You are on page 1of 126

ORLANDO CORREGIO

A CONTRIBUIO DA TEORIA DE LUCA PACIOLI [1445-1517]-PARA A SOLIDIFICAO UNIVERSAL DO MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS.

Dissertao apresentada Banca Examinadora da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, como exigncia parcial para obteno do ttulo de mestre em Histria da Cincia sob orientao do Prof.Dra. Ana Maria Haddad Baptista.

Pontifcia Universidade Catlica So Paulo-2006

Aprovao da Banca Examinadora:

10

Quem no faz, no erra, e quem no erra, no aprende


Luca Pacioli captulo XVIII do Summa.

11

Agradecimento Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, a minha orientadora, Profa. Dra. Ana Maria Haddad Baptista, que foi, sem dvida alguma, pessoa importante na elaborao deste trabalho, principalmente pelo tempo a mim dispensado, pelo enorme interesse demonstrado por essa dissertao e acima de tudo por seus momentos de brilhante intuio, que certamente foram fundamentais para o desenvolvimento de determinados entraves. De forma geral, gostaria de agradec-la por me estimular a escolher os caminhos certos, no os mais fceis, os j percorridos, mas sim aqueles que mais teriam a acrescentar, os mais desafiadores, que me faziam cruzar limites. Agradeo tambm a todos os professores do curso do nosso mestrado da PUC por seu dinamismo e maneiras de transmitir conhecimentos importantes, os quais me ajudaram em direo de pesquisas sobre o meu tema. minha famlia, pelo apoio e pacincia. A Deus por dar-me a oportunidade de poder estudar, e terminar o meu mestrado.

12

Resumo
Esta pesquisa demonstra a importncia e a grande contribuio de Luca Pacioli para a rea contbil, no que se refere s partidas dobradas, que, conforme se sabe, tornaram as operaes mercantis mais fceis de serem controladas. No primeiro captulo faremos um breve histrico ao longo da histria dos principais aspectos da Contabilidade, que de certa forma, possuem relaes com o desenvolvimento de nosso trabalho. No segundo captulo, tanto na parte A como na parte B, analisamos parte da principal obra de Luca Pacioli e demonstramos, efetivamente, por intermdio de nossas anlises, as contribuies do Frei que tm sido parmetros fundamentais para a Contabilidade at os dias de hoje.

13

Abstract
This research shows the importance and the great contribution of Luca Pacioli to Accounting area, referring to double-entry that, as we know, makes merchant operations easiest to be controlled. In the first chapter, we present a brief historic throughout main aspects of Accounting History, that, on certain way, have relations to our work development. In the second chapter, both part A and B, we analyze part of Luca Pacioli main work and demonstrate, effectively, by our analyzes, Frei contributions which will be thefundamental parameters to Accounting until today.

14

Sumrio

Introduo .............................................................................................. 8 1. Captulo 1 .......................................................................................... 11 1.1 Aspectos da Histria da Contabilidade............................................ 12 1.2.A obra de Luca Pacioli..................................................................... 17 1.3.Aspectos da obra de autoria de Luca Pacioli.................................... 18 1.4.Conceitos importantes de Contabilidade.......................................... 19 2. Captulo 2-Parte A.............................................................................. 40 2.1.A Estrutura do Summa.................................................................. 41 2.2.Traduo e anlise do Tratactus de Pacioli................................... 43 2.3.Captulo 2-Parte B............................................................................ 84 2.4.Continuidade s anlises de Pacioli................................................. 85

3.Consideraes finais............................................................................ 118 4.Bibliografia.......................................................................................... 123

15

Introduo

16

Esta pesquisa analisa medida do possvel, a divulgao do denominado mtodo das partidas dobradas. Tal processo foi desenvolvido e pensado, no sculo XV por Luca Pacioli e sua grande contribuio, entre outras, foi a de instituir mecanismos que tornaram as operaes mercantis mais fceis de serem controladas. As partidas dobradas so consideradas como parte de um processo bastante coeso, harmonioso, lgico, capaz, inclusive, de ordenar a classificao de dados numricos e, alm do mais fornecer resumos e uma espcie de memria de posies de negcios realizados e concretizados. Um dos principais objetivos desta pesquisa, concretizados, especialmente no segundo capitulo deste trabalho, ser o de demonstrar o quanto o processo das partidas dobradas usado, em grande parte, at os dias atuais na rea contbil e, inclusive, como muitos princpios so aplicados em diversos segmentos da rea dos negcios. Nessa medida , traduzimos parte da obra de Luca Pacioli que est em italiano arcaico,Summa de Arithmetica, Geometria et Proportionalita de 1494. Um outro objetivo que perpassar no desenvolvimento deste trabalho ser o de verificar que Luca Pacioli no foi o denominado pai do mtodo das partidas dobradas, mas provavelmente, um dos primeiros a utilizar e sistematizar o mtodo. A sistematizao do mtodo, assim como sua aplicao s foi possvel, graas a alguns elementos contextuais da poca do frei em questo, elementos esses que no detalharemos em nossa pesquisa porque estaramos fugindo aos propsitos da mesma. Finalmente, destacaremos em nossa pesquisa, a partir das anlises do legado de Pacioli que o sistema de partidas dobradas foi, entre tantas outras coisas que poderiam ser citadas, capaz de trazer um reordenamento para a vida socioeconmica de uma poca. Diga-se, por exemplo, que a divulgao do mtodo no sculo XV permitiu aos negociantes uma forma bastante confivel e consistente em relao aos valores patrimoniais envolvidos, se levarmos em considerao o grau de transformaes pelos quais o sculo XV estava envolvido. Os comerciantes aprenderam rapidamente a ter algumas solues confiveis a respeito de seus prprios negcios.

As solues e caminhos apontados pelo mtodo das partidas dobradas instituram mecanismos que so aproveitados e usados at os dias de hoje por vrios segmentos ligados, direta ou indiretamente rea Contbil. Portanto, cremos que nossa pesquisa esclarece e relembra, de forma, a grande contribuio de Luca Pacioli para a Contabilidade, assim como para reas afins.

10

Captulo 1

11

1.1 Aspectos da Histria da Contabilidade O termo solidificao universal do mtodo das partidas dobradas um critrio adotado neste trabalho de pesquisa identificando-se como uma transformao de conhecimentos, uma consagrao, isto : todo processo de desenvolvimento e aperfeioamento de um saber, aplicados no sculo XV por Luca Pacioli, e que se determinou com o aparecimento de novas tcnicas de escriturao, e a necessidade de compreenso de mtodos contbeis, que deram sustentabilidade ao controle do patrimnio (riqueza), que o nosso objeto de estudo. Podemos entender tambm como uma necessidade de implantao de um trabalho, reconhecido por suas tcnicas, e que interage com diversas as reas de trabalho, influenciando as transformaes e controle do patrimnio. Tudo isso contribuiu para uma construo terica e prtica, a qual boa parte do mundo acatou at o presente. Desta forma, pretendemos neste trabalho, entre outras coisas evidenciar a importncia do mtodo das partidas dobradas (dbito e crdito) ter contribudo para o desenvolvimento das sociedades em gerenciar suas riquezas de uma maneira eficiente e eficaz, divulgadas pelo Frei Luca Pacioli no sculo XV, e, um dos primeiros a escrever e publicar sobre essa tcnica. Enfatizamos tambm o nosso propsito que deixar claro que ele no foi o idealizador deste mtodo, mas um dos seus grandes contribuidores e divulgadores do sistema utilizado at hoje. A Contabilidade nasceu da necessidade do homem obter informaes a respeito de suas riquezas. No se sabe como e onde a Contabilidade teve incio, porm, sabe-se que seu desenvolvimento sempre foi estimulado pelas diversas transformaes pelas quais a humanidade tem passado. Devido o homem ser o responsvel pela modificao do patrimnio, a Contabilidade classificada dentro do campo da cincia social, e utiliza como ferramenta mtodo quantitativo para atingir os seus objetivos. 1 Para tanto ponderaremos alguns pontos da histria da Contabilidade. Sabe-se que a Contabilidade uma das cincias mais conhecidas e antigas do mundo. No descabido afirmar-se que a noo de conta e, portanto, de Contabilidade
1

G. C. Coliath,Uma contribuio para o ensino da histria do pensamento contbil nos cursos de graduao em Cincias Contbeis do Brasil.p2.

12

seja, talvez, to antiga quanto a origem do Homo sapiens H diversos registros que indicam que as civilizaes antigas possuam um esboo de tcnicas contbeis. 2 Entendemos como registro contbil a memria de um fato. Para tanto, vamos mostrar um pouco da sua histria e transformao,bem como uma ferramenta de controles numricos precisos , de como ela pode e poder ajudar as pessoas a conduzir melhor seu patrimnio, poderamos dizer de uma forma mais simples sua riqueza. Nosso objetivo mostrar o mtodo criado por partidas dobradas, isto , onde no pode haver devedor sem credor, ou dbito sem crdito, cuja divulgao metodolgica, devemos a Frei Luca Pacioli. Embora muitos o considerem o pai da contabilidade, sabemos segundo Aloe que as partidas dobradas j eram aplicadas na Itlia antes de 1340 em Masseria-Gnova, descoberto por Cornlio Desimoni, antigo diretor do Arquivo de Estado daquela cidade. Por outro lado, atestaremos que ele foi um dos primeiros a publicar algo sobre a Contabilidade, de maneira impressa no sculo XV. 3 Assim sendo, podemos afirmar que Luca Pacioli foi, na verdade, um dos primeiros divulgadores dessa maneira contbil de registro, pelo fato, entre outros, de coincidir a poca de sua obra com a introduo da imprensa na Itlia. Luca Pacioli nasceu em meados do sculo XV, no se sabendo exatamente o ano, que se julga ser entre 1445 e 1450. O seu nascimento deu-se na pequena cidade toscana Borgo Di Sansepolcro, no centro da Itlia, hoje chamada Sepolcro, na provncia de Arezo. Filho de Bartolomeu Pacioli, no foi criado com os pais e sim, durante os primeiros anos de sua vida em casa da famlia Belfoci. 4 Existem muitas dvidas a respeito de seu verdadeiro nome, pois o nome de Pacioli escrito de numerosas formas pelos seus contemporneos, e a sua prpria assinatura Fr Luca no coincide na grafia em vrios documentos. Ele prprio, no

S. Iudcibus, Teoria da Contabilidade, p.30. A. Aloe et alii, Fr Luca Pacioli e seu tratado de escriturao de contas, p.69. 4 J. Souza, Luca Pacioli (1447-1517): Alguns aspectos da vida e obra no quinto centenrio da publicao do 1o. tratado impresso de Contabilidade. V jornadas de contabilidade, 9 a 12 de novembro de 1994. Porto. Portugal. As datas de nascimento e morte de Pacioli, segundo Sousa (1994, p.34), foi coroada de xito em Florena (1481-1486), onde atingiu o mais alto grau para a poca, o de Mestre em Teologia Sagrada e Filosofia (ad docedum abacum).
3

13

facilitou a questo, pois em sua obra De Divina Proportione-1509, aparece a grafia Luca Patiolus e em outras Lucas Pacciolus. Ainda segundo J. Souza na sua adolescncia Pacioli recebeu ensinamentos de aritmtica e lgebra de seu contemporneo Piero Della Francesca, que se distinguiu tanto na matemtica como na pintura. Ainda jovem, talvez com 20 anos de idade (1465), Pacioli foi residir em Veneza em casa de um nobre comerciante Antonio Rompiasi numa cidade chamada Giudecca, uma das ilhas que constituem a cidade de Veneza (Veneza est construda sobre um arquiplago de 118 pequenas ilhas, separadas por 160 canais, que substituem as ruas, possuindo cerca de quatrocentas pontes). As trs ilhas principais so chamadas Rialto, Malamoco e Giudecca. Pacioli era coevo de Leonardo Da Vinci (1452-1514); de Michelangelo (14151564); de Maquiavel (1469-1527); de Loureno, o Magnfico; de Piero della Francesca; e de muitas outras personalidades da poca. Aps a estada em Florena, com Da Vinci, Pacioli ensinou nas Universidades de Pisa e de Bolonha, entre 1500 e 1507. Em 1508, em Veneza, proferiu uma aula magna em abertura de um curso da igreja de So Bartolomeu de Rialto, tratando de geometria euclidiana (livro V de Euclides) e das Divinas Propores; na mesma poca revisou, para seu editor, as Divinas Propores, que sairia em 1509. Em 1510, foi nomeado Comissrio do Convento Franciscano de Sanseprolco e ali ficou at que Leo X o chamasse a Roma. 5 Segundo S foi um mestre do perodo da Renascentista, tambm o autor da primeira obra impressa em italiano arcaico que se tem cincia. O livro Summa de Arithmetica, Geometria Proportioni et Proportionalit de 10 de novembro de 1494Veneza-Itlia, mais conhecido como Summa, foi divulgado pela primeira vez o mtodo das partidas dobradas com muita mincia e segurana de um bom trabalho escrito6. Veneza tornou-se, por volta da data de impresso do livro Summa, o centro mundial de impresso. Por ser escrito o livro Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni e

A.L.de S,Um mestre do renascimento.p.47. Em 1494, dois anos aps a chegada de Colombo ao continente americano e poucos anos depois da instalao da primeira mquina de impresso em Veneza.
6

14

Proportionalita, com caracteres semigticos e de ter um grande nmero de abreviaturas, h muita dificuldade em ler e entender para a maioria dos leitores. 7 Foi uma poca bastante fecunda em procurar adquirir conhecimento. Pacioli procurou demonstrar com uma teoria, seguida de uma prtica mpar para que o mundo pudesse realmente usufruir uma bela teoria, seguida de uma slida prtica. Segundo Aloe, e conforme sabido, Fr Luca Pacioli viveu num tempo em que a humanidade, dominada pela escolstica, voltou aos estudos da antiguidade clssica e valorizao da arte e da cincia greco-latinas. A inveno da imprensa, com os aperfeioamentos introduzidos por Gutenberg (1397-1468), como o prelo (aparelho manual ou mecnico que serve para imprimir) e o sistema de letras mveis, possibilitou a vulgarizao das obras dos grandes escritores da antiguidade; e a inveno da gravura vulgarizou as obras de arte. Esse movimento de renovao intelectual e artstica, com a volta aos estudos clssicos, surgiu na Itlia, onde teve por protetores os papas Jlio II e Leo X, espalhando-se por toda a Europa. Revelaram-se assim os grandes mestres de Ariosto, Maquivel, Tasso, Michelangelo, Brunelleschi, Leonardo da Vinci, Fr Anglico, Corregio, Donatello e muitos outros. Pacioli foi uma figura mpar, de grande relevo nessa poca de reflorescimento da literatura, das artes e das cincias, tendo convivido com muitas celebridades de ento, entre eles Leonardo da Vinci, Leon Battista Alberti e Piero Della Francesca (Petrus Burgensis). 8 Aloe afirma ainda que , uma prova de ter sido realmente uma personalidade de escol, de projeo nos meios culturais de seu tempo, o fato de ter sido a sua fisionomia transposta do natural para a tela, pelos pincis de Giacomo de Barbari, Leonardo da Vinci e de Piero Della Francesca. Entretanto, a sua fama fora dos meios contabilsticos atualmente est muito esmaecida. Dificilmente a sua bibliografia registrada nas enciclopdias, ao contrrio do que acontece com quase todos os seus contemporneos, que gozaram de menos fama do que ele, em seu tempo. Talvez isto deva ser atribudo em parte sua proverbial modstia e obscuridade que encobre os mais importantes

7 8

E. Hendriksen et alii . Teoria da Contabilidade, p.42. A.Aloe et alii, Fr Luca Pacioli e seu tratado de escriturao de contas, p.18.

15

eventos da sua movimentada existncia, a comear pelas dvidas quanto ao prprio nome. 9 Tudo nos leva a crer que as atividades finais de Pacioli foram intensas, tal como foram as de toda a sua existncia como professor e escultor, ou seja, a de um grande divulgador da cultura. Em seu testamento de 9 de novembro de 1508 diz-se frater Lucas Bartolomei de Patiolis de Burgo Sancti Sepulcri, outros o chamam de Fratem Lucam de Patiolis, Poullain de Luca Cordilier dentre outros. As datas de nascimento e morte de Pacioli so imprecisas10. Em maio de 1878, os habitantes de Sansepolcro se lembraram de homenagear o seu grande concidado, colocaram uma lpide onde nasceu o famoso monge. Essa lpide, alm de um medalho com a efgie do frade, contm os seguintes dizeres:
A Luca Paciolo Che ebbero amico e consultore Leonardo da Vinci e Leon Battista Alberti Che primo die allalgebra Linguagio e struttura de scienza Avvi il gran trovato Dapplicarala all geometria Insegn la scrittura doppia commerciale Dett opere di matemtica Base e norme svariate Alle postere lucubrazione Il popolo di Sansepolcro Vergoggnando trecentosettanta anni doblio Al gran cittadino Poneva 1878* *Traduo: A Luca Paciolo Que foi amigo e consultor de Leonardo Da Vinci e Leon Battista Alberti Que primeiro deu lgebra Linguagem e estrutura de cincia Fez o grande descobrimento De aplic-la geometria Ensinou a escriturao comercial por partidas dobradas Ditou obras de matemtica Bases e normas variadas s posteriores elucubraes O povo de Sansepolcro Envergonhando-se de trezentos e setenta anos de esquecimento Ao grande cidado

10

A.Aloe et alii, Fr Luca Pacioli e seu tratado de escriturao de contas, p.18. L. de S,.Contabilidade Geral.p.52.

16

O livro escrito pelo frei, e reconhecido amplamente o Summa de Arithmetica, Geometria Proportioni et Proportionalit onde inclua o primeiro estudo sobre o mtodo de Contabilidade na seo chamada Particularis de Computis et Scripturis em 10 de novembro de 1494. 1.2 A obra de Luca Pacioli A obra de Luca Pacioli Summa em l494 que continha o Tractatus de Computis et Scripturis et Proporcionalita foi segundo Campiglia: o primeiro estudo sobre mtodo de contabilidade 11. Na verdade a Summa era fundamentalmente um tratado de matemtica, mas inclua uma seo sobre o sistema de escriturao por partidas dobradas, denominada Particularis de Computis et Scripturis. Nessa parte Pacioli demonstra a importncia e a realizao de se registrar as operaes mercantis (compra e venda) de bens com grande segurana e habilidade. Sua idia de que no h devedor sem credor foi o fundamento terico mais bem aceito, coisa que at a edio do Summa praticamente nada se encontrava publicado a respeito. No livro Summa a contabilidade visa substancialmente as sucessivas e variadas situaes patrimoniais, observando como ela se comporta, mas tambm constatando como ocorrem os demais fenmenos que favorecem para as transformaes, pois s assim ela capaz de proporcionar exatos resultados da sua ao. Destacamos o grande grau de confiana dos nmeros constitudos pelos seus registros eficazes, o que faz demonstrar seus atributos necessrios ao entendimento e prtica das tcnicas por ele escritas. Sobre o Mtodo das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli exps a terminologia adaptada: 9 "Per, mediante o qual se reconhece o devedor; 9 "A , pelo qual se reconhece o credor. Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prtica que se usa at hoje. Por esses estudos tericos e prticos de conhecimentos sistematizados que, Pacioli adquiriu via observao, identificao, pesquisa e explicao de determinadas categorias de fenmenos e fatos, so formulados metdica e racionalmente como a base contbil que toma um rumo de partida, fazendo com que

11

A.O. Campiglia.Contabilidade Bsica.p.12.

17

esses conceitos de se expressar fiquem mais simples e ordenados quando falamos em bens de valores contabilizados. Foi um dos primeiros livros impressos escrito em lngua materna (italiana) para ser utilizadas por todos os interessados, sem distino. Era comum na poca que os trabalhos cientficos fossem escritos em latim e no em italiano. Acreditamos que a publicao em italiano arcaico, tivesse o intuito de divulgar a obra de uma maneira mais entendvel para a maioria do povo italiano, e tambm atender um mercado novo para futuras publicaes impressas, visto ser a Itlia nessa poca uma das primeiras a possuir a tipografia como ferramenta divulgadora de publicao. O comrcio tambm um dos fundamentos desses centros urbanos, e a sociedade vai rapidamente emergindo com ele, a burguesia consegue cada vez mais espao no meio social medida que cada vez mais enriquece com as prticas comerciais. 1.3 Aspectos da obra de autoria de Pacioli: 7 Um pequeno tratado de lgebra, publicado em 1470 e dedicado aos filhos de Antonio Rompiasi (mercador em Veneza). Aps esse tratado, ele fez um breve tratado sobre a matria aritmtica e lgebra, dedicado mocidade de Perugia, onde se achava lecionando na ocasio, o qual se conserva indito na Biblioteca Vaticana, com a indicao Codici Vaticani n.3129. Na dedicatria, folha 2, o frade indica que o seu livro foi iniciado a 1o. de dezembro de 1477 e terminado a 29 de abril de 1478. Nesta obra ele trata dos usos e costumes comerciais de Veneza, Florena, Gnova e Roma, das vrias medidas e cambiais, discorrendo tambm largamente sobre grande parte da matria que mais tarde incluiria na sua principal obra- a Summa.Seguindo a idia de nmeros, concluiu um terceiro tratado de lgebra, mais cuidado e completo do que os anteriores, composto em Zara no ano de 1841.Em referncia a este trabalho ,Pacioli diz : E anche in quello Che ara (Zara) nel 1481 de casi pi sutili e forti componemmo.Aparece em 1494 a obra que consideramos a uma das mais valiosas que foi a Summa de Arithmetica, Geometria, Proportione et Proportionalit, cuja impresso foi terminada em 10 de novembro de 1494. Esta obra que contm o precioso Tractus foi dedicada a Guido Baldo ou Ubaldo, duque de

A. Aloe et alii.,Fr Luca Pacioli e seu tratado de escriturao de contas,cap. 7.

18

Urbino, e teve uma segunda edio terminada em 11 de dezembro de 1523, quando j se encontrava morto. Em 1496 ele escreveu De veribus quantitates, que nunca foi publicada e cujo manuscrito se encontra na Universidade de Bologna. De Divina Proportione, terminada em 14 de novembro e publicada em Veneza em junho de 1509, a qual dedicou a Pietro Soderini. Esta obra teve uma edio em castelhano, com o ttulo La divina proporcin publicada em 1946 pela casa Losada, de Buenos Aires, com prefcio de Aldo Mieli, o qual diz: A Summa havia sido escrita como obra orgnica que expusesse de forma enciclopdica, sistemtica e agradvel, o conjunto das cincias matemticas puras aplicadas, tal como se encontravam ento. O volume da Divina Proporo, na edio de 1509, uma obra mista, escrita em pocas diferentes e com intenes distintas, ainda que concordem na sua inspirao fundamental. As suas dimenses so, alm disso, muito menores do que as da Summa. Encarada sob certos aspectos, o seu interesse , contudo, talvez maior do que o da outra obra, especialmente para os artistas e os historiadores de cultura geral. Como apreciava muito literatura, principalmente envolvendo-se com a matemtica, em 1508 fez uma traduo de um texto de Euclides. impressa em Veneza. No mesmo ano, ainda em Veneza, surgiu o Libellus in tres partiales tractus divisus, quorumcumque corporum regularium et dependentium activae perscrutationis Trs tratados sobre polgonos e corpos regulares sobre a inscrio recproca de tais corpos, uns nos outros, e sobre muitos outros problemas por ele resolvidos algebricamente. Segundo Schmidt, na poca do Summa j havia cerca de duzentas tipografias. Acreditamos que a escolha de Veneza como local para a publicao do Summa deveu-se especialmente ao fato de ser Veneza, talvez, o centro do comrcio mundial, e tambm possuir as principais tipografias. 12 1.4 Conceitos importantes de Contabilidade: Abordaremos uma parte de conceitos e histria da Contabilidade, para agregarmos mais consistncia obra de Pacioli. Summa, no que se refere ao controle da riqueza.

12

P. Schmidt, Histria do pensamento contbil. p.36.

19

Os primrdios da Contabilidade resumem-se praticamente no homem primitivo contando (inventariando) seu rebanho. O homem, conforme se sabe, na maioria das vezes, no se preocupa apenas com a contagem de seu rebanho, mas o que mais importante- com o crescimento, com a evoluo do rebanho e, conseqentemente , com a evoluo de sua riqueza. Assim, ele faz inventrios (contagem) em momentos diferentes e analisa a variao de sua riqueza. Observamos uma primeira forma, bastante rudimentar, de relatrio contbil (o inventrio do rebanho) ,bem como uma anlise de variao da riqueza ,que compreende um perodo entre dois inventrios. Dessa maneira, se transforma historicamente a Contabilidade, partindo dos inventrios (relatrios contbeis), apurando a variao da riqueza e, por fim, imaginando as formas de registros.contbeis. 13 A Contabilidade nasceu da necessidade do homem obter informaes a respeito de suas riquezas. No se sabe como e onde a Contabilidade teve incio, porm sabe-se que seu desenvolvimento sempre foi estimulado pelas transformaes da humanidade. Devido o homem ser o responsvel pela modificao do patrimnio, a Contabilidade classificada dentro do campo da cincia social e utiliza como ferramenta mtodo quantitativo, utilizando para tanto a matemtica e estatstica para atingir os seus objetivos 14. A Contabilidade teve um ciclo de transformaes ao longo dos anos em funo de diversos estudos que possibilitaram o aparecimento de novas e melhores formas de controlar o patrimnio atravs de um sistema informaes. Isso possibilitou a tomada de decises mais eficazes no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizaes. De acordo com Hilrio Franco, desde seu aparecimento como conjunto coordenado de conhecimentos, com objeto e finalidade definidos, tem sido considerada como arte, como tcnica ou como uma cincia, no sentido de enquadr-la no elenco das espcies do saber humano. 15 Hilrio Franco afirma que sua finalidade estudar e controlar o patrimnio (bens, riquezas) das pessoas naturais, bem como das entidades, para fornecer informaes
13 14

J. C. Marion, Contabilidade Empresarial, p.13. G.Carlos Coliath, Uma contribuio para o ensino da histria do pensamento contbil nos cursos de graduao em Cincias Contbeis do Brasil, p. 2. 15 H. Franco, Estrutura, Anlise e Interpretao de Balanos, p.23.

20

sobre sua composio e suas variaes patrimoniais. Da mesma forma, podemos dizer que o objeto de estudo, fundamentalmente o patrimnio, e seu campo de aplicao o das entidades econmico-administrativas, assim chamadas aquelas que, para atingir seu objetivo, seja ele econmico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um rgo administrativo que pratica atos de natureza econmica necessrios a seus fins. 16 Nessa mesma linha de pensamento poderamos argumentar: No indispensvel conhecer-se a relao do resultado econmico-patrimonial com o estado de riqueza prprio da entidade. No uma necessidade administrativa correlacionar as espcies patrimoniais tendo em vista as finalidades de um empreendimento? ou no conveniente a anlise dos negcios realizados. Esses poucos questionamentos nos levam a perceber in loco a necessidade e a realidade de como o critrio contbil bem aplicado orienta-nos para uma viso de riqueza de valores confiveis, atravs de mecanismos de controles numricos. Podemos ainda, complementar essa maneira de olhar a riqueza porque, segundo Marion, o patrimnio em ao um corpo que vive para uma finalidade, com seus rgos e funes perfeitamente definidos. Acreditamos baseados em estudos contbeis que ele pode encontrar-se em pleno vigor ou em enfraquecimento. Como um mdico que ao atender seu paciente de uma determinada doena, ele analisa, estuda e diagnostica, que uma fase do ato mdico que o profissional procura a natureza e a causa da afeco para tentar ou ajudar curar a doena. Dessa forma em definir os sintomas, os efeitos e causas o mdico indicar o remdio para uma possvel soluo. esse exame clnico e orientaes para a possvel cura que a anlise permite. 17 A conduta que vimos do mdico correlata contbil, porque possui a mesma linha de natureza, para cada vez mais procurar conciliar e achar o remdio para o complexo patrimonial que cada um possui. Podemos prever as conseqncias do seu estado atual que seria o prognstico, e a anlise que orienta as decises a tomar no prosseguimento da atividade patrimonial. 18

16 17

H. Franco, Estrutura, Anlise e Interpretao de Balanos, p.23. J. C. Marion, Anlise das demonstraes Contbeis, p.42. 18 Atravs de uma tcnica contbil, que so os registros dos fatos ocorridos em uma entidade relacionados com a formao e movimentao do patrimnio, conseguimos apurar com exatido a situao econmicofinanceira naquele momento da empresa. Em suma:prover os usurios dos demonstrativos financeiros com informaes que o ajudaro a tomar decises.

21

Ela alcana sua finalidade atravs de registros de todos os fatos relacionados com a formao, a movimentao e as variaes do patrimnio administrado vinculado entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informaes necessrias ao administrativa, bem como a seus proprietrios do patrimnio e demais pessoas com ele relacionadas, as informaes sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcanar seus fins. 19 De acordo com Franco, todas as ocorrncias patrimoniais possuem um mtodo racional e eficaz de registros, pois uma tcnica pertinente que chamamos de escriturao (registro do fato). essa escriturao que d Contabilidade caracterstica concreta da histria do patrimnio. Embora no se concentre nesse aspecto histrico, mas sua funo de registros evidencia a expresso monetria dos fatos e os selecionam de acordo com a natureza de cada um, permitindo que sejam reunidos em grupos homogneos, que distinguem os diversos componentes do patrimnio e suas variaes. 20 Iudcibus afirma que poderamos certamente, olh-la tambm desta maneira: a Contabilidade como uma cincia que estuda e monitora a riqueza das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a interpretao dos fatos patrimoniais ocorridos, com o fim de oferecer informaes sobre sua composio e suas variaes, assim como sobre os resultados econmicos decorrentes da gesto patrimonial. A contabilidade um conhecimento 21 ponderado, portanto reflexivo, sustentado numa lgica racional, alm de um instrumento que fornece o mximo de informaes teis para a tomada de decises dentro e fora de uma empresa. Todas as movimentaes possveis de mensurar quaisquer tipos de bens so registradas resumindo-se todos os dados gravados em forma de relatrios e os entrega aos interessados em conhecer a situao da empresa. Esses interessados, atravs desses relatrios contbeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram queles resultados, e tomam decises em relao ao futuro. 22

19 20

H. Franco, Estrutura e, Anlise e Interpretao de Balanos, p.23. Idem,p.21. 21 Esse conhecimento que abordamos possui o raciocnio de uma crena verdadeira e comprovada. 22 N.Gouveia, Contabilidade, p.1.

22

O que verdade hoje poder no ser amanh. De acordo com Antonio Carlos R. Silva, fazer Contabilidade implica identificar caminhos para se chegar a algum objetivo previamente traado. Isto : a cognio que, em constante interrogao de seu mtodo, suas origens e seus fins, procura obedecer a princpios vlidos e rigorosos, almejando especialmente a. coerncia, uniformidade no proceder e sistematicidade. 23 A Contabilidade possui objetivos que so: estudar, analisar, interpretar, compreender, comparar, controlar o patrimnio, cujo este patrimnio o alvo central, e mais importante do ponto de vista da mensurao da riqueza. Desta forma, poderamos dizer que uma empresa sem uma boa Contabilidade como um barco em alto-mar sem uma bssola, ou seja: saber conhec-la para tornar a viagem segura e satisfatria. Como diz Jacob: Se a cincia evolui, muitas vezes porque um aspecto ainda desconhecido das coisas se revela subitamente, e tambm, nada to perigoso como a certeza de se ter razo. Nada causa tanta destruio como a obsesso duma verdade considerada absoluta. 24 Segundo Hilrio Franco, o fato da Contabilidade ter passado por vrias fases de transformao literria e doutrinria, e de que somente neste ltimo sculo, e no atual, ,quando a profisso contbil se viu pressionada pela necessidade de bem informar , que estudiosos se preocuparam em identificar e arrolar, de forma prtica e objetiva, os princpios que regem, bem como fixar normas e regras para a sua aplicao. No obstante suas dificuldades e deficincias, a profisso contbil foi das que mais progrediram no sculo passado, pois a Contabilidade tem-se revelado, a cada dia que passa, o imprescindvel instrumento de sustentao da economia das empresas, das instituies, dos governos, das naes e at mesmo da economia global, consubstanciada nas relaes internacionais. 25 Muito do que a Contabilidade pode ser aferido pelo que a Contabilidade realiza dentro da atividade econmica. Pode-se facilmente verificar que um sistema simples de registro e anlise contbil no falta, nem mesmo na rudimentar das

23 24

A. C.R.Silva, Metodologia da pesquisa aplicada contabilidade, p. 27. F.Jacob, O Jogo dos possveis, p.10. 25 H. Franco, Temas Contbeis, p.158.

23

organizaes. Em certas organizaes pequenas, podero ainda faltar o economista, o engenheiro, ou o tcnico em administrao, mas certamente no faltar o tcnico em Contabilidade para tocar a escriturao como vulgarmente se afirma. 26 De acordo com Franco, para criarmos uma teoria contbil devemos, inicialmente, atentar-nos para o que ser considerado objeto e funes da Contabilidade. Nessa linha de conduta, a base dos pesquisadores tem como meta o patrimnio, principalmente no que se refere ao registro, classificao, demonstrao, auditoria, anlise, comparao e interpretao de fenmenos patrimoniais, monetariamente representados, e a partir do momento em que eles se transformam em fatos contbeis, ou seja, que se tornem necessariamente contabilizveis. Aps processar esses dados, a Contabilidade atinge sua finalidade, de informar e orientar os administradores do patrimnio e demais usurios das demonstraes contbeis, dando interpretao, para fins diversos, aos efeitos dos fenmenos patrimoniais transformados em fatos contbeis (registro de uma ao). 27 Segundo Franco, enfatizamos que no cabe Contabilidade governar ou administrar o patrimnio, como podem pensar alguns, mas seu objetivo determinante o de controlar, como falamos no incio deste trabalho. Todo esse controle desenrolado atravs de tcnicas pertinentes, os fenmenos nele ocorridos, representando-os de forma mais objetiva, correta e real possvel. Enfatuamos que no podemos ter uma falsa impresso de que essa filosofia possa diminuir a riqueza da Contabilidade, porque, embora ela no tenha o poder deliberatrio sobre o patrimnio, suas funes so imprescindveis para aqueles que tomam as decises. A informao contbil no pode ser fria ou desprovida de interesse, mas deve ser, de acordo com Franco, acompanhada de anlise, comparaes, interpretaes e orientao, que auxiliaro os dirigentes em uma funo decisria. Temos em nossa ptica a convicta certeza que sem as interpretaes, orientaes, previses contbeis, os atos administrativos que se tomaro podero no ser os mais corretos e estarem em divergncia com a realidade patrimonial e econmica. 28

26 27

S. Iudcibus, Teoria da Contabilidade, p.31. H.Franco, Temas Contbeis, p.199. 28 H.Franco, Temas Contbeis, p.199.

24

Franco afirma que outro ponto de real importncia a informao-conjunto de informes de documentos ou observaes j analisados, integrados e interpretados, que habilita um profissional a tomar decises seguras relativas a uma linha de ao e conduta da do sucesso pretendido, pois, tambm acreditamos ser igualmente importante objetivo da Contabilidade, onde atravs dela encontramos a relevante utilidade de tomarmos uma boa deciso. Todos os estudos, anlises, pesquisas e interpretaes que se possam fazer sobre os fenmenos patrimoniais perdem valor e utilidade se no se aliarem com a informao e a orientao que um profissional da rea contbil transmite aos usurios para uma demonstrao contbil onde atravs dela temos uma sinterizao de informao racional sobre fenmenos patrimoniais. 29 Por outro lado, ignorarmos a relevncia da teoria contbil uma grande falha, pois ela nos ensina o porqu dos fenmenos contbeis, os quais nos propiciam ensinamentos cientficos necessrios utilizao prtica, objetiva e til do conjunto do saber contbil. 30 Nessa seqncia de estudos, resolvemos divulgar uma seqncia histrica que consideramos bastante atraente ao nosso foco de pesquisa. Segundo Paulo Schmidt, em stios arqueolgicos do Oriente, foram achadas matrias por civilizaes pr-histricas que demonstravam um sistema contbil utilizado entre 8000 e 3000 a.C. constitudo de pequenas fichas de barro. Essas escavaes revelaram fatos importantes para a Contabilidade, demonstrando como uma evoluo de escrita e contagem. 31 possvel falar-se de arqueologia da Contabilidade, segundo Schmidt, pois os vestgios de sistemas contbeis encontrados so produtos do estudo cientfico de restos de culturas humanas derivadas de conhecimentos desenvolvidos em tempos prhistricos. 32

29 30

Idem,p.199. Idem, p.200. 31 P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.15. 32 P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.15.

25

Paulo Schmidt afirma que essa nova fase no desenvolvimento do homem na terra, principalmente nas reas mais frteis, como a antiga Prsia e a Mesopotmia, criou uma necessidade, at ento pouco considerada: o controle do produto da agricultura e da criao de animais. Era necessrio um sistema para o registro da localizao dessas mercadorias, de seus proprietrios e das possveis dvidas surgidas com as suas transferncias e direitos dos antigos proprietrios. Todas essas novas situaes deveriam ser identificadas e registradas pelos homens pr-histricos. Mas seria isso possvel, se ainda no existiam a escrita e a contagem? Ainda segundo Paulo Schmidt foram descobertas no ano de 1920, em Nuzi (norte da Babilnia), 49 fichas acompanhadas de uma tabela de pedra com inscries cuneiformes listando um pequeno rebanho de carneiros, pertencente ao segundo milnio a.C.,portanto fora do perodo pr-histrico.
33

Esses artefatos representavam

aparentemente a transferncia desse pequeno rebanho: sete diferentes tipos de carneiros e cabras As escavaes revelaram que as 49 fichas perfuradas representavam a garantia de que o pastor havia recebido o rebanho e tinha uma dvida com o proprietrio anterior. Cada animal do rebanho era representado por uma ficha mantida em um receptculo. Sempre que um animal era transferido para um pastor, ou para outra pastagem, ou mesma para tosquia, a forma de registro desse evento era a transferncia da ficha correspondente ao animal para outra caixa. 34 Historicamente, de acordo com Schmidt, a contagem envolveu trs fases evolutivas- primeira caracterizada pelo chamado correspondente um-por-um, isto envolvia a combinao de um sinal (concha, osso) com uma mercadoria-uma ovelha, uma fruta, gro, repetindo o sinal para cada unidade adicional do produto.35 A segunda fase, a contagem concreta caracterizava-se pelo relacionamento das fichas, ou outro objeto similar com palavras representando nmeros especficos. Algumas (expresses como uma dupla, uma braa (antiga medida)-ainda em uso no
33 34

Idem, p.16. A explicao para esse duplo registro (a tabela de pedra e as fichas), foi que a caixa de barro contendo as fichas era provavelmente destinada ao pastor ou devedor, enquanto a tabela constitua o recibo de proprietrio ou credor. Mesmo j existindo a escrita cuneiforme, a maioria da populao (como os pastores de 2000 a.C.) no a dominava e as fichas contbeis eram de fcil entendimento, j que cada ficha representava um animal. 35 P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.16.

26

Brasil), com variaes de pas para pas, equivalente extenso que vai de um punho ao outro, ou da extremidade de uma mo aberta outra, ou da ponta de um polegar em abduo ao outro, num adulto com os braos estendidos horizontalmente para os lados (em Portugal e no Brasil, 2,2 m lineares), um par, indicavam o numero dois, mas no poderiam ser usadas em todas as situaes Na contagem concreta, identificava-se um conjunto de palavras ou de fichas com um conjunto de coisas especficas. A noo de cardinalidade (medida de grandeza sem referncia ordem de sucesso) foi introduzida nessa fase. Essa contagem estava limitada a um resultado expresso em objetos. 36 De acordo Schmidt, na ltima fase da evoluo da contagem, desenvolveu-se o smbolo numrico, liberando a contagem de um conjunto especfico de coisas, criando nmeros gerais suficientes para contagem de qualquer coisa e criando a noo abstrata de um, dois, trs etc. 37 A criao dos numerais e a revoluo na contagem e na manipulao de dados, segundo revelaram trabalhos arqueolgicos, como afirma Schmidt, podem ser creditadas aos contadores de Uruk. Os contadores de Uruk inventaram dois sinais: os numerais-smbolos usados para representar nmeros abstratos, e os pictogrficossmbolos usados para representar mercadorias. Os numerais eram impressos, enquanto os sinais pictogrficos eram entalhados. 38 As fichas de barro de diferentes formatos foram usadas abundantemente entre 8000 e 3000 a.C., como uma forma de representao de mercadorias.Antes de 3250 a. C., as fichas no eram armazenadas de forma adequada, aps essa data,passaram a ser preservadas em envelopes de barro. Cada ficha representava uma unidade de mercadoria, bem como uma dvida de uma pessoa com outra. Simultaneamente criao dos envelopes, existia um sistema alternativo, no qual as fichas perfuradas eram armazenadas e amarradas juntas por uma espcie de lacre de barro. O devedor era identificado por um selo colocado em volta do envelope ou mediante impresso sobre o lacre, prendendo a extremidade da amarrao. 39

36 37

P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.17. Idem, p.17. 38 Idem, p.17. 39 P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.17.

27

De acordo com Schmidt, por volta de 3200 a.C, o envelope foi melhorado para facilitar a identificao do contedo. No lado de fora do envelope, antes de as fichas serem colocadas no seu interior, era impresso um registro referente a elas, de modo a permitir a rpida identificao do total da dvida e do patrimnio correspondente a cada envelope. Portanto, no era necessrio abrir nem quebrar o envelope, uma vez que nessa poca j eram usados os lacres de segurana. 40 Como os formatos das fichas foram aos poucos sendo padronizados, cada formato de ficha possua a mesma funo desempenhada pelas contas de mercadorias da Contabilidade atual. Na antiga Sumria, praticava-se um tipo de partida dobrada j em 3200 a.C., quando se originaram os primeiros envelopes de barro com impresses sobre a superfcie das fichas cem seu interior. Colocar essas fichas no envelope significava o registro das quantidades de vrios ativos, ou que hoje chamado de dbito de entrada. Alm disso, existia a necessidade de revelar o contedo e o total do patrimnio representado pelo envelope. Esse problema foi resolvido com a impresso no exterior do envelope, de referencia a cada ficha que seria guardada em seu interior. Essa impresso pode ser vista como uma genuna contra-entrada (neste caso, entrada de crdito) de um sistema contbil. Essa impresso no barro no representa um lanamento contbil de partida dobrada, pois nessa poca no existiam escrita nem livros contbeis41. Segundo Schmidt, fica evidente que as transaes comerciais eram representadas por transferncias de fichas de barro, refletindo a entrada ou a sada fsica de ativos. Por exemplo, a transferncia de um carneiro de um pastor para outro implicava a transferncia de uma ficha de um envelope para outro. Portanto, a entrada de uma ficha (representando um carneiro) em um envelope (envelope representando um pastor X ou um curral) correspondia a um crdito na conta pastor X, e a entrada dessa ficha em outro envelope (por exemplo, pastor Y) equivalia a um dbito na conta pastor Y. 42. Essa transferncia de mercadorias de uma localizao para outra, caracteriza um sistema de partidas dobradas, pois existe o registro de uma dupla entrada, apenas no

40 41

Idem, p.17. Idem, p.17. 42 P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.18.

28

existe o controle monetrio dos sistemas contbeis de partidas dobradas, em que os valores so conferidos para verificar se houve o lanamento a dbito e a crdito com valores iguais. De acordo com Francisco DAuria uma outra indagao a qual poderamos fazer quanto ao convencionalismo de se colocar esquerda do observador o dbito e direita o crdito. Procurou-se explicar que o crdito direita uma deferncia (atitude de respeito e considerao) pessoa a quem o haver pertence e porque crdito mais nobre do que dbito. Ao nosso fim no interessa a apurao original. uma conveno consagrada em sculos e nenhuma razo existe at ento, para alter-la. 43 Segundo Richard Mattesssich, as caractersticas essenciais de um sistema de registro de partidas dobradas so estruturais e empricas e podem ser resumidas nas seguintes situaes: Simultneo registro de dois aspectos de entradas e sadas em diferentes lugares (equivalentes, mas no necessariamente em contas idnticas) de um sistema. A funo Contabilidade junto com a utilidade de um controle emprico (fazer inventrio e comparar com os registros), bem como com um controle nomonetrio (os nmeros e tipos de fichas no envelope devem ser exatamente iguais s impresses em sua superfcie). 44 Como uma forma de expressar o registro das relaes sociais, os envelopes de barro representavam o dbito ou o crdito do proprietrio de reclamar a mercadoria. A totalidade dos direitos era revelada pela impresso dos dados das fichas contidas no envelope e constituam o total de itens individuais devidos por uma pessoa a outra, e por outro lado, o patrimnio prprio de uma pessoa. A entrada de uma ficha (representado por um carneiro) em um envelope (representando a pessoa A) equivale ao dbito na conta a receber A e crdito na conta carneiro. Esses registros caracterizavam as relaes sociais semelhantes a uma dvida de uma pessoa e ao direito de reclamar essa dvida por parte de outra pessoa.

43 44

F DAuria, Primeiros princpios de contabilidade pura, p.113. R.Mattesssich,The constellation of accountancy and economics,p.551-64.

29

Paulo Schmidt afirma que, para muitos pensadores contbeis, esse sistema de partidas dobradas com fichas considerado superior ao sistema de registro de partidas dobradas de hoje em dia, pois uma impresso sobre um envelope imediatamente revela o equivalente a um crdito de entrada em uma conta de patrimnio lquido, enquanto a transferncia de uma ficha de envelope revela um crdito de mercadoria ou alguma conta similar de ativo. Na verso mais sofisticada do sistema contbil pr-histrico com o uso de ficha de envelope, fica evidente a dupla utilidade das fichas, pois a impresso de seus dados na superfcie do envelope de barro representava a realidade social da transao, ou seja, o direito do proprietrio em relao ao ativo transacionado. Sua colocao no envelope representava a realidade fsica, ou seja, o registro da movimentao da mercadoria. Com o passar dos anos, os sumrios descobriram uma forma mais simples de demonstrar uma transao. Em vez de utilizarem os envelopes de barro, introduziram as tabelas de barro e imprimiam as referncias das fichas sobre essas tabelas. As fichas cuneiformes aos poucos foram caindo em desuso e serviam somente como molde para a impresso de fichas nas tabelas de barro. 45 Os principais estgios da evoluo da Contabilidade e sua representao simblica na pr-histria poderamos sintetiz-los, segundo Schmidt como segue: 9 8000 a.C. -utilizao de simples fichas de barro de vrios formatos (esferas,discos,cilindros,tringulos,retngulos,cones,ovides e tetraedros,cada um representando uma unidade de uma mercadoria especfica) para controle de estoque e do fluxo de produtos agrcolas e servios,coincidindo com o incio do cultivo agrcola e da criao de animais.46 9 4400 a.C. -as fichas tornam-se complexas com cortes em forma de linhas ou pontuaes (e ocasionalmente perfuradas), aparecendo nos antigos, bem como em novos formatos (parbolas, em forma de vaso, espirais etc.),coincidindo com a origem do Estado, indicando a necessidade de grande acurcia contbil.(proximidade entre o valor obtido experimentalmente e o valor verdadeiro na medio de uma grandeza fsica).47

45 46

P Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.19. Idem, p.19. 47 P Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.19.

30

9 3250 a. C. surgimento do esquema de garantia com o selo sobre os envelopes de barro para proteger as fichas contbeis (normalmente representando produtos agrcolas que eram de circulao comum) e sistema de amarras de garantia para salvaguardar as fichas contbeis perfuradas (usualmente representando produtos manufaturados). Ambos os esquemas foram impressos com selos pessoais ou institucionais e, com freqncia, usados simultaneamente para dar evidencia a inventrios e a reclamaes de dvidas, bem como ao patrimnio das pessoas e instituies, indicando o aumento do controle legalista e burocrata. 48 9 3200 a. C. - nas superfcies dos envelopes de barro eram tambm impressas referncias a cada ficha colocada no seu interior (ou cada tipo de ficha combinada com um smbolo numrico) para mostrar facilmente os ativos e o patrimnio representado pelo contedo das fichas, constituindo uma espcie de partida dobrada (fichas reais no interior representando os ativos e o registro das fichas impresso na superfcie do envelope representando o patrimnio correspondente). 49 9 3100 a 3000 a. C. - criao dos primeiros sinais pictogrficos com incises feitas em pedras moles (muito raras em comparao com a abundncia das fichas de barro). Surgimento da escrita cuneiforme arcaica (escrita caracterizada por elementos em forma de cunha que serviu para transcrever a lngua dos sumrios), a princpio em ideogramas (smbolo grfico ou desenho que representa um objeto ou uma idia) em certas lnguas pode ser lido como denotando o prprio objeto ou as respectivas conotaes; assim, o ideograma. De acordo com Schmidt, esse estgio foi tambm o comeo da contagem abstrata e da escrita. Continuao do uso dos sistemas contbeis de fichas. 50 As principais caractersticas do sistema contbil de partidas dobradas mediante o uso de fichas de barro so as seguintes: Realidade fsica-transferncia de ativos:

- Entrada de fichas no envelope A: equivalente a um crdito na conta A. - Sada de fichas do envelope B: equivalente a um dbito na conta B.

48 49

Idem, p.19. Idem, p.19. 50 P Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.19.

31

- O nmero de fichas indica a quantidade de unidades (por exemplo, a de carneiros, de tecido etc.). Realidade social (propriedade e declarao de dbitos). - O formato das fichas impressas sobre a parte externa do envelope equivale a um crdito em uma conta de patrimnio lquido, registrando a existncia de um dbito ou relao de propriedade sobre um ativo. - As fichas dentro do envelope equivalem a um dbito em uma conta de ativo, conectando a realidade fsica de um ativo com a realidade social de um dbito ou de um direito de propriedade, exatamente igual a um moderno lanamento de partida dobrada. Do controle: - Controle emprico - fazer um inventrio (por exemplo, contagem de ativos como carneiros na pastagem A, e compar-la com o contedo da ficha de carneiro no envelope (envelope A)). Se os dois nmeros no forem perfeitamente iguais em nmero e tipo, existe uma discrepncia emprica, isto , algum ativo desapareceu ou alguma ficha est perdida ou foi erroneamente adicionada. - Controle tautolgico-feito com a contagem de fichas no envelope A e sua comparao com os registros impressos na superfcie do envelope A. Caso os dois no forem perfeitamente correspondentes em nmero e tipos, um erro de registro analtico ocorreu, ou seja, algum escriba esqueceu de imprimir a referncia a alguma ficha sobre a superfcie do envelope ou imprimiu a mais, ou esqueceu de colocar dentro do envelope uma ficha j registrada no seu exterior. Mas se tudo foi realizado com inteira propriedade, as impresses feitas no envelope e as fichas combinaro pela mesma razo tautolgica que deu origem igualdade de todos os dbitos e crditos em um balancete de verificao no sistema contbil de partidas dobradas.

32

Fichas de barro e sinais pictogrficos apresentados por Schmandt-Besserat (1992) Extrada do livro de Paulo Schmidt-Histria do Pensamento Econmico p.21.

33

Segundo Schmidt, por volta do ano 2000 a.C., os livros e documentos comerciais j eram obrigatrios no Egito, enquanto na Grcia o tratamento do aspecto e do problema econmico colocava-se em segundo plano em relao questo poltica . Os egpcios deram um grande passo no desenvolvimento da Contabilidade ao escrituraras contas com base no valor de sua moeda, o shat de ouro ou de prata. Esse desenvolvimento deveu-se em parte administrao centralizada exercida naquele pas, onde a cobrana de impostos e de outras taxas exigiam um complexo sistema de registro. Na Sria, foram encontradas evidencias de registros de inventrios de metais preciosos, jias e outros objetos, provavelmente pertencentes aos templos religiosos. 51 Na ilha de Creta, foram descobertos registros contbeis na forma de tbuas de argila. Por intermdio dos registros contbeis encontrados naquela ilha, verificou-se que seu apogeu agrcola e industrial ocorreu entre 2100 e 1580 a. C. O Estado controlava toda a produo por meio dos registros contbeis. Esses registros eram feitos de forma sistematizada, possibilitando um apurado conhecimento do patrimnio estatal. Um dos documentos contbeis mais evoludos da Antiguidade foi encontrado na Grcia, datando de 454 a 406 a.C., e pertencia ao templo de Atenas. Esse registro contbil relacionava todos os contribuintes de impostos do imprio grego. Nas ilhas Ccladas, foram descobertos documentos referentes ao perodo de 454 a 90 a. C. que registravam os preos relativos dos produtos, o poder aquisitivo da moeda, o custo de vida, etc. daquela poca. O desenvolvimento do Estado grego trouxe maior necessidade de controle sobre o recebimento de impostos e a prestao de contas populao. Tal necessidade estimulou o desenvolvimento da Contabilidade na Grcia. 52 De acordo com Frederigo Melis o sculo XIII foi um perodo precioso para a Contabilidade, pois com a retomada do crescimento econmico e do surgimento das primeiras grandes empresas, a Contabilidade que era utilizada como um instrumento isolado e fragmentado de registro da movimentao de bens, de dbitos e de crditos, passou a ser um instrumento mais sistematizado de informao de vrias atividades empresariais. Na idade mdia, essas atividades eram mnimas, os pequenos comerciantes e artesos necessitavam apenas de informaes simples, como o total de suas dvidas, prazos de vencimento e beneficirios, bem como informaes sobre as
51 52

P Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.22. Idem, p.22.

34

suas contas a receber, em grande parte resultante de vendas para pessoas conhecidas e de seu convvio. A intensificao das atividades comerciais desencadeou a necessidade de controle. 53 A Contabilidade despontou como o instrumento capaz de fornecer as informaes necessrias para o gerenciamento dos negcios. Como os mercados consumidores cresciam e ultrapassavam os muros das cidades, principalmente das martimas, como Veneza no mar Adritico, e Gnova, no Tirreno, tanto comerciantes como consumidores necessitavam de controles de suas mercadorias e de seus negcios. O fluxo de dinheiro envolvido nessas transaes aos poucos foi tomando vulto, surgindo ento a necessidade de controle de entradas e sadas de caixa. A Contabilidade, naturalmente, foi criando sistemas para controle de toda movimentao patrimonial dessas empresas. Comearam a surgir as primeiras grandes obras que deram um passo decisivo para a fixao da Contabilidade como instrumento til no controle patrimonial54 Segundo Schmidt, e conforme j dissemos anteriormente, nos sculos XII e XIII no norte da Itlia quando ocorreram as primeiras manifestaes prticas do uso do sistema de partidas dobradas em empresas. Aps essas primeiras prticas contbeis que seu uso generalizou-se por toda a Europa. Cidades como Florena e Gnova, entre outros centros comerciais, tambm desenvolveram o sistema de partidas dobradas, independentes do sistema veneziano apresentado por Pacioli. Embora, como ficou demonstrado anteriormente, mesmo que os primeiros sistemas de partidas dobradas com a utilizao de fichas de barro apareceram na pr-histria, o uso generalizado desse sistema de registro contbil comeou a ser implementado somente com o advento da chamada revoluo comercial ocorrida aos o sculo XII. 55 Dois grandes motivos podem ser apontados como propulsores do

desenvolvimento dos sistemas contbeis de partidas dobradas: I. O desenvolvimento econmico da rea geogrfica abrangida pelas cidades de Veneza, Gnova e Florena, criando um ambiente de negcios

53 54

F.Mellis, Storia della ragioneria.,p.72 P.Scmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.23. 55 Idem, p.25.

35

e um nvel comercial bem mais sofisticado que o conhecido at ento e dando origem a uma demanda por sistemas contbeis mais sofisticados. II. A aprendizagem da tecnologia de impresso de livros na Alemanha e sua rpida disseminao para os grandes centros comerciais da Europa, principalmente para o norte da Itlia. Notamos de uma maneira bastante simples e clara que o desenvolvimento e a propagao das partidas dobradas ajudaram o homem a atravessar o ltimo perodo medieval vivido pela Europa, facilitando a solidificao de um novo perodo histrico, no qual novas formas de administrar e comercializar foram implantadas. Podemos citar, conforme se sabe, que o Renascimento (movimento que no comeo dos tempos modernos, procurou renovar no s as artes plsticas e as letras, mas tambm a organizao poltica e econmica da sociedade) e o capitalismo criaram novas condies sociais, permitindo que mais pessoas acumulassem bens e riquezas. Essa nova situao teve implicaes nos negcios, e sem dvida nas prticas contbeis. Segundo Schmidt, esses principais eventos que iremos falar contriburam para o desenvolvimento econmico do norte da Itlia aps o ano de 1100. Inicialmente um aumento rpido e generalizado da populao acontecido at meados do sculo XIV, quando uma praga reduziu a populao drasticamente. Depois, foram as oportunidades econmicas oferecidas pelas Cruzadas. As cidades de Gnova, Veneza e Florena foram ao longo da histria pontos de contato de negcios com o Oriente Mdio, assim as trs cidades cresceram, prosperaram, e conseqentemente tornaram-se grandes centros de comrcio com todo o norte da Europa Sendo elas de posio fundamental e estratgica no comrcio mundial, atraram todos os tipos de servios, inclusive a o contbil. Uma data precisa da introduo dos primeiros sistemas contbeis utilizando partidas dobradas no conhecida at ento, mas um dos primeiros registros datado de cerca de 1340 em Gnova. 56 De acordo com Antonio L. de S, o enriquecimento das cidades de Gnova e Veneza chegou a altssimo padro, mas Veneza terminou por eliminar o poder de Gnova para assumir o domnio da navegao martima. Essa cidade tinha a seu favor a

56

P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.26.

36

no-influncia das lutas de dominao estrangeira dos alemes, franceses e espanhis por estar isolada e protegida por suas lagunas e areias, estas que impediam o acesso e formavam uma natural defesa. 57 Alm do mais, os venezianos buscavam longe no s mercadorias, mas cultura, como ocorreu com Marco Plo , em 1261, ao trazer do extremo oriente um rico acervo, tal como seu pai o fizera em outras longas expedies. A navegao de Veneza expandiu-se, igualmente, ao alcanar as costas da Dalmcia e da Grcia, levando uma poltica inteligente e amena. Paralelamente, em Florena, os banqueiros se fortaleceram , aproveitando-se da diviso das cidades-estado (cada uma com a sua moeda) para se firmarem no mercado de cmbio, tirando largas vantagens nas converses monetrias. 58 Schmidt relata que esse sistema foi desenvolvido por um funcionrio pblico responsvel durante um ano pela tesouraria da cidade de Gnova. No final desse perodo, tinha todo o controle do caixa e de outros itens para prestar contas comunidade. O ciclo contbil de um ano e o balano das contas apontaram para a necessidade de responsabilidade e controle sobre os negcios pblicos. Os procedimentos de controle contbil das contas da tesouraria e a determinao de um ciclo contbil determinados por esse funcionrio ajudaram a expandir os mtodos contbeis naquela cidade. Florena tambm contribui muito no desenvolvimento contbil, pois foi l que foi cunhada a primeira moeda em ouro em 1252. Isso caracterizou o sucesso comercial e de vrios negcios para Florena, especialmente o bancrio, e, com esse desenvolvimento ela tornou-se uma das maiores cidades da Europa, isto um centro comercial de grande prestgio. E, logicamente gerou a necessidade de desenvolver novos sistemas de controles de negcios. A Contabilidade teve um papel importante nesse momento inicial do desenvolvimento econmico da regio, principalmente pelo tipo de sociedade participativa que estava surgindo na poca. Era necessrio que os registros das responsabilidades e dos montantes de participao nas sociedades ficassem corretamente guardados. 59

57 58

A.L. de S, Contabilidade Geral, p.11. P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.26. 59 Idem,p.27.

37

Mesmo que o sistema de partidas dobradas tenha sido desenvolvido em mais de uma cidade simultaneamente, de acordo com Schmidt, Veneza tornou-se a mais conhecida mundialmente devido ao momento histrico vivido por essa cidade quando da publicao do primeiro livro impresso de Pacioli, que apresentava esse sistema contbil, lembramos que ele (Summa) foi escrito em italiano arcaico, fato totalmente novo na poca, e podemos afirmar inovador, pois o que havia de impresso era em latim.
60

Pretendemos deixar transparente que o mtodo das partidas dobradas no foi criado por Pacioli, como muitos dizem, ou seno, utilizando o jargo Pai da Contabilidade, no verdade. Mas, por outro lado, foi um dos primeiros a escrever em italiano arcaico e publicar oficialmente a obra Summa de Arithmetica, Geometria Proportioni et Proportionalita onde inclua o primeiro estudo sobre o mtodo de Contabilidade na seo chamada Particularis de Computis et Scripturis em 10 de novembro de 1494. Mas a autenticidade das obras de Pacioli foi posta em dvida por alguns crticos, segundo Aloe, que o acusam de plgio, no s nos seus escritos matemticos como nos de escriturao (no menciona autores). 61 Nossa abordagem desse estudo sobre sua obra Summa est focada no sistema de um dbito para um crdito de mesmo valor, funo bsica e fundamental para se justapor os nmeros dos componentes patrimoniais em linha, isto fazer com que se compensem naturalmente entre os elementos do patrimnio. Traduzindo: esse sistema possui a mesma idia de uma balana rudimentar que possui dois pratos de pesagem, ento esses dois pratos devem ter o mesmo peso para que haja equivalncia patrimonial: Esclareceremos com exemplos nos captulos seguintes a frmula formidvel, e utilizada at hoje desse balanceamento concatenado dos nmeros, e sua mensurao patrimonial. Segundo Aloe, nos arquivos de Veneza62 h um documento muito interessante, que um requerimento de Pacioli dirigido ao Senado de Veneza, datado de 20 de dezembro de 1508, no qual expe o desejo de publicar alguns trabalhos seus naquela cidade e pede o privilgio por vinte anos para os seguintes:

60 61

P.Schmidt, Histria do Pensamento Contbil, p.27. A. Aloe et alii, Fr Luca Pacioli e seu tratado de escriturao de contas, p.69. 62 Idem, p.20.

38

Tutte li quindici libri de Euclides. Lopera detta de divina proportione Lopera detta de veribus quantitatis. Lopera detta de ludo schachorum. Lopera detta summa de arithmetica, geometria, proportione et proportionalit alias Del frate altre stampa in questa Inclita Cita Del 1494.

39

Captulo 2 Parte A

40

2.1.A Estrutura do Summa A Summa a obra prima de Pacioli, sendo um dos primeiros livros impresso que trata de assuntos matemticos e contbeis (no a primeira obra contbil, porque muitas outras se produziram antes, mas uma das primeiras que foi impressa). Ela a semente de escolas matemticas e de uma nova fase da literatura sobre as partidas dobradas. A Summa um volume em flios com 616 pginas (308 f1ios).Dividese em segmentos bsicos: Aritmtica e lgebra. Subdivide-se em Distinctiones. As distinctiones esto divididas em Tractatus. O 2 segmento o de Geometria.Divide-se, tambm, em Distinctiones.As distinctiones dividem-se em Captula. O tratado XI comea na pgina 198, no captulo I, intitulado Tavola del Quaderno (livro de registro de contas), e termina na pgina 210 com o captulo 36, que apresenta um resumo intitulado Summario de regole e modi sopra il tenere uno libro de mercanti.(sumrio de regras e modos que h em um o livro mercantil). O Tratado dos Clculos e da Escriturao constitui um verdadeiro compendio de escriturao mercantil, onde se encontram muitos preceitos salutares, ainda hoje vlidos. Nele aparece em sua plena maturidade o insupervel mtodo das partidas dobradas O Tratado comea com a indicao das coisas que so necessrias ao verdadeiro comerciante, como ter um capital inicial necessrio, bons conhecimentos de escriturao, possuir uma ordem e avaliao dos seus elementos patrimoniais, maneiras de se fazer ajustes na escriturao, a natureza das contas, o fechamento delas, e terminado com o balano patrimonial, tudo isso usando uma linguagem acurada para a poca em que foi redigida At em nossos dias continua sendo um marco para Contabilidade, pois esse critrio ordenado, principalmente por ser um dos primeiros a divulgar e escrever, aplicado ainda na atualidade. Logicamente ,com alguma transformao mais moderna no controle do patrimnio, mais a essncia ,e continua sendo o seu alicerce contbil. O mtodo das partidas dobradas,base de tudo no que escreveu, foi a ferramenta mxima para a divulgao em todo mundo, e consequentemente, para o entendimento patrimonial. Neste trabalho o que nos interessa o primeiro segmento, Distinctione Nona, Tractatus XI, est o Tractatus De Computis Et Scripturis(Tratado particular de contas 41

e escriturao) que o Frei dedica difuso das Partidas Dobradas. A obra foi escrita em italiano arcaico, um pouco divergente do que havia na poca que era escrita em latim. Acreditamos, todavia, que a preocupao de Pacioli no era quebrar uma tradio, mas o seu respeito ao valor da difuso do conhecimento, que acreditamos ser seu objetivo. Das edies da Summa [(1 -1494) e (2-1523)] restaram raros exemplares at nossos dias e admite-se que no cheguem a cinqenta espalhados por diversas partes do mundo. A Summa uma obra de grande interesse para os matemticos, basicamente. Aos contabilistas ela tem o valor concentrado no Tractatus de Computis et Scripturis de pginas 198 a 210. A obra de Pacioli possuiu uma fora muito grande, que foi a de abrir as portas para que, no sculo seguinte, muitos tratadistas, em toda a Europa, se interessassem em escrever sobre assuntos da Contabilidade. O Tractatus De natureza Contbil inserido no Summa O Tractatus XI Particularis de Computis et Scripturis, que a Distino IX da Parte I, da Summa, resumido por Melis no seguinte contedo: 63
63

- As coisas necessrias ao comerciante. - O inventrio. - Os trs livros mercantis: Borrador, Dirio e Razo. - A autenticao dos livros contbeis. - O Borrador. - O Dirio. - O Razo. -O registro dos fatos inerentes compra de mercadorias, as permutas, as sociedades etc. - Os registros relativos s relaes com as entidades pblicas. - As contas de despesas. - As contas de estoques (Armazns). - A conta de Lucros e Perdas.

F. Mellis.Storia dela Ragioneria.p.628-629.

42

- Os estornos de lanamentos. - O fechamento das contas. - O arquivo das correspondncias. - Particularidades sobre o Livro dos Comerciantes. Os assuntos desenvolvem-se em 37 pargrafos que o frei denomina Captulos.

2.2.Traduo e anlise do Tractatus de Pacioli 64 Captulo I Das coisas que so necessrias ao verdadeiro comerciante, e da ordem necessria manuteno adequada do razo com o seu dirio, em Veneza ou em qualquer outro lugar. Aos reverentes sditos de U.D.S. Magnnimo D., que tenham necessidade de tudo em completa ordem mercantil, deliberei (alm de outras coisas adiante ditas em nossa obra) ainda compilar um Tratado particular extremamente necessrio. E nesse s o inseri para que esse livro, em qualquer eventualidade, possa servir no s de guia para as contas e registros, como, tambm, para o entendimento delas. E, por, isto procuro dar-lhes norma suficiente e bastante para que mantenham ordenadamente todas as suas contas e livros. Entretanto (como se sabe), trs coisas principais so oportunas a quem deseja com a devida diligncia comerciar, sendo a mais importante o dinheiro em espcie ou toda faculdade substancial, pois junto natureza a nica coisa necessria a substncia, sem a qual, dificilmente. , se pode exercer a atividade mercantil; acontece que muitas pessoas, antes sem recursos, comeando s com boa f, fizeram grandes negcios, com o auxlio de crdito, estes que souberam manter, conseguindo assim grandes riquezas, como me foi possvel observar percorrendo a Itlia. Antigamente, nas grandes repblicas, tudo repousava na confiana depositada no bom comerciante e ele a reafirmava jurando sobre uma f real de mercador. Tal fato
Apresentamos aqui a obra de Pacioli Tratactus onde daremos um maior destaque para as Partidas Dobradas que o nosso objetivo Para tanto contamos, tambm, com a traduo do professor Antonio Lopes de S. Frei Luca Pacioli-Tratado Particular de Contas e Escriturao. (Parte I, Distino IX, Tratado XI, da Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalit de Luca Pacioli, edio Paganino de Paganini, Veneza, 1494) Veneza, MCDXCIV. Por questes estticas e para maior conforto visual as citaes longas foram destacadas pelo itlico e no houve o recuo tradicional.
64

43

no deve ser objeto de admirao, pois cada um com sua f se salva catolicamente e sem ela no se pode agradar a Deus. A segunda coisa que se precisa para bem comerciar a de que se seja um bom contador e um gil calculista. Para assim, o ser ofereo do comeo aofim desse Tratado as regras e princpios para cada uma das operaes comerciais, de modo que o leitor, por si mesmo, sozinho tudo possa fazer. Quem de tais conhecimentos no dispuser, A terceira e ltima coisa oportuna ter todos os seus negcios organizados, a fim de que de tudo se possa ter conhecimento, rapidamente,seja a seu dbito, seja a seu crdito, porque de outra forma no se consegue comerciar.outros seguintes inteis lhe sero. Tal condio imprescindvel nos negcios, pois seria impossvel administrar sem ordem na escrita contbil e a ausncia de tranqilidade perturbaria a mente. Todo tipo de registro oferecido em cada captulo deste Tratado porque este foi elaborado visando apoiar uma boa gesto. Ainda que tudo o que se faz necessrio pudesse eu escrever e mesmo em relao ao que escreverei adiante, ao que ficou omisso ainda possvel com alguma inteligncia aplicar-se de forma similar o que aqui se ensina. Em tudo conservarei o modo de Veneza porque, entre outros, este o que me parece ser o mais recomendvel e porque por ele tudo poder ser guiado. Tudo dividiremos em duas partes especiais, uma chamaremos Inventrio e a outra Disposio; e, primeiro sobre uma e depois sobre a outra sucessivamente dir-se- segundo a ordem disposta no ndice, por meio do qual o leitor poder orientar-se segundo o nmero de seus captulos e folhas. Quem com a devida ordem que se espera desejar bem saber ter um Razo com o seu Dirio, que atento esteja a tudo o que se vai dizer. E para que bem se entenda o processo, exemplificaremos o caso de quem inicia um comrcio como para organizar-se deve proceder na manuteno de suas contas e registros, a. m de que possa, sucintamente, encontrar cada coisa em seu devido lugar, porque se no dispuser as coisas ordenadamente ver-se- em grandes trabalhos e confuses em todos os seus negcios. Fala-se, vulgarmente, que onde no

44

h ordem, h confuso. E no intuito de oferecer algo compreensvel sobre o procedimento em relao a cada comerciante, dividiremos o assunto em duas partes principais, usando a maior clareza para que disso o mximo proveito se tire. Inicialmente, demonstremos o que o inventrio e como deve ser feito. A introduo do Tractatus procura dar uma idia do que, na concepo da poca, parecia o essencial. O momento era o do auge da formao da riqueza. Dinheiro e bens apresentam-se como o necessrio substancial a fazer o corpo da empresa. Pacioli reconhece que o foco de atenes era o patrimnio, e afirma, enfaticamente: sem cujo auxlio dificilmente se pode exercer a atividade mercantil. Admite que a riqueza pode formar-se, quer por via do capital prprio quer de terceiros. A seguir, como segunda das trs condies do comerciante, Pacioli enuncia a capacidade contbil. Para ele, o comerciante precisava ser bom contador e gil calculista por que tal empresrio no s comprava e vendia, mas industrializava e prestava servios, e como no havia incompatibilidade entre tais atividades, assim no deveria haver em praticar atos de registro para que ocorresse um pleno conhecimento das mutaes da riqueza. A terceira condio a que Pacioli proclamou como tambm fundamental a da organizao que o mercador deve ter em sua escrita. A sensibilidade para as condies bsicas estava, pois, na existncia do patrimnio como substncia, na avaliao do comportamento da riqueza e na boa ordem com que tais entendimentos deveriam processar-se. Ainda nesse prembulo encontramos a expresso ao modo de Veneza como o recomendvel para que se possa implantar a boa organizao contbil

45

Captulo II A primeira parte principal deste tratado dita inventrio, o que o inventrio e como deve ser levantado pelos comerciantes. Convm de incio, pressupor e imaginar que toda ao movida por uma finalidade e que, para alcan-la devidamente, todo o esforo se despende no seu processo; a fim de qualquer negociante o de conseguir lcito e competente ganho para o seu sustento. Portanto, sempre com o nome do Senhor Deus deve-se comear o trabalho invocando-se o seu Santo Nome. Assim sempre iniciando o seu inventrio deves escrever em uma folha, ou em livro separado, colocando nesta tudo aquilo que encontrares e possures quer sejam mveis ou imveis, comeando sempre pelas coisas de maior valia e que sejam mais fceis de serem perdidas, como so o dinheiro em espcie, pratas, etc., porque os imveis, tais como casas, terrenos, lagoas, vales, pesqueiros e semelhantes no se podem desviar, tal como j no acontece com os bens mveis. Sucessivamente, cada uma de per si, anotars as outras coisas, colocando, sempre, inicialmente, o dia, o ano, o lugar e o teu nome no inventrio; todo o dito inventrio deve ser levantado em um mesmo dia porque de outra forma originaria problemas posteriores. Para tal exemplo, darei um modelo pelo qual em qualquer aplicvel a todos os demais casos semelhantes.

Coerente com a exposio do primeiro Captulo, o autor que consagra a substncia patrimonial como coisa fundamental, passa a referir-se ao Inventrio, como expresso documental da referida essncia. Afirma, que um dos objetivos da empresa o lucro e que os elementos usados para consegui-lo devem ser levantados ou reconhecidos em um Inventrio, sendo este a descrio e avaliao da substncia (patrimnio). Sugere comear-se pelo capital em giro, deixando-se o fixo para o.fim, mas a tudo abrangendo, sem que coisa alguma se exclua, ressalvando, apenas, em alguns pontos do Tratado, que coisas de expresso insignificante no devem preocupar. Recomenda a identificao cronolgica, a classificao e o local onde se encontram os 46

bens; ou seja, em que ano, classe de bens e local encontram-se as coisas. Estabelece as normas essenciais para a elaborao do inventrio, ou ainda, ao como se deve fazer tal pea. Acreditamos dentro de um raciocnio lgico, prprio da mente do autor (habituado em clculos), ele estabelece uma linha filosfica de comportamento prtico e que a da finalidade do trabalho; por isto esclarece, antes de tudo, que a tarefa visa a riqueza que se encontra na perseguio do lucro e que sob tal aspecto deve ser observada. Com isso, ressalva a inteno do levantamento, dando uma linha de raciocnio que deve guiar a determinao dos componentes no referido trabalho.

Captulo III Forma exemplar com todas as solenidades requeridas pelo inventrio. Em nome de Deus, em 8 de novembro de 1493, em Veneza. O que se segue meu inventrio; eu Fulano de Tal de Veneza, sediado Rua do Santo Apstolo, o qual, de forma ordenada e manualmente, eu mesmo escrevi ou fiz escrever por fulano de tal etc., relativo totalidade de meus bens mveis e imveis, dbitos, crditos que no mundo possuo neste dia, item por item. Inicialmente, encontro de dinheiro entre ouro e moeda, tantos ducados.... dos quais tantos so venezianas, de ouro e tantos hngaros, de ouro, e tantos florins maiores entre papalinos, sieneses e. florentinos. O restante de moedas de prata e de cobre de diversas qualidades, isto , tronos, marcelos, carlinos reais e papalinos e grandes florentinos, tostes milaneses etc. 2 item Encontro em pedras preciosas engastadas e soltas, peas n. de tantas...., das quais tantas so rubis em broquel engastadas em anis de ouro, pesando onas, gros e quilates etc. Cada um ou no total o que podes dizer a teu modo. E tanto so safiras, tambm em broquel de brochas para senhora, pesando ... e tantas so rubis, cnicos, soltos, pesando.... os outros so diamantes brutos em broquel e pontudos, mencionando as espcies e pesos a tua vontade.

47

3 item Encontro vestes de muitas espcies, tantas de tal e tantas de tal, discriminando suas condies, cores, jorros e feitios. 4 item Encontro pratas trabalhadas de muitas espcies, como copos, bacias, escumadeiras, colheres, garfos etc. Aqui descreves toda a espcie, uma por uma e para cada uma de per si com sutileza, tomando nota das peas e dos pesos .... e das ligas ou veneziana ou ragusa.... e tambm do estampo ou marca que tenha, disto fazendo meno. 5 item Encontro colches de penas em nmero de tantos... com os seus travesseiros de plumas novas ou usadas... forro novo... os quais pesam ao tudo, ou por um, libras tantas... marcados com o meu sinal ou outro, como de costume. 6 item Encontro mercadorias em casa, ou em armazns, de muitas espcies de lotes, tantos volumes de gengibres brutos, pesam libras tantas, assinalados com a tal marca, etc. E assim irs relacionando espcie por espcie as mencionadas mercadorias, com todas as contramarcas que seja possvel com quanto maior clareza se possa no peso, nmero e dimenses. 7 item Encontro tantos volumes de gengibres selecionados ....e tantas cargas de pimenta comprida ou pimenta redonda, conforme o que for; e tantos fardos de canela .... que pesam...; e tantos volumes de cravo.... que pesam com ou sem hastes, p e cpsulas, e tantas peas de coral, etc. que pesam.... tantas peas so vermelhas ou brancas, que pesam.... e assim irs pondo, ordenadamente, um aps o outro etc. 8 item Encontro pelerias para adornos, isto de cordeiros brancos e alvos puglieses ou marquesianos, etc.e tantos de tal espcie etc. e de raposas grandes n tantos curtidos e n. de tantas cruas .... e de camuras curtidas e cruas n. de tantas .... 9 item Encontro peles nas selvagens, arminhos, dorsos de vrias cores, zebelinas etc., n. de tantos de tal gnero e tantos de tal etc., assim distinguindo uma a uma, cuidadosamente, com toda a veracidade, a medida de que te guies com exatido, tendo sempre cuidado com as coisas que se contam por nmero e as que se consideram a peso ou medida, uma vez que destas trs espcies se costuma negociar em tudo, e 48

algumas so negociadas em milheiros, outras por centenas, outras por libras, outras por onas, por quantidade, isto , contadas, como pelames, etc., outras por peas como jias e prolas . nas; assim, de tudo toma bem nota, coisa por coisa .... e isto te bastando para orientao, relativamente, s outras poders seguir o mesmo caminho. 10 item Encontro imveis, primeiramente uma casa, com tantos pavimentos .... com tantos cmodos, ptio, poo, horta... situada no bairro Santo Apstolo, sobre o canal ... perto de tal ... e tal .... indicando os confins e referindo-te aos documentos se so realmente antigos .... E assim, se houver mais casas, em diversos locais, relacion-las semelhantemente etc. 11 item Encontro terras cultivadas, campos com alqueires ou fangas, designando-as de acordo com o uso da regio onde se encontram, ou onde esto situadas .... n. tantas, mencionando para o campo a quantidade de alqueires, braas ou varas, ou corados, etc. situado na tal cidade paduana ou em outra, perto das propriedades de fulano ....indicando os confins ou documentos ou registro cadastral, pelos quais se pagam os tributos municipais; quem os trabalha, fulano .... rendem de aluguel anual tanto ... e de dinheiro tanto .... E assim narrars tuas posses e tambm o gado em parceria. 12 item Encontro crditos a receber Cmera emprestados ou a outro Banco, em tantos ducados de capital no bairro de Cannaregio; ou ainda parte em um bairro e parte em outro, narrando ainda o nome dos inscritos, indicando o livro do cartrio, o nmero da folha na qual est escriturado, o nome do escrivo que tem tal livro, a fim de que isto facilite a localizao quando fores retirar o dinheiro, porque em tais lugares habitual haver muitas contas de terceiros que intervm em transaes. E anota o ano a que corresponde cada prazo para que saibas que proventos podem dar e a que percentagem corresponde etc. 13 item Encontro meus devedores nmero de tantos .... um o senhor fulano .... que me deve pagar tantos ducados, o outro fulano de tal e tal .... e assim narrars um a um com identificao. e sobrenomes e domiclios e quanto te devam pagar e por qu. Tambm mencionars se so documentos particulares ou pblicos lavrados em cartrio.

49

Em suma,devo cobrar tantos ducados ... de bom dinheiro, se de pessoas de bem como tambm at os que parecem duvidosos quanto ao recebimento. 14 item Encontro-me devedor em total de tantos ducados, tanto a fulano e tanto a beltrano...., identificando teus credores um a um e quais os entendimentos entre vs, indicando letras e documentos, a quem, como o dia, o lugar, pois podero motivar querelas judiciais ou extrajudiciais. Pacioli passa as normas gerais que guiam o levantamento para um exemplo prtico de inventrio Sugere certa formalidade que deve comear com uma parte inicial detalhada. A seguir, recomenda que sejam evidenciados: dia, nome da pessoa proprietria, localidade, endereo, identificao do encarrregado do levantamento (nome da pessoa que o fez), classe dos bens que a listagem identificar mveis, imveis etc., todos como elementos formais, imprescindveis introduo. Chama ateno toda a solenidade catlica da poca: Em nome de Deus, aos 8 dias do ms de novembro de 1493, em Veneza etc.., tal como ainda hoje utiliza-se nos Cartrios que adotam para certos registros importantes.O Inventrio, feito em folha parte, como sugere o frei, um autntico documento que passa a ser base para a abertura da escrita, e, tambm, para encerramento de perodos. A anotao do que se encontra na empresa ou em casa, Pacioli sugere historiar de uma forma que naquela poca se empregava (e que hoje se simplificou) instruindo que deveria ser: Primeiramente encontro de moeda em espcie, tantos ducados, dos quais tantos so de ouro e de cunhagem Veneziana, tantos de ouro hngaros etc. Nota-se, nisso uma preocupao com o detalhe e com a solenidade documental. Esse captulo continua exemplificando levantamentos abrangentes, incluindo bens, crditos e dvidas. Percebe-se que, conforme o uso do tempo mesclam-se os bens de uso domsticos e os bens do negcio, tudo como sendo um s conjunto. Isso porque era habitual, na poca, os negociantes, em um s lugar, possurem a residncia e o comrcio.

50

O modelo de inventrio apresentado no Tratado no s descritivo, mas, tambm, analtico, preocupado com a mensurao e a avaliao de tudo. A avaliao feita em L = Liras, S = Soldos, d = ducados, p = piccioli e g = grossi (moedas) que o frei coloca, muitas vezes, abreviadamente, e que enseja entender que mesmo as fraes das moedas deveriam ser evidenciadas.Como em Veneza circulavam muitas moedas, ao relacionar os haveres, Pacioli chamou a ateno para que fossem bem identificadas. O propsito do inventrio no difere muito do que hoje ainda se utiliza quanto a tais tcnicas. Tal como o frei o apresenta, ele no apenas uma anotao de haveres, mas a descrio e a classificao do patrimnio de forma plena e prpria, ou seja, em forma contbil definida.Ao apresentar os modelos de inventrio, Pacioli ressalta o cuidado e a preciso que a tarefa exige, e adverte sempre que coisa alguma deve. ficar omissa, a menos que de expressiva e notria irrelevncia. Captulo IV Utilssima exortao e salutares conselhos pertinentes ao bom comerciante. E assim havendo discorrido, diligentemente, sobre todas as coisas que possuis, como se disse, uma por uma, mesmo que sejam milhares, em que condies e espcie estiverem, inclusive de depsitos bancrios e emprstimos, convm relacionar, organizadamente, tudo no referido Inventrio, com todas as anotaes, nomes e sobrenomes, o tanto quanto possvel, porque ao comerciante nunca demasiada a clareza, pelos inumerveis casos que no comrcio podem ocorrer em sua prtica diuturna. Bem diz o provrbio que preciso mais esforo para se fazer um comerciante do que a um doutor em leis. Quem capaz de calcular as decises e casos que s mos do mercador chegam ora por mar, ora por terra, ora em tempo de paz e abundncia, ora em tempo de guerra e carestia, ora em tempos de sade ou de epidemias? Igualmente indeterminveis so os tempos e as condies que ao comerciante inspiram as decises, seja em relao ao mercado em que se situa, seja para as feiras em outros locais e que ora se realizam em uma Nao e outra em uma cidade. Por isto, o empresrio se assemelha mais a um galo, este que entre os demais o animal mais vigilante, aquele que fica vigilante dia e noite,quer no inverno, quer no vero, sem descanso em tempo algum, diferindo do rouxinol que apenas canta por toda a noite no

51

vero, mas no mais no inverno, como a experincia evidenciou aos que observaram tais coisas. Igualmente, dizem que o comerciante precisaria ter cem olhos e que mesmo assim estes ainda seriam poucos para orientar sobre tudo o que deve fazer e dizer; s quem j o foi pode bem isso entender, pelas provas que disso j teve. Assim, por isto dizem: venezianos, . florentinos, genoveses, napolitanos milaneses, anconitanos, bressianos, bergamascos, aquilenses, sieneses, lucanos, peruginos, caglieses, ugobinos, catelanos, borgheses, fulignanos com pisanos bolonheses e ferrareses, mantovanos, veroneses, vigentinos, paduanos, traneses, lecce, bancom betonta, cujas repblicas, entre outras italianas so vizinhas de Veneza, esta a mais importante comercialmente, seguida de Florena, que com a grande Veneza divide a primazia, que so estas poderosas as que ditam as normas e regras necessrias. Bem o dizem, assim como tambm as leis municipais regulam: necessrio que se ajudem queles que vigiam e no queles que dormem, isto , as leis so feitas para quem vigia e no para quem dorme. Mas sempre, sobretudo, primeiro, Deus e o prximo te estejam diante dos olhos e no faltes de ouvir a missa pela manh, lembrando-te que por intermdio dela jamais se perde o caminho, nem pela caridade reduzem as riquezas, como se diz nesse santo verso: Nem o recurso da caridade, nem a missa encurtam o caminho etc. Nisso tambm exorta o Salvador, em So Mateus, quando diz: Procurai primeiro o reino de Deus, porque todas as cousas vos sero dadas por acrscimo. Procurai, cristos, antes de tudo, o reino dos Cus e depois as outras coisas temporais e espirituais facilmente conseguireis, posto que o vosso Pai celestial de vossas necessidades bem cuida: e isto admito te seja suficiente para o teu aprendizado do Inventrio to como para a elaborao dos demais documentos. Neste captulo, o frei passa a generalidades, visando ressaltar a importncia documental, como a da organizao e dos detalhamentos. Pacioli adverte logo de incio que mais difcil fazer-se um comerciante do que um doutor em leis, buscando ressaltar que mais responsabilidades e cuidados se exigem de mercadores, em virtude do significativo nmero de casos que ocorrem com habitualidade.

52

Lembra, a propsito, algumas variveis que concorrem, a cada dia, na formao de fenmenos empresariais at de difcil determinao com detalhes precisos Por isto, o frei insistiu na rigorosa precauo que pudesse a tudo cercar em ateno permanente. . O princpio at hoje reconhecido como vlido e racional de ser presente e atento a todo o comportamento da vida empresarial, sem dvida, uma ampla recomendao no Tractatus, denunciando a plena cognio de Pacioli sobre a administrao eficaz. Se a isto mesclou ele o apelo da f religiosa, percebe-se como natural a uma poca, onde o poder da Igreja destrua valores em favor de seus interesses, onde os papas tinham exrcito e onde Pacioli submetia-se a uma subordinao que lhe convinha. Captulo V Da segunda parte principal do presente tratado denominada disposio, Como se deve entend-la e em que consiste no comrcio, e dos trs outros livros principais do Patrimnio Mercantil. Segue-se, agora, a segunda parte principal do presente Tratado qual j nos referimos e que denominamos Disposio, esta que requer maior dissertao que a primeira. Para tanto, dividiremos em duas partes, uma denominada patrimnio geral e outra patrimnio comercial, mas, em primeiro lugar, trataremos do patrimnio geral e de todo o giro do mesmo, assim como do pertinente requerido. Aps o inventrio, trs livros se fazem necessrios para maior destreza e comodidade, um denominado Borrador, outro Dirio e outro Razo. Quando os negcios so de menor movimento adotam-se apenas dois: o Dirio e o Razo. Em razo disto que daremos prioridade ao Borrador e depois cuidaremos dos outros dois, das suas formas, meios e maneiras de escriturar, comeando pela definio. Pacioli evidencia que se deveria detalhar tudo sobre o que fosse acontecendo com as riquezas aplicadas. Em razo disto, evocou a necessidade que j havia evidenciado, de bem tudo inventariar e refere-se aos trs livros principais.

53

Tais livros so: 1) o Borrador, ou Memorial, que recebe as anotaes na medida em que os fatos acontecem, 2) o Dirio, que deve justificar a classificao e a disciplina os eventos em partidas e 3) o Razo, que registra de forma sistemtica, conduzindo os valores a cada uma de suas contas. O Captulo limita-se a referir-se existncia da riqueza e a dos livros competentes para guardar memria de seus fatos, to como da disciplina destes para que ocorra um pleno entendimento.

Captulo VI Do primeiro livro dito memorial borrador ou costaneira, o que significa, por que e como se deve escritur-lo. O Memorial, segundo alguns denominado Borrador ou Costaneira, um livro no qual, diariamente e em cada momento, o comerciante deve escrever claramente tudo o que ocorre em seus negcios, quer sejam os fatos de pequena ou grande monta, anotando cada coisa que vende ou compra (como tambm outros negcios), nada excluindo, com identificao minuciosa de quando e onde as coisas acontecem, semelhana do inventrio ao qual j me referi, alm de cuidar para que ningum o possa contestar. Nesse livro, habitual incluir-se tambm o Inventrio, mas como manuseado por muitas pessoas melhor ser excluir detalhes sobre mveis e imveis. O que justifica tal livro o fato de que mesmo sendo rpidos os negcios tudo no mesmo possa ser escriturado, quer pelo patro, feitores, empregados, esposas, um suprindo o outro quando faltar; como, todavia, o grande comerciante mantm em plena atividade os seus empregados e feitores, delegando-lhes constatemente tarefas, pode ocorrer que na falta dos principais, quer porque estejam em feiras, quer agindo em negcios na praa, somente as senhoras e alguns empregados menos qualificados quem em casa, podendo ocorrer que estes no saibam escrever, ou talvez mesmo necessitem atender aos clientes para que estes no se percam,sendo mais conveniente preocupar-se com o vender, o cobrar, o pagar, o comprar, dando a tais coisas prioridade sobre os registros detalhados, como certamente desejaria o proprietrio.

54

Em tais casos, os auxiliares podem escrever apenas os valores e pesos que negociem e deixar de lado as espcies de moedas em que vendam ou comprem, paguem ou recebam; isto porque no h maior importncia que tipo de moeda recebam, o que j no ocorre em relao ao Dirio e ao Razo sobre os quais a seguir dir-se-, pois, em tais livros, o escriturrio a tudo regularizar nas transcries. Quando o proprietrio retornar conferir todos os assentamentos e os ajustar a seu modo; quem tem muito movimento, portanto, no pode prescindir de tal livro porque seria arriscado no rascunhar com segurana ordem e tempestividade, para depois tudo colocar nos livros principais. Nesse livro, como nos demais, deve-se, inicialmente, na capa, fazer a identificao do mesmo para que, em qualquer tempo, possa facilmente ser reconhecido, quer quando j completo ou todo escriturado, ou mesmo quando passado algum tempo se tivesse necessidade de consult-lo ou encontr-lo. Alguns costumam, ainda, em diversas partes, encerr-lo, ainda que o livro no esteja totalmente escriturado, a cada ano, utilizando livros novos, como adiante se expor. No livro que se sucede, todavia, para efeito de organizao, deve-se renovar a identificao do mesmo como sendo o segundo, portanto diferente, para que fcil seja o controle seqencial, sem que se esquea de mencionar o ano. Os verdadeiros catlicos costumam assinalar os livros primeiros com a Santa Cruz para afugentar o inimigo espiritual e toda a caterva que treme diante desse sinal, como se aprende antes mesmo de saber-se o alfabeto. Os livros seguintes podem identificar-se pela ordem alfabtica, isto A e o terceiro B, e, assim sucessivamente. Da poder-se denominar, pois, Livro da Cruz, ou Memorial Cruz, Dirio Cruz, Razo Cruz, ndice ou Extrato Cruz, etc. e aos demais livros que se seguiro de: Memorial A, Dirio A, Razo A etc. Em todos esses livros, as suas folhas devem ser numeradas, consoante aos motivos e cautelas que os escriturrios precisam ter. Existem os que acreditam ser dispensveis tais cautelas no Dirio e no Borrador porque as coisas j se julgam pela 55

cronologia, sendo esta suficiente para que tudo se encontre ligado. Isso seria verdadeiro se os negcios de um dia no se transportassem a outras folhas; o que se observa, todavia, que muitos grandes comerciantes no preenchem apenas uma folha, mas, sim, duas, trs em um s dia e quem desejasse prejudicar poderia ento arrancar uma delas. Portanto, a data apenas insuficiente para denunciar tal fraude, porque os dias, no caso exemplificado, se sucederiam mesmo com a subtrao da folha; por isto e por outros motivos, melhor ser numerar seguidamente todos os livros comerciais, tanto da empresa, quanto os da loja fazendo isso em todas as folhas etc. O ato de anotar um acontecimento no momento da ocorrncia do mesmo ou bem prximo a esta mostrou-se sempre eficaz. Pacioli apresenta alguns nomes que tal livro recebia em sua poca (em italiano Memoriale, Squartafoglio ou Vacchetta), e que em portugus equivalem a Borrador, Memorial, Costaneira. O problema estava em dar agilidade ao registro, ou seja, evitar que a memria se perdesse ,dai o nome Memorial. O frei ressalta, pois, toda a utilidade do livro, destacando que ele aplica-se ou utiliza-se para registrar todos os fatos, em todos os momentos, e em todas as expresses. Recomenda: clareza, individualizao, e integridade de todos os dados. A utilidade do uso, portanto, Pacioli a consagra, admitindo que at o inventrio, em tal livro, costumeiro registrar-se. O importante que tudo se anote, tempestivamente, ainda que o prprio comerciante no o faa pessoalmente. Por muitos sculos o uso do Borrador prevaleceu e embora hoje em desuso, em face dos recursos modernos de memorizao, transferidos a computadores. O Tratado insiste nos detalhamentos dos registros em tais rascunhos, para que o Dirio possa deveras nele basear-se. Recomenda informar ao mximo, para que os levantamentos possam ter a maior. fidelidade, fazendo rascunhos que facilitem os livros principais. Conforme o uso da poca aconselha gravar na capa dos livros um sinal que os identifique, assim como os que se seguirem, ou seja, por exemplo, o primeiro com uma cruz, o outro que o segue com a letra A, o outro com a letra B etc. 56

Portanto, cheio um livro, como diz o Tratado, o outro que se segue identificar-se- pela sinalizao na capa, devendo esta ser seqencial pelas letras do alfabeto: A, B, C.... etc. Afirma, todavia, que o abandono de um livro pode ocorrer mesmo que cheio no esteja, por outras convenincias, mas, nesse caso, o critrio ser sempre o mesmo quanto a identificao na capa. O importante, adverte, que os sinais sejam diferentes nas capas,de modo a ressaltar que se trata de uma continuao ou seqncia. O sinal da cruz, no primeiro livro, sugerido pela obra, atende superstio catlica de que ela afugenta o demnio, fato que parece destoante, mas justificvel na poca. Os intelectuais da poca necessitavam estar bem com um regime de fanatismo clerical, pois, se assim no fosse, poderiam estar sujeitos a perseguies, sanses e at crueldades. Os que escreviam estavam sob tal vigilncia da Igreja que, certamente, para bem com ela ficar, necessrio se fazia mostrar-se muito catlico, especialmente em pases como a Itlia, Espanha e Portugal. Por isto que Pacioli escreve, em seu Tratado, expresses como como bem costumam fazer os verdadeiros catlicos, o glorioso signo da cruz, o que afugenta o esprito do inferno etc. tudo isto ainda mais justificando seu prprio estilo. Quanto s formalidades extrnsecas dos livros, ele nos ensina sobre as necessidades de seqnciar pginas, numer-las, no saltar folhas, evocando ordem e seriedade para evitar a suspeita de fraude, e, tambm, para permitir que esta possa facilmente descobrir-se. Captulo VII Como em diversos lugares se autenticam todos os livros comerciais, por que e por quem. Os livros, segundo os costumes dos diversos lugares, nos quais estive, para apresent-los e lev-los a certos Cartrios Comerciais, como ocorre em Perugia, preciso identific-los, como intencionas registrar ou fazer registrar por terceiros, em que moeda os escriturars, seja em liras pequenas, ou grandes, ou ducados e liras etc., ou mesmo em florins, soldos, dinheiros, e ainda em onas, taris, gros etc.; tais circunstncias devem constar da primeira folha dos referidos livros. Se a pessoa que 57

vai escriturar o livro j no for a mesma, isto deve ser informado ao Cartrio, como esclarecimento. O escrivo, pois, de tudo deve fazer meno nos registros em Cartrio, referindo-se ao dia da apresentao dos livros, os sinais de identificao destes, a denominao que possuem, o nmero de folhas etc., como tambm quem o responsvel pelos registros dos mesmos e quem por este pode escriturar o Borrador, mesmo que sejam pessoas da famlia, identificando-os um a um. Ento o escrivo, por sua prpria mo, autenticar escrevendo o nome do cartrio, o ano, tudo na primeira folha etc., selando ainda com a chancela do Cartrio para que tenham f os registros para todos os fins judiciais que possam advir.Tal critrio recomendvel e usual em todos os lugares; ocorre,todavia, que alguns possuem de m-f os livros em duplicata, uns para mostrarem a compradores e outros a vendedores, e o pior que apregoam tal coisa como se boa fosse, jurando e perjurando.Se, todavia, apresentassem seus livros em Cartrios, tais mentiras e fraudes certamente no conseguiriam praticar contra o prximo. Tendo, todavia, teus livros ordenados e registrados em cartrio, a tua casa podes voltar e com o nome de Deus escrever tuas operaes comerciais. O Dirio deve iniciar-se pelo Inventrio com as partidas da forma que a seguir exemplicar-se-, mas, antes, bom que bem compreendas tudo sobre o Memorial. Buscar a f pblica dos livros, em razo de nos cartrios registr-los e autentic-los, passa a ser uma recomendao de Pacioli. Fala o Tratado de um termo de abertura, no qual se devem definir vrias coisas, como: a moeda eleita para a avaliao ou a expresso dos valores, quem se encarregar de escriturar, quem o proprietrio dos mesmos livros, qual o sinal que identifica o livro, quantas folhas tem, a data da primeira folha etc. O escrivo, segundo o frei, autenticaria as declaraes cabveis e com o seu sinete daria validade a tudo, emprestando a f necessria, evitando que terceiros pudessem colocar em dvida o que estivesse contido em tais livros. Evidente fica, tambm, que discusses ocorriam sobre a validade dos lanamentos e que o registro em cartrio ajudava a dar confiabilidade,posto que eram reconhecidos como competentes para atestar verdades. Finaliza o captulo lembrando que evocando o nome de Deus, se deve iniciar os registros a partir do Inventrio. 58

Captulo VIII Exemplos de como se devem registrar as partidas no memorial. Como j foi referido, o Memorial, tambm chamado Borrador ou Costaneira, pode ser anotado por qualquer um dos teus auxiliares, mas sobre a maneira de como deveriam fazer tais partidas, no possvel plenamente, oferecer pleno ensino, pois alguns em tua casa poderiam entender e outros no. O exemplo que se segue, entretanto, o que, costumeiramente, se adota, ou seja: admitamos que tenhas comprado umas tantas peas de tecido (suponhamos que sejam 20 panos brancos, provenientes da cidade de Brescia) por 12 ducados cada uma; basta, ento, que registres simplesmente dizendo: Neste dia, temos, por compra feita ao senhor Felipe de Russoni, de Brescia, panos n 20, brancos, bressanos, depositados na loja do Senhor Estevo Tagliapedra, etc., possuindo as peas o comprimento de tantas braas, por tantos ducados cada uma, marcadas com tal nmero, mencionando se so de trs. os lisos, baixos ou altos, nos ou mdios, bergamascos ou vicentinos, veroneses ou paduanos, florentinos ou mantuanos, e sendo o caso, mencionars se houver, o intermedirio, narrando se a mercadoria foi toda adquirida a dinheiro, ou parte a dinheiro e parte a prazo e neste caso qual o vencimento. Se a transao for parte a dinheiro e parte em mercadorias, deves especificar as mercadorias pelas quantidades, pesos, medidas e preos, se de milheiro, centena ou ona. Se foi tudo a crdito, mencionars qual o prazo. Se para entrega futura, mencionars a poca da partida das galeras, se de Beirute ou de Flandres, ou se de retorno de navios, etc., e especificando a chegada de ditas galeras e navios etc. No caso de prazo futuro referente a eventos de feira ou de outra festividade, como as ocorridas pela Pscoa, Natal ou Ressurreio, Carnaval etc., anotars sempre as condies sob as quais te empenhaste no negcio; concluindo, no dito Memorial convir no esquecer ponto algum, e, se possvel, dizer quantas palavras sejam necessrias, porque, como no Inventrio supracitado, os detalhes nunca sero demasiados. O Memorial, o Costaneira ou o Borrador, como livro de rascunho, de primeiro e pronto registro parecia ser, no dizer do Tratado, um livro que cada um fazia ao seu feitio, ou seja, de acordo com a sua prpria convenincia e capacidade. Ao ensinar sobre 59

a questo, refere-se, pois, ao que era de comum costume, evidenciando a impossibilidade de oferecer um modelo que fosse geral. O exemplo que apresenta detalha uma operao de compra. Evidencia que a preocupao narrar o fato, porm, da forma mais completa possvel, bem identificando a tudo. Aconselha o frei que as referncias deveriam ser precisas sobre as mercadorias, fornecedores, pesos, valores, condies do negcio etc. Ressalta que no Borrador nenhum detalhe pode ser omitido e a. afirma que a clareza nunca demais para o comerciante. Logicamente, o que recomendava era a segurana de informaes, de modo que os lanamentos pudessem ser os mais completos possveis. Captulo IX Dos nove modos de aquisio de mercadorias, principalmente aquela a prazo. Nove so as modalidades de compras que podem ocorrer comumente: vista; a prazo; com troca de mercadorias ou permuta; parte a dinheiro e parte a prazo; parte a dinheiro e parte com permuta; parte com permuta e parte a prazo; por ordem de pagamento; parte por ordem de pagamento e parte a prazo; parte por ordem de pagamento e parte com permuta. Estes so os nove modos pelos quais se compra comumente. Qualquer que seja a modalidade, dentre as descritas, adotada para as tuas compras, faa com que tu mesmo ou terceiros a descreva adequadamente, pois isto que o correto. preciso especificar bem as compras que fizeres para entregas futuras quando ocorrerem as colheitas ou produes de mercadorias,como habitual ocorrer com as sazonais de: forragens verdes ou cereais,vinhos, sal, couros de matadouro e sebos; assim, no caso do aougueiro preciso identificar cada produto por espcie, por valor de libra e os demais da mesma forma, sejam sebos de reses, capados ou peles de carneiros negros, destacando aqueles que sejam contados por centena, o mesmo critrio usando para as peles de carneiros brancos etc.

60

Tambm para as forragens verdes ou cereais preciso especificar o quantitativo do milheiro de libras, como o do alqueire ou molho de canastra ou cereais, pois assim que se costuma fazer em Perugia, tal como em relao a forragens verdes se faz em Borgo di San Sepolcro, nosso to pequeno mercado, em Santo Angelo, cidade de Castelo, Forli etc., fazendo detalhadamente, por escrito tudo constar no Borrador, quer por suas mos ou pela de terceiros, narrando de forma simples, mas com fidelidade a origem de tudo. A seguir o escriturrio ao cabo de 4, 5 ou 8 dias, aproximadamente, transcrever o dito Borrador no Dirio, dia por dia, tudo como ocorreu,variando apenas algumas mincias que no Dirio no se faam to necessrias.Quando os fatos esto bem explicados no Memorial no h necessidade de tudo, tal e qual, repetir, bastando referncias. Os que, todavia, costumam ter os trs livros referidos jamais devem colocar no Dirio o que no Borrador no existe. Para a boa ordem do Borrador basta o que j foi dito para os que o escrituram, sejas tu ou outrem. A forma como podes comprar de outrem a mesma que de ti podem comprar. Das vendas aqui no nos ocuparemos agora, mas teus assentamentos, pelo dito, pode faz-los. Evidencia o captulo as nove modalidades de aquisio de mercadorias, ou seja, as variaes e as combinaes entre as formas de pagamento: em dinheiro, por cheque, a prazo ou em troca. O Tratado combina tais componentes, ou seja, por exemplo:compra s a dinheiro, compra parte a dinheiro e parte a prazo, compra parte em troca, parte a dinheiro etc., de modo a oferecer nove situaes diferentes, embora que derivadas.Volta o Tratado a insistir sobre a plena clareza na descrio da venda,em todos os seus detalhes, quando registrada no Memorial ou Borrador. Fala nesse captulo, que o registro no Borrador apenas uma preparao para aquele do Dirio e que este deveria ser realizado alguns dias depois, ou seja, o mais brevemente possvel.

61

Captulo X Do segundo livro comercial principal dito dirio o que e como se deve manter. O segundo livro mercantil usual o Dirio, no qual, como foi dito, deve estar gravada a mesma identificao, as folhas rubricadas, tal como para o Borrador j nos referimos. Pelas j ditas razes, sempre deve comear-se por colocar dia e ano em cada folha, e, depois, uma a uma as partidas do seu inventrio,completas, no qual Dirio (por ser teu livro privativo) poders tudo incluir sobre os mveis e imveis que tens, referindo-te sempre ao flio que por tua mo ou de outrem foi escrito; tal livro o conservars em caixa,caixote, mala, mao ou bolsa porque assim que se usa conservar, como tambm se faz com cartas e documentos menores. No Dirio, todavia, as partidas devem ter maior rigor formal, evitando-se o suprfluo mas sem ser tambm demasiado sucinto. Antes de tudo, entretanto, preciso observar que duas expresses so usadas no Dirio, porque na grande cidade de Veneza assim so reconhecidas como imprescindveis, motivo pelo qual sobre as mesmas a seguir trataremos. O frei nos diz que na capa do livro Borrador deve existir o mesmo sinal de identificao que no Dirio se pe, para evidenciar que este se deriva daquele, ou seja, se a capa do Borrador tem uma Cruz, a do Dirio tambm dever possu-la; se o Borrador tem na capa um A, o Dirio, tambm, deve ter o A. Adverte que no incio de cada folha deve-se colocar o ano e o dia, devendo comear pelo Inventrio completo, como partida inicial, de abertura. A privacidade absoluta do Dirio era algo respeitvel, mesmo porque o sistema fiscal em Veneza concentrava-se mais nos tributos sobre o sal e propriedades que mesmo sobre o lucro das transaes, gravando mais o consumo e que os resultados, o que liberava o fisco de exame da escrita e a tornava indevassvel, praticamente Captulo XI Das duas expresses no dirio usadas em Veneza: uma denominada por e outra denominada ae o que indicam. Duas expresses de significaes distintas so usadas no Dirio, uma dita POR e outra A. O POR designa o devedor, seja um ou mais, e o A identifica o credor, seja um ou mais. Jamais se devero fazer partidas no Dirio (que no Razo sero

62

registradas) que no se identifiquem de tal forma. No comeo de cada partida, pe-se o POR, porque se registra primeiro o Devedor e depois, a seguir, o credor, separando um do outro por duas pequenas vrgulas, como no exemplo abaixo notars. A identificao de POR para o dbito e do A para o crdito, o frei apresenta como um uso de Veneza, constantemente utilizado para distinguir a situao da conta fora de Veneza e feitas h mais de um sculo e meio antes da obra do frei. A ordem de colocar-se antes o devedor e depois o credor, identificando-se aquele por PER ou POR e este por A , todavia, ensinada no Tratado como obrigatria. Entre tais prefixos de identificao o frei afirma que se devem separar as contas por duas vrgulas. Os tempos, entretanto, alteraram os hbitos; as duas vrgulas se substituram por duas barras verticais e paralelas, e, depois, desapareceram; o PER ou POR, tambm foi abandonado, s. ficando o A,para o crdito. Atualmente, na quase totalidade dos casos, com os sistemas da Informtica, nem mesmo o A se utiliza mais. Captulo XII Muitas exemplificaes de como escriturar as partidas do dbito e do crdito no dirio. Como entender outros dois ttulos utilizados no razo, um denominado caixa e outro capital. Igualmente com o nome de Deus inciars os registros de teu Dirio pela primeira partida do teu Inventrio, ou seja, aquela relativa quantidade de dinheiro que em espcie encontraste. Para que saibas colocar tal valor inventariado no Razo e no Dirio, torna-se necessrio que se idealizem duas outras expresses, uma dita Caixa e a outra Capital. Por Caixa entende-se a tua prpria ou verdadeira bolsa e por Capital entende-se tudo o que representa o teu atual patrimnio. O Capital sempre credor em razo dos princpios que se adotam nos Dirios e Razes mercantis e a dita Caixa deve ser sempre devedora. A Caixa nunca pode ser credora, devendo ser sempre devedora, o que no ocorrendo denunciar erro na escriturao do livro, como adiante voltarei a

63

lembrar.No Dirio, a partida referida deve-se registrar do modo a seguir indicado. Forma de registrar no Dirio: 1493, 8 de novembro, Veneza. 1 Por Caixa de Numerrio: A Capital Prprio, eu, Fulano de tal etc. Dbito. 1 em dinheiro, em espcie encontrado presentemente em ouro e moedas;Crdito. 2 prata e cobre de diversas cunhagens, como aparece na folha do Inventrio em Caixa colocado etc., no total tantos ducados de ouro e moedas ducados, tanto valendo tudo ao cmbio veneziano em base ouro, isto , a 24 soldos grandes por ducados, e a 32 soldos pequenos em liras de ouro. Lira. Soldos Grossos. Midos (pequenas moedas) A segunda partida escriturars da seguinte maneira: 2 Por Pedras Preciosas, engastadas e soltas: A Capital, dito por tantos brilhantes engastados, etc. pesam, etc. e safiras tantas etc. e rubis e diamantes etc., como aparece no supra mencionado inventrio, os quais declaro valerem no curso comum os brilhantes tanto, etc., e assim se deve dizer de cada espcie o seu preo comum, importando tudo em tantos ducados, etc., valendo L. 5. gr.p. Quando o dia j est indicado e sendo os mesmos os devedores e credores, sem que outras entrem, poders simplificar dizendo A pelo dito, Por pelo dito e A pelo dito, etc. para que assim se simplifique. 3 Por Pratas Trabalhadas: Ao dito, que se entende por Capital, pelas pratarias que existem, ou seja: tantas bacias etc., tantas escumadeiras etc., e copos tantos etc., e garfos tantos etc., e colheres tantas etc., pesam no total tanto etc., valem L.S. gr. p. Discriminando, pois, cada coisa, primeiramente, proceders tal como .fizeste no Inventrio, tambm, avaliando ao preo que valha 20, coloque 24 etc., para que o lucro seja melhor. E assim, consecutivamente, colocars as demais coisas com seus pesos, nmeros e valores etc. 4 Por Vestimentos de l: Ao dito, por vestes tantas de tais cores etc. e de tal feitio etc., de tal forro etc., usados ou novos, de meu uso ou de minha mulher, ou de filhos etc., que estimo valerem ao preo corrente, um pelo outro, no total tantos ducados etc., e por tantos mantos de tal cor etc., como dissesses das roupas e assim dirs de todos os mencionados vesturios, pelo total. L.s.g.p. 64

5 Por Panos de Linho: Ao dito, tantos lenis etc., tudo como est no inventrio, importando e valendo etc. L.s.g.p. 6 Por colches de Pena: Ao dito, por tantos de pluma etc., tudo como est no inventrio, importando e valendo. L.s.g.p. 7 Por Gengibres Brutos: Ao dito, por tantos volumes, etc., tudo como est no inventrio, importam e valem a preo corrente, tantos ducados. L.s.g.p. A seguir, de forma integral, colocars as demais partidas, abrangendo a todas as demais coisas, sem nada omitir, como para o caso do gengibre se exemplificou, avaliando-se ao preo corrente, indicando as suas quantidades, marcas e pesos, tal como no Inventrio se acha,indicando, como parte integrante da partida a avaliao na moeda que elegeres e que convm deva ser uma s, porque inconveniente seria que mais de uma fosse. No Dirio, deves encerrar cada partida de per si, nenhuma isolando por linha, at que concluda esteja. O mesmo critrio se usa no Borrador pois, deste se passa ao Dirio, assinalando-se tal passagem com uma linha vertical para que se saiba que j foi transcrita etc. Se no desejares atravessar a partida com uma linha, lanars letras no incio da partida, ou no fim, ou, ento, outro sinal que te possa lembrar que a partida j foi lanada no Dirio.Poders escolher teus termos e sinais, embora o melhor seja fazer o que usual entre comerciantes a fim de que no pareas discrepante. Tal captulo busca estabelecer uma diviso de gastos por naturezas, em razo da apurao de resultados. Despesas Mercantis e Despesas Domsticas Pacioli justifica afirmando que as classificaes visavam destacar o que se pe ou lana no negcio. O importante, todavia, que ao definir a funo da despesa mercantil, Pacioli refere-se mesma como aquela que atinge no custo das mercadorias como: fretes, carretos, barqueiros, aferidores de cargas etc., e tambm salrios de gerentes, balconistas e auxiliares.

65

Outra observao do frei, tambm, tecnicamente respeitvel, a de que toda despesa conta de saldo devedor, este que s no fim do ano se deve encerrar na conta de Lucros e Perdas. Captulo XIII Do terceiro e ltimo livro comercial principal dito razo, como se deve faz-lo e do uso de seu ndice. Como organiz-lo nico e duplo. Depois que todas as partidas tiveres registrado no Dirio, preciso que estas se transplantem para um 3 livro dito Razo grande, o qual se costuma fazer em duplas folhas, sendo conveniente o uso de um ndice, tambm dito Repertrio ou Indicador e que, segundo alguns, em Florena chamam-no Sumrio. Ali inscrevers todos os devedores e todos os credores pelas letras que os identificam e pelo nmero da folha pertinente, isto , os que comeam por A em A, etc. e em seqncia literal. Similarmente, como foi dito, convm que coincidam com os mesmos sinais do Dirio e do Borrador, colocados os nmeros das folhas e, acima, margem de um e outro lado, o ano. A primeira folha deve ser a de Caixa porque sendo esta a primeira conta no Dirio deve tambm s-lo no Razo. Tal folha ficar s para o Caixa porque esta a que merece mais espao, no se devendo lanar nela, nem em dbito e nem em crdito, qualquer outra coisa; isto porque Caixa a conta que se movimenta mais que outras, pelo efeito de constantemente se colocar e tirar dinheiro. Convm que o Razo tenha tantas linhas de acordo com a quantidade de moedas que pretendes movimentar. Se lidares com liras, soldos, dinheiros e midos, devers ter quatro casilhas, e, diante das liras, devers ter mais uma para que coloques o nmero da folha das mesmas partidas que conjuntamente em dbito e crdito se ligam. Adiante fars duas linhas para que a data se coloque, como j se disse para os demais livros, desnecessrio sendo alongar-nos para que passemos s partidas seguintes.O Razo, tambm assinalars com uma cruz, como j foi dito.

66

O livro Razo geral gerava alguma dificuldade em localizar as contas, compelindo, pois, ao uso de um ndice ou indicador (trovarello). Pacioli destacou bem que enquanto no Dirio a dificuldade no existe, por sua natureza de absoluta seqncia cronolgica, o mesmo j no ocorre com o Razo, onde uma mesma conta pode ser repassada a vrias pginas. verdade que a forma antiga de escriturar livros foi caindo em desuso, passando a ser substituda por folhas soltas, fichas, listagens e arquivos magnticos ao sabor de programaes de computadores. No tempo de Pacioli, todavia, para que bem se possa compreender sobre o que ocorria, preciso imaginar que s livros manuscritos se utilizavam e que tudo tinha que se subordinar s limitaes destes. Portanto, duas folhas, sempre uma para o DEVE e outra para o HAVER, existiam no livro Razo. O Razo, como livro de Devedores e Credores, por ser de um processo que exige igualdade (a partida dobrada uma equao fnita), demanda, tambm, saldos coincidentes nos totais de dbito e de crdito , e isto o Tratado muitas vezes sugere. A ordem da abertura das folhas iniciada pelo Caixa, argumentando Pacioli que como tal conta a primeira no Dirio tambm deve s-lo no Razo. Captulo XIV Do modo de transportar as partidas do dirio para o razo e por que enquanto no dirio se faz uma e no razo se fazem duas. Do modo de riscar as partidas no dirio. Por que na margem se colocam duplos nmeros das folhas do razo. Como j sabes, todas as partidas que colocaste no Dirio, duplas elas devem sempre ser no Razo Maior, isto , uma em dbito e outra em crdito, identificando-se o devedor pela expresso POR e o credor pela A; tanto em um livro quanto no outro, de forma pertinente, colocars o devedor no lado esquerdo e o credor no da direita. Na partida do dbito, coloca-se o nmero da folha do crdito e vice-versa, pois assim ficaro ligadas as partidas no dito Razo Maior, onde,jamais, deve-se fazer um dbito sem um crdito correspondente, devendo,em valor, existir plena

67

coincidncia.Disto que nasce o Balano, baseado nos saldos do livro, devendo o dbito coincidir com a soma do crdito. Se, por exemplo, as partidas do dbito somassem 10.000, em decorrncia do que das folhas constam, tambm a mesma soma deveria ter o crdito; se assim no suceder porque h erro no Razo, como ao extrair seu balancete trataremos. Portanto, como de uma do dirio, duas se fazem no Razo, tambm a partida do Dirio dever ser duplamente riscada na medida em que fores transportando. Se primeiro registrares o dbito na conta pertinente, fars um risco para que saibas ter feito o transplante; se o crdito o fazes antes ou depois (como alguns guarda-livros costumam fazer, quando mais de uma conta existe, para evitar esquecimentos de coloc-las em crdito), fars outra sinalizao ao lado direito no qual a partida termina, para que se identifique a passagem do crdito. As linhas devem assemelhar-se ao que para o Caixa aludimos, na 1 partida, sendo uma para o crdito e outra para o dbito. Desta forma, lateralmente, margem, antes de comear, necessrio se faz que coloques 2 nmeros, um sobre o outro, sendo o de cima relativo partida do devedor e, tambm, o nmero de pginas que no Razo as identifica e as de baixo as que ao crdito igualmente denotem, tal como para o Caixa se exemplificou, ou seja, 2 sem intermediao. Alguns colocam , tal como se faz com as fraes, o que irrelevante; melhor, todavia, que no tenha tais entremeios, para que no parea referir-se a fatos divididos ou fracionados etc. O nmero 1 quer dizer que o Caixa est na primeira folha do Razo e o 2 que o Capital est na segunda do dito Razo, esta em crdito e aquela em dbito Observe que quanto mais perto colocares o credor de seu devedor, tanto mais adequado ser; se, todavia, colocares onde desejares, o que pouco importa, ters dificuldades com as correspondncias de pocas, o que dificultar a localizao como outros problemas podero advir. A habilidade ajudar, certamente, a ti, mas, melhor ser sempre que o devedor esteja perto do credor, ou seja, em seqncia, sem interposies entre uma e outra partida, porque no mesmo dia em que nasce o devedor tambm nasce o credor e, por isto, repito, devem estar prximos um do outro. 68

A informao bsica inicial a de que o Razo difere do Dirio quanto cronologia, ou seja, enquanto a data que encima cada folha do Dirio tem registros relativos ao dia indicado, no Razo, diversas so as datas em uma mesma folha; por isto, recomenda iniciar os registros do Razo apenas com a meno do ano, em algarismos romanos, seguindo-se, depois, as diversas datas. A seguir, o frei fala ser desnecessrio o histrico extenso no Razo; o Dirio j desempenhava, na poca, o papel bsico dos detalhes e isto sugeria que no Razo se evitasse ser repetitivo, bastando mencionar-se a contrapartida. O carter sucinto do Razo e detalhado do Dirio lembrado no Tratado, sugerindo uma distino quanto extenso das descries dos fatos, ressalvando apenas o caso de relaes com terceiros, quando aconselha que para este caso a clareza exige a extenso, em funo da necessidade de uma prestao de contas de maior limpidez, especialmente quanto emisso de extratos. Captulo XV Do modo de saber registrar no razo, em dbito e crdito, as partidas de caixa e capital e do ano que acima, no comeo da folha, tradicionalmente, coloca-se, to como de sua mudana e do compartilhar os espaos das folhas segundo a extenso dos registros e as convenincias dos negcios. Agora discorro sobre outros aspectos para teu aprendizado, ou seja, a relativa primeira partida de Caixa que ser no dbito e depois aquela de Capital que ser no crdito, no teu Razo. Antes, como disse, preciso identificar o Ano, como tradicionalmente se faz, isto , em letras, como, por exemplo: MCCCCLXXXXII etc. O dia no aquilo com que se comea primeiro o Razo, como no Dirio se faz, porque nas folhas do Razo muitos dias se colocam e eles no sero seqenciais de forma absoluta, mas, sim, de acordo com o que nas partidas correspondem, como logo entenders de incio. Assim, lateralmente, no espao superior, antes de escriturar, quando se fizesse necessrio um registro que no fosse o do ano indicado, acima na folha do livro (o que ocorre com quem no encerra contas a cada ano) preciso destacar a alterao margem como a seguir exemplificaremos. Essa uma peculiaridade do Razo apenas no a sendo de outros livros.

69

Portanto, adotars a forma antiga de escrever o ano, para maior beleza, extraindo-a do baco, embora com tal forma no te devas tanto preocupar etc. Registrars, pois: Jesus MCCCCLXXXXIII. Caixa Numerrio deve dar no dia 8 de Novembro. Por capital, por dinheiros de diversas qualidades entre ouro e moeda encontro em haver, naquela, no presente, em total. Folha 2 L.s.g.p. E nisto no precisas detalhar por j hav-lo feito no Dirio, procurando ser mais sucinto. No primeiro registro, por ser o inicial, ento se diz mais ou se detalha;nos seguintes: sendo iguais, basta dizer-se a tal dia, etc., por tal etc.L . s . g . p.Isto posto, riscars o Dirio no dar como acima te disse e depois no haver de capital dirs logicamente: Jesus MCCCCLXXXXIII. Capital me deve tal etc. deve haver no dia 8 de novembro por Caixa, por dinheiros encontrados no final do dia em ouro e moedas vrias. Folha 1 L.s.g.p Pelas razes j expostas podes ser sucinto e s nova partida registrars quando a anterior tiver sido toda lanada, e, a, bastar dizer: e no dia tal etc., pela tal coisa etc., como vs acenado ao lado e disto ters exemplo. E depois fars outra riscadura no crdito do Dirio como j no 12 Captulo disse, e, na margem, frente da partida, colocars os dois nmeros, como ali me referi, das folhas nas quais esto o devedor, o credor, isto , o devedor em cima e o credor em baixo, tal como j se exemplifiquei na conta de Caixa. Feito isso, no teu ndice ou Repertrio, cada um em sua letra, colocars devedor e credor, isto , Caixa na letra C, ali inserindo desse modo: Caixa em numerrio folha 1 e em capital colocars: meu prprio, folha 2. Todas as partidas ento colocars e o nome dos devedores, pessoas, coisas e tambm credores, colocars no ndice nas suas respectivas letras; isto o ajudar, facilmente, localizar os registros no Razo Maior. Isto permitir que refaas o Razo em caso de roubo, incndio,naufrgio, etc., desde que tambm tenhas o Memorial ou Dirio, com as mesmas partidas, dia a dia, numerando-as de novo; principalmente tendo tu o Dirio no qual as partidas j se transplantarem ao Razo pelos nmeros postos margem e que eram os das folhas do Razo a este poder refazer, sendo isto o suficiente para os registros.

70

Em seguida, a segunda partida e que foi a das pedras preciosas, para que bem as assente no Razo o mesmo fars; de novo voltars a colocar, em primeiro lugar, o ano se outra partida antes ocorrido no tivesse; isso porque em uma mesma folha o contabilista poder ter aproveitado para 2 ou 3 contas quando percebe ser suficiente o espao e conveniente assim fazer j que s as contas de maior movimento se reservam folhas completas como dissemos no Captulo 13 para o caso de Caixa e Capital, para evitar-se transposies futuras. Situado o local da conta, registrars o dbito, ao lado esquerdo,porque esse o tratamento para o mesmo. Pedras preciosas de muitas espcies devem, no dia 8 de novembro, por capital, por tantas peas.... pesando tanto .... dos quais tantos so rubis engastados, etc., e tantos rubis cnicos etc., e tantos so diamantes brutos .... os quais no total valem por espcie ao preo corrente, tantos ducados etc., vol. 2.L.40 s.o.g.o.p.o.Isso feito riscars a partida no Dirio, ampliando a linha como no Captulo 12, falei; a seguir registrars o capital, mais resumidamente, e no crdito igual valor lanars. Dirs, logicamente. Dia tal .... o dito, por vrias jias como consta da folha 3. L.40. s.o.g.o.p.o. Isso feito voltas a riscar o Dirio, no crdito, como mostrei, no 12 captulo e, margem, lanars os nmeros das folhas do Razo um sobre o outro, como aparece no exemplo. Como o registro fez-se na folha 3 e o de capital na 2, a ficaro at que a folha que toda escriturada, porque dever receber seus outros registros pertinentes at se completar. A seguir, feitos os lanamentos no Dirio e no Razo, coloca-se, portanto, no ndice como j se disse, na letra prpria G ou Z como preferires e de acordo como se escreva a palavra nos diversos idiomas; em Veneza adotamos o Z, mas, em Florena o G, mas, isto fica a teu critrio. Ressalta a importncia do destaque e da referncia das transcries nas pginas, para os casos de ter-se que refazer um livro que se tivesse perdido ou estragado. Ou seja, lembra a utilidade em se saber qual a pgina em que o lanamento transcrito teve origem, pois, em caso de extravio de livro, torna-se possvel uma recomposio total. A preocupao com o rigor percebe-se quando o frei coloca o valor nas partidas; para um valor no-fracionado, por exemplo, de 40 liras exatas, evidencia: L.40,

71

s.o, g.o, p.o, em vez, de, apenas, L.40. As fraes do dinheiro, mesmo inexistentes, so referidas e ento zeradas. A advertncia bsica inicial a de que o Razo difere do Dirio quanto cronologia, ou seja, enquanto a data que encima cada folha do Dirio tem registros relativos ao dia indicado, no Razo, diversas so as datas em uma mesma folha; por isto, recomenda iniciar os registros do Razo apenas com a meno do ano, em algarismos romanos, seguindo-se,depois, as diversas datas. A seguir, o frei fala ser desnecessrio o histrico extenso no Razo; o Dirio j desempenhava, na poca, o papel bsico dos detalhes e isto sugeria que no Razo se evitasse ser repetitivo, bastando mencionar-se a contrapartida. O carter sucinto do Razo e detalhado do Dirio lembrado no Tratado, sugerindo uma distino quanto extenso das descries dos fatos, ressalvando apenas o caso de relaes com terceiros, quando aconselha que para este caso a clareza exige a extenso, em funo da necessidade de uma prestao de contas de maior limpidez, especialmente quanto emisso de extratos. Ressalta a importncia do destaque e da referncia das transcries nas pginas, para os casos de ter-se que refazer um livro que se tivesse perdido ou estragado. Ou seja, lembra a utilidade em se saber qual a pgina em que o lanamento transcrito teve origem, pois, em caso de extravio de livro, torna-se possvel uma recomposio total. Captulo XVI Como registrar no razo as mercadorias quer pelo inventariado ou que por outra maneira, tanto no dbito quanto no crdito. As outras quatro partidas subseqentes de teus bens mveis que compreendem pratas, tecidos, linhos, colches e vesturio de uso, as transcrever no Dirio partindo diretamente do Inventrio porque este no se insere no Borrador como se explicou no Captulo 6. Sem exemplificar, pois, como tais registros ocorreriam em Dirio e Razo e ndice, o restante fica por conta de tua habilidade.S da 7 partida trataremos, ou seja a de gengibres brutos que possuis e mostraremos como tu a deves escriturar em Dirio e Razo e pela qual deduzirs que igual tratamento se aplica, tal como se deve fazer com mercadorias, tendo sempre em mira sua quantidade, peso, medida e valor, na 72

forma em que so, habitualmente, vendidas e compradas entre os comerciantes no Rialto ou em outros mercados, de acordo com os mesmos; no possvel dar todos os exemplos, mas, pelos poucos aqui realizados poders os demais deduzir para teu uso; seria prolixo abranger todas as regies como a Marca, a Toscana etc., to como fugiriam ao nosso objetivo e que o de ser sucinto. Pela 7 partida, de gengibre, escritura-se, evidentemente: Por Gengibres Brutos em montes, a granel ou em fardos, dirs como te aprouver, ao Dito, que se entende por Capital porque ali, em cima, organizadamente, ters o Inventrio, como no Captulo 12 dissemos, na segunda partida, das jias, por secos pesam tantas libras ... quando a granel ou em montes etc., que encontro ter no presente, coloco a um custo corrente de tantas libras ... totalizando ducados tantos .... vol.L.s.g.p. Uma vez que registraste o Dirio , no Memorial ou no Inventrio, riscars para sinalizar que o fizeste, como no 12 Captulo foi dito. Para as demais mercadorias o procedimento o mesmo. Para todos os casos, o que no Dirio se registra, o mesmo se faz no Razo, posto que devem ocorrer em um e em outro, sempre em dbito e crdito, como dissemos no Captulo 14. No Razo, a partida observar sempre a meno do ano, se no j estiver ao topo da folha, naturalmente sem meno de dia, porque este se coloca em cada registro, como no Captulo 15 esclarecemos e porque diversas so as partidas, tanto a dbito quanto a crdito, ainda que todas geradas em um s ano, mas, sempre sero diferentes quanto a meses e dias, como poders compreender. A tradio dos livros mercantis, por isto, no fez cronolgico o Razo, porque no conseguiu ver meios nem formas para registros adequados. A partida do crdito assim registrars:Gengibres Brutos em Montes ou Fardos devem dar 8 de novembro. Por Capital, por fardos tantos, pesando tantas libras que as encontro ter em casa, ou melhor, em armazm, nesse dia, as quais estimo a preo corrente valerem com ducados tantos este total de duc. g.p. vol. (folha 2). L.s.g.p. Feito isso, riscars a partida no Dirio, no dbito, isto mo esquerda, como muitas vezes te disse, e, em seguida, assentars no crdito, no capital, como a das 73

pedras preciosas, no Captulo 15, da seguinte forma: No dia, ou dito, por gengibres brutos em montes ou em fardos ....folha 3.L.s.g.p. A seguir, riscars no Dirio a partida do crdito, na direo da mo direita, como viste fazer. Coloque os nmeros das folhas diante dos tais registros, na margem,um sobre o outro, ou seja o 3 sobre o 2 porque registraste o devedor na folha 3 do Razo e a do credor na 2, isto , na de capital.Depois, registre o ndice ou Repertrio na letra pertinente Z ou G pelo que j se exps no captulo no qual s jias me referi. Cada mercadoria precisaria ter a sua prpria conta no Razo, segundo destaca o captulo. Observamos, todavia, que o inventrio no transcrito para o Razo a partir do Dirio, pois neste o frei entende dispensvel repetir o relacionado, mas faz ressalva ao caso das mercadorias. Ensina que as mercadorias no Dirio se registram em todos os seus pormenores, tais como: descrio, quantidade, peso, medida, valor e adverte que a devem ser descritas tal como so vendidas. O princpio de identidade entre inventrio, compra e venda, para fins de controle evidencia bem o rigor que se atribua s mercadorias, como coisas deveras importantes, exigindo todas as minudncias s mesmas pertinentes. Quando, todavia, se tratasse de mercadoria importada, entendia o frei que deveria conservar a sua denominao do pas de origem Captulo XVII Do modo de manter contas com as reparties pblicas, e por que e, tambm, com a cmara dos emprstimos de cada jurisdio de Veneza. Outras normas entendo dispensveis para as demais mercadorias como peles, cruas ou curtidas, ou finas etc., no que concerne aos procedimentos de Dirio e Razo e s recomendo que nada esqueas porque no mercado um outro crebro se faz necessrio, ou seja, no aquele que nos aougues se vende. Com relao s Cmaras de Emprstimos ou outro Banco, como em Florena o Banco dos Privilgios, em Gnova os Luoghi ou outro qualquer, com os quais tenha de transacionar, procure sempre reconciliar os dbitos e crditos, conferindo-os de todas

74

as formas, com a clareza possvel, deles obtendo por mos de seus escriturrios os informes. Tenha-os sobre cuidadosa custdia da forma que te direi sobre registros e documentos; como em tais estabelecimentos costumeiro mudarem-se os funcionrios, e esses, cada um, tem sua prpria forma de trabalhar, criticando sempre os antecessores, sob a acusao de m qualidade do servio, persuadindo serem melhores, de tal forma emaranham os registros de tais estabelecimentos que no conferem um com os outros e da muitos males decorrem para quem com eles deve relacionar. Tenha, pois, cuidado e embora tudo possa ser feito com boa inteno o que existe mesmo incompetncia. Da mesma forma, procures ajustar tuas contas com os agentes fiscais e coletores de impostos das mercadorias que venderes ou comprares, embarcares ou desembarcares, etc., como habitual em Veneza, onde as maiores contas so as mantidas com os escritrios dos corretores, quer a 2, 3 ou 4% preciso bem controlar por livros dos corretores; por isto, ao anotar teus livros que so as provas de tuas transaes, perante a repartio, tenha semelhante cautela, observando os registros originais porque vrios so os funcionrios e os livros nas reparties pblicas e os corretores tm os seus prprios erros, podendo ocorrer sem que disto no ocorram penalidades, sendo a tendncia dos corretores cobrar a mais. Se a senhoria impe penas, inclusive aos que registram tais livros, quando mal se portam, como no passado vrios recordo terem recebido srias punies, melhor que os livros bem ordenados sejam. O captulo refere-se a relaes de emprstimos e as entidades pblicas que lidavam com o comrcio. A informao inicial de que no se deve confiar nas contas mantidas com tais instituies, necessrio sendo redobrado esforo para control-las, exigindo sempre comprovantes. Os cuidados relevantes, objeto de advertncia do Tratado, fundamentam-se na preciso que com que cada um deve manter seus registros, sem achar que a de terceiros seja melhor s porque possui f pblica, pois enquanto o comerciante leva sua contabilidade sob seus olhos e com as mesmas pessoas, nas outras reparties a autoridade se pulveriza e os funcionrios mudam.

75

Essa situao que preocupava Pacioli ainda prevalece em nossos dias, apesar de todas as conquistas da tecnologia de computao. O zelo que o frei discrimina, abrange o setor privado e o pblico, tanto nas reas financeira e comercial, quanto nas de natureza impositiva ou de encargos fiscais. A velocidade comercial, a quantidade de mercadorias, a variedade de praas ou mercados, exigia, sem dvida, o apoio da intermediao e uma organizao onde agiam os intermedirios, com f pblica e controle, em dimenses expressivas, consideradas a peculiaridade mercantil de Veneza. Os corretores, todavia, no s eram obrigados a manter registros contbeis, como eram. fiscalizados pelo Poder Pblico e se comprovada fosse sonegao de dados eram severamente punidos, como informa Pacioli Captulo XVIII Como se devem manter contas com a repartio da messeteria em Veneza e registrar suas partidas no memorial, dirio e razo, to como a dos emprstimos. Do modo de saber anotar e redigir uma partida de mercadorias compradas vista, em todos os livros, quais sejam: memorial, dirio e razo e com parte vista e parte a prazo. Quando desejares manter contas com tais reparties, debitars Cmara pelos emprstimos de toda a sorte de capitais, a tanto por cento etc., identificando as localidades. O mesmo fars se em um dia comprares mais do que venderes, porque ali muito se vende, no s para ti, mas para outros, como usual no Rialto, cuidando para que estejam bem identificados os locais e adequados os registros, porque, assim, ao receberes teus lucros fars mesma o crdito pertinente, cada um de per si, dia a dia, local por local. As contas com a Messeteria a ters desta forma, ou seja: quando comprares alguma mercadoria por meio de intermedirio, na ocasio, de todo o montante, razo de 2, 3, ou 4 por cento, fars credor o referido estabelecimento e devedora a mercadoria que por tal motivo pagares. da convenincia do comprador (agente de mercadorias) sempre algo reter (a comisso) ao vendedor no pagamento vista ou por outro modo que se busca do que a percentagem que espera, porque seus agentes para tal na transao esto sempre atentos convenincia dos contratantes, se entre eles qualquer diferena venha a ocorrer.

76

O provrbio popular diz que: quem nada faz no erra e quem no erra no aprende. Os agentes possuem registro de f pblica, como se cartrios fossem por fora legal, e os mesmos visam esclarecer as partes que comerciam e, na maior parte dos casos, a digna Repartio dos Consoles de Mercadores neles se baseia para dar suas sentenas. Digo, pois, comprando algo, deves saber o que pagas de direitos de messeteria e a metade rentenhas ao vendedor, ou seja, a mercadoria que paga 4% quela repartio, por efeito legal, tu dele retns 2% e tanto menos se lhe credita e mais fazes teu dever. A seguir, dita repartio, de tudo e do total ters de faz-la credora no teu livro, de acordo com a mesma; quela tal mercadoria fars devedora, como dissemos, porque dita repartio no interessa quem vende, mas, sim, quem compra. Por isto, ao comprador lhe permitido retirar da Messeteria quantidade compatvel ao pagamento, para embarcar suas mercadorias por mar ou por terra, de acordo com a Nota que tem. Por isto, convm ao comerciante manter boas contas com tal repartio de modo a ter noo exata do que pode retirar, porque no permitido retirar mais do que se compra, se novos direitos no se pagarem vista; de tais compras dou exemplo de como registrar em Dirio e Razo. Dirs, antes, no Memorial, de forma singela, o seguinte: Eu, ou ns, acima identificado, comprei do senhor Joo Antnio de Messina, acares palermitanos, tantas caixas, tanto pes, pesando, em tudo, lquido, sem panos, caixas, cordas e palhas, tantas libras ... por tantos ducados o cento, importando em tantos ducados ... abato pela sua parte de direitos a razo de tanto por cento, ducados g. p tantos ... Intermedirio Senhor Joo de Gagliardi vale lquido tantos ducados g.p. tantos ... pagamos a dinheiro. E, o mesmo, dirs no Dirio:Por Acares de Palermo devem dar a tal dia, A Caixa de Numerrio, ao senhor Joo Antnio de Messina por tantas caixas, tantos pes, pesando lquido sem caixas, panos, cordas e palhas, tantas libras ...a tantos ducados o cento montando em tantos ducados .... abatido de sua parte, o que toca messeteria, razo de tantos por cento, tantos ducados .... .ficando lquido tantos ducados .... intermedirio. Senhor Joo de Gagliardi.L. s. g. p. O mesmo, no Razo, dir-se-ia: Acares de Palermo devem dar no tal dia por Caixa de numerrio, ao Sr. Joo Antnio de Messima, por tantos pes, pesando tantas libras, no valor de tantos ducados ao cento, montando tudo em (Folha 1) L.s.g.p. Caixa fars credora do mesmo valor. 77

Deves creditar Messeteria o dobro do valor que recolheste do vendedor, isto , a parte deste e a tua etc. Uma vez anotada a mercadoria, imediatamente, em outra partida, abaixo fars credor a referida repartio pelo acar, como abaixo se exemplifica, e devedora, a dita mercadoria de um pagamento vista.Se, todavia, parte do negcio for vista e outra a prazo, assim registrars no Memorial:A dinheiro e a prazo no dia tal etc. Comprei, no dito dia, ao Sr. Joo Antnio de Messina, acares de Palermo, tantos pes, pesando lquido tantas libras .... por tantos ducados o cento, importando tudo em tantos ducados... abatida de sua parte direitos na base de tantos por cento, tantos ducados... pela parte restante me deu prazo at o . m de agosto prximo vindouro. Intermedirio Sr. Joo de Gagliardi, vol.duc.g.p.Saibas, todavia, que os registros de intermediaes no precisam de documentos porque lhes basta o escriturado; isto, entretanto, no dispensa cautela. No Dirio, o mesmo fato, registrars assim: antes aquele que for o credor de tudo e depois debitars a este pela parte que em dinheiro receber: Jesus.... 1493, tal dia, tal ms etc. Por Acares Palmermitanos A Sr. Joo Antnio de Messina por tantos pes ..., pesando lquido tantas libras no total.... a tantos ducados o cento, montando o tal em tantos ducados, ficando lquidos tantos ducados ... dos quais no presente tanto lhe dou .... e o restante em prazo recebi at . m de agosto vindouro, sendo intermedirio Sr. Joo de Gagliardi, vol. L.s.g.p. Imediatamente faa a Messeteria credora pela percentagem que a esta cabe: Pelos Ditos: Repartio da Messeteria, pelo montante supramencionado, isto , de tantos ducados, tantos por cento minha contribuio e aquela do devedor, tudo importante em tantos ducados g.p. tantos, vol. L.s.g.p. Pela parte em dinheiro, o fornecedor torna-se devedor e credora a Caixa, dessa forma: Por Sr. Joo Antnio de Messina: A Caixa entregue a ele por conta dos ditos acares, como se negociou, tantos ducados .... conforme recibo de sua parte, vol. L.s.g.p. O mesmo, no Razo, dir-se-: Acares de Palermo devem no dia tal ... de novembro, Por Sr. Joo Antnio de Messina, por tantos pes ... pesando tantas libras ... por tantos ducados .... o cento, importando de direitos lquido f. 4 L.s.g.p.Poderias registrar diferente, mas desejando fazer o que propomos basta dizer:No dia tal ... Por

78

Sr. Joo Antnio de Messina, por tantos pes,pesando tantas libras ... importam, f.4. L.s.g.p. O mesmo dirs, desta forma, no crdito: Senhor Joo Antnio de Messina deve haver no dia tal .... de novembro por acares de Palermo tantos pes ... pesando lquido tantas libras... por tantos ducados pelos quais dei tanto em dinheiro como entrada .... e tanto devo dar em agosto vindouro, intermedirio Sr. Joo de Gagliardi f.4. L.s.g.p. No dbito, pela parte vista, o mesmo dirs assim:Senhor Joo, no ajuste de contas deve ... no dia tal .... Por Caixa, entregue a ele por parte de acares, que obtive dele segundo nossos negcios, tantos ducados ... por sua mo escrito em caderneta. val. f.l.1. L.s.g.p.O mesmo Messeteria e tambm pela precedente no Razo, assim: Repartio de Messeteria deve haver a tal dia... por Acares de Palermo comprados ao Sr. Joo Antnio de Messina, pelo montante de tantos ducados ... a tanto o cento, intermedirio Sr. Joo de Gagliardi, montando ou F. L.s.g.p. O captulo inicia-se com referncia aos escritrios da aludida Messeteria ou organizaes de agentes de comrcio, e faz conexo com a Cmara de Emprstimos dando a entender que a mesma geria, financeiramente, as intermediaes, separando-as por locais nos quais os intermedirios se situavam, ou seja, pelos bairros de Veneza (que dada a sua configurao geogrfica de muitas ilhas, possua pontos distintos de comercializao). Entende-se, perfeitamente, que: a) era usual a compra e a venda de mercadorias por meio de intermedirios; b) que tais intermedirios se remuneravam em 2,3, ou 4%; c) que o Escritrio da Cmara de Corretores controlava a compra e que pela comisso dever-se-ia credit-la e que esta retinha a comisso e o seu percentual; d) que tal Cmara era o. oficial. Esta a estrutura que o Captulo XVIII denuncia. Toda essa complexidade exemplificada em lanamentos contbeis no Tratado, alertando que nos confrontos de contas a exatido se fazia necessria. Como os registros dos corretores tinham f pblica, como se tabelies fossem, por fora de lei, as causas, em juzo, baseavam-se em suas declaraes Pacioli alertava, ento, que para contrariar tais provas necessria se fazia uma redobrada ateno, lastreada em escrita precisa. E advertiu que quando se compra uma mercadoria preciso calcular o custo da

79

corretora, retendo metade, porque a corretora taxa quem compra, por direito seu, garantido em lei. O que evidencia o texto a ao compulsria de pagar-se na compra Messeteria ou Corretora Oficial, rateando o custo pelas partes, mas cobrando do comprador.Os lucros de fluentes das transaes limitavam-se aos valores que haviam gerado as taxas pagas corretora e se o comerciante desejasse mais, nova taxa deveria pagar, assemelhando-se a um nus sobre o valor de negcio. . O jogo de contas de tais operaes segundo o Tratado deve gerar: a) O dbito de mercadorias, pelo valor de aquisio deduzido da taxa da Cmara de Corretores. b) O crdito ao fornecedor, pelo lquido da aquisio. c) O dbito de mercadorias pela taxa da Cmara. d) O Crdito da Cmara pela taxa de corretagem. e) O dbito do fornecedor pela parte paga vista. f) O crdito de Caixa pelo valor dispendido na compra. Esse o curso dos registros exemplificados para o Dirio, no qual o custo da mercadoria a soma do que se deve ao Fornecedor e Cmara de Corretores. Captulo XIX Como se deve ordenar em teus livros principais o pagamento que tiveres de fazer por saque em banco. Relativamente, s operaes de compras j foi suficiente o que se disse, a fim de que possas guiar-te, quer para aquelas feitas toda vista, ou parte vista e parte a prazo, ou a dinheiro e por saque, ou tudo por Banco, ou a dinheiro e por Banco, ou a dinheiro e troca, ou troca e por saque, ou troca e a prazo, ou troca e por Banco ou por Banco e a prazo, ou por Banco e por saque, ou por Banco, a dinheiro e por saque ..., pois que de todos estes modos se costuma comprar, devendo, seja qual for a forma anotar-se no Borrador e depois as transcrevendo adequadamente no Dirio e no Razo. No caso, todavia, de pagamento parte por Banco e parte por saque, faz que primeiro se pague o sacado e o saldo ento ordenars ao Banco, para maior segurana; tal cautela usual quando se paga parte vista e o resto por Banco para completar... Se o pagamento for parte por Banco, parte em mercadorias, parte por saque e parte em dinheiro, de tudo isto f-lo devedor e aquelas tais cousas f-las- credoras, cada uma de forma pertinente etc.

80

Se outras forem as formas de compras, busque a similar para classificar, dentro de tais parametrias. Entendida a forma de comprar, as mesmas sero as de vender, mas precisars entender que o ser de forma inversa quanto a dbitos e a crditos de terceiros e das coisas, sendo, todavia, sempre devedora a Caixa se te pagarem em dinheiro, como devedora ser se fizerem antecipaes de pagamentos e credor o Banco se este oferecer recursos.E assim considerars tambm tudo o que antes j se disse sobre o comprador e de tudo que te for dado em pagamento a ele dever fazer credor. Isto o bastante como instruo. Alerta o frei, neste curto Captulo XIX, sobre modalidades de pagamentos, sugerindo cautelas nos registros, repetindo as recomendaes precedentes e acenando com o caso oposto, ou seja, o das vendas, j que as compras tinham sido descritas e oferecido vrios exemplos. Captulo XX Das partidas famosas e especiais na gesto comercial, tais como permutas, participaes, etc. Como registrar e dispor as mesmas nos livros comerciais, a comear as permutas simples, compostas e em prazos, com amplos exemplos de tudo no borrador, dirio e razo. A seguir, faz-se necessrio observar como se registram algumas importantes partidas especiais, comuns s gestes mercantis, mas devendo-se destac-las para conhecer, de cada, o lucro ou o prejuzo, tais como as permutas e as participaes, viagens de representantes, viagens prprias, encargos havidos por outras obrigaes bancrias ou de empresas, mutaes efetivas de contas patrimoniais, etc., que a seguir e fartamente darei nota de como gui-las e control-las em teus livros de forma organizada para que no te criem problemas derivados de enganos. Inicialmente, mostrarei como registrar uma permuta. As permutas, comumente, so de trs tipos como j se disse. Todas s vezes, pois, que ocorrerem as permutas sempre deves registrar primeiro no Borrador, narrando, literalmente, na partida todos os elementos tal como o fato se concluiu, quer seja o mesmo s por ti realizado quer com a interveno de intermedirios. Assim fazendo determinars o valor pertinente na moeda em que foi realizado, o que, todavia no importa qual seja, porque esta ser convertida uniforme de sua escrita por quem escriturar a transcrio no Dirio e no Razo. 81

A avaliao , todavia, imprescindvel, para que conheas se lucras ou perdas, pois esta a nica forma de sab-lo e o que no sendo feito te traria grande dificuldade. Se quiseres dedicar contas especiais para as mercadorias permutadas, a . m de distingui-las das demais, quer das que tinhas em casa, quer das novas compradas, para que conheas o que de vantajoso fizeste, podes faz-lo. Se assim no desejares, todavia, poders mesclar as mercadorias do mesmo gnero e nesse caso, supondo que seja gengibre farias o seguinte registro pelo recebimento de permutas:Por gengibres selecionados a granel ou em fardos: A acares de tal qualidade por tantos fardos .... com tantas libras obtive de fulano em permuta de acares efetuada da forma seguinte, isto , que dei de acares avaliado em 24 ducados com a condio de que me desse 1/3 a dinheiro e mais tanto de gengibre a tantos ducados e que verifiquei serem tantos pes de acares ... com tantas libras ... que em dinheiro valem 20. Tais gengibres pesam tantas libras e tantos so os pes que valem cada um. L.s.g.p. Como nem sempre sabes a correspondncia entre nmero de pes que correspondem aos gengibres que recebes, com isto no deves preocupar porque em outras partidas completar-se-o para cobrir as diferenas de Caixa; todavia, aos acares e suas conferncias deves ter a maior ateno, porque ambas movimentam tal conta e pequenas diferenas podem existir, por inevitveis. O que em dinheiro recebes faa devedora a Caixa e, igualmente, credores os acares, assim registrando: Por Caixa: Aos ditos .... Por dinheiro havido na permuta por tantos pes ... pesando tantas libras...vol.L.s.g.p. Semelhantes partidas levam-se ao Dirio, perto s de permutas, no qual tens as contas separadas se no desejares mantlas o que, em ocorrendo, assim registrarias:Por gengibres selecionados por conta da permuta que obtive de Fulano: A acares narrando tudo minuciosamente, como acima. Assim fazendo, no Razo, existiro registros distintos; mas no preciso detalhar sobre permutas porque creio que te suficiente o explicado. Trocas de mercadorias e participaes em negcios so apresentadas no Captulo XX como fatos especiais, neles includas viagens que representantes fazem em

82

nome da empresa, viagens prprias, despesas financeiras e mudanas de valores em bens que compe o patrimnio. Enfoca, todavia, como destaque inicial, a permuta, objetivando as dificuldades naturais de avaliao, mas sugerindo a forma de proceder. Importante a referncia que faz sobre a possibilidade de manterem-se contas especiais para fatos especiais, de modo a destac-los dos normais ou comuns. Pacioli lembra que pequenas diferenas so irrelevantes e que o excesso de detalhes termina por no compensar.

83

Captulo 2 Parte B

84

Neste captulo daremos continuidade s anlises de Luca Pacioli Captulo XXI De outra famosa partida dita sociedade em participao como se deve registr-la nas suas diversas modalidades em qualquer livro. Outra partida famosa a da participao societria que com terceiros venhas a fazer, quer seja para negcios de panos, sedas, especiarias, algodo, tinturarias ou cmbios etc. Tais eventos precisam ser destacados separadamente em todos os trs livros principais. O primeiro a receber o registro o Memorial, iniciando-se com a data que acima de tudo vem detalhando-se o fato tal como ocorreu, citando documentos ou referncias que existam, to como prazos ajustados, quais os bens que foram objeto do evento e quem so os participantes, quer sejam eles feitores ou caixeiros, etc., e o que cada um traz em bens ou dinheiro, devedores ou credores, e, de tudo, um a um fars credores os scios, cada um por aquilo que entrar para a sociedade, e, devedora a Caixa de dita sociedade, se por si a tiver, pois melhor que isto se separe de tua Caixa Particular para facilitar os acertos, quando sejas tu aquele quem administra tal sociedade, pelo que te convm ter livros prprios, organizadamente, da forma j referida, pois assim evitars problemas. No obstante, poders tudo manter s nos teus livros, destacando novas partidas, que se denominam famosas por estarem destacadas, como vou exemplificar sucintamente para registros no Memorial e depois no Dirio e no Razo. Se mantiveres livros separados, sugiro que os escriture tal como fazes com os que mantns para registro de teus prprios negcios. Assim devers anotar no Memorial: Neste dia, fizemos sociedade com Fulano, Beltrano e Sicrano na produo de l, etc., em percentuais e condies como aparece por escrito ou documento ou, etc., por tantos anos, etc., onde Fulano deu em dinheiro tanto, etc., Beltrano tantos fardos de l francesa, pesando lquido tantas libras... avaliados em tantos ducados o milhar e Sicrano endossou tantos reais em crditos, em tal dia representando tantos ducados a receber em tal dia, tantos ducados a receber em Luca Pacioli - Um mestre do Renascimento103 outro dia... e eu de minha parte desembolsando tanto em ducados... montando tudo isso em um capital de tantos ducados ...

85

A seguir, no Dirio, registrars cada coisa em seu lugar: criando uma Caixa para tal sociedade e, igualmente um Capital Social e assim, em todas as partidas que fizeres, referir-te-s sociedade, de modo que possas distingui-la dos demais fatos... comears por caixa, como fizeste, e, depois registrars tudo o mais. Por Caixa da Sociedade: A Fulano, conta da Sociedade, isto porque se ele tiver outras contas contigo elas no se confundiro etc. por dinheiro aportado nesta data e correspondente sua quota, segundo o nosso acordo, como consta de documento escrito ou outro instrumento ... vol. L.s.g.p. Semelhantemente, em relao s mercadorias entregues, registrars: Por L Francesa da Sociedade: A Sicrano, por tantos fardos.... pesando lquido tantas libras no total... por conta, de acordo com todos, tantos ducados .... o milsimo, segundo a forma de contrato ou escrito entre ns ... importando tudo em ducados ... vol. L.s.g.p.Desta forma, todas as demais registrars; para os devedores referidos assim registrars: Por tal por Conta da Sociedade: Ao Beltrano, que segundo nosso contrato endossou-nos crditos a receber de tantos ducados .... vol.L.s.g.p. Enfoca o Captulo XX o caso tpico de sociedade em conta de participao, ou seja, da ligao transitria em negcios ou de interesses que a terceiros se oferece sobre vendas. Embora tal transao seja comum at em nossa poca e a lei at a considere de forma especfica, na poca de Pacioli, muito mais se justificava, considerados os muitos problemas de riscos, taxaes pesadas e diferenciadas de local para local etc. O captulo apresenta exemplos de entrega de dinheiro e de mercadorias para formar um capital transitrio onde bens e scio deveriam ter contas especiais, ditas da sociedade. Mostra o captulo ser necessrio o destaque, tanto ao iniciar quanto ao encerrar a sociedade, criando-se contas particulares. Essas associaes eram formas de defesa, muitas vezes mais at que de apenas lucratividade, razo pela qual proliferaram. Captulo XXII Da ordem das partidas de qualquer despesa como as domsticas e as do negcio, salrios de auxiliares e vendedores, como se devem escrever e registrar nos livros. Alm de todas as coisas ditas, conveniente que tenhas em todos os teus livros as partidas de: despesas mercantis, despesas comuns da casa, despesas extraordinrias, de entradas e sadas e uma deveras til de Pr e Danos, ou ainda de aumento ou

86

reduo ou de lucros e perdas. Tais partidas so, sumamente, necessrias em qualquer comrcio para que este conhea seu capital e, no fim de certo tempo, como se comportam os negcios; a seguir, esclareceremos como mant-las nos livros. Em conta da Mercadoria nem tudo se pode registrar, como o caso do incorrido com os pequenos gastos com as compras ou vendas, ou seja:aqueles realizados com carregadores, pesadores, amarradores, barqueiros, mensageiros e semelhantes, aos quais se pagam um ou dois soldos, porque tais gastos pequenos no so de relevncia e se desejasses registrar muito tempo exigiriam, por isto no valendo a pena, ou seja, como diz o ditado latino um pretor no se deve preocupar com insignificncias. Como ainda sucede que se utilizam tais mensageiros, carregadores, barqueiros e amarradores para diversas coisas, na descarga de diversas mercadorias, tudo se pagando em conjunto, .fica difcil saber o que cabe a cada uma das mercadorias em razo do servio requerido e por isto tambm conveniente adotar uma partida denominada Despesas Mercantis, qual sempre se debita tais coisas englobadamente, como adequado fazer-se com outras contas de gastos. Tambm salrios de auxiliares e vendedores nessa conta se pem, embora alguns os registrem em separado para que conheam o que em cada ano gastam; posteriormente, nesta a saldam, pois, de nenhuma forma, podem as contas de despesas serem credoras o que, se ocorresse,denotaria erro no Razo. No Memorial, pois, assim anotars: Neste dia, pagamos a portadores, barqueiros, amarradores, pesadores... que carregam e, descarregam... tais e tais coisas.... tantos ducados..... A seguir, no Dirio convir assim registrar: Por Despesas Mercantis: A Caixa em dinheiro, por barqueiros e portadores, manobristas e amarradores de tais coisas, tudo ducados ....vol.L.s.g.p.No Razo, assim escriturars: Despesas mercantis: devem no dia tanto por Caixa.... vol.L.s.g.p. No podemos descuidar tambm das despesas domsticas; entende-se por despesas domsticas comuns a farinha, vinhos, lenhas, leos, sal, carne, sapatos, chapus, confeco de vestes, gorjetas, meias, alfaiates, bebidas, vestes, barbeiros, padeiros, aguadeiros, lavagens de roupas, utenslios de cozinha, vasos, copos, vidraarias, baldes, celhas e tonis ....

87

Pode ser conveniente que de tais bens tenhas contas em separado, para que, rapidamente, se identifiquem pelos registros, como podes fazer a mesma coisa com quaisquer elementos de teu patrimnio, se assim o desejares, por qualquer outro motivo que te inspire; meu objetivo, todavia, o de ensinar-te o que para comerciar, dispensar no se pode. Tal partida das coisas da casa voc a registrar tal como fazes com as que usas para as demais de teu comrcio. De acordo com as despesas importantes que .fizeres dia por dia as registrars como aquelas com a farinha, vinho, lenhas .... das quais tambm se usa registrar analiticamente para que se possa, no . m do ano, ou de tempo em tempo, facilmente saber quanto de cada coisa se consome. Todavia, para despesas pequenas, como no varejo se compram como so as feitas com carnes e peixes, servios de conduo e barbeiros, melhor separar uns poucos ducados e mant-los em pequena bolsa, esta suprindo tais gastos porque seria impossvel separ-los um a um. Sobre isso assim dirs no Dirio: Por Despesas Domsticas: A Caixa, retirado para gastar a mido em uma pequena bolsa tantos ducados. vol.L.s.g.p. Poders registrar como domsticas tambm as despesas extraordinrias, tais como as que gastares com diverses, jogos do arco ou besta, e outros jogos de azar, perdas de coisas ou de dinheiro, ou o que te for roubado ou acidentado no mar ou incndio, pois tudo isto se entende como despesas extraordinrias. Se quiseres separar as partidas do extraordinrio, poders faz-lo, pois muitos o fazem, para que saibam, no fim do ano, em quanto montaram. Tambm por tais gastos se entendem os presentes e os donativos que por qualquer razo venhas a fazer e sobre os quais no me estenderei porque estou certo de que bem tudo fars, em razo do que j foi exposto. Deixando tal assunto, passaremos a tratar das partidas do negcio, tanto no Razo quanto nos outros livros, como os escriturars o que no s um conhecimento belo, como o notvel. O captulo evidencia ser costume encerrar anualmente os livros. Para tal fim, recomenda a elaborao do Balano do livro ou Balancete, sugerindo que isto se processe com o mximo cuidado para fechar saldos.Pacioli aconselha que as tarefas de encerramento sejam feitas com um auxiliar, ou seja, com duas pessoas, para que se reduza a margem de erro e porque sozinho, afirma, quase impossvel fazer-se. 88

O frei informa que o contador deve ficar com o Razo e o auxiliar com o Dirio, evidenciando a importncia maior que no sistema se dava quele livro.A conferncia, a partir dos nmeros das pginas do Razo, inscritas no Dirio, deve ser procedida desde a primeira, afirma o frei, ticando ou pontejando-se para que. que evidente a conferncia procedida. Desce o texto a detalhes de como assinalar e como conferir, para que se tenha certeza sobre a confiabilidade dos registros, to como fazer para ir fechando cada conta e transportando seu saldo ao novo livro. O ato de saldar a conta, para. fins de seu transporte visava no deixar nada em aberto nos livros, nem dar chances a fraudes. Leciona, tambm, que os livros devem ser todos conferidos, ou seja, o Memorial ou Borrador, contra o Dirio e este contra o Razo; nisto denunciou a prpria ordem das transcries posto que as partidas do Borrador se levavam ao Dirio e as do Dirio ao Razo. Captulo XXIII Da ordem e do modo de saber movimentar uma conta do teu comrcio ou a outros confiado e como se deve registrar nos livros autnticos do proprietrio e naqueles do comrcio separadamente. Digo-te que quando tiveres uma loja regularmente abastecida, mas fora de tua casa ou do corpo dela, devers proceder do modo seguinte: todas as mercadorias de que a suprires, diariamente, devers faz-la devedora nos teus livros e credora a conta da mercadoria que remetes, cada uma de per si. Imagine que a loja seja uma pessoa que te deve pelo tanto que a ela ds e que por conta dela gastas, seja pelo que for. Ao contrrio, por tudo o que receberes e ganhares f-la credora como se fosse um devedor que te estivesse a pagar pouco a pouco. Assim, todas as vezes que com a mesma ajustar contas ,vers como ela se comporta, se bem, se mal, e assim sabers o que fazer e como havers de administr-la. comum, tambm, fazer-se devedor nos livros o gerente que atende pela referida loja, apesar de que isto no se possa fazer sem que aquele o consinta. Nunca se deve registrar e nem natural faz-lo no Razo, algum como devedor, nem credor, sem que a pessoa consinta e se o.fizeres prejudicars a fora probante de teus livros, porque estes poderiam ser considerados falsos.

89

O mobilirio e os utenslios necessrios com os quais suprires o comrcio referido (loja), pois como um boticrio te convir prov-la de vasos, cadeiras, utenslios de cobre, para o trabalho ... seja o que for, fars aquele devedor ou o gerente, como foi dito quando ao Inventrio nos referimos, anotando tudo por tua mo ou por outrem, como queiras, mas de forma que tudo que bem claro. Isto me parece o suficiente para os casos em que a outrem entregues um comrcio na condio de teu preposto. Quando, todavia, o comrcio fica em tuas mos, tais normas devers conserv-las e isto ser o adequado. Admitindo que compres e negocies tudo pela referida loja e no existam outras transaes, fars com os livros o que j foi dito e daquilo que vendes e compras fars credor quem te forneceu a prazo e credor a Caixa se comprares vista e devedora a loja. No caso de pequenas vendas, ou seja das que no chegam a 4 ou 6 ducados, todo o dinheiro v colocando em uma caixinha ou cofre e ao cabo de 8 ou 10 dias apurars em quanto montaram, para fazer devedora a Caixa e credora a Loja pelo quanto for apurado; nessa partida referirs s diversas mercadorias vendidas e que j havias controlado e outras coisas sobre as quais no pretendo estender porque sei que as saber compreender. Isto posto saiba que as contas nada mais so que uma imaginao que cria o comerciante, por meio das quais, uniformemente mantidas, tudo informam sobre o que ocorreu; por elas possvel saber se as coisas vo bem ou mal, porque o provrbio diz: quem negocia sem conhecer o que est fazendo, seu dinheiro em moscas est convertendo. Cada ocorrncia deve gerar registros contbeis, seja qual for a qualidade ou quantidade, o que sendo feito s te trar recompensas. Trata o captulo dos negcios que o comerciante confia a terceiros como o caso, por exemplo, de filiais, consignaes etc. Pacioli, ensina que aquele que negocia sem conhecer como vai o seu negcio v a riqueza voar de suas mos como se moscas fossem, ou seja, perde o que investe; o frei chama a ateno para sugerir que por meio da escrita contbil tudo se controle, sendo esta a forma correta de poder dominar as transaes ocorridas. Considera, tambm, o preposto como se fosse uma pessoa devedora pela loja ou pela mercadoria que fora da sede posa a terceiros confiar-se a gesto. O princpio de debitar a uma filial os bens a ela enviados e creditar tudo o que dela se recebe, to

90

singelamente enunciado no captulo , at hoje, seguido. O frei personaliza as contas e as admite como fantasias ou pessoas virtuais s quais so confiadas coisas e delas recebidas, tambm, coisas e proventos. A expresso de Pacioli: saiba que as contas nada mais so que uma imaginao que cria o comerciante, atravs das quais, uniformemente mantidos, tudo informam sobre o que ocorreu nos d uma ordem de raciocnio que nos faz sentir a intuio que guiou a conduo da escrita. Por outro lado, sabendo da vocao didtica do autor (que dedicou quase toda a sua vida a ensinar), tambm possvel admitir como metodologia de ensino a imagem que criou sobre as contas, como algo fantasioso, ou seja, o vestir-se coisas de um carter pessoal, como se personalidades tivessem.Outro destaque relevante do captulo o conceito de governo da riqueza atado ao de conhecimento do patrimnio. As expresses do frei relativas ao negcio: todas as vezes que com o mesmo ajustar contas vers como ele se comporta, se bem, se mal, e assim sabers o que fazer e como havers de administr-lo, so, possivelmente, as de uma apologia Contabilidade Gerencial, ou o uso do conhecimento contbil para as decises administrativas. Como um critrio opcional de registro (cuja liberdade apregoada, freqentemente, em toda a obra), sugere-se utilizar contas do negcio ou da pessoa que toma conta do negcio, ou seja, uma Conta Corrente do gestor, como se este recebesse e entregasse valores, tal como se fosse um emprstimo. Nesse caso, o pagamento dessa dvida virtual seria o resultado do que fosse devolvido. Mesmo assim, como cautela, adverte no captulo que o uso da conta pessoal, em tal circunstncia, depende sempre da autorizao ou vontade do gestor ou responsvel, como deve suceder em qualquer outro caso que venha a envolver prepostos, por ser imprescindvel tal consentimento. Pelo que se observa do ensinado, a escrita contbil de uma loja fora da residncia do comerciante teria contas autnomas no s para mercadorias, mas como se um negcio parte fosse (contas do imobilizado, financeiras etc.); inclusive, um 91

Caixa especial recomendado para tais lojas ou filiais, com prestaes de contas em curto prazo (8 a 10 dias). Insiste o frei que para negcios parte existe necessidade de controles especiais, presentes e constantes, devendo-se ter tantos deles quantos necessrios, com a manuteno de contas prprias para os casos de gesto indireta, ou seja, os que resultam em delegaes de poderes. Captulo XXIV Como se devem registrar nos dirio e razo as partidas de bancos comerciais, quais so e onde estejam, como tambm as de cmbio tu com eles, como comerciante, e tu com outros, se fosses o banqueiro e as das quitaes feitas por cmbios e por que duas se fazem de igual teor. Com os Bancos comerciais que atualmente existem em Veneza, Bruges, Antuerpia e Barcelona e outros lugares economicamente importantes, convm que saibas reconciliar contas com os livros dos mesmos com acurada ateno. Ser norma que relaciones com o Banco, nele colocando dinheiro para tua maior segurana, ou seja, na forma de depsito, para a cada dia poder com os mesmos fazer teus pagamentos a Pedro, Joo e Martinho, porque a empresa bancria como um cartrio que tem pblica f garantida; quando colocares dinheiro fars devedor o dito Banco, intitulando o nome do proprietrio ou da empresa bancria, e creditando Caixa, assim dizendo no Dirio: Por Banco, dos Lipamani: A Caixa, por dinheiro efetivo que depositei, contado, eu ou outros, que por ti o faam, neste dia, por minha conta, entre ouro e moeda.... no total de tantos ducados .... vol.L.s.g.p. Dos banqueiros exigirs um documento para maior cautela; proceders da mesma forma se outros depsitos. fizeres no dia. Retirando, exigir ele o teu recibo; desta forma, as coisas ficaro sempre claras. tambm verdade que tais documentaes no se fariam necessrias porque, como se disse, os livros do Banco possuem f pblica e autenticidade; no obstante, bom acautelar-se porque, como antes foi dito, ao comerciante as coisas nunca devem parecer demasiadamente claras. Se quiseres, pois, tais partidas manter com o Banco poders faz-las o que vlido; quando identificares o Banco isto haver de equivaler conta dos proprietrios dele ou da empresa bancria; se identificares os proprietrios dirs assim: Por Senhor

92

Jernimo Lipamani do Banco, e scios, quando os proprietrios so vrios: a Caixa, seguida de tudo, como j se disse. Nos teus livros fars sempre meno das clusulas contratadas, ajustes e condies pactuadas, to como dos documentos e do lugar no qual as guarda, rolo, caixa, bolsa ou cofre, a fim de que possas, facilmente, encontr-las, devendo tais documentos com segurana sempre os guardar.Pode, s vezes, ocorrer que venhas a ter diversas outras operaes bancrias, em teus negcios, relativas as tuas mercadorias ou de as teus representantes; nesse caso convm manter vrias contas para que no mistures alhos com bugalhos, o que geraria confuso. Em tuas partidas, deves sempre dizer ao que se refere, se so por conta de tal ou qual negcio, de fulano ou de beltrano, ou de tal ou qual negcio, ou de depsitos em dinheiro em teu nome ou de outrem, como foi dito; tudo fazendo fars, acredito, usando a tua prpria habilidade. Da mesma forma, proceders se a outra pessoa emprestares dinheiro por qualquer motivo, fazendo-a devedora no teu Razo por tal evento; quando do pagamento, discriminando por parte ou saldo .... depois fars credora a mesma e isto estar muito bem. Quando tu retirares dinheiro do dito Banco, quer por pagamento a terceiros por conta ou liquidao, ou para remeter a terceiros em outros lugares, fars o oposto do que at ento te disse, ou seja, se retiras dinheiro fars devedora a tua Caixa e credor o Banco ou Proprietrios, pelo tanto que retiraste. No caso de pagares a terceiros por via bancria fars devedor o beneficirio e credor o dito Banco ou os seus proprietrios, esclarecendo as razes, dizendo no Dirio assim: Por Caixa: Ao Banco, ou Jernimo Lipamani, por dinheiro no dia tal, ou neste dia, retirado por minha necessidade.... em total de tantos ducados.... val. L.s.g.p.E se a outros o transferires, por exemplo, a Martim, dirs: Por Martim de tal: Ao Dito supra, por tantos ducados .... lhe transferi por conta ou por saldo em ajuste; ou por emprstimo .... neste dia. val. L.s.g.p. Tudo isto se faz no Dirio, no Razo, no ndice, riscando-se no Memorial e no Dirio, tudo como j foi repetido. Como no possvel tudo dizer, necessrio que estejas atento. O mesmo critrio convir que observes nas remessas de cmbio a um lugar determinado como Londres, Bruges, Roma, Lion, etc., to como retir-los de 93

outros, especificando no histrico se a operao foi vista, se em data fixada, se quando elegeres, se como o costume,fazendo-se meno se a l, 2, 3, etc., para evitar erros entre tu e teu correspondente. Indicars tambm quais as moedas que trazes ou remetes, seus valores, comisses, despesas, perdas e juros, e o que ocorreria em casos de protestos, pois conveniente que tudo se faa meno, do por que e como as coisas ocorrem. O que para teu caso expliquei seria o inverso se tu o banqueiro fosses, mudando s o que de fato se deve mudar, de modo a tornar devedor a quem pagares e credor a tua Caixa. Se o seu credor sem retirar dinheiro a outrem o transferisse, no teu Dirio registrarias por aquele tal credor quele que ele o transfere; assim fars a comutao de um credor a um outro e tu continuars devedor. Se ocorrer uma pessoa comum e de mdia condio ser teu procurador ou testemunho, a qualquer ttulo, e disto requerer honesta comisso de cmbio, a mesma justificvel, em razo de riscos de viagens ou consignao a terceiros, como dito j foi quando ao cmbio nos referimos. Quando saldares tuas contas com banqueiros, relativas a obrigaes tuas, faas que te devolvam papis, aplices ou outros ttulos e documentos que em mo daqueles existiam, disto fazendo meno em teus livros, no se esquecendo de destruir os ttulos referidos, para que se impea a terceiros de novo cobrar-te. Exijas sempre uma quitao boa, como habitualmente fazem os que com o cmbio lidam, pois costume que se tu vens, por exemplo, de Genebra, com uma cambial, aqui para Veneza, contra o Sr. Joo Frescobaldi de Florena e Companhia, que te dever pagar 100 ducados, quer seja vista, a prazo, ou tua vontade, pelo tanto do que l houvesses entregue em mo de quem escreve, ento o senhor Joo e scios, acolhendo a letra e reembolsando-te o mencionado dinheiro, requerer em manuscrito duas quitaes de um mesmo teor, e se tu no souberes escrever, devers ento faz-lo por intermdio de um terceiro ou de um cartrio. Exigir duas, porque uma ser remetida Genebra, ao banqueiro emitente da ordem de teu pagamento de 100 ducados, como comprovante, como cortesmente o fez da quantia que lhe ordenou em f, pela qual lhe manda uma quitao de tua mo; a outra dever ficar guardada contigo, para que, quando ajustares contas com ele, nada 94

possa negar, como, tambm, ainda de l voltando, no possas queixar-te dele nem do senhor Joo, pois se o fizeres mostrar-te-o a quitao, o que ser embaraoso. Tais so as cautelas que se fazem necessrias, pela pouca f que as coisas atualmente inspiram. Sobre o evento referido dois registros no Razo se fazem necessrios, um naquele do Sr. Joo, fazendo devedor o emitente e outro naquele do correspondente de Genebra, fazendo credor o Sr. Joo pelos 100 ducados, em face da quitao recebida. assim que os cambistas, em todo o mundo, para clareza fazem, e que tambm de tua parte deves fazer, com cuidado e zelo. A fora da atuao bancria no comrcio, acentuada na Idade Mdia, de tal forma consolidou-se que se tornou usual e at imprescindvel lidar com tais estabelecimentos, como esclarece Pacioli. Alerta, todavia, ser do mximo interesse a cautela com as operaes e registros de tais estabelecimentos, para que se possa ter uma reconciliao justa de contas, estas que devem ensejar conferncias constantes (como at hoje se faz necessrio), em razo das inseguranas derivadas da incompetncia e desateno dos funcionrios que nos Bancos esto sempre mudando. Fazendo a apologia das contas de movimento, exemplifica registros a dbito e a crdito de estabelecimento bancrio (Bancos de Depsitos e de operaes de giro), apelando sempre para o mximo detalhe na transcrio de todos os dados contidos nos documentos, com todas as suas clusulas, de tudo conservando excelente arquivo. No caso de cmbio,bastante comum em Veneza dada a sua ligao com diversos locais, pelo seu intenso comrcio, volta a ressaltar sobre a necessidade de detalhes, clareza, documentao sadia, revises, quer quando se converte em outro Pas quer na sede do estabelecimento advertindo sobre a m-f existente naqueles dias (que ainda hoje se mantm ativa e bem ampliada, como um risco a ameaar as transaes). Como as questes cambiais tm sempre necessidade de demonstraes e extratos de contas, Pacioli adverte que maiores cautelas ainda se fazem necessrias. Refere-se, com particularidade, aos detalhes exigidos pelos correspondentes e que fazem parte de uma praxe que exige muita precauo na escriturao.

95

O problema era de fato relevante, em razo da variedade de moedas na prpria Itlia cada regio adotava a sua: ducados, florins etc., o que fazia aumentar a necessidade da interveno dos agentes de cmbio e tambm a do controle sobre estes. Captulo XXV De uma outra conta que, por vezes, no razo se tem sob o ttulo de entradas e sadas e por que, s vezes, feita em um livro auxiliar. Existem os que em seus livros usam uma conta denominada Entrada e Sada na qual inserem coisas extraordinrias ou supostas. Outros a intitulam de Despesas Extraordinrias e, semelhantemente, registram, por exemplo, como naquela, as ocorrncias. Assim, conforme o que recebem ou do, debitam ou creditam e, finalmente, com as outras saldam-nas em Pr e Danos a Capital, como bem compreenders no balano. Realmente, todavia, a j referida Despesas Domsticas parece-nos suficiente, a no ser que se desejasse registrar por curiosidade uma ponteira de agulha, o que se poderia fazer, todavia, sem justificativa. Melhor que os registros sejam os relevantes. Outros costumam ter um livro auxiliar de entradas e sadas, saudvel no Balano, no conjunto das demais ocorrncias; mesmo isso no sendo reprovvel, no deixa, todavia, de aumentar o trabalho. A conta de Entradas e Sadas, segundo o Tratado, tinha a funo de registrar eventos extraordinrios, e tambm servir a outras finalidades, de acordo com a preferncia e o interesse do comerciante. Por vezes, assumia o ttulo especfico apenas de despesas extraordinrias, segundo o frei, mas no exclusivamente. Lembrou que ela poderia at gerar um livro analtico, se assim fosse o desejado, mas o entendeu dispensvel porque a conta poderia ser uma analtica de despesas domsticas, sendo que tanto de uma forma quanto de outra tudo se saldaria em Lucros e Perdas. Captulo XXVI Como se registram nos livros as partidas de viagens pessoais e aquelas encomendadas e por que em conseqncia delas nascem dois livros razo.

96

habitual existirem duas formas de viagens, ou seja, a que fazes ou a que delegas a algum para que faa por ti; em conseqncia disto, tambm surgem vrias formas de registros, mas que em qualquer caso pressupe a manuteno de dois livros: um contigo, outro com o teu recomendado. Um Razo ters em casa e outro levars em viagem. Em tuas viagens prprias, para que bem te organizes, faas inventrio de tudo o que levares, um pequeno Razo e um pequeno Dirio, tudo como j foi dito, e, vendendo, comprando ou trocando, de tudo faa devedores e credores pessoas, mercadorias, caixa, capital de viagem e lucros e perdas de viagem. Seja qual for a opinio de terceiros, isto o que h de mais singelo. Se ocorrer que de uma empresa leves a autorizao para negcios em nome dela, como representante, deves faz-la credora no livrinho de tua viagem e as mercadorias devedoras, como fars com as tuas prprias ou pessoais. Assim constituirs tua Caixa, teu Capital... organizadamente, seguindo o mesmo critrio do Razo principal; retornando, ajustars as tuas contas do negcio, ajustando a conta de mercadorias pelo que trazes, o mesmo fazendo com o dinheiro, saldando contas e ajustando os resultados no Razo principal; assim, desta forma, teus negcios. ficaro claros. Se, entretanto, a viagem a outrem recomendaste, debite a tal pessoa tudo o que entregares, esclarecendo que se refere a tal ou qual viagem, mantendo a conta do mesmo como se fosse um comprador de tuas mercadorias, consignatrio de teu dinheiro, tudo analiticamente, partida por partida. Por sua vez, ao preposto tambm ser conveniente fazer o seu Pequeno Razo no qual no mesmo far-te- de tudo credor, para que no seu retorno te preste contas. Se ele, todavia, m inteno tiver... As viagens, na poca de Pacioli, acreditamos, possuam caractersticas bem diferentes da atualidade, pois se destinavam aos negcios em outras praas, exigiam desgastes maiores de tempo e estavam sujeitas a muitos riscos. Por isso, a obra sugeriu que o empresrio levasse consigo livros, para fazer a escrita da viagem. O mesmo recomendou em caso do envio de algum que viesse a viajar por conta do comerciante, ou seja, tambm este deveria fazer uma escrita da viagem Recomendou a apurao de cada evento, ou seja, a abertura de uma conta de Lucros e Perdas da viagem, como se

97

um exerccio autnomo fosse. Todavia, no Razo principal da empresa s o resultado da viagem era registrado. Quando a viagem era encomendada a terceiros, ento, na escrita da empresa, aos prepostos se deveria debitar (como hoje se adota ainda). O captulo oferece uma sistemtica a ser seguida em tais casos, considerando, as condies da poca. Era habitual, ento, o comparecer a feiras, estas que se transformavam em grandes mercados, em determinadas cidades, com especiais vantagens tributrias. Tais incurses eram consideradas como se exerccios fossem, gerando conta especfica de resultados, cada uma aberta para cada caso, com a denominao do lugar no qual a atividade havia sido desempenhada. As peculiaridades da ocasio eram diferentes daquelas de nossos dias e as viagens assumiam um carter especial e particular. Por isto, se abriam contas de Lucros e Perdas para tais participaes, dado o seu carter especifico. Um Razo pequeno ou Razonete da viagem era costume elaborar-se, como recomenda Pacioli, gerando apurao e um Balano do evento. Pode parecer a ns, hoje, uma cautela sem sentido, mas se imaginarmos que as viagens, quando o Tratado se editou, duravam longo tempo aceitaremos tal forma de proceder, ou seja, a de que a atuao nas feiras se transformassem em um verdadeiro exerccio comercial, capaz de originar Balanos e Demonstraes de Lucros e Perdas. Um Capital de Viagem era constitudo para cada uma das sadas e havia a conta de Lucros e Perdas de Viagem como se fosse uma verdadeira empresa. Existiam: Caixas de Viagem, Clientes de Viagem, Fornecedores de Viagem etc. Se era um terceiro que empreendia o evento, o comerciante creditava-se pelo capital cedido para a turn. Para ser didtico, o frei elucidava que tal como se faz na escrita da empresa, faz-se na escrita da viagem. Na chegada, as contas se ajustavam e se apuravam os saldos. Veneza possua Bancos fortes, com muitas casas, operando em vrias praas, facilitando as operaes de seus comerciantes.Os crditos comerciais, para proviso de estoques, muito ajudaram o giro longo que suportavam as mercadorias, em razo das viagens e tais operaes j existiam em meados do sculo XIV.

98

Captulo XXVII A importante conta denominada lucros e perdas ou aumentos e redues, como registr-la no razo e por que no dirio ela no precisa ser registrada tal como as demais. Aps as demais outras contas deve seguir-se a denominada de Pr e Danos ou Lucros e Perdas ou Aumentos e Redues, denominaes que se alteram segundo a regio, mas na qual se devem saldar ou encerrar outras de teu Razo, como se explicar em relao ao Balano. Desnecessrio registr-la no Dirio, bastando fazla no Razo, porque neste que os saldos e as faltas se evidenciam em dbito e crdito e no qual registrars: Pr e Dano devem dar e Pr e Dano devem haver. Tambm quando tiveres perdido alguma mercadoria, no teu Razo, ficando a conta mais a dbito que a crdito, podes complementar o seu crdito, para equilibr-lo com o dbito, saldando a quantia que falta,dizendo que o haver por Lucros e Perdas para. fins de regularizar a tal partida, em razo da perda ocorrida etc. A seguir assinalars a folha correspondente de Lucros e Perdas para completar a partida. Na conta de Lucros e Perdas, registrars em dbito dizendo: Lucros e Perdas devo dar a tal dia.... por tal mercadoria, por prejuzo verificado tanto .... registrado naquela do haver pelo seu saldo folha ....Se tal mercadoria estivesse mais em haver do que em deve, ento, farias o inverso. E assim procederas, com cada uma, em relao a todos os teus negcios ocorridos, quer terminados mal ou bem, a fim de que sempre quem em igualdade as contas no teu Razo, isto , o tanto que se encontre no dbito, tambm o mesmo se ache no crdito, porque esta forma a correta, como em relao ao Balano diremos.Assim, sucintamente, vers se ganhaste, por que e quanto. Tal partida devers sald-la com a de capital e que a ltima a movimentar-se no Razo, como receptculo que de todas as outras, como compreenders. O critrio de registro de Lucros e Perdas do exerccio, apenas de encerramento de contas de resultado, sem passar pelo Dirio, sendo apenas, pois, de Razo; o frei no apresenta argumentos em favor de tal procedimento e tambm no justifica o porqu de tal procedimento.

99

De fato, no oferece qualquer estrutura de lanamento integral, afirmando, apenas, que as contas se saldam e no histrico s se faz referncia de que tal se deu, em uma conta de Pr e Danos, quer em dbito quer em crdito. A seguir informa que o saldo dessa conta (Pr e Danos) que as outras saldou encerra-se na conta de capital ,que tem como a do destino do rdito. Captulo XXVIII Como se devem transportar adiante as contas do razo quando estiverem repletas e em que lugar se deve levar o restante a fim de evitar dvidas no razo. Oportuno observar que ao tornar-se completa a folha de uma conta, quer em dbito ou crdito, onde nada mais se pode registrar, preciso transport-la adiante das demais sem, todavia, deixar espaos no Razo entre o transporte e as outras partidas, para que no se enseje a suposio de fraude. Deve-se transportar da mesma forma antes referida, para se saldar em Lucros e Perdas e seus respectivos transportes, respeitando-se o dbito e o crdito, sem nada registrar no Dirio, a menos que se deseje, no sendo, todavia, necessrio, porque seria tarefa sem proveito, de modo que preciso igualar a menor quantidade, isto , se a referida partida mais em dbito do que em crdito, daquele tanto deves acrescer seu crdito. Para exemplificar, basta um caso: Admitamos que Martim tenha feito contigo uma longa conta, de muitas partidas, de modo que o total provoque transporte do que est na folha 30 de teu Razo e que a ltima partida que registraste tenha sido na folha 60, e que em cima da mesma face ainda haja espao para colocares a conta de Martim e te seja ele devedor de L.80, s.g. 15, p.24, das quais em tudo deu-te ele L.72, s.9, g.3, p.17, devendo ao mesmo, creditar-se 72, 9, 3, 17, ficando L.8.s.6, g.5, P.7 e que tanto tens de transportar-lhe o valor do dbito adiante. Pelo mesmo valor igualars a partida para que se eqivalham as cifras, mas dirs que por aquele valor importa o transporte e tal saldo de L.8, s.6, g.5, P.7 na folha 60 e que reportars, mas a isto referirs. A seguir com uma linha diametral riscars a partida. Feito isto, na folha 60, colocars o saldo devedor, sempre encima pelo ano, se

100

na folha j no estiver, como j dissemos. E assim dirs: Martim deve no dia... pelo saldo transportado de sua prpria conta, na folha 30, L.8, s.6, 9.5, P.7. Da mesma forma proceders com as demais partidas que tiveres, porque sempre devemos escritur-las de maneira consoante com as suas origens em lugar, localidade, dia e ano a fim de que ningum possa caluniar-te. A preocupao com fraudes no Razo leva o frei a recomendaes a respeito de transportes de contas cujas pginas se esgotam por estarem totalmente preenchidas. Ele destaca o uso de uma s folha para mais de uma conta quando o movimento delas menor, e de folhas exclusivas para uma s conta nas de maior movimento ou nmero de lanamentos. A matria do captulo normativa sobre a tcnica de escriturar, mostrando preocupao com transportes de contas, sinalizaes, detalhes de locais nos quais se devem registrar e como assinalar o j lanado. Captulo XXIX Como mudar o ano nas partidas do razo que ocorrem a cada dia, quando estas no se saldam anualmente nos livros. Pode ocorrer que nos teus registros do Razo tenhas necessidade de alterar o ano, sem que o anterior tivesses saldado. Nesse caso, o referido ano deve ser colocado margem, adiante da partida que ocorreu, como se disse no Captulo XV. As demais partidas que se seguiro entender-se-, pois, que sejam do tal ano. O melhor, todavia, saldar cada ano, especialmente quando se tem scio, porque diz o provrbio: Muitas contas, longa amizade. Melhor ser que faas tambm assim. O captulo curto e cuida, apenas, de como registrar a mudana do ano, no Razo, no caso de contas ainda no-saldadas. Evidencia-se, no caso, a importncia que o autor atribuiu a fatos aparentemente sem importncia, mas vitais quando as consultas se fazem necessrias.

101

Captulo XXX Como se deve apresentar uma conta a um devedor que a solicite e tambm ao proprietrio se fores gerente ou encarregado de toda a administrao dos bens. Faz-se necessrio, alm de outras documentaes a oferecer, saber demonstrar uma conta ao teu devedor se ele a solicitar, o que a este por justia no podes negar, especialmente quando contigo manteve extensas transaes de muitos anos e meses; havers de demonstrar os fatos desde o incio, alcanando a todo o tempo e abrangendo a tudo, ou em outro limite que ele determine. Quando entre vs existirem saldos diversos, observados os tempos que ele queira, cada um, de per si e de toda a boa vontade deves oferecer. De tudo extrairs cpia, em uma folha competente para a tudo abranger. Se uma folha no bastar, havers de saldar cada folha, colocando o resto no outro lado da folha, em dbito ou crdito, como no Captulo XXVIII foi dito. Assim, devers continuar procedendo at que termine em um saldo lquido em dar, como melhor a puder resultar. Tais contas devem-se demonstrar com mximo zelo. O mesmo havers de observar em teus prprios negcios, com os teus clientes; se, todavia, administrares para terceiros ou fores comanditrio ou comissionado, tambm de forma semelhante devers demonstrar para o proprietrio, tal como registrastes nos livros, fazendo-o credor oportunamente pelos fornecimentos, de acordo com os teus ajustes e, finalmente, pelo saldo lquido o fars teu devedor, ou credor, na demonstrao, se fores tu a fornecer. Depois ele haver de examinar confrontando, e se tudo achar exato haver de estimar-te mais e igualmente mais em ti confiar; o importante que ache em ordem tudo o que te entregou, ao ler as contas, aprovando tua administrao. Observe bem tal coisa. De tua parte, tambm, da mesma forma devers exigir de teus agentes e encarregados as demonstraes das contas. Antes que se entreguem demonstraes, todavia, deves bem conferir as contas no Razo, comparando-as com os livros Dirio e Borrador e demais registros que existirem, para evitar enganos entre as partes.

102

Destaca o texto a imagem de seriedade que deve ser dada s contas que registrem fatos relativos a terceiros, com os quais se relaciona o empresrio, assim como com todos com os quais este mantm relacionamento. O pedido de demonstrao de ajuste, por meio de extratos de contas, algo que no se pode negar e que no deve deixar dvidas, repete Pacioli. O que ao longo de seu Tratado adverte, volta a faz-lo, ou seja, o carter de f perante terceiros que a escrita contbil precisa possuir, especialmente para dar credibilidade ao prprio negociante. Mostra o frei ser necessrio, alm de documentaes a oferecer, saber demonstrar uma conta, ou ainda, a importncia que existe em conhecer como apresentar contas. Fala na espontaneidade que se deve ter em prestar contas, mais at que apenas cumprir a solicitao de apresentao delas. O texto ressalta que contas e discriminaes oportunamente apresentadas, bem cuidadas, bem demonstradas, aumentam o conceito e a confiana que terceiros depositam em uma pessoa; mostra que nos registros nada se pode omitir e que, periodicamente, devemos ajust-los, sempre quando tal se. fizer necessrio. Refora o zelo com que as escritas devem ser mantidas e a responsabilidade que envolve. Captulo XXXI Do modo e ordem de saber corrigir, ou ainda, estornar uma ou mais partidas, que em conseqncia do erro houvesses colocado em lugar diferente daquele em que deveria estar, como ocorre por distrao. ainda necessrio ao escriturrio saber corrigir, ou seja, estornar moda de Florena, uma partida que por erro fosse colocada em lugar diferente ao que ela deveria estar, como por exemplo: se a houvesses colocado no dbito e no crdito que seria o seu lugar ou vice-versa ou se ela devesse ser alocada a Martim e o fizeste na conta de Joo ou vice-versa. Nem sempre se pode ser to atento que se evitem erros, diz o provrbio, isto , quem no faz, no erra e quem no erra no aprende. Por isso, poders corrigir da seguinte forma: quando houveres colocado a partida, suponhamos no dbito e deveria ser no crdito; para retific-la, pors uma outra ao contrrio dessa no crdito, exatamente da mesma importncia, dizendo: no dia ... por outro tanto colocado em 103

oposio no dbito, quando deveria s-lo aqui, no crdito, valor tanto, na folha ... e escrevas L.s.g.p., pelo tanto que erraste. E em frente mencionada partida fars uma cruz ou outro sinal, a fim de que, se. fizeres demonstraes futuras abandone tal registro. Logo que assim esteja retificada, havendo anulado o dbito, ento, faas o registro correto e assim tudo estar regularizado. O erro da escrita, surgido de engano no debitar ou creditar, o objeto do captulo e a, uma vez mais, Pacioli fala em estornos florentina, ou seja, volta a referir-se sua regio (Borgo Sansepolcro, terra do frei, como Florena, pertencem regio da Itlia denominada Toscana), personalizando o seu Tratado, O exemplo que oferece apenas de um aspecto das retificaes, no esgotando o assunto (s mais tarde as obras de outros autores a isso se dedicaram), posto que os erros possam ocorrer em intitulaes, em classificaes, em valores etc. Refere-se aos erros de L.s.g.p. (Liras, soldos, grossos e pequenos, denominao de moedas) e sugere que se assinale com uma cruz o local no qual o erro foi constatado. Captulo XXXII Como se deve fazer o balancete do razo e do modo de transportar de um razo para o outro, ou seja, do razo velho para o razo novo, to como conferi-lo com o dirio e o borrador e realizar outras verificaes dentro e fora do mencionado razo. Vistas as matrias j descritas, oportuno agora evidenciar o modo de transportes de saldos de um Razo para outro, quando se queira substituir um livro j cheio, ou porque se altera o ano, como habitual fazer-se em diversos locais nos quais os comerciantes respeitam as passagens dos exerccios. Tal prtica o incio do Balancente do Razo. Para prosseguir, necessrio todo zelo; ters, por norma, fazerte ajudar por um auxiliar, por ser dificultoso faz-lo sozinho; ao auxiliar entregue o Dirio, ficando tu com o Razo para maior segurana da tarefa; pedirs a ele que comeando da primeira pgina do Dirio indique no Razo a pgina de registro da partida, primeiro de dbito e depois de crdito e tu conferirs, vendo se o lanamento est correto.

104

Teu auxiliar dir de quem ou de que ser a partida e quanto o seu valor e, assim, vers se, no lugar que ele se refere, os registros esto adequadamente feitos e se os valores conferem. Se tudo estiver de acordo com o Dirio, riscars, isto , assinalars ou colocars um sinal convencional sobre a escrita, ou em lugar que escolheres, para que no te enganes e tal sinal deves, tambm, requerer que teu auxiliar o faa no Dirio. Observes sempre se tanto tu como ele. zeram os sinais, de forma concomitante, para que grandes erros no ocorram; assim, proceders desde a primeira partida at a ltima. O mesmo critrio adota-se nas demonstraes que devem ser feitas para serem entregues a devedores, de modo que tudo se assinale no Dirio e no Razo quando das conferncias, como nos referimos no Captulo XXX. Feito isso, cautelosamente, em todo o Razo e o Dirio, em confronto com teu auxiliar, tanto no dbito quanto no crdito, as partidas podero ser consideradas confiveis. Teu auxiliar, no Dirio, para haver distino, far duas marcas ou sinais para cada partida e tu, no Razo, apenas uma, porque de duas partidas no Razo uma apenas no Dirio se faz e isto dar coerncia sinalizao. Quando assinalares o Balancete, no Dirio, convm fazer dois sinais um sobre o outro nas Libras, ou dois, um sobre o outro, o que denotar tudo estar conferido no dbito e no crdito do Razo. Alguns, no Dirio, marcam para o dbito o sinal diante do Por e para o crdito atrs das Libras, mas de ambas as formas ficar bem; no obstante, poder-se-ia fazer ainda um s sinal no Dirio, isto , somente para o dbito, porque tu, por ti mesmo, no poders assinalar o crdito, porque sempre haver dbito correspondente no Razo, porque de pronto tens naquele lugar o nmero das folhas onde est o crdito, quando bem no te enviar quela do Dirio, por ti mesmo poders acompanhar o crdito,e com teu auxiliar acertars a forma mais cmoda. Se o Dirio sinalizado denotasse que no Razo, em alguma partida, faltasse o dbito ou o crdito, acusaria erro no Razo, isto , denotaria que aquela estaria colocada em falta naquele dbito ou no crdito. Tal erro, imediatamente, devers corrigir, registrando a partida de forma oposta, isto , se for de mais no dbito, outro 105

tanto levars a crdito, tudo como precedentemente j se disse, pois assim ters tudo corrigido. O mesmo ocorreria quando faltasse a partida no Dirio e, logicamente, no Razo, no dbito ou no crdito, evidenciando erro no Razo; isto mereceria reparo de modo oposto ao da falta, colocando-se a dbito ou a crdito do Razo o que se constatar de omisso, embora que extemporaneamente, mas fazendo referncia ao dia. De tais ocorrncias e datas, o escriturrio deve fazer meno para que no se levante suspeita sobre os registros, como fazem os tabelies nos seus instrumentos, estes que no se pode alterar sem especial meno dos acrscimos ou eliminaes, o que tambm convm ao escriturrio que zela pela realidade dos registros comerciais e que assim bem se qualifica. Se a dita partida s faltar o dbito ou o crdito, bastar que a apontes uma s vez onde a falta ocorreu, com a mesma meno que recomendei para os erros aos quais j me referi. Desta forma, todas as tuas partidas ters ajustado, as quais, nos confrontos de conferncia, estando certas, indicaro que teu Razo foi bem escriturado e que confivel. No Razo, todavia, pode ocorrer que partidas no estejam assinaladas no Dirio, porque nele no se encontram, nesse caso, devendo gerar registros a dbito ou a crdito pelo valor de saldo, como foi dito no caso do transporte desses, no Captulo XXVIII. Ento, por ti mesmo, tais saldos encontrars no dito Razo seus confrontos, isto , em dbito e crdito, guiando-te pelo nmero das folhas anotadas nas ditas partidas; se tais nmeros so coincidentes e esto no lugar devido, o teu Razo estar correto. O mesmo que dissemos em relao ao Razo e ao Dirio aplica-se ao Borrador ou Memorial, como no incio desse Tratado te disse, em relao aos livros que mantns; todavia, o ltimo convm que seja o Razo e o penltimo o Dirio, segundo entendo. O captulo evidencia ser costume encerrar anualmente os livros. Para tal fim, recomenda a elaborao do Balano do livro ou Balancete, sugerindo que isto se processe com o mximo cuidado para fechar saldos. Pacioli aconselha que as tarefas de 106

encerramento sejam feitas com um auxiliar, ou seja, com duas pessoas, para que se reduza a margem de erro e porque sozinho, afirma, quase impossvel fazer-se. Ele comenta que o contador deve ficar com o Razo, e o auxiliar com o Dirio, evidenciando a importncia maior que no sistema se dava quele livro. A conferncia, a partir dos nmeros das pginas do Razo, inscritas no Dirio, deve ser procedida desde a primeira, afirma o frei, ticando para que fique evidente a conferncia procedida. O ato de saldar a conta, para fins de seu transporte visava no deixar nada em aberto nos livros, nem dar chances a fraudes. Informa tambm, que os livros devem ser todos conferidos, ou seja, o Memorial ou Borrador, contra o Dirio e este contra o Razo; nisto denunciou a prpria ordem das transcries posto que as partidas do Borrador se levavam ao Dirio e as do Dirio ao Razo. Captulo XXXIII Do modo e da ordem de registrar as ocorrncias do tempo em que se faz o balano, isto , que se encerram os livros e como nos livros velhos nada mais se deve escrever nem inovar coisa alguma no dito tempo e as razes do por que. Tudo observado organizadamente, necessrio que nada mais se registre nos velhos livros, nem se transporte nada ao Razo a partir do Memorial e do Dirio, porque os saldos nos livros devem ser sempre coincidentes em datas. Se fatos ocorressem, todavia, na mesma poca em que ests encerrando os livros, quando fazes o balano, coloque-as em novos livros, estes que geraro futuras transcries, isto , o Borrador e o Dirio, mas no mais no Razo, at que transportes todos os saldos deste livro, ou seja, o primeiro que ests a encerrar-se ainda no tiveres organizado novos livros, anotars em folha parte os negcios ocorridos, com suas datas, at que depois os registre nos livros novos; a seguir, os sinalizar com novos signos, isto , se os anteriores forem cruzes, agora fars com um A etc. Enuncia o frei o princpio da temporalidade, instantaneidade ou

momentaneidade, como usual denominar-se, ou seja, todos os fatos de um balano, por seus saldos, devem referir-se ao mesmo dia. Preocupando-se com detalhes, Pacioli recomenda que os fatos que ocorrem durante a elaborao do balano devem ser

107

colocados parte, no Borrador, sem registrar-se no Razo, at que os novos saldos neste estejam j transportados. Se Borrador novo ainda no houver, complementa, coloque-se em uma folha parte. Volta a lembrar que novos livros devem ter novas identificaes assim, por exemplo, se o antigo tem a cruz, o novo ter a letra A e assim por diante. Captulo XXXIV Como se devem saldar todas as contas do razo velho, em que e por que e da summa summarium do dbito e do crdito; ltima forma do balano. Feito tudo com diligncia saldars todo o Razo, partida por partida, deste modo; primeiro comears pela Caixa, Devedores, Mercadorias e Clientes, transportando ao livro A, isto , para o Razo Novo, sendo dispensvel colocar saldos no Dirio. Somars todas tuas partidas, no dbito e no crdito, igualando sempre a menor, como te disse acima, para o caso de transporte adiante; tal prtica de transplante de um para outro Razo semelhante a qualquer outro transporte e a nica diferena que em outros casos se registrou no mesmo Razo e agora se faz de um livro para outro; enquanto naquele se indicava a folha daquele prprio Razo, neste se indicar a folha do livro seguinte, de modo que no transporte de um livro para o outro s uma vez se registra a partida de cada Razo; a ltima partida dos Razes deve ser feita de modo que mais registros no aceite, como o exige a natureza do procedimento. Tal transporte registra-se da forma seguinte: admitamos que tenhas Martim como devedor, pelo saldo de L.12, s.15, g.10 p.26 no teu Razo, identificado tal dbito com uma cruz pela folha 60, P.26 e que tenhas de transport-lo no Razo assinalado com a letra A, folha 8, a dbito e que te convenha no primeiro livro igualar o crdito, o que te obrigar a isto dizer abaixo das demais partidas: no dia..... ano tal, transporto no Razo A no dbito pelo restante que aqui proponho por saldo deste valor, na folha 8, L.12, s.15, g.10, p.26. Riscars, ento, a dita partida em dbito e crdito diametralmente como para o transporte te ensinei, colocando a soma de toda a partida abaixo, no campo da dita partida, em dbito ou em crdito, tanto de um lado, quanto de outro, a.fim de que se evidencie, facilmente, estar correta e na qual para que tambm seja fcil identificar o saldo, evidenciando o nmero da folha do Razo A, onde tal saldo levas.

108

A seguir, no Razo identificado pela letra A, no dbito, iniciando pelo ano, como foi dito no Captulo XV, dirs que Martim de tal.... deve no dia ...o restante transportado do Razo assinalado com a cruz, na qual .figurava como o dbito agora transportado, folha 60, pelo valor de L.12, s.15,g.10, p.26. O mesmo fars, para saldar, com as demais contas do Razo assinalado com a Cruz e que entendes devam transportar-se ao Razo assinalado com a letra A, qual seja: com Caixa, Capital, Mercadorias, Mveis, Imveis, Devedores, Credores, Reparties Pblicas, Corretores, Aferidores Municipais, etc., nas quais habitual registrar-se longas movimentaes. As partidas que no queiras transportar ao referido Razo A (que podem ser as tuas privativas e que no te obrigam a prestar contas a quem quer que seja, como sejam as despesas comerciais, despesas particulares, entradas, sadas e todas as despesas extraordinrias, aluguis, foros ou censos .... ) convm que as encerre em partida de Lucros e Perdas, no Razo com a Cruz assinalado e nas folhas pertinentes etc., deste modo: o que tiverem em dbito colocars em crdito, porque seria raridade tais contas serem credoras, acertando as menores em dbito ou em crdito,historiando, no saldo, que o encerramento se deu em Lucros e Perdas por tanto etc. Desta forma, as ters todas saldadas na conta de Lucros e Perdas onde, somados os saldos, em dbito e crdito, poders conhecer teu ganho ou perda; isto porque em tal apurao estabelece-se a paridade, isto , as coisas que devero ser subtradas, de fato, o sero, e aquelas que devero ser acrescentadas, igualmente. Se nessa partida resultar mais a dbito que a crdito, tu ters perdido aquele tanto em teu negcio, desde que o comeaste; e se for mais a crdito, ento dirs que no referido perodo tanto ganhaste. O lucro ou o prejuzo saldars na conta de capital, onde no incio de tuas operaes havias registrado o teu Inventrio, com todos os teus haveres e, assim, aquela saldars. Quando um prejuzo for acusado, que Deus guarde a cada um para que tal no suceda, que realmente o bom cristo Dele deve sempre valer-se, ento igualars o crdito como usual, dizendo: no dia, por capital,pelo prejuzo ocorrido conforme consta na folha valor .... 109

A seguir riscars a partida, diametralmente, no dbito e no crdito referido, pondo, contudo, a soma no espao a dbito ou a crdito para que se igualem. Na Partida do Capital, dirs a dbito: capital deve no dia ... por Lucros e Perdas, pelo prejuzo ocorrido, colocado aquela no crdito pelo seu saldo, valor, a folhas .... L.s.g.p No caso de lucro, identificado pelo crdito em Lucros e Perdas, ento debitars esta conta e o crdito levars conta de capital, nas suas folhas, nas mesmas onde tambm o creditaste pelos outros bens mveis e imveis. Assim, uma vez mais, no Capital poders conhecer todos os teus haveres, juntando os dbitos e os crditos que transportartes ao Razo A, sendo, pois, conveniente que a ltima partida seja essa de capital. Saldars, ento, conta de capital no Razo assinalado com a cruz e a transportars, como as demais ao Razo A, em saldo e soma, ou se queres, partida por partida pois, tambm assim se pode fazer, sendo sempre melhor faz-lo na totalidade para que todo o teu Inventrio se evidencie. Lembre-te, sempre, de indicar todas as folhas. As partidas do Razo A, cada uma de per si, como foi dito no Captulo V, devero ser registradas no ndice Alfabtico para que, com facilidade, possas tudo identificar relativamente a teus negcios, de acordo com a tua necessidade. Assim, todo o encerramento dos primeiros livros Razo, Dirio e Memorial se opera. Se maior clareza for ainda necessria, poders fazer outro confronto, somando em um flio parte todos os dbitos do Razo assinalados em Cruz e os colocando esquerda e todos os crditos os colocando direita; em dbito e crdito devers, outra vez, somar todos esses saldos e ters, ento, a Suma Sumamrium dos mesmos. Ambas tero essa denominao: Summa Summarium do Crdito e Summa Summarium do Dbito. A coincidncia de valores de tais Summas indicar que teu Razo est correto no saldamento, tal como se disse no Captulo XIV; mas, se uma dessas somas totais no coincidisse com a outra, excedendo, denotar erro em teu Razo o que convm que logo o procures, com o engenho que Deus, intelectualmente, te deu e com as tcnicas que bem aprendeste. Repetimos, pois, que o comerciante que no tem conhecimento contbil tende a andar s apalpadelas em seus negcios e poder ter srias perdas. Portanto, em algum estudo e cuidado, esfora-te, sobretudo em ser bom contador, pois dentro da minha possibilidade, procurei dar-te meios, para tua comodidade e com todas as regras 110

necessrias, cada uma em seu lugar posta, com facilidade, como desde o incio desta obra percebers. E, ainda, pelas coisas aqui ditas e como no Captulo XII prometi, para tua maior lembrana, far-te-ei um eplogo, ou seja, um sumrio e essencial resumo de todo o presente Tratado que admito ser-te- de muita utilidade. E por mim te lembrars de rezar ao Altssimo, para que em seu louvor e glria possa eu proceder sempre de bem para melhor. Trata o captulo sobre o modo de encerrar saldos em um livro, entrando em detalhes formais. exaustiva a forma exemplificativa que o Frei apresenta, bastante elementar, evidenciando como se apura a conta de Lucros e Perdas. Conceitua, ento, o lucro ou a perda a partir do saldo da conta de resultado e recomenda encerrar o saldo na conta de capital. A seguir, fala da extrao dos saldos restantes e que se devem igualar em dbito e crdito, o que no ocorrendo denotaria o erro. A relao de tais saldos a Summa Summarium, em seu conceito. Volta o frei a informar que tais formas so aquelas que levam ao bom conhecimento dos negcios, o que no ocorrendo pode trazer srios problemas. Ressalta, pois, o aspecto do valor gerencial por meio de informes para o gerenciamento e aferio destes para o julgamento. Captulo XXXV Do modo e ordem de guardar os documentos diversos, como manuscritos, cartas confidenciais, aplices, processos, sentenas e outros instrumentos e o registro das cartas. Importantes. Trataremos agora da ordem de saber guardar os documentos e declaraes diversas, como os so: recibos de pagamentos efetuados, quitaes de cambiais, notas de mercadorias entregues, cartas confidenciais, coisas estas que para o comerciante so de grande valor e muita importncia e que correm o risco de perda e extravio. Destacam-se, em primeiro lugar, as cartas confidenciais que, freqentemente, se fazem entre clientes e tua pessoa; abra-as e as conserve sempre em uma banqueta at o fim do ms, e, terminando o mesmo, junte-a em um mao e coloque-as parte, as assinalando em cada um, parte, o dia que a recebeste e o dia em que a respondeste. 111

Tal tarefa deve ser mensal para que, no fim do ano, faas um mao grande de todos esses maos, identificando-o pelo ano, a fim de que localizes, quando desejares, alguma carta. Ters em teu escritrio uma bolsa prpria para cartas recebidas e expedidas e que identificars cars por localidade; assim, se a enviares a Roma, coloque-a na bolsa de Roma, se a Florena, naquela de Florena etc. Se teu empregado envias a algum lugar, toma-o como portador de tua correspondncia porque ser melhor, e, por isto, deves dar-lhe uma gorjeta.... A bolsa a que me referia, necessrio que ela esteja dividida em pequenas bolsinhas que se destinaro a acolher as cartas expedidas e as recebidas, identificadas pelos locais onde tens os teus negcios (como dissemos, Roma, Florena, Npoles, Milo, Gnova, Lion, Londres), Bruges .... ); a colocars as cartas de acordo com cada local, quer as expedidas quer as recebidas. Por resposta que deres ou tiveres, proceda sempre da mesma forma referida. O tratamento deve ser uniforme quanto meno da resposta, colocando, tambm, por quem a mandaste e em que dia. Em todos os teus afazeres nunca faa faltar a data o ano e o local, tal como procedes no caso das cartas, sejam eles grandes ou pequenos, to como teu nome. O nome costuma-se colocar ao p no lado direito da carta, ao canto; a data e o ano e o local, comercialmente, usa-se colocar acima, ao iniciar-se a carta; mas antes, como bom cristo, ters sempre em mente colocar o gracioso nome, em saudao, de Jesus ou, se no, o da Santa Cruz, em nome da qual sempre devemos iniciar todas as nossas operaes. E assim fars: Cruz 1494 ao dia 17 de abril, em Veneza, e, s aps disto, o que tenhas a dizer, isto sendo o desejvel. Mas, se os estudantes e outras pessoas, como religiosos etc., que no comerciam, usam em suas localidades colocar embaixo o dia e o ano, os comerciantes, todavia, o fazem acima, como disse. Se de outra forma se fizer, sem o dia, haver confuso, e de ti zombariam, porque se diz que a carta em que no est anotado o dia feita de noite, e aquela em que no est anotado o lugar se diz que feita em outro mundo e no neste; alm da zombaria, o pior que surge a quebra de conceito, como disse. Ao expedir a resposta procure os locais adequados como j bem compreendeste e o que para uma dissemos a todas se aplicam. preciso ainda

112

observar que se as cartas que expedes so de importncia; melhor ser que as registre em um livro prprio s para tal. m reservado. Em tal registro coloques a correspondncia palavra por palavra, se realmente tudo importante deveras, tais como letras de cmbio, mercadorias expedidas, remessa de dinheiro, etc., registrando-se s o que, de fato, relevante, para que tenhas disto memria, dizendo: neste dia .... escrevemos a fulano ... mandamos tal coisa.... atendendo sua carta de tal dia... a foi-nos pedido e isto atendido e na bolsa colocamos..... E protegida a carta, fechando-a, para expedi-la, depois de subscrit-la, teu signo nela colocars para que todos saibam que de um comerciante e que todos precisam respeitar, porque, como dissemos no princpio deste Tratado, so eles que mantm as Repblicas. Far-se- ento o mesmo que os Cardeais, que por fora colocam seus nomes para que todos saibam de quem se trata e no algum ignorado. Mais, enfaticamente, ainda as faz o Santo Padre nas suas bulas, privilgios...... algumas, todavia, quando mais sigilosas, identificam-se com o lacre do Pescador. As cartas, pois, ms por ms, ano por ano, guardars em maos ou enfiadas, e as pors parte, em ordem, em um sumrio ou cofre seguros. Tal como as receberes, em relao a cada dia, assim as arrumars, a fim de que melhor as localize quando necessitar. Nada mais se necessita dizer por que creio que bem tudo entendeste. As letras no-pagas por teus devedores, como te indiquei no Captulo XVII, guardars em outro lugar mais secreto, como so cofres e caixas privativas. As quitaes, igualmente, guardars em lugar seguro para qualquer ocasio. Quando, entretanto, pagares a terceiros, fars que escrevam ter recebido em um livrinho de pagamentos, como de incio te disse, a fim de que no se possam, facilmente, extraviar ou perder. O mesmo tratamento dars aos ttulos de valor, como sejam notas de corretagem, de comerciantes, ou de conferentes ou conhecimentos de mercadorias remetidas ou recebidas das alfndegas martimas ou terrestres, ou sentenas ou certificados consulares ou de outras reparties, ou instrumentos de cartrios em pergaminho, tudo devendo ser guardado em lugar separado. 113

O mesmo critrio adotars com escrituras, processos, procuradores, advogados. O mesmo fars com o que tiveres que recordar e que em um livro de Agenda anotars diariamente, para que prejuzos no ocorram. Nesse livro, a cada noite, antes de dormires, revisars e vers se algo pendente . ficou e o que realizaste risques com a pena. O que emprestares ao vizinho ou ao amigo por poucos dias, como sejam vasilhas da loja, cadeiras e outro apetrecho, a tambm anote. E documentos similares, como os utilssimos indicados, guardars tal como indiquei, aproximadamente, como melhor te parecer, no me sendo possvel tudo dizer por que, como disse, preciso mais esforo para fazer um comerciante que um doutor em leis. o que penso. De tudo o que te disse, se bem aprendeste, tenho convico que com tua inteligncia o demais suprirs. Inicia o Captulo XXXV com a manifestao de preocupao com o arquivamento, no s para garantir a prova dos livros, mas para que sejam as documentaes facilmente localizadas. Apresenta o frei a metodologia de arquivamento, basicamente por local ou destino. Oferece, tambm, normas da correspondncia comercial, distinguindo-a daquela particular at nos locais nos quais as datas se colocam. Sugere controle de respostas e divide os arquivos em correspondncias e outros documentos, to como os que ainda merecem guarda especial (como letras no-pagas). Fala da utilidade das agendas e do cuidado com todas as anotaes, inclusive de objetos emprestados. Fala-nos, tambm, do Livro de Correspondncias, um Copiador de Cartas. Observa, ainda, em comentrio parte, uma grande verdade de natureza socioeconmica, ou seja, de que o empresrio quem sustenta as Repblicas . Pacioli buscou, dessa forma, valorizar o comerciante como algo relevante nas sociedades humanas. Captulo XXXVI Sumrio de regras e formas de manter um livro comercial. Todos os credores devem-se colocar no Razo direita e os devedores esquerda. Todas as partidas do Razo so duplas, ou seja, se constituis um credor

114

tambm devers constituir um devedor. Cada partida, tanto em dbito quanto em crdito, deve conter as seguintes coisas: o dia do pagamento, a soma do pagamento e o porqu do pagamento. O ltimo nmero da partida do dbito deve ser o primeiro da partida do crdito. No mesmo dia em que escrita a partida do dbito deve o ser a do crdito. O Balancete do Razo uma folha dobrada ao cumprido no qual se apiam no lado direito os credores e no esquerdo os devedores no mesmo livro. O Razo estar correto se a soma dos dbitos for igual soma dos crditos. O Balancete deve evidenciar igualdades, no de suas parcelas, mas de seus totais em dbito e crdito, o que no ocorrendo evidenciar erro no Razo. Do Razo no devem constar devedores que no tenham autorizado e desejado que o dbito ocorresse, e, se assim no for, a escriturao ser falsa. Igualmente no se pode creditar, tambm, qualquer coisa sem que de tal tenha conhecimento o interessado, o que no ocorrendo geraria tambm falsidade. O Razo deve ser todo escriturado na mesma moeda, o que no impede que possa referir-se a outras como: ducados, liras, florins, escudos de ouro. Para os efeitos de avaliao, todavia, necessria a uniformidade monetria e como comeares o Razo assim convm continuar. Os lanamentos do dbito e do crdito de Caixa podem ser abreviados, se desejado, sem explicao dos motivos, somente dizendo de tal de tal ou a tal de tal, porque as justificativas estaro sempre expostas na contrapartida. Quando surgir uma nova conta, sempre nova folha se deve abrir, sem voltar atrs, ainda que espao atrs exista. No se escritura para traz, mas, sempre para frente, cronologicamente, com o avanar do tempo e jamais se volta atrs. Retornos podem denotar falsidades. Se um lanamento no Razo fosse registrado erroneamente, inadequadamente, como por distrao pode ocorrer, desejando-se estornar, assim fars: assinale o tal lanamento com uma cruz margem ou com uma letra n e depois registres um lanamento invertido, isto , ao oposto, daquela mesma conta; isto se a partida 115

errada fosse credora, por exemplo, 1.50, s.10, g.6, tu a fars devedora e dirs: deve dar L.50,s.10, g.6, por contraposio ao assinalado com a cruz que se estorna,em razo de erro que no deveria ter ocorrido. Tambm o estorno deves assinalar com a cruz. Quando um espao reservado a uma conta se preenche todo, nada mais podendo lanar-se e se tu desejas continuar adiante, observes o saldo, se devedor ou credor se encontra. Admitamos que haja um credor de L.28, s.4, d.2, o que ocorrendo basta que o inverta, sem coloc-lo ao p, e, por dbito, o mesmo valor consigne e digas que tal valor ir em crdito folha.... e assim saldars e completars a tarefa. A mencionada inverso deve-se assinalar na margem adiante, assim: S, que significa saldo devedor, para. fim de ajuste apenas, mas que se transporta ao crdito na folha tal, ainda que aqui se mostre em crdito, s para. fim de encerramento desta folha. E basta. A seguir, convm virar as folhas e continuar at que encontres nova folha, nela fazendo credora a outra que com o dbito encerraste na folha cheia, fazendo outro lanamento, sem necessidade de colocar o dia. E ento dirs que foi um transporte de L.18, s.4, d.2. A assinalars dizendo ser S, ou seja, saldo. E basta. O mesmo que exemplifiquei do crdito, para transportar, fars com o dbito, s invertendo os lados. Quando o Razo estiver todo repleto ou velho, e um novo desejes iniciar, fars todos os transportes, mas, antes, vers qual a marca que na capa de teu livro existe; se est assinalado com um A o novo ter na capa o B, porque os livros comerciais precisam indicar suas seqncias nas capas alfabeticamente: A, B, C .... A seguir fars o Balancete do livro velho, com a maior preciso, discriminando todos os credores e devedores no novo Razo, na ordem em que no Balancete estiverem, abrindo para cada um uma conta com o espao que a elas desejas atribuir e compatvel com o volume de registros esperados. Em cada partida de devedor dirs: saldo devedor do Razo A, folha... e no caso credor: saldo credor do Razo A folha... E desta forma tudo transportar ao novo Razo. Para cancelar o Razo velho cada conta encerrars tendo por base o mesmo balancete, isto , se uma conta do Razo for credora, faze-a devedora dizendo: por tanto que resta em haver nesta conta, colocada a crdito no Razo B a folhas .... Assim, 116

extinguirs o Razo velho e iniciars o novo Razo. O que exemplifiquei no caso de credor faas com o devedor, ressalvados os casos opostos. E basta. O ltimo captulo do Tratado de Pacioli dedica-se a sumarizar, abrangendo a tudo aquilo que, minuciosamente, foi desenvolvido no Tratado. Inicia com a colocao do dbito e do crdito: aquele esquerda e este a direita.

117

Consideraes Finais

118

De acordo com Amrico O. Campiglia, a origem da palavra Contabilidade vem do latim computabilis a arte de fazer contas comerciais ou burocrticas, empregava-se a palavra para designar a arte de escriturar as contas revelando, pois, o aspecto meramente instrumental da disciplina. Cincia terica e prtica que estuda os mtodos de clculo e registro da movimentao financeira de uma firma ou empresa Contabilidade?65 A. Campiglia afirma que os autores italianos a utilizavam apenas para indicar as aplicaes especializadas aos diferentes setores da atividade econmica como Contabilidade mercantil, bancria, agrcola, Contabilidade pblica. A cincia ou a doutrina contbil (conjunto coerente de idias fundamentais a serem ensinadas) os d o nome de Ragioneria com o intuito de destacar o simples mtodo de escriturao, etimologicamente, porm, ambas se equivalem. 66 Outra considerao importante: No faais nada contra a equidade, nem no juzo, nem na regra, nem no peso, nem na medida. Seja justa a balana, e justos os pesos: seja justo o alqueire, e justa a medida. 67. Talvez tenhamos o bem material como uma utilidade fundamental e indispensvel na satisfao de uma necessidade biolgica. Porque o bem aquele desejo natural e com o uso de muito esforo para consegui-lo de uma maneira satisfatria. Hendriksen & Breda cita que o primeiro registro de um sistema completo de escriturao por partidas dobradas encontrado nos arquivos municipais da cidade de Gnova, Itlia, cobrindo o ano de 1340. Fragmentos anteriores so encontrados nas contas de Giovanni Farolfi & Companhia, uma empresa de mercadores de Florena em 1299-1300, e nas de Rinieri Fini & Irmos, que negociavam em feiras e eram famosos em sua poca na regio de Champagne, na Frana. 68 Amrico O. Campiglia afirma que a obra do Frade beneditino Luca Pacioli Summa em l494 que continha o Tractatus de Computis et Scripturis et
65
66

A.O.Campiglia, Amrico, Contabilidade Bsica.p.12 Idem, p.12 67 Levtico (19,35). Bibla Sagrada. 68 E.S.Hendriksen et alii, Teoria da Contabilidade. p39..

119

Proporcionalita foi segundo Campliglia o primeiro estudo sobre mtodo de Contabilidade. Na verdade a Summa era fundamentalmente um tratado de matemtica, mas inclua uma seo sobre o sistema de escriturao por partidas dobradas, denominada Particularis de Computis et Scripturis. 69 Assim, segundo Iudcibus, a necessidade de acompanhar a evoluo dos patrimnios foi o grande motivo para o seu desenvolvimento. O surgimento do capitalismo deu impulso definitivo Contabilidade, potencializando seu uso e aumentando sua eficcia. Atravs dos tempos, verifica-se que normalmente o grau de avano da Contabilidade est diretamente associado ao grau de transformaes econmicas, social e institucional de cada sociedade. Entretanto inegvel explicar que, embora a Contabilidade seja instrumento eficaz de gesto em qualquer regime econmico, de mercado ou centralizado, com todas as nuanas existentes, nas economias de mercado que a Contabilidade atinge o seu ponto mais alto. 70 De acordo com Nelson Gouveia, Contabilidade uma arte. arte de registrar todas as transaes de uma companhia, que possa ser expressas em termos monetrios. E, tambm a arte de informar os reflexos dessas transaes na situao econmicofinanceira dessa companhia. 71 A importncia de registrar as transaes de uma empresa proveniente de uma srie de fatores, como por exemplo: o dinamismo das companhias, com mudana dos homens que as dirigem, e do pessoal que as opera. A necessidade de comprovar, com registros e documentos, a verdade das transaes ocorridas; a possibilidade de reconstituir, com detalhes, transaes ocorridas muitos anos antes; a necessidade de registrar dvidas contradas, os bens adquiridos, ou o capital que os proprietrios investiram no negcio. E, ainda, a importncia de informar os reflexos que as transaes provocam na situao econmico-financeira de uma companhia advm da necessidade de conhecimento do seu progresso, estagnao ou retrocesso por parte dos diversos interessados em seu passado, presente ou futuro.

69 70

A. O.Campiglia,. Contabilidade Bsica. p.12. S. Iudcibus, Teoria da Contabilidade. P.44. 71 N.Gouveia,Contabilidade.p.1.

120

Frei Luca Pacioli, conforme vimos no decorrer desta pesquisa, ajudou muito na divulgao do mtodo chamado de partidas dobradas ao tornar as operaes comerciais mais fceis de registrar e controlar. Considera-se, em geral, que era um mtodo muito coeso, isto harmonioso, lgico que era capaz de ordenar a classificao de dados numricos, e alm de tudo fornecer resumos precisos de posies de negcios realizados. Esse sistema foi capaz de trazer um ordenamento para a vida socioeconmico dos povos. Vamos destacar alguns elementos importantes para essa consolidao universal do mtodo das partidas dobradas. A divulgao deste mtodo no sculo XV, permitiu aos negociantes uma maneira bastante confivel e consistente em relao aos valores patrimoniais envolvidos. Os comerciantes aprenderam rapidamente a ter uma condio mais confivel dos seus negcios. Os usurios em geral, tiveram um grande benefcio em saber os saldos exatos de suas transaes, em funo do mtodo das partidas dobradas. Pois tinham uma combinao de capital utilizado para a abertura e fim das operaes, fechando com um resultado do empreendimento. O mtodo conseguiu aprimorar os gastos de comerciantes em viagens de negcios, e tambm apropriar os custos envolvidos nelas. Prestaes de contas foram se tornando mais objetivas para o controle do usurio. A apurao de resultados por perodos de transaes, sintetizaao das contas, e uma facilidade em orden-las tiveram contribuies significativas para o desenvolvimento Contbil dos povos, trazendo um crescimento econmico e sociedade mais atuante. O mtodo de divulgao de Pacioli permitiu que atravs de suas publicaes se chegasse a um balano patrimonial digno de fidelidade, desde que atendidas as normas por ele descritas, como borrador, dirio, balancete de verificao. A Contabilidade divulgada pelo frei (metodologia) teve um significado muito positivo para os povos, tanto que hoje, incio do sculo XXI, ela uma poderosa arma em todo e qualquer atividade, no fazendo

121

distino entre pequenos, mdios e grandes empreendimentos, e mesmo um simples cidado que sem ela torna-se um pouco mais trabalhoso em controlar, por exemplo, um simples extrato de conta bancrio. O seu mtodo finito, pois possui o seu incio, meio e fim de contabilizaes bem dimensionadas e prticas. Em nosso trabalho desenvolvido e pesquisado, podemos demonstrar que a Contabilidade uma ferramenta poderosa que surgiu da necessidade do homem obter informaes a respeito de suas riquezas, mensurando-as com uma certeza de fidelidade numrica de valores absoluta. E, o mtodo das partidas dobradas, principalmente atribudo no Captulo XI, foi uma das partes mais importantes, qual chamou-nos a ateno em virtude de termos hoje esse critrio de controle patrimonial. E frei Pacioli, foi um dos primeiros divulgadores deste processo, isto : da combinao harmoniosa e inteligente da metodologia divulgada.

122

BIBLIOGRAFIA: ALFONSO-GOLDFARB, A.M. O que a Histria da Cincia.So Paulo, Brasiliense, 1994. ALFONSO-GOLDFARB, A.M. & C. A. Maia, orgs. Histria da cincia: o mapa do conhecimento.Rio de Janeiro/So Paulo, Expresso e Cultura/Edusp, 1995 (Col. Amrica: Razes e Trajetrias, Vol 2). ALFONSO-GOLDFARB, A.M. & C. A. Maia, A Magia das Mquinas. John Wilkins e a origem da mecnica moderna. So Paulo, Experimento, 1994. BISHOP A.Accounting history from the Renaissance to the present:a remember of Luca Pacioli.edited T.A.,New York,Garland,1996 BACON, F. Novum organum ou verdadeiras indicaes acerca da interpretao da natureza 4a.ed. Traduo brasileira de Jos Aluysio Reis de Andrade. So Paulo,Abril Cultural,1988,pp 1-231(Coleo Os Pensadores). BERLINCK, Horacio. Contabilidade aplicada s Empresas Comerciaes,Industriaes,Agrcolas e Financeiras.Casa Duprat.So Paulo,1921. CARNEIRO, Erima. Biblioteca do Contador: Contabilidade Geral Vol. 1. Ed. Financeiras. Rio de Janeiro, 1960. 265p. CAMPIGLIA, Amrico Oswaldo. Contabilidade Bsica. Ed. Universidade de So Paulo SoPaulo, 1966.432p. COMTE, A. Curso de Filosofia Positiva. Em Comte.Traduo brasileira de Maria Ermentina Galvo G. Pereira.So Paulo,Martins Fontes,1990. CRAVO, Domingos Jos da Silva. Da teoria da Contabilidade s estruturas conceituais.Inst.Superior de Contabilidade e Administrao-Universidade de Aveiro-Portugal,2000. CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso bsico de Contabilidade. Ed. Atlas. So Paulo, 1995. 362p CROSBY,Alfredo W.The Measure of Reality:Quantification and Western Society,12501600.Cambridge University Press 1997. DAMORE, Domingos e CASTRO, Adaucto de Souza. Contabilidade Geral. Ed. Brasiliense. So Paulo. 1976. 334p. DAURIA, Francisco. Primeiros princpios de contabilidade pura.Companhia Editora Nacional,so Paulo,1945. DEBUS,A.G. El Hombre y la Naturaleza em el Renacimiento.Mxico,D.F.,Fondo de Cultura Economica,1996. DICIONRIO gramatical portugus, francs, ingls, espanho, italiano, latino, grego.3ed. Rio de Janeiro,1962.856p. FAYOL, Henri. Administrao Industrial e Geral. Editora Atlas.So Paulo,1950.

123

FAVERO, Hamilton Luiz; LONARDONI, Mrio e outros. Contabilidade: Teoria e Prtica. Ed. Atlas. So Paulo, 1997. 270p. FRANCO, Hilrio. Contabilidade Geral 23 ed. Ed. Atlas. So Paulo, 1997. 407p. FRANCO, Hilrio. Contabilidade das Empresas Industriais. Ed. Atlas. So Paulo, 1956. GOMES, Francelino Arajo. Fundamentos da Organizao Cientfica do Trabalho. Editora Aurora,Ltda.Rio de Janeiro,1954. GOUVEIA, Nelson. Contabilidade. Edit. MCGraw. So Paulo, 1976. HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. Ed. Atlas. So Paulo, 1999. 550p. HERRMANN JR., Frederico. Contabilidade Superior (Teoria Econmica da Contabilidade) 9 ed. Ed. Atlas. So Paulo, 1972. 345p. HERRMANN JR., Frederico. Elementos de Administrao. Ed. Atlas. So Paulo, 1944. HOBSBAWN, Eric J. A era das revolues. So Paulo, Paz e Terra, 1996. JACOB, Franois. O jogo dos possveis. 1997. JACINTO, Roque. Contabilidade Geral. So Paulo: tica, 1990. KESTER, Roy B. Contabilidad Teoria y Prtica. Princpios de Contabilidad. TomoI. 2 ed. Editorial Labor. Barcelona, 1954. 774p. KRAMER, S.N. A Histria comea na Sumria. Traduo portuguesa de F.P. Santos, Lisboa, Publicaes Europa-America, 1997. KIRK, G. S.;J.E.Raven; & M. Schofield. Os Filsofos Pr-Socrticos. Histria Crtica com seleo de textos. 4a. ed. Traduo portuguesa de C.A.L. Fonseca.Lisboa,Fundao Calouste Gulbenkian,1990. KUHN, T.S. A estrutura das revolues cientficas. Perspectiva, So Paulo, 1997. LABORDA,Ma del Carmen Norberto.Los Paradigmas em Contabilidad;Homenage al Prof.Saez Torrecilla.ICAC,Madrid ,Espaa,1997. LINS, I. Histria do Positivismo no Brasil. 2a. ed. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1967. MAGALHES, Joo Baptista. A idia de progresso em Thomas Kuhn no contexto da Nova Filosofia da Cincia. Edies Contraponto,Porto,Portugal,1996. MATTESSICH,Richard.The constellation of accountancy and economics.N.York,1956. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Bsica. Ed. Atlas,So Paulo,1984. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial,.Ed. Atlas,So Paulo,2003. MAYER, John N. Anlise das Demonstraes Financeiras. Ed. Atlas, So Paulo, 1976. MEA, Giuseppe. Dicionrio de Italiano-portugus.Porto,1990 1085p. MEDEIROS, Manuel F.da Silva. Dicionrio tcnico poliglota:portugus,espanhol francs,italiano,ingls,alemo.Lisboa,Gomes&Rodrigues,1949. MELIS, Frederigo. Storia della ragionaria. Bologna,Zuffi,1950. NOBLE, Howard S. Princpios de Contabilidade. Ed. Brasileira. So Paulo, 1956. 381p. 124

OLIVEIRA, lvaro Guimares. Contabilidade Financeira para Executivos. FGV So Paulo,1998. OLDCASTLE,Hugh.A brief instruction and maner hovv to keepe bookes of accompts after the order of debitor and creditor&as well for proper accompts partible, &c. http://eebo.chadwych.com/search/full_rec?SOURCE=config.cfg&ACTION=ByID& ID=99848662&SI. Acesso em 31/05/2004. ORR, Mussolini. Contabilidade Geral. So Paulo: Scipione, 1990. PFALTZGRAFF, Rogrio. Aspectos Cientficos da Contabilidade. Livraria Tup. Rio de Janeiro, l956. 240p. PACIOLI,Luca, Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni e Proportionalit. Edio Paganino de Paganini, Veneza, 1494) Veneza, MCDXCIV. http:/content.mpiwg-berlin.mpg.de/ECHO_content/content/mechanics/archimedesecho
Acesso em 25/08/2004.CD no CESIMA-PUC/SP.

PR-SOCRTICOS, Os. Fragmentos, Doxografia e Comentrios. Traduo brasileira de Jos Cavalcante de Souza e outros. So Paulo,Nova Cultural,1989,2 vols.(Coleo Os Pensadores). ROSSI, Paolo. O nascimento da cincia moderna na Europa. So Paulo, EDUSP, 1997. ROSSI, Paolo. A cincia e a filosofia dos modernos. So Paulo, UNESP, 1997. PORTO, P.A. Van Helmont e o Conceito de Gs-Qumica e Medicina no Sculo XVII. So Paulo,EDUC-Edusp,1995. ROCHBERG,F.et alli. The Cultures of Ancient Science:Some Historical Reflections.Isis,83:547-607,dez.1992. S, Antnio Lopes. Contabilidade Geral. Cia. Editora Nacional. So Paulo, 1966. 245p. S, Antnio Lopes. Luca Pacioli-Um mestre do Renascimento. FBC.Braslia,2004. SILVA. Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da pesquisa aplicada contabilidade.Atlas,SP,2003 SOUSA, Maria Gorete. Dicionrio internacional do comrcio.Porto:Rs-Editora,19--. SOUSA, Jos de. Luca Pacioli (1447-1517): Alguns aspectos da vida e obra no quinto centenrio da publicao do 1o. tratado impresso de Contabilidade. V jornadas de contabilidade, 9 a 12 de novembro de 1994. Porto. Portugal. ________________ Teoria da Contabilidade. Ed. Atlas. So Paulo, 1998. 349p. SCHMIDT, Paulo. Histria do Pensamento Contbil. Bookman, Porto Alegre. 2000. SCHMANDT-BESSERAT,Denise, Before writing-from couting to cuneiform Austin:University of Texas Press,1992 SPINELLI,Vincenzo;CASASANTA,Mario.Dizionario complete-ItalianoPortoghese(Brasiliano) e Portoghese(Brasiliano)-Italiano.Editore Ulrico Haepli.Milano,1974. THOMAS, K. O Homem e o Mundo Natural. Mudanas de atitudes em relao s plantas e aos animais (1500-1800). Traduo brasileira de Joo Roberto Martins Filho. So Paulo,Companhia das Letras,1996. VERA, Francisco. Histria de la Cincia. Barcelona, 1937.

125

VALLE, F&Armando Aloe. Fr Luca Pacioli e seu tratado de escriturao de contas. So Paulo,Atlas,1966. WILKEN, Edgard da Silva. Elementos de Contabilidade Geral. Editora Aurora. Rio de Janeiro, s/a 279p.

126

You might also like