You are on page 1of 28

Refugiados angolanos em So Paulo: entre a integrao e a segregao

Marcelo Haydu

Resumo
Os angolanos so a presena mais expressiva da vinda para o Brasil de pessoas de origem africana, em busca de refgio, oriundas de pases em que ocorrem conflitos armados. O Brasil apresentou-se, poca da guerra civil em Angola, como uma alternativa de fuga aos angolanos, j que, pases que tradicionalmente eram receptores de refugiados, tais como Estados Unidos e pases europeus, como o caso da Frana, se fecharam para essas pessoas. Contudo, apesar da facilidade em adentrar ao territrio brasileiro, os refugiados angolanos tm enfrentado inmeras dificuldades em So Paulo e, diariamente, tm que suportar o descaso e o preconceito de muitas pessoas nessa cidade. Por que, apesar de tamanha dificuldade eles permanecem em So Paulo? Por que, ao longo do perodo de guerra civil em Angola, o nmero de angolanos que veio a So Paulo foi quase sempre crescente? Essas so algumas indagaes que, ao longo deste artigo, tentar-se- responder. Palavras-chave: refugiados; Angola e Relaes Internacionais.

Abstract
The Angolans are the most expressive presence on the arrival of African people in Brazil, searching for refuge, coming from countries in which occurs an armed conflict. Brazil was presented at the time of Angola civil war as an alternative route for the Angolans, considering that countries that traditionally received refugees, such as United States and European countries (for example, France), closed its borders for these people. However, despite the easiness to enter the Brazilian territory, the Angolan refugees have been facing a large number of difficulties in So Paulo and have to deal with indifference and prejudice on daily basis coming from So Paulos population. Why, after such difficulties, they remain in So Paulo? Why, during the Angola civil war, the number of Angolans that came to So Paulo was almost always increasing? These are some questions which, during this article, we will try to answer. Keywords: refugees; Angola and International Relation.

Mestrando no Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais rea de concentrao em Relaes Internacionais Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. E-mail: hayduri@gmail.com.

ponto-e-vrgula, 5: 157-184, 2009.

Refugiados angolanos em So Paulo...

Grandes

fluxos

migratrios,

fenmeno

comum

em

grandes

metrpoles, so impulsionados por fatores dos mais variados, como por exemplo, desastres naturais e conflitos polticos e/ou ideolgicos. A cidade de So Paulo tambm caracteriza-se pelo recebimento de grande nmero de pessoas de toda a parte do mundo, em busca dos mais distintos objetivos. Entre esses indivduos que migram para So Paulo, e desta cidade fazem seu abrigo temporrio ou definitivo, esto os angolanos, povo cujo Estado foi assolado por uma guerra civil que perdurou de 1975 a 2002. A quantidade de angolanos no Brasil no caso dos refugiados se comparado com o nmero de angolanos que migraram para pases limtrofes, chega a ser irrisria. Atualmente, segundo dados da Critas, so de aproximadamente 1.700 pessoas, dos quais 400 vivem em So Paulo. No entanto, se tivermos como parmetro a quantidade total de refugiados no Brasil cerca de 3.800 veremos que o nmero bastante relevante. O presente artigo busca reconstruir, parcialmente, a vida de alguns angolanos refugiados em So Paulo, bem como as razes que os impulsionaram para essa cidade, procurando entender o contexto social em que esto inseridos, alm de verificar os problemas que tm enfrentado na cidade. Para a fundamentao da presente reflexo, optou-se por um trabalho de entrevistas com pessoas ligadas a algumas das instituies que se ocupam dos problemas referentes aos refugiados, tais como Critas e ACNUR (Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados). Contudo, so as entrevistas realizadas com 10 refugiados angolanos a maior fonte de informaes desse artigo. Antes de dar incio ao assunto que me proponho, faz-se necessrio que o leitor tenha em mos o conhecimento de algumas definies de alguns termos que possibilitaro uma noo mais clara e precisa daquilo que vem a ser o conceito de refugiado, termo com o qual trabalharei nesse texto. So eles: nacionais, aptridas, exilados, asilados, migrantes, deslocados internos, solicitantes de refgio e refugiados. O primeiro caso:

ponto-e-vrgula 5

158

Refugiados angolanos em So Paulo...

a nacionalidade1 um vnculo existente entre o indivduo e o Estado, em funo do ius soli2 ou do ius sanguinis.3 Esta relao estabelecida pelo Direito interno, ficando a cargo de cada Estado determinar como a nacionalidade ser adquirida, perdida e readquirida (Almeida, 2001, p. 100). O segundo caso: segundo o Direito Internacional, um aptrida uma pessoa que perdeu a nacionalidade de origem e no adquiriu outra, ou, adquirindo-a e perdendo-a, no readquiriu a de origem (idem). O terceiro caso: O exilado aquele que est vivendo o exlio; como sinnimos desse adjetivo, temos expatriados (Almeida, 2001, p. 102). Tratando-se do primeiro caso, ser considerado um exilado migrante; no segundo, ser descrito como um exilado stricto sensu se for recebido da mesma forma que o qualquer estrangeiro; recebendo proteo jurdica do pas que o acolheu, ser considerado um asilado. A principal distino entre o exilado stricto sensu e um asilado que, com relao a este, h o reconhecimento jurdico da existncia de uma perseguio; algo que no ocorre com aquele (idem). O quarto caso: ao se analisar a questo do asilo, tem-se que ter em mente o termo refugiado, pois eles so complementares. comum a utilizao na literatura estrangeira de forma geral, dos termos asilo e refgio como sinnimo. Na literatura latino-americana, por sua vez, grande parte dos autores trata esses institutos de forma distinta. Moreira define asilo como proteo concedida por um Estado, no seu territrio, revelia da jurisdio do pas de origem, baseada no princpio do nonrefoulement e que se caracteriza pelo gozo dos direitos dos refugiados reconhecidos pelo direito internacional de asilo e que, normalmente, concedida sem limite de tempo (Moreira, 2006, p. 27).

Definio extrada do Dicionrio Jurdico, Academia Brasileira de Letras Jurdicas, p. 575.


1

Direito ao solo. Princpio segundo o qual a pessoa tem a nacionalidade do pas onde nasceu.
2 3

Direito de sangue, ou que decorre da hereditariedade, transmitido ao indivduo pelos ancestrais.

ponto-e-vrgula 5

159

Refugiados angolanos em So Paulo...

O quinto caso: diferente dos refugiados, que so forados a migrar de seu pas de origem para poder zelar por suas vidas, os migrantes caracterizam-se por deixarem seus pases e se deslocarem a novos pases por vontade prpria, motivados por fatores pessoais, econmicos, dentre outros. O sexto caso: os deslocados internos tambm fazem parte de indivduos que migram foradamente. So compostos por pessoas obrigadas a se deslocarem de suas casas, mas permanecendo em seu pas de origem, seja por motivos de conflitos armados, perseguio ou outras formas de violncia (ACNUR, 1998, p. 98). Dessa forma, nota-se que os deslocados internos permanecem em seu prprio pas, o que no ocorre com os refugiados. O stimo caso: os solicitantes de refgio so potenciais refugiados. Esse grupo de indivduos que se desloca a outro Estado, por motivos vrios, em busca de proteo, corre o risco de no ser reconhecido como refugiado; disso depender todo um procedimento, de acordo com as normas internas, por meio das quais as autoridades competentes nacionais tm o poder de decidir se o solicitante preenche todos os requisitos para ser reconhecido como um refugiado (ACNUR, 2005, p. 13). Enquanto o julgamento no tiver um fim, o indivduo ser tido como um solicitante de refgio. O oitavo caso: os refugiados constituem um grupo de pessoas que so obrigadas a se deslocar a um outro Estado por temerem por suas vidas e liberdades. O termo refugiado habitualmente utilizado pela mdia em geral, pelos polticos e pelo pblico em geral para designar um indivduo que foi obrigado a deixar sua residncia habitual. Aqui cabe uma ressalva: quando a palavra utilizada em sentido to amplo, perdese a distino que deve ser feita a respeito das causas da fuga (ACNUR, 1998, p. 49).

Angola no ps-guerra civil


Muito extensa, a guerra civil em Angola destruiu grande parte da infraestrutura fsica e da estrutura social do pas, provocando

ponto-e-vrgula 5

160

Refugiados angolanos em So Paulo...

movimentos macios da populao, tanto de dentro como de fora do territrio nacional. Alguns dados sobre o ano que precedeu o trmino da guerra civil em Angola, citados por analistas e pela imprensa, apontavam 1,5 milho de mortos e mais de 2 milhes de refugiados dentro e fora das fronteiras nacionais. Mesmo com o fim da guerra, as condies de vida da grande maioria da populao angolana ainda continuam sendo extremamente precrias e ainda so visveis dentro do territrio angolano

consequncias diretas dos conflitos, como por exemplo, o elevado ndice de minas terrestres espalhadas pelo interior do pas grande responsvel pelas migraes internas, principalmente em direo capital, Luanda. Calcula-se que mais de 500 mil pessoas j sofreram acidentes com minas antipessoais, parte delas crianas que perderam membros de seus corpos, sobretudo as pernas. (Gomes, 2004, pp. 45-46). Dentro da perspectiva do deslocamento interno, outro problema de grande relevncia o caso crnico de pessoas que se deslocaram maciamente do interior para as cidades por conta da carnificina e da fome que assola o interior do pas, causando assim o aumento da demanda por alimentos, medicamentos e outros servios, aumentando a carga sobre um Estado j extremamente precrio. No incio deste artigo, a questo dos deslocados internos foi abordada de forma sucinta, apenas como uma maneira de diferenciao a outros termos que foram propostos e discutidos. Dessa maneira, cabenos averiguao mais consistente desse termo em especfico como forma de termos entendimento maior sobre essa parcela da sociedade. Entende-se por Deslocados Internos:
[...] as pessoas ou grupos de pessoas que se viram foradas ou obrigadas a escapar ou fugir de seu lar ou de seu lugar de residncia habitual, especialmente em funo ou para evitar os efeitos de um conflito armado, de situaes de violncia generalizada, de violaes de direitos humanos ou de catstrofes naturais ou provocadas pelo ser humano, e que no tenham cruzado uma fronteira estatal internacionalmente reconhecida. (Jubilut, 2007, p. 164).

ponto-e-vrgula 5

161

Refugiados angolanos em So Paulo...

So, assim, indivduos que por foras que fogem aos seus desejos, tiveram que sair de seus lares, em busca de proteger suas vidas em outro lugar dentro de seu prprio Estado. Segundo Jubilut (2007), a necessidade dessa sada pode encontrar fundamento em vrias situaes, que podem ser agrupadas em trs grandes grupos: o primeiro, seria a violao generalizada de direitos humanos;4 o segundo, seria a existncia de um conflito interno; e, por ltimo, a existncia de um conflito internacional. Por conta dessa diviso, estabelece-se qual sistema de normas ser aplicado a esses indivduos: no primeiro caso aplicam-se as normas de Direito Internacional dos Direitos Humanos, no segundo caso normas de Direito Internacional dos Direitos Humanos e de Direito Internacional dos Conflitos Armados, sobretudo o artigo 3, comum s quatro Convenes de Genebra,5 e no terceiro caso o Direito Internacional Humanitrio em sua plenitude.

Segundo Jubilut, a noo de grave e generalizada violao de direitos humanos no possui definio nem na doutrina e nem na prtica, assim, varia conforme cada acadmico. Ela pode ir desde, por exemplo, uma crise humanitria ou a existncia de uma ditadura ate o conflito armado interno, que pode ser reconhecido ou no como tal.
4 5 Artigo 3 - Em caso de conflito armado de carter no-internacional que ocorra em territrios de uma das Altas Partes Contratantes, cada uma das partes em conflito dever aplicar, pelo menos, as seguintes disposies: 1) As pessoas que no tomarem parte diretamente nas hostilidades, incluindo os membros das foras armadas que tiveram depostos as armas e as pessoas que ficarem fora de combate por enfermidade, ferimento, deteno ou qualquer outra razo, devem em todas circunstncias ser tratadas com humanidade, sem qualquer discriminao desfavorvel baseada em raa, cor, religio ou crena, sexo, nascimento ou fortuna, ou qualquer outro critrio anlogo. Para esse efeito, so e continuam a ser proibidos, sempre e em toda parte, com relao s pessoas acima mencionadas: a) atentados vida e integridade fsica, particularmente homicdio sob todas as formas, mutilaes, tratamentos crueis, torturas e suplcios; b) tomadas de refns; c) ofensas dignidade das pessoas, especialmente os tratamentos humilhantes e degradantes; d) condenaes proferidas e execues efetuadas sem julgamento prvio realizado por um tribunal regularmente constitudo, que oferea todas as garantias judiciais reconhecidas como indispensveis pelos povos civilizados. 2) Os feridos e enfermos sero recolhidos e tratados. Um organismo humanitrio imparcial, tal como o Comit Internacional da Cruz Vermelha, poder oferecer seus servios s partes em conflito. As partes em conflito devero empenhar-se, por outro lado, em colocar em vigor por meio de acordos especiais todas ou parte das demais disposies da presente Conveno. A aplicao das disposies anteriores no afeta o estatuto jurdico das partes em conflito. Disponvel em: www.icrc.org/pr. Acesso em: 1 julho 2008.

ponto-e-vrgula 5

162

Refugiados angolanos em So Paulo...

Muito embora a proteo desses indivduos esteja assegurada, a comunidade internacional verificou que ela no era suficiente, j que a base na qual se funda facilmente violada nas situaes em que deve atuar. Ou seja, em caso de violao generalizada de direitos humanos torna-se complicada a proteo da pessoa humana por esse ramo do direito, e a proteo do Direito Internacional Humanitrio, apesar de ser jus cogens6 por alguns doutrinadores e contar com sanes internacionais para sua violao, ainda dependente da boa vontade dos Estados, e/ou das partes em conflito, em obedec-lo (Jubilut, 2007, pp. 165-166). Embora esses indivduos no tenham como ocorre no caso dos refugiados a proteo de um Estado que no esteja em conflito, o ACNUR vem ampliando o seu mandato original e tem assistido cada vez mais os deslocados internos, buscando, com isso, efetivar a proteo universal de pessoas em situao de emergncia que lhe foi incumbida. Essa ampliao se d no ano de 1972, quando o Conselho Econmico e Social da ONU solicitou ao ACNUR, ao tratar dos problemas concernentes no Sudo, que prestasse assistncia a pessoas deslocadas dentro do pas. Como uma forma de melhorar o atendimento dado aos deslocados internos, o ACNUR estabeleceu quatro requisitos para sua ao: em primeiro lugar, deve haver consenso do pas no qual eles se encontram; em segundo, preciso haver uma solicitao por parte da Assemblia Geral, do Secretrio Geral ou de qualquer outro rgo competente da ONU; em terceiro, o acesso s populaes nestas condies deve ser livre; e, por ltimo, a opo de buscar refgio em outro pas deve continuar existindo.

uma norma aceita e reconhecida pela Comunidade de Estados Internacionais em sua totalidade, como uma norma da qual no permitida nenhuma derrogao e que s poder ser modificada por uma subsequente norma de lei internacional que tem o mesmo carter legal. (Conveno de Viena sobre a Lei dos Tratados)
6

ponto-e-vrgula 5

163

Refugiados angolanos em So Paulo...

Apesar dos avanos nas questes referentes aos problemas dos deslocados internos, h por parte de doutrinadores, a alegao de diversos problemas na proteo assegurada pelo ACNUR a esses indivduos, entre as quais se destacam duas: a primeira a falta de recursos, sobretudo financeiros, para garantir proteo efetiva tanto aos refugiados quanto aos deslocados internos, e a segunda a politizao da ajuda internacional, que vai na contramo do princpio de no-interveno consagrado pela carta da ONU, uma vez que o ACNUR, ao dar assistncia a pessoas ainda sob a jurisdio de seu Estado, estaria indiretamente apontando violaes de direitos por parte desse Estado, uma vez que estaria interferindo em assuntos domsticos de modo inadequado. Como as trs vertentes de proteo da pessoa humana no conseguem dar conta de tratar com eficincia da problemtica dos deslocados internos, decidiu-se pela criao de um sistema prprio de proteo que a comunidade internacional pudesse aplicar de modo independente e eficaz. Alguns passos foram dados para que isso se materializasse: o primeiro deles foi a incluso do tema no mbito mais restrito da ONU, mais especificamente, a criao de um grupo de trabalho da Comisso de Direitos Humanos do Conselho Econmico e Social sobre o tema (Jubilut, 2007, p. 167), outro passo de extrema importncia foi a solicitao por parte da Assemblia Geral da ONU ao Inter-Agency Standing Committee (IASC) da elaborao de uma estratgia para a proteo dos deslocados internos. O IASC um comit que engloba os rgos da ONU que se ocupam de questes humanitrias e outras organizaes nogovernamentais que tm mandatos simples, tais como a Organizao Internacional de Migrao e a Cruz Vermelha, em vistas a

proporcionar respostas mais coordenadas por parte da organizao. No que respeita aos deslocados internos, o IASC teve o mrito de

ponto-e-vrgula 5

164

Refugiados angolanos em So Paulo...

conseguir estabelecer uma distribuio de competncias quanto proteo e assistncia a eles pelos rgos que o compem.7 Ao ACNUR coube a responsabilidade no que se refere proteo, abrigo emergencial e coordenao de campos e

gerenciamento de deslocados internos. Segundo Jubilut (2007), tantas atribuies podem ser explicadas pelo fato de que o organismo j possui programas de ao estabelecidos, tambm por conta do conhecimento no que concerne proteo e as

semelhanas entre os deslocados internos e os refugiados, o que facilita a proteo daqueles. A Tabela 1 mostra a quantidade de deslocados internos dentro do territrio angolano. No foi possvel encontrar os dados referentes aos anos anteriores a 1996, o que uma grande perda, pois nos impede de realizar anlise de anos cruciais dentro do contexto de guerra civil no pas, principalmente o perodo que antecedeu as eleies de 1992 e o prprio ano das eleies, j que foi um ano em que os conflitos foram bastante intensos e possivelmente houve nmero considervel de deslocados no pas. de se estranhar os anos em que, segundo informaes do ACNUR, no h registros de deslocados internos no pas, sobretudo no perodo anterior a 2002, ano em que o conflito se encerra.

7 As competncias foram distribudas da seguinte maneira: Nutrio (Unicef), Sade (OMS), gua/Saneamento (Unicef), Abrigo emergencial (ACNUR para deslocados em funo de conflito e Cruz Vermelha para deslocados em funo de desastres), Gerenciamento de campos (ACNUR para deslocados em funo de conflito e OIM para deslocados em funo de desastre), Proteo (ACNUR para deslocados em funo de conflito e ACNUR/ACNUDH/Unicef para desastres e para civis afetados pelos deslocamentos), Recuperao Inicial (PNUD), Logstica (PMA), Telecomunicaes emergenciais (OCHA/Unicef/PMA). (Jubilut, 2007, p. 168).

ponto-e-vrgula 5

165

Refugiados angolanos em So Paulo...

Tabela 1 Nmero de deslocados internos em Angola de 1996 a 2008 Anterior a 1996 No h informao disponvel no site 257.508 202.000 188.728 *

1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006/07 2008
Fonte: 2005 UNHCR Statistical Yearbook

* No foram encontrados dados referentes a esses anos

Como j ressaltado, todo o processo descrito do longo perodo de conflitos em Angola dizimou milhares de vidas, adensando os problemas referentes s relaes entre os indivduos, forados a se deslocarem internamente, dentro de seu territrio ou a ultrapassarem as fronteiras nacionais em busca de refgio em outros Estados. Como veremos a seguir, no caso dos refugiados, uma parcela dessa populao que procurou segurana em outro pas veio para o Brasil, sobretudo para o estado do Rio de Janeiro, mas tambm em grande nmero para o estado de So Paulo. A guerra iniciada em 1975 fez com que o Estado angolano se deparasse e experimentasse um enorme xodo populacional: algo em torno de 80% dos colonos portugueses e muitos dos africanos que contribuam para o funcionamento da economia abandonaram o pas, o que intensificou a dimenso dos problemas econmicos, uma vez que o pas foi deixado por sua elite dirigente. Esses imigrantes se dirigiram principalmente a pases africanos fronteirios (Menezes, 2000, p. 215). Na Tabela 2 esto os principais pases que acolheram os angolanos que partiram em busca de refgio. Assim como na Tabela 1, no foi possvel a obteno dos dados referentes aos anos anteriores a 1996. Essa tabela corrobora a informao de que os
ponto-e-vrgula 5 166

Refugiados angolanos em So Paulo...

pases africanos, principalmente os que fazem fronteiras com Angola, foram os principais captadores de solicitantes de refgio. Importante realar que conforme o confronto ia se estendendo, o nmero de pessoas que saiam do pas tambm crescia, o que ocorreu at 2002, ano em que se deu termo guerra. Vemos pela tabela que a partir de 2002 a quantidade de pessoas a sarem do pas decresce

progressivamente. A Tabela 2 diz respeito quantidade de pessoas que saram de Angola em busca de refgio, o que significa que nem todos estavam sob os cuidados do ACNUR, ou seja, no eram pessoas reconhecidas como refugiados, apenas atravessaram outras fronteiras em busca de proteo.

Tabela 2 Principais pases de acolhimento aos refugiados angolanos Pas refgio 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 R Congo Zmbia A. do Sul Nambia Alemanha Outros Total

108.284 87.687 137.000 150.000 175.420 186.879 184.201 123.714 98.383 106.772

109.623 147.249 149.778 163.096 198.154 218.154 188.436 158.894 88.842 75.468

3.876 2.304 2.502 3.816 3.897 4.752 5.291 5.773 5.774 5.764

2.069 2.188 2.818 7.612 27.263 30.881 21.636 17.814 12.618 4.666

3.334 3.288 3.272 3.753

25.835 28.268 27.332 28.954 29.026 29.959 32.523 20.100 19.949 19.404

249.687 267.696 319.430 353.478 433.760 470.625 435.421 329.583 228.838 215.827

Fonte: 2005 UNHCR Statistical Yearbook

A Tabela 3 mostra a quantidade de refugiados angolanos que esto sob o amparo do ACNUR no mundo, por ano. Assim como na Tabela 2, a quantidade de pessoas em busca de proteo cresce ao

ponto-e-vrgula 5

167

Refugiados angolanos em So Paulo...

longo dos anos, mas neste caso ela continua a crescer mesmo aps o fim da guerra civil, o que pode significar o temor dessas pessoas de voltar a um pas que ainda no lhes oferece segurana tampouco confiana para continuarem suas vidas. Apesar dos pases africanos terem sido os principais receptores de angolanos ao longo dos anos em que a guerra civil em Angola ocorreu, o Brasil tambm foi um pas de grande procura.

Tabela 3 Refugiados angolanos que dizem respeito ao ACNUR Anterior a 1996 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 9.381 9.364 10.605 13.071 12.086 12.250 12.250 13.382 13.970 13.984

Fonte: 2005 UNHCR Statistical Yearbook

A configurao do cenrio de xodo populacional foi acentuada a partir das eleies presidenciais de 1992 e provocou um fluxo bastante considervel de angolanos ao Brasil em busca de refgio. Entre os anos de 1992 e 1994, o Brasil recebeu um contingente de cerca de 1.200 angolanos. Atualmente, segundo dados do ACNUR, h 1.700 refugiados angolanos em solo brasileiro, de um total de quase 4.000 refugiados que hoje vivem aqui. Desses 1.200

angolanos, cerca de 1.340 vivem no Rio de Janeiro e 360 vivem em So Paulo. A questo do refgio no Brasil at a chegada dos angolanos no era um tema de grande repercusso, no pra menos, desde os tempos das ditaduras militares na Amrica Latina quando muitos

ponto-e-vrgula 5

168

Refugiados angolanos em So Paulo...

latino-americanos vieram ao Brasil em busca de refgio , at o incio dos anos de 1990, havia no Brasil um quadro muito enxuto de refugiados, apenas 322 pessoas. Antes da vinda dos angolanos, por conta da baixa procura de pessoas em busca de refgio no Brasil, a Critas8 pensava em diminuir consideravelmente o tamanho de seu escritrio ou at mesmo centralizar suas aes s em So Paulo ou no Rio de Janeiro. Aps a chegada dos angolanos em solo brasileiro, a rotina do escritrio da Critas no Rio de Janeiro mudou consideravelmente. Ela precisou se readaptar num espao de tempo muito exguo a uma nova realidade, com demandas diferentes das at ento recebidas. A Tabela 4 mostra o nmero de refugiados angolanos

reconhecidos no Brasil de 1992 at 2006. Percebe-se que h um pico de reconhecimentos da condio de refgio nos dois anos

imediatamente posteriores ao ano das eleies em Angola, um perodo de crescimento e adensamento das barbries e atrocidades no pas, motivo pelo quais muitos angolanos deixaram sua terra natal em busca da segurana e da paz que em seu pas no tinham mais.

8 A Critas internacional um rgo sem fins lucrativos da Igreja Catlica, criada em 1950, com grande visibilidade em boa parte do mundo decorrente de sua destacada atuao em diversos projetos sociais, mormente ao atendimento direto s populaes carentes e por isso considerada como brao social da Igreja Catlica, atuando em mais de 150 pases, em todos os continentes. Devido ao reconhecido conseguido atravs de suas atuaes, a Critas internacional mantm o status de observadora junto ao Conselho Econmico e Social da ONU h mais de 35 anos e, no Brasil, desempenha papel fundamental na questo dos refugiados. Em solo brasileiro ela foi criada em 1956 e encontra-se vinculada Conferncia Nacional dos Bispos CNBB e Pastoral Social, sendo que se destacam no atendimento e acolhida de refugiados as Arquidiocesanas de So Paulo e do Rio de Janeiro.

ponto-e-vrgula 5

169

Refugiados angolanos em So Paulo...

Tabela 4 Quantidade de angolanos reconhecidos como refugiados no Brasil de 1992 a 2006 Anos de reconhecimento dos refugiados anterior a 1992 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 dependentes sem data total
Fonte: Critas Rio de Janeiro.

Quantidade de refugiados reconhecidos 16 2 428 256 33 5 0 0 52 283 31 7 0 2 0 5 678 30 1.828

Se analisarmos a quantidade geral de angolanos reconhecidos pelo governo brasileiro ao longo dos anos, se comparada quantidade de angolanos em outros pases, verificamos que o nmero de angolanos no Brasil pequeno. Mas, se analisarmos o contingente de refugiados angolanos em solo brasileiro, tendo como parmetro o total de refugiados no Brasil, veremos que os angolanos so muitos se tivermos em vista a realidade brasileira nessa temtica. As Tabelas 5 e 6 do bem a noo dessa realidade.
ponto-e-vrgula 5 170

Refugiados angolanos em So Paulo...

Podemos extrair algumas informaes dessa tabela, entre as quais destaco duas: a primeira justamente a quantidade de angolanos, que desde 1996 possivelmente desde 1993 j vem se destoando dos demais refugiados de outras nacionalidades como a principal populao refugiada no Brasil; a segunda a crescente quantidade de colombianos no Brasil, nmero que aumentou aps 2004, ano em que o Brasil iniciou a acolhida de colombianos por meio do programa de reassentamento solidrio.9

Tabela 5 Principais pases demandantes de refugiados no Brasil de 1996 a 2007 Pases de origem Ano Angola 1.209 1.286 1.271 1.368 1.579 1.704 1.908 1.952 2.005 1.751 1.693 1.700 Colmbia 4 4 15 26 63 88 132 360 296 * Libria 203 243 244 252 255 257 270 267 284 261 290 * Rep. D. Congo 147 147 164 163 182 183 196 174 185 207 243 * Serra Leoa 30 36 71 132 146 152 150 151 135 137 *

1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

Fonte: 2005 UNHCR Statistical Yearbook *No foi possvel conseguir os dados referentes a esses pases durante o ano de 2007.

Esse programa foi proposto pelo Brasil quando das comemoraes do 20 aniversrio da Declarao de Cartagena. Por meio de tal programa, refugiados reconhecidos em um pas da Amrica Latina podem ser reassentados em um terceiro pas, com o objetivo de compartilhar responsabilidades entre os governos na proteo dos refugiados que se encontram em pases de grande fluxo, como so os casos do Equador, Venezuela e Costa Rica.
9

ponto-e-vrgula 5

171

Refugiados angolanos em So Paulo...

Tabela 6 Quantidade total de refugiados no Brasil por ano 1996 2.212 1997 2.260 1998 2.347 1999 2.378 2000 2.722 2001 2.884 2002 3.182 2003 3.193 2004 3.345 2005 3.458 2006* 3.913

Fonte: 2005 UNHCR Statistical Yearbook *Dado fornecido pela Critas

Se analisarmos as Tabelas 5 e 6, cruzando suas informaes, observaremos que a quantidade de angolanos (Tabela 5) em relao quantidade geral de refugiados no Brasil (Tabela 6) no mnimo significativa. Entre os anos de 1996 e 2004, apenas no ano de 1998 os angolanos no representavam mais que o dobro da quantidade geral de refugiados no Brasil. Outro dado importante que a quantidade de refugiados angolanos continuou a crescer mesmo aps o fim dos conflitos, o que nos pode fazer pensar em algumas possibilidades, como por exemplo, a condio de vida de alguns desses indivduos fez com que outros tambm migrassem para c, ou mesmo por conta de proteo, se pensarmos que Angola, mesmo aps os conflitos ainda no era um pas seguro para se viver. Muitas so as possibilidades quando pensamos nos motivos pelos quais os angolanos deixaram seus lares em busca de refgio no Brasil: a questo da lngua portuguesa, a similaridade cultural, entre outros. Como explicar esse grande nmero de refugiados angolanos no Brasil? Todas essas indagaes e dvidas so alguns dos elementos que sero abordados a seguir. Para chegar a algumas consideraes que se aproximem o mximo da realidade, foi realizado um trabalho de entrevistas com alguns dos refugiados angolanos que vivem na cidade de So Paulo. Assim procurou-se por meio dos relatos desses indivduos esclarecer tais inquietaes.

Refugiados angolanos em So Paulo


A maneira como os angolanos refugiados veem So Paulo mostrou-se, de uma forma geral, nas dez entrevistas realizadas,
ponto-e-vrgula 5 172

Refugiados angolanos em So Paulo...

bastante positiva. Mas o conhecimento da cidade, e do Brasil como um todo, na maioria dos casos se d ainda em Angola, por meio de emissoras de televiso brasileiras que veiculam em programas, tais como noticirios e novelas um pouco da realidade local, que, de alguma forma, levam ao imaginrio de alguns angolanos o conhecimento de partes do Brasil e da sua cultura. A experincia vivida por cada angolano e a forma como tais informaes lhes so transmitidas marcam sua viso sobre So Paulo. Eugnia, uma angolana de 35 anos, dos quais 8 vividos em So Paulo revela:
Estou muito feliz por estar em So Paulo. A vida aqui muito boa, j consegui um local fixo para viver, estou estudando sem precisar pagar nada o segundo ano de relaes internacionais na FMU. Ainda no consegui emprego em So Paulo nesses 8 anos que vivo aqui, mas no tenho do que reclamar. O povo aqui muito acolhedor e receptivo.

Percebemos, por meio desse trecho de entrevista que, por mais que Eugnia diga estar satisfeita com a vida que vem tendo em So Paulo algo compreensivo, pois, apesar de estar vivendo numa cidade cujos ndices de criminalidade, desigualdade, apenas para citar dois exemplos, so elevadssimos, no est mais no seio de uma guerra civil , ela no tem conseguido se inserir, apesar de suas qualificaes, no mercado de trabalho, condio sine qua non para que uma pessoa possa ter uma vida digna. Essa, alis, uma realidade entre os refugiados que vivem em So Paulo, no somente entre os angolanos. Outrossim, importante ressaltar que Eugnia conseguiu

adquirir um imvel em So Paulo pelo fato de ter vindo de seu pas de origem j com os recursos financeiros para tanto. J. A., outro angolano entrevistado, embora ressalte os lados positivos da cidade e de sua populao, no deixa de salientar os problemas que a cidade possui, dentre os quais destaca a questo da violncia:
Estou h 10 anos no Brasil e, nesse tempo todo, tenho visto claramente que a questo da violncia uma coisa muito

ponto-e-vrgula 5

173

Refugiados angolanos em So Paulo...

grave por aqui. No me sinto muito seguro em sair pelas ruas de So Paulo de noite, por exemplo. Sempre tenho medo de ser assaltado, algo que j ocorreu com amigos angolanos.

O fator violncia algo que esteve presente em nove das dez entrevistas realizadas. B. A. afirmou que, diante da violncia, pobreza e diferenas de classes que v em So Paulo, considera essa cidade como uma Luanda maior. Isso, na maioria dos casos, uma viso que muda sensivelmente quando dos primeiros contatos desses refugiados

angolanos em So Paulo.

A vida dos angolanos em So Paulo: assimilao e segregao


Dos dez relatos colhidos dos refugiados angolanos em So Paulo, quatro demonstraram grande satisfao em viver nessa cidade. Tal satisfao (segundo os entrevistados) est intrinsecamente ligada vida dessas pessoas em um meio sem guerra civil e, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por esses indivduos, grande a satisfao que tm demonstrado. E. A., uma angolana de 27 anos, relatou estar muito contente em viver em So Paulo:
Viver aqui no muito fcil, no entanto, muito melhor que viver em Angola. Aqui eu sei que vou acordar e no vou correr o risco de ter uma pessoa na minha porta me perseguindo, querendo me matar ou meus familiares. O povo em So Paulo muito acolhedor. Sinto como se estivesse no meu pas.

Apesar de alguns relatos demonstrarem ser positiva a vida de algumas dessas pessoas em So Paulo, a maioria deles aponta para casos de excluso e xenofobia, os quais sero tratados a seguir. De acordo com o socilogo Loc Wacquant, nas dcadas que se seguiram Segunda Grande Guerra, em meados do sculo passado, tornou-se amplamente aceita a ideia de que as desigualdades em suas formas mais densas estavam prestes a ser aliviadas, quando no erradicadas, devido ampla proviso de bens pblicos como educao, sade e segurana (2001, p. 22). Ainda segundo ele:

ponto-e-vrgula 5

174

Refugiados angolanos em So Paulo...

Animadas pela consolidao industrial e pela contnua expanso de novos setores de servio, as sociedades do Primeiro Mundo passaram a entender a pobreza como um resduo de desigualdades e atrasos passados ou como o produto de deficincias individuais, de todo modo um fenmeno destinado a retroceder e desaparecer com a plena modernizao da nao. (idem) Contudo, no decorrer da dcada passada, essa imagem que prospectava o Primeiro Mundo foi abalada por manifestaes de insatisfao pblica e crescentes tenses tnicas e raciais no seio das grandes cidades (Wacquant, 2001, p. 24). Loc Wacquant tratou dessa questo tendo em vista as periferias da Frana e dos Estados Unidos. No entanto, xenofobia, discriminao ou toda e qualquer forma de preconceito uma realidade que abarca no s as sociedades desenvolvidas, mas tambm pases pobres e em desenvolvimento, como o caso do Brasil. Em grande parte dos casos, essa repulsa pelo outro se d entre povos de naes com pouco ou nenhuma ligao tnica e cultural; mas s vezes ela ocorre entre naes cujos povos tm muito em comum, como o caso de Brasil e Angola. Toda e qualquer forma de preconceito algo que deve ser visto como inaceitvel, em quaisquer relaes, envolvendo quaisquer que sejam os povos. Contudo, tendo em vista o processo histrico que liga angolanos ao Brasil, torna-se ainda menos aceitvel, vez que a construo do Estado brasileiro fez uso de cerca de 18 milhes de negros africanos escravos, muitos deles originados da atual regio de Angola, povo que participou ativamente da fundao da nao brasileira (Ribeiro, 1995, pp. 208-227). O povo brasileiro construiu a viso de que o negro livre, o branco pauperizado e o mulato representam a ignorncia, criminalidade e preguia e que so os nicos responsveis por tais caractersticas e realidade. Tal mentalidade tambm foi assimilada pelos negros e mulatos (idem).

ponto-e-vrgula 5

175

Refugiados angolanos em So Paulo...

Alguns relatos colhidos nas entrevistas do conta dessa ainda latente realidade. B. R. A. fala sobre sua experincia pessoal ao relatar que:
Muitas vezes as pessoas aqui nessa cidade no me tratam como deveriam tratar. Estou cansado de ter que ouvir piadas sobre negros pelos locais que passo diariamente. As pessoas aqui no respeitam os angolanos, no respeitam os africanos.

Outra reclamao frequentemente exposta pelos entrevistados diz respeito forma com que so abordados e posteriormente tratados pela polcia em So Paulo. Foram vrios os relatos de angolanos apontando para essa questo, algo que lhes causa indignao e os faz sentir (na viso deles) ainda mais discriminados diante da sociedade local. Ainda de acordo com B. R. A., vrios so os exemplos que ele poderia apresentar a respeito desse tipo de situao, como no exemplo relatado a seguir:
Estava saindo com dois amigos angolanos de um dos albergues da cidade que recebem os refugiados, quando, de repente, fomos abordados por alguns policiais que gritando muito diziam: mo pra cabea seu safado, cad a droga? Foram muito grosseiros com todos ns. No final acabou tudo bem. Quando samos em grupo isso sempre acontece.

Esse sentimento de repulsa, ao que parece, tambm uma realidade entre grande parte dos proprietrios de empresas na cidade, visto que, segundo dados da CASP a extrema maioria dos refugiados vivem na ociosidade ou sobrevivem por meio de trabalhos informais. Z. A. B. atribui o elevado ndice de desemprego entre os refugiados, sobretudo os africanos, ao preconceito racial, bem como a situao de excluso e segregao, reflexos desse fenmeno:
Eu vejo que as pessoas aqui no gostam dos africanos, no gostam de ficar do nosso lado, de andar com a gente. O desemprego leva os africanos a ficarem sem rumo e por isso muitos bebem, viram vagabundos.

O preconceito latente entre os refugiados africanos, nesse caso, entre os angolanos, tem feito com que eles se separem do resto da

ponto-e-vrgula 5

176

Refugiados angolanos em So Paulo...

populao, vivendo quase sempre entre eles, numa espcie de comunidade local. De acordo com Wacquant (2001, p. 32), esses imigrantes tendem a congregar-se nos bairros mais pauperizados dos grandes centros urbanos, aqueles cujas moradias so as mais baratas, onde podem com maior facilidade ganhar uma base nos setores informais e

empreendedores da economia e onde as redes de compatriotas ou amigos de mesma etnia fornecem assistncia crucial no processo de adaptao vida em um Estado desconhecido. Essa tambm a realidade da grande maioria dos refugiados angolanos que vivem em So Paulo. Segundo verificado por meio das entrevistas realizadas, exceto em alguns casos, os angolanos refugiados nessa cidade vivem na regio do Brs. M. O., um jovem angolano, h 9 (nove) anos no Brasil, diz:
Eu no tenho amizade com brasileiros. Eles no entendem o que ns passamos, no entendem a nossa realidade. Muitos nem mesmo sabem onde fica Angola. Ns sempre nos ajuntamos [sic] em bares aqui no Brs, esse o nosso pedao na cidade, aqui que a gente se ajunta [sic] para conversar sobre a vida e sobre o nosso pas.

Viver em bairros como o Brs, por exemplo, onde a privao material realidade constante, no o nico desafio que essas pessoas tm que enfrentar em So Paulo: devem tambm suportar o descaso e desprezo pblico por morarem em locais percebidos como reas vedadas, profusas em crimes, marginalidade e degenerao moral, onde se concebe que vivam somente membros inferiores da sociedade. Alm de todas essas dificuldades, esses indivduos tambm tm que suportar viver em moradias completamente degradantes: albergues cedidos pela prefeitura, incapazes de oferecer a eles uma situao minimamente confortvel e digna para viver. Muitos so os reflexos de se morar nesses locais, dentre os quais podemos destacar o fato de que os angolanos se veem prejudicados em suas relaes sociais, como por exemplo, na aproximao a uma pessoa com o intuito de relao afetiva; tambm creem que pelo fato de residirem em albergues, as

ponto-e-vrgula 5

177

Refugiados angolanos em So Paulo...

possibilidades de se conseguir um trabalho registrado se torna tarefa das mais difceis; por fim, podemos apontar a relao deles com os policiais, que os vem como bandidos e drogados.

A chegada dos refugiados angolanos a So Paulo


Buscou-se nesta ltima parte do artigo a anlise das motivaes que impulsionaram considervel fluxo de angolanos para So Paulo. Atualmente, segundo dados da Critas, o nmero de angolanos reconhecidos pelo governo brasileiro como refugiados de 1.700, dos quais cerca de 400 vivem em So Paulo. Algumas medidas para se chegar a tal resposta poderiam ser encontradas, por exemplo, por meio de conversas com autoridades do governo que trabalham com a temtica dos refugiados, ou mesmo com pessoas ligadas ao ACNUR. No entanto, o intuito deste trabalho o de chegar a tais respostas tendo como fonte de informao alguns dos refugiados angolanos. Para isso foram realizadas 10 entrevistas, nmero que num primeiro momento pode parecer pequeno frente quantidade de angolanos na cidade. No entanto, um nmero de indivduos bastante razovel tendo em vista as barreiras impostas pela Critas realizao de entrevistas com refugiados, que, alegando problemas passados, no esto mais intermediando conversas entre refugiados e pesquisadores; tambm pelo prprio receio deles em falar sobre suas vidas, algo que se justifica pelo fato dos traumas ainda presentes por terem que fugir de seu pas de origem por conta de perseguio e risco de morte. Por conta desse receio, a maioria dos angolanos entrevistados optou por no se identificar, preferindo, no mximo, dizer as iniciais de seus nomes. o caso do primeiro entrevistado, um jovem de 24 anos que preferiu no declarar seu nome. Ao ser indagado acerca dos motivos que o levaram a vir para o Brasil, e mais especificamente para So Paulo, ele responde:
Estou aqui por acaso. Apesar de j conhecer o Brasil pela televiso, atravs das novelas que passam em Angola, e do

ponto-e-vrgula 5

178

Refugiados angolanos em So Paulo...

pas se mostrar muito bonito, nunca tive vontade de viver aqui, pois j sabia que no teria muitas oportunidades de trabalho... S estou aqui de passagem... Meu desejo ir morar no Canad ou nos Estados Unidos... Consegui entrar num navio que vinha para as Amricas... Eu pensei que o navio estava indo para os Estados Unidos... Quando o navio encostou no porto, que fui perguntar para uma pessoa que estava na embarcao onde eu estava que fui descobrir que estava em Santos... De Santos vim pra So Paulo com a ajuda da Critas.

O caso desse jovem no foi o nico entre os angolanos entrevistados. M. B. tambm disse ter vindo para o Brasil sem saber que isso ocorreria.
Quando deixei Angola, fugido, no imaginava que estava indo para o Brasil. Isso acontece muitas vezes. Perguntamos para algumas pessoas da embarcao o destino do navio, e eles falam que vo para a Amrica. Quase sempre os Angolanos pensam que vo para os Estados Unidos... Estou tentando juntar um dinheirinho para ir embora daqui... Aqui est muito difcil de se viver... No existe trabalho para refugiado aqui.

Contudo, a vinda de angolanos para o Brasil no se restringe apenas aos desencontros de informaes e surpresas, mas tambm s facilidades que se apresentam para que isso ocorra. Exemplo disso o vo semanal, e de baixo custo, da companhia Linhas Areas de Angola (TAAG), que parte de Angola diretamente para o Rio de Janeiro. Isso fazia a poca em que o conflito em Angola estava bastante intenso, com que muitos angolanos vissem o Brasil como uma alternativa

financeiramente vivel para fuga. o que nos relata J. C.:


At onde eu saiba, os angolanos que vieram para o Brasil so angolanos pobres. Esses meus irmos, assim como eu, aproveitaram a oportunidade de fugir para um outro pas por um custo que a gente poderia pagar. No se compara o valor que a gente pagou para estar no Brasil com o valor de uma passagem que a gente pagaria para poder ir para um pas da Europa ou para os Estados Unidos... O Brasil est mais de acordo nossa realidade, digamos, de dinheiro.

A questo do idioma tambm se mostrou fator relevante entre os angolanos que disseram ter vindo ao Brasil por opo. o caso de Eugnia:

ponto-e-vrgula 5

179

Refugiados angolanos em So Paulo...

J conhecia o Brasil, no apenas pela televiso, j vim para o Brasil quando era criana. Sempre tive muita vontade de vir para c... Os dois pases tm muito em comum, tanto a questo cultural, quanto a questo da lngua portuguesa. Quando tive a oportunidade de pegar meus filhos e fugir de Angola por causa da guerra civil, no tive dvidas, vim para o Brasil. Ao chegar no Rio de Janeiro vim direto para So Paulo, pois aqui esto meus amigos, alm das melhores oportunidades.

Muitos dos angolanos, no apenas os entrevistados, j tiveram experincias de refgio em pases europeus e nos Estados Unidos antes de 1992, ano em que o cenrio poltico em Angola, depois de frustradas tentativas de paz, voltava a ser o do massacre de uma guerra civil que, h vrios anos destrua o pas. Contudo aps a intensificao do conflito armado, muitos consulados de pases europeus e o norteamericano, para os quais os angolanos habitualmente se dirigiam, foram fechados. No entanto, o consulado brasileiro permaneceu aberto aos pedidos de visto. Dessa forma, unido ao fato de que no Brasil no h limite de cotas para refugiados, o pas passou a ser visto como uma alternativa importante na estratgia de sobrevivncia de vrias famlias. o que nos diz J. A.:
Antes de ver o Brasil como uma alternativa de refgio, procurei outros consulados no pas, mas infelizmente todos estavam fechados. Gostaria mesmo era de ir para algum pas na Europa, como a Alemanha ou a Frana, mas no deu. Vim para o Brasil justamente porque o pas no fechou as portas para os angolanos... No estou feliz aqui, mas sou agradecido ao Brasil por ter me recebido de braos abertos, tambm meus amigos angolanos.

Esse sentimento de gratido tambm compartilhado por outros entrevistados, como o caso de Z. A. B.:
Apesar de estar descontente com a vida que levo no Brasil, no posso deixar de dizer que o Brasil foi o nico pas que me aceitou para refgio. Tentei ir para outros lugares antes de chegar ao Brasil, mas no consegui, j que os consulados desses pases estavam fechados para ns angolanos.

Diante de tamanha insatisfao apesar do sentimento de gratido presente na maioria dos entrevistados lhes foi questionado os

ponto-e-vrgula 5

180

Refugiados angolanos em So Paulo...

motivos que fazem com que eles permaneam no Brasil. As respostas vertem para a mesma direo, qual seja a falta de condies financeiras para deixar o pas. B. A. ao ser indagado sobre essa questo, responde:
Estou juntando um dinheiro para poder ir embora daqui. Muitos angolanos que vm para o Brasil chegam s com o dinheiro da passagem, e como no conseguem emprego no conseguem dinheiro para ir embora para outro pas... Tambm passo pelo mesmo problema.

E. A. tambm da mesma opinio:


No vejo a hora de ir embora do Brasil. Quero ir para um pas onde eu possa conseguir um bom emprego, ter uma casa decente, uma chance na vida, o que eu no tenho conquistado aqui no Brasil... Alguns amigos esto me ajudando com um pouco de dinheiro para que eu possa ir embora. Tambm estou guardando algum para ir embora.

Vimos que foram vrios os motivos que levaram os angolanos a se refugiarem no Brasil, em especial na cidade de So Paulo. Diferente do que se poderia prospectar num primeiro momento, a questo do idioma portugus no figura como a causa mais relevante para o refgio, mas questes como facilidade financeira e geogrfica, ou mesmo a falta de opes dos solicitantes de refgio. No bastasse o longo perodo de escravizao pelo qual passou o povo angolano, oriundo de um cruel perodo de colonizao, a independncia de Angola resultou em sofrimento ainda maior e em marcas profundas ainda presentes nessas pessoas. O longo conflito civil em Angola massacrou seu povo, cerceou sua liberdade e imps a essas pessoas incertezas e privaes, sobretudo a de desfrutar dos bens de sua prpria terra, forando-os a dela se retirar. Aps 1992, ano em que se deu um arrefecimento no conflito em Angola por conta da malograda eleio no pas milhares de famlias foram separadas, destruiu-se laos de amizades e tornou invivel a vida de milhares de angolanos, que por opo ou presso deixaram sua terra natal em busca de refgio. Entre esses angolanos, esto os que chegaram em bom nmero cidade de So Paulo.

ponto-e-vrgula 5

181

Refugiados angolanos em So Paulo...

A vida desses refugiados em So Paulo tem sido repleta de dificuldades e decepes. A maioria dos angolanos entrevistados no esconde o seu encantamento com essa cidade, de acordo com eles, repleta de possibilidades, mas que, ao mesmo tempo, se fecha para essas pessoas, por conta de um preconceito enraizado na sociedade, algo que os leva a ser marginalizados pela sociedade local. Um povo que se empenhou em deixar para trs uma vida envolta de atrocidades e que passa a ser vtima da segregao em um pas cujas semelhanas no que se refere cultura so muitas. Cada um dos refugiados angolanos entrevistados trouxe consigo seus costumes e maneira de viver e, ao se inserirem em So Paulo, sofreram segregao e foram participantes da j existente desigualdade no seio da sociedade paulistana. So participantes das inerentes contradies dessa cidade, que indubitavelmente apresenta aspectos de desenvolvimento sem, contudo, deixar de evidenciar a discrepncia social, na qual se inserem grande parte dos angolanos, pessoas cujas vidas, em So Paulo, so expostas ao desemprego, misria, aos maus tratos de policiais e em situaes das mais diversas nas quais o preconceito fator preponderante. O desejo de retornar ao seu pas de origem e ajudar na sua reconstruo e crescimento, ou mesmo ir para outro pas, onde possam se sentir valorizados e aceitos algo demonstrado pela maioria dos entrevistados. Contudo, a falta de dinheiro e, em alguns casos, a no abertura de alguns pases para a entrada de novos imigrantes, tem impossibilitado a concretizao desse objetivo. Muitos dos angolanos vieram para So Paulo imaginando e vislumbrando perspectivas das mais promissoras, no entanto,

dificuldades, desprezo e preconceito tem sido a realidade diria dessas pessoas. O Brasil abriu suas portas para a entrada dessas pessoas em busca de refgio. Porm, no tem sido capaz de proporcionar uma vida minimamente digna maioria deles. Enquanto nada for feito para que essa situao mude, os refugiados angolanos que vieram e vivem em

ponto-e-vrgula 5

182

Refugiados angolanos em So Paulo...

So Paulo, continuaro a sofrer dos mesmos males, vendo sua vida passar, e com ela a esperana de um recomeo digno.

Bibliografia
ACNUR (1996a). Conveno Relativa ao Estatuto dos Refugiados. In: Manual de Procedimentos e Critrios a Aplicar para Determinar o Estatuto de Refugiado. Lisboa, ACNUR. ________ (1996b). Convention and Protocol Relating to the Status of Refugees. Disponvel em: <http://www.unhcr.ch/cgibin/texis/vtx/protect/opendoc.pdf?tbl=PROTECTION&id=3 b66c>. Acesso em: 27 novembro 2007. ________ (1997). A situao dos refugiados no mundo 1995: em busca de solues. Lisboa, ACNUR. ________ (1998). A situao dos refugiados no mundo 1997-98: um programa humanitrio. Lisboa, ACNUR. ________ (2000). A situao dos refugiados no mundo: cinquenta anos de aco humanitria. Almada, A Triunfadora Artes Grficas. ________ (2005). Lei 9.474/97 e Coletnea de instrumentos de proteo internacional dos refugiados. Braslia. ACNUR (2005). States parties to the 1951 Convention Relating to the Status of Refugees and the 1967 Protocol. Disponvel em: <http://www.unhcr.ch/cgibin/texis/vtx/protect/opendoc.pdf?tbl=PROTECTION&id=3 b73b0d63>. Acesso em: 27 novembro 2007. ALMEIDA, G. A. de (2001). Direitos Humanos e no-violncia. So Paulo, Atlas. ANDRADE, J. H. F. de (1996a). Direito Internacional dos Refugiados: evoluo histrica (1921-1952). Rio de Janeiro, Renovar. ________ (1996b). O Brasil e a proteo de refugiados: a discusso tem incio no Congresso Nacional. Pensando o Brasil: reflexes e sugestes para os problemas do Brasil. Braslia, ano V, n. 16, pp. 7-12. BOAVIDA, A. (1967). Angola: cinco sculos de explorao portuguesa. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira. BOBBIO, N. M., N. PASQUINO, G. POLTICA. (2004). Dicionrio de. So Paulo, Editora UNB. BRUNETTO, C. P. (2004). As influncias internacionais no processo de independncia de Angola. Monografia, FASM. COMERFORD, M. G. (2005). O rosto pacfico de Angola biografia de um processo de paz (1991-2002). Luanda, CONARE. Relatrio outubro de 1998 a novembro de 2002.

ponto-e-vrgula 5

183

Refugiados angolanos em So Paulo...

DECLARAO DE CARTAGENA (2001). In: ARAUJO, N. e ALMEIDA, G. A. de (coord.). O Direito Internacional dos Refugiados: uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro, Renovar. JUBILUT, L. L. (2007). O Direito Internacional dos Refugiados e sua aplicao no ordenamento jurdico brasileiro. So Paulo, Mtodo. MAKUEDIA, J. S. (2000). Reflexes sobre polticas sociais, enfrentamento e pobreza no caso Angola. Monografia Ps-Graduao em Servio Social, PUC/SP. MENEZES, S. (2000). Mamma Angola: sociedade e economia de um pas nascente. So Paulo, Edusp. MOREIRA, J. B. (2006). A questo dos Refugiados no Contexto Internacional (de 1943 aos dias atuais). So Paulo, Campinas. ONU/ACNUR (1951). Conveno Relativa ao Estatuto dos Refugiados. ONU/ACNUR (1967). Protocolo Relativo ao Estatuto dos Refugiados. PETRUS, M. R. (2001). Emigrar de Angola e Imigrar no Brasil jovens imigrantes angolanos no Rio de Janeiro: histria(s), trajetrias e redes sociais. Dissertao de Mestrado, UFRJ. PIOVESAN, F. (2001). O direito de asilo e a proteo internacional dos refugiados. In: ARAUJO, N. e ALMEIDA, G. A. de (coord.). O Direito Internacional dos Refugiados: uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro, Renovar. SANTOS, A. de L. dos (2006). Angolanos em So Paulo: socializao, rede familiar e suas histrias de vida e de luta. Dissertao de Mestrado, USP. SIDOU, J. M. O. (2004). Dicionrio Jurdico. Academia Brasileira de Letras Jurdicas. So Paulo, Forense. WACQUANT, L. (1998). Os Condenados da Cidade. Rio de Janeiro, Revan.

ponto-e-vrgula 5

184

You might also like