You are on page 1of 4

Poltica IV - Vespertino Prof.

Marta Arretche Thais Rossi de Souza NUSP 7196822 Sem inrio 5 Stepan, em seu trabalho Para uma nova anlise comparativa do federalismo e da democracia: federaes que restringem ou ampliam o poder do demo, prope uma distino entre um sistema no democrtico com caractersticas federativas e sistema democrtico f ederativo, definindo o que federalismo a partir de Dahl, Um sistema em que alguma s matrias so de exclusiva competncia de determinadas unidades locais [...] enquanto outras esto fora da competncia das unidades menores (Dahl, Stepan, 1999, p.1). Ape nas numa democracia possvel, para ele, que cada unidade da federao tenha seus direi tos e prerrogativas legislativas respeitadas. Ele prope uma segunda distino entre f ederaes, as que tm o objetivo de unir (come together), como exemplo o EUA; e as que o objeto manter a unio (hold together), como a Espanha (1975) e a ndia (1948). Pa ra discutir se h no federalismo uma diviso da soberania ou ainda uma a existncia de um governo central limitado por um poder federalista, ele usa os conceitos demos constraining e demos enabling. O primeiro, exerce um constrangimento (constraining ) ao dar maiores poderes as unidades regionais sobre o poder dos cidados, do demo s. Demos enabling, por oposio,fortalece o poder do cidado, do demos, ao dar menos foc ar as unidades federativas; sendo que um Demos Enabling total incompatvel com o fed eralismo, pois num sistema federalista as unidades necessitam de alguma forca (m esmo que em menor grau) restritiva ao poder central. Stepan tem ento, quatro variv eis para analisar o caso brasileiro e classificar a quo essa forca restritiva. O Grau de super-representao da Cmara Territorial mostra que o poder

restritivo exercido muito grande, pois h uma super representao de muitos estados no senado. A Abrangncia das polticas formulada pela Cmara Territorial mostra um poder r estritivo muito grande, pois as prerrogativas do senado so maiores que a da Cmara dos Deputados. O Grau em que a Constituio confere poder de elaborar polticas s unida des da federao, como Stepan mostra em seu trabalho, a Constituio Brasileira confere muitos poderes aos estados. O Grau de nacionalizao do sistema partidrio em suas ori entaes e sistemas de incentivos, no Brasil mais fcil a formao de partidos em plano re gional para o autor, pois as condies estruturais de formao de partidos nacionais so b astante precrias. Resumindo, para Stepan, o Brasil um caso de Demos Constraining, c om poder central fraco e difcil governabilidade. Em contraposio, Arretche em seu tr abalho Continuidades e descontinuidades da federao brasileira: de como 1988 facili tou 1995 (2009), discorda dessa descentralizao e fraco poder central apontados, e sinaliza que a Constituio Federal de 1988 institui uma ampla autoridade institucio nal ao poder central, enquanto so muito limitados os poderes de veto dos estados. Autora analisa mudanas no status quo, refutando as teses de que a distribuio de au toridade legislativa opera como um limitador das iniciativas do poder central e as federaes apresentam mais pontos de veto no processo decisrio do que em sistemas unitrios. Conforme apontam os dados, a autora afirma que as mudanas ocorridas dura nte os anos 90 no status quo no podem ser atribudas a uma alterao das preferncias e d o comportamento dos veto player, nem a uma mudana de agenda da presidncia, nem tam pouco so conseqncia de uma mudana na distribuio de autoridade legislativa, nem de uma alterao nas oportunidades de veto. No havia um centro fraco que se fortalece em 199 5. As leis foram aprovadas de acordo com os dispositivos da Constituio Federal de 1988, ou seja, as novas leis de 90 foram possibilitadas definitivamente pela Con stituio.

A Constituio de 1988 confere ao poder central ampla autoridade jurisdicional e pou cas possibilidades de veto para os estados, e no limita o centro pelo federalismo . O Sistema federalista confere aos estados a responsabilidade pela execuo de polti cas referentes aos mesmos, e confere Unio o poder de legislar e regular as regras de execuo, pelos governos estaduais, de tais polticas. No se pode falar de um enfra quecimento do governo central pelo federalismo, para Arretche. Pelo contrario. A Constituio Federal de 1988, como j foi antes explorada aqui, estabelece um federal ismo no Brasil que cria uma autoridade jurisdicional forte e centralizada, com b aixo poder nos estados, no dando autoridade suficiente para esses enfraquecerem o poder central.

You might also like