You are on page 1of 3

CTH Saneamento Prof.

Felipe Krger Leal

gua e meio ambiente


1. Uso de gua
A gua extremamente importante para manuteno da vida. Sendo o veculo de entrada de substncias dissolvidas e tambm de sada de substncias indesejveis. A gua extremamente importante para o organismo, ela serve como veculo para transporte de alimento, oxignio e sais minerais. Ainda tem como funo de retirar compostos indesejveis do corpo. Apresenta ainda importante papel na regulao trmica do organismo. O ser humano deve ingerir no mnimo 2,5 litros de gua por dia, na forma lquida ou de alimentos. A carncia de gua, ou desidratao pode causar diversos males no organismo, que varia de acordo com a falta: o o o o o o o Perda de 1% a 5% de gua; Sede, pulso acelerado, fraqueza; Perda de 6% a 10% de gua; Dor de cabea, fala confusa, viso turva; Perda de 11% a 12% de gua; Delrio, lngua inchada, morte; Uma pessoa pode suportar at 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber gua.

A gua ainda utilizada para preparao de alimentos, higiene pessoal, limpeza e afastamento de dejetos. Cada tipo de uso de gua tem uma qualidade mnima requerida. A gua de abastecimento que entregue nas residncias tem a qualidade para o uso mais nobre, tambm o mais restritivo: o uso para saciar a sede e preparao de alimentos.

1.1.

Propriedade fsica da gua.

A gua na natureza encontrada nos trs estados usuais da matria: slido, lquido e gasoso. mais abundante no estado lquido, o que possibilita desenvolvimento de seres em seu meio e seus diversos usos. Apresenta maior densidade na forma de slida, o que observado quando coloca-se uma pedra de gelo num copo com gua temperatura ambiente. Para elevar a gua 1 C de 1

CTH Saneamento Prof. Felipe Krger Leal temperatura na fase lquida necessria 1 caloria. J para evaporao so necessrias 540 calorias por 1 g de gua. Sua capacidade de conduzir calor (condutividade trmica) e de estocar calor (capacidade calorfica) tambm nica, e possibilitam a dissoluo de substncias vitais para a vida. A gua um solvente universal, capaz de dissolver a maioria das substncias devido a sua assimetria de cargas, que dissociam as substncias. A gua diferente da maioria das substncias similares lquida (conforme figura , esta caracterstica se deve caracterstica da gua de se ligar com outras molculas de gua, formando uma massa lquida uniforme.

1.2.

Uso e distribuio da gua

A disponibilidade de gua no mundo enorme, fcil pensarmos nos oceanos, com quantidade quase infinita de gua. No entanto esta gua no pode ser bebida, pois causaria desidratao. Podemos observar no quadro abaixo que os oceanos contm 97,5% da gua no planeta, conforme figura abaixo. H ainda grande quantidade de gua nas geleiras, que mesmo sendo doces esto fora de alcance devido ao elevado custo de transporte, cerca de 1,8% . A gua para abastecimento humano deve ser proveniente dos mananciais de gua doce, ou seja, proveniente de rios e lagos ou gua subterrnea, esta representa 0,615% da gua presente em nosso planeta. No entanto 0,6% do total representam guas doces subterrneas, ou seja, que no esto ao alcance de maneira prontamente disponvel, necessitando perfurao e bombeamento. Do total apenas 0,015% encontram-se em formas de gua doce superficial, rios e lagos. De longe os lagos representam maior abundncia, no entanto, estes esto mal distribudos, localizando-se em poucos locais, exemplo dos Grandes Lagos da Amrica do Norte e do mar Cspio, maior lago do nosso planeta.

CTH Saneamento Prof. Felipe Krger Leal

A gua ainda mal distribuda, nosso pas um excelente exemplo, a Regio Amaznica possui apenas 5% da populao do Brasil, mas abriga 9,6% da gua doce do mundo. J o restante do pas (95%) da populao possui 2,4% da gua doce disponvel no planeta. A gua, no entanto, alm de mal distribuda em nosso pas, onde 95% da populao recebem apenas 20% da gua potvel ainda apresenta outro problema: a qualidade. A qualidade da gua fundamental para que tecnologias convencionais de tratamento possam ser utilizadas para o tratamento e disponibilidade de gua com caractersticas adequadas para a populao. aconselhvel que a gua seja em caractersticas adequadas, ou seja, que apresente reduzido teor de slidos e matria orgnica, para que no haja uso excessivo de coagulante que representariam elevao dos custos do tratamento. aconselhvel ainda que alguns compostos no estejam presentes na gua captada pois processos convencionais de tratamento no os removem da gua. A qualidade de gua ainda fundamental para a agricultura, recomendando-se que est possua quantidade reduzida de sal, pois este provocaria a salinizao do solo. O sal ainda indesejado em indstrias, pois causaria incrustaes e ferrugem em maquinrios e entupimento em vlvulas. Por estas razes fundamental a retirada do sal para uso de gua do mar. J existem alguns processos que realizam a retira de sal. O mais antigo o processo de destilao, onde a gua evaporada e aps condensada, ficando o sal retido no recipiente de aquecimento. Outro processo recentemente desenvolvido o processo por membrana ou ultrafiltrao, onde uma membrana (ultramembrana) ultrafina

You might also like