You are on page 1of 3

AO DE PETIO DE HERANA I- Introduo: Oriundo do direito romano. Estava prevista no pargrafo nico do art. 1580/16 de forma sucinta.

Nem sempre a omisso de herdeiro nas primeiras declaraes do processo de inventrio justifica a propositura dessa ao. O herdeiro preterido pode habilitar-se no inventrio at a partilha, art. 1001 do CPC. Depois de terminado o inventrio a ao de petio de herana. Admitem-se a cumulao de processos, desde que compatveis os pedidos e o procedimento. Exs: investigao de paternidade ou de reconhecimento de unio estvel cumulada com petio de herana. So diversas as situaes que levam ao de petio de herana. Exs: - Herdeiro nascido de relao extramatrimonial que no foi reconhecido. - Um parente mais distante foi admitido como sucessor em detrimento de outro. - Testamento descoberto, aps a sentena de partilha. Na prtica, na maioria dos casos so de ao de investigao de paternidade cumulada com petio de herana ou reconhecimento de unio estvel cumulada com petio de herana. No h necessidade de anular a sentena de partilha. II Herdeiro aparente aquele que est na posse dos bens hereditrios como se fosse o legtimo titular da herana. III - Conceito: Art. 1824 do CC IV - Partes legtimas A petio de herana tem duplo objetivo: - reconhecimento judicial da qualidade de herdeiro, - restituio dos bens que compe o acervo hereditrio. No havendo mais bens, ao herdeiro caber indenizao correspondente ao prejuzo sofrido. denominada de ao universal, eis que o autor no pretende a devoluo de coisa destacada, mas sim do patrimnio hereditrio, Maria Berenice Dias, Manual das sucesses, 3 t. So Paulo: RT, 2009, p. 592. Alm de universal real, em razo do que dispe o art. 80, II do CC. Legitimidade ativa: herdeiro preterido que reivindica tal ttulo. Objetivo buscar a restituio do todo ou de parte da herana. Herdeiro legtimo, testamentrio, cessionrios, se houver direito de representao os sucessores podem propor a ao, credores de herdeiros e reproduo assistida post mortem. Maria Berenice Dias, Manual das sucesses, 3 t. So Paulo: RT, 2009, p. 594, tambm o ente pblico. Art. 1825 CC em razo de existir um condomnio. Pargrafo nico do art. 1791 do CC. Art. 10 do CPC. Legitimidade passiva: herdeiro aparente. Quem est na posse da herana seja ou no herdeiro.

Matria de defesa: - contestao qualidade de herdeiro - comprovao de que a posse no deriva da sucesso, mas de outro ttulo. Ex: compra e venda, usucapio. Foro competente: comarca onde tramita o inventrio. Se j houver partilha: domiclio do ru, competncia territorial. V Natureza jurdica da ao Apurao da qualidade de herdeiro: natureza pessoal Reivindicao do patrimnio: natureza real. Teria uma natureza mista. Fim declaratrio (paternidade) e condenatrio (devoluo do patrimnio) VI Prescrio Questo controvertida. Orlando Gomes e Giselda Hironaka: ao imprescritvel. Justificativa: a qualidade de herdeiro no se perde. O no exerccio do direito de propriedade no lhe causa a extino. STF: smula 49 imprescritvel a ao de investigao de paternidade, mas no o a de petio de herana. Ao de estado imprescritvel Petio de herana: 10 anos a partir da abertura da sucesso, art. 205 CC Incio do prazo sob a vigncia do CC/16, art. 2028 CC. 20 anos. Termo inicial do prazo: abertura da sucesso. 1 Exceo: art. 198, I do CC 2 exceo: no corre prescrio contra filho natural no reconhecido. VII Efeitos da sentena: A procedncia do pedido transitado em julgado gera a ineficcia da partilha, sendo dispensada a sua anulao. No h necessidade propositura de um novo processo. 1 herdeiro aparente: Art. 1826 CC. Ver arts. 1214 a 1222, 1201 e 1220 do CC. Certas circunstncias podem demonstrar a converso da posse de boa f em posse de m f. Art. 1826 CC. 2 terceiro adquirente: a) A alienao no tem validade quando feita a ttulo gratuito. Ex: doao. b) Alienao feita a ttulo oneroso a terceiro de boa-f, o negcio jurdico vlido, art. 1827 CC. c) Alienao a ttulo oneroso a terceiro de m f, o negcio ineficaz, competindo-lhe a restituio. Art. 1828 CC Se o herdeiro aparente limitou-se a cumprir de boa-f o legado constante do testamento, est isento de qualquer responsabilidade. O verdadeiro herdeiro pode reagir contra o legatrio se este recebeu algo indevidamente.

You might also like