You are on page 1of 18

PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais

FOR MSS - 0104/00.00 DATA: 22/04/2008

[Clique aqui e digite o nome da empresa]

PPRA

[Clique aqui e digite o perodo de vigncia]

PPRA - PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS

[Clique aqui e digite o nome da empresa] Numero de Colaboradores: Masculinos: [Clique aqui e digite o N de Colaboradores MASCULINOS da empresa] Feminino: [Clique aqui e digite o N de Colaboradores Femininos da empresa]

Endereo: Cidade: Bairro: C.E.P: Telefone: C.N.P.J: C.N.A.E:

[Clique aqui e digite o ENDEREO da empresa] [Clique aqui e digite a CIDADE da empresa] [Clique aqui e digite o BAIRRO da empresa] [Clique aqui e digite o CEP da empresa] [Clique aqui e digite o TELEFONE da empresa] [Clique aqui e digite o C.N.P.J. da empresa] [Clique aqui e digite o C.N.A.E. da empresa]

Grau Risco: [Clique aqui e digite o GRAU DE RISCO da empresa]

INTRODUO

DOCUMENTO BASE 1 - Introduo e Objetivos 2 - Regras Gerais de Segurana 3 - Organizao 3.1 - Atribuio de Responsabilidades 3.1.1 - Responsabilidades dos Gestores 3.1.2 - Responsabilidade de todos os colaboradores 3.1.3 - Responsabilidades da CIPA e seus membros 3.2 - Integrao 3.2.1 - Integrao Interna 3.2.2 - Integrao Externa 3.3 - Participao dos colaboradores e Comunicao de Riscos 3.4 - Documentao e Manuteno dos Registros 3.5 - Treinamento de Pessoal 3.6 - Estrutura do PPRA 4 - Desenvolvimento do PPRA 4.1 - Antecipao dos Riscos 4.2 - Reconhecimento dos Riscos 4.3 - Avaliao dos Riscos e Indicao de Prioridades de Ao 4.4 - Tomada de Decises e Elaborao do Plano de Ao Anual 4.5 - Implementao das Aes Programadas - Avaliaes Quantitativas 4.6 - Monitorao das Exposies 4.7 - Inspeo e Avaliao da Eficcia das Medidas de Controle 4.8 - Medidas de Controle

5 - Periodicidade e Forma de Avaliao do PPRA 5.1 - Avaliao Anual 6 - Declarao

PPRA - PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS

1 - Introduo e Objetivos
Este o Documento Base do PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA da MRS LOGSTICA S/A conforme o disposto na NR 9 da portaria 3214 do Ministrio do Trabalho. O Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) tem como objetivos principais: Garantir a salubridade nos locais de trabalho; Prevenir os riscos ocupacionais capazes de provocar doenas profissionais; Controlar os riscos ambientais capazes de causar danos sade do trabalhador; Assegurar aos trabalhadores padres adequados de sade e bem estar no ambiente de trabalho; Proteo do meio ambiente e dos recursos naturais.

O DOCUMENTO BASE tem o objetivo de simplificar o conjunto das principais etapas relativas ao gerenciamento dos riscos ambientais que possam afetar a sade e a integridade fsica dos empregados, bem como apresentar e documentar o contedo do PPRA, em seu mbito geral.

2 - Regras Gerais de Segurana


A [Clique aqui e digite o nome da empresa], empresa de [Clique aqui e digite o ramo de atividade da empresa], assume o compromisso de conduzir suas atividades, assegurando o cumprimento legislao, s normas aplicveis e aos demais requisitos subscritos de modo a preservar o meio ambiente, possibilitar um alto nvel de segurana e sade para seus colaboradores e garantir um padro de excelncia na qualidade de seus processos, de modo a agregar valor ao negcio. Este compromisso ser cumprido pelo relacionamento estreito e de forma contnua com seus clientes, acionistas, colaboradores e as comunidades onde atua.

Os compromissos com a Qualidade, o Meio Ambiente, a Segurana e a Sade Ocupacional, so assumidos por sua Direo, que disponibiliza os recursos humanos e materiais necessrios para alcan-los.

3 - Organizao 3.1.1 - Responsabilidades dos Gestores Providenciar direo poltica e planejamento Coordenar o desenvolvimento e implantao do PPRA Rever informaes sobre o controle do programa Delegar responsabilidades e autoridade Alocar recursos financeiros necessrios execuo Proporcionar suporte ativo ao programa, em particular, servios especializados externos quando necessrio. Supervisionar a execuo das atividades deste programa

3.1.2 - Responsabilidade de todos os Colaboradores Relatar fatores ou situaes que considerar de risco ao seu supervisor ou gerente Relatar acidentes ocorridos ao seu supervisor ou gerente; Seguir todas as regras e procedimentos da companhia Usar mquinas, equipamentos e materiais, somente se autorizado Seguir os procedimentos de sua tarefa conforme treinamento recebido Cooperar com a CIPA na execuo de suas tarefas

3.1.3 - Responsabilidades da CIPA e seus Membros Manter as reunies regulares e elaborar atas, conforme previsto em lei (NR-5) Participar das investigaes de acidentes ou incidentes e doenas ocupacionais, com e sem afastamento; Fazer recomendaes sobre segurana e sade.

3.2 - Integrao 3.2.1 - Integrao Interna Este documento parte complementar de outros programas e aes na rea de Segurana e Sade dos empregados desenvolvidos na empresa, em particular o PCMSO - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, previsto na NR-7. O PPRA articula-se principalmente com o PCMSO de modo a se completarem, pois o PPRA tem foco no ambiente de trabalho e o PCMSO tem foco no empregado. Atualmente, o programa de medicina ocupacional que est sendo desenvolvido pela rea de medicina do trabalho estar sendo articulado com o trabalho de avaliao ambiental, Para tanto, os riscos ambientais identificados devero ser informados e discutidos com o mdico do trabalho, a fim de otimizar o conjunto de exames e acompanhamentos necessrios para a adequada avaliao da sade dos empregados. Paralelamente, os principais desvios da sade encontrados nos exames peridicos, fornecero indicaes das provveis reas de riscos mais crticas para a empresa. Deste modo maximiza-se o uso de informaes disponveis em prol de uma efetiva preveno de ocorrncia de desvios de sade, atravs de um bem sucedido controle de riscos ambientais.

3.2.2 - Integrao Externa O PPRA, alm de cumprir com um requisito legal, est disponvel para os rgos fiscalizadores, para o representante dos empregados e para o sindicato.

3.3 - Participao dos Colaboradores e Comunicao de Riscos A participao dos colaboradores no processo de identificao de situaes de risco e proposio de medidas de controle ser garantido atravs do dilogo contnuo com seu supervisor, gestor de rea ou membros da CIPA. Na etapa de reconhecimento de riscos e priorizaro de aes ser considerada a percepo de riscos dos empregados, expressa no Mapa de Risco elaborado pela CIPA com a participao dos demais empregados e tcnicos de segurana do trabalho. Cada empregado ser informado dos riscos de segurana do trabalho em sua contratao e durante os treinamentos recebidos, bem como atravs de orientaes de seus supervisores. O documento base e suas alteraes e complementaes devero ser apresentados e complementaes devero ser apresentados e discutidos na CIPA, sendo sua cpia anexada ao livro de atas desta comisso.

3.4 - Documentao e Manuteno dos Registros

Todos os documentos relativos ao PPRA estaro arquivados junto ao [Clique aqui e digite o nome do setor onde o PPRA ficar armazenado] e devero estar sempre acessveis aos membros da CIPA, aos empregados ou seus representantes e aos rgos de fiscalizao. Os seguintes documentos devero estar arquivados: Documento Base do PPRA e seus anexos Relatrio Tcnico de Identificao e Avaliao dos Riscos Ambientais Plano de Ao Anual Procedimentos escritos contendo Normas de Segurana Relatrios de inspees internas Registro dos treinamentos recebidos 3.5 - Treinamento de Pessoal Em relao ao pessoal, todos os colaboradores recebero treinamentos de forma a assegurar que todos estejam informados sobre os materiais e equipamentos com os quais esto trabalhando.

3.6 - Estrutura do PPRA Estratgia e metodologia de ao consiste na coleta de informaes junto aos empregados sobre seu local de trabalho, condies ou esforos que possam gerar efeitos adversos sua sade; Avaliao qualitativa e quantitativa dos agentes agressivos, sua concentrao no ambiente de trabalho, propriedades fisico-qumicas, limites de tolerncia, etc... Auditorias e inspees nos locais de trabalho. O PPRA ser revisado anualmente, ou sempre que houver alterao significativa dos riscos existentes. Estabelecimento de prioridades para minimizao dos riscos, suas metas e respectivo cronograma.

4 - Desenvolvimento do PPRA 4.1 - Antecipao dos Riscos A antecipao dos riscos ser efetuada atravs da avaliao e do estudo de todas as modificaes e novos projetos que venham ocorrer no ambiente ocupacional. Esta avaliao dever ser feita com enfoque nos riscos ocupacionais e, quando necessrio, envolver uma pessoa com conhecimento tcnico do assunto. O responsvel da empresa

dever assegurar que toda modificao e/ou novo projeto a ser implantado seja avaliado preliminarmente com relao aos riscos potencialmente presentes.

4.2 - Reconhecimento dos Riscos O reconhecimento e identificao dos riscos ambientais requerem a aplicao de uma ferramenta especfica que auxilie a sistematizar os riscos no ambiente de trabalho e apresente, como resultado as prioridades de controle ambiental do ponto de vista tcnico. O reconhecimento dos riscos ser um processo contnuo da empresa. Ele inclui dois componentes: a caracterizao dos processos e atividades, e dos riscos a eles associados e a caracterizao das exposies para cada funo. a) Caracterizao do processo Consiste na descrio do processo desde a entrada da matria prima at a sua expedio final, indicando para cada etapa os riscos associados (caracterizando os agentes, possveis fontes e trajetrias de contaminao, medidas preventivas adotadas e a adequao das mesmas). b) Caracterizao das funes Para cada funo sero relacionadas as diferentes atividades ou tarefas, os riscos associados (caracterizando as exposies a agentes ambientais) e as medidas preventivas adotadas ou recomendadas para se evitar ou minimizar as exposies, quer sejam de carter coletivo ou individual.

4.3 - Avaliao dos Riscos e Indicao de Prioridades de Aes Neste primeiro momento as sugestes contidas no plano seguiro critrios estritamente tcnicos. No sero considerados aspectos de viabilidade econmica ou disponibilidade de solues no mercado. Tais aspectos sero considerados quando da definio do plano de ao anual efetivo, com a indicao de cronograma e responsveis pela implementao.

4.4 - Tomada de Decises e Elaborao do Plano de Ao Anual Do ponto de vista tcnico e de preveno da ocorrncia de leses e doenas ocupacionais, as recomendaes que constam da sugesto do Plano de Ao Anual representam as possveis solues tendo em vista toda a caracterizao dos riscos ambientais realizada e a priorizao dos mesmos. No levam em considerao, neste primeiro momento, os aspectos de viabilidade econmica ou disponibilidade de solues e servios do mercado.

Com base no documento acima, aliado perspectiva de negcios da empresa e as regulamentaes atuais, ser gerado um Plano de Ao Anual final que representar o compromisso da companhia em relao ao gerenciamento/controle dos riscos ambientais existentes. Neste plano sero indicados os cronogramas de execuo das aes e os responsveis.

4.5 - Implementao das Aes Programadas - Avaliaes Quantitativas e Medidas de Controle As aes relativas ao gerenciamento e controle dos riscos ambientais sero implantadas de acordo com o cronograma, a alocao de recursos e a atribuio de responsabilidades.(de realizar e/ou gerenciar e acompanhar) discriminadas no Plano de Ao Anual. O acompanhamento das medidas implantadas ser feito atravs da planilha que consta do plano de ao.

4.6 - Monitorao das Exposies O Relatrio Tcnico de Reconhecimento e Avaliao dos Riscos Ambientais identifica quais agentes, situaes, tarefas e/ou grupos homogneos de risco que necessitam de avaliao Aps a finalizao das aes contidas no Plano de Ao Anual ser realizada uma avaliao qualitativa para verificao da eficincia das medidas implantadas e, quando necessrio, ser recomendada avaliao quantitativa (monitorao ambiental do agente) para confirmar e/ou documentar a eficincia da medida adotada, que ser realizada atravs dos seguintes critrios:

4.7 - Inspeo e Avaliao da Eficcia das Medidas de Controle As inspees sobre as condies de higiene e segurana, bem como a observncia dos procedimentos implantados ser feita: Rotineiramente, pelos responsveis de cada setor no que diz respeito aos riscos nele existentes e semestralmente pelo SESMT da empresa.

4.8 - Medidas de Controle Sempre que for identificado, agentes que de alguma forma possam prejudicar a sade ou o bem estar do trabalhador, sero tomadas medidas necessrias para seu controle, atravs de programas especficos, descritos a seguir. Quando no for possvel a sua eliminao sero utilizados Equipamentos de Proteo Individual - EPI para neutralizar ou minimizar a ao desses agentes. As eficcias dessas medidas sero avaliadas tecnicamente com a utilizao

de equipamentos especficos e acompanhada pelo Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO.

5 - Periodicidade e Forma de Avaliao do PPRA 5.1 - Avaliao Anual Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez por ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades.

6 - Declarao Este o documento base do planejamento anual do Programa de Preveno de Riscos Ambientais conforme as exigncias do item 9.2 da Norma Regulamentadora N. 9 (NR-9) da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho. Representa o compromisso da empresa no perodo indicado visando a preservao da sade e da integridade de seus empregados. Descreve as aes principais a serem desenvolvidas pela empresa com indicao das metas, prioridades, estratgia e metodologia da ao, cronograma, responsveis pela execuo. O planejamento dessas aes teve como base o relatrio tcnico de reconhecimento e avaliao dos riscos ambientais. O acompanhamento da implementao das aes programadas ser feito utilizando os cronogramas de aes.

[Clique aqui e digite o nome do responsvel pelo PPRA] [Clique aqui e digite TST ou ENG] DE SEGURANA DO TRABALHO

PPRA - Divulgao

FOR MSS - 0104/00.00 DATA: 22/04/2008

A seguir, os temas para as reunies de divulgao do PPRA e seus riscos. Todas as reunies de divulgao devero ser registradas no formulrio de DDS. 1 Reunio: Tema: Cronograma de avaliao do programa Objetivo: Divulgar o cronograma de avaliao do PPRA bem como o plano anual de atividades

2 Reunio: Tema: Caracterizao dos Riscos no Ambiente de Trabalho Objetivo: Esta reunio visa informar aos colaboradores da [Clique aqui e digite o nome da empresa] os riscos caracterizados nos locais de trabalho bem como sua classe e as medidas de controle para cada um deles. Amparo Legal: Lei 6514/Portaria 3214- NR 9 item 9.3.1" O Programa de Preveno de Riscos Ambientais" dever cumprir as seguintes etapas: letra"f"registro e divulgao de dados. Outras Informaes: Estamos divulgando os dados de nosso programa e informando que nosso PPRA permanece no setores e na segurana do trabalho e est livre para consulta de qualquer colaborador que se interesse.

3 Reunio: Tema: Proteo Auditiva Objetivo: Este treinamento visa informar aos colaboradores da [Clique aqui e digite o nome da empresa] sobre os riscos caracterizados nos locais de trabalho -nesta etapa - RUDO bem como medidas de controle. Amparo Legal: Lei 6514/Portaria 3214- NR 9 item 9.3.1" O Programa de Preveno de Riscos Ambientais" dever cumprir as seguintes etapas: alnea "f" registro e divulgao de dados. Contedo: O som - O Rudo - Monitoramento - Preveno - Medidas Administrativas Utilizao de Proteo Individual _ Manuteno , Conservao e Higienizao dos Protetores Individuais.

4 Reunio: Tema: Riscos Fsicos Rudo Efeitos do Rudo sade com os respectivos nveis e sensaes Efeitos no trabalho: Problemas na comunicao ( o 1 Sintoma visvel) Desconforto e cansao Baixo rendimento Efeitos no Organismo: Alteraes Menstruais Zumbidos no ouvido Ansiedade e tenso Estreitamento dos vasos sanguneos e aumento da presso sangunea Nveis de rudo e nossas sensaes: 20dB Muito baixo: Som levemente audvel 40db Moderado: Som de lugar tranquilo 75dB Alto: Rudo normal de uma cidade 90dB Muito Alto: Exposies prolongadas podem causar perda auditiva (som de lixadeira) 110dB Ensurdecedor: O rudo deste nvel causa sensao de extremo desconforto (som de um martelete pneumtico) 130dB Doloroso: Para a maioria das pessoas este o nvel onde h incio da dor. (geralmente encontrado em danceterias) 140dB Insuportvel: Uma simples exposio pode causar perda auditiva permanente.

5 Reunio: Tema: Riscos Fsicos Rudo "Como se proteger do rudo" Uma maneira de se proteger dos efeitos do rudo a utilizao de protetores auditivos.E como identificar um bom protetor auditivo? O uso do protetor auditivo adequado depende do tipo de rudo e das condies de trabalho, portanto, deve ser identificado pelo responsvel da rea de segurana do trabalho de sua empresa. Um ponto muito importante o tempo de uso do equipamento de proteo individual (EPI) pelo trabalhador. Quanto mais confortvel e prtico para usar maior ser o tempo de uso e a proteo. Ao escolhermos um protetor auditivo devemos considerar os seguintes critrios: Vedao:O protetor deve ter boa vedao tampando bem a entrada do rudo ao ouvido.

Eficincia: deve proporcionar o nvel de atenuao necessrio para a situao de risco encontrada. Um protetor auditivo pode ter baixa ou alta atenuao e pode ser igualmente eficiente dependendo do nvel do rudo no ambiente. Conforto: Como o usurio precisa usar o protetor todo o tempo em que estiver exposto ao barulho, importante que o protetor seja leve, confortvel durante o uso sem machucar o ouvido.

6 Reunio: Tema: Riscos Fsicos Rudo "Formas e sinais de perda auditiva" Trauma Acstico: a perda auditiva repentina causados por rudos de impacto como exploses. Ex: exploses de dinamite, bombas e rojes. Perda Auditiva Temporria: Ocorre aps exposio a rudo intenso, mesmo por curto perodo de tempo. A audio volta ao normal aps algum tempo longe do rudo. Ex: discoteca e trio eltrico. Perda Auditiva Permanente: Ocorre pela exposio repetida, durante longos perodos, a rudos de alta intensidade. irreversvel, pois destri as clulas auditivas. Ex:Trabalho em ambiente ruidoso. SINAIS DE PERDA AUDITIVA Zumbidos ou sons estranhos no ouvido. So notados, geralmente, depois do perodo de trabalho, em ambientes silenciosos ou ao dormir; Incapacidade de ouvir sons baixos ou de alta frequncia; Dificuldade em ouvir e entender uma conversa ou falar ao telefone; Os sons so percebidos de forma abafada. O GRANDE PROBLEMA LIGADO AO RUDO QUE OS SEUS EFEITOS NO SO IMEDIATOS, OU SEJA, A PERDA DA AUDIO OCORRE AOS POUCOS E VAI AUMENTANDO COM O PASSAR DO TEMPO QUANDO SE D CONTA, NO EXISTE CURA OU TRATAMENTO POIS A SITUAO IRREVERSVEL. 7 Reunio: Tema: Riscos Qumicos "Diagnstico do risco" A ao da substncia no corpo vai depender muito das suas caractersticas qumicas. Quando por exemplo usamos uma substncia que tem cheiro forte, e respiramos este vapor, poderemos ter dor de cabea, tontura, enjo, etc. Existem algumas doenas devido ao trabalho sem cuidado com o produto qumico, que as vezes s aparecem depois de muitos anos de trabalho. Nestes casos podem aparecer problemas na pele, no estmago, rins, fgado e sangue.

8 Reunio: Tema: Riscos Qumicos "Efeitos a curto prazo e crnicos no organismo" FATORES AMBIENTAIS: Os fatores ambientais so aqueles que esto presentes no ambiente de trabalho,incluindo aqui os produtos qumicos.

PRODUTO QUMICO: Como j vimos o tipo de dano pode ocorrer depende em primeiro lugar do tipo de substncia com a qual estamos lidando. Algumas podero provocar queimaduras, outras irritaes, asfixias (quando a pessoa fica sem poder respirar), problemas na pele, tonturas Algumas causam intoxicao aguda, isto , ns comeamos a sentir os danos assim que o produto penetra no corpo. Este tipo de intoxicao ocorre por exemplo, quando entramos em um local fechado, como uma garagem onde um carro fica funcionando algum tempo. O esforo fsico exercido durante o trabalho tambm pode aumentar a probabilidade do trabalhador apresentar algum dano.Isto porque quando fazemos um trabalho leve ns respiramos muito mais devagar do que quando o trabalho pesado. 9 Reunio: Tema: Riscos Qumicos "Como controlar o risco" Controlar o risco significa diminuir, se possvel eliminar, a possibilidade do produto qumico vir a provocar um dano. Reconhecimento do risco: Precisamos conhecer quais os produtos qumicos que vamos manusear durante nosso trabalho. Para os produtos que j esto prontos e embalados estas informaes ns conseguimos lendo primeiro o rtulo do produto.Isto se for um rtulo bem feito. Podemos tambm conseguir mais informaes de segurana de produto qumico (FISPQ). Depois de saber o que existe, e o que as substncias podem causar necessrio avaliar, isto , saber que risco esto correndo os trabalhadores com estes produtos. Se ele corre um risco pequeno, mdio ou grande.

PPRA Reconhecimento de Riscos

FOR MSS - 0104/00.00 DATA: 22/04/2008

RECONHECIMENTO DOS RISCOS SETOR: DESCRIO DAS ATIVIDADES: DESCRIO DO LOCAL DE TRABALHO: MQUINAS, EQUIPAMENTOS DO POSTO DE TRABALHO:
TRAJETRIA E FONTE MEIOS DE GERADORA PROPAGAO NO AMBIENTE

FUNO: N DE EMPREGADOS EXPOSTOS:


Referencia Posto de Trabalho no Laudo:

Data do Laudo:

MEDIDAS DE CONTROLE FORMA DE EXPOSIO


ANLISE QUALITATIVA/ QUANTITATIVA

AGENTE

RISCO

EFEITO SADE

EPC MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

EPI

OBSERVAES:

Coordenao:

Colaborao:

PPRA Plano de ao anual


riscoCategoria do

FOR MSS - 0104/00.00 DATA: 22/04/2008

Item

Ao

Meta

Estratgia metodologia

Aes do Programa (planejamento)

Responsvel

Prioridade

Ano:
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

P 1 R

P 2 R

P 3 R

1 2 3

G C M

LEGENDA DE PRIORIDADE GRAVE CRTICO MODERADO

LEVE

You might also like