You are on page 1of 16

(*) Ubiracy de Souza Braga.Dr. em Sociologia. Prof. do Dpt. de Cincias Sociais e do Mestrado em Polticas Pblicas e Sociedade da UECE.

31

Ubiracy de Souza Braga*


O Prximo e o Distante:
Incurso preliminar sobre Teoria e Aporia, Poltica e Desejo no pensamento social de Varnhagen (1816 - 1878) sobre o descobrimento do Brasil.**
R E S U M O : A experincia distante ensinou-nos a descentrar nosso olhar. E pouco importa que sejamos de certo modo beneficirios, pois estamos longe, cada qual a seu modo, de dominar todos os aspectos dessas novas civilizaes e culturas. O mundo da vida e da experincia espiritual j no tem mais as dimenses exatas daquele no qual pensamos viver, pois vivemos num mundo que ainda no aprendemos a olhar. Deveramos tirar proveito dessa experincia? o que se pretende analisar tomando como referncia o pensamento social de F. A. de Varnhagen (1816-1878). Nele h caractersticas comuns com as quais estamos refletindo no iderio dos 500 anos e que talvez, proporcionem outro tipo de compreenso explicativa, se comparadas em suas distines qualitativas. Varnhagen foi um conservador em idias e na concepo de um Estado nacional brasileiro, imbudo na construo ideal da nao. Idia que no curso da histria ganha foro com a imprescindibilidade da interveno do Estado e o papel que ocupa o intelectual nesta relao principalmente nos dias de hoje.
Palavras-chave: Colonizao portuguesa; teoria da histria; poltica; aporia; nao; nacionalidade.

O sangue fecundo, quando bem derramado, e a conquista de glrias to necessria a um povo-nao como o aumento de suas rendas. Francisco Adolfo de Varnhagen (1847).

oram os historiadores os primeiros cientistas a estudarem as vicissitudes dos problemas humanos. E, como sabemos, o sculo 16 foi a poca em que essa familiaridade se completou. A cosmologia moderna que diz respeito ao debate filosfico de discernimento do pensamento humanista, na historia do moderno pensamento europeu, diz respeito a ampla difuso dos estudos histricos, e em particular daqueles que situavam a concepo de processo, mudana, evoluo no centro da sua anlise e a reconhecem como a categoria fundamental desse pensamento. Este gnero de histria surgiu pela primeira vez em meados do sculo 18. Bury, Turgot,
O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002

(**)Comunicao apresentada na MesaRedonda: A construo tnica e a idia de Brasil do III Encontro Regional da ANPUH (Des)Caminhos da Colonizao, 4 a 7/12/ 2000, UFES, Vitria, ES.

32

Ubiracy de Souza Braga

Voltaire, depois na Encyclopdie e a partir de ento um lugarcomum. Meio sculo mais tarde ocorria a famosa idia de evoluo. Idia central que destri a concepo de tipos permanentes para referirem-se s espcies, mas que antes existem e deixam de existir condicionadas pelo tempo. A exposio mais sistemtica ocorreu em Bergson. A noo de desenvolvimento passa a ser central depois dessa concepo e, para o bem ou para o mal at os dias de hoje. Mesmo a idia de progresso, que implicava que o depois pudesse ser explicado em funo do antes, encalhou, de certo modo nos recifes do sculo 20, ao sair das esperanas ou das iluses que acompanharam a travessia do mar aberto pelo sculo 19. Esse questionamento, a bem dizer, refere-se a vrias ocorrncias distintas entre si que no atestam um progresso moral da humanidade, e sim, uma dvida sobre a histria como portadora de sentido, dvida renovada, essencialmente no que se refere ao seu mtodo, a seu objeto e mais fundamentalmente nas grandes dificuldades no s em fazer do tempo um princpio de inteligibilidade, como ainda mais, em inserir a um princpio de identidade. A histria: isto , uma srie de acontecimentos reconhecidos como acontecimentos por muitos, acontecimentos que podemos pensar que importaro aos olhos dos historiadores de amanh e aos quais cada um de ns, por mais consciente que seja de nada representar nesse caso pode vincular algumas circunstncias ou imagens particulares, como se fosse a cada dia menos verdadeiro que os homens, que fazem a histria (pois, seno, quem mais?), no sabem que a fazem. Se a experincia distante, para Aug (1992) ensinou-nos a descentrar nosso olhar, temos que tirar proveito dessa experincia. O mundo da supermodernidade (surmodernit) no tem mais as dimenses exatas daquele no qual pensamos viver, pois vivemos num mundo que ainda no aprendemos a olhar. Varnhagem, ao que parece soube tirar proveito dessa experincia, tal qual Montesquieu o fizera um sculo antes (Althusser,1977), pois penetrava na massa infinita dos documentos e dos textos, na imensa herana das histrias, crnicas, recolhas e compilaes, apenas para lhes captar a lgica, para lhes perceber a razo. Outras vezes julgava-se naquele universo gigantesco de dados minsculos, perdido como nas ondas do alto mar. Este Montesquieu, que tem tanto amor pelos navios que lhes estuda o desenho dos cascos, que se interessa pelos primeiros priplos a ponto de seguir os cartaginenses ao longo da costa da frica, e os espanhis at s ndias, sentia como que uma afinidade com todos os destinos do mar. Tal como Montesquieu,

O Prximo e o Distante: incurso preliminar sobre a teoria a aporia, poltica e desejo no pensamento Social de Varnhagen (1816-1878) sobre o descobrimento do Brasil.

33

sabe que traz em si idias novas, que patenteia uma obra sem precedentes e se as suas ltimas palavras so para saudar a terra enfim conquistada, a primeira para advertir que partiu s, sem mestres, sem um pensamento por pai. Adverte tambm de que fala uma linguagem nova visto que diz verdades novas. At no pormenor da linguagem se sente o orgulho de um autor que carrega as palavras comuns que herda com os novos sentidos que descobre. Sente, no prprio instante em que est como que surpreendido por o ver nascer e tomado por ele, e ao longo dos trinta anos de trabalho que foram a sua carreira, que o seu pensamento abre para um mundo novo. Adquirimos o hbito desta descoberta (Althusser,1977: 13-14).
Em primeiro lugar devemos considerar que a sociologia nascida da colonizao europia cultus e culturus. E esta iluso que cria a dependncia em relao ao outro ensinou-nos a descentrar nosso olhar. E pouco importa que sejamos de certo modo beneficirios, pois estamos longe, cada qual a seu modo, de dominar todos os aspectos dessas novas civilizaes e culturas. Varnhagen soube tirar proveito da melhor forma dessa experincia. Diz ele:

Ao descobrir-se a Amrica, ou antes, ao colonizar-se ela, durante o sculo XVI, achavam-se no seu maior esplendor as duas naes do extremo ocidental da Europa, que nisso se empenhavam: assim as lnguas e literatura, sempre em harmonia com a ascendncia e decadncia dos estados, como verdadeira decorao que so de seus edifcios, tocavam ento o maior auge(...) O portugus poliu-se sem degenerar quase nada de sua filiao galego-asturiana, nem corromper o valor das articulaes latinas. O castelhano, procedente da mesma filiao, s chegou quele resultado, depois de arabizar-se muito, de adotar o gutural rabe, e de alterar insensivelmente outras articulaes latinas. O portugus de hoje o mais legtimo representante do antigo castelhano e do domnio romano na Espanha; e o castelhano moderno serve a comprovar quanto o domnio de uma nao estrangeira pode fazer variar um idioma j bastante formado. Mas, apesar desse polimento da lngua e literatura portuguesa, na poca em que se colonizava o Brasil, como se as letras se encolhessem
O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002

34

Ubiracy de Souza Braga

com medo do Atlntico, no passam elas com os novos colonos. No era no Brasil que os ambiciosos de glria tratavam de buscar louros para colher, pois que essa ambio elevada se satisfazia melhor na frica ou na sia. Ao Brasil, ia-se [sic] buscar cabedais, fazer fortuna; e as miras do literto alcanam mais alto, no aos gozos, nem mesmo s glrias terrenhas a que aspira: glria imortal (Varnhagen, 1847).
Em seguida, segundo a nossa argumentao, Varnhagen prope uma dificuldade tanto lgica quanto metodolgica, independentemente das possveis solues, criando deste modo as bases de uma aportica filosfica. Enfim, a poltica e o desejo do sonho colonizador aparece em seus traos embevecidos pela teoria e prtica do que produziu aquele continente que ainda hoje mal compreende a vida e a morte, seno vejamos:

Toda a guerra de alguns anos, quando bem dirigida, convm, de tempos em tempos, s naes, para as despertar de seu torpor. O sangue fecundo, quando bem derramado, e a conquista de glrias to necessria a um povo-nao como o aumento de suas rendas (Varnhagen, 1847).
Assim, o que se pretende analisar nestas linhas tomando como referncia o pensamento social de F. A. de Varnhagen, que h caractersticas comuns nos dias de hoje com as quais estamos refletindo no iderio dos 500 anos e que talvez, proporcionem outro tipo de compreenso explicativa, se comparadas em suas distines qualitativas. Varnhagen foi um conservador em idias mas arguto na concepo de um Estado nacional brasileiro, imbudo na construo i deal da nao. Idia que no curso da histria ganha foro com a imprescindibilidade da interveno do Estado e o papel que ocupa o intelectual nesta relao. Queremos dizer, de acordo com Certeau (1994), que estamos fazendo junto leitura e anlise tendo em vista que a atividade leitora apresenta, ao contrrio, todos os traos de uma produo silenciosa: flutuao atravs da pgina, metamorfose do texto pelo olho que viaja, improvisao e expectao de significados de certas palavras, interseces de espaos escritos, dana efmera. Mas incapaz de fazer um estoque, o leitor j que escreve e registra, como ofcio (de socilogo) garante-se contra o gasto do tempo a no ser pela compra do objeto (livro, imagem) que apenas o ersatz (o resduo ou a

O Prximo e o Distante: incurso preliminar sobre a teoria a aporia, poltica e desejo no pensamento Social de Varnhagen (1816-1878) sobre o descobrimento do Brasil.

35

promessa) de instantes perdidos na leitura. Ele insinua as astcias do prazer e de uma reapropriao no texto; a vai caar, ali transportado, ali se faz plural como os rudos do corpo1 . E mais, no se trata do desejo de saber do analista que torna possvel a situao, mas esta que torna possvel a existncia de um objeto de saber especfico e partindo de um desejo que pode visar a ele. Varnhagen (1816-1878) era filho de um oficial alemo, Frederico V, que outrora dirigiu a fbrica de ferro da provncia de So Paulo, e de uma portuguesa. Em sua obra ele faz acompanhar o seu nome das credenciais Visconde de Porto Seguro. Natural de Sorocaba. Paulista, nobre, morou pouco no Brasil. Residiu em Portugal desde os seis anos de idade. Sua formao em Lisboa, foi mais militar, tcnica e matemtica. Estudou tambm paleografia, diplomtica e economia poltica, embora possa-se dizer, que distanciou-se das trs principais correntes de pensamento de seu tempo: a filosofia clssica alem, a economia poltica clssica inglesa e o socialismo francs ignorados no que ele propsse a escrever. O que se pretende demonstrar no presente texto, tendo como paradigma o pensamento de F. A. de Varnhagen, em sua Histria Geral do Brasil2 , principalmente:

1 Michel de Certeau, A Inveno do cotidiano: 1 Artes de Fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 49.

que parece ser mais prprio e adequado compreender a obra de Varnhagen como a viso poltica do mundo de uma minoria social, que acaba por engrossar no correr da histria brasileira, ao mesmo tempo em que ganha maior ressonncia no mundo intelectual pela presena de autores - como Silvio Romero, Oliveira Vianna e Gilberto Freyre que, acreditamos, navegam em caminhos desbravados por Varnhagen (Odlia,1997:67).
Duas questes so essenciais para ns: 1a ) trata-se de um ensasta esquecido tanto no mbito daqueles que mais recentemente realizaram estudos de antropologia da civilizao3 , quanto os que estudaram etnias e culturas ou a etnologia brasileira4 , e, 2a ) naquilo que a etnocincia tenta reconstituir, a partir do momento em que se generaliza propondo uma anlise dos procedimentos cognitivos em ao num certo nmero de experincias. Salvo engano, no h uma sistematizao da etnografia ou etnolingstica realizada, tendo como eixo as teses levantadas por Varnhagen.
O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002

Francisco Adolfo de Varnhagen, Histria Geral do Brasil. Antes da sua separao e independncia de Portugal. So Paulo. Edies Melhoramentos. 7a edio integral, 1962. (vol. I-II; III-IV;V-VI); Francisco Adolfo de V a r n h a g e n , Correspondncia Ativa. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro / Ministrio de Educao e Cultura, 1961; 501 p.; Francisco Adolfo de Varnhagen, Varnhagen: histria / organizador (da coletnea) Nilo Odlia. So Paulo: tica, 1979; 176 p.; Jos Carlos Reis, As Identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora Fundao Getlio Vargas, 1999; Nilo Odlia, As Formas do Mesmo. Ensaios sobre o P e n s a m e n t o Historiogrfico de Varnhagen e Oliveira Vianna . So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1997, entre outros.
3 Cf. Darcy Ribeiro, Estudos de Antropologia da civilizao: as Amricas e a civilizao, processo de formao e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. Petrpolis (RJ): Vozes, 1979.

4 Cf. Florestan Fernandes, A Etnologia e a Sociologia no Brasil. So Paulo. Editora Anhambi, 1958; A investigao Etnolgica no Brasil e outros Ensaios. Petrpolis (RJ): Vozes, 1975; Egon Schaden, Leituras de Etnologia Brasileira. So Paulo: Cia Editora Nacional, 1976, para ficarmos nesses exemplos.

36

Ubiracy de Souza Braga

De acordo com Odlia,

a relativa obscuridade de Varnhagen, em vida, e a oposio que sofreu parecem estar ligadas ao fato de que sua concepo de uma Nao branca englobava no s os ideais europeus, mas tambm insistia na preservao de traos indgenas e negros, especialmente quanto ao fato de que o homem brasileiro no deveria esquecer ser o fruto das trs etnias. Sua teoria da miscigenao, por outro lado, encobria tambm um ataque escravido e prenunciava sua extino. No momento em que foi formulada, no deixava de ser uma teoria incmoda e delicada. Se hoje ela pode ser intil, ontem foi pertubadora (Odlia,1997:67-68).
O projeto de colonizao do Brasil evidencia a criao do primeiro pas planetrio. Foi Varnhagen o primeiro a vislumbrar o recurso da colonizao em funo do monoplio da terra com o exclusivismo colonial e comercial portugus:

a denominao de Brasil veio a fazer-se extensiva ao conjunto de todas as colnias portuguesas neste continente, as quais emancipando-se, vieram a constituir o atual imprio braslico, hoje em dia um dos Estados de maior extenso do globo, de cuja superfcie terrestre abrange proximamente a dcima quinta parte(Varnhagen,1962:13).
Da ser fcil admitir que, sem passado, o Brasil se constitua por suas relaes internacionais. A sua conquista e a sua construo artificial foram operaes que envolveram desde a tecnologia mediterrnea do refinamento do acar e os capitais dos Pases Baixos at a gesto poltica operacional portuguesa. Implicou na transferncia de milhes de homens e mulheres na Europa, frica e posteriormente Oriente. No podemos esquecer que o projeto ibrico de colonizao do Brasil contemplava, tambm, uma formidvel aliana de classes priorizando a classe senhorial portuguesa em decadncia, a nascente burguesia comercial e o estamento do clero que no apenas abenoava o projeto quando o justificava ideologicamente. De fato o mundo se concentrava e se misturava na artificialidade do Brasil novo e moderno, no qual sujeitos e objetos humanos e naturais existem para proporcionar riquezas e gozo5 .

Gislio Cerqueira Filho, A Ideologia do Favor e a Ignorncia Simblica da Lei. Rio de Janeiro: Centro Unificado de Ensino e Pesquisa CEUEP/ViceGovernadoria do Rio de Janeiro, 1993, p. 12.

O Prximo e o Distante: incurso preliminar sobre a teoria a aporia, poltica e desejo no pensamento Social de Varnhagen (1816-1878) sobre o descobrimento do Brasil.

37

Varnhagen era, portanto, um historiador engajado, militante, apesar de pretender produzir uma histria imparcial e objetiva. Em verdade, Ele uma voz que cem anos depois to atual quanto o foi no momento em que se fez ouvir. Ele o orculo de uma situao que se perpetua porque infinita a tarefa, quando s eleitos e taumaturgos so convocados para a sua realizao que deveria ser a obra comum de todos; porque ela ininteligvel, quando o poder e o saber so privilgios que no se repartem; porque ela infinda, quando o quer se realiza pressupe o tutelador e o tutelado (Odlia,1997:42). Ele defender a sociedade escravista e uma sociedade com cidadania restrita. Seu olhar sobre a histria do Brasil , portanto, o olhar do colonizador portugus. Ele inicia a corrente de interpretao do Brasil que articular os sentimentos e interesses daqueles que foram considerados os descobridores do Brasil. Ele reconstri o Brasil submetendo-o lgica do descobridor e conquistador. A opo irrecorrvel por uma nao branca e europia, nasce, segundo Varnhagen, como o fruto amadurecido e temperado de uma experincia histrica em que as linhas da nova nao so legadas e determinadas por uma civilizao superior. Aos demais grupos tnicos e culturais, considerados vencidos, s lhes resta uma participao passiva no projeto nacional e apenas na medida em que se deixarem ou forem absorvidos e integrados, racial e culturalmente, pelo branco nica fonte de legitimao, pois dele decorrem os valores bsicos da nova nacionalidade. Formao social marcada pela explorao de carter colonial e escravista o Brasil sintoma de uma tragdia inscrita em sua memria. No designa filiao nenhuma mas o nome comum de quem trabalha explorado, na explorao do pau-brasil. E o nome, como sabemos, fio de Ariana que guia o investigador no labirinto documental em todas as sociedades conhecidas6 . Quando Varnhagen afirma que Terra do Brasil, ou somente Brasil, foi o nome dado pelos portugueses parte mais oriental do novo continente, em virtude de haverem a encontrado, em abundncia, certo lenho, que subministrou ao comrcio uma tinta vermelha anloga a que at ento, com esse nome, a Europa importava da sia (Varnhagen,1962:13) ele simplesmente (des)conheceu ou ignorou o problema posto por Marx, seu contemporneo e (quase compatriota alemo), sobre os roubos de lenha e a diviso da propriedade imobiliria (Marx,1983:23-24) etc., as quais levaram-no a ocupar-se de forma exemplar das questes econmicas de seu tempo.
O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002

Ver neste sentido Carlo Ginzburg (e Carlo Poni), Il nome e il come: scambi ineguale e mercato storiografico, Quaderni Storici, 40, 1979, e particularmente, Spie Radici di un paradigma indiziario in Miti, Emblemi, Spie. Morfologia e storia . Torino: Einaudi editore, 1986; pp. 158-209.

38

Ubiracy de Souza Braga

O nome brasil, significa ao mesmo tempo um produto do Oriente e uma ilha do Ocidente. Como produto aparece escrito, segundo Wilhelm Heyd, lignum brasile (braxile, bresillum), donde derivavam em italiano bersi (berzi, barzi) ou verzi, que finalmente se tornou verzino. Esta forma , portanto, a mais moderna de todas. Como ilha ocidental da Europa, ainda mais caprichosa a maneira de escrev-la. No estudo das cartas medievais , encontrou Kretschmer as seguintes formas: Brazi, Bracir, Brasil, Brasiel, Brazil, Brazile, Braziele, Braziel, Bracil, Brail, Bersill, Braxil, Braxiili, Braxiel, Braxyiili, Brasilge. No foi provavelmente conhecido na Europa antes das Cruzadas: j o era, pelo menos, em 1140. Vinha em toros de que, retirados a casca e o alburno, restava o mago vermelho, contendo uma matria corante, empregada na tintura de panos e em miniaturas de manuscritos, mxime quando se queira salientar os tons rseos; na pintura era menos empregado. A madeira servia tambm para obras de marcenaria. O novo pau-brasil, que neste pas era conhecido com o nome de ibirapitanga ou pau-vermelho, acha-se classificado pelos botnicos no gnero Caessalpinia (Varnhagen,1962:12, nota 1). Neste clima se produziu todas essas plantas exticas Europa que, por sua utilidade, se fizeram conhecidas no comrcio, comeando pelo pau-brasil, e as madeiras de construo e marcenaria, como o jacarand, o vinhtico e o piqui de madeira amarela, os cedros e maarandubas vermelhas, e outras no menos estimadas. So igualmente indgenas as plantas do algodo, da canafstula, da salsaparrilha, da baunilha, do urucu, das castanhas e cravo chamados do Maranho, das sapucaias, da goma elstica, do cacau, do tabaco, e bem assim as do car, da mandioca e do aipim. A se do alguns frutos regalados, tais como o anans, rei deles, o caju, o saputi, com razo denominado pera dos trpicos, os belos maracujs, as coradas mangabas e os araticuns, atas, frutas-de-conde. Nestes climas que melhor prosperou, depois, a cultura introduzida da cana, do gengibre, do anil, da canela e do cravo, do caf da Arbia, do ch da China. neles que as mangas trazidas da ndia so mais saborosas, assim como a laranja da Europa. No deixaram de aportar nesta costa, os navios das primeiras armadas que se destinavam ndia. O trfico da especiaria veio a estimular os portugueses a empreender a circunavegao da frica, como o do mbar havia, milhares de anos antes, estimulado os Fencios circunavegao da Europa, desde os confins do Mediterrneo at o Bltico. O que muda, neste momento, que o empreendimento de outra natureza. As primeiras armadas tiveram como comandadas por Afonso de Albuquerque, almirante Gama, Tristo da Cunha, e provavelmente antes destes, por Joo da Nova. O trato e o uso familiar

O Prximo e o Distante: incurso preliminar sobre a teoria a aporia, poltica e desejo no pensamento Social de Varnhagen (1816-1878) sobre o descobrimento do Brasil.

39

fizeram, pois, que o nome do lenho lucrativo suplantasse o do lenho sagrado, para justificar o quo to pouco havia concorrido o governo portugus, que s cuidava de arrematar a quem mais dava o trfico do Brasil. A idia de que o sculo 19 no Brasil no pode ser completamente desvinculado do pensamento racionalista do sculo 18 europeu um trao marcante que perpassa as pginas da Histria Geral do Brasil de Varnhagen. Dessa maneira, quando escrevemos que no podemos separarmo-nos do sculo 19, diz-nos Odlia, talvez fosse mais correto dizer que no podemos desligar-nos de projetos e solues encomendados ao sculo 18, mas que formam o que ns chamamos de sculo 19 brasileiro. Nesse quadro geral que avulta a importncia do sculo 19 no Brasil. Nele foram lanados os projetos de nacionalidade nos termos em que vigoram at hoje; nele que se forma uma ideologia de dominao, que se filtra na elaborao de um projeto de Nao, que se mantm at o momento atual. Esta uma caracterstica fundamental, pois a ideologia de dominao que se desenvolve no Brasil, desde o sculo 19, tem como um dos seus mecanismos mais eficientes de preservao a preocupao de obscurecer e camuflar suas origens e apresentar como novo aquilo que velho mais de um sculo. Assim, diz-nos Odlia, lidamos como uma representao, a Nao, que melhor poderamos chamar de fico. Essa representao ou fico aparece como o resultado de relaes sociais que permanecem aqum e alm das condies reais dos indivduos, acima dos interesses de classes e grupos sociais que formam a comunidade. Nenhuma hierarquia social, nenhuma diferenciao de classe, nenhuma discriminao quanto a cor, quanto ao saber, quanto a riqueza parece estar raiz do que chamamos Nao. De acordo com Odlia, a legitimidade dessa representao s se d no momento em que os valores que definem so acreditados como universais e, mais do que isso, neutros em relao aos grupos sociais da comunidade. Portanto, na produo dessa ideologia, ao historiador cabe uma das maiores tarefas; ele deve reescrever a histria para harmoniz-la e coloc-la dentro dos trilhos assinalados. A histria deve ser o espelho em que os homens de uma comunidade devem se olhar e se reconhecer. Nela, o que vo buscar so os traos comuns, que permitem a cada indivduo olhar o outro e reconhecerse nele; so as peculiaridades que permitem ao grupo reconhecer-se como grupo nacional e diferenciar-se dos grupos no nacionais. O passado, ento, aparece como o despertar da conscincia da Nao e da nacionalidade para um certo tipo de Nao.
O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002

40

Ubiracy de Souza Braga

Assim, nunca demais repetir, em primeiro lugar que, em Varnhagen, o homem visto menos como uma realidade que pretende modificar e construir. O caminho mais fcil e atraente passa forosamente pela idealizao, o que significa conferir ao homem certos atributos que, quase sempre, pouca ou nenhuma relao efetiva possuem com a realidade histrica. Ele surge mais como a expresso daquilo que num determinado momento se considera o homem ideal. Em segundo, no se pode esquecer que, em Varnhagen, o ideal de homem branco brasileiro vai aparecer entrelaado Nao e ao Estado, de maneira que nele e por meio dele que essas duas entidades se realizam e se completam. Ipso facto o homem s desabrocha em todas as suas qualidades quando submetido a uma comunidade, na qual encontra o amparo e a segurana de permanecer num estado de civilizao, sem decair para o estado de barbrie, que seria seu destino, faltassem a assistncia e a proteo da comunidade. Finalmente, temos o problema de que o homem no apenas um ser cultural; ele tambm possui uma origem tnica, freqentemente diversificada, que, no caso de Varnhagen, implica a busca de uma unidade idealizada, pela projetada predominncia dos grupos raciais tidos e havidos como mais fortes e superiores. Contudo, como na Histria Geral do Brasil, no existe estritamente uma teoria racial em termos biolgicos, que decidisse em favor de uma etnia em detrimento de outras, seu critrio o mais simples e o menos sofisticado: de um lado, a civilizao, encarnada no homem branco, conquistador e cristo; de outro, a barbrie, indgena ou negra. Disso tudo resulta que o homem branco brasileiro nasce de uma rede de relaes ideais e histricas cuja realizao final ainda expresso da mesma vontade racionalizadora que projeta a nao7. Varnhagen desenvolve uma originalssima teoria sobre a sociedade indgena formadora da Terra do Brasil8 . Diz ele,
7

Cf. Nilo Odlia, As Formas do Mesmo. Ob. cit., pp. 89-90, passim.
8

Francisco Adolfo de Varnhagen, Lorigine Touranienne des Amricains Tupis Caribes.... In: Histria Geral do Brasil. ob. cit.

todas as indues, porm, que oferecemos em um trabalho especial nos levam a acreditar que os Tupis procediam, como os Guanches das Canrias, de povos navegadores do Mediterrneo, que aqui haviam aportado. Com as Canrias deve at haver sido freqente a navegao desde o Norte da frica, visto que est hoje provado que a lngua dos Guanches tinha muito de beberesca e egpcio antigo (Varnhagen,1962:54).

O Prximo e o Distante: incurso preliminar sobre a teoria a aporia, poltica e desejo no pensamento Social de Varnhagen (1816-1878) sobre o descobrimento do Brasil.

41

Como entendemos Varnhagen traa um longo panorama etnogrfico da vida indgena, visando descrever e compreender a organizao social dos indgenas, seus costumes, tradies, lnguas, ideais religiosos e, de maneira particularmente especial suas origens. Sua importncia, na interpretao que fazemos, e sua preocupao, desde o incio, atribuir ao indgena e sua sociedade um estatuto e uma importncia que no conferem nem sociedade negra, nem ao homem negro: abundncia que deles havia na costa da Guin; os escravos eram considerados, como na legislao romana, coisa venal; etc.

Como a colonizao africana, distinta principalmente pela sua cor, veio para o diante a ter to grande entrada no Brasil, que se pode considerar hoje como um dos trs elementos de sua populao, julgamos do nosso dever, afirma Varnhagen, consagrar algumas linhas neste lugar a tratar da origem desta gente, a cujo vigoroso brao deve o Brasil principalmente os trabalhos do fabrico do acar, e modernamente os da cultura do caf; mas fazemos votos para que chegue um dia em que as cores de tal modo se combinem que venham a desaparecer totalmente no nosso povo os caractersticos da origem africana, e por conseguinte a acusao da procedncia de uma gerao, cujos troncos no Brasil vieram conduzidos em ferros do continente fronteira, e sofreram os grilhes de escravido, embora talvez com mais suavidade do que em nenhum outro pas da Amrica, comeando pelos Estados Unidos do Norte, onde o antema acompanha no s a condio e a cor como todas as suas gradaes (Varnhagen,1962:223).
Este trecho bastante significativo e por duas razes: a) Define seu ideal de um homem branco brasileiro e inaugura uma linha de pensamento ideolgico ainda bastante atuante na nossa maneira de tratar o sistema de relacionamento de raas no interior do Brasil e, b) O importante a ser notado que ele o primeiro idelogo a formular concretamente a teoria do branqueamento da populao brasileira (Odlia,1997:36, passim). H em Varnhagen uma certa inteligibilidade, presente em certas caractersticas etnogrficas que podem ser aplicadas a dispositivos institucionais e que constituem, de certo modo, as formas elementares do espao social que define um lugar como identitrio, relacional e histrico. Ou seja, a percepo de um
O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002

42

Ubiracy de Souza Braga

espao e fronteiras alm das quais outros se definem como outros, em relao a outros centros e outros espaos: fazemos votos para que chegue um dia em que as cores de tal modo se combinem que venham a desaparecer totalmente no nosso povo os caractersticos da origem africana(...) embora talvez com mais suavidade do que em nenhum outro pas da Amrica, comeando pelos Estados Unidos do Norte, onde o antema acompanha no s a condio e a cor como todas as suas gradaes. Portanto, falar em descobrimento implicava dizer que essas gentes e civilizaes s tinham passado a ter existncia real aps a chegada dos europeus. O prprio Varnhagen, justificando a necessidade do europeu, afirmava o seguinte: no cabe a mnima dvida que os Caribs ou Tupis haviam, com inauditas crueldades, invadido uma grande parte do lado oriental deste continente, cujos anteriores habitantes, bem que em maior atraso, eram, em geral, mansos e timoratos. A seu turno devia chegar-lhes o dia da expiao. Veio a traz-lo o descobrimento e colonizao, efetuados pela Europa crist. Os cinco milhes de nativos da Hispanola, aonde chegou Colombo, desapareceram em um sculo. Os vinte e cinco milhes do planalto mexicano foram reduzidos a dois milhes no mesmo, ou quase mesmo perodo. Nos Andes, dez milhes tinham virado um milho e meio ao final do sculo dezesseis. Um inegvel etnogenocdio. Ao final de trs sculos, a populao da colnia portuguesa era quase a mesma de 1500, com a diferena de que tinham desaparecido trs milhes de nativos, mdia, grosso modo de um milho por sculo. O mesmo empreendimento colonizador que dizimou em trs sculos trs milhes de nativos foi tambm responsvel pela importao, nos mesmo trs sculos, de trs milhes de escravos africanos, cuja sorte no foi melhor. que uma relao dialtica une fortemente o destino de ndios e negros na Amrica Latina e Caribe: a escassez de um provoca a abundncia de outro; rareando o ndio, traz-se o negro para seu lugar. Um a alternativa do outro. As condies de vida de um esto ligadas, num sentido inverso, s condies de vida do outro. No se pode das liberdade ao ndio sem que se escravize o negro. Apenas num nico ponto de seus destinos se assemelham: uma vez conscritos para o trabalho do branco, o regime que os espera a escravido. idia colonialista , que aparece fundamentalmente no iderio de descobrimento, incio da conquista e objeto de diferentes movimentos de penetrao que, naquele estgio de sua histria compreende as relaes sociais

O Prximo e o Distante: incurso preliminar sobre a teoria a aporia, poltica e desejo no pensamento Social de Varnhagen (1816-1878) sobre o descobrimento do Brasil.

43

e polticas que esto de certo modo marcadas pelo movimento de expanso demogrfica sobre terras no ocupadas ou insuficientemente ocupadas. Na Amrica Latina, nos dias de hoje, a ltima grande fronteira a Amaznia. Erraram os militares e erram os governos civis, recentes no Brasil, tendo em vista que:

a partir do golpe de Estado de 1964 e do estabelecimento da ditadura militar, a Amaznia transformou-se num imenso cenrio de ocupao territorial massiva, violenta e rpida, processo que continuou, ainda que atenuado, com a reinstaurao do regime poltico civil e democrtico em 1985 (Martins,1997:147).
Assim, o continente brasileiro seria repartido entre senhores feudais hereditrios, donatrios, os quais deveriam prestar vassalagem coroa portuguesa pelas terras concedidas, assim como coloniz-las sua prpria custa. A cada donatrio indicava a patente sua respectiva extenso de terras, e com maior ou menor exatido os pontos da costa brasileira, que, ao Norte e ao Sul, constituiriam os limites de seu domnio. Compreendia a capitania tudo quanto ficasse situado entre os dois paralelos, isto , para Leste inclusive as ilhas que no distassem mais de 10 lguas da costa, e para Oeste uma faixa que se estendia at alinha de demarcao. O Brasil ficou fracionado numa srie de faixas alongadas, paralelas entre si. Doze eram ao todo os donatrios, embora o nmero de capitanias subissem a quinze, pois que outros dois irmos, que assim o mereceram, foram aquinhoados na repartio do brasil, recebendo um deles uma capitania com dois lotes separados, e o outro com trs. Todo o litoral brasileiro, tanto quanto a este pertencia a Portugal encontrava-se assim distribudo. Esta primeira organizao social do Brasil mostra-nos imediatamente, como um espelho, os traos caractersticos de seu futuro desenvolvimento: a tendncia para o enfeixamento de imensos latifndios nas mos de um s proprietrio de terras por muitas geraes. ABSTRACT:The distant experience taught us our to move glance. And little imports
Key words:

that belong to certain way beneficiaries, because we are far, each one to its way, of Portuguese colonization; dominating all the aspects of those new civilizations and cultures. The world of the theory of the history; aporia; life and of the spiritual experience no longer has more the exact dimensions of that of which we thought to live, therefore we lived in a world that we didnt still learn how to look at. Should we remove profit of that experience? It is what intends to O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002
nationality

44

Ubiracy de Souza Braga

analyze taking as reference the social thought of F . A. de Varnhagen (1816-1878). In him has characteristics common with which we are contemplating in the the 500 year-old imaginary and that perhaps, provide another type of explanatory understanding, if compared in its qualitative distinctions. Varnhagen was a conservative in ideas and in the conception of a Brazilian national State, dipped in the ideal construction of the nation. Idea that wins forum with the indispensable of the intervention of the State and the paper that it occupies the intellectual mainly in this relationship in the days today in the course of the history.

Bibliografia:
CERTEAU, Michel de, A Inveno do Cotidiano: 1 Artes de Fazer. Rio de Janeiro. Vozes, 1994. VARNHAGEN, Francisco Adolfo de, Histria Geral do Brasil. Antes da sua separao e independncia de Portugual. So Paulo. Edies melhoramentos. 7a edio integral, 1962. (vol. I-II; III-IV;V-VI). _______________, Correspondncia Ativa. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro / Ministrio de Educao e Cultura, 1961. _______________, Ensaio Histrico sobre as Letras no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1847. ODLIA, Nilo, Varnhagen: histria / organizador (da coletnea) Nilo Odlia. So Paulo: tica, 1979. ______________, As Formas do Mesmo. Ensaios sobre o Pensamento Historiogrfico de Varnhagen e Oliveira Vianna. So Paulo. Fundao Editora da UNESP , 1997. ALTHUSSER, Louis, Montesquieu, a Poltica e a Histria. Lisboa: Editorial Presena; So Paulo: Martins Fontes, 1977. RIBEIRO, Darcy, Estudos de Antropologia da Civilizao: as Amricas e a civilizao, processo de formao e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. Petrpolis, Vozes, 1979. FERNANDES, Florestan, A Etnologia e a Sociologia no Brasil. So Paulo.

O Prximo e o Distante: incurso preliminar sobre a teoria a aporia, poltica e desejo no pensamento Social de Varnhagen (1816-1878) sobre o descobrimento do Brasil.

45

Editora Anhambi, 1958; A investigao Etnolgica no Brasil e outros Ensaios. Petrpolis, Vozes, 1975. SCHADEN, Egon, Leituras de Etnologia Brasileira. So Paulo, Cia Editora Nacional, 1976. AUG, Marc, La Guerre des Rves. Exercices dethno-fction. Paris: ditions du Seuil, avril 1997. ___________ , Non-lieux - introduction une anthropologie de la surmodernit. Paris: ditions du Seuil, 1992. Jornal Folha de So Paulo. Caderno Mais, 6-6; 11.10.1992. SOUZA BRAGA, Ubiracy de, Das Caravelas aos nibus Espaciais: A Trajetria da Informao no Capitalismo. Tese de Doutorado em Cincias. So Paulo: ECA/USP ,1994. ____________, Cincia Moderna e Interrogao Filosfica: Modernidade, Identidade e Cultura de Fronteira. Joo Pessoa; Feira de Santana; Campina Grande: Editora Universitria da UFPb/Universidade Estadual de Feira de Santana/Argos Gomero Editora, 1997. _____________, Brasil 500 d. C.: comentrios. Natal(RN): Editora da UFRN/ EDUFRN, 1999 (prelo). SATRIANI, Luigi Maria Lombardi, Folklore & Proffito. Tecnihe di distruzione di una cultura. Italia: Guaraldi Editore, 1973. ___________________________ , Antropologia culturale e analisi della cultura subalterna. Milano: Rizzoli Editore, 1980. Jornal Folha de So Paulo. Caderno Mais, 6-6, 11.10. 1992. GINZBURG, Carlo, A Micro-Histria e Outros Ensaios. So Paulo: Difel, 1989. ________________, Miti, Emblemi, Spie. Morfologia e Storia. Torino: Einaudi, 1986.

O pblico e o privado - N1 - Janeiro/Junho - 2002

46

Ubiracy de Souza Braga

MARX, Carlos, Teorias de la Plusvalia. Madrid: Comunicacin 28, tomo I-II, 1974. ________________, Elementos Fundamentales para la Crtica de la Economa Poltica (Borrador 1857-1858). Vol. I-III. Siglo Veintiuno Argentina Editores, 1971. ________________, El Capital. Crtica de la Economa Poltica. Buenos Aires: Editorial Cartago, 1973, 3 vol. MARX, Karl, Contribuio Crtica da Economia Poltica. So Paulo: Martins Fontes, 1983. MARTINS, Jos de Souza, Fronteira. A degradao do Outro nos confins do humano. Co-edio Departamento de Sociologia da FFLCH/USP; Editora HUCITEC, So Paulo, 1997.

You might also like