You are on page 1of 20

AS ETAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLGICO

1 INTRODUO
A sociologia do sculo XIX marca incontestavelmente um modelo da reflexo dos homens sobre si mesmos, momento em que o social enquanto tal tematizado, com seu carter equvoco, ora relao elementar entre indivduos, ora entidade global. Exprime uma inteno, no radicalmente nova, mas original em sua radicalidade, isto , a de um conhecimento propriamente cientfico, segundo o modelo da cincia das naturezas, e com igual objetivo: o conhecimento cientfico deveria dar aos homens o controle de sua sociedade e da sua histria, assim como a fsica e a qumica lhes deram o controle das foras naturais.

2. AUGUSTE COMTE
2.1 As Trs Etapas do Pensamento de Comte As trs etapas da evoluo filosfica de Comte representam as transformaes pelas quais a tese da unidade humana afirmada, explicada e justificada. A primeira etapa, entre 1820 e 1826 representada pelos "Opsculos de filosofia social: apreciao sumria do conjunto do passado moderno" (1820), "Prospectos dos trabalhos cientficos necessrios para organizar a sociedade" (1822) e "Consideraes filosficas sobre as idias e os cientistas" (1825). Nos Opsculos, descreve e interpreta o momento histrico vivido pela sociedade europia no princpio do sculo XIX. Segundo Comte desaparecia a sociedade fundamentada na f transcendental interpretada pela Igreja Catlica, e nascia uma nova sociedade cientifica e industrial. Os cientistas assumem o lugar dos sacerdotes e os industriais, os dos militares. Os homens pensam cientificamente e a atividade principal das coletividades deixa de ser a guerra de homens contra homens, transformandose na luta dos homens contra a natureza, explorando de maneira racional os recursos humanos. Comte conclui que para haver uma reforma social, a condio fundamental a reforma intelectual. necessrio uma sntese da cincia e a criao de uma poltica positiva. Para Comte, a crise da sociedade moderna encontra explicao na contradio entre uma ordem histrica teolgica-militar que est desaparecendo e uma ordem social-cientfica-industrial prestes a nascer. Essa interpretao se d pelo fato de que Comte, como reformador, no um doutrinrio de revoluo como Marx, nem doutrinrio livre como Montesquieu ou Tocqueville; ele um doutrinrio da cincia positiva e da cincia social. Na segunda etapa, a do Curso de filosofia positiva, ampliam-se s idias diretrizes em sua perspectiva. Comte considera essencialmente as sociedades da poca e seu passado: a histria da Europa. Tambm revisa as diversas

cincias, desenvolve e confirma as duas leis anunciadas nos opsculos: a lei dos trs estados e a classificao das cincias. Na lei dos trs estados, o esprito humano teria passado por trs fases sucessivas: o esprito humano explica os fenmenos atribudos aos seres ou foras comparveis ao prprio homem; invoca entidades abstratas, como a natureza; o homem se limita a observar e fixar relaes regulares que podem existir entre eles e renuncia a descobrir as causas dos fatos e se contenta em estabelecer as leis que os governam. Essa passagem da idade teolgica para a idade metafsica e, depois, para a idade positiva, no se opera simultaneamente em todas as disciplinas intelectuais. A maneira de pensar positiva se imps mais cedo nas matemticas e, na fsica, na qumica e, depois, na biologia. A idia da primazia do todo sobre os elementos deve ser transposta para a sociologia. No se pode compreender o estado de um fenmeno social particular sem o recolocar no todo social. S se compreender o estado da sociedade francesa no princpio do sculo XIX se recolocarmos esse momento histrico na continuidade do devenir francs. O declnio do esprito teolgico e militar s se explica pelas suas origens nos sculos passados. Auguste Comte era homem lgico, formado nas disciplinas da Escola Politcnica. No Curso de filosofia positiva criada a nova cincia, a sociologia, que tem por objeto a histria da espcie humana. Comte considera na sociologia, a frmula dos opsculos: assim como no h liberdade de conscincia na matemtica ou na astronomia, no pode haver tambm em matria de sociologia. Para Comte, para que a histria humana seja uma s, preciso que o homem tenha uma certa natureza reconhecvel e definvel, atravs de todos os tempos e de todas as sociedades. preciso, em segundo lugar, que toda sociedade comporte uma ordem essencial que se possa reconhecer atravs da diversidade das organizaes, e preciso que essa natureza humana e essa natureza social sejam tais que possamos inferir delas as principais caractersticas do devenir histrico. O ponto de partida do pensamento de Comte , portanto, uma reflexo sobre a contradio interna da sociedade do seu tempo, entre o tipo teolgicomilitar e o tipo cientfico-industrial. O nico meio de pr fim crise e acelerar o devenir, criando o sistema de idias cientificas que presidir a ordem social, como o sistema de idias teolgicas presidiu ordem social do passado. Auguste Comte deseja ser um cientista e um reformador e a cincia certa que ele concebe, a que, partindo de leis mais gerais, das leis fundamentais de evoluo humana, descobrisse um determinismo global que os homens pudessem utilizar segundo a expresso positivista, uma "fatalidade modificvel". A doutrina de Comte se baseia na idia de que toda sociedade se mantm pelo acordo dos espritos. S h sociedade na medida em que seus membros tm as mesmas crenas. A filosofia de Comte pressupe, portanto, trs grandes temas. O primeiro que a sociedade industrial da Europa ocidental se tornar a sociedade de todos os homens.

O segundo a dupla universalidade o pensamento

cientfico.
O terceiro tema fundamental de Auguste Comte o sistema de poltica positiva (Systme de politique positive). Portanto, a concepo comtista da unidade humana assume trs formas nos trs momentos principais de sua carreira: A sociedade que se desenvolve no Ocidente exemplar, e ser seguida como modelo por toda a humanidade; A histria da humanidade a histria do esprito enquanto devenir de pensamento positivo ou esquema do aprendizado do positivismo pelo conjunto da humanidade; A histria da humanidade o desenvolvimento da natureza humana.

2.2 A Sociedade Industrial A industria o fator novo que chama a ateno da sociedade no incio do sculo XIX. Os traos caractersticos da industria, observados pelos homens no comeo do sculo XIX, so seis: 1- Se baseia na organizao cientifica do trabalho; 2- A aplicao da cincia organizao do trabalho conduz a humanidade a desenvolver melhor os seus recursos; 3- A produo industrial faz surgir o fenmeno das massas operarias; 4- Concentraes de trabalhadores nos locais de trabalho determina oposio entre empregados e empregadores; 5- Multiplicam-se as crises de superproduo criando a pobreza na abundncia; 6- O sistema econmico se caracteriza pela liberdade de trocas e pela busca do lucro por parte dos empresrios e comerciantes. No que se refere s caractersticas, Comte considera as trs primeiras como decisivas. Para Comte, a verso da sociedade industrial no nem liberal nem socialista, e acusa de metafsicos os economistas liberais que se interrogam sobre o valor e se esforam por determinar o funcionamento do sistema. Comte hostil ao socialismo e acredita nas virtudes da propriedade privada e, at mesmo, nas virtudes da propriedade privada das riquezas concentradas. Para ele, a civilizao material s se pode desenvolver se cada gerao produzir mais do que o necessrio para a sua sobrevivncia, transmitindo gerao seguinte um estoque de riqueza maior do que o recebido da gerao precedente. Comte assume, assim, uma posio intermediria entre o liberalismo e o socialismo, como um organizador que deseja manter a propriedade privada e transformar seu sentido para que tenha uma funo social. A interpretao de sociedade industrial feita por Comte, desempenhou um papel quase nulo no desenvolvimento das doutrinas econmicas e sociais da Europa.

A concepo de Auguste Comte permaneceu fora da grande corrente de idias filosficas da sociedade moderna porque suas idias principais do positivismo se prestaram ironia fcil, e a associao da afirmao de que as guerras seriam anacrnicas. Tambm, porque a filosofia de Auguste Comte no se centrou realmente na interpretao da sociedade industrial. Tendia reforma da organizao temporal pelo poder espiritual, exercido pelos cientistas e filsofos que substituiriam os sacerdotes. Comte pensava que a organizao cientfica da sociedade industrial atribuiria a cada indivduo um lugar proporcional a sua capacidade, realizando a justia social. 2.3 A Sociologia, Cincia da Humanidade Comte expe sua concepo sobre sociologia apoiado em trs autores, como Montesquieu, Condorcet e Bossuet. Montesquieu atribui o mrito eminente de ter afirmado o determinismo dos fenmenos histricos e sociais " As leis so as relaes necessrias que derivam da natureza das coisas" -. Nessa frmula, Comte v o princpio do determinismo, aplicado diversidade dos fenmenos sociais e ao devenir das sociedades. Em Condorcet, Comte encontra a idia de que o progresso do esprito humano o fundamento do devenir das sociedades humanas. Ao combinar o determinismo de Montesquieu com as etapas necessrias da concepo de Condorcet, Comte tem sua concepo central: os fenmenos sociais esto sujeitos a um determinismo rigoroso, que se apresenta sob a forma de um devenir inevitvel das sociedades humanas, comandadas pelos progressos do esprito humano. Comte constata que o mtodo positivo , hoje, necessrio nas cincias e conclui que esse mtodo deve ser estendido aos domnios que so deixados teologia e metafsica. O objetivo final de Comte coerncia de pensamento que jamais foi realizada plenamente no curso da histria e, para ele, a incoerncia do modo de pensar em cada etapa da histria, tem sido uma das molas do movimento histrico. A nova cincia proposta por Comte o estudo das leis do desenvolvimento histrico que se fundamenta na observao e na comparao, como nos mtodos anlogos aos empregados por outras cincias, notadamente na biologia. A esttica e a dinmica so as duas categorias centrais da sociologia de Comte. A esttica consiste no estudo do consenso social e a dinmica, em seu ponto de partida, apenas a descrio das etapas sucessivas percorridas pelas sociedades humanas. A esttica social trouxe luz a ordem essencial de toda sociedade humana; a dinmica est subordinada esttica, e ambas levam aos termos de ordem e progresso que figuram nas bandeiras do positivismo e do Brasil "O progresso o desenvolvimento da ordem" -.

2.4 Natureza Humana e Ordem Social Segundo Comte, fundamentalmente s h uma histria e, pelo estudo esttico, possvel identificar as caractersticas de toda sociedade. No "Systme de politique positive", esta concepo comtista da esttica encontra seu desenvolvimento completo. A esttica pode ser decomposta em duas partes como o estudo preliminar da estrutura da natureza humana, e o estudo propriamente dito da natureza social. Para Comte, pode-se considerar a natureza humana como dupla ou tripla, e pode-se dizer que o homem se compe de um corao e de uma inteligncia, ou dividir o corao em sentimento e atividade, considerando que o homem ao mesmo tempo sentimento, atividade e inteligncia. Para ele, ter corao ter sentimento de coragem. Contra aqueles que imaginam que a razo poderia ser o determinante essencial do comportamento do homem, Comte afirma que os homens so sempre movidos pelos sentimentos. O verdadeiro objetivo consiste em fazer com que sejam movidos, cada vez mais, por sentimentos desinteressados e no por instintos egostas, e que o rgo de controle que dirige a atividade humana possa realizar plenamente sua funo, descobrindo as leis que comandam a realidade. Comte, quanto religio, diz que a anlise desta tem por objetivo mostrar a funo da religio em toda sociedade humana. A religio implica a diviso ternria caracterstica da natureza humana, comportando um aspecto intelectual, o dogma; um aspecto afetivo, o amor; e um aspecto prtico que Comte chama de regime. A religio reproduz as diferenas da natureza humana: criando a unidade, precisa dirigir-se simultaneamente inteligncia, ao sentimento e ao, isto , todas as disposies do ser humano. A teoria da famlia, de Comte, toma como modelo e considera como exemplar a famlia do tipo ocidental. O doutrinrio do positivismo esfora-se por demonstrar que as relaes existentes dentro da famlia eram caractersticas ou exemplares das diversas relaes que podem existir entre as pessoas humanas, e tambm que a afetividade humana recebia educao e formao na famlia. As idias essenciais de Comte, sobre a diviso do trabalho, so as da diferenciao das atividades e da cooperao entre os homens, ou a da separao dos ofcios e a da combinao dos esforos. 2.5 Da Filosofia Religio Depois de considerar seus traos caractersticos, Auguste Comte considera a sociedade industrial como a forma universalizvel da organizao social. Auguste Comte filosofo, enquanto socilogo, e socilogo, enquanto filsofo.

Pode-se identificar as idias filosficas de Comte, referenciando o seu pensamento s trs intenes que encontramos em sua obra: a inteno do reformador social, a inteno do filosofo que sintetiza os mtodos e os resultados das cincias e a inteno do homem que assume a posio de pontfice de uma nova religio, a religio da humanidade. Reformador social, quer transformar a maneira de pensar dos homens, divulgar o pensamento positivista e estend-lo ao domnio da sociedade, eliminando os resduos da mentalidade feudal e teolgica. Quer convencer que as guerras so anacrnicas, e as conquistas coloniais, absurdas. Sua tarefa fazer com que todos se tornem positivistas; mostrar a todos que a organizao positivista racional para a ordem temporal, ensinar-lhes o altrusmo e o amor na ordem espiritual ou moral. O socilogo uma espcie de profeta pacifico, que instrui os espritos, congrega as almas e, secundariamente, atua como grande sacerdote da religio sociolgica. Comte o fundador de uma religio, e assim se considerava. Acreditava que a religio da nossa poca pode e deve ter inspirao positivista. No pode ser mais a religio do passado, que implica um modo de pensar ultrapassado. O homem de esprito cientfico no pode crer na revelao, no catecismo da \igreja, ou na divindade, de acordo com a concepo tradicional. A religio que puder atender as necessidades constantes da humanidade, que busque o amor e a unidade, ser a religio da humanidade. O Grande Ser que Comte nos convida a amar o que os homens tiveram ou fizeram de melhor, aquilo que nos homens ultrapassa os homens, ou pelo menos o que a humanidade essencial realizou. Comte quer que os homens estejam unidos por convices comuns e um objetivo nico de amor.

3. KARL MARX
Marx o socilogo e o economista do regime capitalista. Tinha uma teoria sobre esse regime, sobre a influncia que exerce sobre os homens e sobre o devenir pelo qual passar. 3.1 A Anlise Socioeconmica do Capitalismo O pensamento de Marx uma anlise e uma compreenso da sociedade capitalista no seu funcionamento atual, na sua estrutura presente e no seu devenir necessrio, bem como uma interpretao do carter contraditrio ou antagnico da sociedade capitalista. A primeira idia decisiva de Marx que a histria humana se caracteriza pela luta de grupos humanos chamados classes sociais. Marx escreveu que: "A burguesia no pode existir sem transformar constantemente os instrumentos de produo, portanto as relaes de produo, portanto o conjunto das condies sociais. Ao contrrio, a primeira condio da existncia, de todas as classes industriais anteriores, era a de conservar inalterado o antigo modo de produo...No curso do seu domnio de classe, que ainda no tem um sculo, a burguesia criou foras produtivas mais macias e mais colossais do que as que haviam sido criadas por todas as geraes do passado em conjunto"-.

A cincia de Marx tem por fim demonstrar rigorosamente essas proposies: o carter antagnico da sociedade capitalista, a autodestruio, inevitvel dessa sociedade contraditria, a exploso revolucionaria que por fim ao carter antagnico da sociedade atual. O centro do pensamento de Marx a interpretao do regime capitalista enquanto contraditrio, dominado pela luta de classes. Segundo Max, a luta de classe tender a uma simplificao. Os diferentes grupos sociais se polarizaro em torno da burguesia e do proletariado, e o desenvolvimento das foras produtivas que ser o motor do movimento histrico, levando, pela proletarizao e pela pauperizao, exploso revolucionaria e ao surgimento, pela primeira vez na histria, de uma sociedade no-antagnica. Sobre um texto celebre de Marx, pode-se resumir o conjunto de sua concepo sociolgica, referente s idias essenciais da interpretao econmica da histria. A primeira idia essencial, os homens entram em relaes determinadas, necessrias, que so independentes de sua vontade. H relaes sociais que impem aos indivduos, no se levando em conta suas preferncias. Em toda sociedade podemos distinguir a base econmica, ou infraestrutura e a superestrutura. A primeira constituda pelas foras e pelas relaes de produo, na superestrutura figuram as instituies jurdicas e polticas, bem como os modos de pensar, as ideologias, as filosofias. O motor do movimento histrico a contradio, em cada momento da histria, entre as foras e as relaes de produo. Nessa contradio entre foras e relaes de produo, fcil introduzir a luta de classes. Dentro dessa viso histrica, as revolues no so acidentais, mas sim a expresso de uma necessidade histrica. 3.2 O Capital O capital tem sido objeto de dois tipos de interpretao e, segundo alguns, essencialmente uma obra de economia cientfica, sem implicaes filosficas. Para outros, uma espcie de anlise fenomenolgica ou existencial da economia. Marx assume como objetivo explicar o modo de funcionamento do regime capitalista, com base na sua estrutura social, e o desenvolvimento desse regime com base no seu modo de funcionamento, e isso ele se destina a explicar no capital, que um empreendimento grandioso. O capital um livro de economia que , ao mesmo tempo, uma sociologia do capitalismo e uma histria filosfica da humanidade, embaraada nos seus prprios conflitos at o fm da pr-histria. O esquema fundamental do pensamento marxista o de uma sociedade histrica que passa pela ao dos homens e, ao mesmo tempo, superior ao e cada um deles, o de um mecanismo histrico que tende a destruir o regime, pelo jogo das leis intrnsecas do seu funcionamento. O centro e a originalidade do pensamento marxista esto, na conjuno de uma anlise do funcionamento e da anlise de um devenir inevitvel. Cada indivduo, agindo

racionalmente em funo do seu interesse, contribui para destruir o interesse comum de todos os interessados em salvaguardar o regime. Sobre o processo de proletarizao e pauperizao, Marx disse que, no processo de proletarizao, medida que se desenvolve o regime capitalista, as camadas intermedirias, entre capitalistas e proletrios, sero desgastadas, corrodas, e um nmero crescente dos membros dessas camadas sero absorvidos pelo proletariado. A pauperizao o processo pelo qual os proletrios tendem a ser tornar cada vez mais miserveis medida que se desenvolvem as foras da produo. Segundo o prprio Marx, no impossvel elevar o nvel de vida dos operrios, sem modificar a taxa de explorao. O que impede a elevao dos salrios o excedente permanente de mo-de-obra no empregada, que pesa sobre o mercado de trabalho e modifica as relaes de toca entre capitalistas e assalariados, em detrimento dos operrios. Na teoria de O Capital a pauperizao no um mecanismo estritamente econmico, mas uma teoria econmico-sociolgica. O elemento sociolgico a idia de que, uma vez que os salrios tendem a se elevar, a taxa de natalidade aumenta, criando assim um excesso de mo-de-obra. O mecanismo propriamente econmico o do desemprego tecnolgico. A permanente mecanizao da produo tende a liberar uma parte dos operrios empregados. 3.3 Os Equvocos da Filosofia Marxista A concepo marxista da sociedade capitalista e das sociedades em geral sociolgica, mas sua sociologia est vinculada a uma filosofia. A sociologia marxista propriamente dita comporta interpretaes diversas, de acordo com a definio mais ou menos dogmtica que se d a noes como foras de produo ou relaes de produo, e conforme se considere que o conjunto da sociedade seja determinado ou condicionado pela infra-estrutura. As relaes entre economia e sociologia levam a interpretaes diversas e, segundo Marx, a partir da cincia econmica que se pode compreender a sociedade global, mas as relaes entre os fenmenos econmicos e o conjunto social so equivocas. Uma primeira anlise, que vamos encontrar na Crtica da filosofia do direito de Hegel, gira em torno da oposio entre o particular e o universal, a sociedade civil e o Estado, a escravido do trabalhador e a liberdade fictcia do eleitor e do cidado. Esse texto constitui a origem de uma das oposies clssicas do pensamento marxista, entre democracia formal e democracia real; mostra tambm uma certa forma de aproximao entre a inspirao filosfica e a crtica sociolgica. A inspirao filosfica se manifesta na rejeio de uma universalidade do individuo limitada ordem poltica e se transpe facilmente para uma anlise sociolgica. A idia de Marx a seguinte: o que significa o direito de votar a cada quatro ou cinco anos para os indivduos que no tm outro meio de subsistncia a no ser os salrios que recebem dos patres, em condies que esses estabelecem? O segundo conceito em torno do qual gira o pensamento de juventude de Marx o do homem total, provavelmente ainda mais equivoco do que o do

homem universalizado. O homem total o que no mutilado pela diviso do trabalho. Para Marx, o homem da sociedade industrial moderna , com efeito, um homem especializado.Adquiriu uma formao especfica, para exercer uma profisso particular. Permanece encerrado a maior parte de sua vida nessa atividade setorial, deixando de utilizar muitas aptides e faculdades que poderiam se desenvolver. Nessa linha, o homem total seria aquele que no fosse especializado.Alguns textos de Marx sugerem uma formao politcnica, em que todos os indivduos fossem preparados para o maior nmero possvel de profisses. Com tal formao, no estariam condenados a fazer a mesma coisa, de manh noite. Se o significado do homem total o homem no amputado de algumas das suas aptides pelas exigncias da diviso do trabalho, esta noo um protesto contra as condies impostas aos indivduos pela sociedade industrial. Efetivamente, a diviso do trabalho tem como resultado fazer com que a maioria dos indivduos no realizem tudo aquilo de que so capazes. Mas esse protesto um tanto romntico no me parece adequado ao esprito de um socialismo cientfico. difcil conceber como uma sociedade, capitalista ou no capitalista, poderia formar todos os seus membros em todas as profisses,; difcil imaginar como funcionaria uma sociedade industrial em que os indivduos no fossem especializados em seu trabalho. possvel expor o pensamento de Marx como o de um puro economista e socilogo; Marx, contudo, chegou crtica econmico-social tomando como ponto de partida temas filosficos.Aqui aparece a grandeza e o equvoco da sociologia marxista. Pretende ser uma filosofia. Ela , essencialmente, uma sociologia. Mais alm ou aqum dessas idias, restam ainda, muitos pontos obscuros ou equvocos que explicam a variedade das interpretaes dadas ao pensamento de Marx. 3.4 Os Equvocos da Sociologia Marxista Mesmo que se abstraia a base filosfica, a sociologia marxista comporta alguns equvocos. A concepo do capitalismo e da histria de Marx est associada combinao dos conceitos de foras de produo, relaes de produo, luta de classes, conscincia de classe, infra-estrutura e superestrutura. Contudo, se nos limitarmos a utilizar dessa forma esses conceitos, no encontraremos uma filosofia da historia. Pode-se descobrir que a um mesmo grau de desenvolvimento das foras produtivas correspondem diferentes relaes de produo. A propriedade privada no exclui um grande desenvolvimento das foras produtivas; por outro lado, j pode haver propriedade coletiva com um desenvolvimento mnimo das foras de produo. Em outras palavras, o emprego crtico das categorias marxistas no implica uma interpretao dogmtica do curso da histria. Outro equvoco da sociologia marxista tem a ver com a anlise e a discusso dos conceitos essenciais, notadamente os de infra-estrutura e superestrutura.Quais so os elementos da realidade social que pertencem infra-estrutura? Quais os que pertencem superestrutura?

De modo geral, parece que devemos chamar de infra-estrutura a economia, em particular as foras de produo, ou seja, o conjunto de equipamento tcnico de uma sociedade, e tambm a organizao do trabalho. Mas o equipamento tcnico de uma civilizao inseparvel dos conhecimentos cientficos e esses pertencem ao domnio das idias e do saber, e esses ltimos deveriam estar ligados superestrutura, pelo menos na medida em que o saber cientifico est, em muitas sociedades, intimamente ligado aos modos de pensar e filosofia. 3.5 Sociologia e Economia Em sua anlise do capitalismo Marx considerou simultaneamente as caractersticas de toda economia e as caractersticas de uma economia moderna de tipo capitalista, porque no conhecia outros tipos. A teoria do salrio, a teoria da mais-valia, a teoria da acumulao deixam de ser plenamente satisfatrias em si mesmas. Em nenhum regime possvel dar aos trabalhadores todo o valor do que produzem, pois preciso reservar uma parte desse valor para a acumulao coletiva.Com isso, demonstra-se que Marx, observando a fase inicial do regime capitalista, no podia distinguir com facilidade de um lado o que implica um regime de propriedade privada e, de outro, o que implica uma fase de desenvolvimento tal como a que a Inglaterra atravessava no momento em que ele estudava; e, por fim, o que constitua a essncia de qualquer economia industrial. Hoje, a tarefa da anlise sociolgica de economia consiste justamente em traar a distino entre esses trs tipos de elementos: as caractersticas de toda economia moderna, caractersticas ligadas a um regime particular de economia moderna e as caractersticas ligadas a uma fase de crescimento da economia. A idia central de Marx a de que a sociedade capitalista antagnica; como conseqentemente, todas as caractersticas essenciais do regime capitalista tm origem nesse fenmeno. A sociologia de Marx supe a reduo da ordem poltica ordem econmica, isto , a extino do Estado a partir do momento em que forem impostas a propriedade coletiva dos meios de produo e planificao. Contudo, a ordem poltica essencialmente irredutvel ordem econmica. Qualquer que seja o regime econmico e social, o problema poltico persistir, porque ele consiste em determinar quem governa, como so recrutados os governantes, como o poder exercido, ou qual a relao de consentimento ou de revolta entre os governantes e governados.A ordem poltica to essencial e autnoma quanto a ordem econmica. A sociologia dos regimes polticos no pode ser reduzida a um simples apndice da sociologia da economia ou das classes sociais.

4. MILE DURKHEIM
4.1 Da Diviso do Trabalho Social Da diviso do trabalho social (1893), tese de doutoramento de Durkheim seu primeiro grande livro.

O tema deste primeiro livro central no pensamento do autor: as relaes entre os indivduos e a coletividade. Como pode uma coleo de indivduos constituir uma sociedade e como se chega a esta condio da existncia social que o consenso? Para Durkheim, atravs da solidariedade em duas formas; mecnica e orgnica. A primeira, uma solidariedade por semelhana, onde os indivduos diferem pouco uns dos outros. A forma oposta de solidariedade, a orgnica, aquela em que o consenso resulta de uma diferenciao, ou se exprime por seu intermdio. Os indivduos no se assemelham, so diferentes. Durkheim chama de orgnica a solidariedade baseada na diferenciao dos indivduos, por analogia com os rgos de um ser vivo, cada um exercendo uma funo prpria. Para Durkheim, as duas formas de solidariedade correspondem a duas formas extremas de organizao social. A oposio dessas duas formas de solidariedade se combina com a oposio entre sociedades segmentarias e aquelas em que aparece a moderna diviso de trabalho. A noo de estrutura segmentaria no se confunde com a solidariedade por semelhana. Sugere apenas o relativo isolamento, autosuficincia dos vrios elementos. Pode-se conceber uma sociedade global ocupando amplo espao que no passasse da justaposio de segmentos, todos semelhantes e autrquicos. A diviso do trabalho que Durkheim procura apreender e definir no se confunde com a que os economistas imaginam. A diferenciao das profisses e a multiplicao das atividades industriais exprimem a diferenciao social que Durkheim considera de modo prioritrio. Essa diferenciao se origina na desintegrao da solidariedade mecnica e da estrutura segmentaria. No estudo da diviso do trabalho, Durkheim descobriu duas idias essenciais: a prioridade histrica das sociedades em que a conscincia individual est inteiramente fora de si e a necessidade de explicar os fenmenos individuais pelo estudo da coletividade, e no o estado da coletividade pelos fenmenos individuais. O fenmeno da diviso do trabalho que o socilogo quer explicar diferente, portanto, do que os economistas entendem pelo mesmo conceito. A diviso do trabalho uma certa estrutura de toda a sociedade, de que a diviso tcnica ou econmica do trabalho no passa de uma manifestao. A diferenciao social, fenmeno caracterstico das sociedades modernas, a condio criadora da liberdade individual.S numa sociedade em que a conscincia coletiva perdeu uma parte de sua rigidez o indivduo pode ter uma certa autonomia de julgamento e de ao. Nessa sociedade individualista, o problema mais importante manter o mnimo de conscincia coletiva, falta da qual a solidariedade orgnica provocaria a desintegrao social. 4.2 O Suicdio (1897) O livro que Dukheim escreveu sobre o problema do suicdio est estreitamente ligado ao estudo da diviso do trabalho. Ele observa que o homem no se sente necessariamente mais feliz com sua sorte nas sociedades modernas, e registra, de passagem, o aumento do nmero dos

suicdios, expresso e prova de certos traos, talvez patolgicos, da organizao atual da vida coletiva. Durkheim fala da "anomia", ausncia ou desintegrao das normas sociais, conceito que vai te um papel predominante no estudo do suicdio. Passa em revista certos fenmenos, como as crises econmicas, a inadaptao dos trabalhadores as suas ocupaes, a violncia das reivindicaes dos indivduos com relao coletividade. O estudo do suicdio trata de um aspecto patolgico das sociedades modernas, e revela do modo mais marcante a relao entre o indivduo e a coletividade. Durkheim quer mostrar at que ponto os indivduos so determinados pela realidade coletiva. Durkheim define trs tipos de suicdio: o egosta, o altrusta e o anmico. No suicdio egosta analisado graas correlao entre a taxa de suicdio e os contextos sociais integradores, a religio e a famlia, esta ltima considerada sob o duplo aspecto de casamento e prole. No suicdio altrusta que comporta dois exemplos principais: o primeiro, em sociedades arcaicas, a viva indiana aceita ser colocada na fogueira que deve queimar o corpo do marido morto. O segundo, o suicdio no exrcito, praticado por militares. No suicdio anmico, o mais caracterstico da sociedade moderna, ocorre nos perodos de crises econmicas, como tambm nos perodos de grande prosperidade. Sua freqncia tambm aumenta paralelamente ao aumento do nmero de divrcios. 4.3 As Formas Elementares da Vida Religiosa "As formas elementares da vida religiosa " representa a soluo dada por Durkheim anttese entre cincia e religio.Descobrindo a realidade profunda de todas as religies, a cincia no recria uma religio, mas d confiana na capacidade que tm as sociedades de produzir em cada poca os deuses de que necessitam. "Os interesses religiosos no passam de forma simblica de interesses sociais e morais". Para Durkheim, a essncia da religio a diviso do mundo em fenmenos sagrados e profanos. No a crena numa divindade transcendente: h religies superiores sem Deus. A maioria das escolas budistas no professa a f num deus pessoal e transcendente. A religio pressupe o sagrado, em seguida a organizao das crenas relativa ao sagrado e, por fim, ritos ou prticas derivados das crenas, de modo mais ou menos lgico. O objetivo da teoria da religio de Durkheim fundamentar a realidade do objeto da f, sem admitir o contedo intelectual das religies tradicionais, condenadas pelo desenvolvimento do racionalismo cientifico; este permite salvar o que parece destruir, demonstrando que os homens nunca adoraram seno sua prpria sociedade. 4.4 As Regras do Mtodo Sociolgico A concepo sociolgica de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo demonstrar que pode e deve existir uma sociologia

objetiva e cientfica, conforme o modelo das outras cincias, tendo por objeto o fato social. Para que haja tal sociologia, duas coisas so necessrias: que seu objeto seja especfico, distinguindo-se do objeto das outras cincias, e que possa ser observado e explicado de modo semelhante ao que acontece com os fatos observados e explicados pelas outras cincias. Esta dupla exigncia leva as duas celebres frmulas com que se costuma resumir o pensamento de Durkheim: preciso considerar os fatos sociais como coisas; as caractersticas do fato social que ele exerce uma coero sobre os indivduos. conveniente chamar de coisa toda realidade observvel do exterior, e cuja natureza no conhecemos imediatamente. Esse mtodo no deixa de apresentar alguns problemas. Durkheim parte da idia de que convm definir os fatos sociais pelas caractersticas externas facilmente reconhecveis, a fim de evitar os preconceitos ou prnoes. O perigo desse mtodo duplo: substituir imperceptivelmente uma definio intrnseca, por outra, extrnseca, relacionada com sinais exteriores reconhecveis, e pressupor arbitrariamente que todos os fatos classificados nessa categoria derivam necessariamente de uma mesma causa. Esse o centro do pensamento metodolgico de Durkheim; para ele o fato social especifico, provocado pela associao dos indivduos, e diferente, pela sua natureza, do que se passa no nvel das conscincias individuais. Os fatos sociais podem ser objeto de uma cincia geral porque se distribuem em categorias, e os prprios conjuntos sociais podem ser classificados em gneros e espcies. 4.5 Sociologia e Socialismo O ponto de partida de Durkheim o absoluto do pensamento cientfico, a nica forma de pensamento vlida na nossa poca.Nenhuma doutrina moral ou religiosa, pelo menos em seu contedo intelectual, pode ser admitida, se no resiste crtica da cincia. Durkheim admite que a ordem social se fundamenta num pensamento de tipo cientfico. O problema social no um problema econmico; , sobretudo um problema de consenso, isto , de sentimentos comuns aos indivduos, graas aos quais os conflitos so atenuados, os egosmos recalcados e a paz mantida. O problema social um problema de socializao. O curso que Durkheim dedicou ao socialismo parte de um empreendimento mais amplo, que no chegou a concluir: um estudo histrico do conjunto das doutrinas socialistas, de que s pode estudar as origens. Durkheim aborda este estudo com algumas idias que esclarecem sua interpretao do socialismo. Ope-se doutrina marxista, no cr na fecundidade dos meios violentos e se recusa a considerar a luta de classes, em particular os conflitos entre os operrios e empresrios, como um elemento essencial da sociedade atual, e como mola do movimento histrico. O socilogo tambm no socialista, na medida em que muitos socialistas se inclinam a crer que a soluo dos problemas da sociedade moderna vir de uma organizao econmica. Para Durkheim, a sociologia pode trazer uma soluo cientfica ao problema social, e compreende-se que ele possa ter tomado como ponto de

partida de suas pesquisas uma questo filosfica que comandava o problema poltico, e que tenha encontrado na sociologia, tal como entendia, o substituto de uma doutrina socialista. 4.6 Sociologia e Filosofia Durkheim insiste no fato de que as vrias instituies, famlia, crime, educao, poltica, moral, religio, so consideradas pela organizao da sociedade. Cada tipo social tem seu tipo de famlia, de educao, de Estado, de moral. Mas tende a tornar o meio social como uma realidade total, quando esta uma categoria analtica, e no uma causa ltima. Durkheim se exprime muitas vezes como se a sociedade fosse uma unidade fechada sobre si mesma exatamente definida. preciso substituir a noo de sociedade, unidade completa e integral, pela noo de grupos sociais, que coexistem dentro de toda sociedade complexa. Desde que se admite a pluralidade dos grupos sociais e o conflito das idias morais, percebese tambm que a cincia social ser por muito tempo incapaz de dizer aos moralistas e aos educadores que a moral que devem pregar em nome da cincia. Durkheim pensava ter encontrado o meio de separar os fenmenos fundamentais da estrutura ou da integrao social, que pertencem ao campo da sociologia, dos outros fenmenos mais superficiais, como os regimes polticos que pertencem ao campo da cincia histrica, e no obedecem a leis estritas. Essa classificao das sociedades, que leva oposio do profundo e do superficial, do tipo social e dos fenmenos histricos, provocada por uma iluso, positivista ou realista, segundo a qual uma classificao das sociedades vlida, em termos absolutos. Durkeheim dizia que entre Deus e a sociedade preciso escolher. Isso mostra realmente o que ele pensava. Para ele, um ato s moral se tem por objeto uma pessoa que no a do seu autor. Portanto, para que haja uma moralidade, preciso haver uma realidade que valha mais do que qualquer pessoa. Esta realidade, superior em valor ao ator individual, s pode ser Deus ou a sociedade, e no h nenhuma diferena entre as duas hipteses, j que a religio, de acordo com os estudos das formas elementares da vida religiosa, no passa de adorao da sociedade transfigurada. Numa aproximao dos julgamentos de fato e de valor, encontramos sempre a convico de Durkheim de que a autoridade dos conceitos que tendem a exprimir a realidade, ou dos ideais que tendem a informar a ao, provm da prpria sociedade. Segundo as idias de Durkheim, a sociologia justifica o individualismo racionalista e prega, ao mesmo tempo, o respeito pelas normas coletivas. Esta a concluso de uma investigao em cuja origem se coloca a velha questo das relaes entre o indivduo e a sociedade, ou entre o individualismo e o socialismo.

5. MAX WEBER
5.1 Teoria da Cincia

Weber parte da distino entre quatro tipos de ao: a ao racional com relao um objetivo, a ao racional com relao a um valor, a ao afetiva ou emocional e a ao tradicional. A ao racional com relao a um objetivo definida pelo fato de que o autor concebe claramente seu objetivo e combina os meios disponveis para atingi-lo. Na ao racional com relao a um valor, o ator age racionalmente, aceitando todos os riscos, no para obter um resultado extrnseco, mas para permanecer fel sua idia de honra. A ao que Weber chama de afetiva a ao ditada imediatamente pelo estado de conscincia ou humor do sujeito. J, a ao tradicional, aquela ditada pelos hbitos, costumes e crenas, transformada numa segunda natureza. A sociologia uma cincia que procura compreender a ao social; a compreenso implica a percepo do sentido que o autor atribui sua conduta. A compreenso dos sentidos subjetivos implica uma classificao dos tipos de conduta e leva percepo da sua estrutura inteligvel. Tal como Weber entende, a cincia um aspecto do processo de racionalizao, caracterstico das sociedades ocidentais modernas. Weber chegou mesmo a sugerir e a afirmar, que a cincia histrica e sociolgica da nossa poca representa um fenmeno historicamente singular, na medida em que no houve, em outras culturas, o equivalente a esta compreenso racionalizada do funcionamento e do desenvolvimento das sociedades. A cincia positiva e racional valorizada por Max Weber faz parte do processo histrico de racionalizao, e apresenta duas caractersticas que comandam o significado e o alcance da verdade cientfica. Esses dois traos especficos so o no-acabamento essencial e a objetividade, esta ltima sendo definida pela validade da cincia para todos os que procuram este tipo de verdade, e pela rejeio dos juzos de valor. 5.2 Histria e Sociologia As cincias histricas e sociolgicas so cincias causais, como tambm, interpretaes compreensivas do sentido subjetivo das condutas. Segundo Weber, a investigao causal pode se orientar em dois sentidos chamados de causalidade histrica e causalidade sociolgica. A primeira determina as circunstancias nicas que provocaram um certo acontecimento; a segunda pressupe a determinao de relao regular entre os dois fenmenos. H, no pensamento de Weber, uma solidariedade estreita entre causalidade histrica e causalidade sociolgica, uma e outra expressas em termos de probabilidade. O grau de probabilidade desta relao varia de acordo com as circunstncias. De um modo geral, todo pensamento causal de Max Weber se exprime em termos de probabilidades ou de oportunidades.No h, portanto, uma determinao unilateral do conjunto da sociedade por um elemento, seja ele o econmico, o poltico ou o religioso. Weber concebe as relaes causais da sociologia como relaes parciais e provveis. So relaes parciais no sentido

de que um fragmento dado da realidade, torna provvel ou improvvel um outro fragmento. 5.3 As Antinomias da Condio Humana As cincias da cultura so compreensveis e causais. A relao de causalidade , segundo o caso, histrica ou sociolgica. O historiador visa pesar a eficcia causal dos diferentes antecedentes numa nica conjuntura; o socilogo procura estabelecer relaes de sucesso que se repetiram ou que so susceptveis de repetio. Para Weber, as sociedades so efetivamente o meio ambiente onde os valores so criados, mas as sociedades reais so compostas de homens, isto , por ns mesmos e pelos outros, e que em conseqncia no a sociedade concreta, como tal, que ns adoramos ou devemos adorar. O que apaixona Weber a determinao da hierarquia dos valores adorados por uma poca, ou uma comunidade. Os objetivos predominantes da curiosidade weberiana so os sistemas no-lgicos de interpretao do mundo e da sociedade. A antinomia fundamental da ao, de acordo com Weber, a da moral da responsabilidade e da moral da convico. Para Weber, a teoria da justia implica uma antinomia fundamental. Os homens so dotados do ponto de vista fsico, intelectual e moral. Haveria muito a dizer sobre esta antinomia fundamental e evidente que no h moral da responsabilidade que no se inspire em convices, pois, em ltima anlise, esta moral uma procura de eficcia, e podemos questionar o objetivo de tal procura. A moral da convico no pode ser, tambm, a moral do Estado, no pode ser a tica do homem que participa do jogo poltico, mesmo que seja pelo uso da palavra oral ou da escrita. 5.4 A Sociologia da Religio No pensamento weberiano a moral da convico aparece como uma das expresses possveis da atitude religiosa. O pacifismo por convico s se explica dentro de uma concepo global do mundo. Para ser compreendida, toda atitude exige a percepo da concepo global da existncia que anima o ator e na qual ele vive. Esse o ponto de partida do estudo weberiano no campo da sociologia da religio. Weber procurou refutar o materialismo histrico e explicar o comportamento econmico pelas religies, em vez de postular que estas so apenas a superestrutura de uma sociedade cuja infra-estrutura seria constituda pelas relaes de produo. Ele quis demonstrar que a conduta dos homens nas diversas sociedades s pode ser compreendida dentro do quadro da concepo geral que esses homens tm da existncia. Os dogmas religiosos, e sua interpretao, so partes integrantes dessa viso do mundo; preciso entende-los para compreender a conduta dos indivduos e dos grupos, notadamente seu comportamento econmico. O essencial para Weber a anlise de uma concepo religiosa do mundo, de uma atitude com relao existncia por parte de homens que interpretavam sua situao a partir de certas crenas.Weber quis demonstrar

principalmente a afinidade intelectual e existencial entre uma interpretao do protestantismo e determinada conduta econmica. Esta afinidade entre o esprito do capitalismo e a tica protestante torna inteligvel o modo como uma forma de conceber o mundo pode orientar a ao. O estudo de Weber permite compreender de forma positiva e cientfica a influncia dos valores e das crenas nas condutas humanas.Mostra a maneira como opera, atravs da histria, a causalidade das idias religiosas. 5.5 Economia e Sociedade "Economia e sociedade", um tratado de sociologia geral que desenvolve ao mesmo tempo uma sociologia econmica, jurdica, poltica e religiosa e seu objeto a histria universal. A sociologia poltica de Weber se baseia numa distino entre a essncia da economia e a essncia da poltica, estabelecida a partir do sentido subjetivo das condutas humanas. Se toda sociologia compreenso interpretativa da ao humana, do sentido subjetivo que os atores atribuem ao que fazem ou deixam de fazer, no plano do sentido subjetivo das condutas que definimos a ao econmica e a ao poltica. Essa sociologia poltica leva a uma interpretao da sociedade presente, como sua sociologia da religio conduz a uma interpretao das civilizaes contemporneas. 5.6 Weber, Nosso Contemporneo A personalidade, a filosofia e as opinies de Max Weber ilustram a multiplicidade dos sentidos em que parece ser apropriado afirmar que ele nosso contemporneo. Pertence a famlia dos grandes pensadores. um cientista. A sociologia de Weber poderia ser, talvez, mais cientfica, ma menos apaixonante, se no tivesse sido animada por um homem que colocava que colocava constantemente as questes fundamentais: o relacionamento entre o conhecimento e a f, a cincia e a ao, entre a igreja e o profetismo, a burocracia e a liderana carismtica, entre a racionalizao e a liberdade individual.

6- OS SOCILOGOS E A REVOLUO DE 1848


6.1 Auguste Comte e a Revoluo de 1848 Auguste Comte se regozija pela destruio das instituies representativas e liberais, que, para ele, estavam associadas ao esprito metafsico, crtico e anarquizante, ligadas, tambm s particularidades da evoluo da Inglaterra.Segundo Comte, o regime parlamentar ingls no era mais do que a forma assumida pela dominao da aristocracia. O parlamento ingls era a instituio atravs da qual a aristocracia governava a Inglaterra. Para Comte, o parlamentarismo no uma instituio poltica de vocao universal, mas um simples acidente da historia inglesa. A combinao da monarquia e do parlamentarismo, ideal da Constituinte, parece impossvel a

Comte, pois repousa num duplo erro de princpio, relativo natureza das instituies representativas em geral e histria da Frana em particular. Em funo desta interpretao da histria, Comte se satisfaz com a supresso do parlamento francs em beneficio do que chama de ditadura temporria, e tentado a se alegrar com o fato de que Napoleo III tenha definitivamente liquidado o que Marx teria denominado de cretinismo parlamentar. 6.2 Karl Marx e a Revoluo de 1848 Marx procura explicar os acontecimentos polticos pela infra-estrutura social. Esfora-se por mostrar, nos conflitos propriamente polticos, a manifestao ou o afloramento no nvel poltico dos distrbios profundos dos grupos sociais. Marx procura explicar o que acontece no cenrio poltico pelo que ocorre na infra-estrutura social, dizendo que a monarquia legitimista representava a propriedade rural e a monarquia orleanista, a burguesia financeira e mercantil. Admitamos que Marx tenha razo, que a monarquia legitimista seja de fato o regime da grande propriedade fundiria e da nobreza tradicional, e que a monarquia de rleans represente o interesse da burguesia financeira. Marx tentado a explicar a impossibilidade do acordo pela incompatibilidade dos interesses econmicos. A fragilidade desta interpretao est no fato de que em outros paises e em outras circunstancias os proprietrios de terras puderam conciliar seus interesses com os da burguesia industrial e mercantil. Como terico, Marx pretende fundamentar a poltica e seus conflitos nas relaes e nas lutas das classes sociais. Em vrios pontos essenciais, contudo, sua clarividncia de observador vence seu dogmatismo, e ele reconhece, de certa forma involuntariamente, os fatores polticos dos conflitos de regime e autonomia do Estado com respeito aos vrios grupos.Na medida em que existe esta autonomia, pelo menos um elemento do processo de desenvolvimento da sociedade no pode ser reduzido luta de classes.

7. CONCLUSO
A maneira lcida e elegante, a crtica aguda e a argumentao clara fizeram desta obra a consolidao do pensamento sociolgico. A capacidade do autor para captar os aspectos essenciais de um pensador e as caractersticas de um perodo histrico, faz da leitura exposta nesta obra, uma significativa contribuio para a histria da sociologia, servindo como diretriz para uma retomada vigorosa do debate sociolgico nos tempos atuais.

8 REFERNCIA BIBLIOGRFICA
ARON, Raymond. As Etapas do Pensamento Sociolgico. 5 ed. So Paulo: editora Martins Fontes, 2.000.

You might also like