You are on page 1of 12

GUA

gua um elemento vital para a vida na terra. A gua um elemento composto por dois tomos de hidrognio (H) e um de oxignio (O), formando a molcula de H2O. uma das substncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em trs estados fsicos: slido (geleiras), lquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor dgua na atmosfera). Aproximadamente 70% da superfcie terrestre encontra-se coberta por gua. No entanto, menos de 3% deste volume de gua doce, cuja maior parte est concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de guas superficiais para as atividades humanas. A gua est distribuda da seguinte forma no planeta Terra:

- 97%

da disponibilidade da gua do mundo esto nos oceanos, ou seja, gua salgada. - 3,0% de gua doce e est distribuda da seguinte forma: - 22% aquferos; - 77% calotas polares; - 1,0% rios e lagos; A gua de fundamental importncia para a vida de todas as espcies. Aproximadamente 70 a 80% de nosso organismo composto por gua. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingesto de gua tratada um dos mais importantes fatores para a conservao da sade, considerada o solvente universal, auxilia na preveno das doenas (clculo renal, infeco de urina, etc.) e proteo do organismo contra o envelhecimento.

CICLO

DA

GUA

O ciclo da gua, tambm conhecido como ciclo hidrolgico, consiste no processo dinmico de diferentes estgios da gua. Para melhor compreenso deste ciclo podemos iniciar sua explicao atravs da evaporao da gua dos oceanos. O vapor resultante das guas ocenicas transportado pelo movimento das massas de ar. Sob determinadas condies, o vapor condensado, formando as nuvens, que por sua vez podem resultar em precipitao. A precipitao pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. A maior parte fica temporariamente retida no solo, prxima de onde caiu, e finalmente retorna atmosfera por evaporao e transpirao das plantas. Uma parte da gua resultante, escoa sobre a superfcie do solo ou atravs do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecer o lenol fretico.

gua no Brasil
O Brasil um pas privilegiado com relao disponibilidade de gua, detm 53% do manancial de gua doce disponvel na Amrica do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o territrio, proporcionam elevados ndices pluviomtricos. No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hdricos, o pas sofre com a escassez de gua potvel em alguns lugares. A gua doce disponvel em territrio brasileiro est irregularmente distribuda: aproximadamente, 72% dos mananciais esto presentes na regio

amaznica, restando 27% na regio Centro-Sul e apenas 1% na regio Nordeste do pas. Outro fator agravante a ausncia de saneamento bsico nas residncias da populao brasileira. Atualmente, 55% da populao no tem gua tratada nem saneamento bsico. Polticas pblicas devem ser desenvolvidas para reverter esse quadro. Pesquisas indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em servios de sade, ou seja, so investimentos que proporcionam qualidade de vida para a populao e economia aos cofres pblicos em curto prazo.

Os diferentes tipos de gua


Todos sabem bem a diferena entre gua salgada e doce, a que encontrada nas praias e a dos rios. Mas h outros tipos: as prprias para consumo humano ou no; as naturais e as minerais. H outros tipos de gua que so nomeadas em funo dos elementos que contm. Na verdade, nem todas so prprias ao consumo humano, apesar de todas serem recursos naturais importantes. Mas todas elas podem ser classificadas em grupos, levando-se em conta critrios diferenciados, como a sua localizao, os elementos que contm, etc. As guas naturais podem ser classificadas em trs categorias principais, de acordo com a sua localizao: 1. guas atmosfricas: presentes nas nuvens e que se precipitam como chuva, neve ou granizo. 2. guas superficiais: pores de gua, tais como os lagos, rios, ribeires, bacias e oceanos. 3. guas subterrneas: pores de gua que esto dentro do solo ou nas rochas abaixo da superfcie. A gua tambm pode ser classificada quanto quantidade de sais que contm. Isto medido atravs da salinidade

gua doce 0, 5 de salinidade. gua salobra 0,5 30 de salinidade gua salina

30

de

salinidade

As fontes naturais de gua doce, tais como poos, lagos e rios so as que vm sendo utilizadas pelo homem. Por uma medida de segurana, esta gua precisa estar totalmente livre de microorganismos potencialmente patognicos e livre de substncias txicas, como esgoto, etc. Por isso, ela deve ser analisada e tratada antes de ser distribuda e consumida.

As guas servidas maioria das comunidades e municpios, provenientes de fontes naturais, superficiais e subterrneas, muitas vezes esto poludas com dejetos domsticos, agrcolas e industriais, devido ao crescimento da populao, ao decorrente aumento da necessidade de gua pela indstria e expanso da irrigao agrcola. guas minerais naturais: so obtidas diretamente de fontes naturais ou por extrao de guas subterrneas. Caracterizam-se pelo contedo definido e constante de determinados sais minerais, e outros constituintes. As guas minerais so assim denominadas, porque contm grande quantidade de sais minerais dissolvidos nelas. Por isso, tm cheiro e sabor diferentes da gua que recebemos na torneira de nossas casas. Existem diversos tipos de guas minerais. As principais so:

Termais: alm de apresentar sais minerais dissolvidos, tm uma temperatura mais elevada que a do ambiente em que se encontram. Esse tipo de gua usado para curar certas doenas da pele. Acidulas: contm gs carbnico. So chamadas tambm de guas gasosas. Tm sabor cido e so usadas para facilitar a digesto. Magnesianas: nesse tipo de gua predominam os sais de magnsio. So usadas para ajudar o funcionamento do estmago e do intestino. Alcalinas: contm bicarbonato de sdio e combatem a acidez do estmago. Sulfurosas: contm substncias base de enxofre e so usadas no tratamento da pele e das vias respiratrias. Ferruginosas: contm ferro e ajudam no combate anemia.

Poluio da gua
O Decreto n 73.030, publicado no D. O. de 30.10.1973, da Secretaria do Meio Ambiente, definiu, no art.13; 1, a poluio da gua como qualquer alterao de

suas propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas que possa importar em prejuzo sade, segurana e ao bem-estar das populaes, causar dano flora e fauna ou comprometer o seu uso para fins sociais e econmicos.

O aumento da contaminao da gua uma das caractersticas mais importantes e cruis do uso dos recursos hdricos em todo o mundo. Nos pases em desenvolvimento, so poucas as cidades que contam com estaes de tratamento para os esgotos domsticos, agrcolas e industriais, incluindo os agrotxicos.
At agora os seres humanos, a fauna e a flora vm sobrevivendo s situaes de mudana, mas se a contaminao aumentar, a capacidade de regenerao e adaptao diminuir, acarretando a extino de espcies e de ambientes que antes se constituam em fonte de vida. Por isto, urgente um processo de planejamento para prevenir e reduzir a possibilidade de ocorrerem estes danos. Durante muito tempo, foi alimentada a falsa noo de que os recursos naturais, a includos os recursos hdricos, seriam infinitos e, por isso, no acabariam nunca. Pior ainda foi a crena de que os rios e mares poderiam ser um meio para a lavagem de objetos sujos ou, ainda, que equivaleriam a um depsito para sobras e dejetos indesejveis que a gua lavaria e levaria embora para longe. Por conta disso, grande

parte da gua doce disponvel para consumo humano e das guas costeiras j est comprometida, devido ao aumento da contaminao dos corpos dgua superficiais por produtos qumicos txicos e pela presena de microorganismos patognicos emergentes que resistem aos tratamentos convencionais de esgoto. Entretanto, a mesma gua que traz e permite tantos benefcios tambm pode causar danos e destruir toda uma sociedade, todo um organismo. Devido m utilizao, despejo inadequado de esgotos, resduos txicos, leos e deficincia no sistema de tratamento de gua, ela pode veicular inmeros microorganismos causadores de doenas prejudiciais sade humana. Os poluentes podem ser agrupados de acordo com a sua origem em diversos grupos, tais como:

Esgotos pluviais e escoamento urbano: escoamento de superfcies impermeveis, incluindo ruas, edifcios e outras reas pavimentadas, para esgotos ou tubos antes de descarregarem para guas superficiais. Industrial: fbricas em geral (de papel, qumicas, txteis e produtos alimentcios). Agrcola: excessos de fertilizantes que iro infiltrar-se nos solos e poluir os lenis de gua subterrneos e, conseqentemente, os rios e mares. Domstico: proveniente das residncias.

Efeitos da minerao no meio ambiente


Um rastro de destruio
Imprescindvel na minerao, a gua torna-se cada vez mais estratgica na cadeia produtiva

difcil pensar o mundo sem geladeiras, carros, cermicas, armrios, CDs e outros tantos produtos industriais e da construo civil forjados em ferro, ao, alumnio, zinco e outros minrios. Desde os primrdios da humanidade, a minerao tornou-se uma atividade chave no processo produtivo. Contudo, os impactos da atividade, se no adequadamente controlados, causam desde a degradao da cobertura vegetal contaminao do solo e da gua, provocada por seus rejeitos nos entornos das instalaes extrativistas das mineradoras. Impactos so provocados por diversos fatores: desde a abertura de novas estradas para manuteno do sistema de transportes, passando por barragens construdas, acmulo de rejeitos e poluio de veios de gua, solo e lenis freticos. Outro grande problema da minerao o desperdcio devido ao uso indiscriminado da gua, insumo mais presente nas atividades da minerao. Entre os processos em que a gua necessria, esto: a lavra e o beneficiamento, sendo este constitudo por operaes de peneiramento, moagem, filtrao, flotao e lavagens

diversas, entre outros usos difusos, como umectao de vias, lavagem de caminhes e mquinas, alm do abastecimento humano dentro das unidades industriais. As atividades de lavra e processamento contribuem poluio de guas superficiais e subterrneas se no houver controle rigoroso das operaes. Infelizmente, no Brasil, a legislao especfica para o combate de crimes ambientais causados pelas atividades de minerao ainda muito incipiente. Exigncias da Constituio Federal, visando a recuperao de reas degradadas, tm ajudado a melhorar o cenrio, embora esteja longe do ideal, pois falta aes incisivas e eficazes de fiscalizao pelos rgos pblicos. Estamos atrasados nesse sentido!

As empresas e a gua
Uma das piores ilustraes do fato da contaminao, dada por uma das maiores minas de cobre do mundo, Ok Tedi, localizada em montanhas florestadas de Papua Nova Guin. A mina gigante, que pertence a um consrcio internacional de companhias, despeja diariamente 80.000 toneladas de refugos no tratados no rio de mesmo nome. Com solo e rocha carreados para a gua, essa massa ultrapassa 200 mil toneladas dirias, destruindo boa parte da vida aqutica, alterando a vazo do rio e prejudicando a subsistncia do povo Wopkaimin, cerca de 50 mil pessoas vivendo rio abaixo. Alimentos bsicos da populao foram contaminadas e a oferta de peixes diminuiu no trecho mais prximo da mina.

Por outro lado temos tambm empresas que se preocupam com o futuro do meio ambiente, e principalmente com a questo dos recursos hdricos, como exemplo temos:

A VALE A Vale investe em vrios programas e projetos que visam a otimizao do uso da gua, proporcionando a reduo do consumo e o seu reso. Em 2011, 86% da gua em toda a operao da empresa era de reso. "A maior parte da gua captada retorna ao meio ambiente, atendendo os padres de qualidade. Os processos de licenciamento so rigorosos e o acompanhamento da qualidade da gua feito sistematicamente, de acordo com as legislaes ambientais". NACIONAL DE GRAFITE LTDA Toda a gua utilizada no processo vem de uma barragem de conteno de rejeitos, onde atravs do processo de decantao o slido fica estocado , e a gua retorna para o processo de beneficiamento, evitando assim o assoreamento e contaminao das reas vizinhas.

Mesmo assim no Brasil, a participao da minerao na poluio dos recursos hdricos ainda muito grande, principalmente devido a falta de conscincia , a ganncia financeira e falta de fiscalizao pelos orgos governamentais.

Como economizar gua

No demore muito tempo no chuveiro. Em mdia, um banho consome 70 litros de gua em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.

Preste ateno ao consumo mensal da conta de gua. Voc poder descobrir vazamentos que significam enorme desperdcio de gua. Faa um teste; feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrmetro - aparelho que mede o consumo de gua sofre alguma alterao. Se alterar, o vazamento est comprovado. Voc pode economizar 16.425 litros de gua por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.

Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de gua. Se voc usar balde, o consumo cair para 60 litros.

Cuidado: Nada de "varrer" quintais e caladas com esguicho; use a vassoura!

- Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em mdia, 46 litros de gua por dia;

Todas essas mudanas de hbitos so pequenas, no entanto, geram

grandes diferenas. Faa voc a sua parte, contribua para a preservao do bem mais valioso da Terra.

Curiosidades
Voc sabia que so necessrios 35 litros de gua para produzir meio litro de refrigerante? Cada brasileiro gasta 300 litros de gua por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Alm disso, grande parte dos reservatrios est contaminada, principalmente em regies mais populosas. Na maioria dos pases, no campo que ocorre o maior consumo de gua: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 at os nossos dias, a superfcie de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigao aproveitam apenas 40% da gua que utilizam. O resto evapora ou se perde.

O Dia Mundial da gua, comemorado no dia 22 de maro, serve para lembrarmos da sua essencial importncia para a sade e desenvolvimento das civilizaes, que historicamente iniciaram ao redor de grandes rios e lagos. Esta data celebrada desde 1992, quando a Organizao das Naes Unidas (ONU) instituiu a data para alertar e buscar solues quanto a escassez de gua no planeta. De acordo com a ONU, o uso da gua triplicou de 1950 para c. Alm disso, a organizao estima que, nos prximos 20 anos, o homem aumentar seu consumo em 40% em comparao com os dias atuais.

CONCLUSO: O equilbrio e o futuro da vida dependem da preservao da gua. Sendo assim, este elemento deve ser manipulado com racionalidade e parcimnia. No deve ser desperdiado ou poludo, sendo que sua utilizao implica no respeito lei. Sua proteo uma obrigao jurdica para todos que a utilizam.

You might also like