You are on page 1of 3

A conscincia do Sagrado Feminino

Resgatando o passado, construindo o futuro

Mirella Faur Durante os milnios da supremacia patriarcal, refletida nos valores espirituais, culturais, sociais, comportamentais e amparada pela hierarquia divina masculina, foi negada e reprimida qualquer manifestao da energia feminina, divina e humana. Resultou assim em uma cultura exclusiva e destrutiva, centrada na violncia, conquista e dominao, com o conseqente desequilbrio global atual. Os homens - como gnero - no foram os nicos responsveis pelas agresses e atitudes extremistas a eles atribudas; a causa pode ser atribuda maneira pela qual a identidade masculina foi criada e reforada pelos modelos e comportamentos de heris e super-homens. Fundamentados em seus direitos divinos, outorgados inicialmente por deuses guerreiros e depois reiterados pela interpretao tendenciosa dos preceitos bblicos, os homens foram inspirados, instigados e recompensados para desconsiderar e deturpar as milenares tradies matrifocais e os cultos geocntricos. Em lugar de valores de paz, prosperidade e parceria igualitria, foram instaurados princpios e sistemas de conquista, explorao e dominao da Terra, das mulheres, crianas e de outros homens.

Pela sistemtica inferiorizao e perseguio da mulher, o patriarcado procurava apagar e denegrir os cultos da Grande Me, interditando os seus rituais, demonizando e distorcendo seus smbolos e valores. A relao igualitria homem-mulher foi renegada, a mulher declarada um ser inferior, desprovido de alma, amaldioado por Deus, responsvel pelos males do mundo e por isso destinada a sofrer e a ser dominada pelo homem. Os princpios masculino e feminino antes plos complementares da mesma unidade foram separados e colocados em ngulos opostos e antagnicos. Enalteceu-se o Pai, negou-se a Me e usou-se o nome de Deus para justificar e promover o cdigo patriarcal, a subjugao e explorao da Terra e das mulheres. A tradio, os cultos e a simbologia da Deusa foram relegados ao ostracismo e paulatinamente caram no esquecimento. Patriarcado e cristianismo se uniram na construo de uma sociedade hierrquica e desigual, baseada em princpios, valores, normas, dogmas religiosos, estruturas sociais e culturais masculinas. As ltimas dcadas do sculo passado proporcionaram uma gradativa mudana de paradigmas nas relaes e nos conceitos relativos ao masculino e feminino. No entanto, para que este avano terico se concretize em aes e modificaes comportamentais e espirituais, imprescindvel reconhecer a unio harmoniosa e complementar das polaridades e procurar novos smbolos e rituais para o seu fortalecimento e equilbrio. Com o surgimento progressivo de uma dimenso feminina da Divindade na atual conscincia coletiva, est sendo fortalecido o retorno Deusa e a revalorizao do Sagrado Feminino. Somos ns que estamos voltando Deusa, pois Ela sempre esteve ao nosso lado, apenas oculta na bruma do esquecimento e velada pela nossa falta de compreenso e conexo com seu eterno amor e poder. A principal diferena entre o Pai patriarcal, celeste e a Me csmica e telrica universal a condio transcendente e longnqua do Criador e a essncia imanente e eternamente presente da Criadora, em todas as manifestaes da Natureza. A redeno do Sagrado Feminino diz respeito tanto mulher quanto ao homem. Ao esperar respostas e solues vindas do Cu, esquecemos de olhar para baixo e ao redor, ignorando as necessidades da nossa Me Terra e de todos os nossos irmos de criao. Para que os valores femininos possam ser compreendidos e vividos, so necessrias profundas mudanas em todas as reas: social, poltica, cultural, econmica, familiar e espiritual. Uma nova conscincia do Sagrado Feminino surgir to somente quando for resgatada a conexo espiritual com a Me Terra, percebida e honrada a Teia Csmica qual todos ns pertencemos e assumida a responsabilidade de zelar pelo seu equilbrio e preservao.

O reconhecimento do Sagrado Feminino deve ser uma busca de todos, porm cabe s mulheres uma responsabilidade maior, devido sua ancestral e profunda conexo com os arqutipos, atributos, faces, ciclos e energias da Grande Me. Uma grande contribuio na transformao da mentalidade do passado e na expanso atual da conscincia coletiva so os encontros de homens e mulheres em crculos e vivncias comunitrias, para despertar e alinhar mentes, coraes e espritos em aes que visem a cura e a transmutao das feridas da psique, infligidas pelo patriarcado. Apaziguar a si mesmo, harmonizar seus relacionamentos, vencer o separatismo, reconhecer e honrar a interdependncia de todos os seres, evitar qualquer forma de violncia, dominao, competio ou discriminao so desafios do ser humano contemporneo, no nvel pessoal, coletivo e global. Incentivando a parceria entre os gneros e a interao dos planos energticos (celeste, telrico, ctnico) criam-se condies que favorecem a expanso da conscincia individual e contribuem para a evoluo planetria.

You might also like