You are on page 1of 6

TCD Metodologia de Histria e Geografia

Tema

Os primeiros contatos dos ndios e dos europeus

Objetivo

Perceber as diferenas culturais entre o modo de vida dos indgenas e o modo de vida europeu, conhecer exemplos de documentos que registram os primeiros contatos.

Justificativa

Desconstruir possveis equvocos de imagens estereotipadas e freqentemente caricaturas que os alunos eventualmente possam ter dos ndios, da sua cultura e das suas formas de vida. Alm disso, o aluno conhecer exemplos de influencias indgenas no seu cotidiano aprendendo a ter atitudes de respeito s diferenas sociais.

Introduo

O contedo que ser desenvolvido ser a viagem dos europeus at o Brasil, os primeiros contatos com os povos indgenas, como o ndio foi visto pelo europeu e a leitura de documentos.

Desenvolvimento

A aula ser realizada em dois momentos:

Terico: leitura e anlise de documentos, interpretao de msica e pintura, debates e troca de idias. Prtico: construir quadro em grupo sobre o encontro dos portugueses com os ndios, criao de poema ressaltando as influncias indgenas nos dias atuais e a relevncia da diversidade cultural do Brasil. Exposio dos trabalhos para os colegas dos anos iniciais.

Consideraes

Conversa informal sobre o que sabem sobre os ndios e os portugueses, mostrar no mapa mundi ao trajeto percorrido pelos europeus, mostrar cpia da tela de Oscar Pereira da Silva, feita em 1904, intitulada Desembarque de Cabral em Porto Seguro que demonstra os ndios nus e os portugueses de roupas. Ouvir e cantar a musica Chegana (Antnio Nbrega e Wilson Freire) que relata que entre brancos e ndios no ouve apenas troca cultural, mas tambm conflitos, guerras e explorao. Examinar documento que um relato de Hans Stand que faz conhecer as culturas indgenas na poca do descobrimento. Pedirei que os alunos em grupos componham uma pintura onde retrataro a chegada dos portugueses vista a seus olhos. Fazer poema onde demonstram a sua opinio sobre os ndios, aps o que aprenderam na aula do dia, sua cultura e influncia em nossa atualidade. Para finalizar os alunos iro socializar seus trabalhos com os colegas de anos iniciais e registrar no Blog da escola as fotos do evento.

Referencias

Medeiros, Paulo Csar; Cruz, Gisele Thiel Della; Souza, Daniela dos Santos, / Metodologia do ensino de Histria e Geografia._ Curitiba: IESD Brasil S.A., 2011. 284p. Alves, Alexandre: Histria, 4 ano/ Projeto Prosa.- 1 ed.- So Paulo: Saraiva, 2008.

Psicologia da educao

Tema

Analisar criticamente entrevista, vincular as respostas com o contedo estudado e fixar o que foi aprendido. Objetivo

Analisar criticamente entrevista, vincular as respostas com o contedo estudado e fixar o que foi aprendido.

Justificativa

O presente trabalho de concluso de disciplina est sendo realizado para concluir a disciplina de psicologia da educao e analisar o quanto o professor entende do contedo para que na prtica docente sermos capazes de desdobras interpretaes criativas e potencialmente inovadoras.

Introduo

A entrevista foi realizada com a professora Letcia Cabral Chaves que atua nas turma de 1 e 2 ano dos anos iniciais do ensino fundamental no Instituto Estadual de Educao Vasconcelos Jardim em regime de contrato emergencial, est cursando ao ensino superior ( Pedagogia) na Universidade Castelo Branco, tem experincia de 10 anos como professora nos anos iniciais.

Desenvolvimento

Entrevista com professor

1-

Tu sabes a diferena de psicologia e da psicanlise?

Sim. A psicologia estuda o ego e a psicanlise o inconsciente. 2O que educar pra ti?

Fazer a criana se sentir parte do mundo, um cidado. 3Como tu achas que deve ser um educador?

Deve ter um olhar crtico, ver o aluno como um ser singular. 4- Como lidar com as crianas consumistas que deixaram a afetividade de lado? Devemos buscar demonstrar ao aluno que o ser mais importante que o ter. 5O que tu achas do uso da tecnologia nas escolas?

Muito importante. 6Como tu achas que os pais de hoje esto lidando com os filhos?

Acredito que esto cada vez mais ausentes, pois como trabalho muito tentam compensar os filhos com presentes e deixando de lado o afeto.

7-

Qual o papel da famlia na formao da criana?

fundamental, pois nela que os laos afetivos se consolidam.

8Tu achas importante trabalhar os aspectos sociais, intelectuais e afetivos em bebs? Sim, pois j foi comprovado que nos primeiros anos de vida a criana j capaz de aprender.

9-

Qual a importncia da relao me-beb?

A interao muito importante porque reflete no desenvolvimento e

personalidade futuros.

10-

Qual a funo da escola na construo do ser psicolgico?

A escola deve ser motivadora dessa construo.

11Tu costumas trabalhar a psicomitricidade com seus alunos que tipo de atividades faz? Sim, fao atividades motoras.

12-

Tu achas que o ambiente escolar do seu local de trabalho adequado?

, temos profissionais competentes, o espao agradvel e todos sentem prazer em estar l.

13Analisando a tua experincia tu achas que o mundo mudou no decorrer dos anos na viso que se tem das crianas? Sim, antes os pais eram mais preocupados em educar seus filhos, hoje se preocupam em dar as coisas que os filhos pedem.

14Tu achas que a criana deve ser analisada diferente nas fases da vida ou sempre do mesmo jeito? Cada fase nica e deve ser observada, pois a compreenso diferente.

15-

Por que tu achas que acontece o fracasso escolar?

Por vrios motivos: afetivos, sociais, cognitivos, etc.

16-Como resolver o problema do fracasso escolar? Primeiro deve-se detectar o porque, depois buscar junto com a comunidade escolar solucionar o problema.

17Na tua escola tem problema de violncia, porque tu achas que acontece? A minha escola at que tranqila, mas vrios fatores podem causar isso, como a ausncia dos pais, a inverso de valores, etc.

18-

O que tu achas da idia de Freud sobre aprender?

muito inteligente e verdadeira, por isso ele um grande estudioso.

19Tu achas que moral e tica so a mesma coisa e isso est acontecendo no ambiente escolar? No est acontecendo e isso um dos grandes problemas atuais, tica o conjunto de regras, respeito e moral transforma o indivduo em parte integrante do meio, por isso so muito importantes e devem andar juntas.

Consideraes

Analisando as respostas da entrevista percebi que a maioria esto de acordo com o contedo da disciplina, demonstrando que a colega est atualizada e preocupada com o desenvolvimento do educando, portanto interada com o que se refere a psicologia. Vi que faltou um pouco de conhecimento sobre psicomotricidade e em relao as fases da crianas segundo Freud, mas na pratica do dia a dia pelo que respondeu est firma no que est fazendo buscando fazer com que seus alunos se desenvolvam por completo.

Referencias

Prestes, Irene Carmem Piconi, Mineto, Maria de Ftima Joaquim. 2ed.Curitiba, Pr : IESD Brasil, 2009.

You might also like