You are on page 1of 31

CGE 2066

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Processo Seletivo 1 semestre 2013

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 29. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. 2. b. 4. c. 5. d. 8. e. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2066

L N G U A

P O R T U G U E S A

Os textos abaixo se referem questo 1.

Texto I
Pois h menos peixinhos a nadar no mar Do que beijinhos que darei Na sua boca
Fonte: Vinicius de Moraes.

Texto II
Alma minha gentil que te partiste To cedo desta vida (...)
Fonte: Lus de Cames.

Texto III
Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de ris.
Fonte: Machado de Assis.

1. Nos textos, respectivamente, h o uso de a. b. c. d. e. metonmia, eufemismo e hiprbole. metonmia, hiprbole e metfora. eufemismo, eufemismo e ironia. hiprbole, eufemismo e ironia. hiprbole, hiprbole e ironia.

O texto abaixo se refere questo 2. (...) estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a algum o que vivi e no sei a quem, mas no quero ficar com o que vivi. No sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganizao profunda. No confio no que me aconteceu. Aconteceu-me alguma coisa que eu, pelo fato de no a saber como viver, vivi uma outra coisa? A isso quereria chamar desorganizao, e teria a segurana de me aventurar, porque saberia depois para onde voltar: para a organizao anterior. A isso prefiro chamar desorganizao pois no quero me confirmar no que vivi na confirmao de mim eu perderia o mundo como eu o tinha, e sei que no tenho capacidade para outro. (...)
Fonte: LISPECTOR, C. A paixo segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 11.

2. Nesse trecho, possvel observar uma das caractersticas da prosa Ps-Modernista. A alternativa que apresenta essa caracterstica : a. a crtica sobre a influncia negativa que a situao econmica brasileira teve na vida das pessoas. b. o pessimismo revelado pelo olhar de uma personagem extremamente egocntrica. c. o fluxo de conscincia lana o leitor nos confusos pensamentos da personagem. d. o engajamento poltico do narrador que tenta convencer o leitor da sua viso de mundo. e. a linguagem exprime informaes sobre espaos, tempos e costumes regionais.

CGE 2066

3. Considere a seguinte explicao de Ea de Queirs sobre o projeto literrio do Realismo. (...) a crtica do homem. a arte que nos pinta a nossos prprios olhos para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.
Fonte: QUEIRS, E. Apud: SARAIVA, A. J.; LOPES, O. Histria da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora, 12. ed., 1982, p. 926.

De acordo com o autor, a prosa realista revela a. b. c. d. e. a crtica maldade inerente a todo ser humano que vive em sociedade. a necessidade de a fico ser diferente do que se observa na realidade. a valorizao da arte como um fim prprio, sem apresentar crticas sociais. o desapego realidade social, revelando uma viso idealizada do homem. o tratamento objetivo de comportamentos humanos presentes na sociedade.

O texto abaixo se refere questo 4. Jernimo levantou-se, quase que maquinalmente, e seguido por Piedade, aproximou-se da grande roda que se formara em torno dos dois mulatos. (...) E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braos nus, para danar. (...) Ela saltou em meio da roda, com os braos na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabea, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguido de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; j correndo de barriga empinada; j recuando de braos estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se no toma p e nunca se encontra fundo. (...) E Jernimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.
Fonte: AZEVEDO, A. O cortio. So Paulo: tica, 26. ed., 1994, p. 72-73.

4. Assinale a alternativa que apresenta uma caracterstica do Naturalismo brasileiro presente nesse trecho da obra O cortio, de Alusio de Azevedo. a. b. c. d. e. A presena do amor carnal como forma de corrupo humana. A explicitao objetiva de comportamentos sociais tpicos. A reconstituio do passado do Brasil na prosa indianista. A influncia determinante do meio social sobre o homem. A representao caricata dos costumes da elite brasileira.

O texto abaixo se refere questo 5. No digo que j lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isso no romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos s sardas e espinhas; mas tambm no digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, no.
Fonte: ASSIS, M. Memrias Pstumas de Brs Cubas. So Paulo: FTD, 1998, p. 66.

5. Assinale a alternativa em que o sentido da relao que a expresso porque isso no romance estabelece. a. b. c. d. e. Causa. Oposio. Proporo Finalidade. Concesso.

CGE 2066

O texto abaixo se refere questo 6. Domingo ns fumus Num samba no Bexiga Na rua Major Na casa do Nicola A mezza notte oclock Saiu uma baita duma briga Era s pizza que avoava Junto coas brajola Nis era estranho no lugar E no quisemo se meter No fumo l pra brig Nis fumo l pra com Na hora h se infiemo debaixo da mesa Fiquemo ali de beleza Vendo o Nicola brig Dali a pouco escuitemo a patrulha chegar E o sargento Oliveira parlar Num tem portncia V chamando as ambulncia. A ele disse assim: Carma, pessoar, A situao aqui t Muito cnica: Os mais pior vai pras Crnica.
Fonte: BARBOSA, A. Um samba no Bexiga. In: REGINA, E. No fino da bossa. Caravelas: v. 3, faixa 7, 1997.

6. De acordo com as regras da gramtica normativa de Lngua Portuguesa, ocorre erro de concordncia verbal em: a. b. c. d. e. A situao aqui t/ Muito cnica:. Nis era estranho no lugar. Saiu uma baita duma briga. Vendo o Nicola brig. A ele disse assim:.

7. Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a funo de objeto direto. a. b. c. d. e. Leve-os sada. Precisa-se de costureiras. Pea-lhes que esperem. V ao mdico com urgncia. Creio em voc.

O texto abaixo se refere questo 8. Aqui, ali, por toda a parte, encontravam-se trabalhadores, uns ao sol, outros debaixo de pequenas barracas feitas de lona ou de folha de palmeira. De um lado cunhavam pedra cantando; de outro a quebravam a picareta; de outro afeioavam lajedos a ponta de pico; mais adiante faziam paraleleppedos a escopro e macete. (...) Aqueles homens gotejantes de suor, bbados de calor, desvairados de insolao, a quebrarem, a espicaarem, a torturarem a pedra, pareciam um
5

CGE 2066

punhado de demnios revoltados na sua impotncia contra o impassvel gigante que os contemplava com desprezo, imperturbvel a todos os golpes e a todos os tiros que lhe desfechavam no dorso, deixando sem um gemido que lhe abrissem as entranhas de granito. (...) A pedreira mostrava nesse ponto de vista seu lado mais imponente. Descomposta, com o escalavrado flanco exposto ao sol, erguia-se altaneira e desassombrada, afrontando o cu, muito ngreme, lisa, escaldante e cheia de cordas que mesquinhamente lhe escorriam pela ciclpica nudez com um efeito de teias de aranha. (...)
Fonte: AZEVEDO, A. O cortio. So Paulo: tica, 25. ed., 1992, p. 48-49.

8. Considere as seguintes afirmaes sobre o texto. I. II. III. IV. Os homens trabalhavam de forma homognea na pedreira. A pedreira apresentada por adjetivos e metforas que denotam grandeza. Os trabalhadores so descritos de modo a evidenciar sua superioridade em relao natureza. As aes e qualificaes so vistas como simultneas, pois no h relao de anterioridade e posteridade entre elas.

Est correto apenas o que se afirma em a. b. c. d. e. II. I e II. II e IV. I, III e IV. II, III e IV.

O texto abaixo se refere questo 9. (...) Se tudo so ramos, no sermo, so maravalhas. Se tudo so folhas, no sermo, so veras. Se tudo so varas, no sermo, feixe. Se tudo so flores, no sermo, ramalhete. Serem tudo frutos, no pode ser; porque no h frutos sem rvore. Assim que nesta rvore, a que podemos chamar rvore da vida, h de haver o proveitoso do fruto, o formoso das flores, o rigoroso das varas, o vestido das folhas, o estendido dos ramos, mas tudo isto nascido e formado de um s tronco, e esse no levantado no ar, seno fundado nas razes do Evangelho: Seminare semen. Eis aqui como ho de ser os sermes, eis aqui como no so. E assim no muito que se no faa frutos com eles.
Fonte: VIEIRA, A. Sermes. Rio de Janeiro: Agir, 12. ed., 1995, p. 132-133.

9. Segundo o texto, o sermo a. b. c. d. e. deve ser como uma rvore infrutfera. fundamentado pelo Evangelho. forma-se naturalmente pelo ar. representa o culto natureza. precisa se despir das folhas.

O texto abaixo se refere questo 10. Sei que despertei e que ainda durmo. O meu corpo antigo, modo de eu viver, diz-me que muito cedo ainda... Sinto-me febril de longe. Peso-me no sei por qu... Num torpor lcido, pesadamente incorpreo, estagno, entre um sono e a viglia, num sonho que uma sombra de sonhar. Minha ateno boia entre dois mundos e v cegamente a profundeza de um mar e a profundeza de um cu; e estas profundezas interpenetram-me, misturam-se, e eu no sei onde estou nem o que sonho.
Fonte: PESSOA, F. O Eu profundo e os outros Eus. Disponvel em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000009.pdf>. Acesso em: 27/08/2011.

CGE 2066

10. Em relao aos elementos de comunicao, correto afirmar que a linguagem do texto est centrada, predominantemente, no a. b. c. d. e. referente. receptor. emissor. cdigo. canal.

O poema abaixo se refere questo 11.

O leito
Ontem meia-noite, estando junto A uma igreja, lembrei-me de ter visto Um velho que levava s costas isto: Um caixo de defunto. O caso nada tem de extraordinrio. Quem um velho a levar um caixo tal Inda no viu? um fato quase dirio Em qualquer bairro de uma capital. Mas que ia de modo tal curvado Para o cho, e a falar to baixo e tanto, Que, manso e manso, e trmulo de espanto, Fui seguindo a seu lado. Disse-lhe assim: Talvez seja a demncia Que guia os passos todos que tu ds; Ou s ento, na msera existncia, Um miservel bbado, talvez. O olhar fito no cho, como desfeito Em sangue, o velho, sem me olhar seguia, E ouvi-lhe a nica frase que dizia: Vou levando o meu leito.
Fonte: GUIMARAENS, A. O leito. In: BOSI, A. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 37. ed., 2000, p. 279.

11. Segundo o poema, correto afirmar que o eu lrico a. b. c. d. e. revelou que era raro ver um velho carregar um caixo. descobriu que o velho carregava o seu prprio caixo. descreveu que o velho tinha uma boa aparncia. declarou que se sentia seguro ao lado do velho. sups que o velho era lcido e sbrio.

Os textos abaixo se referem questo 12.

Texto I
(...) Etimologicamente, a palavra tica origina-se do termo grego ethos, que significa o conjunto de costumes, hbitos e valores de uma determinada sociedade ou cultura. Os romanos o traduziram para o termo latino mos, moris (que mantm o significado de ethos), dos quais provm moralis, que deu origem palavra moral em portugus. (...)
Autor: Danilo Marcondes.

CGE 2066

Texto II
Eu no sei dizer O que quer dizer O que vou dizer Eu amo voc Mas no sei o que Isso quer dizer... (...)
Autor: Zeca Baleiro.

12. A funo da linguagem predominante nos dois trechos a a. b. c. d. e. ftica. emotiva. conativa. referencial. metalingustica.

I N G L S

O texto abaixo se refere questo 13. Global Warming Throughout its long history, Earth has warmed and cooled time and again. Climate has changed when the planet received more or less sunlight due to subtle shifts in its orbit, as the atmosphere or surface changed, or when the Suns energy varied. But in the past century, another force has started to influence Earths climate: humanity. How does this warming compare to previous changes in Earths climate? How can we be certain that human-released greenhouse gases are causing the warming? How much more will the Earth warm? How will Earth respond? Answering these questions is perhaps the most significant scientific challenge of our time. What is Global Warming? Global warming is the unusually rapid increase in Earths average surface temperature over the past century primarily due to the greenhouse gases released as people burn fossil fuels. The global average surface temperature rose 0.6 to 0.9 degrees Celsius (1.1 to 1.6F) between 1906 and 2005, and the rate of temperature increase has nearly doubled in the last 50 years. Temperatures are certain to go up further.
Fonte: Disponvel em:<http://earthobservatory.nasa.gov/>. Acesso em: 08/08/2011.

13. Leia as frases abaixo: I. II. III. IV. A queima de combustveis fsseis libera gases que produz o efeito estufa. O aquecimento global ocorre devido a grandes mudanas na rbita da Terra. A temperatura mdia da superfcie global aumentou 0.3C em 50 anos. Nos ltimos 50 anos, a taxa de aumento da temperatura quase dobrou.

correto apenas o que se afirma em a. b. c. d. e. I e III. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.
8

CGE 2066

14. Observe a imagem a seguir.

Fonte: Disponvel em: <www.brasilescola.com>. Acesso em: 31/08/2011.

The texts in the screens are examples of a. b. c. d. e. students who have to work after school. news about bullying among students in Brazil. students doing school research on the internet. students studying English on a free online course. cyberbullying which is quite often among students.

O texto abaixo se refere questo 15.

Don Quixote fights windmills


One morning Don Quixote and his servant, Sancho, saw a great number of windmills with their sails turning in the Wind. Thinking they were giants, Don Quixote told Sancho there was going to be trouble, for giants always waved their arms when they were going to fight. Sancho tried to tell Don Quixote the giants were only windmills, but in vain. You are only a servant, Don Quixote sighed, and you lack initiative. But if you are afraid, stand clear, for then I will fight them alone. He then rode forward to attack the nearest windmill and drove his lance through one of the sails. Needless to say it kept on turning, and poor Don Quixote was lifted into the air, clear of his horse, which galloped away riderless. Then his lance broke and the knight crashed to the ground. Sancho Panza rushed to his assistance, but when he got there he found that the knight could not stir, because of the shock the fall had given him.
Fonte: CAPELLE, H. H. & WALRAVEN, C.. Texts and tasks. J. H. Gottmer-Haarlem, 1969.

CGE 2066

15. According to the text Don Quixote a. b. c. d. e. decided to fight against Sancho Panza. attacked the windmills in a moment of fear. imagined those windmills were his enemies. won his enemies by attacking the windmills. lost the fight because he had no powerful weapons.

O texto abaixo se refere questo 16. July 13 No, I am not deceived. In her dark eyes I read a genuine interest in me and in my fortunes. Yes, I feel it, and I may believe my own heart which tells me dare I say it? dare I pronounce the divine words? that she loves me! That she loves me! How the idea exalts me in my own eyes! And as you can understand my feelings, I may say to you, how I honor myself since she loves me! Is this presumption, or is it a consciousness of the truth? I do not know a man able to supplant me in the heart of Charlotte [] GOETHE, J. W. von. The sorrows of young Werther.
Fonte: Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu002527.pdf>. Acesso em: 09/08/2011.

16. De acordo com o texto, o autor a. b. c. d. e. escreve para sua amada declarando seu amor. pede conselho a respeito do seu relacionamento. sente que amado, mas no tem certeza de que a ama. est desesperado porque seu amor no correspondido. demonstra dvida em relao aos sentimentos de Charlotte.

O texto abaixo se refere questo 17.

UNDERSTANDING ARABIC
SIR I enjoyed reading your long-overdue special report on the Arab world (July 25th). My one objection is your insinuation that spoken Arabic is incomprehensible between different countries. Standard Arabic is taught in all 22 Arab countries and is the official language of them all. I, for one, come from the extreme eastern corner of the Arab World, but I can communicate freely with anyone (who has been to school) in Tangier, at the extreme western corner. Mutually incomprehensible dialects are indeed common, but this is normal considering the huge distances involved. Where else do you have border crossings for 22 countries at which you are asked Do you have anything to declare in the same language? Muthana Kubba Cham, Switzerland The Economist, August 15, 2009, page 13. 17. The text tells about a. b. c. d. the indignation of a reader about what the journal said about the Arabic language. the happiness of a reader to have his Arabic language recognized by a foreign journal. an Arabian reader who went to another country and couldnt communicate in Arabic language. the possibilities of a person to be recognized in different countries because of the Arabic language. e. an identification of a tourist reader who traveled to a country where Arabic language was known.

10

CGE 2066

A figura abaixo se refere questo 18.

Fonte: Disponvel em: <http://www.flickr.com/photos/laurentlasalle/3242875675/>. Acesso em: 06/02/2011.

18. The genre of the text above is a. b. c. d. e. an advertising of a video game. a folder announcing a new game. a chart about Mario Brothers game. the cover of a magazine about video games. the manual of rules to play a new video game.

M A T E M T I C A

19. A circunferncia central de um campo de futebol tem um dimetro de 18 m. Supondo que o centro dessa circunferncia estivesse sobre o ponto de coordenadas cartesianas (+ 1, 0), sua equao poderia ser escrita como a. x2 + y2 = 80. b. x2 + y2 = 81. c. x2 + y2 - 2x = 80. d. x2 + y2 + 2x = 81. e. x2 + y2 - 2x - 1 = 80.

11

CGE 2066

20. O desenho a seguir representa um cubo STUVWXYZ.

Considere as seguintes afirmaes: I. As arestas US e YZ so concorrentes. II. As arestas WX e YZ so coplanares. III. As arestas TX e VT so reversas. Est (o) correta (s): a. b. c. d. e. II e III, apenas. I e II, apenas. III, apenas. II, apenas. I, II e II.

21. No centro de uma pequena bandeira h um tringulo cujas medidas, em cm, so indicadas conforme imagem.

A medida do segmento AE = y a. b. c. d. e. 20 cm. 18 cm. 16 cm. 14 cm. 12 cm.

22. A fatura do carto de crdito do Sr. Jos apresenta um valor total de dbito de R$ 2.753,00. A administradora do carto oferece uma opo de parcelamento da dvida total do carto em 12 parcelas, uma entrada mais onze de R$ 315,15. Com base nessas informaes, se decidir pelo parcelamento do dbito, o Sr. Jos fechar um emprstimo com taxa anual de a. b. c. d. e. 13,11%. 16,44%. 37,37%. 55,25%. 65,59%.
12

CGE 2066

23. Sejam as seguintes afirmaes acerca de um experimento aleatrio: I. P(C) = 0,4. II. n(C) = 6. Tal experimento aleatrio tem espao amostral equiprovvel com a. b. c. d. e. 24 elementos. 15 elementos. 12 elementos. 6 elementos. 4 elementos.

24. Os Srs. Glaus e Fengoras esto em locais diferentes no mesmo bairro. Eles mapearam a regio em um plano cartesiano. Com esse trabalho, chegaram s seguintes concluses: Glaus est situado no ponto (3; - 4) do plano, enquanto Fengoras est no ponto simetricamente oposto ao de Glaus, mais duas unidades em relao ao eixo y. A distncia, em linha reta, entre os dois matemticos de a. 10. b. 11. c. 2 34 . d. 3 10 . e. 5 + 3 5 . 25. Considere o seguinte sistema de equaes lineares. 2x + 2,5y + z = 6 3x + 4y - z = 1 x - 2y + 3z = 8 O valor de x, para que o sistema esteja satisfeito, igual a a. b. c. d. e. -1,0. 0,1. 0,3. 1,0. 3,3.

26. Considere o rol de algarismo a seguir. I. 1, 1, 2, 2, 2, 3, 3, 3, 3; II. 1, 2, 3, 4, 4, 4, 6, 6, 6; III. 1, 1, 1, 1, 1, 3, 4, 5, 6. A quantidade de nmeros distintos que podemos escrever em nosso sistema de numerao a partir de cada rol de algarismos pode ser expressa pela relao a. b. c. d. e. I I I I I < < < > = II II II II II > < = > = III. III. III. III. III.
13

CGE 2066

27. O cubo na imagem a seguir tem aresta medindo 5 cm.

O tringulo referenciado na imagem tem permetro e rea, respectivamente, iguais a a. 15 2 cm e

50 3 cm2. 2 50 3 cm2. 4 50 3 cm2. 4 50 3 cm2. 2 50 6 cm2. 4

b. 15 6 cm e

c. 15 2 cm e

d. 15 6 cm e

e. 15 2 cm e

28. Ao desenvolver a resoluo da equao 3x + 4x + 2 = 0, descobre-se que a. b. c. d. e. no existe x IR que satisfaa a equao. existe somente um valor positivo de x IR que satisfaz a equao. existe somente um valor negativo de x IR que satisfaz a equao. existem dois valores positivos de x IR que satisfazem a equao. existem dois valores negativos de x IR que satisfazem a equao.

29. Num tanque contendo gua realizado um experimento que avalia a elevao da altura h, em metros, do nvel da gua. Essa elevao ocasionada em decorrncia da ao de certo fenmeno fsico ao longo de um intervalo de tempo, medido em horas, que pde ser expresso, aps observaes, pela lei h(t) = 0,25 . cos

. t + 0,5.
3

Considerando a referida funo peridica, aps 12 horas do incio do experimento, a elevao do nvel da gua atingiu a marca de a. b. c. d. e. 100 cm. 75 cm. 50 cm. 25 cm. 10 cm.

14

CGE 2066

30. Um serralheiro recebeu a solicitao de apresentar o oramento para a construo de um porto de acordo com o desenho abaixo.

O material utilizado nos perfis diagonais, paralelos entre si e equidistantes uns dos outros, dever 3 (vendido por metro linear). A moldura do ser o vergalho (barras de ferro para construo) de 8 porto dever ser produzida com cantoneiras e possuir as medidas 2,40 m x 1,00 m. Com base nessas informaes e sabendo que a medida da menor diagonal de 0,26 m, o serralheiro informou em seu oramento que a quantidade de vergalho a ser utilizada ser de a. b. c. d. e. 11,70 m. 14,30 m. 23,40 m. 26,00 m. 49,40 m.

F S I C A

31. Em um aougue so usadas lmpadas brancas para iluminar carnes. Nas prateleiras de carne bovina, so usadas placas vermelhas para apoiar etiquetas de nomes das carnes e etiquetas de preo. O uso das placas vermelhas tambm pode ser justificado por elas a. b. c. d. e. refletirem luz vermelha sobre a carne, podendo melhorar a aparncia da carne. absorverem luz vermelha e refletirem outras cores, ajudando na visualizao. absorverem luz vermelha, aumentando a incidncia de luz branca na carne. refletirem luz branca sobre a carne, melhorando a qualidade da carne. absorverem luz branca, ajudando a manter a temperatura da carne.

32. Um automvel descreve uma trajetria circular de raio 100 m com velocidade escalar constante de 72 km/h. A intensidade da acelerao centrpeta do automvel de a. b. c. d. e. 1 m/s2. 4 m/s2. 6 m/s2. 7 m/s2. 9 m/s2.

15

CGE 2066

33. Mrcia, acostumada a se maquiar todos os dias, resolveu adquirir um espelho de aumento, para que a imagem de seu rosto parecesse maior, facilitando, assim, a aplicao de sua maquiagem. Foi a uma loja de espelhos e pediu vendedora um espelho convexo. Analisando essa situao, correto dizer que Mrcia fez uma compra a. correta, pois os espelhos convexos fornecem uma imagem bastante aumentada do objeto, desde que o objeto esteja a uma distncia correta do espelho. b. errada, pois esse tipo de espelho fornece uma imagem com aumento muito pequeno, o que no resolver seu problema. c. correta, pois os espelhos convexos funcionam como as lupas, que fornecem imagens bastante aumentadas dos objetos, a qualquer distncia deles. d. errada, pois os espelhos convexos fornecem sempre uma imagem diminuda do objeto. e. errada, pois, embora esse tipo de espelho fornea imagens aumentadas dos objetos, elas apresentam-se invertidas, o que impossibilitar Mrcia de aplicar sua maquiagem. 34. Um passageiro observou que em 4 segundos o txi em que viajava alterou a velocidade de 40 km/h para 90km/h. A acelerao escalar mdia aproximada do txi igual a a. b. c. d. e. 1,0 m/s2. 1,5 m/s2. 2,0 m/s2. 2,6 m/s2. 3,5 m/s2.

35. Em uma residncia, pode ser encontrado o seguinte circuito eltrico:

Inicialmente, as duas lmpadas e a televiso esto ligadas. Considerando-se que as tomadas dessa residncia apresentam tenso de 110 V, se desligarmos as duas lmpadas e mantivermos a televiso ligada, a diferena na corrente eltrica total do circuito de, aproximadamente, a. b. c. d. e. 1,4 A. 2 A. 15 A. 0,90 A. 0,45 A.

16

CGE 2066

36. As figuras a seguir apresentam duas ondas sonoras em uma mesma regio do ar.

As partes mais escuras indicam as regies de maior presso do ar e as mais claras, regies de menor presso. Sobre as duas ondas, est correto afirmar que possuem a. b. c. d. e. a mesma frequncia e velocidades diferentes. a mesma frequncia e o mesmo comprimento de onda. o mesmo comprimento de onda e frequncias diferentes. a mesma velocidade e comprimentos de onda diferentes. o mesmo comprimento de onda e velocidades diferentes.

37. Uma pedra de gelo de 20 g retirada do freezer, onde estava a uma temperatura de -8C e colocada sobre uma mesa at virar gua temperatura ambiente de 20C. A quantidade de calor absorvida pela gua durante todo o processo de Dados: Q = m . c . T Q=m . L cgua = 1,0 cal/gC Cgua = 0,5 cal/gC

Lgua = 80 cal/g

a. b. c. d. e.

1.640 cal. 1.930 cal. 2.080 cal. 2.610 cal. 2.970 cal.

38. Dois blocos de massa 5 kg e 3 kg movem-se sobre uma mesma superfcie lisa e horizontal em uma mesma direo, com velocidades 6 m/s e 2 m/s, respectivamente, como na figura a seguir.

Desprezando as foras de resistncia, a velocidade comum aps a coliso de a. b. c. d. e. 2,5 m/s. 3,0 m/s. 3,5 m/s. 4,0 m/s. 4,5 m/s.

17

CGE 2066

Q U M I C A

39. A expresso correta para a constante de ionizao do cido hipocloroso (HClO) : a. Ka =

[ H+ ] . [ClO - ] . [ HClO] [ OH+ ] . [Cl -] . [ HClO] [ H+ ] . [ HClO - ] . [ClO] [ H ] . [ClO] . [ H+ ClO - ] [ H+ ] . [ClO - ] . [H+ ClO- ]

b. Ka =

c. Ka =

d. Ka =

e. Ka =

40. Mquina trmica qualquer dispositivo que, trabalhando em ciclos, transforme uma quantidade de calor em trabalho. Ela recebe uma quantidade de calor de alguma fonte, pode-se dizer quente, realiza um trabalho e dispensa uma quantidade de calor para uma fonte fria, geralmente o meio ambiente. Os gases so usualmente empregados em mquinas trmicas. Isso se deve ao fato de suas molculas encontrarem-se a. b. c. d. e. em estado esttico, devido fora de atrao. em estado de ionizao elevado e constante. fracamente unidas, o que permite contrao e expanso. fracamente unidas, o que permite manter o calor recebido. no estado expandido, mantendo o calor recebido.

41. A procura por alimentos de baixa caloria e adoantes no calricos vem aumentando a cada dia. Isso ocorre em virtude da constante preocupao com a sade, em funo dos riscos causados pela alta ingesto de sacarose (C12H22O11), como obesidade, diabetes e crie dental. Os indivduos que por diversas razes precisam substituir a sacarose por adoantes no calricos procuram por produtos que sejam dotados de gosto e caractersticas prximas s da sacarose. Uma opo encontrada no mercado o aspartame C14H18N2O5. As massas moleculares da sacarose e do aspartame so, respectivamente, Dados: 16O8; 12C6; 14N7 e 1H1. a. 180 e 270. b. 294 e 274 c. 324 e 274. d. 342 e 294. e. 340 e 294. 42. Nas estaes de tratamento de gua, o objetivo da adio do hidrxido de clcio juntamente com o sulfato de alumnio o de produzir um produto que, com suas cargas eletrostticas, atrair as partculas suspensas na gua, formando um floco. Este, devido ao peso, afundar. Esse processo consegue remover at 99% das partculas suspensas na gua. No tratamento de gua o produto da reao indicada o a. b. c. d. e. sulfato de clcio que termina de se formar no coletor. sulfato de clcio que termina de se formar no decantador. xido de alumnio que termina de se formar no floculador. hidrxido de alumnio que termina de se formar nos filtros. hidrxido de alumnio que termina de se formar no floculador.

18

CGE 2066

43. O processo de sntese da amnia, por meio da reao entre o gs nitrognio e o gs hidrognio, j era conhecido desde o final do sculo XVIII. Entretanto, o desenvolvimento do processo de produo da amnia em larga escala envolveu desafios, tanto qumicos quanto de ordem tcnica, que foram solucionados apenas no incio do sculo XX. A soluo do desafio qumico envolvia a questo do baixo rendimento da reao de sntese e consumo energtico elevado. O qumico alemo Fritz Haber alterou as condies de temperatura e presso em que ocorria a reao tornando o processo vivel. Equao da reao de sntese da amnia: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)

Equao da constante do equilbrio: Kc =

[ NH3 ]2 [N2 ] [H2 ]3

Fritz Haber, ao mudar as condies de presso e temperatura, alterou a constante de equilbrio da reao, pois alterou a concentrao no equilbrio do a. b. c. d. e. gs amnia, apenas. gs nitrognio, apenas. gs hidrognio, apenas. produto e dos reagentes. gs hidrognio e do gs amnia.

44. A figura a seguir representa a variao de temperatura em funo do tempo das substncias A, B e C que sofreram mudanas de estados fsicos.

Aps anlise, conclui-se que a. b. c. d. e. A, B e C representam misturas. A, B e C representam substncias puras. A e B representam misturas e C, uma substncia pura. A e C representam substncias puras e B, uma mistura. A representa uma mistura e B e C representam substncias puras.

19

CGE 2066

45. O craqueamento, que uma das etapas dentro das destilaes fracionadas do petrleo, tem grande importncia econmica e est corretamente descrito em A destilao do petrleo fracionada e, durante a separao, as molculas menores de hidrocarbonetos tm menor PE e, por isto, chegam ao topo da torre de fracionamento. II. Dentre as fraes mais importantes economicamente extradas numa destilao, destacam-se: gs combustvel, diesel, leos lubrificantes e asfalto. III. Na base da torre de fracionamento encontramos como fraes o GLP, o querosene e o gasleo pesado, por apresentarem maiores molculas. IV. O craqueamento cataltico tem a maior importncia comercial porque atravs da pirlise, que ocorre no processo, possvel transformar fraes de leo em gasolina. a. b. c. d. e. I, II, III e IV. I e IV, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I.

O texto abaixo se refere questo 46.

gua mais cida confunde peixe


A histria do peixe-palhao (ou peixe-das-anmonas) que se perdeu no mar, no filme Procurando Nemo, de 2003, pode ser uma amostra do que est por vir. Segundo cientistas, os nveis de CO2 podem fazer os peixes perderem seu senso de orientao. Cientistas acompanharam como as larvas seguem os odores em guas normais, com um pH de 8,15, em comparao com seu desempenho em uma gua do mar levemente cida, imitando as condies ocenicas esperadas para 2100 e adiante. A um pH de 7,6, as larvas no conseguiram seguir nenhum tipo de odor na gua e passaram a nadar sem direo certa.
Fonte: Disponvel em: <http://www.ecodebate.com.br/2009/02/06/alteracao-do-ph-dos-oceanos-por-causa-do-co2prejudica-olfato-dos-peixes/*>. Clownfish lost at sea due to rising carbon dioxide levels do The Guardian, publicada em: <www.estadao.com.br>, 04/02/2009. Acesso em: 01/03/2011.

46. A concentrao de H+ no intervalo de pH 8,15 para pH 7,6 Dados: a. b. c. d. e. pH = - log [H+]; - log 10-8,15 = 7,1.10-9; - log 10-7,6 = 2,5.10-8.

aumentar em torno de 3,5 vezes. aumentar em torno de 5,5 vezes. diminuir em torno de 3,5 vezes. diminuir em torno de 5,5 vezes. no sofrer alterao.

B I O L O G I A

47. As mitocndrias esto em praticamente todas as clulas eucariticas. So organelas alongadas em forma de bastonete. no interior das mitocndrias que ocorre a. b. c. d. e. o armazenamento de amido e o processo de fotossntese. a respirao celular, o principal processo de obteno de energia dos seres vivos. a digesto do material capturado do exterior por fagocitose ou por pinocitose. a produo de protenas que sero secretadas e atuaro fora da clula. a degradao do perxido de hidrognio, transformando-o em gua e gs oxignio.

20

CGE 2066

48. Aps a fecundao do vulo pelo espermatozide, e de acordo com o crescimento do embrio humano, as clulas vo se especializando para formar os diferentes tipos de tecido que compem o corpo humano. A Cincia ainda no conhece completamente todos os comandos recebidos pelas clulas que determinam sua especificidade e como elas compreendem esses comandos, mas j conhecido que alguns genes ficam ativos, enquanto outros precisam ser desativados para ocorrer a especializao das clulas. II. as clulas do fgado podem se multiplicar, mas sua multiplicao s d origem a clulas hepticas. III. os linfcitos so clulas especializadas na transmisso de impulsos nervosos e fazem parte do sistema nervoso. IV. as clulas embrionrias esto diferenciadas de modo terminal. correto o que se afirma em a. b. c. d. e. I e II, apenas. I e III, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. I.

49. Quando Robert Whittaker popularizou o sistema de classificao em cinco reinos, em 1969, colocou os seres unicelulares eucariticos no reino Protista. A tendncia, ao longo das dcadas de 1970 e 1980, foi expandir as fronteiras do reino Protista de modo a incluir alguns grupos de organismos multicelulares, como as grandes algas marinhas, que haviam sido classificadas como plantas nas primeiras verses do sistema de cinco reinos. Essa taxionomia baseava-se principalmente a. b. c. d. e. no comportamento com o meio e nos aspectos vitais. pelo nvel de organizao de certas espcies animais. na estrutura das clulas e em detalhes do ciclo de vida. por semelhanas com outros seres vivos e a observao. por um mtodo que identificava a origem e caractersticas.

50. Conhecer os fundamentos da reproduo humana importante para exercer a cidadania, no apenas por permitir pessoa maior controle sobre a prpria reproduo, mas tambm por permitir que muitos casais solucionem dificuldades biolgicas para procriar. Os tratamentos podem variar, desde a. b. c. d. e. a vasectomia, plula do dia seguinte e dispositivo intrauterino. o mtodo do ritmo ovulatrio, camisinha e a laqueadura tubria. plulas anticoncepcionais, cremes e gelias espermicidas e diafragma. implantao de embries, gelias espermicidas, fertilizao in vitro e vasectomia. injees de hormnios e correo cirrgica de rgos genitais,fertilizao in vitro e implantao de embries no tero.

51. A reproduo humana mediada por gnadas que produzem gametas capazes de transportar caractersticas hereditrias. Embora semelhantes ao participar da perpetuao da espcie, as gnadas tambm apresentam fatores diferenciados, tanto na fisiologia do homem quanto da mulher. A partir do exposto a. os gametas sexuais produzidos nas gnadas femininas contemplam uma forma de secreo interna. b. os testculos no produzem hormnios sexuais, mas os ovrios so gnadas mistas porque produzem gametas e hormnios sexuais. c. as gnadas so glndulas mistas, porque a secreo externa resulta em gametas e a secreo interna resulta na produo de hormnios sexuais. d. os hormnios sexuais produzidos por testculos e vulos apresentam formas mistas. e. os ovrios liberam vulos, mas no produzem secrees externas.

21

CGE 2066

52. Os ecossistemas representam o conjunto composto por comunidades e o meio ambiente. Nos ecossistemas, os indivduos das diversas comunidades estabelecem relaes de interdependncia entre si e com os vrios fatores ambientais, como luz, temperatura e umidade. Essas relaes de interdependncia podem ser constatadas nas afirmaes seguintes. I. O extermnio de cobras em uma determinada regio pode favorecer um aumento excessivo no nmero de ratos e outros roedores que servem de alimento s cobras. II. Sem cobertura vegetal, o solo fica exposto eroso pelas guas das chuvas o que favorece o processo de desertificao. III. O desaparecimento dos decompositores presentes no solo favorece a formao de humo que fertiliza o solo e fornece sais minerais aos vegetais. IV. As espcies, inclusive a humana, podem sobreviver independente dos fatores abiticos que compem os ecossistemas. correto, apenas, o que se afirma em a. b. c. d. e. I e II. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.

53. Por causa da imensa diversidade de espcies que habitam o nosso planeta, surgiu a necessidade de classificar os seres vivos para melhor conhec-los e estud-los. Atualmente, os seres vivos so classificados em categorias taxonmicas apresentadas a seguir.

ESPCIE

GNERO

FAMLIA

ORDEM

CLASSE

FILO

REINO

Com base na diversidade de seres vivos e na necessidade de classific-los, possvel afirmar que I. o processo pelo qual os seres vivos se diversificam, ao longo do tempo, a interao interespecfica harmnica. II. os seres vivos se diversificam por meio de mutaes que, ao longo do tempo, ocorrem ao acaso. III. Reino a mais ampla das categorias taxonmicas e rene filos com caractersticas comuns. IV. Espcie a categoria mais ampla das categorias taxonmicas e rene gneros com caractersticas comuns. correto, apenas, o que se afirma em a. b. c. d. e. I e II. I e III. I e IV. II e III. II e IV.

22

CGE 2066

54. A tabela a seguir diferencia os diversos tecidos dos animais vertebrados. TECIDOS I II III IV DESCRIO formado por clulas intimamente unidas entre si e reveste a superfcie externa do corpo, rgos e cavidades corporais internas. Une e sustenta outros tecidos, dando conjunto ao corpo. constitudo por clulas longas dotadas de alta capacidade de contrao, chamadas de micitos ou fibras musculares. Constitui o encfalo, a medula espinhal, os gnglios nervosos e os nervos.

Os tecidos descritos na tabela acima so, respectivamente, a. b. c. d. e. I Tecido conjuntivo; I Tecido muscular; I Tecido nervoso; I Tecido epitelial; I Tecido epitelial; II Tecido epitelial; II Tecido conjuntivo; II Tecido conjuntivo; II Tecido muscular; II Tecido conjuntivo; III Tecido muscular; III Tecido epitelial; III Tecido muscular; III Tecido conjuntivo; III Tecido muscular; IV Tecido nervoso. IV Tecido nervoso. IV Tecido epitelial. IV Tecido nervoso. IV Tecido nervoso.

H I S T R I A

55. O Feudalismo era uma sociedade de ordens, quer dizer, estratificada em grupos de relativa fixidez: os clrigos, os guerreiros e os trabalhadores. Como toda construo ideolgica, esse esquema tripartido no era uma descrio real, mas uma representao mental, um projeto de agir sobre o real.
Fonte: FRANCO JR, H. Feudalismo: Uma sociedade religiosa, guerreira e camponesa. So Paulo: Moderna, 1999.

A leitura do texto acima, associada aos seus conhecimentos sobre o feudalismo europeu da Idade Mdia, permite afirmar que a. apesar da sociedade no apresentar mobilidade social, sua economia era bem diversificada, havendo uma forte relao de comrcio entre os feudos. b. os membros da Igreja Catlica exerciam um forte papel de destaque na sociedade, determinando o comportamento e a moral da sociedade e monopolizando a cultura. c. as constantes guerras entre os feudos acabaram desgastando a ordem da nobreza que passa a ser vista como decadente e, por isso, perde todo seu prestgio social e econmico. d. os servos trabalhavam nas terras do feudo em troca da proteo oferecida pelos nobres e, por esse motivo, estavam isentos de todo e qualquer tipo de tributao e impostos feudais. e. os membros do alto clero se preocupavam em defender os camponeses contra a explorao dos nobres e a violncia dos grupos brbaros invasores. 56. A Revoluo Cubana foi a primeira revoluo socialista vitoriosa na Amrica e teve efeitos perdurveis sobre a histria poltica e social da Amrica Latina porque a. foi propulsora do aparecimento de movimentos revolucionrios contra os E.U.A. b. promoveu o mais violento ciclo de ditaduras militares da histria contempornea da Amrica Latina. c. desencadeou a competio entre os pases da Amrica Latina que tambm lutavam pelo socialismo. d. colaborou para que diversos pases da Amrica Latina, principalmente da Amrica do Sul, se tornassem socialistas. e. contribuiu com o surgimento de diversos partidos polticos de esquerda, tornando mais difcil o controle dos regimes autoritrios na Amrica Latina.

23

CGE 2066

57. O quadro abaixo uma famosa obra do pintor italiano Boticcelli, O Nascimento de Vnus. Acredita-se que sua confeco tenha sido feita por volta de 1483, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco, para enfeitar sua residncia, a Villa Medicea di Castello.

No quadro, o artista retratou a deusa do amor, Vnus, emergindo das guas em uma concha e sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste. A deusa ainda recebe um manto bordado de flores da Hora, que era a deusa das estaes.

Com base na imagem e na leitura do texto, assinale a alternativa que contenha o nome deste movimento artstico. a. b. c. d. e. Romnico. Romantismo. Barroco. Gtico. Renascimento.

58. No processo de colonizao da Amrica Espanhola, observamos uma ampla utilizao da mo de obra indgena, que era explorada de forma compulsria atravs da Encomienda e da Reparticin. Leia o fragmento do livro escrito por Darcy Ribeiro, e verifique que esse processo acabou por ser traumtico para os grupos indgenas. A organizao de trabalho (...) sofreu terrvel impacto sob a dominao (...) Uma srie de procedimentos compulsrios de contigenciamento de mo de obra, tanto novos (...) quanto redefinidos (...) foram desastrosos para os ndios (...).
Fonte: RIBEIRO, D. As amricas e a civilizao. So Paulo: Vozes, 1997.

Assinale a alternativa que contenha fatos que explicite outro ponto que foi negativo entre o contato do colonizador europeu com os nativos da Amrica. a. O total extermnio da mais cruel forma de genocdio das populaes indgenas que habitavam a atual regio do Mxico e Peru, sem que sobrasse nenhum descendente destes indgenas. b. A utilizao da mo de obra indgena pelo espanhol no sistema conhecido como Encomienda para explorao exclusiva do ouro nas cidades dos Olmecas. c. Os problemas de sade gerados pelo contado com uma srie de vrus e bactrias que eram novos aos organismos amerndios, gerando muitas mortes e epidemias entre as tribos. d. A destruio das cidades de Machu Picchu, Cuzco, Ollantaytambo, dentre outras, que foram literalmente apagadas do mapa, no sobrando nem runas para estudos arqueolgicos. e. O extermnio da cultura e da religio indgena, que foi substituda pela cultura espanhola e pela religio catlica, uma vez que os indgenas valorizavam os europeus como mais sbios.

24

CGE 2066

59. No perodo da Idade Mdia, a Igreja Catlica conquistou e manteve grande poder. Isso se deu pelo fato dessa instituio I. II. III. IV. V. possuir muitos terrenos (poder econmico). interferir na elaborao das leis (poder jurdico). proibir qualquer tipo de manifestao cultural (poder cultural). no influenciar nas decises polticas dos reinos (poder poltico). estabelecer padres de comportamento moral para a sociedade (poder social).

So verdadeiras, apenas, as afirmativas a. b. c. d. e. I, II e III. I, II e V. II, III e IV. II, III e V. III, IV e V.

60. "Quando a terra pertencer aos camponeses e as fbricas aos operrios e o poder aos sovits, a teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!.
Fonte: HILL, C. Lenin e a Revoluo Russa, Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

Durante o governo Lnin, os socialistas pretendiam impor medidas que viessem a enfraquecer o poder dos antigos latifundirios e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revoluo, garantindo o acesso terra a partir de uma reforma agrria. Assim, duas outras medidas que foram marcas fortes do governo Lnin foram a. os planos quinquenais de industrializao e a corrida armamentista nuclear. b. a implantao da NEP (Nova Poltica Econmica) e a aliana com os nazistas na 2a Guerra. c. a formao da URSS e a extino do Partido Sovitico Russo, representado pelos Bolcheviques. d. a implantao da NEP (Nova Poltica Econmica) e a formao da URSS. e. a extino da URSS e a corrida armamentista nuclear. 61. No Brasil, a sociedade que se estruturou na regio das minas era diferente do restante da colnia. As caractersticas dessa sociedade eram a. a preservao da populao indgena, a decadncia da produo algodoeiro e a introduo de operrios europeus. b. o ouro, os diamantes e o comrcio que favoreceram a formao de uma sociedade onde a riqueza era distribuda mais equitativamente, no se reproduzindo ali os contrastes entre a fortuna de poucos e a pobreza da maioria. c. a intensa miscigenao entre homens brancos e mulheres negras que contribuiu para diminuir sensivelmente o preconceito racial, levando os senhores a dispensarem um tratamento humanitrio aos seus escravos. d. a arte barroca de Aleijadinho, profundamente influenciada pelos dogmas religiosos da poca, que foi colocada a servio da rica elite local, traduzindo um sentimento de conformismo e aceitao da ordem social vigente. e. a sociedade urbanizada e heterognea, formada por comerciantes, funcionrios reais, artesos, profissionais liberais e escravos, na qual a riqueza proporcionada pelo ouro, diamantes e comrcio estavam concentrados nas mos de poucos, contrastando com a misria da maioria da populao.

25

CGE 2066

62. O tenentismo foi um movimento que ganhou fora entre militares de mdia e baixa patente durante os ltimos anos da Repblica Velha. No momento em que surgiu o levante dos militares, a inconformidade das classes mdias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura poltica do pas se expressava. Ao mesmo tempo, o tenentismo era mais uma clara evidncia do processo de diluio da hegemonia dos grupos polticos vinculados ao meio rural brasileiro. Influenciados pelos anseios polticos das populaes urbanas, os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favorveis s tendncias polticas republicanas liberais. Entre outros pontos, reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critrios mais justos ao cenrio poltico nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vrios episdios de fraude e corrupo que marcavam as eleies.
Fonte: Disponvel em: <http://brasilescola.com/historiab/tenentismo.htm>. Acesso em: 05/11/2011.

No contexto histrico da Repblica Velha do Brasil, podemos citar como pontos fortes da atuao do movimento tenentista a. b. c. d. e. a Revolta da Armada e a Guerra de Canudos. a Revolta Farroupilha e a Cabanagem. a Revolta dos 18 do Forte e a Coluna Prestes. a Guerra do Contestado e a Revolta da Vacina. a Revoluo Constitucionalista e a Revolta da Chibata.

G E O G R A F I A

63. Observe a tabela abaixo. Consumo de Energia por Tipo - 2009 Tipo Derivados de petrleo Gs natural Carvo Biomassa Outras** Mundo (1) 41,6% 15,6% 9,8% 12,7% 3,1% Brasil (2) 41,7% 6,9% 4,4% 27,9% 2,5%

(1) Agncia Internacional de Energia (2) Ministrio de Minas e Energia ** Inclui energias geotrmica, solar, elica e trmica Fonte: adaptado de: Almanaque Abril. 2011.

De acordo com seus conhecimentos geogrficos e com as informaes da tabela, conclui-se que o consumo de a. b. c. d. e. energias renovveis no Brasil maior do que no mundo. energias renovveis maior no mundo do que no Brasil. carvo apresenta maior percentual em ambas localidades. energias no renovveis no mundo menor do que no Brasil. biomassa, especificamente, maior no mundo do que no Brasil.

26

CGE 2066

Os textos abaixo se referem questo 64.

Texto I
O efeito da cobertura do solo na reduo da velocidade do escoamento superficial da gua explicado pela tortuosidade dos caminhos a serem percorridos pelo fluxo, imposta pelos resduos, bem como pela barreira fsica proporcionada pelos resduos vegetais, impedindo o livre escoamento da gua, sendo que esta reduo tanto maior quanto maior for a quantidade de resduos vegetais ou culturais na superfcie (Carvalho et al., 1990; Levien et al., 1990; Reichert & Cabeda, 1992; Anjos et al., 1994 e Steiner, 1994).
Fonte: Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662002000100024>. Acesso em: 10/09/2011.

Texto II
A utilizao do plantio em nvel, em substituio ao plantio morro abaixo, tem demonstrado boa eficincia no controle das perdas por eroso, com reduo das perdas de solo entre 40 e 50% (Mondardo et al., 1978; Bertoni & Lombardi Neto, 1985; Margolis et al., 1985; Silva et al., 1989 e Margolis et al., 1991).
Fonte: Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662002000100024>. Acesso em: 10/09/2011.

64. Considerando os textos acima, possvel afirmar que a. a cobertura do solo no influencia na velocidade de escoamento superficial da gua. b. o plantio morro abaixo mais eficiente na proteo do solo, pois a gua segue o mesmo sentido. c. a tcnica de plantio no interfere na proteo do solo, bastando estar coberto pela cultura. d. o plantio em nvel ajuda a reduzir a perda de solo e, consequentemente, a eroso. e. a perda de solo sempre 40% inferior em reas de baixa declividade, quando comparada perda em reas de alta declividade. 65. Atualmente, o Brasil ocupa a 5a posio como pas mais populoso e est apenas atrs da China, ndia, Estados Unidos e Indonsia. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), a populao brasileira de 2010 de, aproximadamente, 193.252.604. O crescimento populacional das ltimas dcadas deve-se principalmente: a. ao crescimento vegetativo, visto que os fluxos migratrios ocorreram com mais intensidade at meados do sculo passado. b. ao desenvolvimento econmico, que propiciou melhores condies de vida, aumentando a expectativa de vida do brasileiro para 85 anos. c. ao crescimento vegetativo, visto que a sada de pessoas do pas ocorreu com maior intensidade somente na Regio Norte. d. ao desenvolvimento industrial dos ltimos anos, que trouxe inmeros trabalhadores para o nosso pas, aumentando o ndice de natalidade entre as famlias dos estrangeiros no Brasil. e. ao desenvolvimento econmico, que propiciou aumento de filhos nas famlias, incentivando a adoo. 66. H quem diga que a Globalizao no um acontecimento recente. Afirma-se que ela se iniciou j nos sculos XV e XVI com a expanso martimo-comercial europeia. Porm, com o passar do tempo sofreu diversas modificaes, como por exemplo, a. b. c. d. e. o investimento das potncias europeias no agronegcio. a velocidade da comunicao e os avanos tecnolgicos. a ampliao da participao do Estado na vida econmica da populao. o fortalecimento das naes com o processo de industrializao recente. a presena de investidores no fornecimento de matrias-primas e na manufatura.

27

CGE 2066

67. Assinale a alternativa que indica corretamente o fenmeno representado no esquema a seguir.

Fonte: Disponvel em: <http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/ilha_de_calor>. Acesso em: 05/11/2012.

a. b. c. d. e.

Veranico. Efeito estufa. Ilha de calor. Aquecimento global. Aquecimento urbano.

68. Analise a pirmide etria a seguir.

Fonte: Disponvel em: <http://geoescola.org//images/rsgallery/original/Pirmide%20etria%20Alemanha%202009.jpg>. Acesso em: 05/11/2012.

Assinale a alternativa que revele a principal razo para a diferena substancial entre as populaes masculina e feminina com mais de 74 anos expressa na pirmide etria acima. a. As mulheres alems, por beberem menos, sofrem menos de problemas cardiovasculares e, por isso, vivem mais. b. A grande imigrao de homens em busca de emprego em outros pases da Europa Ocidental gerou a disparidade mencionada. c. Na Alemanha h mais mulheres que homens porque, por razes genticas, houve maior nascimento de mulheres do que de homens. d. A diferena na quantidade de homens e mulheres com mais de 74 anos resultado das altas taxas de natalidade da antiga Alemanha Oriental. e. Grande parte da populao masculina alem morreu na 1a e 2a Guerras Mundiais, por isso a populao feminina com mais de 74 anos maior.
28

CGE 2066

69. (...) Quando a Unio Europeia (UE) se expandiu em 2004, milhes de europeus orientais se dirigiram Europa Ocidental em busca de emprego. (...)
Fonte: Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,imigrantes-do-leste-voltam-paracasa,230256,0.htm>. Acesso em: 10/09/2011.

O processo migratrio indicado na afirmao acima deveu-se a. queda do Muro de Berlim, criado para separar o Ocidente, capitalista, do Oriente, socialista durante a Guerra Fria. b. entrada de vrios pases da Europa Oriental na Unio Europeia, eliminando barreiras circulao de seus trabalhadores. c. ao desemprego provocado no Leste Europeu com a implantao de novas tecnologias pelas empresas ocidentais que ali se instalaram. d. retomada do crescimento econmico na Europa Ocidental e falta de mo de obra qualificada para ocupar os novos postos de trabalho. e. uma poltica de reparao dos danos causados pela 2a Guerra Mundial aos pases da Europa Oriental, oferecendo empregos para sua populao. 70. Sobre o Mercosul (Mercado Comum do Sul), pode-se afirmar que: I. Foi institudo em maro de 1991, por meio da assinatura do Tratado de Assuno pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. II. O objetivo desse acordo foi estabelecer a livre circulao, entre os pases membros, de bens e servios, de mo de obra e de capital. III. Em 2004, os quatro presidentes dos pases-membros assinaram o protocolo de adeso plena da Colmbia ao Mercosul, porm, at o final de 2010, isso no tinha acontecido na sua plenitude. A alternativa correta : a. b. c. d. e. I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas.

29

You might also like