You are on page 1of 2

O Corao

o msculo mais importante do nosso corpo, pois encarregado de bombear o sangue, levando oxignio e nutrientes a todos os rgos, por meio de vasos sanguneos chamados artrias.

Fatores de risco
Deve-se controlar os fatores de risco que esto fortemente associados: Colesterol e triglicerdeos altos Substncias no sangue que elevam o risco de ataques cardacos, derrames e outras doenas. Diabetes Doena que se caracteriza por nveis altos ou mal controlados de glicose no sangue. Estresse Tenso emocional por um perodo prolongado. Hipertenso arterial Presso alta (igual ou maior que 130 X 85 mmHg).
Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertenso

Como controlar os fatores de risco


O conhecimento dos fatores de risco importante, pois pode significar mudanas de hbitos de vida, principalmente relacionadas com a alimentao e a atividade fsica. Taxa de Colesterol alta Procure ter uma dieta alimentar saudvel. Prefira carnes brancas e magras. Substitua a manteiga por margarina vegetal e as frituras por assados, cozidos ou grelhados. Taxa de Triglicerdeos alta Evite o consumo de massas, doces e bebidas alcolicas.

O que so doenas cardiovasculares?


So doenas provocadas pelo acmulo de placas de gordura nas artrias, que podem bloquear total ou parcialmente a passagem do sangue, causando infarto ou derrame cerebral.

Obesidade Peso acima do ideal. Sedentarismo Ausncia de atividade fsica regular. Tabagismo Hbito de fumar. Diabetes Hbitos alimentares saudveis e exerccios fsicos regulares so fundamentais para manter as taxas de glicose no sangue normais. Estresse Procure lidar com mais tranquilidade com os seus problemas e emoes. Divida tarefas e responsabilidades, planeje melhor o seu tempo e procure algum tipo de atividade para se sentir bem.

Homens com mais de 40 anos, mesmo nunca tendo apresentado qualquer tipo de sintoma, podem sofrer um infarto, pois uma doena silenciosa. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco.

Hipertenso arterial Diminua o sal na comida e controle o consumo de bebidas alcolicas. Tabagismo Pare de fumar, pois o comprometimento dos pulmes fator de alto risco.

Recomendaes
Este folheto um informativo. Em caso de dvida consulte um especialista ou seu mdico. Proibida a reproduo integral ou parcial deste material em qualquer meio, inclusive internet, sem autorizao expressa da Unimed-Rio. Qualquer reproduo no autorizada est sujeita s penalidades da lei. Editora responsvel: Elisabete F. Almeida (CRM 44.022) 2011 LatinMed Marketing e Editora Mdica Ltda. Todos os direitos reservados www.latinmed.com.br

Corao Saudvel

Consulte seu mdico 1 vez por ano para a preveno da maioria das doenas cardacas. Alm de verificar a presso arterial, seu mdico pode solicitar outros exames, mais indicados para sua idade, sexo e histrico familiar. Mantenha uma alimentao saudvel e pratique exerccios fsicos com regularidade. A alimentao para um corao saudvel deve ter: menos gordura, menos sal, menos calorias e mais fibras alimentares. Coma gros, frutas e vegetais. Leia os rtulos dos alimentos. Eles podem ajud-lo a comer mais fibras e menos gorduras e sdio. Limite o consumo de bebidas alcolicas. O vinho bom, quando ingerido com moderao. Mantenha seu peso sob controle. Se voc j tem 40 anos, comece a redobrar os cuidados com seu corao, principalmente se algum da sua famlia tiver doena cardaca. Diga no ao fumo. Ame a vida e o seu corao.
CONTACT CENTER / SAC (21) 3861-3861 e 0800 - 079-3821 Deficiente Auditivo / Fala - 0800-286-0234

De acordo com o Ministrio da Sade 90% dos brasileiros com mais de 20 anos de idade no praticam esportes regularmente

Voc sabia?

ANS - n 39.332- 1

Obesidade Doces, refrigerantes e frituras so alimentos com valor calrico elevado, por isso engordam. Prefira carnes magras, verduras, legumes e frutas. Sedentarismo Para produzir benefcios cardiovasculares, a atividade fsica deve ser regular, bem orientada e ter carter aerbico (natao, caminhada, corrida e etc). Os exerccios aerbicos melhoram a capacidade cardiorrespiratria. Homens que se exercitam apenas uma vez por semana so 74 vezes mais propensos a sofrer parada cardaca durante atividade intensa, como uma partida de futebol, segundo um recente estudo americano. De nada adiantam exerccios espordicos. Aproveite o seu dia-a-dia para ir a p ao trabalho e utilizar escadas, em vez do elevador.

Rio

You might also like