You are on page 1of 3

INTELIGNCIA EMOCIONAL E AUTOCONTROLE Por Vitor Ramos e Brahdia Sri Ma

Quais os parmetros que usamos para determinar se estamos equilibrados emocionalmente? Quando estamos tranquilos, quando falamos ponderadamente e demonstramos ser gentis e amveis? Isso pode ser somente aparncia! De um momento para outro, se perturbados, podemos extrapolar nosso aparente equilbrio e explodir! Em condies perturbadoras podemos ainda conseguir um autocontrole suficiente para no sermos reativos mas, mesmo assim, conter as nossas reaes ser mesmo o que determina que conseguimos atingir uma estabilidade emocional inabalvel? Ento, o que ser que pode nos conduzir a uma postura mental e atitudes coerentes e plenamente estveis?

Entendendo as emoes Porque o gerenciamento das emoes algo to difcil de realizar? Devido a uma srie de CRENAS que povoam nossa mente. Acreditamos que necessitamos de uma srie de condies para que estejamos seguros, abastecidos, felizes e em paz. Acreditamos que nossas condies bsicas precisam estar/ser satisfeitas ou nos sentimos em risco. E o bsico pode variar (e muito) de pessoa para pessoa, conforme sua estrutura psicolgica e emocional. Acreditamos que somos um ser individual, separados de todo o resto do Universo e que precisamos nos defender dos outros e das condies que nos fragilizam e limitam. Esse so alguns itens do conjunto de crenas que freqentemente estimulam os comportamentos que chamamos egostas e que geralmente tambm so as bases que fundamentam o nosso auto conceito, pois so tais crenas que sustentam o que chamamos de ego. So elas que nos fazem reagir, defender e atacar, pois diante de desejos e necessidades, sentimos MEDO de que nossos anseios no se realizem.

Vigilncia da mente Como evitar que os pensamentos de medo se transformem em sentimentos e atitudes reativas? Em primeiro lugar precisamos treinar a vigilncia da mente.

Todo o pensamento que aceito como nosso alimentado e experimentado na conscincia. E nem todos os pensamentos so de fato nossos, criados por ns mesmos. Nem sequer nos damos conta, mas compartilhamos todos os pensamentos do chamado inconsciente coletivo. Os pensamentos que nos identificamos tornamos como nossos por aceit-los. A aceitao do pensamento gera o sentimento, que gera a ao/reao. Quando negamos o pensamento, recusando-o, estamos aprendendo a separar o joio do trigo. No aceitar os pensamentos do ego um treinamento mental. Quando voc ouvir em sua mente: Defenda!, diga: No defendo! Quando voc ouvir em sua mente: Ataque!, diga: No ataco! Quando voc ouvir em sua mente: Brigue!, diga: No brigo! Quando voc ouvir em sua mente: Xingue!, diga: No xingo! Quando voc ouvir em sua mente: Bata!, diga: No bato! Quando voc ouvir em sua mente: Ele tem culpa!, diga: Ele no tem culpa! Quando voc ouvir em sua mente: culpado!, diga: inocente! Quando voc ouvir em sua mente: culpado pelo que fez!, diga: inocente, eu o perdo! Precisamos aprender a nutrir nossa conscincia somente com pensamentos de amor. Os pensamentos conflitantes precisam ser eliminados. Como? Se necessrio pedindo que Deus interceda por ns, que corrija nossa mente dos pensamentos indesejveis e que nos causam medo, desconforto, angstia, desejo de reao etc. Quando necessrio diga: Deus, eu entrego esse pensamento para ser anulado, por favor, eu entrego minha mente para correo, entrego o ego, entrego o corpo. O pensamento funciona como uma bola de neve e assim que acontece: desejamos inconscientemente viver medo; dvida ou culpa, projetamos uma situao na vida que potecialmente nos desperte esse medo, vivenciamos essa emoo, entregando-nos e unindo-nos a ela. Automaticamente, ao final do processo, reafirmamos para ns mesmos que a vida assim mesmo... no h outra opo seno aceitar. A partir de agora, inverta esse fluxo. Ao perceber o medo, no se deixe influenciar. No d ouvidos a ele. Mantenha-se sereno(a) [MUITO IMPORTANTE] e no se identifique com qualquer situao externa que te faa relembr-lo. Com a prtica, ficar bem fcil. Por isso, a vigilncia da mente fundamental. Significa perceber o momento em que o alarme do medo toca. Ao perceb-lo, o seu papel deslig-lo antes que perca o

controle sobre isso. Esse treinamento de suma importncia. Lhe dar condies de fazer isso facilmente e posteriormente de forma automtica, j sem nem pensar.

Quem somos ns Atravs de livros e informaes passadas pelos mestres podemos ter a informao de que somos Seres Divinos em Esprito, em essncia. Continuar a ver-nos como seres pecadores, culpados e maus apenas nos afasta ainda mais de nossa essncia espiritual perfeita e eterna, pois V-la VER a Verdade do que realmente somos, e no podemos v-la enquanto a negarmos, tanto nos outros quanto em ns mesmos. Cada julgamento que fazemos sobre algum (j que o Esprito continua unido a tudo e a ns, a nossa mente inconsciente entende que esse julgamento est sendo feito sobre ns) retornar a ns, mantendo-nos num ciclo de aprisionamento sem fim. Por isso o reconhecimento do Ser Divino em cada irmo o que devemos treinar ver, ignorando por completo o seu comportamento. Eis aqui a orientao de no julgar, reforada pelos grandes sbios a sculos.

A estabilidade emocional uma questo de tempo Quando vigiamos a nossa mente e pedimos que Deus interceda por ns, corrigindo-a, Ele simplesmente compartilha conosco a Sua Mente, oferecendo-nos a Sua Viso Amorosa e a Sua Estabilidade Perfeita. Deus V em cada pensamento de medo, em cada ao reativa, por mais agressiva que possa parecer, simplesmente um pedido de amor. Diante do significado que o ego d de medo, ira, traio, ataque e frustrao, Deus d o significado de pedidos de amor, porque s amor que Ele conhece. E essa viso quando dada por Ele e aceita por ns nos faz relembrar a nossa prpria invulnerabilidade. E a lembrana dessa invulnerabilidade que nos permite a ao perfeita e harmoniosa, amorosa e conciliadora. A estabilidade emocional est muito alm do gerenciamento das emoes, pois est no uso da racionalidade a favor do Esprito. Est na entrega da mente a Deus, que realiza atravs de ns, pois essa estabilidade o prprio Deus em ao. Quem reconhece sua condio de Esprito compreende, com o tempo, que no precisa se perturbar ou confundir-se diante de condies adversas ou que contrariem seus desejos e necessidades aparentes. Quem reconhece sua condio de Esprito possui o discernimento lcido de que a Vida e a Bem-Aventurana esto alm de sua condio de indivduo, o que faz com que cada deciso e ao possam ser tomadas com base no que efetivamente beneficia no s a si, mas ao outro e todo contexto onde esto inseridos.

You might also like