancrias e Caixa Econmica Federal, ser de 6 (seis) horas contnuas nos dias teis, com exceo dos sbados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana. 1 - A durao normal do trabalho estabelecida neste artigo ficar compreendida entre 7 (sete) e 22 (vinte e duas) horas, assegurando-se ao empregado, no horrio dirio, um intervalo de 15 (quinze) minutos para alimentao. 2 - As disposies deste artigo no se aplicam aos que exercem funes de direo, gerncia, fiscalizao, chefia e equivalentes, ou que desempenhem outros cargos de confiana, desde que o valor da gratificao no seja inferior a 1/3 (um tero) do salrio do cargo efetivo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

34

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 225 da CLT A durao normal de trabalho dos bancrios poder ser excepcionalmente prorrogada at 8 (oito) horas dirias, no excedendo de 40 (quarenta) horas semanais, observados os preceitos gerais sobre a durao do trabalho. Art. 226 da CLT O regime especial de 6 (seis) horas de trabalho tambm se aplica aos empregados de portaria e de limpeza, tais como porteiros, telefonistas de mesa, contnuos e serventes, empregados em bancos e casas bancrias. Pargrafo nico - A direo de cada banco organizar a escala de servio do estabelecimento de maneira a haver empregados do quadro da portaria em funo, meia hora antes e at meia hora aps o encerramento dos trabalhos, respeitado o limite de 6 (seis) horas dirias. Smulas do TST: Smula 55 do TST As empresas de crdito, financiamento ou investimento, tambm denominadas financeiras, equiparam-se aos estabelecimentos bancrios para os efeitos do art. 224 da CLT. Smula 113 do TST O sbado do bancrio dia til no trabalhado, no dia de repouso remunerado. No cabe a repercusso do pagamento de horas extras habituais em sua remunerao. Smula 119 do TST Os empregados de empresas distribuidoras e corretoras de ttulos e valores mobilirios no tm direito jornada especial dos bancrios. Dos Empregados nos Servios de Telefonia, de Telegrafia Submarina e Subfluvial, de Radiotelegrafia e Radiotelefonia: Art. 227 da CLT Nas empresas que explorem o servio de telefonia, telegrafia submarina ou subfluvial, de radiotelegrafia ou de radiotelefonia, fica estabelecida para os respectivos operadores a durao mxima de 6 (seis) horas contnuas de trabalho por dia ou 36 (trinta e seis) horas semanais.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

35

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 1 - Quando, em caso de indeclinvel necessidade, forem os operadores obrigados a permanecer em servio alm do perodo normal fixado neste artigo, a empresa pagar-lhes- extraordinariamente o tempo excedente com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) sobre o seu salrio-hora normal. 2 - O trabalho aos domingos, feriados e dias santos de guarda ser considerado extraordinrio e obedecer, quanto sua execuo e remunerao, ao que dispuserem empregadores e empregados em acordo, ou os respectivos sindicatos em contrato coletivo de trabalho. Art. 229 da CLT Para os empregados sujeitos a horrios variveis, fica estabelecida a durao mxima de 7 (sete) horas dirias de trabalho e 17 (dezessete) horas de folga, deduzindo-se deste tempo 20 (vinte) minutos para descanso, de cada um dos empregados, sempre que se verificar um esforo contnuo de mais de 3 (trs) horas. 1 - So considerados empregados sujeitos a horrios variveis, alm dos operadores, cujas funes exijam classificao distinta, os que pertenam a sees de tcnica, telefones, reviso, expedio, entrega e balco. 2 - Quanto execuo e remunerao aos domingos, feriados e dias santos de guarda e s prorrogaes de expediente, o trabalho dos empregados a que se refere o pargrafo anterior ser regido pelo que se contm no 1 do art. 227 desta Seo. Dos Operadores Cinematogrficos: A durao normal do trabalho, dos operadores cinematogrficos e seus ajudantes, no exceder de 6 (seis) horas dirias, assim distribudas: a) 5 (cinco) horas consecutivas de trabalho em cabina, durante o funcionamento cinematogrfico; b) 1 (um) perodo suplementar, at o mximo de 1 (uma) hora para limpeza, lubrificao dos aparelhos de projeo, ou reviso de filmes.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

36

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 235 da CLT Nos estabelecimentos cujo funcionamento normal seja noturno, ser facultado aos operadores cinematogrficos e seus ajudantes, mediante acordo ou contrato coletivo de trabalho e com um acrscimo de 50% (cinqenta por cento) sobre o salrio da hora normal, executar o trabalho em sesses diurnas extraordinrias e, cumulativamente, nas noturnas, desde que isso se verifique at 3 (trs) vezes por semana e entre as sesses diurnas e as noturnas haja o intervalo de 1 (uma) hora, no mnimo, de descanso. 1 - A durao de trabalho cumulativo a que alude o presente artigo no poder exceder de 10 (dez) horas. 2 - Em seguida a cada perodo de trabalho haver um intervalo de repouso no mnimo de 12 (doze) horas. Do Servio Ferrovirio: O horrio normal de trabalho dos cabineiros nas estaes de trfego intenso no exceder de 8 (oito) horas e dever ser dividido em 2 (dois) turnos com intervalo no inferior a 1 (uma) hora de repouso, no podendo nenhum turno ter durao superior a 5 (cinco) horas, com um perodo de descanso entre 2 (duas) jornadas de trabalho de 14 (quatorze) horas consecutivas. O horrio de trabalho dos operadores telegrafistas nas estaes de trfego intenso no exceder de 6 (seis) horas dirias. Das Equipagens das Embarcaes da Marinha Mercante Nacional, de Navegao Fluvial e Lacustre, do Trfego nos Portos e da Pesca:

Art. 248 da CLT Entre as horas zero e 24 (vinte e quatro) de cada dia civil, o tripulante poder ser conservado em seu posto durante 8 (oito) horas, quer de modo contnuo, quer de modo intermitente. 1 - A exigncia do servio contnuo ou intermitente ficar a critrio do comandante e, neste ltimo caso, nunca por perodo menor que 1 (uma) hora.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

37

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

2 - Os servios de quarto nas mquinas, passadio, vigilncia e outros que, consoante parecer mdico, possam prejudicar a sade do tripulante sero executados por perodos no maiores e com intervalos no menores de 4 (quatro) horas. Art. 249 da CLT Todo o tempo de servio efetivo, excedente de 8 (oito) horas, ocupado na forma do artigo anterior, ser considerado de trabalho extraordinrio, sujeito compensao a que se refere o art. 250, exceto se se tratar de trabalho executado: a) em virtude de responsabilidade pessoal do tripulante e no desempenho de funes de direo, sendo consideradas como tais todas aquelas que a bordo se achem constitudas em um nico indivduo com responsabilidade exclusiva e pessoal; b) na iminncia de perigo, para salvaguarda ou defesa da embarcao, dos passageiros, ou da carga, a juzo exclusivo do comandante ou do responsvel pela segurana a bordo; c) por motivo de manobras ou fainas gerais que reclamem a presena, em seus postos, de todo o pessoal de bordo; d) na navegao lacustre e fluvial, quando se destina ao abastecimento do navio ou embarcao de combustvel e rancho, ou por efeito das contingncias da natureza da navegao, na transposio de passos ou pontos difceis, inclusive operaes de alvio ou transbordo de carga, para obteno de calado menor para essa transposio. 1 - O trabalho executado aos domingos e feriados ser considerado extraordinrio, salvo se se destinar: a) ao servio de quartos e vigilncia, movimentao das mquinas e aparelhos de bordo, limpeza e higiene da embarcao, preparo de alimentao da equipagem e dos passageiros, servio pessoal destes e, bem assim, aos socorros de urgncia ao navio ou ao pessoal; b) ao fim da navegao ou das manobras para a entrada ou sada de portos, atracao, desatracao, embarque ou desembarque de carga e passageiros. 2 - No exceder de 30 (trinta) horas semanais o servio extraordinrio prestado para o trfego nos portos. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 38

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Dos Servios Frigorficos: Os empregados que trabalham no interior das cmaras frigorficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e viceversa, depois de 1 (uma) hora e 40 (quarenta) minutos de trabalho contnuo, ser assegurado um perodo de 20 (vinte) minutos de repouso, computado esse intervalo como de trabalho efetivo. Considera-se artificialmente frio, para os fins do presente artigo, o que for inferior, nas primeira, segunda e terceira zonas climticas do mapa oficial do Ministrio do Trabalho, a 15 (quinze graus), na quarta zona a 12 (doze graus), e nas quinta, sexta e stima zonas a 10 (dez graus). Do Trabalho em Minas de Subsolo: A durao normal do trabalho efetivo para os empregados em minas no subsolo no exceder de 6 (seis) horas dirias ou de 36 (trinta e seis) semanais. (art. 253 da CLT). Dos Jornalistas Profissionais: Considera-se jornalista o trabalhador intelectual cuja funo se estende desde a busca de informaes at a redao de notcias e artigos e a organizao, orientao e direo desse trabalho. Consideram-se empresas jornalsticas, para os fins desta Seo, aquelas que tm a seu cargo a edio de jornais, revistas, boletins e peridicos, ou a distribuio de noticirio, e, ainda, a radiodifuso em suas sees destinadas transmisso de notcias e comentrios. A durao normal do trabalho dos jornalistas no dever exceder de 5 (cinco) horas, tanto de dia como noite.Contudo, poder a durao normal do trabalho ser elevada a 7 (sete) horas, mediante acordo escrito, no qual se estipule aumento de salrio, correspondente ao excesso do tempo de trabalho em que se fixe um intervalo destinado a repouso ou a refeio. A jornada especial de cinco horas do jornalista no se aplica queles que exercem as funes de redator-chefe, secretrio, subsecretrio, chefe e subchefe de reviso, chefe de oficina, de ilustrao e chefe de portaria. Tambm no ser aplicada a jornada especial dos jornalistas aos que se ocuparem unicamente em servios externos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

39

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Ressalta-se que quanto ao repouso semanal remunerado do jornalista, a cada 6 (seis) dias de trabalho efetivo corresponder 1 (um) dia de descanso obrigatrio, que coincidir com o domingo, salvo acordo escrito em contrrio, no qual ser expressamente estipulado o dia em que se deve verificar o descanso. O intervalo interjornada do jornalista ser de no mnimo de 10 (dez) horas, destinado ao repouso. Observem, ento que para os jornalistas a soma do repouso semanal remunerado com o intervalo interjornada ser de 34 horas. PROFESSORES: No mesmo estabelecimento de ensino no poder o professor dar, por dia, mais de 4 (quatro) aulas consecutivas, nem mais de 6 (seis), intercaladas (art. 318 da CLT). Aos professores vedado, aos domingos, a regncia de aulas e o trabalho em exames. OJ 206 da SDI-1 do TST Excedida a jornada mxima (art. 318 da CLT), as horas excedentes devem ser remuneradas com o adicional de, no mnimo, 50% (art. 7, XVI, CF/1988). 5.11. Turnos Ininterruptos de revezamento: Art.7 CRFB/88 Jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva. O trabalho por turno aquele no qual grupos de trabalhadores sucedem-se na empresa, cumprindo horrios que permitam o funcionamento ininterrupto da empresa. importante falar dos turnos ininterruptos de revezamento que tem jornada constitucionalmente prevista de seis horas, podendo ser alterada por norma coletiva, como flexibilizou a prpria Constituio . Art. 7 da CF/88 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XIV jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

40

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva OJ 360 DA SDI- 1 DO TST Faz jus jornada especial prevista no art. 7, XIV, da CF/1988 o trabalhador que exerce suas atividades em sistema de alternncia de turnos, ainda que em dois turnos de trabalho, que compreendam, no todo ou em parte, o horrio diurno e o noturno, pois submetido alternncia de horrio prejudicial sade, sendo irrelevante que a atividade da empresa se desenvolva de forma ininterrupta. Smula 423 do TST Estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a oito horas por meio de regular negociao coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento no tem direito ao pagamento da 7 e 8 horas como extras. Smula 360 do TST A interrupo do trabalho destinada a repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para repouso semanal, no descaracteriza o turno de revezamento com jornada de 6 (seis) horas previsto no art. 7, XIV, da CF/1988. Smula 110 do TST No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. 5.12. Das Frias: 5.12.1. Frias individuais e Coletivas, Perodo Aquisitivo e Concessivo: O direito s frias anuais remuneradas com o acrscimo de pelo menos 1/3 a mais do que o salrio normal assegurado constitucionalmente aos trabalhadores urbanos e rurais. Vejam o que diz o a Constituio Federal sobre as frias: Art. 7. CF/88 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

41

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Todo empregado ter direito anualmente ao gozo de um perodo de frias, sem prejuzo da remunerao. Com certeza vocs j ouviram falar no perodo concessivo e no perodo aquisitivo de frias.

Perodo Aquisitivo

Perodo aquisitivo de frias so os doze meses de vigncia do contrato de trabalho, no qual o empregado adquirir o direito s frias. As frias podero ser integrais quando o empregado trabalhar os doze meses ou proporcionais, que ocorrer a cada perodo incompleto de frias na proporo 1/12 por ms de servio ou frao superior a 14 dias, conforme estabelece o art. 146 da CLT.

Perodo Concessivo

As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. importante destacar: As frias, em regra, devero ser concedidas de uma s vez. Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em 2 (dois) perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. Durante as frias, o empregado no poder prestar servios a outro empregador, salvo se estiver obrigado a faz-lo em virtude de contrato de trabalho regularmente mantido com aquele.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

42

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A concesso das frias ser participada, por escrito, ao empregado, com antecedncia de, no mnimo, 30 (trinta) dias. Dessa participao o interessado dar recibo. O empregado no poder entrar no gozo das frias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social, para que nela seja anotada a respectiva concesso. A concesso das frias ser, igualmente, anotada no livro ou nas fichas de registro dos empregados. O empregador ser quem decidir a poca da concesso das frias a seu empregado. H apenas a ressalva quanto ao empregado menor de 18 anos e estudante, que ter o direito de gozar as suas frias no mesmo perodo de suas frias escolares. Art. 136 da CLT A poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador. 1 - Os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. 2 - O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. (TRT 2 REGIO JUIZ DO TRABALHO/2011) A poca da concesso das frias ser a que melhor interessar ao empregador. Comentrios: O empregador ser quem decidir a poca da concesso das frias a seu empregado. H apenas a ressalva quanto ao empregado menor de 18 anos e estudante, que ter o direito de gozar as suas frias no mesmo perodo de suas frias escolares. CERTA. Art. 136 da CLT A poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

43

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

1 - Os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. 2 - O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares.

Ento, como j falamos anteriormente, o Perodo Concessivo de frias aquele perodo aps os doze meses anteriores completos de aquisio do direito s frias, no qual o empregador dever conceder o gozo das mesmas, conforme estabelece o art.134 da CLT. Art. 134 da CLT As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. 1 - Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em 2 (dois) perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. 2 - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. Quando as frias no forem concedidas nos doze meses a contar do trmino do perodo aquisitivo elas devero ser concedidas em dobro, ou seja, quando elas no forem concedidas no perodo concessivo, elas devero ser concedidas em dobro.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

44

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 137 da CLT Sempre que as frias forem concedidas aps o prazo de que trata o art. 134, o empregador pagar em dobro a respectiva remunerao. 1 - Vencido o mencionado prazo sem que o empregador tenha concedido as frias, o empregado poder ajuizar reclamao pedindo a fixao, por sentena, da poca de gozo das mesmas. 2 - A sentena dominar pena diria de 5% (cinco por cento) do salrio mnimo da regio, devida ao empregado at que seja cumprida. 3 - Cpia da deciso judicial transitada em julgado ser remetida ao rgo local do Ministrio do Trabalho, para fins de aplicao da multa de carter administrativo. importante destacar a Smula 81 do TST que estabelece que quando os dias de frias forem gozados aps o perodo legal de concesso o empregador dever remunerar em dobro apenas o tempo que ultrapassar o perodo concessivo. Smula 81 do TST Os dias de frias gozados aps o perodo legal de concesso devero ser remunerados em dobro. Exemplificando: Antnio comeou a trabalhar para a empresa WZ em 10/02/2004, sendo assim em 10/02/2005 ele teria adquirido o direito ao gozo de 30 dias de frias que devero ser gozadas at 10/02/2006 (Perodo Concessivo). Caso ele tenha iniciado o gozo de suas frias em 01/02/2006, ele teria direito a receber em dobro o perodo de 11/02/2006 em diante. Agora vamos falar da gradao das frias! DICA 01: O contrato de trabalho a tempo parcial aquele cuja durao no exceda a 25 horas semanais, conforme estabelece o art. 58-A da CLT. O empregado que for contratado pelo regime a tempo parcial, que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do seu perodo aquisitivo de frias, ter o seu perodo de frias reduzido metade.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

45

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Quando o empregado faltar injustificadamente durante o perodo aquisitivo haver uma gradao no seu perodo de frias, uma vez que vedado descontar das frias do empregado as suas faltas durante o perodo aquisitivo. A FCC cobrou na prova do TST (art. 130, I da CLT) a gradao das frias, observem que quando o empregado faltar cinco vezes ele ter o direito aos 30 dias de frias. (FCC Tcnico Judicirio TST 2012) Xnia, empregada da empresa Z, j faltou 2 dias injustificadamente durante o seu perodo aquisitivo de frias.Nos 3 ltimos meses deste perodo aquisitivo, Xnia resolveu perguntar para sua amiga, Thais, advogada, quantos dias ela ainda poderia faltar injustificadamente, sem que suas faltas repercutissem no perodo de gozo de frias. Thais, respondeu para Xnia, que de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, como ela j havia faltado, 2 dias, sem justo motivo, ela somente poderia faltar mais (A) 8 dias. (B) 2 dias. (C) 1 dia. (D) 3 dias. (E) 13 dias. Letra D. Art. 130 da CLT - Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I- 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes;

Elaborei um quadro esquemtico com os dois artigos para facilitar a memorizao da gradao das frias. Observem a seguir o teor dos mesmos e logo abaixo, o quadro esquemtico:

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

46

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 130 da CLT - Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I- 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes; II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. 1 - vedado descontar, do perodo de frias, as faltas do empregado ao servio. 2 - O perodo das frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio. Art. 130-A da CLT - Na modalidade do regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - dezoito dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte e duas horas, at vinte e cinco horas; II - dezesseis dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte horas, at vinte e duas horas; III - quatorze dias, para a durao do trabalho semanal superior a quinze horas, at vinte horas; IV - doze dias, para a durao do trabalho semanal superior a dez horas, at quinze horas; V - dez dias, para a durao do trabalho semanal superior a cinco horas, at dez horas;

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

47

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva VI - oito dias, para a durao do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade. Dica: Observem que na tabela cinza do quadro abaixo os dias de frias vo abatendo o nmero 6 e na tabela verde vo abatendo o nmero 2. Regime Normal At 5 faltas 6 a 14 faltas 15 a 23 faltas 24 a 32 faltas Mais de 32 faltas No ter frias Art. 130 da CLT 30 dias de frias 24 dias de frias 18 dias de frias 12 dias de frias Tempo Parcial 22 25 h. semanais 20 22 h. semanais 15 20 h. semanais 10 15 h. semanais 5 10 h. semanais Igual ou inferior 5 h. semanais Mais de 7 faltas Reduz metade Art. 130- A da CLT 18 dias de frias 16 dias de frias 14 dias de frias 12 dias de frias 10 dias de frias

8 dias de frias

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

48

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Agora observem o diagrama abaixo sobre o contrato a tempo parcial: Contrato a tempo parcial

No excede 25 horas semanais

No poder prestar horas extras

Mais de 7 faltas no perder o direito s frias e sim reduz metade.

No podemos nos esquecer dos artigos 131 e 132 da CLT: Art. 131 da CLT No ser considerada falta ao servio, para os efeitos do artigo anterior, a ausncia do empregado: I - nos casos referidos no art. 473; II - durante o licenciamento compulsrio da empregada por motivo de maternidade ou aborto, observados os requisitos para percepo do salrio-maternidade custeado pela Previdncia Social; III - por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, excetuada a hiptese do inciso IV do art. 133; IV - justificada pela empresa, entendendo-se como tal a que no tiver determinado o desconto do correspondente salrio; V - durante a suspenso preventiva para responder a inqurito administrativo ou de priso preventiva, quando for impronunciado ou absolvido; e VI - nos dias em que no tenha havido servio, salvo na hiptese do inciso III do art. 133. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

49

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 132 da CLT O tempo de trabalho anterior apresentao do empregado para servio militar obrigatrio ser computado no perodo aquisitivo, desde que ele comparea ao estabelecimento dentro de 90 (noventa) dias da data em que se verificar a respectiva baixa. Outro ponto importante art. 133 da CLT que elenca situaes na qual o empregado no ter direito s frias. Art. 133 da CLT - No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: I - deixar o emprego e no for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subseqentes sua sada; II - permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 (trinta) dias; III - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; e IV - tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos. 1 - A interrupo da prestao de servios dever ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. 2 - Iniciar-se- o decurso de novo perodo aquisitivo quando o empregado, aps o implemento de qualquer das condies previstas neste artigo, retornar ao servio. 3 Para os fins previstos no inciso III deste artigo a empresa comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim da paralisao total ou parcial dos servios da empresa, e, em igual prazo, comunicar, nos mesmos termos, ao sindicato representativo da categoria profissional, bem como afixar aviso nos respectivos locais de trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

50

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Das Frias Coletivas


Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. As frias podero ser gozadas em 2 (dois) perodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. O empregador comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com a antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim das frias coletivas, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. (art. 139 da CLT). "Tambm em 15 dias o empregador enviar cpia da aludida comunicao aos Sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciar a afixao de avisos nos locais de trabalho. Os empregados contratados h menos de 12 (doze) meses gozaro, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo. Quando o nmero de empregados contemplados com as frias coletivas for superior a 300 (trezentos), a empresa poder promover, mediante carimbo, anotaes de que trata o art. 135, 1. O carimbo, cujo modelo ser aprovado pelo Ministrio do Trabalho, dispensar a referncia ao perodo aquisitivo a que correspondem para cada empregado, as frias concedidas. Adotado o procedimento indicado neste artigo, caber empresa fornecer ao empregado cpia visada do recibo correspondente quitao mencionada no pargrafo nico do art. 145.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

51

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 145 da CLT O pagamento da remunerao das frias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143 sero efetuados at 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo. Pargrafo nico - O empregado dar quitao pagamento, com indicao do incio e do termo das frias. do

Quando da cessao do contrato de trabalho, o empregador anotar na Carteira de Trabalho e Previdncia Social as datas dos perodos aquisitivos correspondentes s frias coletivas gozadas pelo empregado. 5.12.2. Remunerao, Abono e efeitos na resciso contratual: O empregado perceber, durante as frias, a remunerao que lhe for devida na data da sua concesso. importante destacar: Quando o salrio for pago por hora com jornadas variveis, apurar-se- a mdia do perodo aquisitivo, aplicando-se o valor do salrio na data da concesso das frias. Quando o salrio for pago por tarefa tomar-se- por base a media da produo no perodo aquisitivo do direito a frias, aplicando-se o valor da remunerao da tarefa na data da concesso das frias. Quando o salrio for pago por percentagem, comisso ou viagem, apurar-se- a mdia percebida pelo empregado nos 12 (doze) meses que precederem concesso das frias. A parte do salrio paga em utilidades ser computada de acordo com a anotao na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. Os adicionais por trabalho extraordinrio, noturno, insalubre ou perigoso sero computados no salrio que servir de base ao clculo da remunerao das frias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

52

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Se, no momento das frias, o empregado no estiver percebendo o mesmo adicional do perodo aquisitivo, ou quando o valor deste no tiver sido uniforme, ser computada a mdia duodecimal recebida naquele perodo, aps a atualizao das importncias pagas, mediante incidncia dos percentuais dos reajustamentos salariais supervenientes. Art. 143 da CLT facultado ao empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. 1 - O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo. 2 - Tratando-se de frias coletivas, a converso a que se refere este artigo dever ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concesso do abono. 3 - O disposto neste artigo no se aplica aos empregados sob o regime de tempo parcial. (NR). O abono de frias de que trata o artigo anterior, bem como o concedido em virtude de clusula do contrato de trabalho, do regulamento da empresa, de conveno ou acordo coletivo, desde que no excedente de 20 (vinte) dias do salrio, no integraro a remunerao do empregado para os efeitos da legislao do trabalho. A data para o pagamento da remunerao e do abono de frias ser at depois dias antes do incio do perodo de frias do empregado, observem o art. 145 da CLT. Art. 145 da CLT O pagamento da remunerao das frias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143 sero efetuados at 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo. Pargrafo nico - O empregado dar quitao do pagamento, com indicao do incio e do termo das frias.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

53

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (TRT 2 REGIO JUIZ DO TRABALHO/2011) A remunerao das frias, mesmo quando devida aps a cessao do contrato de trabalho, ter natureza salarial, para os efeitos do art. 449 da CLT. Comentrios: CERTA. Art. 148 CLT A remunerao das frias, ainda quando devida aps a cessao do contrato de trabalho, ter natureza salarial, para os efeitos do art. 449. As normas que dispe sobre frias esto contidas nos artigos 129/153 da CLT. importante lembrar que a Smula 07 do TST estabelece como base de clculo para as frias indenizadas a remunerao devida ao empregado na poca da reclamao ou quando ocorrer a extino do contrato. Smula 07 do TST A indenizao pelo no-deferimento das frias no tempo oportuno ser calculada com base na remunerao devida ao empregado na poca da reclamao ou, se for o caso, na da extino do contrato. Na cessao do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, ser devida ao empregado a remunerao simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao perodo de frias cujo direito tenha adquirido. Na cessao do contrato de trabalho, aps 12 (doze) meses de servio, o empregado, desde que no haja sido demitido por justa causa, ter direito remunerao relativa ao perodo incompleto de frias, de acordo com o art. 130, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de servio ou frao superior a 14 (quatorze) dias. O empregado que for despedido sem justa causa, ou cujo contrato de trabalho se extinguir em prazo predeterminado, antes de completar 12 (doze) meses de servio, ter direito remunerao relativa ao perodo incompleto de frias, de conformidade com o disposto no artigo anterior. A remunerao das frias, ainda quando devida aps a cessao do contrato de trabalho, ter natureza salarial, para os efeitos do art. 449.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

54

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Abaixo transcrevo outras importantes referentes ao tema frias:

Smulas

Smula 261 do TST O empregado que se demite antes de complementar 12 (doze) meses de servio tem direito a frias proporcionais. Smula 171 do Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de 12 (doze) meses (art. 147 da CLT). A anotao na CTPS do empregado do contrato de trabalho obrigatria para o exerccio de qualquer emprego, ainda que de carter temporrio. Portanto, no podemos falar em prescrio do direito de ao para reclamar contra a no anotao da CTPS, pois as normas que estabelecem apenas anotaes sem repercusso nas verbas trabalhistas so imprescritveis, sendo declaratria a ao intentada para a anotao da CTPS, podendo a demanda ser ajuizada a qualquer tempo. J quanto a pretenso de receber os crditos resultantes da relao de trabalho, h que se respeitar o prazo prescricional estabelecido no art. 7 da CF/88. O prazo prescricional das frias est regulamentado no art. 149 da CLT. Art. 149 da CLT A prescrio do direito de reclamar a concesso das frias ou o pagamento da respectiva remunerao contada do trmino do prazo mencionado no art. 134 ou, se for o caso, da cessao do contrato de trabalho. 1 - Na falncia constituiro crditos privilegiados a totalidade dos salrios devidos ao empregado e a totalidade das indenizaes a que tiver direito. 2 - Havendo concordata na falncia, ser facultado aos contratantes tornar sem efeito a resciso do contrato de trabalho e conseqente indenizao, desde que o empregador pague, no mnimo, a metade dos salrios que seriam devidos ao empregado durante o interregno. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 55

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (TRT 2 REGIO JUIZ DO TRABALHO/2011) A prescrio do direito de reclamar a concesso das frias ou o pagamento da respectiva remunerao contada do trmino do perodo concessivo ou, se for o caso, da cessao do contrato de trabalho. Comentrios: CERTA. A anotao na CTPS do empregado do contrato de trabalho obrigatria para o exerccio de qualquer emprego, ainda que de carter temporrio. Portanto, no podemos falar em prescrio do direito de ao para reclamar contra a no anotao da CTPS, pois as normas que estabelecem apenas anotaes sem repercusso nas verbas trabalhistas so imprescritveis, sendo declaratria a ao intentada para a anotao da CTPS, podendo a demanda ser ajuizada a qualquer tempo. J quanto pretenso de receber os crditos resultantes da relao de trabalho, h que se respeitar o prazo prescricional estabelecido no art. 7 da CF/88. O prazo prescricional das frias est regulamentado no art. 149 da CLT. Art. 149 CLT - A prescrio do direito de reclamar a concesso das frias ou o pagamento da respectiva remunerao contada do trmino do prazo mencionado no art. 134 ou, se for o caso, da cessao do contrato de trabalho.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

56

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 5.12.3. Efeitos das frias na resciso contratual: A Resilio uma forma de terminao conratual que ocorre quando uma ou ambas as partes resolvem sem justo motivo romper o contrato de trabalho. Poder ser de trs tipos: 1. Dispensa sem justa causa do empregado: quando o empregador dispensa o empregado imotivadamente, neste caso o empregado far jus aos seguintes direitos: Aviso prvio trabalhado ou Indenizado. Saldo de salrios. Indenizao das frias integrais no gozadas simples ou em dobro, acrescidas do tero constitucional. Indenizao das frias proporcionais acrescidas do tero constitucional. Dcimo-terceiro salrio Indenizao compensatria de 40% sobre FGTS. Levantamento do saldo existente na conta vinculada do FGTS. Recebimento das guias do seguro-desemprego Indenizao adicional de 1 salrio mensal quando dispensado nos 30 dias que antecedem a data base de sua categoria.

2. Pedido de demisso do empregador: O empregado quem rompe sem motivo o contrato de trabalho. Ao pedir demisso, ter o dever de dar o aviso prvio, sob pena de o empregador descontar os salrios correspondentes a este perodo. Far jus aos seguintes direitos: Saldo de salrios Indenizao das frias integrais no gozadas simples ou em dobro acrescidas do tero constitucional. Indenizao das frias proporcionais acrescidas do tero constitucional, mesmo que o empregado no tenha completado 1 ano de empresa. (S. 261 TST). Dcimo terceiro salrio. Smula 261 do TST O empregado que se demite antes de complementar 12 (doze) meses de servio tem direito a frias proporcionais.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

57

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3. O Distrato a hiptese de resilio contratual em que o contrato de trabalho extinto por mtuo acordo, tendo o empregado direitos iguais aos da dispensa imotivada deliberada pelo empregador em face do princpio de proteo ao hipossuficiente. b) Resoluo: relaciona-se com a inexecuo faltosa das obrigaes contratuais por parte de um ou dos dois contratantes, podendo ocorrer tanto no contrato por prazo determinado quanto no por prazo indeterminado. Trs formas: dispensa do empregado por justa causa, resciso ou despedida indireta e culpa recproca. 1. Justa Causa: Configurada a demisso por Justa causa o empregado ter direito a saldo de salrios e s frias integrais simples ou em dobro acrescidas de 1/3. Ateno: ELE NO TER DIREITO: FRIAS PROPORCIONAIS AVISO PRVIO 13 SALRIO LEVANTAMENTO DE FGTS 40% DE INDENIZAO COMPENSATRIA GUIAS CD/SD

2. Resciso ou despedida Indireta: ocorre quando a falta grave cometida pelo empregador. Esto tipificadas no art. 483 da CLT. As verbas devidas na despedida indireta so: a) saldo de salrio; b) frias vencidas acrescidas de 1/3; c) ferias proporcionais acrescidas de 1/3; d) aviso prvio; e) dcimo-terceiro salrio proporcional; f) FGTS acrescido de 40%; g) seguro-desemprego, desde que atendidas as exigncias legais.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

58

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3. Culpa Recproca: Prevista no art. 484 da CLT, ocorre quanto tanto o empregado quanto o empregador praticam Justa causa tipificadas nos artigos 482 e 483 da CLT. S. 14 TST Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho o empregado tem direito a 50% do valor do aviso prvio, do 13 salrio e das frias proporcionais. 20% da indenizao compensatria do FGTS.

Smula 14 do TST Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinqenta por cento) do valor do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais.

(FCC - Analista Judicirio rea Judiciria - TRT 23/2011) As irms Cleodete e Carmina so empregadas da empresa F. Ambas pretendem requerer a converso de 1/3 do perodo de frias em abono pecunirio. Neste caso, este requerimento possvel, devendo ocorrer at 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo. Comentrios: CERTA Art. 143 CLT - facultado ao empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. 1 - O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo. 2 - Tratando-se de frias coletivas, a converso a que se refere este artigo dever ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concesso do abono. 3o O disposto neste artigo no se aplica aos empregados sob o regime de tempo parcial.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

59

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 5.13.Questes FCC sem comentrios: 1. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 11 Regio 2012) Ana, Bruna, Camila e Doralice so empregadas da empresa Meninas. Hoje, a variao diria de horrio no registro de ponto das empregadas foi a seguinte: Ana: 7 minutos; Bruna: 16 minutos; Camila: 5 minutos e Doralice: 4 minutos. Nestes casos, no sero descontadas e nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto APENAS de (A) Ana e Bruna. (B) Bruna. (C) Camila e Doralice. (D) Doralice. (E) Ana, Camila e Doralice. 2. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 11 Regio 2012) No tocante s horas in itinere, considere: I. Afasta o direito s horas in itinere o fato do empregador no cobrar pelo fornecimento do transporte para local de difcil acesso. II. A mera insuficincia de transporte pblico enseja o pagamento das horas in itinere. III. A Consolidao das Leis do Trabalho, permite o desconto de 10% dos gastos com transporte do empregado quando do pagamento das horas in itinere. IV. Se o transporte regular existir, mas em horrio incompatvel com a jornada de trabalho do obreiro, este ter direito ao pagamento das horas in itinere. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) I e IV. (C) II. (D) II e III. (E) IV.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

60

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3. (FCC- Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Mrio empregado da empresa M e labora em regime de revezamento. Semana passada, ele laborou em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, havendo prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas. Neste caso, essas horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas devem ser remuneradas (A) como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional em sua integralidade. (B) como extraordinrias, mas sem o respectivo adicional em razo do trabalho em regime de revezamento. (C) normalmente, no sendo consideradas extraordinrias em razo do trabalho em regime de revezamento. (D) como extraordinrias, mas com reduo de 50% do respectivo adicional, tratando-se de norma especfica aplicada ao empregado que labora em regime de revezamento. (E) como extraordinrias, mas na base de 1/3 sobre o respectivo adicional, tratando-se de norma especfica aplicada ao empregado que labora em regime de revezamento. 4. (FCC PGEAM 2010) O horrio noturno do empregado urbano das (A) 20:00 s 4:00 horas. (B) 20:00 s 5:00 horas. (C) 20:00 s 6:00 horas. (D) 21:00 s 5:00 horas. (E) 22:00 s 5:00 horas. 5. (FCC Tcnico Judicirio TRT-Campinas/2009) Maria empregada da empresa KILO e Moiss empregado da empresa LITRO. Ambos receberam um comunicado de suas empregadoras avisando que a partir do ms seguinte haver, alm do intervalo intrajornada, para alimentao e repouso, um intervalo de quinze minutos para caf da manh e um intervalo de quinze minutos para o lanche da tarde. Considerando que a empresa KILO fornecer gratuitamente a alimentao de todas as refeies e que a empresa LITRO cobrar R$ 50,00 pelas refeies, que Maria e Moiss tero um acrscimo de trinta minutos em sua jornada de trabalho, e que Moiss possui jornada de trabalho diria de seis horas, correto afirmar que (A) somente Moiss ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque a empresa LITRO est efetuando cobrana monetria das refeies fornecidas. Profa. Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br 61

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (B) nenhum dos empregados ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque a alimentao regular considerada benfica sade dos obreiros. (C) Maria e Moiss tero direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque representaro tempo disposio da empresa. (D) somente Moiss ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque possui jornada de trabalho reduzida. (E) somente Moiss ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, mas a remunerao do servio extraordinrio ser reduzida pela metade em razo dos benefcios trazidos com a alimentao. 6. (FCC/Juiz do Trabalho- TRT 11 Regio/2007) Os intervalos intrajornada e semanal esto previstos em lei. Partindo-se desta premissa, correto afirmar:(A) (B) (C) (D) (E) I. Se a jornada diria do empregado for interrompida pela concesso do intervalo de, no mnimo, uma hora de durao, isso no descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento, e a jornada continuar a ser de 6 horas dirias. II. Se a jornada diria do empregado for interrompida pela concesso do intervalo de, no mnimo, uma hora de durao, estar descaracterizado o turno ininterrupto de revezamento, e a jornada passar a ser de 8 horas dirias. III. Se a jornada diria do empregado for interrompida pela concesso do intervalo de, no mnimo, uma hora de durao, estar descaracterizado o turno ininterrupto de revezamento, e a jornada passar a ser de 7 horas dirias. IV. A interrupo diria destinada ao repouso e alimentao ou semanal descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento, estabelecendo jornada que s pode ser ajustada em negociao coletiva. 7. (FCC- TRT/MG Tcnico Judicirio/2009) O adicional noturno deve ser pago aos trabalhadores que exeram suas atividades entre (A) 20 e as 3 horas, se rurais, trabalhando na agricultura. (B) 20 e as 6 horas, se rurais, trabalhando na pecuria. (C) 21 e as 5 horas, se urbanos. (D) 21 e as 4 horas, se urbanos. (E) 22 e as 5 horas, se urbanos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

62

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

8. (FCC- Tcnico Judicirio TRT-CE/2009) Considere as assertivas a respeito do intervalo intrajornada. I. Pessoa que trabalha cinco horas, obrigatoriamente ter um intervalo para repouso ou alimentao de, no mnimo, meia hora. II. Pessoa que trabalha, continuamente, oito horas dirias, obrigatoriamente ter um intervalo para repouso ou alimentao de, no mnimo, uma hora, no podendo exceder duas horas, salvo acordo escrito,ou conveno ou acordo coletivo em contrrio. III. Os intervalos de descanso sero computados na durao do trabalho. IV. Quando o intervalo para o repouso e alimentao no for concedido pelo empregador, este ficar obrigado a remunerar o perodo correspondente com um acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho. correto o que se afirma APENAS em: (A) I e III. (B) II e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV. 9. (FCC - Analista Judicirio TRT 9 Regio - 2010) Joo trabalha na empresa X das 22:00 s 5:00 horas,sendo que, s vezes, estende a sua jornada de trabalho at s 8 horas; no possui qualquer acordo de compensao de horas laboradas. Tendo em vista que Joo cumpre jornada de trabalho noturna, tem diversos direitos trabalhistas, dentre eles (A) o pagamento de adicional noturno no inferior a 20% sobre a hora diurna, sendo que este adicional integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. (B) a hora do trabalho noturno reduzida e computada como de 50 minutos e 30 segundos. (C) o pagamento de adicional noturno no inferior a 30% sobre a hora diurna, sendo que este adicional integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. (D) a hora do trabalho noturno reduzida e computada como de 55 minutos e 15 segundos. (E) o pagamento de adicional noturno no inferior a 30% sobre a hora diurna, sendo que este adicional no integrar a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

63

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 10. (FCC Analista Judicirio rea Judiciria TRT 23 Regio 2011) O empregado sujeito a controle de horrio remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de no mnimo a) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas na semana, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas divididas por quatro. b) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas na semana, considerando-se como divisor a mdia do nmero de horas efetivamente trabalhadas. c) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas. d) 60% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas na semana, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas divididas por quatro. e) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas. 11. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 4 Regio 2011) Gabrielle laborava para a empresa H desde o ano de 2006. Em janeiro de 2007 comeou a realizar horas extras habituais, consubstanciada em uma hora extra por dia. Em janeiro de 2010 a empresa H suprimiu as horas extras que Gabrielle prestava habitualmente. Neste caso, a empregada. (a) no tem direito indenizao tendo em vista que estas horas extras j esto incorporadas na sua remunerao. (b) tem direito a uma indenizao correspondente a um ms de horas extras suprimidas multiplicadas por trs. (c) tem direito a uma indenizao correspondente a um ms de horas extras suprimidas multiplicadas por doze. (d) tem direito a uma indenizao correspondente a doze meses de horas extras suprimidas multiplicadas por trs. (e) tem direito a uma indenizao correspondente a doze meses de horas extras suprimidas multiplicadas por quatro.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

64

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 12. (FCC - Tcnico Judicirio/TRT Campinas/2009) Maria iniciou o gozo de suas frias ainda no perodo concessivo, mas terminou aps o referido perodo. Neste caso, (A) Marta ter direito a uma indenizao equivalente ao valor do seu ltimo salrio, em razo da infrao administrativa cometida pela empresa. (B) como Marta iniciou o gozo de suas frias no perodo concessivo, todos os dias sero remunerados de forma simples. (C) como Marta terminou o gozo de suas frias aps o perodo concessivo, todos os dias sero remunerados em dobro. (D) os dias de frias gozadas aps o perodo concessivo devero ser remunerados em dobro. (E) Marta ter direito a uma indenizao equivalente ao valor do seu ltimo salrio, em razo da infrao legal cometida pela empresa. 13. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) O empregado que se demite sem antes completar doze meses de servio (A) s tem direito a frias proporcionais se houver dispositivo contratual especfico. (B) s tem direito a frias proporcionais se houver previso em conveno coletiva da categoria ou acordo normativo. (C) tem direito a frias proporcionais. (D) no tem direito a frias proporcionais em nenhuma hiptese. (E) tem direito a frias proporcionais reduzida da metade. 14. (FCC - Analista Judicirio/TRT- GO/2008) Samanta, Joo e Diego so empregados da empresa GGG na modalidade de regime de tempo parcial com jornada semanal, respectivamente, de vinte horas, cinco horas e vinte e cinco horas. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o gozo de dezoito dias de frias caber legalmente apenas a (A) Diego e Samanta. (B) Samanta. (C) Joo. (D) Diego. (E) Diego e Joo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

65

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 15. (FCC Analista Judic. Exec. de Mandados - TRT/CE 2009) Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. Os trabalhadores sujeitos ao regime de tempo parcial tm assegurado o direito a frias aps 12 meses de vigncia do contrato de trabalho, porm em quantidade inferior a trinta dias. Havendo faltas injustificadas ao trabalho em nmero superior a sete durante o perodo aquisitivo, o trabalhador sujeito ao aludido regime de trabalho perder o direito s frias. II. O perodo em que o empregado permanecer preso preventivamente no ser considerado falta ao servio para desconto dos dias de frias, quando for ele absolvido no processo criminal. III. No perder o direito s frias o empregado que, no perodo aquisitivo, deixar o emprego e for readmitido quarenta e cinco dias aps a sua sada. IV. O tempo de trabalho anterior apresentao do empregado para o servio militar obrigatrio ser computado no perodo aquisitivo, desde que ele comparea ao estabelecimento dentro de quatro meses da data em que se verificar a respectiva baixa. a) Todas as proposies so falsas. b) Somente as proposies I, II e III so falsas. c) Somente as proposies II e III so falsas. d) Somente as proposies I e IV so falsas. e) Somente a proposio II falsa.

---------------------------------------------------------------------------Marquem aqui o gabarito de vocs! 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

----------------------------------------------------------------------------

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

66

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

5.14. Questes FCC comentadas: 1. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 11 Regio 2012) Ana, Bruna, Camila e Doralice so empregadas da empresa Meninas. Hoje, a variao diria de horrio no registro de ponto das empregadas foi a seguinte: Ana: 7 minutos; Bruna: 16 minutos; Camila: 5 minutos e Doralice: 4 minutos. Nestes casos, no sero descontadas e nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto APENAS de (A) Ana e Bruna. (B) Bruna. (C) Camila e Doralice. (D) Doralice. (E) Ana, Camila e Doralice. Comentrios: Letra E. As variaes no registro de ponto de Ana, Camila e Doralice no sero computadas como jornada extraordinria porque no ultrapassaram os dez minutos dirios. Art. 58 da CLT A durao normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, no exceder de 8 horas dirias, desde que no seja fixado expressamente outro limite. 1 - No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de 5 minutos, observado o limite mximo de 10 minutos dirios. 2 - O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o empregador fornecer a conduo. Smula 429 do TST Considera-se disposio do empregador, na forma do art. 4 da CLT, o tempo necessrio ao deslocamento do trabalhador entre a portaria da empresa e o local de trabalho, desde que supere o limite de 10 (dez) minutos dirios.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

67

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 11 Regio 2012) No tocante s horas in itinere, considere: I. Afasta o direito s horas in itinere o fato do empregador no cobrar pelo fornecimento do transporte para local de difcil acesso. II. A mera insuficincia de transporte pblico enseja o pagamento das horas in itinere. III. A Consolidao das Leis do Trabalho, permite o desconto de 10% dos gastos com transporte do empregado quando do pagamento das horas in itinere. IV. Se o transporte regular existir, mas em horrio incompatvel com a jornada de trabalho do obreiro, este ter direito ao pagamento das horas in itinere. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) I e IV. (C) II. (D) II e III. (E) IV. Comentrios: Letra E. Considera-se jornada in itinere o tempo de deslocamento do empregado de sua residncia para o trabalho e o seu retorno do seu trabalho para a sua residncia. I. ERRADA (Smula 320 do TST)

Smula 320 TST O fato de o empregador cobrar, parcialmente ou no, importncia pelo transporte fornecido, para local de difcil acesso ou no servido por transporte regular, no afasta o direito percepo das horas in itinere. II - ERRADA (Smula 90, III do TST). III- ERRADA. IV-CERTA (Smula 90, II do TST) Smula 90 TST I- O tempo despendido pelo empregado, em conduo fornecida pelo empregador at o local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico regular e para o seu retorno computvel na jornada de trabalho. II- A incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular circunstncia que tambm gera direito s horas in itinere. III- A mera insuficincia de transporte pblico no enseja o pagamento de horas in itinere.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

68

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

IV- Se houver transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, as horas in itinere remuneradas limitamse ao trecho no servido por transporte pblico. V- Considerando que as horas in itinere so computadas na jornada de trabalho, o tempo que extrapola a jornada legal considerado como extraordinrio. 3. (FCC- Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Mrio empregado da empresa M e labora em regime de revezamento. Semana passada, ele laborou em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, havendo prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas. Neste caso, essas horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas devem ser remuneradas (A) como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional em sua integralidade. (B) como extraordinrias, mas sem o respectivo adicional em razo do trabalho em regime de revezamento. (C) normalmente, no sendo consideradas extraordinrias em razo do trabalho em regime de revezamento. (D) como extraordinrias, mas com reduo de 50% do respectivo adicional, tratando-se de norma especfica aplicada ao empregado que labora em regime de revezamento. (E) como extraordinrias, mas na base de 1/3 sobre o respectivo adicional, tratando-se de norma especfica aplicada ao empregado que labora em regime de revezamento. Comentrios: Letra A. o que estabelece a Smula 110 do TST. Smula 110 do TST No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

69

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

4. (FCC PGEAM 2010) O horrio noturno do empregado urbano das (A) 20:00 s 4:00 horas. (B) 20:00 s 5:00 horas. (C) 20:00 s 6:00 horas. (D) 21:00 s 5:00 horas. (E) 22:00 s 5:00 horas. Comentrios: Letra E. O horrio de 22 s 5 horas do dia seguinte. 5. (FCC Tcnico Judicirio TRT-Campinas/2009) Maria empregada da empresa KILO e Moiss empregado da empresa LITRO. Ambos receberam um comunicado de suas empregadoras avisando que a partir do ms seguinte haver, alm do intervalo intrajornada, para alimentao e repouso, um intervalo de quinze minutos para caf da manh e um intervalo de quinze minutos para o lanche da tarde. Considerando que a empresa KILO fornecer gratuitamente a alimentao de todas as refeies e que a empresa LITRO cobrar R$ 50,00 pelas refeies, que Maria e Moiss tero um acrscimo de trinta minutos em sua jornada de trabalho, e que Moiss possui jornada de trabalho diria de seis horas, correto afirmar que (A) somente Moiss ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque a empresa LITRO est efetuando cobrana monetria das refeies fornecidas. (B) nenhum dos empregados ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque a alimentao regular considerada benfica sade dos obreiros. (C) Maria e Moiss tero direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque representaro tempo disposio da empresa. (D) somente Moiss ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, porque possui jornada de trabalho reduzida. (E) somente Moiss ter direito ao recebimento de trinta minutos remunerados como servio extraordinrio, mas a remunerao do servio extraordinrio ser reduzida pela metade em razo dos benefcios trazidos com a alimentao. Comentrios: A letra C est correta porque menciona o entendimento sumulado do TST, observem:

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

70

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 118 do TST Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, no previstos em lei, representam tempo disposio da empresa, remunerados como servio extraordinrio, se acrescidos ao final da jornada. 6. (FCC/Juiz do Trabalho - TRT 11 Regio/2007) Os intervalos intrajornada e semanal esto previstos em lei. Partindo-se desta premissa, correto afirmar:A) (B) (C) (D) (E) I. Se a jornada diria do empregado for interrompida pela concesso do intervalo de, no mnimo, uma hora de durao, isso no descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento, e a jornada continuar a ser de 6 horas dirias. II. Se a jornada diria do empregado for interrompida pela concesso do intervalo de, no mnimo, uma hora de durao, estar descaracterizado o turno ininterrupto de revezamento, e a jornada passar a ser de 8 horas dirias. III. Se a jornada diria do empregado for interrompida pela concesso do intervalo de, no mnimo, uma hora de durao, estar descaracterizado o turno ininterrupto de revezamento, e a jornada passar a ser de 7 horas dirias. IV. A interrupo diria destinada ao repouso e alimentao ou semanal descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento, estabelecendo jornada que s pode ser ajustada em negociao coletiva. Comentrios: A questo abordou a smula 360 do TST e, portanto, apenas a assertiva I est correta. Smula 360 do TST A interrupo do trabalho destinada a repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para repouso semanal, no descaracteriza o turno de revezamento com jornada de 6 (seis) horas previsto no art. 7, XIV, da CF/1988. 7. (FCC- TRT/MG Tcnico Judicirio/2009) O adicional noturno deve ser pago aos trabalhadores que exeram suas atividades entre (A) 20 e as 3 horas, se rurais, trabalhando na agricultura. (B) 20 e as 6 horas, se rurais, trabalhando na pecuria. (C) 21 e as 5 horas, se urbanos. (D) 21 e as 4 horas, se urbanos. (E) 22 e as 5 horas, se urbanos.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

71

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra E. Nas provas de concursos de um modo geral so abordadas as diferenas entre o trabalho noturno urbano e rural, como fez a FCC nesta questo. Trabalhador Rural Adicional noturno Hora noturna Horrio noturno 25% 60 minutos Lavoura entre 21h e 5h do dia seguinte Pecuria entre 20h e 4h do dia seguinte 8. (FCC- Tcnico Judicirio TRT-CE/2009) Considere as assertivas a respeito do intervalo intrajornada. I. Pessoa que trabalha cinco horas, obrigatoriamente ter um intervalo para repouso ou alimentao de, no mnimo, meia hora. II. Pessoa que trabalha, continuamente, oito horas dirias, obrigatoriamente ter um intervalo para repouso ou alimentao de, no mnimo, uma hora, no podendo exceder duas horas, salvo acordo escrito,ou conveno ou acordo coletivo em contrrio. III. Os intervalos de descanso sero computados na durao do trabalho. IV. Quando o intervalo para o repouso e alimentao no for concedido pelo empregador, este ficar obrigado a remunerar o perodo correspondente com um acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho. correto o que se afirma APENAS em: (A) I e III. (B) II e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV. Comentrios: Letra B. I- Incorreta. O empregado cuja durao do trabalho contnuo exceda de quatro horas at o limite de seis horas ter direito a um intervalo intrajornada de 15 minutos. Portanto quem trabalha cinco horas ter o direito a um intervalo de 15 minutos (art. 71 da CLT). Art. 71 1 da CLT No excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, ser, entretanto, obrigatrio um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a durao ultrapassar 4 (quatro) horas. Trabalhador Urbano 20% 52 minutos e 30 segundos Entre 22h e 5h do dia seguinte

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

72

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva II- Correta (art. 71, caput da CLT). Art. 71 da CLT Em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de 6 (seis) horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de 2 (duas) horas. III- Incorreta. Art. 71 2 da CLT Os intervalos de descanso no sero computados na durao do trabalho. IV- Correta. Art. 71 4 da CLT Quando o intervalo para repouso e alimentao, previsto neste artigo, no for concedido pelo empregador, este ficar obrigado a remunerar o perodo correspondente com um acrscimo de no mnimo 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho. 9. (FCC - Analista Judicirio TRT 9 Regio - 2010) Joo trabalha na empresa X das 22:00 s 5:00 horas,sendo que, s vezes, estende a sua jornada de trabalho at s 8 horas; no possui qualquer acordo de compensao de horas laboradas. Tendo em vista que Joo cumpre jornada de trabalho noturna, tem diversos direitos trabalhistas, dentre eles (A) o pagamento de adicional noturno no inferior a 20% sobre a hora diurna, sendo que este adicional integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. (B) a hora do trabalho noturno reduzida e computada como de 50 minutos e 30 segundos. (C) o pagamento de adicional noturno no inferior a 30% sobre a hora diurna, sendo que este adicional integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. (D) a hora do trabalho noturno reduzida e computada como de 55 minutos e 15 segundos. (E) o pagamento de adicional noturno no inferior a 30% sobre a hora diurna, sendo que este adicional no integrar a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

73

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra A. OJ 97 da SDI-1 do TST O adicional noturno integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. 10. (FCC Analista Judicirio rea Judiciria TRT 23 Regio 2011) O empregado sujeito a controle de horrio remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de no mnimo a) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas na semana, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas divididas por quatro. b) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas na semana, considerando-se como divisor a mdia do nmero de horas efetivamente trabalhadas. c) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas. d) 60% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas na semana, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas divididas por quatro. e) 50% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas. Comentrios: Letra C (Smula 340 do TST). Smula 340 do TST O empregado sujeito a controle de horrio, remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de no mnimo 50% pelo trabalho em horas extras calculado sobre o valor-hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas. 11. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 4 Regio 2011) Gabrielle laborava para a empresa H desde o ano de 2006. Em janeiro de 2007 comeou a realizar horas extras habituais, consubstanciada em uma hora extra por dia. Em janeiro de 2010 a empresa H suprimiu as horas extras que Gabrielle prestava habitualmente. Neste caso, a empregada (a) no tem direito indenizao tendo em vista que estas horas extras j esto incorporadas na sua remunerao. (b) tem direito a uma indenizao correspondente a um ms de horas extras suprimidas multiplicadas por trs.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

74

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (c) tem direito a uma indenizao correspondente a um ms de horas extras suprimidas multiplicadas por doze. (d) tem direito a uma indenizao correspondente a doze meses de horas extras suprimidas multiplicadas por trs. (e) tem direito a uma indenizao correspondente a doze meses de horas extras suprimidas multiplicadas por quatro. Comentrios: Letra B (Smula 291 do TST). Smula 291 do TST REDAO ATUAL: A supresso total ou parcial, pelo empregador, de servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de 1 (um) ms das horas suprimidas, total ou parcialmente, para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares nos 12 (doze) meses anteriores mudana, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. 12. (FCC - Tcnico Judicirio/TRT Campinas/2009) Maria iniciou o gozo de suas frias ainda no perodo concessivo, mas terminou aps o referido perodo. Neste caso, (A) Marta ter direito a uma indenizao equivalente ao valor do seu ltimo salrio, em razo da infrao administrativa cometida pela empresa. (B) como Marta iniciou o gozo de suas frias no perodo concessivo, todos os dias sero remunerados de forma simples. (C) como Marta terminou o gozo de suas frias aps o perodo concessivo, todos os dias sero remunerados em dobro. (D) os dias de frias gozadas aps o perodo concessivo devero ser remunerados em dobro. (E) Marta ter direito a uma indenizao equivalente ao valor do seu ltimo salrio, em razo da infrao legal cometida pela empresa. Comentrios: Letra D. Perodo Concessivo de frias aquele perodo de at doze meses, que aps os doze meses anteriores completos de aquisio do direito s frias, o empregador dever conceder o gozo das mesmas. Quando as frias no forem concedidas nos doze meses a contar do trmino do perodo aquisitivo elas devero ser concedidas em dobro.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

75

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 134 da CLT As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. Esta questo da FCC abordou a literalidade da Smula 81 do TST. Smula 81 do TST Os dias de frias gozados aps o perodo legal de concesso devero ser remunerados em dobro 13. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) O empregado que se demite sem antes completar doze meses de servio (A) s tem direito a frias proporcionais se houver dispositivo contratual especfico. (B) s tem direito a frias proporcionais se houver previso em conveno coletiva da categoria ou acordo normativo. (C) tem direito a frias proporcionais. (D) no tem direito a frias proporcionais em nenhuma hiptese. (E) tem direito a frias proporcionais reduzida da metade. Comentrios: Letra C. O empregado que se demite antes de completar doze meses de servio ter direito s frias proporcionais, conforme o entendimento sumulado do TST. Smula 261 do TST O empregado que se demite antes de complementar 12 (doze) meses de servio tem direito a frias proporcionais. 14. (FCC - Analista Judicirio/TRT- GO/2008) Samanta, Joo e Diego so empregados da empresa GGG na modalidade de regime de tempo parcial com jornada semanal, respectivamente, de vinte horas, cinco horas e vinte e cinco horas. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o gozo de dezoito dias de frias caber legalmente apenas a (A) Diego e Samanta. (B) Samanta. (C) Joo. (D) Diego. (E) Diego e Joo.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

76

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra D. Os artigos 130 e 130-A da CLT so muito cobrados em concursos pblicos, o primeiro trata do perodo e da gradao das frias dos empregados que trabalhem no regime normal de contrato de trabalho. J o segundo refere-se s frias do empregado que possua um contrato de trabalho a tempo parcial. Art. 130-A da CLT - Na modalidade do regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - dezoito dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte e duas horas, at vinte e cinco horas; II - dezesseis dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte horas, at vinte e duas horas; III - quatorze dias, para a durao do trabalho semanal superior a quinze horas, at vinte horas; IV - doze dias, para a durao do trabalho semanal superior a dez horas, at quinze horas; V - dez dias, para a durao do trabalho semanal superior a cinco horas, at dez horas; VI - oito dias, para a durao do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade.

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

77

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 15. (FCC Analista Judic. Exec. de Mandados - TRT/CE 2009) Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. Os trabalhadores sujeitos ao regime de tempo parcial tm assegurado o direito a frias aps 12 meses de vigncia do contrato de trabalho, porm em quantidade inferior a trinta dias. Havendo faltas injustificadas ao trabalho em nmero superior a sete durante o perodo aquisitivo, o trabalhador sujeito ao aludido regime de trabalho perder o direito s frias. II. O perodo em que o empregado permanecer preso preventivamente no ser considerado falta ao servio para desconto dos dias de frias, quando for ele absolvido no processo criminal. III. No perder o direito s frias o empregado que, no perodo aquisitivo, deixar o emprego e for readmitido quarenta e cinco dias aps a sua sada. IV. O tempo de trabalho anterior apresentao do empregado para o servio militar obrigatrio ser computado no perodo aquisitivo, desde que ele comparea ao estabelecimento dentro de quatro meses da data em que se verificar a respectiva baixa. a) Todas as proposies so falsas. b) Somente as proposies I, II e III so falsas. c) Somente as proposies II e III so falsas. d) Somente as proposies I e IV so falsas. e) Somente a proposio II falsa. Comentrios: Letra D. I- Incorreta. (art. 130-A da CLT). II- Correta. (art. 131, V da CLT). III- Correta. (art. 133, I da CLT). IV- Incorreta. (art. 132 da CLT) Art. 132 da CLT O tempo de trabalho anterior apresentao do empregado para servio militar obrigatrio ser computado no perodo aquisitivo, desde que ele comparea ao estabelecimento dentro de 90 (noventa) dias da data em que se verificar a respectiva baixa. ---------------------------------------------------------------------------Gabarito: 01. E 06. I certa 11. B 02. E 07. E 12. D 03. A 08. B 13. C 04. E 09. A 14. D 05. C 10. C 15. D

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

78

PACOTE Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Bem chegamos ao final de nossa aula de hoje! Bons estudos! At a nossa prxima aula! Abraos a todos, Dborah Paiva professoradeborahpaiva@blogspot.com deborah@pontodosconcursos.com.br

Profa. Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

79

You might also like