You are on page 1of 2

Curso: Tcnico de segurana e higiene no trabalho Mdulo: FT19 Plano de emergncia -Definio Formadora: Joo Vasconcelos Formando: Donaldo

o Ferreira Fragata

Neste mdulo de FT19 Plano de emergncia Definio, lecionado pelo formador Joo Vasconcelos, com durao de 50 horas, demos interpretao de plantas e procedimentos, podia falar da matria em si, mas gostaria de abordar experiencias vividas, que com estas sim, em ao aprendemos de uma maneira mais simples, pois nada melhor que por em prtica o conhecimento da teoria. Este mdulo foi na minha opinio, no contexto do curso de Tcnico de Segurana e Higiene no Trabalho, muito importante pois sem este mdulo, seria impossvel perceber o que um plano de emergncia, qual a sua importncia e para que serve. Pertence s tarefas de um tcnico, entre muitas outras, criar ou atualizar planos de emergncia, o que seria impraticvel sem os conhecimentos que adquirimos atravs deste mdulo. Um plano de emergncia um conjunto de regras e normas a evitar ou a minimizar catstrofes que possam vir a decorrer, estabelece meios e atribui misses, em caso de catstrofe. O plano de emergncia contm tambm, moradas e contactos dos acessos a meios de emergncia (PSP, Bombeiros, Hospitais), assim como uma completa caracterizao do estabelecimento. importante que um estabelecimento esteja preparado para intervir corretamente no caso de catstrofe, de modo a reduzir os seus riscos, por isso um bom plano de emergncia contm ainda, instrues de segurana e planta/s de emergncia/ evacuao. Um Plano de emergncia deve ser por isso, simples e de fcil compreenso, flexvel, dinmico, adequado e preciso.

A implementao do plano de emergncia importantssima, pois todos os dados neles existentes podem alterar-se dentro de um espao de tempo. A implementao consiste em trs fases:

Na divulgao, para que todos tenham acesso informao no plano contida; No exerccio, para que todos possam praticar as misses (chefe de fila, cerra fila, sinaleiro e outras) e instrues (dirigirem-se para o ponto de encontro a passo rpido, mas sem correrias e sem atropelamentos, em fila indiana, etc.) atribudas e; Na atualizao, para que se possam corrigir erros ou complicaes que surjam durante o exerccio, quer seja por alterao e/ou falta de informaes, ou por outras razes.

Senti alguma dificuldade no incio do mdulo, pois o primeiro trabalho consistiu em identificar aspetos positivos e negativos de um plano de emergncia. Uma vez que at ento, nunca tinha tido acesso a um, encontrei dificuldades em identificar o que estaria correto ou errado. Nada que no tivesse ultrapassado, atravs de uma busca de internet, comparando o plano de emergncia escolhido com outros planos l existentes. Achei ainda, positivo os trabalhos terem sido elaborados em grupo, pois assim podemos contar com apoio dos colegas. Tambm o nosso formador j foi bombeiro e o seu esclarecimento acerca de tipos de fogos e extintores, conforme mencionei na reflexo, foi algo muito positivo e interessante para o meu futuro profissional e pessoal. O trabalho ao qual eu achei mais proveitoso foi a apresentao do plano de emergncia, no qual me familiarizei bastante com a sua composio. A simbologia das plantas de emergncia algo, que tambm irei necessitar para elaborar uma planta de emergncia e assim poder complementar um plano de emergncia com sucesso.

You might also like