You are on page 1of 3

ALZHEIMER, AVC E DOENA DE PARKINSON A Acupuntura e a Medicina Chinesa so uma eficaz alternativa no tratamento de doenas neurodegenerativas, tais como

a doena de Alzheimer, sequelas de acidente vascular cerebral e de doena de Parkinson, males que afetam grande parte da populao geritrica. Associadas medicina ocidental, as opes de tratamento incluem a Fitoterapia.

Doenas neurodegenerativas e a medicina ocidental

Um dos princpios fundamentais da medicina ocidental consiste em partir da constatao que as clulas nervosas no so capazes de regenerao. Uma vez mortas, essas clulas no so repostas pelo corpo. A doena de Alzheimer, sequelas de acidente vascular cerebral, bem como a doena de Parkinson so males que envolvem a morte e atrofia dos neurnios (clulas nervosas) no crebro. Portanto, a medicina ocidental no oferece nenhuma opo de cura para doenas neurodegenerativas, ficando sua atuao restrita apenas ao tratamento sintomtico. Embora possam ter origens diferentes, os pacientes com doenas neurodegenerativas mostram atrofia generalizada das clulas do crebro, o que pode comprometer suas funes fsicas e mentais. Mentalmente, o paciente d indcios de esquecimento ou falta de memria, diminuio da capacidade mental e distrbios emocionais. Fisicamente, os pacientes apresentam incontinncia parcial ou completa, aspirao de partculas de alimentos, tremores, equilbrio ruim, rigidez muscular, paralisia muscular, entre outros sintomas.

Doenas neurodegenerativas segundo a Medicina Oriental

Doenas Neurodegenerativas so caracterizadas por uma deteriorao progressiva. Suas manifestaes clnicas so determinadas pela localizao e pela gravidade de cada caso. Sua origem pode ser identificada na deficincia da essncia do rim, pelo bloqueio do canal do crebro ou ambos.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a causa de doenas neurodegenerativas est no rim, rgo responsvel pelo controle dos ossos e medula. De acordo com esse ponto de vista, a estagnao do sangue e a acumulao de catarro nos rins so consideradas causas e no sintomas. Assim, o tratamento desse tipo de doena consiste em tonificar o rim para eliminar o catarro e remover a estagnao do sangue.

Tratamento

De acordo com a tradio da medicina oriental, o esprito (shen) habita o corao e o crebro, e afetado pelo estado de sade mental e fsico de uma pessoa. Quando o esprito afetado, ocorre a deteriorao das funes mentais que podem resultar em delrio e demncia, acompanhado de sintomas fsicos semelhantes s complicaes do AVC.

O tratamento dessas doenas consiste em despertar o esprito (shen), abrindo os orifcios sensoriais e estimulando o crebro. Segundo o Dr. Hua Long Zhang, diretor de Bai Lou Hospital de Tianjing, na China, os pontos de acupuntura dos canais Yin devem ser selecionados.

Seleo dos Pontos Principais: Neiguan (P6), Renzhong (Du 26) e Sanyinjiao (SP6) - Neiguan (P6) tem a funo de nutrir o corao, acalmar o esprito e promover a circulao do Qi e do sangue; - Renzhong (Du 26) abre orifcios sensoriais, estimula o crebro e desperta o esprito. A combinao de Neiguan (P6) e Renzhong (Du 26) usada para aumentar a fora contrtil do corao e do dbito cardaco da circulao sangunea para o crebro; - Sanyinjiao (Sp 6) o ponto de encontro dos trs canais yin do p. Sanyinjiao (Sp 6) nutre o rim e tonifica a medula para melhorar a funo do crebro;

Alguns pontos locais: - Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), Weizhong (UB 40), e hegu (LI 4) so pontos locais que abrem os canais e melhoram a circulao do Qi e do sangue; - Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), e hegu (LI 4) so usados para tratar paralisia e tremores de braos e mos, e Weizhong (UB 40) usado para a paralisia das pernas; - Fengchi (20 GB), Yifeng (SJ 17), Wangu (GB 12) e Tianzhu (UB 10) so quatro excelentes pontos que ajudam os pacientes com problemas de articulao da fala ou aspirao freqente de partculas de alimentos, levando a infeces respiratrias. - Shanshangdien (ponto trovo superior) e xiashangdien (ponto mais baixo de trovo) so dois pontos extraordinrios que foram descobertos atravs de ensaios clnicos e experincias. Eles so extremamente potentes e devem ser reservados para aqueles pacientes que tm paralisia parcial ou completa. Shanshangdien est localizado na parte lateral do pescoo, no mesmo nvel da ma de Ado, entre a cabea e o esterno clavicular.

Tratamento com Ervas

De acordo com Dr. Zhang, o uso contnuo de ervas a chave para a recuperao de pacientes com doenas neurodegenerativas. Aps muitos anos utilizando ervas para tratar pacientes que apresentavam sintomas como falta de memria, esquecimento, lentido, tremores, rigidez muscular, equilbrio ruim, dificuldade de locomoo, fala arrastada, rigidez da lngua, salivao involuntria, mico frequente e constipao, o especialista formulou um composto de ervas que auxiliasse efetivamente na melhora do paciente.

Denominada Neuro Plus (Nao Kang Wei Wan), a frmula do Dr. H. Zhang tonifica o rim e sua essncia, regula o Qi e a circulao sangunea, remove a estagnao do sangue e abre os orifcios sensoriais. A dosagem recomendada de 6 gramas por dia, ou 4 cpsulas trs vezes ao dia e os pacientes comeam a mostrar melhoras aps 2 a 4 semanas de tratamento. Em casos agudos de doenas neurodegenerativas como o AVC, o paciente deve tomar as ervas continuamente por um

ms antes de fazer uma avaliao clnica. J o paciente que sofre de Alzheimer deve tomar as ervas por pelo menos trs meses.

Neuro Plus (Nao Kang Wei Wan) uma frmula patenteada em Tianjing, na China. A lista de ingredientes inclui: morinda (ba ji tian), eucommia (zhong du), frutas lycium (gou qi zi), Polygonum (wu shou ele), frutas alpinia (yi zhi ren), cuscuta (tu si zi) , Cornus (yu Zhu Shan), cordyceps (Dong Chong Xia Cao), ginseng (ren shen) Dioscorea (Shan Yao), Astragalus (huang qi), ginseng americano (shen xi yang), atractylodes branco (zhu BA), poria (fu ling), pseudoginseng (san qi), Crataegus (shan zha), sanguessuga (zhi shui) raiz slvia, (dan shen), Carthamus (hua Kong), as escalas Tamandu (Chuan Shan Jia), Gastrodia (tian MA), Tokoro (bei xie), rehmannia fresco (sheng di huang), Scolopendra (gong wu), Polygala (yuan zhi), Acorus (pu shi chang), Anglica (bai zhi), testudinis (proibio gui) e Cervi fragmentos Cornus (lu shuag jiao).

Dicas saudveis para pacientes com doenas degenerativas

- Diminua a quantidade de alimentos ingeridos em cada refeio. Pacientes obesos devem perder peso; - Ateno ao nvel de colesterol. Para reduzi-lo, utilize leo vegetal em vez de leo animal para cozinhar os alimentos; - Coma mais carne branca (frango e peixes) e menos carne vermelha; - Consuma quantidades adequadas de vegetais, principalmente os ricos em vitamina A, B1, B2, C e E; - Prefira alimentos crus; - Evite lcool e fumo; - Pratique atividades fsicas regularmente;

You might also like