You are on page 1of 5

Noes de Saneamento Bsico

ABASTECIMENTO DE GUA ANLISE FSICO-ORGANOLPTICA Tipo de anlise da gua tratada que identifica a temperatura, dureza, turbidez, cor, sabor e odor da gua. GUA DISTRIBUDA COM TRATAMENTO CONVENCIONAL A gua bruta passa por tratamento completo em ETA, dotado dos processos de floculao, decantao, filtrao, correo de pH, desinfeco (clorao) e fluoretao, antes de ser distribuda populao. GUA DISTRIBUDA COM TRATAMENTO NO-CONVENCIONAL A gua bruta passa por tratamento no convencional, ou seja, quando so utilizados alguns dos seguintes mtodos: clarificador de contato, ETAs compactas (pressurizadas ou no), filtragem rpida etc. GUA DISTRIBUDA COM SIMPLES DESINFECO (CLORAO) A gua bruta recebe apenas o composto cloro antes de sua distribuio populao. CAPTAO DE GUA Refere-se ao local de tomada de gua do manancial e compreende a primeira unidade do sistema de abastecimento. Adutora de gua bruta - Transporta a gua da captao at a Estao de Tratamento (ETA). Compreende a gua captada antes de receber qualquer tipo de tratamento. Adutora de gua tratada - Transporta a gua da ETA aos reservatrios de distribuio. Compreende a gua captada depois de receber tratamento. Poo profundo (ou poo aqfero artesiano) - Compreende a gua captada de lenis situados entre as camadas impermeveis. Poo raso (fretico) - Compreende a gua captada do lenol fretico, ou seja, a gua que se encontra acima da primeira camada impermevel do solo. Superficial - compreende a gua captada de diferentes cursos dgua, tais como: rio, crrego, ribeiro, lago, lagoa, aude, represa etc. e, como o nome indica, tem o espelho dgua na superfcie do terreno. ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA (ETA) o conjunto de instalaes e equipamentos destinados a realizar o tratamento da gua bruta. Compe-se basicamente de casa qumica, grades, floculadores, decantadores, filtros, correo de pH, desinfeco (clorao) e fluoretao. HIDRMETRO - Aparelho para medio da quantidade de gua fornecida em um prdio. MACROMEDIDOR - Equipamento utilizado para medir grandes vazes, nvel e presso da gua. REDE GERAL DE DISTRIBUIO DE GUA - constituda de um conjunto de tubulaes interligadas, instaladas ao longo das vias pblicas ou nos passeios, junto s unidades ou prdios, conduzindo a gua aos pontos de consumo (moradias, escolas, hospitais etc.).

CANALIZAO INTERNA Quando o domiclio servido de gua canalizada com distribuio interna em um ou mais cmodos. 2. ESGOTAMENTO SANITRIO CORPO RECEPTOR - Qualquer corpo dgua, onde lanado o esgoto sanitrio. ELEVATRIA Estao do sistema de esgotamento sanitrio, na qual o esgoto elevado por meio de bombas para tubulao ou a outra unidade do sistema em nvel superior. EMISSRIO FLUVIAL - Tubulao destinada ao lanamento do esgoto em rios de grande vazo. FILTRO BIOLGICO - Sistema de tratamento no qual o esgoto passa por um leito de material de enchimento recoberto com microorganismos e ar, acelerando o processo de digesto da matria orgnica. FOSSA SPTICA A canalizao das guas servidas e dos dejetos provenientes do banheiro ou sanitrio ligada a uma fossa, na qual a matria esgotada passa por processo de tratamento ou decantao, sendo ou no a parte lquida conduzida em seguida para um desaguadouro geral da rea, regio ou municpio. FOSSA SPTICA DE SISTEMA CONDOMINIAL - Dispositivo tipo cmara, enterrado, destinado a receber o esgoto para separao e sedimentao do material orgnico ou mineral, transformando-o em material inerte. INTERCEPTOR Rede de tubulao, localizado geralmente em fundos de vale ou nas margens de curso dgua, que recebe esgotos coletados nas redes coletoras e conduz at a estao de tratamento ou ao local de lanamento. LAGOA AERADA Lagoa de tratamento de gua residuria, em que a aerao mecnica ou por ar difuso usada para suprir a maior parte do oxignio necessrio. LAGOA AERBIA Sistema de tratamento biolgico em que a estabilizao da matria orgnica ocorre quando existe equilbrio entre a oxidao e a fotossntese, para garantir condies aerbias em todo o meio. LAGOA ANAERBIA Sistema de tratamento biolgico em que a estabilizao da matria orgnica realizada predominantemente por processos de fermentao anaerbia, imediatamente abaixo da superfcie, no existindo oxignio dissolvido. LAGOA DE MATURAO - Processo de tratamento biolgico usado como refinamento do tratamento prvio por lagoas, ou outro processo biolgico. Reduz bactrias, slidos em suspenso, nutrientes e uma parcela negligencivel da demanda bioqumica de oxignio (DBO). LAGOA FACULTATIVA Sistema de tratamento biolgico em que a estabilizao da matria orgnica ocorre em duas camadas, sendo a superior aerbia e a inferior anaerbia, simultaneamente.

LAGOA MISTA - Conjunto de lagoas anaerbias e aerbias, dispostas em uma determinada ordem, com o objetivo de reduzir o tamanho do sistema. LODO ATIVADO - Sistema de tratamento no qual os flocos de lodo recirculam com alta concentrao de bactrias, acelerando o processo de digesto da matria orgnica. REATOR ANAERBIO Sistema de tratamento fechado onde se processa a digesto do esgoto, sem a presena de oxignio. REDE GERAL DE ESGOTO A canalizao das guas servidas e dos dejetos provenientes do banheiro ou sanitrio ligada a um sistema de coleta que os conduzia a um desaguadouro geral da rea, regio ou municpio, mesmo que o sistema no disponha de estao de tratamento da matria esgotada. VALO DE OXIDAO Reator biolgico aerbio de formato caracterstico, que pode ser utilizado para qualquer variante do processo de lodos ativados ou comporte um reator em mistura completa. 3. DRENAGEM URBANA DRENAGEM SUBTERRNEA Sistema constitudo por dispositivos de captao tais como bocas-de-lobo, ralos, caixas com grelhas etc., encaminhando as guas aos poos de visita e da s galerias/tubulaes e que tem como desge corpos receptores tais como rios, crregos etc. DRENAGEM SUPERFICIAL Sistema constitudo por guias, sarjetas, calhas etc. que interceptam as guas provenientes das chuvas e que tem como desge corpos receptores tais como rios, crregos etc., e pode, tambm, estar ligado s galerias/tubulaes de um sistema de drenagem subterrneo. DRENAGEM URBANA OU DRENAGEM PLUVIAL - Consiste no controle do escoamento das guas de chuva, para se evitarem os seus efeitos adversos, que podem representar srios prejuzos sade, segurana e bem estar da sociedade. Em via de regra, esses efeitos se manifestam de quatro formas: empoamentos, inundaes, eroses e assoreamentos. EROSO - Processo que se traduz na desagregao, transporte e deposio do solo e rocha em decomposio pelas guas, ventos ou geleiras. Eroso de taludes - Desgaste provocado pela gua da chuva em terrenos de superfcie inclinada na base de um morro ou de uma encosta de vale onde se encontra um depsito de detritos. Eroso do leito natural - Desagregao do leito natural de rio, crregos etc. Eroso laminar de terrenos sem cobertura vegetal - Caracteriza-se pelo desgaste laminar causado pelas enxurradas que deslizam como um lenol, desgastando uniformemente, em toda sua extenso, a superfcie do solo sem cobertura vegetal.

Ravinamento (vooroca) - Processo erosivo semi-superficial de massa, face ao fenmeno global da eroso superficial e ao desmonte de macios de solo dos taludes, ao longo dos fundos dos vales, ou de sulcos realizados no terreno. O processo de ravinamento pode levar destruio de edificaes e obras pblicas. MACRO/MESODRENAGEM Esses sistemas compreendem basicamente os principais canais de veiculao das vazes, recebendo ao longo de seu percurso as contribuies laterais e a rede primria urbana provenientes da microdrenagem. Para efeito de quantificao desses tipos de dispositivo, considerou-se como macro e mesodrenagem os cursos d'gua, galerias tubulares com dimenses iguais ou superiores a 1,20 metros de dimetro, e as galerias celulares cuja rea da seo transversal seja igual ou superior a 1,00 m2. MICRODRENAGEM - definido pelo sistema de condutos pluviais ao nvel de loteamento ou de rede primria urbana que constituem o elo de ligao entre os dispositivos de drenagem superficial e os de meso e macrodrenagem, coletando e conduzindo as contribuies provenientes das bocas-de-lobo ou caixas coletoras. Para efeito de quantificao deste tipo de dispositivo, considerou-se como microdrenagem as galerias tubulares com dimenses iguais ou superiores a 0,30 metros de dimetro e inferiores a 1,20 metros de dimetro, e as galerias celulares cuja rea da seo transversal seja inferior a 1,00 m. REDE SEPARADORA - Coletores para transportar esgotos sanitrios, separadamente das galerias de guas pluviais. REDE UNITRIA - Coletores de guas de chuva ou galerias pluviais que tambm so utilizados para transportar o esgoto sanitrio. 4. LIMPEZA URBANA E/OU COLETA DE LIXO ATERRO CONTROLADO - Local utilizado para despejo do lixo coletado, em bruto, com cuidado de, aps a jornada de trabalho, cobri-lo com uma camada de terra, sem causar danos ou riscos sade pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais. ATERRO DE RESDUOS ESPECIAIS - Consiste na utilizao de mtodos de engenharia para confinar os resduos especiais em uma rea, a menor possvel, reduzi-los a um volume mnimo e cobri-los com uma camada de terra diariamente, ao final de cada jornada ou em perodos mais freqentes. ATERRO SANITRIO - Tcnica de disposio do lixo, fundamentado em critrios de engenharia e normas operacionais especficas, que permite a confinao segura em termos de controle da poluio ambiental e proteo sade pblica. COLETA DE LIXO Consiste na retirada de material slido resultante das atividades domiciliares, comerciais e pblicas, industriais, das unidades de sade etc.; acondicionado em sacos plsticos e/ou recipientes, ou mesmo quando colocados nas caladas ou logradouros e destinados a vazadouro, aterro etc.

COLETA SELETIVA - Consiste na separao e acondicionamento de materiais reciclveis, em sacos ou recipientes, nos locais onde o lixo produzido, objetivando inicialmente separar os resduos orgnicos (restos de alimentos, cascas de frutas, legumes etc.) dos resduos inorgnicos (papel, papelo, vidros, plsticos, ferro etc.). Esta prtica facilita a reciclagem porque os materiais estaro mais limpos e, conseqentemente, com maior potencial de reaproveitamento e comercializao. LIMPEZA URBANA Consiste na limpeza de vias e logradouros pblicos, pavimentados (varredura manual ou mecnica, ou lavagem); no pavimentados (capinao, raspagem da terra e/ou roagem); alm de limpeza de monumentos, lavagem de ruas, retirada de faixas e cartazes, e limpeza de bueiros. LIXO SPTICO OU RESDUOS CONTAMINANTES - Parcela do lixo hospitalar que compreende os resduos contagiosos ou suspeitos de contaminao e os materiais biolgicos (sangue, animais usados em experimentao, excrees, secrees, meios de cultura, rgos, agulhas e seringas, resduos de unidades de atendimento ambulatorial, de laboratrios de anlises clnicas e de sanitrios de unidades de internao, de enfermaria etc.). USINA DE COMPOSTAGEM - Instalao especializada onde se processa a transformao de resduos orgnicos presentes no lixo, em composto para uso agrcola. USINA DE INCINERAO - Instalaes especializadas onde se processa a queima controlada do lixo, entre 800 a 1.200C, com a finalidade de transform-lo em matria estvel e inofensivo sade pblica reduzindo seu peso e volume, e que pode ser feito em forno especialmente projetado para tal. USINA DE RECICLAGEM - Instalao apropriada para separao e recuperao de materiais usados e descartados presentes no lixo e que podem ser transformados e reutilizados. VAZADOURO A CU ABERTO (LIXO) - Disposio final do lixo pelo seu lanamento, em bruto, sobre o terreno sem qualquer cuidado ou tcnica especial - falta de medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica (locais de lanamentos descontrolados). VAZADOURO EM REAS ALAGADAS - Disposio final do lixo pelo seu lanamento, em bruto, em corpos dgua.

You might also like