You are on page 1of 11

Municpio:Aruan Estado:Gois Turma: Plo: Tutor(a):Gabriel Menezes Professor(a) Regente: Semestre/Ano:

TTULO1: LETRAMENTO: VIVENDO AS PRTICAS SOCIAIS DA LINGUA.

Nome do(a) aluno(a) Suely Vieira da Cruz Mrcia Paes Lemes de Sousa. RESUMO Este artigo apresenta o tema abordado, buscando contribuir para o processo da alfabetizao e letramento, a fim de pensar na prtica pedaggica por meio de prticas sociais de forma a refletir sobre a linguagem e o letramento. Palavras-chave Ao Pedaggica- Concepo de leitura e escrita- Alfabetizao e Letramento. INTRODUO

A possibilidade de escrever sobre determinado tema pressupe pesquisa prvia, leitura, anlise, reflexo, construo e reconstruo de pensamentos e conceitos. Portanto a possibilidade de escrever sobre algo um valioso caminho para a elaborao de propostas e projetos de trabalho. O artigo pretende abordar a questo do letramento, sua definio, seus significados no contexto da educao bem como as formas de colocar o aluno em contato com as prticas sociais da leitura e escrita para iniciar desde cedo o processo de apropriao social dessas aquisies. Entretanto, nem sempre a escola ou as instituies de educao privilegiam, em sua prtica social da leitura e da escrita. Ao contrrio, enfatizam mais o processo de decifrao da lngua escrita.

Artigo apresentado na Disciplina de Estgio Curricular IV ao Curso de Graduao em Pedagogia EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para concluso de Curso.

DESENVOLVIMENTO : AS PRTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAO. A DEFINIO DO LETRAMENTO. O termo letramento surgiu quando se tornou mais evidente o problema de analfabetismo. A falta de conhecimento sobre a leitura e a escrita.

Letramento o resultado da ao de ensinar e aprender as prticas sociais da leitura e escrita.

O estado de condio que adquire um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita e de suas prticas sociais. Fonte: (Soares, 1999.p 39). Em linhas gerais, podem ser definido como condio de quem sabe apenas ler e escrever, mas cultiva e exerce as prticas sociais que usam a escrita. Fonte: Soares, 1998 apud SIMONETTI, p 21.

AS FORMAS DE COLOCAR OS ALUNOS EM CONTATO COM A PRTICA:

essencial que o professor amplie sua viso sobre o letramento. importante inserir os alunos no mundo da escrita, visitando a biblioteca, manuseando livros e revistas, dramatizando histrias integrando os alunos nas artes em geral: a dana, pintura, msicas e outros. O aluno constri o conhecimento da lngua escrita, portanto, mais se ensina, saber como o aluno aprende (KLEIN, 2002 p. 93).

De acordo os tericos tais como Piaget, Wallon e Vygotsky, podemos conceber a idia de que o ser humano constri seu prprio conhecimento a partir de uma interao com o mundo externo- cultura, linguagens e pessoas. Fonte: http//WWW,profissoesmestres.com.br/phplve MATERIA. php? cod= 355 postado por Prof Bia s 16;07.

DIFERENA ENTRE O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO.

Letramento, processo de aprendizado do uso da tecnologia da lngua escrita. Isto , o aluno pode utilizar recursos da lngua escrita em momento de fala, mesmo antes de ser alfabetizado. Esse aprendido se d a partir da convivncia dos indivduos. A alfabetizao processo de descoberta do cdigo escrito pela criana letrada e mediada pelas significaes que os diversos tipos de discusses tm para ela, ampliando seu campo de leitura atravs da alfabetizao.

LETRAMENTO X ALFABETIZAO: O PAPEL DO EDUCADOR.

Denomina-se letramento o processo de aprendizado da lingstica, atravs da convivncia com matrias escritas diversos e de prticas de leitura e escrita. Sabe-se que o ambiente em que o individuo est inserido pode ser um grande facilitador para o processo de letramento. Isso acontece quando no meio em que se vive praticado leitura diversas, conversas sobre leituras realizadas, enfim, dado o exemplo de um modelo cultural letrado. Alm disso, o estimulo a essa prticas de suma importncia para o processo de aprendizagem.

Entretanto com essas definies de letramento, surge a questo: qual a diferena em relao alfabetizao? A alfabetizao um processo de aquisio de a habilidade para a leitura e escrita, enquanto o letramento usa essa habilidade para alcanar diferentes objetivos. (COLLELO. 2006). Portanto, o letramento permite uma relao diferenciada do individuo co a sociedade, permitindo-lhe uma conexo mais profunda com o seu prprio contexto scio-cultural.

Tfouni (1995. P. 20) Apud Colello (2006) alerta para a diferena no nvel social da alfabetizao e do letramento:

Enquanto a alfabetizao se ocupa da aquisio da escrita por um indivduo, ou grupo de indivduos o letramento focaliza os aspectos scio-histricos da aquisio de uma sociedade.

Vale ressaltar as idias de Colello(2006) que afirma que a alfabetizao e o letramento so processos paralelos, todavia se complementam, pois o ato de alfabetizar deve incluir o letramento na sua dinmica.

Entender a diferena entre letramento e alfabetizao permite que o educador compreenda a necessidade de desenvolver o olhar e a escuta Para o processo de aprendizagem e as percepes do educando(GARCEZ, 2005).

OS DESAFIOS DE ENSINAR E ALFABETIZAR LETRANDO:

Quando os alunos sentem que tem o respeito e ateno do professor e que o objetivo do professor o de ajudar, muitos respondem de forma positiva. Segundo Cummins (1989), a instruo estabelecida na aula entre alunos em si vital para o desenvolvimento desses mesmos alunos. Algumas das suas sugestes incluem: *dilogo entre o professor e o aluno tanto oralmente como atravs da escrita; *orientao e apoio; *Colaborao travs de dilogo entre alunos; *Uso significativo da lngua escrita em vez de ateno s estruturas superficiais da comunicao escrita; *aspectos do desenvolvimento lingstico integrados em todo o contedo curricular; *apresentao de tarefas de forma a engendrar motivao intrnseca nos alunos; Essa forma de pensar e estruturar a sala de aula e as relaes nela existentes cria de certa forma, um sistema modelo atravs da qual os alunos podem explorar outras relaes sociais alargadas na sua experincia presente e futura. Fonte: As afirmaes so baseadas no livro de Lia Scholze Teorias e prticas de letramento.

No que se refere ao processo de aprendizado existe uma interface entre duas reas de atuao: sade e educao. Se a aprendizagem ocorrer em um ambiente motivador, que desperte o gosto e o interesse, esse processo acontecer de fato e ser verdadeiro, pois ter significado. No desenvolvimento deste trabalho o Educador pode contar com o apoio do Fonoaudilogo Educacional na elaborao de estratgias e meios eficazes para a aprendizagem.

PARA ALFABETIZAR LETRANDO O PROFESSOR PRECISA: *Criar aulas diferentes e divertidas. *Usar jogos educativos nas suas aulas. *Desenvolver atividades ldicas com seus alunos. *Procurar introduzir cada novo contedo de forma diferente. *fazer com que os alunos participem das aulas. *Trocar de ambiente, dar aula no ptio da escola, por exemplo. *explorar cartazes, vdeos, filmes. *Trazer jornais e revistas para sala de aula. *Aproveitar todo ambiente escolar. *Explorar situaes problemas para os seus alunos resolverem. *Buscar auxilio nos meios de comunicao. *Trocar experincias com os colegas. *Valorizar as opinies dos seus alunos. *Pedir sugestes aos seus alunos quando for preparar suas aulas. *Fazer trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos. *Solicitar uma avaliao de suas aulas aos seus alunos. *Incentivar e estimular a aprendizagem dos seus alunos. *Deixar transparecer que voc acredita e valoriza seu trabalho.

O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR/EDUCADOR.

Falar do papel do professor/educador na sociedade atual demanda entender como esse foi se constitudo atravs do caminhar da educao brasileira, segundo Godotti (1998), mais especificamente o curso de pedagogia, foi

regulamentado no Brasil em 1969, no perodo da ditadura militar, fato este que remete a pensar em que o educador passivo, h poltico, tcnico sem preocupaes sociopolticos, com um agir totalmente desvinculado da realidade na qual se insere. Dessa forma oferece habilitaes para superviso,, orientao,

administrao,inspeo e planejamento com conotaes totalmente tecnicista apoiada no treinamento desses profissionais para atuarem nas escolas com toda objetividade possvel. Entender a forma que o curso de pedagogia foi regulamentado no Brasil se faz necessrio a compreenso de como essa mentalidade mesmo que de forma implcita ainda permeia o agir de educadores no momento atual, como nos aponta Sany Rosa (2000), A formao do profissional da educao no se inicia, ao contrrio do que se imagina, quando se ingressa em um curso de formao de professores desde o primeiro dia em que inicia na escola como aluno. Suas representaes e significados de educao vivenciado em quanto estudante so muito mais influenciados pela sua vivencia escolar do que as teorias que venha a entrar em contato em sua formao acadmica. Para godotti (1998 p. 71), o profissional da educao precisa ser polemico para questionar a realidade que a ele se apresenta para ento promover mudanas sociais.

O PROFESSOR E A CONSTRUO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL:

O professor um profissional cuja atividade principal o ensino, Sua formao inicial visa a propiciar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levar adiante o processo de ensino e a aprendizagem nas escolas.

Existe uma grande diferena entre profissionalizao e profissionalismo, o primeiro refere-se s condies ideais que venham a garantir o exerccio profissional de qualidade: Formao inicial e Formao continuada. J o profissionalismo refere-se ao desempenho competente e compromissado dos

deveres e responsabilidades que constituem a especificidade de ser do professor e ao comportamento tico e polticos expressos nas atitudes relacionadas prtica profissional. O profissional da educao para poder ensinar, necessrio saber o que se ensina, transmitir o que sabe, na disciplina preciso levar em conta as a caractersticas de cada um dos envolvidos: professor, o aluno e ambiente. A escola um conjunto de regras que devem ser obedecidas para o sucesso do aprendizado. Ser professor hoje no mais difcil nem mais fcil do que eram algumas dcadas atrs, ser professor hoje viver intensamente o seu tempo, com conscincia e sensibilidade, no pode haver um futuro para a humanidade sem professores, eles no s transformam a informao em conhecimentos mas tambm formam pessoas. O professor faz fluir o saber, porque constri sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e busca numa viso emancipadora um mundo mais justo, mais produtivo e saudvel para todos. A construo e o fortalecimento profissional precisam fazer parte do currculo e das prticas de formao inicial e continuada. Fonte: (LIBNEO, 2001. P. 65).

Observao: Denomina-se fraude escolar (cf. Manual do Estudante da ULBRA) atos ilcitos ou fraudulentos na elaborao do relatrio de estgio, como plgio (utilizao de citaes sem o referido autor) ou no autoria do(a) aluno(a) de todo o trabalho ou de algumas de suas partes, sob pena de reprovao com nota zero (0,0). CONCLUSO

Ao longo deste trabalho falamos do processo de aprendizagem, do significado do termo letramento e contextualizao, estabelecendo relao com a alfabetizao e a importncia do entendimento do professor a cerca do tema para assim auxiliar e promover o desenvolvimento de um indivduo realmente letrado e alfabetizado. De acordo com Freire (1997:30) faz-se necessrio uma postura reflexiva do professor em sua ocupao de destaque no seu profissionalismo.

REFERNCIAS

Arroyo Miguel G. (2002): Oficio de mestre: imagens e auto imagens, 6 Ed, Rio de Janeiro, Editora. Vozes.

Abromarch, Fanny, Literatura Infantil.

ARAJO, Rogria; VALADARES, Solange. Alfabetizao Divertida. Jogos, Cruzadinhas r Caa-Palavras. 5 Edio. Belo Horizonte: FAPI, 2002.

Brasil, Ministrio da Educao/Secretria da Educao. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998.

BUZEN, Clecio. Um estudo sobre a recepo do gnero livro didtico de lngua portuguesa: implicaes para a formao do professor. [2006].

BUZEN, Clecio. Um estudo sobre a recepo do gnero livro didtico de lngua portuguesa: implicaes para formao do professor. [2006]. Disponvel em: <WWW.letramento.iel.unicamp.br/pesquisas/pesquisa_iel/livro_didatico_ Clecio_buzen.htm>

COLELLO, Silva M. gasoarian. Alfabetizao e Letramento: Repensando o Ensino da Lngua Escrita. [2006]. Disponvel em:

http://www.hottopos.com/videtur29/silvia.htm

Acesso em 16 jun, 2006.

Cavalcante, Zlia (Coord.) Alfabetizando. Porto Alegre: Artes dicas, 1997. (Serie Es-cola da vida.4).

ESPECIAL GUIA PRTICO PARA O PROFESSOR ALFABETIZAO. Editora Lua. Nmero 12. Cotia SP.

Furter, Pierre (1976): Educao e Reflexo, 9.a Ed Rio de Janeiro, Editora Vozes.

Gadotti, Moacir. (1998): Pedagogia da prxis, 2 Ed, So Paulo, Cortez.

Gimeno sacristan, Jos (2001):<<A educao que temos, a educao que queremos>>, in Francisco Inbenn: A educao no sculo XXI: Os desafios do futuro imediato, Porto Alegre, Artes Mdicas.

Kenski, Vani Moreira (1996)> << O ensino e os recursos didticos em uma sociedade cheia de tecnologias>>, in I.P.A Veiga (Org.): Didtica: O ensino e suas relaes, Campinas, Papirus.

Kleiman, ngela. (Org.). Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prtica social escrita. Campinas: Mercado da Letras, 1995.

LIBNEO, Jos Carlos. Educao escolar: polticas, estruturas e organizao: So Paulo: Cortez, 2003 Coleo: Docncia em Formao. (Coleo magistrio 2 grau. Srie formao do professor).

Morin, Edgar (2001): Os setes saberes necessrios educao do futuro, 3 Ed., So Paulo, Cortez.

Rosa, Sanny S. da (2000): Construtivismo e mudana, So Paulo, Cortez editora.

Severino, Antonio Joaquim (2001): <<identidade e tarefas da filosofia da educao>>, in Educao, sujeito e histria, So Paulo, Olho Dgua.

SILVA, Jaqueline Luizia. Letramento- Uma prtica em busca da (re) leitura do mundo. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

Soares, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autn-tica, 1999.

STAMPA, Maringela. Aquisio da Leitura e da Escrita Uma abordagem terica a partir da conscincia Fonolgica. Rio de Janeiro: walk, 2004.

PEIXOTO, Cyntia Santuchi, SILVA, Eliane Bisi da, SILVA, Ivan Batista da et. al. Letramento: Voc pratica? [2006]. Disponvel em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-06.htm> Acesso em: 16

APNDICES (opcional) Elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal. (NBR 14724, 2002, p. 2). So identificados por letras maisculas consecutivas. Ex: APNDICE A APNDICE B

ANEXOS (opcional) Elemento opcional. Texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. (NBR 14724, 2002 , p. 2); So identificados por letras maisculas consecutivas.

You might also like