You are on page 1of 4

corramos com perseverana para o certame que nos proposto, com os olhos xos naquele que o iniciador e consumador

or da f (Hb 12,2)

Roma, 10 de junho 2013 A todos os membros da Famlia Vicentina Que a graa e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam em vossos coraes agora e para sempre! Queridos irmos e irms, na ocasio da festa de So Vicente de Paulo refletimos sempre sobre um tema que nos ajuda a aprofundar nossa espiritualidade e a sustentar nosso compromisso com os pobres. Para 2013, queremos faz-lo a partir da f, tema central de nossa identidade crist que a Igreja nos prope este ano. No contexto da celebrao dos 50 anos do Conclio Vaticano II, a grande volta s fontes da Igreja no sculo XX, fomos convocados pelo Papa Bento XVI a viver o Ano da F. Este comeou 11 de outubro de 2012 e terminar no dia 24 de novembro de 2013 na solenidade de Cristo Rei. Em sua Carta Apostlica Porta Fidei , o Papa Bento nos diz que nossa poca procura pr-se a caminho para conduzir os homens fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que d a vida, a vida em plenitude . Na histria de nossa Igreja, com muita frequncia fomos chamados a aprofundar diferentes temas. Todos eram muito importantes e necessrios para nossa f. Mas, desta vez, o apelo sumamente importante, pois concerne o ponto central de nossa relao com Deus, a f. Sem a f, no podemos crer em Deus, no podemos seguir Jesus, no podemos fazer parte da Igreja. Isto parece ser uma evidncia. Mas o que parece to evidente nem sempre o na nossa vida crist. Celebrar um ano da F, para os cristos e crists, celebrar Jesus Cristo, centro e cume de nossa f.

Jesus Cristo o ponto de partida e o fim de nossa f. Como a Carta aos Hebreus nos diz de modo solene: corramos com perseverana para o certame que nos proposto, com os olhos fixos naquele que o iniciador e consumador da f (Hb 12, 2). Jesus o fundamento e o contedo de nossa f, o Filho de Deus que nos revela o Pai; mas, enquanto homem, Ele tambm o modelo daquele que cr. Ele o iniciador, aquele que instaurou uma nova maneira de crer em Deus; Ele tambm aquele que leva a f sua consumao, aquele que conseguiu viver em plenitude. Ele foi plenamente homem porque acreditou em plenitude. A Carta aos Romanos acrescenta que pela sua f que fomos salvos (cf. Rm 3, 21-26). Na histria da Igreja, unidos a Jesus, numerosos so aqueles que caminharam com Ele, tornando tambm para ns, modelos. Maria, nossa Me, nosso modelo por excelncia. O Evangelho destaca, dentre outras coisas, a f de Maria: Bemaventurada aquela que acreditou! (Lc 1, 45). A espiritualidade vicentina est centrada em Jesus. O Vicentino o homem ou a mulher que se pergunta em uma determinada situao, como Jesus reagiria. por isso que a propsito da f, a questo que se coloca : qual era a f de Jesus? Vemos que Ele se entrega inteiramente a este Deus que chama de seu Pai, tem total confiana Nele e se abandona em suas mos. Mesmo nos momentos de maior sofrimento, Jesus mantm sua confiana, nunca cede tentao de renunciar e de se apoiar em suas prprias foras. Isso significa que, para ns, Jesus no apenas a pessoa na qual cremos, mas tambm um caminho, um modelo de f. assim que Ele o iniciador, aquele que vai frente, aquele que conduz, que mostra o caminho, Ele o prprio caminho, ao mesmo tempo o iniciador e aquele que leva a f ao seu cumprimento. Por conseguinte, ns, que acreditamos, devemos procurar a maneira de segui-Lo como modelo e caminho. A f comporta ento um profundo ato de confiana, de abandono nas mos de Deus, mesmo quando experimentamos a solido e o sofrimento, como o prprio Jesus soube faz-lo. Na histria da nossa Famlia Vicentina, numerosos so aqueles que testemunharam sua f e que hoje honramos como santos, bem-aventurados, servos e modelos para nossa vida, a partir do que fundamental para ns: Jesus Cristo.

por isso que somos convidados a viver a partir de Deus, tentando viver como Jesus viveu. So Vicente de Paulo nos lembrava de que a f ver as coisas como Deus as v e tambm que a f nos permite descobrir Cristo nos pobres. Podemos encontrar Jesus Cristo atravs da nossa f Nele e graa a Sua prpria f. assim que ao procurLo encontramos os pobres, porque no podemos compreend-Lo sem essa relao de proximidade com eles. Jesus disse de si mesmo que tinha vindo para ser a Boa Nova para os pobres. Santa Lusa nos lembra: esse prximo tome o lugar de Nosso Senhor, substituindo-O por uma inveno de amor que sua bondade sabe e deu a entender a meu corao, ainda que no consiga explica-la ( Escritos p. 941 A.26). Para viver esta vida a partir de Deus, Jesus Cristo nos mostra o caminho da fidelidade. Para ns, a f implica fidelidade; fidelidade a Deus em Jesus Cristo e fidelidade a Jesus Cristo nos pobres. Elisabeth de Robiano (Fundadora das Servas dos pobres de Gijzegem) dizia: Deus no vos faltar se vs vos entregardes a Ele por toda a eternidade. O compromisso para com Deus no por algum tempo, para toda a vida. Esta uma das dimenses da f que a mais difcil porque somos dominados pelo temporal e pelo descartvel. Gostaramos que o compromisso fosse temporrio tambm, mas a verdadeira f, para sempre. Esta fidelidade pede de nossa parte a dedicao, a renncia, o sacrifcio, etc. Devemos estar prontos para ir at a cruz como Jesus e ter a coragem de tudo suportar por amor a Deus nos pobres, como Jesus Cristo; isso o que nos diz Ignatia Jorth, Fundadora das Irms da Caridade de Zagreb: Estamos a servio dos mais pobres. Os pobres so os filhos de Deus que servimos. O que muito lindo. Se o nosso trabalho nos faz receber muitas vezes insultos e ingratido, porque dessa forma caminhamos mais facilmente no seguimento do Divino Mestre . O fato de ser fiel a Deus, de nos confiarmos a Ele, tudo isso nem sempre traz satisfaes, mas tambm 'cruz', e nem todo mundo est pronto a ir at l. por isso que o caminho da f um caminho que requer uma converso diria. Ns, Vicentinos e Vicentinas de hoje, temos muito a contribuir com este mundo que relativiza a f. Em certos lugares, as pessoas no creem em ningum; em outros, elas acreditam demasiadamente em coisas que no trazem vida, mas a morte. Nossa fidelidade criativa pode ser um testemunho vivo da f num mundo que tem necessidade de ser fortalecido e curado em muitos domnios. Somos convidados a viver uma f capaz de transformar a vida do mundo. Como dizia o Bem-aventurado

Frederico Ozanam, nossa f sempre jovem capaz de atender as necessidades de todos os tempos, para curar as feridas de todas as almas .

Deixemos Jesus Cristo ser verdadeiramente nosso mestre, que Ele seja realmente o caminho que nos conduz ao Pai; que possamos verdadeiramente crer Nele; que possamos seguir seus passos, pois eles nos conduziro fidelidade ao Deus da vida, Aquele que quer a vida para os mais desfavorecidos. Vosso irmo em So Vicente,

G. Gregory Gay CM Superior Geral

You might also like