You are on page 1of 17

Definio do perfil do processo de Gerncia de Projetos

Nveis de Capacidade - reas de Conhecimento - Prticas

Situao Atual

Final

Fase 0

Situao Alvo Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs da capacidade individual.

Nvel 2 - Processo Consistente Gerncia do Escopo Gerncia do Tempo Gerncia do Custo Gerncia da Qualidade Padres de qualidade so definidos para os produtos do projeto. Inspees e auditorias so utilizadas para identificar no conformidades. Gerncia dos Recursos Humanos Os papis, as responsabilidade e as atribuies dos membros da equipe do projeto so estabelecidas utilizando uma matriz de responsabilidade ou ferramenta similar. A formao, o desenvolvimento e o desempenho da equipe do projeto gerenciado. Gerncia das Comunicaes Gerncia dos Riscos Gerncia das Aquisies Gerncia da Integrao

Nvel 3 - Processo Integrado Gerncia do Escopo Gerncia do Tempo

Pgina 1 de 17

Definio do perfil do processo de Gerncia de Projetos

Nveis de Capacidade - reas de Conhecimento - Prticas


Gerncia do Custo Gerncia da Qualidade Gerncia dos Recursos Humanos Gerncia das Comunicaes Gerncia dos Riscos Gerncia das Aquisies Gerncia da Integrao

Situao Atual

Final

Fase 0

Situao Alvo Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Nvel 4 - Processo Abrangente Gerncia dos Recursos Humanos Gerncia dos Riscos Gerncia da Integrao

Nvel 5 - Processo em Otimizao Gerncia de Projetos

Pgina 2 de 17

reas de Conhecimento
Gerncia do Escopo Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo Consistente Indivduos e grupos interesados estabelecem acordo em relao aos requisitos do projeto. A organizao segue um procedimento documentado para coletar e estabelecer os requisitos do projeto. Os gerentes dos projetos e os membros das equipes so providos com os recursos adequados para conduzir as atividades de anlise dos requisitos. Um "checklist" de requisitos utilizado em cada projeto para auxiliar o desenvolvimento dos requisitos. Os requisitos so elaborados, validados e refinados de acordo com um procedimento documentado. Informao sobre o processo de definio dos requisitos do projeto coletada e utilizada para avaliar a sua efetividade na definio dos requisitos do cliente.

Os mtodos para definir os requisitos do projeto so revistos periodicamente. Uma WBS desenvolvida para cada projeto. A organizao segue um procedimento documentado para elaborar e utilizar a WBS no planejamento e execuo do projeto. A organizao segue um procedimento documentado a respeito do propsito da Declarao do Projeto. Os gerentes dos projetos e os membros das equipes so providos com os recursos adequados para conduzir as atividades de desenvolvimento do escopo. Os gerentes dos projetos e os membros das equipes recebem treinamento no desenvolvimento e uso da WBS. Os objetivos do projeto so definidos e documentados. O projeto definido e documentado. A WBS preparada e decomposta a um nvel onde as responsabilidades especficas podem ser atribudas a um indivduo ou a uma unidade organizacional especfica. Novos elementos so adicionados WBS atravs de um procedimento definido e gerenciado. Um gerente de projeto nomeado para cada projeto. Uma Declarao do Projeto preparada para cada projeto. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade da WBS. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade da Declarao do Projeto. A WBS e a extenso de seu uso no projeto so revisadas periodicamente com o gerente do projeto e outros interessados. A Declarao do Projeto e a extenso de seu uso no projeto so revisadas periodicamente com o gerente do projeto e outros interessados.

Nvel 3 - Processo Integrado As atividades de gerncia do escopo do projeto so planejadas, controladas e ajustadas. A organizao segue um procedimento documentado para conduzir suas atividades de gerncia do escopo. Os recursos adequados so providenciados para as atividades de gerncia do escopo do projeto. Uma declarao do escopo do projeto documentada, aprovada e controlada. Um plano de gerncia do escopo domentado desenvolvido e utilizado pela equipe do projeto como base para executar as atividades de gerncia do escopo do projeto; este plano pode ser um documento isolado ou parte de um plano geral do projeto. As atividades de gerncia do escopo do projeto so executadas de acordo com o plano de gerncia do escopo do projeto. A organizao desenvolveu modelos padres de WBS para desenvolver uma WBS especfica para um projeto. A aceitao do projeto pelo cliente documetada. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade das atividades de gerncia do escopo do projeto. As atividades de gerncia do escopo so revisadas regularmente para confirmar que so executadas satisfatoriamente. O escopo do projeto acompanhado, o escopo do produto e do projeto so integrados e as mudanas so controladas. O gerente do projeto e o cliente revisam e concordam sobre todos os compromissos. Treinamento em controle de mudana do escopo providenciado para os interessados no projeto. A declarao do escopo revisada e validada com o cliente antes de ser finalizada. Um sistema de controle de mudana do escopo documentado para descrever as maneiras pelas quais o escopo do projeto pode ser mudado. Critrios de aceitao para a verificao do escopo para cada produto do projeto so definidos e aprovados pelos executores da organizao e pelos clientes antes da execuo. Um processo de verificao do escopo estabelecido. Uma orientao sobre a verificao do escopo providenciada para os interessados no projeto.

Gerncia do Tempo Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo Consistente Um cronograma estabelecido e mantido para cada projeto. A organizao segue um procedimento documentado para preparar as estimativas da durao das atividades e o cronograma do projeto.

A organizao adotou um aplicativo de software de gerncia de projetos padro para o desenvolvimento de cronogramas, o qual utilizado em todos os projetos com exceo nos considerados pequenos. Os gerentes dos projetos e os membros dass equipe recebem treinamento na utilizao do aplicativo de software de gerncia de projetos, no desenvolvimento da estimativa da durao das atividades e na preparao de cronogramas. Atividades especficas so identificadas para atender os objetivos do projeto. Dependncias entre as atividades so identificadas e utilizadas como base para o cronograma do projeto. Estimativas de durao das atividades do projeto so preparadas. O cronograma do projeto elaborado, publicado e executado. Mudanas no cronograma do projeto que afetam compromissos assumidos com os interessados no projeto so resolvidos. Informao coletada e utilizada para avaliar o uso do cronograma do projeto na gerncia do projeto. Revises peridicas com a gerncia executiva so conduzidas para garantir que a equipe do projeto segue os procedimentos de gerncia do tempo estabelecidas. Nvel 3 - Processo Integrado As atividades de gerncia do tempo so planejadas, controladas e ajustadas. A organizao segue um procedimento documentado para conduzir suas atividades de gerncia do tempo do projeto. Os recursos adequados so providenciados para a gerncia do tempo do projeto. Os membros das equipes dos projetos recebem treinamento em vrias tcnicas de programao e em controle de tempo (cronograma). Um plano de gerncia da programao documentado desenvolvido e utilizado pela equipe do projeto como base para a execuo das atividades de gerncia do tempo do projeto; este plano pode ser um documento isolado ou parte do plano geral do projeto. As atividades de gerncia do tempo do projeto so executadas de acordo com o plano de gerncia da programao do projeto. Calendrios do projeto e dos recursos que identificam os perodos quando o trabalho poder ser programado so desenvolvidos. Heursticas de nivelamento de recursos so utilizadas para desenvolver e refinar a programao se um projeto deve ser finalizado em certa data sem exceder nvel especfico de uso do recurso. Tcnicas de compresso de durao apropriadas so utilizadas quando for ncessrio abreviar a programao do projeto sem mudar seu escopo. As atividades com a menor flexibilidade de programao so identificadas. A programao carregada com recursos. Reserva na programao determinada e apropriada a cada projeto. A programao do projeto "baselined" (estabelecida como referncia) e colocada sobre o sistema de controle de mudana do projeto. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade das atividades de gerncia do tempo.

As atividades da gerncia do tempo do projeto so revisadas regularmente para confirmar conformidade com os procedimento de gerncia do tempo estabelecidas. O cronograma do projeto monitorado e controlado. A programao (cronograma) rotineiramente revisada e atualizada para incorporar os efeitos da finalizao antecipada/tardia das atividades do projeto e reavaliada para impactos sobre as atividades, marcos e compromissos futuros. Cada programao dos projetos revisada para facilitar o desenvolvimento de modelos para possvel uso em futuros projetos.

Gerncia do Custo Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo Consistente Estimativas dos custos so elaboradas e utilizadas para estabelecer o oramento do projeto. A organizao segue um procedimento documentado que aborda a estimativa dos custos e a preparao do oramento do projeto. Os gerentes dos projetos e as equipes dos projetos recebem treinamento em estimativa de custo de projeto. Estimativas do custo do projeto, incluindo premissas e restries, so preparadas utilizando um procedimento documentado. O oramento do projeto elaborado, publicado e executado. Mudanas no oramento do projeto que afetam os compromissos assumidos com os interessados no projeto so resolvidas. Informao coletada e utilizada para avaliar o processo de estimativa dos custos. As atividades de estimativa dos custos so revistas regularmente com o gerente do projeto e outros indivduos responsveis. Nvel 3 - Processo Integrado As atividades de gerncia do custo so planejadas, controladas e ajustadas. A organizao segue um procedimento documentado para conduzir suas atividades de gerncia do custo do projeto. Os recursos adequados so providenciados para a gerncia do custo do projeto. Um plano de gerncia do custo documetado desenvolvido e utilizado pelas equipes dos projetos como base para executarem as atividades de gerncia do custo do projeto; este plano pode ser um documento isolado ou parte do plano geral do projeto. As atividades de gerncia do custo so executadas de acordo com o plano de gerncia do custo do projeto. Para cada projeto, os componentes de custo que sero coletados, monitorados e analizados so identificados.

Limtes para a variao do custo so definidos e as respostas para o caso de que sejam excedidos so definidas. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade das atividades de gerncia do custo. As atividades de gerncia do custo do projeto so revisadas regularmente para confirmar que elas so executadas de acordo com os procedimentos de gerncia do custo estabelecidos. O oramento do projeto e monitorado e controlado. A organizao segue um procedimento documentado para validar e verificar as estimativas de custo de forma independente. Os gerentes dos projetos e os membros das equipes recebem treinamento em "earned value analysis" e controle geral de custo. A estimativa de custo revisada para verificar sua amplitude e completeza de forma independente. Um sistema de controle de custo estabelecido para cada projeto. Atualizaes do oramento so elaboradas para refletir mudanas autorizadas. Indicadores de programao so desenvolvidos para os projetos maiores. Indicadores de custo so desenvolvidos para os projetos maiores.

Gerncia da Qualidade Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo Consistente Padres de qualidade so definidos para os produtos do projeto. Existe uma unidade na organizao para assegurar que as atividades de garantia e controle da qualidade so executadas Os gerentes dos projetos e os membros das equipes dos projetos recebem uma orientao sobre garantia e controle da qualidade. Os requisitos da gerncia da qualidade do projeto so identificados de acordo com um procedimento documentado. Informao coletada e utilizada para avaliar a qualidade geral do produto ou servio. As atividades de inspeo so revisadas regularmente com o gerente do projeto e outros indivduos responsveis. Inspees e auditorias so utilizadas para identificar no conformidades. A organizao segue um procedimento documentado para inspees e auditorias de controle da qualidade. Os membros das equipes dos projetos recebem treinamento em mtodos de conduo de inspees e auditorias da qualidade. As inspees da qualidade so planejadas e conduzidas rotineiramente. As auditorias e as revises da qualidade so planejadas e conduzidas rotineiramente. Nvel 3 - Processo Integrado

Uma poltica para a gerncia da qualidade dos projetos e padres da qualidade so estabelecidos para o trabalho por projeto. A organizao segue um procedimento documentado para conduzir suas atividades de gerncia da qualidade dos projetos. As atividades de gerncia da qualidade so planejadas, controladas e ajustadas. Os membros da organizao recebem uma orientao sobre os padres e a poltica de gerncia da qualidade dos projetos da organizao. A organizao providencia os recursos adequados para a gerncia da qualidade dos projetos. Os membros das equipes de gerncia dos projetos recebem treinamento em gerncia da qualidade de projeto. Um plano da qualidade do projeto desenvolvido e utilizado pela equipe do projeto como base para executar as atividades de gerncia da qualidade do projeto; este plano pode ser um documento isolado ou parte do plano geral do projeto. As atividades de gerncia da qualidade so executadas de acordo com o plano de gerncia da qualidade do projeto. Os membros das equipes dos projetos utilizam ferramentas e tcnicas padres no processo de planejamento da qualidade. Informao coletada e utilizada para avaliar a aceitao da poltica de gerncia da qualidade de projeto da organizao. Informao coletada e utilizada para avaliar as atividades da gerncia da qualidade dos projetos. As atividades de gerncia da qualidade dos projetos so revistas regularmente para confirmar que as atividades so executadas de acordo com os padres da qualidade e com as polticas da qualidade da organizao. Atividades de garantia da qualidade e controle da qualidade so conduzidas em todos os projetos. A garantia e o controle da qualidade so estruturadas de modo que sejam atividades distintas porm complementares. Ferramentas de controle da qualidade so utilizadas e seus resultados so analizados. Melhorias na qualidade do projeto so identificadas e implementadas o mais cedo possvel dentro do ciclo de vida do projeto. A organizao segue um procedimento documentado que demonstra seu compromisso com as iniciativas de melhoria da qualidade nas atividades dos projetos. Os recursos adequados so providenciados para as iniciativas de melhoria da gerncia da qualidade do projeto. As atividades tcnicas do projeto so acompanhadas, desvios ou deficincias so identificadas e relatadas, e aes correctivas so levadas a efeito para suportar as melhorias da qualidade. As melhorias da qualidade so implementadas de acordo a procedimentos de controle de mudanas gerais.

Gerncia dos Recursos Humanos Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos.

Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo Consistente Os papis, as responsabilidade e as atribuies dos membros da equipe do projeto so estabelecidas utilizando uma matriz de responsabilidade ou ferramenta similar. Um gerente de projeto designado para cada projeto com a responsabilidade de alcanar as metas de custo, prazo e qualidade do projeto. Os membros das equipes dos projetos conhecem seus papis e responsabilidades especficas no projeto. Os requisitos para o pessoal do projeto so identificados. As equipes dos projetos so formadas para realizar os objetivos do projeto. Uma matriz de responsabilidade de recursos preparada. As equipes dos projetos estabelecem as regras fundamentais para sua operao no momento da formao da equipe. Os interessados no projeto so identificados e seus papis e participao so avaliadas. A formao, o desenvolvimento e o desempenho da equipe do projeto gerenciado. O treinamento necessrio para os gerentes dos projetos e membros das equipes so identificados. A organizao segue um procedimento documentado para a formao das equipes dos projetos. Os gerentes dos projetos e membros das equipes tem os requisitos tcnicos para executar o trabalho do projeto. Os recursos adequados para treinamento em gerncia de projetos so disponibilizados. Os gerentes dos projetos e membros das equipes recebem o treinamento em gerncia de projetos necessrio para participar efetivamente em projetos. Os gerentes dos projetos recebem o treinamento necessrio para gerenciar a equipe de projeto efetivamente. O treinamento necessrio para o pessoal do projeto identificado no momento da formao da equipe. As equipes dos projetos planejam seu trabalho e estabelecem compromissos. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade do processo de gerncia dos recursos humanos do projeto. Informao coletada e utilizada para avaliar se o treinamento atende as necessidades dos gerentes dos projetos e membros das equipes. Revises de projeto so conduzidas regularmente para confirmar se os procedimentos de gerncia dos recursos humanos so seguidos. Nvel 3 - Processo Integrado A organizao adapta sua estrutura organizacional para atender as necessidades do projeto. A organizao segue um procedimento documentado para conduzir suas atividades de gerncia dos recursos humanos.

atribuda a uma unidade da organizao a responsabilidade para auxiliar e assesssorar os projetos sobre as atividades e procedimentos da gerncia dos recursos humanos dos projetos. A organizao segue um procedimento documentado para utilizar vrias estruturas organizacionais em seus projetos. A organizao suporta um conjunto de estruturas organizacionais aprovadas para aplicao em situaes apropriadas. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade das estruturas da organizao para suportar os projetos. A organizao utiliza uma abordagem baseada em equipes de projeto. A organizao segue um procedimento documentado para montar equipes de projeto. Em cada equipe de projeto, atribudo a um indivduo a responsabilidade para garantir que as atividades de gerncia dos recursos humanos so executadas. Os recursos adequados so providenciados para a gerncia dos projetos e para os treinamentos relacionados. Os recursos adequados so providenciados para as atividades de montagem das equipes dos projetos. Todos os membros das equipes dos projetos so treinados em habilidades relacionadas com o trabalho em equipe. Um plano de gerncia dos RHs do projeto documentado desenvolvido e utilizado pela equipe do projeto como base para executar as atividades de gerncia dos recursos humanos do projeto; este plano pode ser um documento isolado ou parte de um plano global. As atividades de gerncia dos recursos humanos do projeto so executadas de acordo com o plano de gerncia dos recursos humanos do projeto. O gerente do projeto conduz as atividades de montagem da equipe durante o projeto. Problemas inter-pessoais ou conflitos que degradam a qualidade ou a efetividade dos relacionamentos de trabalho so tratadas rapidamente e apropriadamente. A organizao evolui as competncias de gerncia de projetos atravs de um programa de treinamento gerenciado. A organizao segue um procedimento documentado para seu programa de treinamento de gerncia de projetos. Os recursos adequados so providenciados para o desenvolvimento da gerncia de projetos como um ncleo de competncia profissional na organizao. Os gerentes dos projetos providenciam informao para a avaliao do desempenho dos membros das equipes. A organizao estabelece um programa para treinar e desenvolver em gerncia de projetos e define os recursos necessrios para suportar o programa. Informao coletada e utilizada para avaliar a qualidade e o "status" das atividades de treinamento em gerncia de projetos. As atividades de desenvolvimento dos recursos humanos so revistas regularmente para confirmar a aderncia aos procedimentos estabelecidos.

Revises so conduzidas regularmente para confirmar que as atividades de treinamento em gerncia de projetos so conduzidas de acordo com os planos estabelecidos. Nvel 4 - Processo Abrangente A gerncia de projetos estabelecida na organizao como um ncleo de competncia profissional. Um programa de disseminao e orientao sobre gerncia de projetos estabelecido.

Gerncia das Comunicaes Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo Consistente Os requisitos da comunicao do projeto so determinados durante o planejamento do projeto. A organizao segue um procedimento documentado para determinar os requisitos da comunicao do projeto. Os recursos adequados so providenciados para identificar os requisitos da comunicao e para planejar as solues de comunicao. Os requisitos de informao dos interessados no projeto so identificados e documentados de acordo com o tipo, frequncia e formado da informao requerida. Um sistema de relatrios e revises regulares de projeto implementado. A organizao segue um procedimento documentado para relatrios e revises do projeto. A organizao prov as ferramentas necessrias para facilitar e promover o compartilhamento e disseminao da informao. A organizao segue um procedimento documentado para coletar, categorizar, disseminar e arquivar os vrios tipos de informao do projeto. Os gerentes dos projetos e membros das equipes so treinados no processo de levantamento, disseminao e reteno das informaes do projeto. Os membros das equipes dos projetos relatam regularmente o "status" de seu trabalho no projeto na forma especificada para o relatrio de "status" do projeto. Reunies de reviso de "status" so organizadas regularmente e/ou baseadas em evento para trocar e compartilhar informaes do projeto. Registros do projeto so mantidos de um modo organizado. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade dos prodecimentos de comunicao dos projetos. Revises so conduzidas periodicamente para determinar a conformidade com os prodecimentos de comunicao estabelecidos. Nvel 3 - Processo Integrado

As atividades de relato de desempenho so planejadas, controladas e ajustadas. A organizao estabelece e mantm um ambiente que promove efetiva comunicao atravs da organizao. A organizao segue um procedimento documentado para suas atividades de relato da execuo dos projetos. A organizao segue um procedimento documentado que especifica os requisitos para acompanhar a execuo do projeto contra os planos. Em cada equipe de projeto, atribuda a um indivduo a responsabilidade para garantir que as atividades relacionadas com a comunicao sejam executadas. Os gerentes dos projetos e membros das equipes so treinados em habilidades de comunicao. Os recursos adequados so providenciados para as atividades de relato da execuo do projeto. Os membros das equipes dos projetos recebem treinameto em relato da execuo do projeto. Um plano de gerncia das comunicaes do projeto desenvolvido e utilizado pela equipe do projeto como base para executar as atividades de gerncia das comunicaes do projeto; este plano pode ser um documento isolado ou parte do plano geral do projeto. As atividades de gerncia das comunicaes do projeto so executadas de acordo com o plano de gerncia das comunicaes do projeto. Os itens de ao so atribudos, acompanhados e revisados. Os interessados no projeto recebem informao sobre problemas potenciais de uma forma pontual. Um repositrio estabelecido para toda a documetao do projeto. Um plano de gerncia dos interessados no projeto preparado e utilizado para o relacionamento com os interessados chaves no projeto. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade das atividades de gerncia das comunicaes do projeto. As atividades de gerncia das comunicaes so revistas regularmente para confirmar a aderncia aos procedimentos estabelecidos. Os registros do projeto so estabelecidos e mantidos para re-uso ou como lies aprendidas. A organizao segue um procedimento documentado para alocar e arquivar os registros dos projetos. Os membros das equipes dos projetos recebem treinamento em gerncia de registros, quando necessrio. Os recursos adequados so providenciados para gerncia de registros na organizao e para cada projeto. Lies aprendidas so sistematicamente revistas e incorporadas nas base de dados histricas. Os registros do projeto so coletados e arquivados. Os esforos da gerncia dos registros da organizao so revistos periodicamente. As atividades de encerramento administrativo so conduzidas. A organizao segue um procedimento documentado para encerrar um projeto e transfer-lo para o cliente. Os recursos adequados so providenciados para as atividades de encerramento. As equipes dos projetos preparam e executam um plano de encerramento.

Uma reviso formal do encerramento do projeto conduzida. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade das atividades de encerramento.

Gerncia dos Riscos Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo consistente Os riscos do projeto so identificados, analisados e priorizados. A organizao segue um procedimento documentado para identificar e analisar os riscos do projeto. Os recursos adequados so providenciados para as atividades de gerncia dos riscos. Os riscos do projeto so identificados utilizando, no mnimo, a WBS do projeto. Os riscos so quantificados ou qualificados para avaliar o possvel impacto nos resultados do projeto. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade do processo de gerncia dos riscos. As atividades de gerncia dos riscos so revisadas regularmente com o gerente do projeto para determinar conformidade com os procedimentos de gerncia dos riscos estabelecidos. As respostas aos riscos so preparadas para os riscos de mais alto nvel em cada projeto. As estratgias de resposta aos riscos so desenvolvidas para os maiores riscos do projeto para reduzir ou eliminar qualquer efeito adverso sobre o projeto.

Nvel 3 - Processo integrado Uma poltica para a gerncia dos riscos e padres relacionados so estabelecidos. A organizao segue um procedimento documentado para conduzir suas atividades de gerncia dos riscos do projeto. A organizao segue um procedimento documentado que estabelece a postura e a responsabilidade para o processo de gerncia dos riscos. As atividades da gerncia dos riscos so planejadas, controladas e ajustadas. Os gerentes dos projetos e os membros das equipes recebem treinamento em gerncia dos riscos do projeto. Os gerentes dos projetos e os membros das equipes recebem treinamento em comunicao dos riscos de modo que a informao sobre os riscos do projeto apresentada gerncia em um formato til. Um plano de gerncia dos riscos documentado desenvolvido e utilizado pela equipe do projeto como base para executar as atividades de gerncia dos riscos; este plano pode ser um documento isolado ou parte do plano geral do projeto.

As atividades da gerncia dos riscos so executadas de acordo com o plano de gerncia dos riscos do projeto. Ferramentas e tcnicas de gerncia dos riscos so selecionados e utilizados baseados no nvel de expectativa de risco para o projeto. Gatilhos ("triggers") so identificados para todos os maiores riscos do projeto. Os riscos do projeto so acompanhados, e a efetividade das respostas a estes riscos so analizadas. Riscos so re-priorizados assim que informao adicional se torna disponvel. Informao dos riscos apresentada em um formato til para a gerncia. Um oramento para riscos, uma alocao de custo e uma compensao de programao (prazo) mantidos em reserva para ser utilizado somente no acontecimento de riscos especficos, estabelecido. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade das atividades de gerncia dos riscos do projeto. As atividades de gerncia dos riscos so revisadas regularmente pelo gerente do projeto e outros indivduos responsveis.

Nvel 4 - Processo abrangente A organizao tem estabelecido uma cultura de gerncia dos riscos.

Gerncia das Aquisies Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo consistente Os contratos e compromissos com os clientes so gerenciados. A organizao segue um procedimento documentado para selecionar e gerenciar fornecedores e sub-contratados. A organizao segue um procedimento documentado para a administrao de contrato. A organizao segue um procedimento documentado para gerenciar as relaes de contrato com o cliente. Recursos adequados so providenciados para as atividades de solicitao das propostas. Os indivduos que executam as atividades de solicitao das propostas e de seleo tem experincia ou recebem o treinamento necessrio. Recursos adequados so providenciados para as atividades de administrao de contrato. Os gerentes dos contratos e os membros das equipes dos projetos recebem treinamento em elaborao e administrao de contrato. Uma anlise entre comprar e construir executada antes de uma tomada de deciso para obter produtos ou servios. Um plano de seleo de fornecedor/sub-contratado preparado. Contratos com cliente e fornecedor/sub-contratado so estabelecidos. Um plano de gerncia do contrato do cliente preparado e emitido.

Atividades de administrao de contrato so executadas. Um processo padro de encerramento de contrato seguido. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade do processo de seleo de fornecimento. As atividades de solicitao das propostas so revisadas periodicamente para determinar conformidade com os procedimentos estabelecidos. As atividades de administrao de contrato so revisadas regularmente para garantir conformidade com os procedimentos estabelecidos. O desempenho do fornecedor e sub-contratado gerenciado. O desempenho do fornecedor/sub-contratado gerenciado. Informao coletada e utilizada para avaliar o desempenho contra o contrato

Nvel 3 - Processo integrado As atividades de gerncia das aquisies so planejadas, controladas e ajustadas. A organizao segue um procedimento documentado governando o planejamento do projeto. Os gerentes dos projetos trabalham em parceria com os gerentes dos contratos, fornecedores e sub-contratados. A organizao segue um procedimento documentado para promover parcerias

Controle de mudana de contrato um processo estabelecido e gerenciado. Um processo para seleo de fornecedores e sub-contratados estabelecido.

Gerncia da Integrao Nvel 0 - Processo Incompleto Os resultados do processo nunca so atingidos. Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Os resultados do processo so atingidos atravs de capacidade individual. Nvel 2 - Processo Consistente Aprovao gerencial obtida para todos os projetos. A organizao segue um procedimento documentado para gerenciar projetos. Uma unidade da estrutura organizacional definida para assumir a responsabilidade de auxiliar e assessorar as demais unidades sobre as atividades relacionadas com a gerncia dos projetos. Os recursos adequados so providenciados pela organizao para desenvolver, implementar e continuamente melhorar seu processo de gerncia de projetos. O gerente do projeto, o patrocinador do projeto e os gerentes funcionais apropriados firmam os planos do projeto. Os planos dos projetos so documentados e aprovados.

A organizao segue um procedimento documentado que especifica que grupos e indivduos so responsveis pela reviso e aprovao dos custos, prazos e recursos. A organizao segue um procedimento documentado sobre planejamento de projeto para guiar as equipes dos projetos durante o desenvolvimento dos planos do projeto. Os gerentes dos projetos e membros das equipes recebem uma orientao sobre os processos de gerncia de projetos da organizao. Os gerentes dos projetos e membros das equipes recebem treinamento em planejamento de projetos. Os recursos adequados so providenciados para suportar o planejamento dos projetos. Um ciclo de vida de projeto definido para a organizao. Cada projeto tem um patrocinador identificado. O plano do projeto desenvolvido de acordo com o procedimento de planejamento de projetos. O plano do projeto publicado e executado. Informao coletada e utilizada para avaliar a efetividade e completeza do plano de projeto. Revises so conduzidas para confirmar que os planos dos projetos concordam com os procedimentos de gerncia de projeto estabelecidos. Nvel 3 - Processo Integrado Uma metodologia padro de gerncia de projetos disponibilizada e utilizada em toda a organizao. Um sistema de informao que suporte a gerncia de projetos estabelecida na organizao. Um sistema de controle de mudana estabelecido e mantido para uso em todos os projetos da organizao. Uma infra-estrutura de suporte gerncia de projetos estabelecida. Nvel 4 - Processo Abrangente O trabalho por projeto integrado com as operaes rotineiras da organizao. Objetivos quantitativos para melhorar a efetividade dos processos de Gerncia de Projetos so estabelecidos. Sistemas integrados so utilizados pelos "stakeholders" do projeto.

Gerncia de Projetos Nvel 5 - Processo em Otimizao A melhoria contnua do processo de gerncia de projetos estabelecida e mantida. Novas tecnologias em gerncia de projetos so incorporadas nas prticas em uso na organizao de forma planejada. Os projetos selecionados esto alinhados com os objetivos e metas estratgicas da organizao. A organizao desenvolve um plano estratgico para desenvolvimento a longo prazo das competncias e fora de trabalho necessrias para a gerncia de projetos.

A organizao tem adotado uma abordagem estruturada para incentivar o desempenho da equipe de projeto que premia as realizaes tanto individuais quanto de equipe. A participao na melhoria das competncias pessoais em gerncia de projetos de abrangncia organizacional.

Nvel 0 - Processo Incompleto

Nvel 1 - Processo Executado (Ad Hoc) Objetivos e atividades especficas no so descritas para este nvel porque assumido que a organizao est operando neste nvel antes da introduo de qualquer processo de gerncia de projetos. Nem todos os processos bsicos so executados. A organizao neste nvel pode completar projetos com sucesso, entretanto so consequencias de esforos hericos de poucas pessoas. Os custos dos projetos so ultrapassados e os atrasos so comuns. Nvel 2 - Processo Consistente asasas Nvel 3 - Processo Integrado

Nvel 4 - Processo Abrangente

Nvel 5 - Processo em Otimizao

You might also like