You are on page 1of 4

Da Banalidade do Mal

Hannah Arendt e o julgamento de Eichmann em Jeruslem

Xnia de Carvalho Publicado no semanrio Domingo (Maputo), seco Cultura, Livros e Leituras, 29 de Janeiro de 2012

Hannah Arendt (1906-1975), jornalista, filsofa, terica poltica, judia laica, professora universitria, nascida na Alemanha, detida pela Gestapo (polcia secreta do Estado alemo criada em 1933), emigrante forada em Paris, prisioneira no campo de concentrao nazi de Gurs em Frana (antigo campo de refugiados da Guerra Civil espanhola), aptrida e exilada sem direitos polticos at 1951 quando adquiriu a cidadania norte-americana, foi responsvel por uma das obras de referncia do sculo XX, As Origens do Totalitarismo (1951).

Hannah viveu num dos perodos mais conturbados da Europa, assistiu consolidao de um dos regimes polticos mais marcantes da nossa era, o nazismo ou Terceiro Reich (1933-1945), fundado em torno da perturbada figura de Adolf Hitler. Poltico que movia multides num perodo de crise econmica e social, obcecado pela perseguio e eliminao fsica dos judeus, dos ciganos, dos homossexuais, das prostitutas, dos deficientes, dos comunistas, dos cidados dissonantes da sua viso do Homem Novo. Mas no nos cabe aqui falar desse homem, mas de um outro, um ser humano comum, um burocrata num regime totalitrio. Cabe-nos falar aqui de Adolf Eichmann, um dos arquitectos da Soluo Final, do desenho dos campos de concentrao nazi para eliminao dos cidados indesejveis, responsvel pela identificao, deportao e extermnio de milhes de judeus para os campos de concentrao nazis, um eficiente funcionrio do Estado alemo, louvvel pelo seu esmerado desempenho. Cabe-nos aqui falar de uma das reportagens jornalsticas que abalaram o mundo, a de Hannah Arendt, aquando do julgamento de Eichamnn em Israel.

Em 1961 o The New Yorker enviou Hannah a Israel para cobrir o julgamento de Eichmann, que viveu incgnito, sob outra identidade, na Argentina at 1960, quando os servios secretos 1

israelitas o levaram para Israel para ser julgado por crimes contra a Humanidade, contra o povo judeu e crimes de guerra durante o perodo da II Guerra Mundial. Eichmann foi condenado morte e enforcado em 1962, naquela que foi considerada uma excepo lei israelita que no prev a pena de morte. Desta reportagem resultou o livro Eichmann em Jerusalm - Uma reportagem sobre a banalidade do mal, traduzido para portugus pela Editora Tenacitas, em 2004, originalmente publicado em 1963. Nesta obra, Hannah Arendt cunhou o termo banalidade do mal, provocando um debate em torno da condio humana, a personalidade do acusado e dos responsveis pelo Holocausto, termo associado ao extermnio do povo judeu no perodo nazi (1933-1945), e sinnimo de genocdio deliberado de seres humanos por outros seres humanos.

Escreve Hannah Arendt sobre o acusado que este se declarou inocente face s acusaes de que sou alvo. O seu advogado, Robert Servatius, contratado por Eichmann e pago pelo Estado de Israel, explicou o posicionamento do seu cliente: Eichamnn sente-se culpado perante Deus, no perante a Lei. Hannah Arendt refere que a defesa argumentou que Eichamnn era inocente perante o sistema legal nazi, no tendo cometido nenhum crime, mas sim actos de Estado, sobre os quais nenhum outro Estado deveria ter jurisdio, e aos quais era obrigao de Eichmann obedecer. Contudo, a atitude de Eichmann face acusao foi diferente da esboada pelo seu advogado, argumentando o ru que no que concerne morte dos judeus, eu no tive nada a ver com isso. Eu nunca matei um judeu, ou um no-judeu, eu nunca matei nenhum ser humano. Eu nunca dei ordens para matarem judeus ou no-judeus; eu pura e simplesmente no o fiz. Mais tarde, Eichmann disse que, no que diz respeito ao extermnio dos judeus, aconteceu Eu no o fiz uma nica vez. Hannah Arendt sublinha que o acusado no deixou nenhuma dvida que teria assassinado o seu prprio pai caso tivesse recebido uma ordem nesse sentido. Eichmann repetiu vezes sem conta que s poderia ser acusado de ter auxiliado no processo de aniquilao dos judeus, classificado por si como um dos maiores crimes na histria da Humanidade. A acusao tentou provar que Eichmann tinha de facto morto com as suas prprias mos um rapaz judeu na Hungria, enquanto a defesa ignorou o posicionamento do seu cliente.

Arendt continua a sua descrio do julgamento, dizendo que Eichmann foi um cidado cumpridor da lei, das ordens de Hitler, que tinham a fora da Lei, as quais ele teria executado com toda a eficincia que lhe era pedida. Escreve Hannah: Aqueles que hoje dizem a Eichmann que ele poderia ter actuado de forma diferente simplesmente no sabem, ou 2

esqueceram-se, como as coisas funcionavam. Ele no quis ser um dos que agora dizem que sempre estiveram contra o que se passou, quando na realidade eles estavam ansiosos por cumprir aquilo que lhes ordenavam. O que Eichmann fez est feito e ele no o pretendeu negar, props at enforcar-me em pblico como um aviso para todos os anti-semitas do mundo. Com isto, acrescenta Hannah Arendt, ele no pretendeu dizer que se arrependia do que fez, alis afirmou: O arrependimento para as crianas. H medida que Hannah Arendt vai relatando o julgamento torna-se cada vez mais evidente a sua linha de argumentao: trata-se de um homem banal, trata-se de actos banais, trata-se da banalidade do mal, trata-se de obedecer ao Estado, trata-se de ser humano sem questionar, tratase de manter um status social.

No decorrer do julgamento, Eichmann deixou claro que uma situao que o incomodava relacionava-se com o facto de o regime alemo ter designado indivduos para cumprir tarefas na rea das polticas de implementao de deportao e emigrao dos judeus, nas quais eu me considero um especialista, indivduos esses sem experincia alguma, eu estava farto disso. Consequentemente, como bom funcionrio do Estado, na luta pela manuteno do seu posto de trabalho, afirmou que eu decidi que devia fazer algo para que a matria da emigrao ficasse sob minha alada exclusiva. Um funcionrio do Estado lutando pelo seu posto.

A acusao declarou que Eichmann agiu com conscincia, acusao que o ru no refutou. Contudo, Eichmann afirmou que no era um degenerado sem corao e, no que concerne sua conscincia, Hannah relata que ele lembra-se muitssimo bem que teria m conscincia caso no tivesse feito o que lhe mandaram enviar milhes de homens, mulheres e crianas para a morte com grande zelo e de forma meticulosa. Vrios psiquiatras avaliaram-no concluindo que ele era normal, tendo um deles dito que ele mais normal, em qualquer escala, do que eu aps o ter examinado. Outro psiquiatra concluiu que a sua atitude face sua famlia, sua me e pai, irmos e amigos era no apenas normal mas bastante adequada. luz destas avaliaes, Eichmann no poderia ter alegado insanidade mental ou legal, tratava-se de um homem com ideias lcidas e com um esprito positivo. Alm disso, no tinha um dio particular aos judeus.

A justia viu-se face a um enorme dilema: Eichmann, como todas as pessoas normais deveria ter conscincia da natureza criminosa dos seus actos. Mas, como o argumenta Hannah Arendt, Eichmann era normal, no era uma excepo no regime nazi, que no regime de Hitler apenas as excepes poderiam ser consideradas como o normal que a justia pretendia defender. Eichmann era um homem do seu tempo.

Este julgamento foi alvo de inmeras objeces, bem como o relato de Hannah Arendt, que foi acusada de estar errada em demonstrar interesse pelo tipo de pessoa que foi Eichmann, pela sua abordagem personalidade de um homem que no foi particularmente importante na estrutura poltica do Terceiro Reich ou no delinear das polticas de Hitler, e que a autora classificou como sendo um ser humano com falta de imaginao.

Arendt levanta inmeras questes, aponta caminhos de anlise social e poltica no que diz respeito essncia dos regimes totalitrios, utilizao da propaganda e do terror, e prpria natureza do sistema burocrtico em que se apoiam, perguntando-se se a sua funo desumanizar os homens. Este julgamento transcende o acusado, remete-nos para a histria moderna, para a natureza do homem e dos seus actos, sem esquecer que sob condies de terror a maioria das pessoas obedece, mas algumas no, assim o escreve Hannah.

You might also like