You are on page 1of 75

SAMAEL AUN WEOR

TRATADO ESOTRICO DE ASTROLOGIA

HERMTICA

CAPTULO I

RIES (De 21 de maro a 19 de abril)


Existem quatro estados de Conscincia possveis para o ser humano: 1- O sonho; 2- A conscincia de viglia; 3- A autoconscincia; 4- A conscincia objetiva. Imagine, por um momento, querido leitor, uma casa de quatro andares. O pobre animal intelectual, equivocadamente chamado homem, vive normalmente nos dois andares inferiores, porm jamais em sua vida usa os andares superiores. O animal intelectual divide sua vida dolorosa e miservel entre o sono comum e corrente e o mal chamado estado de viglia, que , por desgraa, outra forma de sono. Enquanto o corpo fsico dorme na cama, o ego, envolto em seus corpos lunares, anda com a Conscincia adormecida, como um sonmbulo, movendo-se livremente pela regio molecular.

Na regio molecular, os egos projetam e vivem seus sonhos. No existe lgica alguma entre seus sonhos; no h continuidade, nem causas ou efeitos; todas as funes psquicas trabalham sem direo alguma, aparecem e desaparecem em imagens subjetivas, cenas incoerentes, vagas, imprecisas, etc. Quando o ego, envolto em seus corpos lunares, regressa ao corpo fsico, vem, ento, o segundo estado de Conscincia chamado de estado de viglia que, no fundo, no outra coisa seno outra forma de sonho. Quando o ego volta a seu corpo fsico, os sonhos continuam no interior. O chamado estado de viglia realmente um processo de sonho com a pessoa acordada. Ao sair o Sol, as estrelas se ocultam, porm no deixam de existir. Os sonhos, no estado de viglia, so assim: continuam secretamente, no deixam de existir. Isso significa que o animal intelectual, equivocadamente chamado homem, s vive no mundo dos sonhos. Com justa razo, o poeta disse que a vida sonho. O animal racional dirige carros, trabalha na fbrica, no escritrio, no campo, etc., sonhando. As pessoas enamoram-se e casam-se em estado de sonho, e, muito raramente na vida, elas esto despertas. Vivem no mundo dos sonhos e crem firmemente que esto despertas. Os quatro evangelhos exigem o despertar, mas, lamentavelmente, no explicam os procedimentos para despertar. Antes de tudo, necessrio compreender que estamos adormecidos. Somente quando algum se d conta cabalmente de que est adormecido, entra realmente no caminho do despertar. Quem chega a despertar torna-se autoconsciente, adquire conscincia de si mesmo. O erro mais grave de muitos pseudo-esoteristas e pseudo-ocultistas ignorantes presumirem-se autoconscientes, acreditando, ademais, que todas as pessoas esto despertas, que esto autoconscientes. Se todas as pessoas tivessem a Conscincia desperta, a Terra seria um paraso, no haveria guerras, no existiria nem o meu, nem o seu, tudo seria de todos e viveramos em uma Idade de Ouro. Quando algum desperta a Conscincia, torna-se autoconsciente e adquire Conscincia de si mesmo, realmente vem a conhecer a Verdade sobre si mesmo. Antes de alcanar o terceiro estado de Conscincia (a Autoconscincia), uma pessoa realmente no conhece a si mesma, ainda que acredite conhecer-se. indispensvel adquirir o terceiro estado de Conscincia, subir ao terceiro andar da casa, antes de ter o direito a passar para o quarto andar. O quarto estado de Conscincia, o quarto andar da casa, realmente formidvel. S quem chega Conscincia objetiva, ao quarto estado, pode estudar as coisas em si mesmas, o mundo tal como ele . Quem chega ao quarto andar da casa, , sem dvida, um iluminado que conhece, por experincia, os mistrios da vida e da morte. Esta pessoa possui a sabedoria e o seu sentido espacial est plenamente desenvolvido. Durante o sono profundo, podemos ter alguns lampejos do estado de viglia. Durante o estado de viglia, podemos ter clares de Autoconscincia. Durante o estado de Autoconscincia, podemos ter lampejos de Conscincia objetiva.

Se quisermos chegar ao despertar da Conscincia, Autoconscincia, teremos que trabalhar com a Conscincia aqui e agora. precisamente aqui, neste mundo fsico, onde devemos trabalhar para despertar a Conscincia. Quem desperta aqui, desperta em todas as partes, em todas as dimenses do Universo. O organismo humano um Zodaco vivo e, em cada uma de suas doze constelaes, a Conscincia dorme profundamente. urgente despertar a Conscincia em cada uma das doze partes do organismo humano, e para isso que existem os exerccios zodiacais. O signo de ries governa a cabea. O signo de Touro governa a garganta. O signo de Gmeos governa os braos, as pernas e os pulmes. O signo de Cncer governa a glndula timo. O signo de Leo governa o corao. O signo de Virgem governa o ventre e os intestinos. O signo de Libra governa os rins. O signo de Escorpio governa os rgos sexuais. O signo de Sagitrio governa as artrias do fmur. O signo de Capricrnio governa os joelhos. O signo de Aqurio governa as panturrilhas. O signo de Peixes governa os ps. muito lamentvel que este Zodaco vivo do microcosmo-homem durma to profundamente. Faz-se indispensvel lograr, base de tremendos superesforos, o despertar da Conscincia em cada um dos nossos doze signos zodiacais. Luz e Conscincia so dois fenmenos de uma mesma coisa. Ao menor grau de Conscincia, corresponde o menor grau de luz; ao maior grau de Conscincia, corresponde o maior grau de luz. Necessitamos despertar Conscincia, para fazer brilhar cada uma das doze partes de nosso prprio Zodaco microcsmico. Todo o nosso Zodaco deve converter-se em luz e esplendor. PRTICA O trabalho com o nosso prprio Zodaco comea precisamente com ries. Sente-se o discpulo, em uma confortvel poltrona, com a mente quieta, em silncio, vazia de toda classe de pensamentos. O devoto deve fechar seus olhos para que nada no mundo o distraia. Em seguida, deve imaginar que a luz purssima de ries inunda seu crebro.

Permanea neste estado de meditao todo o tempo que quiser e em seguida entoe o poderoso mantra AUM, abrindo bem a boca ao pronunciar a vogal A, arredondando-a na vogal U, e, por fim, fechando-a para entoar a vogal M.().

A vogal A atrai as foras do Pai. A vogal U atrai as foras do Filho. A vogal M atrai as foras do Esprito Santo. AUM um poderoso mantra logico. O devoto deve cantar este poderoso mantra quatro vezes durante a prtica de ries. Depois, pondo-se de p em direo ao oriente, deve estender seu brao direito para frente; logo, mover a cabea sete vezes para frente; sete vezes para trs; sete vezes dando voltas pelo lado direito; e outras sete pelo lado esquerdo. Tudo isso, com a inteno de que a luz de ries trabalhe dentro de seu crebro, despertando as glndulas pineal e pituitria. Isso permitir a percepo das dimenses superiores do espao. urgente que a luz de ries se desenvolva dentro do nosso crebro despertando Conscincia, desenvolvendo os poderes secretos contidos nas duas glndulas citadas. ries o smbolo de RA, Rama, o Cordeiro. O poderoso mantra RA, entoado devidamente, faz vibrar os fogos espinhais e os sete centros magnticos da espinha dorsal. Hitler, que foi nativo de ries, utilizou esse tipo de energia de forma destrutiva. No entanto, devemos reconhecer que, antes dele cometer a loucura de lanar a humanidade Segunda Guerra Mundial, utilizou a energia de ries de forma construtiva, elevando o nvel de vida do povo alemo. Verificamos, por meio da experincia direta, que os nativos de ries brigam muito com o cnjuge. Os arianos tm uma marcada tendncia briga e so por natureza muito briguentos. Eles se sentem capazes de meter-se em grandes empreendimentos e lev-los ao xito.

() Nota do Tradutor. Do ponto de vista Esotrico-Gnstico, a letra M considerada como vogal (m e no eme, do ponto de vista ortopico), porque pronunciada como qualquer vogal, sem a necessidade de conjug-la a outra letra, como um mugido de um touro.

Existe, nos arianos, o grave defeito de sempre querer utilizar a fora de vontade de forma egosta, no estilo de Hitler, anti-social e destrutiva. Aos nativos deste signo, agrada-lhes muito a vida independente, mas muitos destes preferem a milcia, onde no existe independncia. No carter dos arianos, prevalecem o orgulho, a confiana em si mesmo, a ambio e um valor verdadeiramente louco. O metal de ries o ferro e a pedra o rubi. A cor o vermelho e o elemento o fogo. conveniente aos arianos contrair matrimnio com pessoas de Libra, porque o fogo e o ar se compreendem muito bem. () Se os nativos de ries quiserem ser felizes no matrimnio, devem acabar com o defeito da ira.

___________ () Nota do Editor. Em obras posteriores, o Mestre deixou de insistir sobre a incompatibilidade dos signos astrolgicos para formar matrimnio. Ele falou que no se devia fanatizar sobre a questo, pois o casal podia lograr a felicidade, amparando-se no imenso poder de Deus, independentemente do signo ao qual pertenam os cnjuges. Ao aperfeioar seus ensinamentos, retificando-os, o Venervel Mestre Samael demonstrou sua verdadeira mestria, pois sempre buscou servir cada vez melhor humanidade.

CAPTULO II

TOURO (De 20 de abril a 19 de maio)


Sendo Touro o signo zodiacal que governa a laringe criadora, este tero maravilhoso onde se gesta a Palavra e o Verbo, conveniente compreendermos nesta lio as Palavras de Joo, que disse: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus; por Ele todas as coisas foram feitas e sem Ele, nada do que foi feito, houvera sido feito. Existem sete ordens de mundos, sete Cosmos criados com o poder do Verbo atravs da msica e do som. O primeiro Cosmo encontra-se submerso na luz incriada do Absoluto. A segunda ordem de mundos est constituda por todos os mundos do espao infinito. A terceira ordem de mundos est formada por todos os sis do espao estrelado. A quarta ordem de mundos o Sol, que nos ilumina com todas as suas leis e dimenses. A quinta ordem de mundos est composta por todos os planetas do Sistema Solar. A sexta ordem de mundos , em si mesma, a Terra com suas sete dimenses e regies, povoada por infinitos seres. A stima ordem de mundos est

formada por essas esferas concntricas ou mundos infernais do reino mineral submerso, debaixo da crosta terrestre. A Msica, o Verbo, disposta pelo Logos em sete oitavas musicais, sustenta o Universo firmemente em sua marcha. A primeira ordem de mundos corresponde nota d. A segunda ordem de mundos, nota si. A terceira ordem de mundos, nota l. A quarta ordem de mundos, nota sol. A quinta ordem de mundos, nota f. A sexta ordem de mundos, nota mi. A stima ordem de mundos, nota r. Depois tudo volta ao Absoluto com a nota d. Sem a Msica, sem o Verbo, sem a Grande Palavra, seria impossvel a existncia maravilhosa dos sete Cosmos. D-r-mi-f-sol-l-si e si-l-sol-f-mi-r-d so as sete notas da grande escala do Verbo criador ressoando em toda a criao, posto que: No princpio era o Verbo. A primeira ordem de mundos est sabiamente governada por essa nica Lei, pela Grande Lei. A segunda ordem de mundos est governada por trs leis. A terceira ordem de mundos est governada por seis leis. A quarta ordem de mundos est governada por doze leis. A quinta ordem de mundos est governada por vinte e quatro leis. A sexta ordem de mundos est governada por quarenta e oito leis. A stima ordem de mundos governada por noventa e seis leis. Quando se fala da Palavra, fala-se tambm do Som, da Msica, dos ritmos, do Fogo com seus trs compassos do Mahavan e do Chotavan que sustentam o Universo firmemente em sua marcha. Os pseudo-ocultistas e os pseudo-esoteristas s mencionam o microcosmo e o macrocosmo. Citam somente duas ordens de mundos, quando, na realidade, so sete Cosmos, sete ordens de mundos sustentadas pelo Verbo, pela Msica, pelo Fiat luminoso e espermtico do primeiro instante. Cada um dos sete Cosmos , sem dvida, um organismo vivo que respira, sente e vive. Do ponto de vista esotrico, podemos assegurar que todo progresso resultado de um processo descendente. No se pode subir, sem baixar. Primeiro h que baixar para depois subir. Se quisermos conhecer um Cosmo, devemos primeiro ter conhecimento dos dois Cosmos adjuntos: o que est em cima e o que est embaixo, porque ambos determinam todas as circunstncias e fenmenos vitais do Cosmo sobre os quais queremos estudar e dos quais, saber. Exemplo: nesta poca em que os cientistas buscam a conquista do espao, ocorrem tremendos avanos, infelizmente perversos, no mundo atmico, no terreno do infinitamente pequeno. A criao dos sete Cosmos s foi possvel mediante o Verbo, a Palavra, a Msica. Nossos estudantes gnsticos no devem esquecer jamais o que so as trs foras: Pai, Filho e Esprito Santo. Essas trs foras constituem o Sagrado Triamazikamno. Noutras palavras, a Sagrada Afirmao, a Sagrada Negao e a Sagrada Reconciliao. O Santo Deus, o Santo Firme e o Santo Imortal. Em se tratando de eletricidade, representam os plos positivo, negativo e neutro. Sem o concurso destes trs plos, resulta impossvel toda e qualquer criao. Em cincia esotrica gnstica, as trs foras independentes levam os seguintes nomes: Surp Otheos, Surp Skiros e Surp Athanatos. A primeira a fora impulsora, afirmativa ou

positiva; a segunda a fora negativa, fora de negao e de resistncia. A terceira a fora reconciliadora, libertadora ou fora neutralizadora. Estas trs foras, no raio da criao, parecem trs vontades, trs conscincias ou trs unidades. Cada uma dessas foras contm, em si mesma, todas as possibilidades das outras duas. Entretanto, em seu ponto de conjuno, cada uma delas manifesta unicamente o seu princpio, seja o positivo, o negativo ou o neutro. interessantssimo ver as trs foras em ao: elas se separam e se afastam, para depois se reencontrarem formando novas trindades que originaro novos mundos e criaes. No Absoluto, as trs foras constituem o Logos nico, o Exrcito da Voz, dentro da grande unidade da vida livre em seu movimento. O processo criador do Sagrado Triamazikamno Csmico Comum iniciou-se com o conbio sexual da Palavra, posto que: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Por Ele todas as coisas foram feitas, e parte Dele nada do que foi feito haveria sido feito. De acordo com a Sagrada Lei do Heptaparaparshinok, (a Lei do Sete), estabeleceramse no Caos sete templos para a construo deste Sistema Solar. Segundo a Sagrada Lei do Triamazikamno (a Lei do Trs), os Elohim se dividiram em trs grupos dentro de cada templo, para cantar de acordo com a Liturgia do Fogo. O trabalho de fecundar a Prakriti, isto , fecundao do Caos, da Me Csmica, do Grande Ventre, sempre obra do sacratssimo Teomertmalogos, a terceira fora. Dentro de cada templo, organizaram-se trs grupos, assim: primeiro um sacerdote, segundo, uma sacerdotisa; terceiro, um grupo neutro de Elohim. Se levarmos em conta que os Elohim so andrginos, ento, bvio que eles tiveram que se polarizar voluntariamente em forma masculina, feminina e neutra, de acordo com a Sagrada Lei do Triamazikamno Csmico Comum. O sacerdote e sacerdotisa punham-se diante do altar, e na parte de baixo do templo, o coro andrgino dos Elohim. Os rituais do fogo foram cantados e o conbio sexual da Palavra fecundou o Grande Ventre do Caos, e o Universo foi criado. Os Anjos criam com o poder da Palavra. A laringe um tero, donde se gesta a palavra. Devemos despertar a Conscincia atravs da Palavra na laringe criadora, para que um dia possamos tambm pronunciar o Fiat luminoso e espermtico do primeiro instante. A Conscincia dorme em nossa laringe e, por isso, somos inconscientes no uso da Palavra. Necessitamos ter plena Conscincia da Palavra. Dizem que o silncio ouro, mas preferimos dizer que existem silncios criminosos. Que to mau falar quando se deve calar, tanto quanto calar quando se deve falar. H ocasies em que falar um delito. Noutras vezes, calar se constitui num delito. Semelhantes a uma bela e colorida flor cheia de aromas, so as palavras formosas, porm estreis no caso das pessoas que no obram de acordo com o que dizem. Por outro lado, so formosas e fecundas para os que obram de acordo com o que falam. urgente acabar com a mecanicidade no uso das palavras. Mister se faz falar com preciso, de forma consciente e oportuna. preciso que nos conscientizemos do Verbo.

Existem responsabilidades com as palavras, e brincar com o Verbo um sacrilgio. Ningum tem o direito de julgar ningum; absurdo caluniar o prximo; estpido murmurar sobre a vida alheia. As palavras criminosas caem sobre ns, cedo ou tarde, como um raio de vingana. As palavras caluniosas e infames sempre retornam pessoa que as proferiram, convertidas em pedras que ferem. Em outros tempos, quando os seres humanos no estavam to mecanizados com esta falsa civilizao, os vaqueiros levavam o gado ao estbulo cantando de maneira simples, natural e maravilhosa. O touro, a vaca e o bezerrinho comovem-se com a msica e correspondem ao signo zodiacal de Touro, constelao do Verbo, da Msica. Na grande alegoria purnica, a Terra perseguida por Prithu foge, transforma-se em Vaca e se refugia em Brahma, a primeira pessoa da Trimurti hindustnica. A segunda pessoa Vach, a vaca, e Virah, o varo divino, o bezerrinho, o Kabir. O Logos a terceira pessoa. Brahma o Pai; a Vaca a Me Divina, o Caos; o bezerro o Kabir, o Logos. Pai, Me, Filho constituem a Trimurti purnica. O Pai sabedoria; a Me amor; o Filho o Logos, o Verbo. A Vaca-Astral-de-Cinco-Patas que o Coronel Olcott acreditou ter visto fisicamente, frente ao maravilhoso hipogeu de Karli, a mesma Vaca estranha e misteriosa vista por certo mineiro nos Andes. Ela a extica guardi daqueles tesouros que os mineiros buscavam desde suas cabanas. Essa Vaca representa a Me Divina, Rea, Cibeles, desenvolvida totalmente no homem verdadeiro, no Mestre auto-realizado. Gautama ou Gotama, o Buda, significa literalmente: o condutor da vaca. Todo boiadeiro ou condutor da Vaca pode usar o fogo jaino da Vaca, para entrar em terras, palcios, templos e cidades-jinas. Com o poder da Me Divina, podemos visitar o Agarthi e as cidades-jinas do mundo subterrneo. O signo de Touro nos convida reflexo. Recordemos que Mercrio roubou as vacas do Sol.Esse signo governa a laringe criadora. urgente que a Kundalini floresa em nossos lbios fecundos, como Verbo. S assim, poderemos usar o fogo jaino para entrarmos no reino dos jinas. Durante o perodo de Touro, devemos levar luz a nossa laringe criadora, com o propsito de prepar-la para o advento do fogo. PRTICA O discpulo deve sentar-se em uma confortvel poltrona; fechar os olhos fsicos para que nada deste mundo vo e nscio o distraia; esvaziar a mente e afast-la de toda classe de pensamentos, desejos, preocupaes, etc. Depois deve imaginar que a luz acumulada durante o perodo de ries, em seu clice, em sua cabea, agora, no perodo de Touro, passa para a laringe criadora. Em seguida, o devoto deve entoar o mantra AUM da seguinte forma: Abrir bem a boca com a vogal A, imaginando que a luz desce da cabea para a laringe. Vocalizar a vogal U, imaginando vivamente que a luz inunda a garganta, arredondando bem a boca para ento-la. A ltima letra o M que deve ser vocalizado fechando os lbios e expelindo ou expulsando o ar com fora, visualizando as escrias da garganta sendo eliminadas. Esse trabalho feito entoando quatro vezes o poderoso mantra AUM.

Na glndula tireide, que secreta o iodo biolgico, encontra-se o centro magntico do ouvido mgico. Com as prticas do perodo de Touro, se desenvolve o ouvido mgico que faculta o poder de escutar as sinfonias csmicas, a msica das esferas, os ritmos do fogo que sustentam os setes Cosmos, de acordo com a lei das oitavas. A glndula tireide est situada no pescoo, na laringe criadora e est controlada por Vnus. J as glndulas paratireides esto governadas por Marte. Na prtica, evidenciamos que os taurinos no se devem casar com pessoas de Aqurio, porque fracassam inevitavelmente, devido incompatibilidade de carter. O signo de Touro um signo fixo, da terra, que tende estabilidade; como o signo de Aqurio areo, mvel e revolucionrio, bvio que eles so incompatveis (). Os taurinos so como bois, mansos e trabalhadores, porm quando se enfurecem so terrveis como o touro. Eles passam, em suas vidas, por grandes decepes amorosas. So muito sensveis, reservados, conservadores, e seguem como os bois, passo a passo, o caminho traado. Neles, a ira de lento crescimento, mas costuma culminar como fortes erupes vulcnicas. O tipo medocre de touro costuma ser muito egosta, gluto, briguento, passional, iracundo e orgulhoso. O tipo superior de touro est cheio de amor, ama a msica clssica e a sabedoria; trabalha com alegria pela humanidade, muito inteligente, compreensivo, fiel e sincero na amizade; bom pai, boa me, bom amigo, bom irmo, cidado, etc. A grandeza mstica do touro mitrico, no compreendida pelas pessoas superficiais desta poca tenebrosa do sculo vinte, degenerou-se, mais tarde, no culto ao bezerro de ouro. A Vaca Sagrada simboliza sis, a Me Divina, e seu bezerrinho representa Mercrio, o Mensageiro dos Deuses, o Kabir, o Logos. No signo de Touro, incluem-se esotericamente as Pliades, as novilhas ou vacas celestes; essas ltimas parecem sete, porm, na realidade, so mais de duas mil, com suas nebulosas Mayas, sua estrela principal Alcione, e suas companheiras Atlas, Taigete, etc. Em torno do olho avermelhado de Touro ou Aldebar, o nico que, como Antares, corao de Escorpio, pode competir em colorao com Marte, agrupam-se, de forma extraordinria e maravilhosa, as telescpicas Hyadas, que fazem parte do outro rebanho celeste.

____________
() Nota do Editor. Em obras posteriores, o Mestre deixou de insistir sobre a incompatibilidade dos signos astrolgicos para formar matrimnio. Ele falou que no se devia fanatizar sobre a questo, pois o casal podia lograr a felicidade, amparando-se no imenso poder de Deus, independentemente do signo ao qual pertenciam os cnjuges. Ao aperfeioar seus ensinamentos, retificando-os, o Venervel Mestre Samael demonstrou sua verdadeira maestria, pois sempre buscou servir cada vez melhor a humanidade.

Atrs de Touro, vem o gigantesco Orion. Por cima e at o norte da constelao de Touro, existe esse grupo celeste simblico do rei Cefeo, Cfiro ou Zfiro; a rainha Cassiopia, o libertador Perseu com a cabea de Medusa entre suas mos e a libertada Andrmeda. Mais adiante, sai a Baleia rodeada por Peixes e Aqurio. O panorama da constelao de Touro e de suas regies siderais vizinhas realmente assombroso.

CAPTULO III

GMEOS (De 20 de maio a 20 de junho)


A identificao e a fascinao conduzem ao sono da Conscincia. Exemplo: Voc vai muito tranqilo pela rua, de repente ele se junta a uma manifestao pblica; vociferam as multides, falam os lderes do povo, tremulam, ao ar, as bandeiras, todas as pessoas parecem loucas, pois falam e gritam. Aquela manifestao pblica vai ficando muito interessante a ponto de voc j se esquecer de tudo o que tinha que fazer. Identifica-se com a multido e com as palavras dos oradores, que lhe convencem. Chega a ponto de lev-lo ao esquecimento de si mesmo. Voc est to identificado com a manifestao que j no pensa em outra coisa, est to fascinado que cai no sono da Conscincia... Misturado com a turbamulta que vocifera, voc tambm grita, profere insultos e at apedreja... est mergulhado em sono profundo, j nem sabe quem , esqueceu-se de tudo. Agora vamos coloc-lo em outro exemplo mais simples: Voc est na sala de sua casa, sentado diante da televiso, onde aparecem cenas de caubis, tiroteios, dramas de namorados,

etc. O filme fica muito interessante e chama totalmente sua ateno; com isso, voc j se esqueceu tanto de si mesmo que grita entusiasmado... ficou identificado com os caubis e com o casal de namorados. A fascinao agora terrvel e j, nem remotamente, recorda-se de si mesmo, pois voc entrou em um estado de sono muito profundo. Nesse ponto, s quer ver o triunfo do heri do filme, alegra-se com isso e at se preocupa com o que pode ocorrer com o heri. So milhares de circunstncias que produzem a identificao, a fascinao e o sonho. O povo se identifica com as pessoas, com as coisas, com as idias. A todo tipo de identificao, segue-se a fascinao e depois, o sonho. As pessoas vivem com a Conscincia adormecida; trabalham sonhando, conduzem carros sonhando e matam os pedestres que tambm vo sonhando pelas ruas, absorvidos em seus prprios pensamentos. Durante as horas de repouso do corpo fsico, o ego (ou eu) sai do corpo fsico e leva seus sonhos aonde quer que v. Ao voltar ao corpo fsico, ao entrar novamente no estado de viglia, continua com os mesmos sonhos e assim passa toda a vida sonhando. As pessoas que morrem deixam de existir, mas o ego, o eu, continua nas regies supra-sensveis, mais alm da morte. Na hora da morte, o ego leva consigo seus sonhos e mundanidades, permanecendo no mundo dos mortos, com a Conscincia adormecida, perambulando como um sonmbulo inconsciente. Quem quiser despertar a Conscincia deve trabalhar aqui e agora. Temos a Conscincia encarnada e por ela devemos trabalhar aqui e agora. Quem despertar a Conscincia aqui, neste mundo, despertar tambm em todos os mundos. Quem despertar a Conscincia neste mundo tridimensional despertar na quarta, quinta, sexta e stima dimenses. Quem quiser viver conscientemente nos mundos superiores deve despertar aqui e agora. Os quatro Evangelhos insistem na necessidade de despertar, mas as pessoas no entendem isso. As pessoas dormem profundamente, porm crem que esto despertas. Quando algum aceita que est adormecido, um sinal claro de que j comea a despertar. muito difcil fazer outras pessoas compreenderem que esto com a Conscincia adormecida; as pessoas no aceitam jamais a tremenda verdade de que esto adormecidas. Quem quiser despertar a Conscincia deve praticar, de momento a momento, a ntima recordao de si mesmo. Isso de estar se recordando de si mesmo de momento em momento , de fato, um trabalho intensivo. Basta um instante de esquecimento para se comear a sonhar profundamente. Necessitamos, com urgncia, vigiar todos os nossos pensamentos, sentimentos, desejos, emoes, hbitos, instintos, impulsos sexuais, etc. Todo pensamento, emoo, movimento, ato instintivo ou qualquer impulso sexual, deve ser observado imediatamente conforme vai surgindo em nossa psique; qualquer descuido na ateno suficiente para cairmos no sono da Conscincia. Muitas vezes voc caminha por uma rua, absorto em seus prprios pensamentos, identificado, fascinado e sonhando intensivamente com eles. De repente, passa um amigo por perto de voc e lhe cumprimenta. No entanto, voc no responde ao aceno porque no o v... est sonhando; o amigo se ofende e supe que voc uma pessoa sem educao ou que, possivelmente, voc est aborrecido; o amigo tambm vai sonhando, porque se estivesse desperto, no faria semelhante conjectura, e se daria conta, de imediato, que voc est adormecido. Diversas vezes voc se equivoca e bate numa porta errada porque est adormecido.Voc vai num veculo de transporte coletivo e tem que descer em determinada rua, porm como segue

identificado, fascinado, e sonhando profundamente com um negcio em sua mente, ou com uma recordao ou com um afeto, de repente, d-se conta de que passou da rua. Com isso, tem que parar o nibus para imediatamente voltar a p algumas ruas. muito difcil manter-se desperto de momento em momento, porm indispensvel. Quando aprendemos a viver despertos, de instante a instante, deixamos de sonhar aqui e tambm fora do corpo fsico. necessrio saber que as pessoas, ao dormirem, saem de seus corpos, levando seus sonhos e vivendo nos mundos internos sonhando. Ao voltarem aos seus corpos fsicos, continuam no mesmo estado, ou seja, permanecem sonhando. Quando algum aprende a viver desperto de instante a instante, deixa de sonhar aqui e tambm nos mundos internos. necessrio saber que o ego (ou eu), envolto em seus corpos lunares, sai do corpo fsico quando o corpo adormece. Desgraadamente, o ego vive dormindo nos mundos internos. Dentro dos corpos lunares, existe, alm do ego, isso que se chama Essncia, Alma, frao de Alma, Budhata ou Conscincia. essa Conscincia que devemos despertar aqui e agora. Aqui, neste mundo, temos a Conscincia e aqui que devemos despert-la, se que, de verdade, queremos deixar de sonhar para vivermos conscientemente nos mundos superiores. A pessoa com Conscincia desperta, enquanto seu corpo descansa na cama, vive, trabalha e atua conscientemente nos mundos superiores. A pessoa consciente no tem dificuldade com o desdobramento astral, pois o problema de aprender a se desdobrar vontade somente para os adormecidos. A pessoa desperta nem sequer se preocupa em aprender a se desdobrar porque vive conscientemente nos mundos superiores, enquanto seu corpo fsico dorme na cama. Nesse estado, a pessoa desperta j no sonha, e, durante o repouso do corpo, vive conscientemente nas regies onde as pessoas vivem sonhando, porm, ela permanece com a Conscincia desperta. Ela desperta est em contato com a Loja Branca, visita os templos da Grande Fraternidade Universal Branca, conversa com seu Guru-Deva, enquanto seu corpo dorme. O sentido espacial inclui, em si mesmo, viso, audio, olfato, paladar, tato, etc. O sentido espacial um funcionalismo da Conscincia desperta. Os chacras, sobre os quais falam a literatura ocultista, com relao ao sentido espacial, so equivalentes a um pavio em comparao com o Sol. . Da mesma forma como certo que a ntima recordao de si mesmo, de momento a momento, fundamental para despertar a Conscincia, no menos certo tambm o fato de se ter que aprender a manejar a ateno. Os estudantes gnsticos devem aprender a dividir a ateno em trs partes: sujeito, objeto e lugar. Sujeito. No cair no esquecimento de si mesmo diante de nenhuma representao. Objeto. Observar detalhadamente toda coisa, toda representao, fato ou sucesso, por mais insignificante que parea, sem o auto-esquecimento de si mesmo. Lugar. Observao rigorosa do lugar onde estejamos, perguntando-nos a ns mesmos: Que lugar este? Por que estou aqui? Dentro deste fator lugar, devemos incluir a questo dimensional, pois poderia dar -se o caso de nos encontrarmos na quarta ou na quinta dimenso da natureza durante o momento da observao. Recordemos que a natureza tem sete dimenses. No mundo tridimensional reina a lei da gravidade. Dentro das dimenses superiores da natureza existe a lei da levitao.

Ao observarmos um lugar, no devemos esquecer, jamais, a questo das sete dimenses da natureza. Convm, ento, nos perguntarmos em qual dimenso estamos. Logo, necessrio verificar isso dando um salto, o mais longo possvel, com a inteno de flutuar no ambiente circundante. lgico que, se flutuarmos, significa que estamos fora do corpo fsico. Jamais devemos esquecer que quando o corpo fsico adormece, o ego, junto com os corpos lunares e a Essncia embutida, perambula inconscientemente como um sonmbulo no mundo molecular. A diviso da ateno em sujeito, objeto e lugar nos conduz ao despertar da Conscincia. Muitos estudantes gnsticos, depois de se acostumarem com esse exerccio, dividindo a ateno em trs partes, formulando essas perguntas, efetuando o salto, etc., (durante o estado de viglia, de momento a momento) terminaram repetindo o mesmo exerccio durante o sono do corpo fsico, quando realmente esto nos mundos superiores. Ao darem o famoso salto experimental, flutuam deliciosamente no ambiente circundante e, ento, despertam a Conscincia, recordam que o corpo fsico ficou adormecido na cama. Com isso, cheios de prazer, eles podem se dedicar ao estudo dos mistrios da vida e da morte, nas dimenses superiores. lgico dizer que um exerccio que se pratica diariamente, de momento a momento, converte-se em um hbito e fica bem gravado nas distintas zonas da mente. Por conta disso, depois repetido automaticamente durante o sono, quando a pessoa estiver fora do corpo fsico. O resultado o despertar da Conscincia. Gmeos um signo do ar governado pelo planeta Mercrio. Gmeos o signo que governa os pulmes, os braos e as pernas.

PRTICA

Durante o signo zodiacal de Gmeos, o estudante gnstico deve deitar-se de costas e relaxar o corpo. Depois deve inalar o ar cinco vezes exalando-o outras cinco; ao inalar o ar preciso imaginar que a luz, antes acumulada na laringe, atua agora nos brnquios e nos pulmes. Ao inalar, deve abrir as pernas e os braos para a direita e para a esquerda; ao exalar o ar, fechar as pernas e os braos. O metal de Gmeos o mercrio, a pedra o berlio ouro e a cor a amarela. Os nativos de Gmeos amam muito as viagens; cometem o erro de menosprezarem a sbia voz do corao, pois querem resolver tudo com a mente; zangam-se facilmente, so muito dinmicos, versteis, volveis, irritveis, inteligentes e suas vidas esto cheias de xitos e de fracassos; os geminianos possuem um valor alm do extraordinrio. Os nativos de Gmeos so problemticos por seu raro dualismo, por essa dupla personalidade que os caracteriza e que simbolizada entre os gregos por esses misteriosos irmos chamados de Castor e Plux. Ningum pode prever jamais como o nativo de Gmeos vai proceder em tal ou qual situao devido, precisamente, sua dupla personalidade. Em determinado momento, o nativo de Gmeos um amigo sincero capaz de sacrificar at a sua prpria vida por uma amizade ou pela pessoa a qual tenha oferecido seu carinho; no entanto, em outro momento, capaz das piores infmias contra essa mesma pessoa amada. O tipo inferior de Gmeos muito perigoso e, por isso, no aconselhvel ter amizade. O defeito mais grave dos geminianos a tendncia de julgar falsamente todas as pessoas.

Os gmeos denominados de Castor e Plux nos convidam reflexo. sabido, na realidade, que a natureza da matria manifestada e a oculta energia simbolizada pelo calor, pela luz, pela eletricidade, pelas foras qumicas e por outras foras superiores (que ainda so para ns desconhecidas) processam-se sempre em forma inversa. Quando do aparecimento de uma, presume-se sempre entropia ou desaparecimento da outra. Isso no outra coisa seno os misteriosos irmos Castor e Plux simbolizando tal fenmeno entre os gregos. Os irmos Castor e Plux viviam e morriam; alternadamente, nascem e morrem, aparecem e desaparecem em qualquer parte em que exista a matria e a energia. O processo de Gmeos vital na Cosmognese. A Terra original foi o Sol que se condensou gradualmente, custa de um anel nebuloso, at o estado lamentvel de planeta obscurecido, quando se determinou por irradiao ou esfriamento da primeira pelcula slida de nosso globo. Tudo isso, mediante o fenmeno qumico de dissipao ou entropia da energia, constituindo-se nos estados grosseiros da matria aos quais denominamos slidos e lquidos. Todas essas mudanas da natureza realizam-se de acordo com os ntimos processos de Castor e Plux. Por estes tempos do sculo XX, a vida j iniciou seu retorno ao Absoluto e a matria grosseira comea a se transformar em energia. Disseram-nos que na quinta ronda a Terra ser um cadver, uma nova lua, e que a vida se desenvolver com todos os seus processos construtivos e destrutivos dentro do mundo etrico. Do ponto de vista esotrico, podemos assegurar que Castor e Plux so almas gmeas. O Ser, o ntimo de cada um de ns, tem duas almas gmeas: uma espiritual e outra humana. No animal intelectual comum e corrente, o Ser, o ntimo, no nasce, no morre e nem se reencarna. Ele envia a cada nova personalidade, a Essncia que uma frao da Alma humana, o Budhata. urgente saber que o Budhata, a Essncia, est depositada dentro dos corpos lunares com os quais se veste o ego. Falando de forma um pouco mais clara, diremos que a Essncia est, desgraadamente, engarrafada no ego lunar. Por isso, os seres perdidos descem. A descida aos mundos infernais tem, por objetivo nico, a destruio dos corpos lunares e do ego mediante a involuo submersa. Todas essas incessantes mudanas de matria em energia e de energia em matria nos convidam sempre reflexo durante o perodo do signo de Gmeos, que est intimamente relacionado com os brnquios, com os pulmes e com a respirao. O microcosmo-homem est feito imagem e semelhana do macrocosmo. A Terra tambm respira, pois inala o enxofre vital do Sol, e o exala j transformado em enxofre terrestre. Isso anlogo ao homem que inala o oxignio e depois o exala convertido em anidrido carbnico. Essa onda vital subindo e descendo alternativamente, verdadeira sstole e distole, inspirao e expirao, emerge do mais profundo seio da Terra.

CAPTULO IV

CNCER (De 21 de junho a 22 de julho)


Ao deixar o corpo, tomando a senda do fogo, da luz do dia, da quinzena luminosa da Lua e do solstcio setentrional, os conhecedores brmanes vo a Brahma. (Captulo VIII, versculo 24, Bhagavad Gita). O iogue que, ao morrer, vai pela senda do fumo, da quinzena obscura da Lua e do solstcio meridional, chega esfera lunar e logo renasce. (Captulo VIII, versculo 25, Bhagavad Gita). Essas duas sendas, a luminosa e a obscura, so consideradas permanentes. Atravs da primeira, pode-se emancipar; atravs da segunda, pode-se renascer. (Captulo VIII, versculo 26, Bhagavad Gita).

O Ser no nasce, no morre e nem se reencarna; no tem origem, eterno, imutvel, o primeiro de todos, e no morre mesmo quando o corpo destrudo. (Captulo II, versculo 20, Bhagavad Gita). O ego nasce e morre. Distinga-se entre o ego e o Ser. O Ser no nasce, no morre e nem se reencarna. Os frutos das aes so de trs classes: desagradveis, agradveis e a mistura de ambos. Esses frutos se aderem, depois da morte, aos que no renunciaram, porm, jamais, no caso do homem que renuncia. (Captulo XVIII, versculo 12, Bhagavad Gita). Aprende de mim, tu, de poderosos braos! Aproxima-te dessas cinco causas relacionadas com o cumprimento das aes, segundo a mais alta sabedoria, que o fim de toda ao. (Captulo XVIII, versculo 13, Bhagavad Gita). O corpo, o ego, os rgos, as funes e as deidades (planetas) que presidem os rgos, so as cinco causas. (Captulo XVIII, versculo 14, Bhagavad Gita). Qualquer ato devido ou indevido, seja fsico, verbal ou mental, tem essas cinco causas. (Captulo XVIII, versculo 15, Bhagavad Gita). Sendo assim a questo, aquele que, pela defeituosa compreenso, considera o Atman (o Ser), o Absoluto, como ator, um tolo que no enxerga a realidade. (Captulo XVIII, versculo 16, Bhagavad Gita). Portanto, o Bhagavad Gita faz uma diferenciao entre o ego, o eu, e o Ser, Atman. O animal intelectual, equivocadamente chamado homem, composto de corpo, ego (eu), rgos e funes. uma mquina movida por deidades ou, melhor dizendo, por planetas. Muitas vezes, basta qualquer catstrofe csmica para que as ondas que chegam a Terra enviem essas mquinas humanas adormecidas aos campos de batalhas. Milhes de mquinas adormecidas contra milhes de outras mquinas. A Lua traz os egos matriz e tambm os levam. Max Heindel disse que a concepo se realiza sempre quando a Lua est no signo de Cncer. Sem a Lua no possvel que haja concepo. Os primeiros sete anos da vida so governados pela Lua. Os sete anos seguintes so mercurianos em cem por cento. Por isso, a criana vai escola, fica muito inquieto e em incessante movimento. O terceiro septenrio da vida, a terna adolescncia, compreendida entre os quatorze e os vinte e um anos de vida, est governado por Vnus, a estrela do amor. o perodo da aflio, da pontada, o perodo do amor, o ciclo em que vemos a vida cor-de-rosa. Dos vinte e um anos at os quarenta e dois temos que ocupar nosso posto inferior ao Sol e definir nossa vida. Esse perodo governado pelo Sol. O septenrio compreendido entre os quarenta e dois e quarenta e nove anos de idade, cem por cento marciano. Nesse perodo, a vida se torna um verdadeiro campo de batalha, porque Marte representa a guerra. O perodo compreendido entre os quarenta e nove e cinqenta e seis anos de idade jupiteriano. A pessoa que tem Jpiter bem situado em seu horscopo, claro que, durante esse ciclo de sua vida, respeitado por todo mundo, e se no possui as desnecessrias riquezas

mundanas, pelo menos tem o necessrio para poder viver muito bem. Outra a sorte de quem tem o planeta Jpiter mal situado em seu horscopo; essas pessoas sofrem o indizvel, carecem de po, abrigo, refgio e so maltratados pelos outros. O perodo de vida compreendido entre os cinqenta e seis e sessenta e trs anos governado pelo Ancio dos Cus, o Velho Saturno. Realmente, a velhice comea aos cinqenta e seis anos. Passado o perodo de Saturno, retorna o ciclo da Lua trazendo o ego ao nascimento para depois lev-lo. Se observarmos cuidadosamente a vida dos ancies de idade muito avanada, podemos verificar que eles voltam idade das crianas; os velhinhos voltam a brincar, respectivamente, de carrinhos e de bonecas. Os ancies maiores de sessenta e trs anos e as crianas menores de sete anos so governados pela Lua. Entre mil homens, talvez um intente chegar perfeio; entre os que intentam, possivelmente, um logre a perfeio; e entre os perfeitos, quem sabe, um me conhea perfeitamente. (Captulo 7, versculo 3, Bhagavad Gita). O ego lunar, e, ao deixar o corpo fsico, segue pelo caminho do fumo, da quinzena obscura da Lua e do solstcio meridional e depois retorna a uma nova matriz. A Lua leva e tambm traz o ego lunar, essa a lei. O ego est vestido com corpos lunares. Os veculos internos estudados pela Teosofia so de natureza lunar. As Escrituras Sagradas dos jainos dizem: O Universo est povoado por diversas criaturas existentes no Samsara, nascidas de famlias e de castas distintas, por haverem cometido vrias aes; e, segundo sejam essas assim, vo algumas vezes ao mundo dos deuses; em outras vezes, ao inferno; em algumas vezes se convertem em asuras (pessoas diablicas). Por tal razo, os seres viventes que nascem sem cessar por culpa de suas ms aes, no repugnam o Samsara. A Lua leva todos os egos, porm no trazem todos novamente. Por estes tempos, a maior parte deles entra nos mundos infernais, nas regies sublunares, no reino mineral submerso, nas trevas exteriores onde somente se ouve o pranto e o ranger de dentes. Hoje em dia, so poucos os desencarnados que se podem dar o luxo de umas frias no mundo dos deuses, antes de voltar a uma nova matriz pelas portas da Lua. So muitos os que retornam de forma mediata ou imediata, levados e trazidos pela Lua, sem haverem gozado das delcias dos mundos superiores. Os perfeitos, os eleitos, aqueles que dissolveram o ego, que fabricaram seus corpos solares e se sacrificaram pela humanidade, so bem-aventurados. Ao deixarem os corpos fsicos, com a morte, tomam o caminho do fogo, da luz do dia, da quinzena luminosa da Lua e do solstcio setentrional. Eles encarnaram o Ser, conhecem Brahma (o Pai que est em segredo) e claro que vo a Brahma (o Pai). O Jainismo diz que, durante este Grande Dia de Brahma, descem a este mundo, vinte quatro profetas maiores que j alcanaram a perfeio total. As Escrituras Gnsticas dizem que h doze salvadores, quer dizer, doze Avataras. Mas se pensarmos em Joo Batista como precursor, e em Jesus como Avatara para a Era de Peixes que acabou de passar, ento, poderemos compreender que, para cada uma das doze Eras Zodiacais, existem sempre um precursor e um Avatara, totalizando vinte e quatro profetas. Mahavira foi o precursor de Buda e Joo Batista o de Jesus.

O Sagrado Raskoarno (morte) est cheio de profunda beleza interior. S conhece a verdade a respeito da morte aquele que experimentou, de forma direta, sua profunda significao. A Lua leva e traz os falecidos... os extremos se tocam. A morte e a concepo encontram-se intimamente unidas. A senda da vida est formada com as pegadas dos cascos do cavalo da morte. A desintegrao de todos os elementos que constituem o corpo fsico origina uma vibrao muito especial que passa invisivelmente atravs do espao e do tempo. Semelhantes s ondas de uma televiso que emitem imagens, assim tambm so as ondas vibratrias dos falecidos. O que a tela para as ondas da estao emissora o embrio para as ondas da morte. As ondas vibratrias da morte carregam a imagem do falecido que fica depositada no ovo fecundado. Sob a influncia lunar, o zoosperma penetra atravs da capa do ovo voltando instantaneamente a fechar-se, aprisionando-o. A gerado um interessantssimo campo de atrao, que atrai e atrado em direo ao ncleo feminino que o espera tranqilamente no centro do ovo. Quando esses dois ncleos fundamentais se fundem em uma s unidade, os cromossomos iniciam sua famosa dana, enredando-se e voltando a se enredar em um instante. assim como o desenho de algum que agonizou e morreu cristaliza-se no futuro embrio. Cada clula comum do organismo humano contm quarenta e oito cromossomos, e isto nos recorda as quarenta e oito leis do mundo em que vivemos. As clulas reprodutivas do organismo contm um cromossomo de cada par, mas em sua unio produzem uma combinao nova de quarenta e oito cromossomos que fazem com que, cada embrio, seja nico e diferente. Toda forma humana, todo organismo uma mquina preciosa. Cada cromossomo leva em si mesmo o selo de alguma funo, qualidade ou caracterstica especial. Um par determina o sexo, pois a sua dualidade o fator que faz surgir fmea. A parte mpar dos cromossomos origina machos. Recordemos a lenda bblica de Eva, feita de uma costela de Ado e tendo, portanto, uma costela a mais que ele. Os cromossomos, em si mesmos, so compostos por genes, e cada um deles, por poucas molculas. Realmente, os genes constituem a fronteira entre este mundo e o outro, entre a terceira e a quarta dimenses. As ondas dos moribundos, as ondas da morte, atuam sobre os genes ordenando-os dentro do ovo fecundado. Desse modo, o corpo fsico perdido refeito e o desenho dos falecidos se torna visvel no embrio. PRTICA Durante o perodo de Cncer, nossos discpulos gnsticos devem praticar na cama, antes de dormirem, um exerccio retrospectivo sobre a prpria vida. Isso feito como quando se est vendo um filme a partir do final at o incio, ou como quem l um livro desde o fim at o comeo, a partir da ltima at a primeira pgina.

O objetivo desse exerccio retrospectivo sobre a prpria vida o de poder se autoconhecer e se autodescobrir, reconhecendo as boas e ms aes, para estudar o prprio ego lunar, tornando o subconsciente em consciente. necessrio chegar, de forma retrospectiva, at o nascimento e record-lo. Um esforo superior permitir o estudante conectar o seu nascimento com a morte de seu corpo fsico passado. O sono combinado com a meditao e com o exerccio retrospectivo permitir ao estudante recordar-se, tanto da sua vida atual, como das suas passadas existncias. O exerccio retrospectivo nos far conscientes de nosso prprio ego lunar, de nossos prprios erros. Recordemos que o ego um feixe de recordaes, desejos, paixes, ira, cobia, luxria, orgulho, preguia, gula, amor-prprio, ressentimentos, vinganas, etc. Se quisermos dissolver o ego, devemos, primeiramente, estud-lo. O ego a raiz da ignorncia e da dor. Somente o Ser, Atman, perfeito, porm Atman no nasce, no morre e nem se reencarna, tal como disse Krishna no Bhagavad Gita. Se o estudante dorme durante o exerccio retrospectivo, tanto melhor, porque, nos mundos internos, poder autoconhecer-se, recordar toda a sua existncia e todas as suas vidas passadas. Assim como um mdico-cirurgio precisa estudar um tumor cancergeno antes de extirp-lo, de igual forma, o gnstico necessita estudar seu prprio ego antes de elimin-lo. Durante o perodo de Cncer, as foras acumuladas nos brnquios e nos pulmes, no perodo de Gmeos, devem passar agora para a glndula timo. As foras csmicas que ascendem por nosso organismo se encontram na glndula timo com as foras que descem formando dois tringulos entrelaados, o selo de Salomo. O discpulo deve meditar diariamente no selo de Salomo que se forma na glndula timo. Foi-nos dito que a glndula timo rege o crescimento das crianas. Resulta interessante como as glndulas mamrias da me esto intimamente relacionadas com a glndula timo. por essa razo que o leite materno jamais pode ser substitudo por nenhum outro alimento para o beb. Os nativos de Cncer tm um carter to varivel quanto as fases da Lua. So pacficos por natureza, mas quando se encolerizam so terrveis. Eles tm disposio para artes manuais e artes prticas, possuem uma viva imaginao, mas devem ter cuidado com a fantasia. aconselhvel desenvolver a imaginao consciente. absurda a imaginao mecnica ou fantasia. Os cancerianos tm uma natureza suave, retrada, tmida e possuem virtudes caseiras. Entre eles encontramos, s vezes, alguns indivduos demasiadamente passivos, negligentes e preguiosos. So muito ligados a novelas, filmes, etc. O metal dos cancerianos a prata, a pedra a prola e a cor a branca. Cncer, signo do caranguejo ou do escaravelho sagrado, a casa da Lua.

CAPTULO V

LEO (De 23 de julho a 22 de agosto)


Annie Besant conta um caso a respeito do Mestre Nanak, que bem vale a pena transcrever: Naquele dia de tera-feira, ao chegar o momento da orao, amo e criado encaminharam-se para a mesquita. Quando o kari (sacerdote muulmano) comeou as oraes, o nabab e seu sqito se ajoelharam, segundo prescreve o rito maometano. No entanto, Nanak permaneceu de p, imvel e silencioso. Terminada a orao, o nabab encarou o jovem e perguntou-lhe indignado: - Por que no tens cumprido as cerimnias da lei? s um embusteiro, um farsante. No devias ter vindo aqui para ficar como um poste.

Nanak, ento, replicou: - Prostraste o rosto no solo, enquanto a tua mente vagava pelas nuvens, porque estiveste pensando em trazer cavalos de Candar, e no em recitar a prece. Por outro lado, o sacerdote praticava automaticamente as cerimnias de prosternao, ao passo que colocava seu pensamento, imaginando como salvar a burrica que pariu dias atrs. Como eu poderia orar com as pessoas que se ajoelham por rotina e repetem as palavras como um papagaio? O nabab confessou que, em realidade, estivera pensando, durante toda a cerimnia, projetando a compra dos cavalos. Por outro lado, no tocante ao kari, ele manifestou abertamente o seu desgosto e constrangeu o jovem fazendo-lhe muitas perguntas. Realmente, necessrio aprender a orar cientificamente. Quem aprender a combinar, inteligentemente, a orao com a meditao obter resultados objetivos e maravilhosos. No entanto, urgente compreender que existem diferentes oraes e que seus resultados so diferentes. Existem oraes acompanhadas de peties, mas nem todas as oraes vm acompanhadas de splicas. Existem oraes antigas que so verdadeiras recapitulaes de acontecimentos csmicos e podemos experimentar todo seu contedo, se meditarmos em cada palavra, em cada frase, com verdadeira devoo consciente. O Pai-Nosso uma frmula mgica de imenso poder sacerdotal, contudo urgente compreendermos profunda e totalmente, o significado profundo de cada palavra, de cada frase e de cada splica. O Pai-Nosso uma orao petitria que pretendia falar com o Pai que est em segredo. O Pai-Nosso combinado com a meditao profunda produz resultados objetivos maravilhosos. Os rituais gnsticos e as cerimnias religiosas so verdadeiros tratados de sabedoria oculta para quem sabe meditar e tambm para os que compreendem com o corao. Quem quiser percorrer a senda do corao tranqilo deve fixar o prana, a vida ou fora sexual no crebro, fixando a mente no corao. urgente aprender a pensar com o corao e depositar a mente no Templo-Corao. A cruz da iniciao se recebe sempre no templo maravilhoso do corao. Nanak, o Mestre fundador da religio Sikh na terra sagrada dos vedas, ensinou o caminho do corao. Nanak ensinou a fraternidade entre todas as religies, escolas, seitas, etc. Quando atacamos as religies, ou, em particular, alguma religio, cometemos o delito de violar a lei do corao. No Templo-Corao, h lugar para todas as religies, seitas, ordens, etc. Todas as religies so prolas preciosas engastadas no colar de ouro da Divindade. Nosso Movimento Gnstico est constitudo por pessoas de todas as religies, escolas, seitas, sociedades espirituais, etc. No Templo-Corao, h lugar para todas as religies e para todos os cultos. Jesus disse: Em que vos ameis uns aos outros, provareis que sois meus discpulos. As Escrituras Sikhs, tais como as de todas as religies, so realmente inefveis. Entre os sikhs, Omkara o Primrio Ser Divinal que criou o Cu, a Terra, as guas e tudo o que existe. Omkara o Esprito Primrio Imanifestado e Imperecvel, sem princpio nem fim de dias, cuja luz ilumina as quatorze moradas. Ele o conhecedor instantneo e o regulador interno de todo corao.

O espao s tu, Potestade. O Sol e a Lua so tuas lmpadas. O exrcito de estrelas, tuas prolas, Pai! A odorfica brisa dos Himalaias teu incenso. O vento te areja e o reino vegetal te oferece flores. luz! Para ti, os hinos de louvor, destruidor do medo! O anatal shadbha (som virgem) ressoa como teus tambores. No tens olhos, e aos milhares os tens; no tens ps, e aos milhares os tens; no tens nariz, e aos milhares os tens. Esta tua maravilhosa obra nos perturba a razo. Tua luz, Glria, est em todas as coisas. De todos os seres, irradia a luz de tua luz. Dos ensinamentos do Mestre, irradia esta luz. s um Arati. O grande Mestre Nanak, de acordo com os Upanishads, compreende que Brahma (o Pai), Uno, e que os deuses inefveis so, to somente, suas manifestaes parciais, reflexos da absoluta beleza. O Guru-Deva aquele que j Uno com o Pai (Brahma). Ditoso aquele que tem um Guru-Deva por guia e orientador. Bem-aventurado quem encontrou o Mestre de Perfeio. O caminho apertado, estreito e espantosamente difcil. Necessita-se do Guru-Deva, o orientador, o guia. No Templo-Corao, encontraremos Hari, o Ser e o Guru-Deva. Agora transcreveremos algumas estrofes sikhs sobre a devoo ao Guru-Deva: Nanak! Reconhea-o como verdadeiro Guru, o bem-amado que te une ao todo... Oxal que eu pudesse me sacrificar cem vezes ao dia por meu Guru que me converteu em um deus em pouco tempo. Ainda que luzissem cem luas e mil sis, sem o Guru, reinariam profundas trevas. Bendito seja meu venervel Guru que conhece Hari (o Ser) e nos ensinou a tratar, de igual forma, tanto os amigos como os inimigos. Senhor! Favorece-nos com a companhia do Guru-Deva, para que, juntamente com ele, possamos ns, pecadores extraviados, fazer a travessia a nado. O Guru-Deva, o verdadeiro Guru, Parabrahman o Senhor Supremo. Nanak se prosterna ante o GuruDeva Hari. No Hindusto, um sanyasin do pensamento quem serve ao verdadeiro Guru-Deva e quem j o encontrou no corao e trabalha na dissoluo do ego lunar. Quem quiser acabar com o ego ou eu deve aniquilar a ira, a cobia, a luxria, a inveja, o orgulho, a preguia e a gula. S eliminando todos esses defeitos, em todos os nveis da mente, o eu morre de forma radical, total e definitiva. A meditao no nome de Hari (o Ser) permite-nos experimentar o Real, o Verdadeiro. necessrio que se aprenda a orar o Pai-Nosso e falar com Brahma (o Pai), que est em segredo. Apenas um Pai-Nosso, bem orado e sabiamente combinado com a meditao, constitui-se numa obra completa de alta magia. Um nico Pai-Nosso bem orado feito ao longo de uma hora ou mais. Depois da orao, preciso saber aguardar a resposta do Pai e isso significa saber meditar, ter a mente quieta, em silncio, vazia de todo pensamento, aguardando a resposta do Pai. Quando a mente est quieta, por dentro e por fora, em absoluto silncio, depois de se libertar do dualismo, ento, advm o novo. necessrio esvaziar a mente de toda classe de pensamentos, desejos, paixes, apetncias, temores, etc., para que surja em ns a experincia do Real. A irrupo do vazio e a experincia no vazio iluminador s so possveis, quando a Essncia, a Alma ou o Budhata se liberta da garrafa intelectual. A Essncia est engarrafada em meio ao tremendo batalhar dos opostos: frio e calor, gosto e desgosto, sim e no, bem e mal, agradvel e desagradvel.

Quando a mente est quieta e em silncio, ento, a Essncia se liberta, proporcionando a experincia do Real no vazio iluminador. Bom discpulo, ore e, depois, com a mente bem quieta e em silncio, vazia de toda classe de pensamentos, aguarde a resposta do Pai: Pedi e dar-se-vos-, batei e abrir-se-vos-. Orar conversar com Deus, e certamente h que se aprender a conversar com o Pai, com Brahma. O Templo-Corao casa de orao. No Templo-Corao, as foras que vm de cima se encontram com as foras que vm de baixo, formando o selo de Salomo. necessrio orar e meditar profundamente. urgente saber relaxar o corpo fsico para que a meditao seja correta. PRTICA

Antes de comear as prticas de orao e meditao combinadas, deve relaxar bem o corpo. O discpulo gnstico deve deitar-se em posio de decbito dorsal, quer dizer, tendo as costas apoiadas no solo ou numa cama; as pernas e os braos abertos, direita e esquerda, em forma de estrela-de-cinco-pontas. Essa posio de estrela pentagonal formidvel por sua profunda significao, mas as pessoas que, por alguma circunstncia, no podem meditar desse modo, que meditem colocando o corpo na posio do homem-morto: calcanhares juntos, pontas dos ps abrindo-se em forma de leque, braos no dobrados, colocados ao longo do tronco. Os olhos devem estar fechados para que as impresses do mundo fsico no provoquem distraes. O sono devidamente combinado com a meditao resulta indispensvel para o bom xito da meditao. necessrio relaxar totalmente todos os msculos do corpo, e depois concentrar a ateno na ponta do nariz, at sentir plenamente o pulso do corao nessa parte do corpo. Depois seguir com a concentrao na orelha direita at sentir a pulsao do corao sobre ela. Em seguida continuar com a mo direita, p direito, p esquerdo, mo esquerda, orelha esquerda e, novamente, sentir plenamente a pulsao do corao, separadamente, em cada um desses rgos onde foi fixada a ateno. O controle sobre o corpo fsico comea com o controle sobre a pulsao. A pulsao do corao tranqilo sentida, em sua totalidade, dentro do organismo, mas os gnsticos podem senti-la voluntariamente em qualquer parte do corpo, quer na ponta do nariz, em uma orelha, em um brao, em um p, etc. Est demonstrado pela prtica que, em se adquirindo a possibilidade de regular, apressar ou diminuir a pulsao, pode-se acelerar ou diminuir os batimentos do corao. O controle sobre as palpitaes do corao no pode, jamais, vir dos msculos do corao, pois depende totalmente do controle do pulso. Tudo isso se constitui, indubitavelmente, na segunda pulsao ou grande-corao. O controle da pulsao ou do segundo-corao adquirido totalmente mediante o absoluto relaxamento de todos os msculos. Atravs da ateno, podemos acelerar ou diminuir as pulsaes do segundo corao e as pulsaes do primeiro corao. Durante o samdi, a Essncia ou Budhata escapa da personalidade e se fusiona com o Ser, advindo a experincia do Real no vazio iluminador. S na ausncia do eu, podemos conversar com o Pai, Brahma. Ore e medite para que voc escute a voz do silncio.

Leo o Trono do Sol, o corao do Zodaco. Leo governa o corao humano. O Sol do organismo o corao, onde as foras de cima se misturam com as foras de baixo, para que estas se libertem. O metal de Leo o ouro puro. A sua pedra o diamante e a cor a amarela. Na prtica, pudemos verificar que os leoninos so como o leo: valentes, iracundos, nobres, dignos e constantes. Porm h, tambm, entre os nativos de Leo, muitas pessoas altaneiras, orgulhosas, infiis, tiranas, etc. Os leoninos possuem aptides para organizao, e desenvolvem o sentimento e a bravura do leo. Os seres desenvolvidos deste signo tornaram-se grandes paladinos. O tipo medocre muito sentimental e iracundo, e superestima suas prprias capacidades. No leonino, existe sempre a mstica j elevada em estado incipiente, mas tudo depende do tipo de pessoa. Eles esto sempre predispostos a sofrerem acidentes nos braos e nas mos.

CAPTULO VI

VIRGEM (De 23 de agosto a 22 de setembro)


A Prakriti a Me Divina, a substncia primordial da natureza. No Universo, existem vrias substncias, distintos elementos e subelementos, porm tudo isso se constitui em diferentes modificaes de uma Substncia nica. A Matria Primordial o Akasha Puro, contido em todo o Espao, a Grande-Me, a Prakriti. Mahamanvantara e Pralaya so dois termos snscritos muito importantes com os quais os estudantes gnsticos devem familiarizar-se. Mahamanvantara o Grande Dia Csmico. Pralaya a Grande Noite Csmica. Durante o Grande Dia, o Universo existe. Quando chega a Grande Noite, o Universo deixa de existir, dissolvendo-se no Seio da Prakriti. O incomensurvel espao infinito est cheio de sistemas solares que tm seus Mahamanvantaras e seus Pralayas. Enquanto alguns esto em Mahamanvantara, outros esto em Pralaya.

Milhes e bilhes de universos nascem e morrem entre o seio da Prakriti. Todo Cosmo nasce da Prakriti e dissolve-se nela prpria. Todo o mundo uma bola de fogo que se incendeia e se apaga entre o seio da Prakriti. Tudo nasce da Prakriti e tudo retorna Prakriti. Ela a Grande Me. O Bhagavad Gita diz: A Grande Prakriti minha matriz, ali coloco o grmen, e dela, oh Bharata, nascem todos os seres!. Oh Kountreya, a Prakriti a verdadeira matriz de qualquer coisa que nasce de distintas matrizes, e eu sou o germinador paterno. Oh impecvel! Deles, o sattva que puro, luminoso e bom, ata o ser encarnado mediante o apego, a felicidade e o conhecimento. Oh Kountreya, tu sabes que rajas de natureza passional, sendo, portanto, a fonte do desejo e do apego; essa guna ata fortemente o ser encarnado ao. Oh Bharata! Sabes que tamas nasce da ignorncia e alucina todos os seres; tamas ata o ser encarnado atravs da inobservncia, da preguia e do sonho (Conscincia adormecida, sonho da Conscincia). Durante o Grande Pralaya, essas trs gunas esto em perfeito equilbrio na Grande Balana da Justia. Quando ocorre o desequilbrio das trs gunas, inicia-se a aurora do Mahamanvantara, e o Universo nasce dentro do seio da Prakriti. Durante o Grande Pralaya, a Prakriti unitotal, ntegra. Durante a manifestao ou Mahamanvantara, a Prakriti diferencia-se em trs aspectos csmicos, a saber: o primeiro o do espao infinito; o segundo o da natureza e o terceiro o do homem. A Me Divina no espao infinito, a Me Divina na natureza e a Me Divina no homem. Estas so as trs Mes, as Trs-Marias do Cristianismo. Os estudantes gnsticos devem compreender muito bem os trs aspectos da Prakriti, pois fundamental no trabalho esotrico. Ademais, urgente saber que a Prakriti tem sua particularidade em cada homem. Os estudantes gnsticos no devem estranhar quando afirmamos que a Prakriti particular de cada homem tem at o seu nome individual. Isto significa dizer que, cada um de ns tem uma Me Divina. Compreender isto fundamental para o trabalho esotrico O segundo-nascimento outra coisa. O Terceiro Logos, o fogo sagrado, deve primeiramente fecundar o ventre sagrado da Me Divina, advindo o segundo-nascimento. A Prakriti sempre virgem antes, durante e depois do parto. No oitavo captulo deste livro, trataremos com profundidade a respeito do trabalho prtico relacionado com o segundo-nascimento. Agora s abordaremos algumas idias orientadoras. Todo Mestre da Loja Branca tem sua Me Divina particular, sua Prakriti. Todo Mestre filho de uma virgem imaculada. Se estudarmos as religies comparadas, descobriremos, em qualquer parte, as imaculadas concepes. Jesus foi concebido por obra e graa do Esprito Santo, pois a Me de Jesus sempre uma virgem imaculada. As escrituras religiosas dizem que Buda, Jpiter, Zeus, Apolo, Quetzalcatl, Fu-ji, LaoTs, entre outros, foram filhos de virgens imaculadas, antes, durante e depois do parto. Na terra

sagrada dos Vedas, Devaki, a virgem do Hindusto, concebeu Krishna. J em Belm, a Virgem Maria concebeu Jesus. Na China Amarela, s margens do rio Fu-Ji, a virgem Hoa-Se pisa a planta do grande homem; ela coberta com um maravilhoso resplendor e suas entranhas concebem, por obra e graa do Esprito Santo, o Cristo chins Fu-Ji. condio bsica para o segundo-nascimento que primeiro intervenha o Terceiro Logos, o Esprito Santo, fecundando o ventre virginal da Me Divina. No Hindusto, o fogo sexual do Terceiro Logos conhecido com o nome de Kundalini, simbolizado por uma Cobra de Fogo ardente. A Me Divina sis, Tonantzn, Kali ou Parvati, a esposa de Shiva, o Terceiro Logos, e seu smbolo mais poderoso o da Vaca Sagrada. Ele deve subir pelo canal medular da Vaca Sagrada e deve fecundar o ventre da Me Divina. Somente dessa forma, surge a imaculada concepo e o segundo-nascimento. A Kundalini, em si mesma, um Fogo Solar que se encontra encerrado dentro de um centro magntico situado no osso do cccix, na base da espinha dorsal. Quando o fogo sagrado desperta, sobe pelo canal medular ao longo da espinha dorsal, abrindo os sete centros da espinha dorsal e fecundando a Prakriti. O fogo da Kundalini tem sete graus de poder, e necessrio ascender pela escala septenria de fogo, para se lograr o segundo-nascimento. Quando a Prakriti fecundada pelo Fogo Flamgero, dispe de poderes formidveis para nos ajudar. Nascer de novo equivale a entrar no Reino. muito raro encontrar um duas -vezesnascido. Raro aquele que nasce pela segunda vez. Quem quiser nascer de novo e lograr a liberao final deve eliminar de sua natureza as trs gunas da Prakriti. Quem no elimina a guna sattva, perde-se no labirinto das teorias e abandona o trabalho esotrico. Quem no elimina a guna raja, fortifica o ego lunar mediante a ira, a cobia e a luxria. No devemos olvidar que rajas a prpria raiz do desejo animal e das paixes mais violentas. Rajas a raiz de toda concupiscncia que, em si mesma, origina todo desejo. Quem quiser eliminar o desejo, deve primeiro eliminar a guna rajas. Quem no eliminar a guna tamas, ter sempre a Conscincia adormecida, ser preguioso, abandonar o trabalho esotrico por causa da indolncia, da inrcia, da preguia, da falta de vontade, da fraqueza e da falta de entusiasmo espiritual; ser vtima das tolas iluses deste mundo e sucumbir na ignorncia. J foi dito que depois da morte, as pessoas de temperamento sttvico, gozaro frias nos parasos ou reinos moleculares e eletrnicos onde desfrutaro de felicidade infinita, antes de retomarem a uma nova matriz. Os iniciados sabem muito bem, por experincia direta, que as pessoas de temperamento rajsico se reincorporam ou retornam a este mundo em forma imediata; outra opo permanecerem no umbral, aguardando a oportunidade para ingressarem em uma nova matriz, mas sem terem direito dita de umas frias nos distintos reinos da felicidade. Todo iluminado sabe perfeitamente que depois da morte, as pessoas de temperamento tamsico, ingressam nos mundos infernais descritos por Dante em sua Divina Comdia, sob a crosta terrestre, dentro das entranhas do mundo subterrneo. urgente eliminarmos de nossa natureza interior as trs gunas, se que, verdadeiramente, queremos realizar o trabalho esotrico exitosamente. O Bhagavad Gita relata: Quando o sbio v que somente as gunas que atuam e conhece aquele que est mais alm das gunas, ento, chega a meu Ser.

Muitos querem uma tcnica para eliminar as trs gunas. Afirmamos que somente dissolvendo o ego lunar possvel eliminar, com xito, as trs gunas. Quando uma pessoa fica indiferente e permanece firme, sem vacilar, no perturbada pelas gunas, pois verificou que s as gunas funcionam. Tal fato significa que essa pessoa j dissolveu o ego lunar. Aquele que se mantm o mesmo, tanto diante do prazer quanto da dor, que mora em seu prprio Ser, que d igual valor a um pedao de argila, a uma pedrinha ou a uma pepita de ouro; aquele que se mantm equnime ante o agradvel e o desagradvel, ante a censura e ao elogio, na honra ou na desonra, ante o amigo ou o inimigo; aquele que renunciou a todo novo intento egosta e terrenal j eliminou as trs gunas e dissolveu o ego lunar. Aquele que j no tem concupiscncia, que extinguiu o fogo da luxria em todos os quarenta e nove departamentos subconscientes da mente eliminou as trs gunas e dissolveu o ego lunar. Assim est escrito, e estas so as palavras do Bendito: A terra, a gua, o fogo, o ar, o espao, a mente, o intelecto e o ego so as oito categorias em que est dividida minha Prakriti. Quando amanhece o Grande Dia Csmico, todos os seres se manifestam provenientes da Imanifestada Prakriti. Na Grande Noite Csmica, desaparecem na Imanifestada Prakriti. Por trs da Imanifestada Prakriti, est o Imanifestado Absoluto. necessrio ingressar primeiro na Imanifestada, antes de submergir -se no seio do Imanifestado Absoluto. A bendita Deusa Me do Mundo isso que se chama Amor. Ela sis, a quem nenhum mortal levantou o vu. Na chama da Serpente, ns a adoramos. Todas as grandes religies renderam culto Me Csmica. Ela Adona, Insoberta, Rea, Cibeles, Tonantzn, etc. O devoto da Virgem Me pode pedir, e as sagradas escrituras dizem: Pedi e dar-se-vos, batei e abrir-se-vos-. No grande ventre da Me Divina, so gestados os mundos. O signo de Virgem governa o ventre, est intimamente relacionado com os intestinos e, de forma muito especial, com o pncreas e com as ilhotas de Langherans que segregam a insulina, to importante para a digesto dos acares. As foras que sobem da terra, ao chegarem ao ventre, carregam-se com os hormnios adrenais, que as preparam e as purificam para sua ascenso at o corao. PRTICA Durante o signo de Virgem (a Virgem Celestial), deitados de costas e com o corpo relaxado, devemos dar pequenos saltinhos no ventre com o propsito de ascender s foras que sobem da terra, para que se carreguem no ventre com os hormnios adrenais. O estudante gnstico deve compreender a importncia dessa caldeira chamada estmago, acabando para sempre com vcio da glutonaria. Os discpulos de Buda mantm-se apenas com uma boa comida durante o dia. Apenas peixe e frutas constituem-se no alimento principal dos habitantes do planeta Vnus. Nos gros e nos diversos tipos de verduras, existem princpios vitais maravilhosos.

Sacrificar as vacas e os touros um crime horrvel, prprio das pessoas dessa Raa Lunar. No mundo, existem sempre duas Raas em eterno conflito: a Solar e a Lunar. Abrao, Ia-sac, Ia-cob, Io-sep, foram sempre adoradores da Vaca Sagrada, IO, ou da deusa egpcia s-is. Por outro lado, o reformador Esdras, alterando os ensinamentos de Moiss, passou a exigir o sacrifcio da vaca e da novilha, fazendo com que o sangue desses animais casse sobre a cabea de todos, especialmente de seus filhos. A Vaca Sagrada o smbolo da Me Divina, sis, a quem nenhum mortal levantou o vu. Os duas-vezes-nascidos formam a Raa Solar, o Povo Solar. As pessoas da Raa Solar jamais assassinariam uma Vaca Sagrada. Os duas-vezes-nascidos so filhos da Vaca Sagrada. Em xodo, captulo XXIX, verificamos completa magia negra. No citado captulo, injustamente atribudo a Moiss, descreve-se minuciosamente a cerimnia ritual do sacrifcio do gado. A Raa Lunar odeia mortalmente a Vaca Sagrada. A Raa Solar adora a Vaca Sagrada. H. P. Blavatsky viu realmente uma Vaca-de-Cinco-Patas. A quinta pata saa de seu rabo e com ela se coava, espantava as moscas, etc. Essa vaca era conduzida por um jovem da seita sadhu, nas terras do Hindusto. A Vaca-Sagrada-de-Cinco-Patas a guardi das terras e dos templos de Jinas. A Prakriti, a Me Divina, desenvolve no homem solar o poder que o permite entrar nas terras de Jinas: em seus palcios, em seus templos e nos jardins dos deuses. A nica coisa que nos separa da terra dos encantos e maravilhas jinas uma grande pedra que devemos saber mover. A Cabala a Cincia da Vaca. Ao lermos de forma inversa as trs slabas da palavra Cabala, obtemos la-ba-ca (a Va-ca). A pedra de Kaba, em Meca quando lida inversamente, forma a palavra vaca ou a pedra da vaca. O grande santurio de Kaba o santurio da Vaca. No homem, a Prakriti fecundada pelo fogo sagrado e converte-se na Vaca-Sagrada-de-CincoPatas A sura sessenta e oito do Alcoro maravilhosa. Nela, fala-se dos membros da vaca como algo extraordinrio, capazes at de ressuscitar os mortos, ou seja, os homens lunares (animais intelectuais), conduzindo-os luz primitiva da religio solar. Ns, os gnsticos, adoramos a Vaca Sagrada e rendemos culto Me Divina. Com a ajuda da Vaca-Sagrada-de-Cinco-Patas, podemos entrar com o corpo fsico em estado de Jinas, dentro dos templos dos deuses. O estudante pode triunfar quando medita profundamente na Vaca-de-Cinco-Patas, na Me Divina. Obtm xito, tambm, quando roga a Ela que ponha seu corpo fsico no estado Jinas. O importante levantar-se logo da cama, como um sonmbulo, sem perder o sono. Colocar o corpo fsico dentro da quarta dimenso algo extraordinrio, maravilhoso, que s possvel com a ajuda da Vaca-Sagrada-de-Cinco-Patas. Necessitamos desenvolver a Vaca Sagrada totalmente dentro de ns mesmos, para realizarmos maravilhas e prodgios concernentes cincia Jinas. A Me Divina est muito prxima do seu filho; est dentro do prprio ntimo de cada um de ns, e, nesse caso, a Ela a quem devemos pedir ajuda nos momentos difceis da nossa existncia.

Existem trs classes de alimentos: sttvicos, rajsicos e tamsicos. Os alimentos sttvicos so formados por flores, gros, frutas, constituindo-se nisso que se chama amor. Os alimentos rajsicos so fortes, passionais, picantes em excesso, muito salgados, exageradamente doces, etc. Os alimentos tamsicos so constitudos por sangue e carne vermelha, e no possuem amor; so comprados, vendidos ou oferecidos com vaidade, soberba e orgulho. Devemos comer o necessrio para vivermos, nem muito pouco, nem em excesso; devemos beber gua pura e abenoar os alimentos. Virgem signo zodiacal da Virgem Me do Mundo, a Casa de Mercrio. Os minerais desse signo so o jaspe e a esmeralda. Na prtica podemos observar que os nativos de Virgem so, desgraadamente, excessivamente racionais alm do normal e cticos por natureza. A razo, o intelecto, muito necessria, porm quando sai de sua rbita, ento, o resultado prejudicial.

Os nascidos sob o signo Virgem servem para a Cincia, a Psiquiatria, a Medicina, o Naturalismo, o Laboratrio, a Pedagogia, etc. Os virginianos no se entendem com os nativos de Peixes, e, por isso, aconselhamos que eles evitem contrair matrimnio com as pessoas do signo de Peixes (4).

O mais lamentvel dos nativos de Virgem essa inrcia e ceticismo que lhes caracterizam. Sem embargo, resulta interessante saber que essa tensa inrcia tende a passar do material para o espiritual, at onde acessvel por meio da experincia. O talento crtico-analtico de Virgem formidvel, e, entre os grandes gnios deste signo, temos Gethe, que logrou transcender o material, a inrcia, entrando na alta espiritualidade cientfica. No entanto, nem todos os nativos de Virgem so como Gethe. Comumente, numerosos entre os medocres deste signo so materialistas ateus, inimigos de tudo o que cheira a espiritualidade. O egosmo das pessoas medocres de Virgem algo demasiado asqueroso e grotesco, porm os virginianos do tipo de Gethe so geniais, altamente altrustas e profundamente desinteressados. Os nativos de Virgem sofrem no amor e passam por grandes decepes, devido a Vnus, que o astro do amor, estar em desterro.

_______________

(4) Nota do Editor. Em obras posteriores, o Mestre deixou de insistir sobre a questo da comida, particularmente o vegetarianismo do qual era adepto e que, posteriormente, o abandonou. Isso por considerar que no se deve fazer da cozinha uma religio. De igual forma, tambm no insistiu sobre a incompatibilidade dos signos astrolgicos para formar matrimnio. Ele falou que no se devia fanatizar sobre a questo, pois o casal podia lograr a felicidade, amparando-se no imenso poder de Deus, independentemente do signo ao qual pertenam os cnjuges. Ao aperfeioar seus ensinamentos, retificando-os, o Venervel Mestre Samael demonstrou sua verdadeira maestria, pois sempre buscou servir cada vez melhor humanidade.

CAPTULO VII

LIBRA (De 23 de setembro a 22 de outubro)


A mente decrpita dos ocidentais, ao criar o dogma intransigente da evoluo, esqueceu-se totalmente dos processos destrutivos da natureza. curioso que a mente degenerada no possa conceber o processo inverso, involutivo, em grande escala. A mente no estado de decrepitude confunde uma cada com uma descida; nesse caso, o processo de destruio, de degenerao, de dissoluo em grande escala, etc., qualificado como processo de mudana, progresso e evoluo. Tudo evoluciona e involuciona, sobe e baixa, cresce e decresce, vai e vem, flui e reflui. Em tudo, existe uma sstole e uma distole, de acordo com a Lei do Pndulo. A Evoluo e sua irm gmea, a Involuo, so duas leis que se desenvolvem e se processam de forma

coordenada e harmoniosa em toda a criao. A Evoluo e a Involuo constituem-se no eixo mecnico da natureza. So duas leis mecnicas da natureza que nada tm que ver com a autorealizao ntima do homem A auto-realizao ntima do homem jamais pode ser o resultado de nenhuma lei mecnica; ao contrrio, o resultado de um trabalho consciente, feito sobre si mesmo e dentro de si mesmo, base de tremendos superesforos, compreenso profunda, de sofrimentos intencionais e voluntrios. Tudo retorna ao ponto de partida original, e o ego lunar retorna, depois da morte, a uma nova matriz. Est escrito que a todo ser humano so consignadas cento e oito vidas para que se auto-realize. No caso de muitas pessoas, o perodo est se acabando. Quem no se auto-realizar dentro do tempo assinalado deixa de renascer, para ingressar nos mundos infernais. Em apoio Lei da Involuo ou Retrocesso, o Bhagavad Gita diz o seguinte: A eles, os malvados, cruis e degradados, arrojo-os perpetuamente nos ventres azricos (demonacos), para que nasam nesses mundos (mundos infernais). Oh, Kountreya! Essa gente alucinada vai s matrizes demonacas durante muitas vidas e segue caindo em corpos cada vez mais inferiores (involuo). Trplice a porta deste Inferno destruidor, que constituda de luxria, ira e cobia; por causa disso, h que abandon-la. A ante-sala dos mundos infernais representa o descenso involutivo em corpos cada vez mais inferiores, de acordo com a Lei da Involuo. Quem desce pela espiral da vida cai em matrizes demonacas durante vrias existncias, antes de ingressar nos mundos infernais da natureza (situados, segundo Dante, dentro do interior do organismo terrestre). No captulo segundo, j falamos sobre a Vaca Sagrada e sua profunda significao. muito curioso que todo brahmn, na ndia, ao rezar com o seu rosrio, manipule as suas cento e oito contas. Certos hindustnicos no do por cumpridos seus deveres sagrados, enquanto no do cento e oito voltas em torno da Vaca, com o rosrio nas mos; depois, enchem um copo com gua, colocam o rabo da vaca por um momento e bebem o lquido como o mais sagrado e delicioso licor divino. urgente recordar que o colar de Buda tem cento e oito contas. Tudo isso nos convida a reflexionar sobre as cento e oito vidas que so consignadas ao ser humano. claro que quem no aproveita essas cento e oito vidas ingressa na involuo dos mundos infernais. A involuo infernal uma queda para trs, at o passado, passando por todos os estados animais, vegetais e minerais, atravs de sofrimentos espantosos. A ltima etapa da involuo infernal o estado fssil, e depois ocorre a desintegrao dos perdidos. A nica coisa que se salva de toda essa tragdia, a nica parte que no se desintegra a Essncia, o Budhata, essa frao de Alma humana que o pobre animal intelectual carrega dentro de seus corpos lunares. A involuo nos mundos infernais objetiva, precisamente, liberar o Budhata, a Alma humana, para que, a partir do caos original, reinicie sua ascenso evolutiva pelas escalas mineral, vegetal e animal, at alcanar o nvel de animal intelectual, equivocadamente chamado homem. lamentvel que muitas Almas reincidam, voltem uma e outra vez aos mundos infernais. O tempo nos mundos infernais, dentro do reino mineral submerso, espantosamente lento e aborrecedor. Aps cem anos espantosamente longos nesses infernos atmicos da natureza, se paga certa quantidade de carma.

Quem se desintegra totalmente nos mundos infernais fica em paz e livre da Lei do Carma. Depois da morte do corpo fsico, todo ser humano, depois de revisar a vida que acaba de passar, julgado pelos Senhores do Carma. Os perdidos ingressam nos mundos infernais, depois de colocarem as suas obras boas e ms na Balana da Justia Csmica. A Lei da Balana, a terrvel Lei do Carma, governa toda a criao. Toda causa se converte em efeito e todo efeito se transforma em causa. Modificando-se a causa, modifica-se o efeito. Faz boas obras para que pagues tuas dvidas. Ao leo da Lei se combate com a Balana. Se o prato das ms obras pesa mais, aconselho-te a aumentar o peso no prato das boas obras, e, dessa forma, inclinars a balana a teu favor. Quem tem capital para pagar, paga e sai bem nos negcios; quem no tem capital deve pagar com dor. Quando uma lei inferior transcendida por uma lei superior, a lei superior lava a lei inferior. Milhes de pessoas falam sobre as Leis de Reencarnao e do Carma, sem haver experimentado diretamente a sua profunda significao. Realmente, o ego lunar retorna, reincorpora-se, penetra em uma nova matriz, porm isso no pode ser chamado de reencarnao. Falando precisamente, diremos que isso se constitui no processo do Retorno. Reencarnao outra coisa, s para Mestres, para indivduos sagrados, para os duas-vezes-nascidos, para aqueles que j possuem o Ser. O ego lunar retorna e, de acordo com a Lei da Recorrncia, repete em cada vida as mesmas aes e os mesmos dramas das vidas pretritas. A linha espiral a linha da vida, e cada vida se repete, quer em espiras mais elevadas ou evolutivas, quer em espiras mais baixas ou involutivas. Cada vida uma repetio da existncia passada, acrescida de suas conseqncias boas ou ms, agradveis ou desagradveis. Muitas pessoas, de forma resoluta e definitiva, descendem de vida em vida pela linha espiral involutiva at, finalmente, entrarem nos mundos infernais. Quem quiser se auto-realizar profundamente deve libertar-se do crculo vicioso das leis evolutivas e involutivas da natureza. Realmente, quem quiser sair do estado de animal intelectual para converter-se em homem de verdade, deve libertar-se das leis mecnicas da natureza. Todo aquele que quiser se converter em um duas-vezes-nascido e se auto-realizar intimamente deve meter-se no caminho da Revoluo da Conscincia. Esta a senda do fio da navalha, cheia de perigos por dentro e por fora. O Dhammapada afirma: Dentre os homens, poucos so os que alcanam a outra margem. Os demais andam nesta margem, correndo de um lado para outro. Jesus, o Cristo, disse: De mil que me buscam, um me encontra; de mil que me encontram, um me segue; de mil que me seguem, s um meu. O Bhagavad Gita relata: Entre milhares de homens, talvez um tente chegar perfeio; entre os que tentem, possivelmente, um a consiga; e entre os perfeitos, qui um me conhea perfeitamente. O Divino Rabi de Galilia nunca disse que a Lei da Evoluo levaria todos os seres humanos perfeio. Jesus, nos quatro evangelhos, pe nfase na dificuldade para se entrar no reino. Esforai-vos para entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procuraro entrar e no podero.

Depois que o pai de famlia tiver levantado e fechado a porta, logo aps, estando fora, comeareis a chamar porta dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. O Senhor responder dizendo: No sei de onde sois. Ento, direis: Diante de ti temos comido e bebido, e em nossas praas ensinastes. Porm Ele dir: Digo que no sei de onde sois, apartai-vos todos de mim, fazedores de maldades. Ento, ali ser lugar de pranto e de ranger de dentes, quando virdes a Abrao, Isaac, Jac e todos os profetas no reino de Deus, enquanto vs sereis excludos. A Lei da Seleo Natural existe em toda a criao. Nem todos os estudantes que ingressam em uma faculdade tornam-se profissionais. O Cristo Jesus nunca disse que a Lei da Evoluo conduziria todos os seres humanos meta final. Alguns pseudo-esoteristas e pseudo-ocultistas dizem que por muitos caminhos se chega a Deus. Este um sofisma com o qual querem sempre justificar seus prprios erros. O Grande Hierofante Jesus, o Cristo, s assinalou uma nica porta e um s caminho: Apertada a porta e estreito o caminho que conduz Luz, e pouqussimos o encontram. A porta e o caminho esto selados por uma grande pedra. Ditosos so aqueles que podem mover essa pedra, porm isso no coisa desta lio, porque pertence lio do perodo de Escorpio. Agora estamos estudando o signo zodiacal da Balana ou Libra. Necessitamos nos tornar conscientes de nosso prprio carma e isso s possvel mediante o estado de alerta-novidade. Todo efeito da vida ou acontecimento tem sua causa em uma vida anterior, porm necessitamos nos conscientizar disso. Todo momento de alegria ou de dor deve ser continuado e analisado em meditao, com a mente quieta, em profundo silncio. O resultado vem a ser a experimentao do referido evento em uma vida anterior. Ento, tomaremos conscincia da causa do evento, seja ele agradvel ou desagradvel. Quem desperta a Conscincia pode viajar em seus corpos internos fora do corpo fsico com plena vontade consciente, e tambm pode estudar seu prprio livro do destino. No templo de Anbis e de seus quarenta e dois Juzes, o iniciado pode estudar seu prprio livro. Anbis o supremo regente do carma. O templo de Anbis encontra-se no mundo molecular, chamado por muitas pessoas de mundo astral. Os iniciados podem negociar diretamente com Anbis. Podemos cancelar todas as nossas dvidas crmicas com boas obras, mas teremos que negoci-las com Anbis. A lei do carma ou da balana csmica, no uma lei cega. Tambm podemos solicitar crdito aos Senhores do Carma, mas todo crdito tem que ser pago com boas obras. Quando no se paga, ento, a lei cobra o pagamento com dor. Libra, o signo zodiacal da Balana, governa os rins. o signo das foras equilibrantes, e, nos rins, as foras de nosso organismo devem equilibrar-se de forma total. PRTICA Coloque os ps firmes na posio militar de sentido e, depois, com os braos estendidos em forma de cruz, movimente-os em forma de balana inclinando-os sete vezes para a direita e outras sete para a esquerda, com a inteno de que todas suas foras se equilibrem nos rins. O movimento da metade superior da espinha dorsal deve ser como o de uma balana. As foras que sobem da terra passam por nossos ps como uma peneira, e, ao longo de todo o organismo. Essas foras devem equilibrar-se na cintura, e isso se realiza exitosamente,

mediante o movimento de balanceio de Libra. O signo de Libra est governado por Vnus e Saturno. O metal o cobre e a pedra o crislito. Na prtica, podemos verificar que os nativos de Libra, em sua maioria, vivem certo desequilbrio nos relacionamentos, na vida conjugal e no amor. Os nativos de Libra criam muitos problemas por sua maneira de ser franca e justa. Os librianos bem caractersticos gostam das coisas retas e justas. As pessoas no entendem bem os librianos, que parecem, s vezes, cruis e desapiedados. Eles no sabem e nem querem saber de diplomacias, porque a hipocrisia os aborrecem. As doces palavras dos perversos, ao invs de suaviz-los, facilmente os deixam zangados. Os librianos tm o defeito de no saberem perdoar o prximo. Em tudo, querem ver lei e nada mais que lei, esquecendo-se muitas vezes da misericrdia. Os nativos de Libra gostam muito de viajar e so fiis cumpridores de seus deveres. Os librianos so o que so e nada mais que isso, francos e justiceiros. As pessoas costumam se aborrecer com os librianos, interpretando-os equivocadamente; por essa forma de ser, e como natural, falam mal deles, que se enchem de inimigos gratuitos. Com os librianos no se pode ir com jogo duplo, porque isso no tolerado e nem perdoado por eles. Com eles se deve ser sempre amvel e carinhoso, ou sempre severo, jamais com esse jogo duplo de doura e dureza, porque isso no tolerado e nem perdoado pelos librianos. O tipo superior de Libra possui sempre a castidade total. O tipo inferior de Libra muito fornicrio e adltero. O tipo superior de Libra tem certa espiritualidade que os espiritualistas no entendem, razo pela qual, julgam-nos equivocadamente. O tipo inferior e negativo de Libra uma pessoa deslumbrante, loquaz e verstil; gosta de colocar-se sempre em primeiro plano e de chamar a ateno de todos. O tipo superior de Libra quer viver sempre no anonimato e ser desconhecido. Jamais sente atrao alguma pela fama, pelos louros ou pelo prestgio. O tipo superior de Libra revela a prudncia e o sentido de previso e poupana. O tipo inferior de Libra muito superficial e cobioso. No tipo mdio de Libra, misturam-se muitas qualidades e defeitos, aspectos superiores e inferior deste signo. Aos librianos, convm casar com os piscianos (5). Os nativos de Libra gostam de fazer obras de caridade sem esperar recompensa, alardear ou divulgar o servio prestado. O tipo superior de Libra ama e se diverte com a msica seleta, desfrutando-a em um elevado grau. Os librianos tambm se sentem atrados pelo bom teatro, pela boa literatura, etc. _____________
(5) Nota do Editor. Em obras posteriores, o Mestre deixou de insistir sobre a questo da comida, particularmente o vegetarianismo do qual era adepto e que, posteriormente, o abandonou. Isso por considerar que no se deve fazer da cozinha uma religio. De igual forma, tambm no insistiu sobre a incompatibilidade dos signos astrolgicos para formar matrimnio. Ele falou que no se devia fanatizar sobre a questo, pois o casal podia lograr a felicidade, amparando-se no imenso poder de Deus, independentemente do signo ao qual pertenam os cnjuges. Ao aperfeioar seus ensinamentos, retificando-os, o Venervel Mestre Samael demonstrou sua verdadeira mestria, pois sempre buscou servir cada vez melhor humanidade.

CAPTULO VIII

ESCORPIO (De 23 de outubro a 22 de novembro)


O Grande Hierofante Jesus, o Cristo, disse a Nicodemus: De certo, de certo te digo que aquele que no nascer de novo no pode ver o reino de Deus. necessrio nascer da gua e do Esprito para poder entrar no reino do Esoterismo, no Magis Regnum. urgente nascer de novo para ter pleno direito de entrar no Reino. urgente que nos convertamos em seres duas-vezes-nascidos. Essa questo do segundonascimento no foi entendida por Nicodemus, nem por todas as seitas bblicas. preciso que as pessoas faam um estudo comparativo entre as religies, tendo a chave do arcano A. Z. F., se que, de verdade, querem compreender as palavras ditas por Jesus a Nicodemus. As diferentes seitas bblicas esto plenamente convencidas de que compreendem realmente o que significa nascer de novo, interpretando isso das mais variadas formas. Porm, embora possuam muita erudio bblica, embora relacionem um versculo com outro, tratando

de explicar um versculo relacionado a outro ou outros, na realidade, no entendem a questo, porque no possuem a chave secreta, o arcano A. Z. F. Nicodemus era um sbio que conhecia profundamente as Sagradas Escrituras e, sem embargo, no entendeu e chegou a ponto de responder: Como pode um homem nascer sendo velho? Pode, por acaso, entrar pela segunda vez no ventre de sua me e nascer?. Jesus, o Grande Kabir, respondeu a Nicodemus dando uma resposta eminentemente maia: De certo, de certo te digo, aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus. claro que quem no possui mais informaes alm da letra morta, quem no entende o duplo significado dos versculos bblicos e desconhece o arcano A. Z. F. interpreta essas palavras do Grande Kabir a seu modo, com a nica informao que possui, com o que entende, crendo que, com o batismo de sua seita ou algo similar, j resolveu o problema do segundonascimento. Para os Maias, o Esprito o Fogo-Vivo, razo pela qual eles diziam o seguinte: H que unir o de cima com o de baixo por meio da gua e do fogo. Os brmanes hindustnicos simbolizam o segundo-nascimento de forma sexual. Na liturgia se confecciona uma vaca de ouro muito grande e o candidato ao segundo-nascimento tem que passar trs vezes, arrastando-se por meio do corpo oco da vaca, e saindo pela vulva. Com isso ele consagrado como verdadeiro brahmn dwipa ou duas-vezes-nascido: um nascimento de sua me e outro da Vaca. Assim, de forma simblica, os brmanes explicam o segundo-nascimento ensinado por Jesus a Nicodemus. Como j dissemos em precedentes captulos, a Vaca representa a Me Divina, mas o interessante o que os brmanes dizem, de si mesmos, que so duas-vezes-nascidos e que o segundo-nascimento sexual. Eles nascem da Vaca saindo do seu ventre pela vulva. Este assunto muito espinhoso, e a Raa Lunar o odeia mortalmente preferindo matar a Vaca e insultando a tudo que se fale dos mistrios do sexo e do arcano A. Z. F. Os brmanes no so seres duas-vezes-nascidos, mas, simbolicamente, sim, o so. O Mestre-maon tampouco um Mestre de verdade, porm simbolicamente, sim, o . O interessante chegar ao segundo-nascimento que uma questo cem por cento sexual. Quem verdadeiramente quer entrar nessa Terra da quarta dimenso, nesses vales, montanhas, templos-jinas e nesse reino dos duas-vezes-nascidos tem que trabalhar com a pedra bruta: cinzel-la, dar-lhe forma, como dizemos em linguagem manica. Necessitamos respeitosamente levantar essa pedra maravilhosa que nos separa da terradas-mil-e-uma-noites, da terra-das-maravilhas onde vivem felizes os duas-vezes-nascidos. impossvel mover a pedra, levant-la, se antes no lhe dermos a forma cbica base do cinzel e do martelo. Pedro, o discpulo de Jesus, o Cristo, Aladim, o intrprete maravilhoso, autorizado para alar a pedra que fecha o santurio dos grandes mistrios. O nome original de Pedro Patar com suas trs consoantes que so radicais: P. T. R. O P nos recorda o Pai que est em segredo, o Pai dos Deuses, nossos Pais ou Pitaras. T, o Tau, o hermafrodita divino, representa o homem e a mulher unidos sexualmente durante o ato. O R uma letra vital no mantra INRI, representa o fogo sagrado terrivelmente divino, o Ra egpcio. Pedro, Patar, o iluminador, o

Mestre da Magia Sexual, o Mestre bondoso que nos aguarda sempre entrada do terrvel caminho. A Vaca, relacionada com o aspecto religioso e com o famoso minotauro cretense, a primeira coisa que encontramos no subterrneo mstico que conduz terra dos duas-vezesnascidos. A pedra filosofal dos velhos alquimistas medievais o sexo, e o segundo nascimento sexual. O captulo VIII das Leis de Manu relata: Um reino povoado, sobretudo por sudras, cheio de homens mpios e sem seres duas-vezes-nascidos habitando-o, perecer por completo e rapidamente, atacado pela fome e pela enfermidade. Sem a Doutrina de Pedro, resulta impossvel o segundo-nascimento. Ns, os gnsticos, estudamos a Doutrina de Pedro. Os infra-sexuais, os degenerados, odeiam mortalmente a Doutrina de Pedro. Muitos so os equivocados sinceros que crem que podem se auto-realizar excluindo a questo sexual. Muitos so os que insultam e falam mal do sexo; muitos cospem toda a baba difamatria no santurio sagrado do Terceiro Logos. Esses que odeiam e dizem que o sexo grosseiro, imundo, animal, bestial so os insultadores e blasfemadores contra o Esprito Santo. Quem se pronuncia contra a magia sexual e cospe sua infmia no santurio do Terceiro Logos jamais pode chegar ao segundo-nascimento. Em Snscrito, o nome da magia sexual maithuna. A Doutrina de Pedro o maithuna, e Jesus disse: Tu s Pedro (pedra) e sobre essa pedra edificarei minha igreja, e as portas do Inferno no prevalecero contra ela. A chave do maithuna o lingam negro embutido no yoni, atributos do deus Shiva, o Terceiro Logos, o Esprito Santo. No maithuna, o falo deve penetrar na vagina, porm sem jamais ejacular ou derramar o smen. O casal deve retirar-se do ato sexual sem chegar ao espasmo, para evitar o derrame do licor seminal. O desejo refreado transmutar o licor seminal em energia criadora e a energia sexual subir at o crebro. dessa forma como o crebro se seminiza e, por sua vez, o smen se cerebriza. O maithuna a prtica que nos permite despertar e desenvolver a Kundalini, a Serpente gnea de nossos mgicos poderes. Quando a Kundalini desperta, sobe pelo canal medular ao longo da espinha dorsal. A Kundalini abre as sete igrejas do Apocalipse de So Joo. As sete igrejas esto situadas na espinha dorsal. A primeira igreja, feso, corresponde-se com os rgos sexuais. No seu interior, a Serpente Sagrada dorme enroscada trs vezes e meia. A segunda igreja, Esmirna, situada altura da prstata, propicia o poder sobre as guas. A terceira igreja, Prgamo, situada altura do umbigo, proporciona o poder sobre o fogo. A quarta igreja, Tiatira, situada altura do corao, faculta o poder sobre o ar e muitos poderes, tais como o desdobramento voluntrio, o estado de jinas, etc. A quinta igreja, Sardes, situada altura da laringe criadora, faculta o poder do ouvido mgico, permite-nos escutar as vozes dos mundos superiores e a msica das esferas.

A sexta igreja, Filadlfia, localizada entre as sobrancelhas, propicia o poder de ver os mundos internos e suas criaturas. A stima igreja Laodicia. Esta maravilhosa igreja o loto das mil ptalas, situado na glndula pineal, na parte superior do crebro. Ela nos confere os poderes da polividncia, atravs dos quais podemos estudar todos os mistrios do Grande Dia e da Grande Noite. O Fogo Sagrado da Kundalini abre as sete igrejas, em ordem sucessiva, conforme vai ascendendo lentamente pelo canal medular. A Serpente gnea de nossos mgicos poderes sobe muito lentamente, de acordo com os mritos do corao. As correntes solares e lunares da energia sexual, quando fazem contato no tribeni, perto do cccix, na base da espinha dorsal, tm o poder de despertar a Serpente Sagrada, fazendo-a subir pelo canal medular. O Fogo Sagrado ascendendo pela espinha dorsal tem a forma de uma serpente. O Fogo Sagrado tem sete graus de poder. urgente trabalhar com os sete graus de poder do fogo. O sexo em si mesmo a Nona Esfera. A descida Nona Esfera foi, nos antigos mistrios, a prova mxima para a suprema dignidade do hierofante. Buda, Jesus, o Grande Kabir, Hermes, Zoroastro, Maom, Dante, etc. tiveram que passar por essa prova mxima. Muitos estudantes pseudo-esoteristas e pseudo-ocultistas, ao lerem a literatura ocultista ou pseudo-ocultista, anelam imediatamente entrar no pas das maravilhas jinas, na felicidade do xtase contnuo, etc. Esses estudantes no querem entender que, para poder subir, tm primeiramente que baixar. necessrio, primeiramente, baixar Nona Esfera, pois, s assim, poderemos subir. O Magistrio do Fogo muito longo e terrvel. Quando o estudante comete o erro de derramar o Vaso de Hermes, perde seu trabalho precedente, e descende a Serpente gnea de nossos mgicos poderes. Todas as escolas esotricas mencionam cinco iniciaes de Mistrios Maiores. Essas iniciaes se encontram intimamente relacionadas com o Magistrio do Fogo. O Fogo Sagrado tem o poder de fecundar a Prakriti sagrada do iniciado. J dissemos antes e voltamos a repetir que a Prakriti a simblica Vaca-Sagrada-das-Cinco-Patas. Quando a Prakriti fecundada dentro do iniciado, ento, so gerados dentro de seu ventre, por obra e graa do Terceiro Logos, os corpos solares. A Raa Solar, os duas-vezes-nascidos, tem corpos solares. As pessoas comuns e correntes, a humanidade em geral, pertence Raa Lunar e s possui corpos internos de tipo lunar. Todas as escolas pseudo-esotricas e pseudo-ocultistas mencionam o septenrio teosfico, os corpos internos, mas, na realidade, ignoram que esses veculos so corpos lunares e protoplasmticos. Dentro desses corpos lunares, protoplasmticos dos animais intelectuais, encontram-se inseridas as Leis da Evoluo e da Involuo. Certamente, os corpos lunares e protoplasmticos so propriedades comuns de todas as bestas da natureza. Os corpos lunares e protoplasmticos derivam de um remoto passado mineral, e retornam ao passado mineral, porque tudo retorna ao seu ponto de partida original. As chispas virginais, as ondas mondicas, fizeram surgir, no passado mineral, os corpos protoplasmticos, que vestiram os elementais-minerais, gnomos ou pigmeus. A entrada dos elementais-minerais na evoluo vegetal produziu alterao nos veculos protoplasmticos. O ingresso dos elementais-vegetais na evoluo animal dos seres

irracionais ocasionou, como natural, novas mudanas nesses corpos protoplasmticos lunares. Os protoplasmas sempre esto submetidos a muitas mudanas. A entrada dos elementaisanimais em matrizes da espcie denominada de animal intelectual deu a esses corpos lunares o aspecto que tm agora. A natureza necessita do animal intelectual equivocadamente chamado homem, assim como se encontra, no estado em que agora vive. Toda a evoluo dos protoplasmas tem por objetivo criar essas mquinas intelectuais. As mquinas intelectuais tm o poder de captar as energias csmicas do espao infinito, transform-las, inconscientemente, e, depois, transmitilas, automaticamente, s capas interiores da Terra. Toda a humanidade, em seu conjunto, um rgo da natureza, indispensvel para o organismo planetrio. Quando qualquer clula de certo rgo vital, isto , quando qualquer pessoa excessivamente perversa ou esgota todo o seu tempo de cento oito vidas sem ter dado fruto, deixa de nascer para precipitar sua involuo nos mundos infernais. Se algum quer escapar dessa trgica lei da involuo protoplasmtica, deve criar, por si mesmo, e mediante tremendos superesforos, os corpos solares. Em todos os elementos da natureza, em toda substncia qumica, em todo fruto, existe seu correspondente tipo de hidrognio, sendo o Si-12, o hidrognio sexual. O fogo ou fohat fecunda o ventre da Vaca-Sagrada-de-Cinco-Patas, porm s com o hidrognio sexual Si-12 que se formam e se cristalizam os corpos solares. Se algum quer escapar dessa trgica lei da involuo protoplasmtica, deve criar os corpos solares por si mesmo, mediante tremendos superesforos. Dentro das sete notas da escala musical realizam-se todos os processos biolgicos e fisiolgicos, cujo ltimo resultado esse elixir maravilhoso, chamado smen. O processo se inicia com a nota d, desde o momento em que o alimento entra na boca, continua com as notas r-mi-f-sol-l, e, quando ressoa a nota musical si, o elixir extraordinrio chamado smen j se encontra preparado. O hidrognio sexual encontra-se depositado no smen, e podemos pass-lo a uma segunda oitava superior atravs da escala: d-r-mi-f-sol-l-si, mediante um choque especial que se constitui no refreamento sexual do maithuna. A segunda oitava musical cristaliza o hidrognio sexual Si-12 na forma extraordinria e maravilhosa do corpo solar astral. Em um segundo choque atravs do maithuna, o hidrognio sexual Si-12 passa para uma terceira oitava superior atravs da escala: d-r-mi-f-sol-l-si. A terceira oitava musical originar a cristalizao do hidrognio sexual Si-12 na forma solar magnfica do legtimo corpo mental. Um terceiro choque passar o hidrognio sexual Si-12 para uma quarta oitava musical atravs da escala: d-r-mi-f-sol-l-si. A quarta oitava musical origina a cristalizao do hidrognio sexual na forma do corpo da vontade consciente, o corpo causal. Quem j possui os quatro corpos conhecidos como fsico, astral, mental e causal d-se o luxo de encarnar o Ser para se converter em homem verdadeiro, em homem solar. Efetivamente, o Ser no nasce, nem morre, nem se reencarna, mas quando j temos os corpos solares, podemos encarn-lo e passamos a Ser realmente.

Ao que sabe, a palavra d poder, ningum a pronunciou, ningum a pronunciar, seno s aquele que a tem encarnado. Muitos estudantes gnsticos se perguntam por que no mencionamos o corpo vital e s contamos quatro veculos e o exclumos. A resposta a esta interrogao que o corpo vital to s a seo superior do corpo fsico. Na terceira iniciao do fogo forma-se o corpo astral solar; na quarta iniciao do fogo forma-se o mental solar; na quinta iniciao do fogo forma-se o corpo causal ou corpo da vontade consciente. As cinco iniciaes de mistrios maiores s tm por objetivo fabricar os corpos solares. Em Gnosticismo e Esoterismo, entende-se por segundo-nascimento o ato de fabricar os corpos solares e encarnar o Ser. Os corpos solares so gestados dentro do ventre da Prakriti. O Ser concebido por obra e graa do Terceiro Logos, dentro do ventre da Prakriti. Ela virgem antes, durante e depois do parto. Todo Mestre da Loja Branca filho de uma virgem imaculada. Quem alcana o segundo-nascimento renasce na Nona Esfera (o sexo). Quem atinge o segundo-nascimento fica totalmente proibido de voltar a ter contato sexual, e essa proibio por toda a eternidade. Quem atinge o segundo-nascimento ingressa em um templo secreto: o templo dos seres duas-vezes-nascidos. O animal intelectual comum e corrente cr que homem, mas em realidade est equivocado, porque s os seres duas-vezes-nascidos so homens de verdade. Conhecemos uma dama-adepto da Loja Branca que fabricou seus corpos solares na Nona Esfera, em apenas dez anos de trabalho muito intenso. Essa dama vive com os Anjos, Arcanjos, Serafins, etc. Trabalhando muito intensamente na Nona Esfera, sem se deixar cair, pode-se realizar o trabalho de fabricao dos corpos solares, em dez, vinte anos, ou, um pouco mais ou menos. A Raa Lunar odeia mortalmente esta Cincia da Vaca Sagrada, e antes de aceit-la, prefere buscar escapatrias e justificativas, usando frases brilhantes e capciosas, permeadas por falsa inocncia e pureza. Os bonzos e dugpas de capacete vermelho, os magos negros, praticam o tantrismo negro, ejaculam o smen durante o maithuna e, assim, despertam e desenvolvem o abominvel rgo kundartiguador. urgente saber que o rgo kundartiguador a Serpente Tentadora do den, o Fogo Sagrado projetado para baixo, a cauda de sat cuja raiz est no cccix. O abominvel rgo kundartiguador fortalece o ego e os corpos lunares. Aqueles que vivem prorrogando o segundo-nascimento para futuras vidas, terminam por perder a oportunidade e, depois de conclurem suas cento oito existncias, ingressam aos mundos infernais, onde s se ouvem pranto e ranger de dentes. Digenes procurou com sua lanterna um homem de verdade em toda a Atenas, e no o encontrou. Precisamos procurar os seres duas-vezes-nascidos, os homens verdadeiros, com a lanterna de Digenes, mas so muito difceis de serem encontrados.

Por a andam muitos estudantes pseudo-ocultistas e pseudo-esoteristas que querem, segundo dizem, a auto-realizao, mas como so lunares e no conhecem esta cincia da Nona Esfera, escandalizam-se e nos amaldioam, lanando contra ns toda a baba difamatria. Se estivssemos nos tempos de Esdras, imolariam a Vaca Sagrada dizendo: Caia seu sangue sobre ns e sobre nossos filhos. O caminho que conduz ao Abismo est ladrilhado por boas intenes. No s entram no Abismo os perversos. Recordemos a parbola da figueira estril: rvore que no d fruto cortada e jogada ao fogo. Nos mundos infernais vivem tambm magnficos estudantes de pseudo-ocultismo e pseudo-esoterismo. Escorpio um signo muito interessante. A peonha do escorpio fere mortalmente os inimigos do maithuna, os puritanos insultadores que odeiam o sexo, os que blasfemam contra o Terceiro Logos, os perversos fornicrios, os degenerados da infra-sexualidade, os homossexuais, os masturbadores, etc. O signo de Escorpio governa os rgos sexuais e a casa de Marte, o planeta da guerra. No sexo, encontra-se a raiz da grande batalha entre os magos brancos e os negros, entre as foras solares e lunares. A Raa Lunar odeia mortalmente tudo que tenha sabor de maithuna (magia sexual), tantrismo branco, Vaca Sagrada, etc. Os nativos de Escorpio podem cair nas mais espantosas fornicaes ou se regenerarem totalmente. Na prtica, podemos verificar que eles sofrem muito na primeira metade da vida, e at tm um amor que lhes ocasiona grandes amarguras. Porm, na segunda metade da vida tudo muda, a sorte deles melhora notavelmente. Os nativos de Escorpio tm certa tendncia ira e vingana, pois dificilmente perdoam a algum. As mulheres de Escorpio correm sempre o risco de ficarem vivas e de passarem por muitas necessidades econmicas durante a primeira parte de suas vidas. Os homens de Escorpio sofrem muita misria durante a primeira parte de suas vidas, porm, na segunda metade, tudo muda e a sorte deles melhora consideravelmente. Os nativos de Escorpio so pessoas cheias de energia, ambiciosas, reservadas, enrgicas e francas. Como amigos, o so de verdade, sinceros, fiis, capazes de se sacrificarem pela amizade. Todavia, como inimigos, so terrveis, vingativos e perigosos. O mineral de Escorpio o im e a pedra o topzio. PRTICA A prtica para o perodo de Escorpio o maithuna, mas no s se prtica durante o perodo de Escorpio, seno durante todo tempo, em forma contnua, at se conseguir o segundo-nascimento. Sem embargo, temos de alert-los para nunca praticarem duas vezes seguidas, numa mesma noite, s uma nica vez por dia. Tambm necessrio saber que jamais se deve obrigar o cnjuge a praticar o maithuna, quando estiver enferma, no ciclo da menstruao ou em estado de gravidez, porque delito. A mulher que deu luz um filho s pode praticar o maithuna quarenta dias depois do parto. O maithuna no impede a reproduo da espcie, porque a semente sempre passa matriz, sem a necessidade de se derramar o smen. As mltiplas combinaes da substncia infinita so maravilhosas. Muitos so os estudantes de Ocultismo que se queixam porque fracassam, sofrendo descargas seminais, e por no conseguirem evitar a ejaculao seminal. A esses estudantes ns aconselhamos uma pequena prtica de cinco minutos, s sextas-feiras de cada semana, se o caso for muito grave. Quando o caso no for muito grave, basta uma pequena prtica de cinco

minutos dirios. Depois de um ano com essas pequenas prticas de cinco minutos de maithuna, a durao pode ser aumentada por mais cinco minutos, por mais um ano. No terceiro ano podese praticar por quinze minutos dirios. Assim, pouco a pouco, em cada ano, pode-se aumentar o tempo da prtica do maithuna, at que a pessoa seja capaz de praticar uma hora diria.

CAPTULO IX

SAGITRIO (De 22 de novembro a 21 de dezembro)


Desde Geber at o enigmtico e poderoso conde Cagliostro, que transmutava chumbo em ouro e fabricava diamantes da melhor qualidade, existiu uma extensa srie de alquimistas investigadores da pedra filosofal (o sexo). Sob todas as luzes, resulta bastante claro que somente aqueles sbios que dissolveram o ego lunar e que desprezaram as vaidades desse mundo tiveram verdadeiro xito em suas pesquisas. Dentre todos esses alquimistas e adeptos vitoriosos que trabalharam no laboratrio da Alquimia Sexual, destacam-se: Baslio Valentn, Ripley, Bacon, Honks Roger, etc. No entanto, Nicolas Flamel muito discutido. Alguns supem que ele no alcanou a difcil meta durante sua vida... Como se negou a revelar ao rei seu segredo, terminou seus dias encarcerado na terrvel Bastilha. Ns estamos francamente convencidos de que Nicolas Flamel, o grande alquimista, logrou o transmutar todo o chumbo de sua personalidade no ouro maravilhoso do Esprito. O famoso Trevisan gastou toda sua fortuna buscando a pedra filosofal e s alcanou descobrir o segredo j tarde demais, aos setenta e cinco anos de idade.

A pedra filosofal o sexo e o segredo o maithuna, a magia sexual, porm o pobre Trevisan, apesar de possuir uma inteligncia formidvel, s na velhice que veio a descobrir o segredo. Muitos supem que Paracelso teve uma morte violenta, assassinado ou at por suicdio, por haver revelado uma parte dos mistrios, porm, a realidade que Paracelso desapareceu sem se saber como e por qu. Todos ns sabemos que Paracelso conseguiu isso que se chama de elixir da longa vida e, com esse elixir maravilhoso, subsistiu e ainda vive com o mesmo corpo fsico que teve na Idade Mdia. Schrotpffer e Savater praticaram certos ritos mgicos muito perigosos que lhes ocasionaram mortes violentas, mas sem terem conseguido a auto-realizao profunda. O famoso doutor J. Dee buscou a pedra filosofal e nunca a encontrou, e ficou reduzido a uma espantosa misria. Nos ltimos anos de sua vida, o pobre doutor degenerou-se horrivelmente com o mediunismo, convertendo-se em um brinquedo das entidades inferiores que vivem no mundo molecular. Setn foi encarcerado por se negar a revelar o segredo da pedra filosofal. O doutor Price, da Royal Society of London, conseguiu transmutar o chumbo fsico em ouro material, porm, ao querer repetir o experimento ante seus colegas, fracassou. Ento, envergonhado e desesperado, suicidou-se. O grande Delisle, por iguais motivos, foi encarcerado, e ao querer fugir da horrvel masmorra onde se encontrava, foi morto pelos guardas. Todos esses fracassos e centenas de outros revelam que o verdadeiro Ocultismo prtico e seus terrveis poderes mgicos exigem a mais espantosa santidade, sem a qual impossvel enfrentar os perigos da alquimia e da magia. Falar de santidade nesses tempos resulta algo muito difcil, porque o mundo est cheio de santarres estpidos que se presumem santos. O Grande Mestre da Fora, chamado Moria, conversando conosco, no Tibete oriental, nos disse o seguinte: Unir-se com o ntimo algo muito difcil; de dois que tentam se unir com o ntimo, apenas um consegue, porque, como disse o poeta Guilhermo Valencia: entre as cadncias do verso tambm se esconde o delito. O delito se veste de santo, de mrtir e de apstolo. Milhes de pessoas aficionadas literatura ocultista se presumem santas, no comem carnes, no fumam, no bebem, mas em casa brigam com o cnjuge, surram seus filhos, fornicam, adulteram, no pagam suas dvidas, prometem e no cumprem, etc. No mundo fsico, muitas pessoas alcanaram a castidade absoluta, porm quando so submetidas a provas nos mundos internos, ento, so espantosamente fornicrias. Muitos so os devotos da senda que no mundo fsico jamais beberiam uma taa de vinho, porm nos mundos internos, quando submetidos a provas, so brios perdidos. Muitos so os devotos da senda que no mundo fsico so mansas ovelhas, porm, quando so submetidas a provas nos mundos internos, so verdadeiros tigres. Diversos devotos da senda no cobiam dinheiro, mas cobiam poderes psquicos. No mundo, existem muitos devotos da senda que assombram por sua humildade, podem dormir tranqilamente na sarjeta, porta de um rico, contentando-se com as migalhas de po que caem da mesa do amo, contudo tm o orgulho de possurem muitas virtudes, ou supem que so humildes.

Muitas pessoas aspiram santidade quando so informadas de que existem casos de verdadeiros santos. Inmeros so os que invejam a santidade de outros e, por isso, querem tambm ser santos. Inmeros indivduos no trabalham na dissoluo do ego lunar por pura preguia mental. Inumerveis aspirantes Luz comem trs banquetes dirios, so terrveis glutes. Muitos no murmuram com os lbios, no entanto rumorejam com a mente e, sem embargo, crem que nunca murmuraram. Raros so os aspirantes que sabem obedecer ao Pai que est em segredo. Quase todos os estudantes de Ocultismo, querendo dizer verdades, mentem, falam mentiras, afirmam o que no experimentaram, e isso se constitui em embuste. Hoje em dia, muito comum e corrente levantar falsos testemunhos, e os estudantes do Ocultismo o fazem sem saber que cometem delito. A vaidade tambm se veste de farrapos e so muitos os aspirantes que se vestem mal e andam pelas ruas em completo desalinho, porm atravs dos furos de suas vestes se pode ver a vaidade deles. Inmeros aspirantes no podem deixar o amor prprio, quando querem demasiadamente a si mesmos, e sofrem o indizvel quando algum lhes fazem alguma afronta. Multido de aspirantes esto cheios de maus pensamentos porque no aprenderam a controlar suas mentes e, sem embargo, crem que vo muito bem. Muitos pseudo-esoteristas e pseudo-ocultistas, quando no so avarentos com o dinheiro, so avarentos com os conhecimentos, no puderam transcender a avareza. Milhares de aspirantes levam a mundanidade dentro de si mesmos, embora jamais tenham freqentado um baile ou uma festa. Inmeros devotos da senda no podem deixar de roubar; eles roubam os livros, entram em todas as escolas esotricas para levarem algo, mesmo que sejam teorias ou segredos. Fingem lealdade, enquanto cumprem seu trabalho de rapina, e depois no voltam mais. Diversos devotos falam palavres; alguns somente os pronunciam mentalmente, mesmo quando seus lbios falam douras. Muitos virtuosos so cruis com as pessoas. Conhecemos o caso de uma pessoa dita virtuosa que feriu com duras frases a um infeliz que lhe comps um verso. O desditado tinha fome, e como era poeta, comps um poema para o virtuoso, com o propsito de conseguir uma moeda. A resposta foi dura, e o virtuoso, presumindo-se de modstia e humildade, insultou o faminto. Inmeros aspirantes Luz so maltratados e humilhados cruelmente pelos preceptores de certas escolas. So muitas as pessoas que seriam capazes de tudo na vida, exceto matar algum. No obstante, matam com suas ironias, com suas ms aes, com suas gargalhadas ferinas e duras palavras. Muitos esposos matam suas esposas com suas ms aes e ms condutas, atravs de seus horrveis cimes, da ingratido, etc. Muitas esposas matam seus esposos por meio do carter negativo, atravs dos cimes torpes, de exigncias sem considerao, etc. No devemos esquecer que toda enfermidade tem causas psquicas. O insulto, a ironia, a gargalhada estrondosa e ofensiva e os palavres causam danos, enfermidades e mortes. Muitos pais e mes de famlia poderiam viver um pouco mais se seus filhos tivessem permitido. Quase todos os seres humanos, de forma inconsciente, so matricidas, parricidas, fratricidas, uxoricidas, etc. Falta piedade aos estudantes do Ocultismo; eles so incapazes de se sacrificarem por seus semelhantes que sofrem e choram. Falta a muitos aspirantes a verdadeira caridade. Eles presumem ser caridosos, mas, quando os chamamos para lutarem para estabelecer uma nova ordem social no mundo, fogem apavorados ou se justificam dizendo que a Lei do Carma e da Evoluo resolvero tudo. Os aspirantes Luz so cruis e desapiedados. Dizem que amam, mas no amam; predicam a caridade, porm no a praticam.

O signo de Sagitrio nos convida a reflexionar sobre tudo isso. Sagitrio est simbolizado por um ser metade cavalo, metade homem, tendo uma flecha na mo. O cavalo representa o ego animal, o eu pluralizado vestido com seus corpos lunares. O eu no algo individual, porque no tem individualidade, plural. O ego lunar est constitudo pela soma de pequenos eus. Cada defeito psicolgico est personificado por um pequeno eu. O conjunto de todos os nossos defeitos est representado pelo eu pluralizado. O problema mais grave a ser resolvido por todos aqueles que querem alcanar o segundo-nascimento o de dissolver o ego lunar. Um Mestre recm-nascido est vestido com seus corpos solares, porm seu ego est vestido com os corpos lunares. Diante de um Mestre recm-nascido, abrem-se dois caminhos: o da direita e o da esquerda. Pelo caminho da direita, andam os que trabalham na dissoluo de ego lunar. Pelo caminho da esquerda, andam aqueles que no se ocupam com a dissoluo do ego lunar. Os Mestres que no dissolvem o ego lunar convertem-se em hanasmussianos. Um hanasmussen um sujeito com duplo centro de gravidade. Um Mestre se veste com seus corpos solares; ego lunar se veste com seus veculos lunares, constituindo-se numa dupla personalidade, num hanasmussiano. Um hanasmussen metade anjo, metade besta, tal como o centauro de Sagitrio. Ele possui duas personalidades internas: uma de anjo, outra de demnio. Um hanasmussiano um aborto da Me Csmica, um fracasso. Se o estudante gnstico dissolve o ego lunar antes do segundo-nascimento, obtm cura, sade, resolve seu problema antecipadamente, obtendo xito. Quem invocar Andramelek nos mundos internos, ter a mais tremenda surpresa, porque pode comparecer ou o demnio Andramelek, ou o Mestre da Loja Branca, Andramelek. Esse um caso tpico de um hanasmussiano, com duplo centro de gravidade. Dissolver o ego lunar bsico na grande obra. Quem alcana o segundo-nascimento, sente a necessidade de eliminar os corpos lunares, mas isso no possvel sem que antes tenha dissolvido o ego lunar. Os duas-vezes-nascidos ficam paralisados em seu progresso interior, quando lhes falta amor. Todo aquele que se esquece de sua Me Divina, estanca-se, e seu progresso paralisado. Existe falta de amor quando cometemos o erro de nos esquecermos de nossa Me Divina. impossvel eliminar todos os pequenos eus que constituem o ego lunar sem a ajuda da Me Divina. Compreender qualquer defeito bsico e indispensvel, quando se quer eliminar o pequeno eu que o personifica; contudo, o trabalho de eliminao, em si mesmo, resulta impossvel sem a ajuda da Vaca-Sagrada-de-Cinco-Patas, a Me Divina que elimina as garrafas quebradas. Cada pequeno eu uma garrafa dentro da qual se encontra engarrafada uma frao da Essncia. Isso significa que a Essncia, o Budhata, a Alma ou frao de Alma humana que todo animal intelectual possui transformou -se em milhares de partes que esto engarrafadas. Um exemplo a ira que est representada por centenas ou milhares de eus. Cada um deles como uma garrafa que enfrasca a Essncia. A cada garrafa lhe corresponde uma frao de Essncia. Todas essas garrafas, a exemplo da ira e demais eus, vivem em cada um dos quarenta e nove departamentos ou regies do subconsciente. Compreender a ira em qualquer departamento subconsciente significa romper uma garrafa, para que a frao correspondente da Essncia se liberte.

Quando isso ocorre, a Me Divina intervm eliminando a garrafa quebrada, o cadver do pequeno eu destroado. Cada cadver j no tem no seu interior a frao da Alma que antes aprisionava. Por isso, pouco a pouco, o ego vai desintegrando-se nos mundos infernais. Nesse caso, necessrio saber que a Me Divina s intervm quando a garrafa destroada, quando a Essncia que est engarrafada libertada. Se a Me Divina eliminasse a garrafa com o pequeno gnio em seu interior, a frao da Alma teria que entrar tambm nos mundos infernais. Quando todas as garrafas so rompidas, a Essncia liberta-se em sua totalidade, a Me Divina dedica-se a eliminar os respectivos cadveres. Compreender a ira em vinte ou trinta regies subconscientes no significa t-la compreendido em todos os quarenta e nove departamentos. Compreender a ira no terceiro ou quarto departamento significa quebrar, romper uma garrafa, respectivamente, no terceiro ou quarto departamento. Por outro lado, muitos eus da ira, muitas garrafas, podem continuar em todos os outros departamentos subconscientes. Cada defeito se processa em cada uma das quarenta e nove regies do subconsciente e tem inumerveis razes. A ira, a cobia, a luxria, a inveja, o orgulho, a preguia e a gula tm milhares de garrafas, milhares de pequenos eus, dentro dos quais esto engarrafadas as partes da Essncia. Quando o eu pluralizado morto e eliminado, a Essncia se une com o Ser, com o ntimo, e os corpos lunares so eliminados durante um transe mstico que tem a durao de trs dias. Depois desses trs dias, o Mestre, vestido com seus corpos solares, regressa a seu corpo fsico. Isso representa a ressurreio inicitica. Todo Mestre ressurrecto tem os corpos solares, porm no possui corpos lunares. Os Mestres ressurrectos tm poderes sobre o fogo, o ar, as guas e sobre o elemento terra e podem transmutar o chumbo fsico em ouro fsico. Os Mestres ressurrectos governam a vida e a morte; podem conservar o corpo fsico durante milhes de anos; conhecem a quadratura do crculo e o movimento perptuo; possuem a Medicina Universal e falam, no horto purssimo, a divina palavra que, como um rio de ouro, corre deliciosamente sob a selva espessa do Sol. Quem est morrendo nos defeitos, de momento a momento, submetido a milhares de provas esotricas, em cada um dos quarenta e nove departamentos subconscientes de Jaldabaoth. Muitos iniciados, depois de sarem vitoriosos em alguns departamentos ou regies do subconsciente, fracassam em outros departamentos, em tais ou quais provas relacionadas com determinado defeito psicolgico. A Me Divina sempre nos ajuda a compreender, quando, sob a flama da Serpente, a chamamos. A Me Divina roga por ns Loja Branca e elimina, um a um, os eus que j foram destrudos. A Me Divina, a Vaca-Sagrada-de-Cinco-Patas a Me-Espao, a Me da Mnada espiritual que se refugia no eterno Nada-Todo do Pai Inefvel, no Absoluto Silncio e na Obscuridade Absoluta. Se, por alguma razo, temos nosso raio maternal particular, nossa Me Divina individual, precisamente porque Ela, em si mesma, a Me do Ser ntimo, oculta e unida dentro da Mnada. Se Artemisa Loquia ou Neiter foi Lua no cu, para os gregos e, na Terra, a casta Diana foi a Divina Me, presidindo o nascimento e a vida do menino; se, para os egpcios, foi Hkate no Inferno, a Deusa da Morte que imperava sobre os encantamentos e a magia sagrada, HkateDiana-Lua a Me Divina, tripla e ao mesmo tempo una, tal como a Trimurti hindustnica: Brahma-Vishn-Shiva. A Me Divina sis, a Ceres dos mistrios de Elusis, a Vnus celeste; aquela que, no princpio do mundo, originou a atrao dos sexos opostos e propagou, com fecundidade eterna,

as geraes humanas. Prosrpina, a senhora dos noturnos latidos, em sua trplice aparncia: celeste, terrestre e infernal. Ela oprime os terrveis demnios do Averno, mantendo as portas das prises subterrneas fechadas, percorrendo triunfalmente os sagrados bosques. Soberana da Estgia morada, ela brilha em meio s trevas do Aqueronte e, de igual forma, sobre a Terra e sobre os Campos Elsios. Devido a certo equvoco por parte de alguns indivduos sagrados, nos tempos arcaicos, o pobre animal intelectual recebeu o abominvel rgo kundartiguador. Esse rgo constituise na cauda de sat, o fogo sexual se dirigindo para baixo, para os infernos atmicos do ego lunar. Quando o animal intelectual perdeu o rgo kundartiguador, dentro de cada pessoa ficaram as ms conseqncias, constitudas pelo eu pluralizado ou ego lunar. base de profunda compreenso e meditao interior, podemos e devemos eliminar, com ajuda da Me Divina, as ms conseqncias do nosso abominvel rgo kundartiguador. Em outros tempos, o ser humano no queria viver neste mundo, pois se deu conta de sua trgica situao. Certos indivduos sagrados deram Raa Humana, o abominvel rgo kundartiguador, para que o homem se iludisse com as belezas deste mundo, e o resultado foi esse. Quando aqueles indivduos sagrados tiraram o rgo kundartiguador da humanidade, dentro de cada pessoa ficaram as ms conseqncias. Com a ajuda da Me Divina podemos eliminar as ms conseqncias do abominvel rgo kundartiguador. O signo de Sagitrio, com seu famoso centauro, metade homem, metade besta, algo que jamais deve ser esquecido. Sagitrio casa de Jpiter. O metal de Sagitrio o estanho e a pedra a safira azul. Na prtica, verificamos que os nativos de Sagitrio so muito passionais e fornicrios. Os nativos de Sagitrio amam as viagens, exploraes, aventuras e os esportes. Irritam-se facilmente, mas logo perdoam. Os sagitarianos so muito compreensivos, amam a bela msica, possuem uma maravilhosa inteligncia e so muito tenazes. Quando parece que fracassaram definitivamente, ressuscitam das prprias cinzas, como a ave Fnix da Mitologia, deixando assombrados a todos os seus amigos e inimigos. Eles so capazes de assumir grandes empreendimentos, mesmo quando esto rodeados de imensos perigos. s vezes, a vida econmica dos sagitarianos muito boa, contudo, tambm passam por grandes amarguras e por dificuldades econmicas. O defeito que mais prejudica os sagitarianos a luxria. PRTICA Sente-se de ccoras do mesmo modo que as huacas peruanas. Coloque as mos sobre as pernas, com os dedos ndices assinalando para acima, para o cu, para que possa atrair os raios do planeta Jpiter e magnetizar intensamente as artrias femurais e as pernas. O mantra dessa prtica SIS. sis a Me-Divina. Pronuncia-se este mantra alongando o som de cada uma das quatro letras que o compem: IIIIIISSSSSS IIIIIISSSSSS, repartido em duas slabas IS-IS. Com esse exerccio se desperta a clarividncia e o poder da polividncia, que nos permite estudar os Arquivos Akhsicos da Natureza. Com isso, podemos conhecer a Histria da Terra e de suas Raas.

necessrio realizar essa prtica intensa e diariamente, para magnetizar o sangue nas artrias femurais. assim que se adquire o poder para estudar a memria da natureza. O centauro com suas duas faces, uma olhando para frente e outra para trs, indica-nos essa preciosa faculdade da clarividncia.

CAPTULO X

CAPRICRNIO (De 22 de dezembro a 19 de janeiro)

O Ser, o ntimo, a Mnada, tem duas Almas: a primeira a Alma espiritual, a Beatriz de Dante, a bela Helena, a Sulamita do sbio Salomo, a inefvel esposa adorvel, o Buddhi da Teosofia. A outra a Alma humana, o princpio causal, o nobre esposo, o Manas Superior da Teosofia. Ainda que parea extraordinrio e estranho, enquanto a Alma humana trabalha, a Alma espiritual brinca. Ado e Eva integram-se dentro da Mnada, cujo valor cabalstico 10. Isso nos recorda IO, quer dizer, as vogais IIIIIII... .OOOOO, a unio sacratssima do eterno masculino com os contrrios, dentro da Mnada essencial divina. A divina trade, Atman-Buddhi-Manas, o Ser, j dissemos e voltamos a repetir, nos animais intelectuais comuns e correntes, no nasce, no morre e nem se reencarna. Indubitavelmente, podemos e devemos afirmar que s uma frao da Alma humana vive dentro dos corpos lunares, a Essncia, o material psquico para elaborar e desenvolver a Alma humana e, por transfuso, a Alma espiritual.

A Mnada, o Ser, cria, fabrica e desenvolve suas duas Almas que lhe devem servir e obedecer. Devemos distinguir entre Mnadas e Almas. Uma Mnada ou um Esprito se ; uma Alma se tem. Distinga-se entre a Mnada de um mundo e a Alma de um Mundo; diferencie a Mnada de um homem da Alma de um homem; entre a Mnada de uma formiga e a Alma de uma formiga. O organismo humano composto, em ltima sntese, por bilhes e trilhes de infinitsimas Mnadas. Existem vrias classes e ordens de elementos primrios de toda existncia, de todo organismo, assim como os germens de todos os fenmenos da natureza. A estes, podemos cham-los de Mnadas, empregando o termo de Leibnitz, por falta de outro mais expressivo, para indicar a simplicidade da mais rudimentar existncia. A cada um destes germens ou Mnadas, corresponde-lhe um tomo como veculo de ao. As Mnadas atraem-se, combinam-se e se transformam. Elas do forma a todo organismo, a todo mundo, microorganismo, etc. Entre as Mnadas, h hierarquias. As Mnadas inferiores tm que obedecer s superiores, isso Lei. As Mnadas inferiores pertencem s superiores. Todos os trilhes de Mnadas que animam o organismo humano tm que obedecer ao seu dono, ao seu chefe, Mnada principal. A Mnada reguladora ou primordial permite a atividade de todas as suas subordinadas, dentro do organismo humano, at o tempo assinalado pela Lei do Carma. Quando os bilhes ou trilhes de Mnadas ou germens vitais abandonam o corpo fsico, ento, a morte inevitvel. As Mnadas so em si mesmas indestrutveis; abandonam suas antigas conexes para realizar, em breve, novas conexes. O retorno, reingresso ou reincorporao a esse mundo seria impossvel sem o trabalho das Mnadas. Estas, com suas percepes e sensaes reconstroem novas clulas, criando novos organismos. Quando a Mnada primordial est totalmente desenvolvida, pode dar-se o luxo de utilizar seus trilhes de Mnadas para criar um mundo, um sol ou um cometa, convertendo-se na Mnada reguladora de um astro qualquer. No entanto, isso j coisa para deuses. As Mnadas ou germens vitais no so exclusivos do organismo fsico. Dentro dos tomos dos corpos internos existem aprisionadas muitas ordens e categorias de Mnadas vivas. A existncia de qualquer corpo fsico ou supra-sensvel, anglico ou diablico, solar ou lunar tem por fundamento os bilhes ou trilhes de Mnadas. O ego lunar, em si mesmo, composto de tomos do inimigo secreto. Desafortunadamente, dentro desses tomos esto aprisionadas as Mnadas ou germens vitais. Agora compreenderemos por que a Cincia Oculta diz: O demnio Deus ao inverso. A cada tomo lhe corresponde um germe vital, uma Mnada. Todas as inumerveis e infinitas modificaes e transformaes resultam das variadas combinaes das Mnadas. A natureza deposita nos trs crebros do ser humano certo capital de valores vitais. Quando esses capitais vitais se esgotam, a morte inevitvel. Os trs crebros so: 1.) O centro intelectual; 2.) O centro emocional; 3.) O centro do movimento. Depois da morte do corpo fsico, o ego, vestido com seus corpos lunares, continua no mundo molecular. Trs coisas vo para o cemitrio ou sepulcro: o corpo fsico, o corpo vital e a personalidade. O corpo vital flutua perto do sepulcro e se vai desintegrando. Concomitantemente com a desintegrao do corpo fsico, a Mnada vai se liberando.

A personalidade fica dentro do sepulcro, mas sai quando algum leva flores, quando algum doente a visita, ento, perambula pelo panteo e depois volta ao seu sepulcro. A personalidade tem um princpio e um fim e, lentamente, vai desintegrando-se no cemitrio. Prosrpina, a Rainha dos Infernos, tambm Hkate, a bendita deusa Me-Morte, sob cuja direo trabalham os Anjos da Morte. A Me-Espao convertida em Me-Morte ama profundamente a seus filhos e por essa razo, os leva. Os anjos da morte, quando esto trabalhando, revestem-se com seus trajes funerais, assumem figuras espectrais, empunhando a foice para cortar o cordo de prata, que conecta os corpos internos ao corpo fsico. Os Anjos da Morte cortam o fio da vida e tiram o ego para fora do corpo fsico. Os Anjos da Morte so muito sbios e se desenvolvem sob o raio de Saturno. Os Anjos da Morte no somente conhecem os aspectos relacionados com a morte do corpo fsico como, ademais, esses ministros da morte so profundamente sbios em tudo o que se relaciona com a morte do eu pluralizado. Depois da morte do corpo, o desencarnado cai num desmaio que dura trs dias e meio. O Livro Tibetano dos Mortos diz: Hs permanecido em um estado de desmaio durante os ltimos trs dias e meio. Logo que te recobres desse desmaio, ters o seguinte pensamento: o que aconteceu? Ocorre que, nesse momento, todo o Samsara (Universo Fenomnico) estar em revoluo. O valor cabalstico do ego cinqenta e seis; este o nmero de Tiphon, a mente sem espiritualidade. O ego leva sua mundanidade para alm do sepulcro, do corpo fsico, e a viso retrospectiva da vida que acaba de passar algo muito terrvel. Depois do grande desmaio de trs dias e meio, os defuntos tm que reviver lentamente, de forma retrospectiva, toda a vida que acaba de passar. O conceito de tempo algo muito importante neste trabalho de viso retrospectiva da vida que acaba de passar, a viso retrospectiva do Samsara. Nos mundos infernais, todas as escalas do tempo so minerais, espantosamente lentas, e oscilam em ciclos de 80.000, 8.000, 800 e 80 anos. Nesta regio celular em que vivemos, a gestao dura dez meses lunares; j a infncia dura cem meses lunares; e a vida, mais ou menos mil meses lunares. No mundo molecular, os acontecimentos podem ser medidos na escala de tempo, que vai de um ms aos quarenta minutos. No mundo eletrnico, a escala de tempo oscila entre quarenta minutos e dois segundos e meio. Na viso retrospectiva do Samsara (vida que acaba de passar), no instante da morte e durante os trs dias e meio subseqentes, temos um processo de tipo eletrnico. Por isso, cada acontecimento pode ser medido com o padro de tempo eletrnico. A viso retrospectiva do Samsara, no mundo molecular, menos rpida; razo pela qual, cada acontecimento medido com o padro de tempo molecular. O ntimo, a Mnada, o Ser com suas duas Almas, antes de nascermos neste vale de lgrimas, vive na Via Lctea, e mesmo durante a vida do corpo fsico aqui embaixo, continua vivendo nas estrelas. O fundamental para a Essncia depois da morte atingir o estado bdico relativo e a libertao intermediria. Isto s possvel para o embrio de Alma que temos internamente, ascendendo ao mundo eletrnico. urgente saber que no mundo eletrnico vive nossa Divina Trade Imortal, nosso Ser, nosso Buda. Unir-se ou unificar-se Trade Imortal, depois da morte, significa, efetivamente, converter-se em um Buda relativo, conseguir a libertao intermdia e gozar de umas boas frias, antes de voltar a um novo organismo humano.

Se, no momento supremo da morte, a clara luz primordial for devidamente reconhecida pelo defunto, sinal inequvoco que ele alcanou a libertao intermediria. Porm, se, no momento supremo da morte, o defunto s percebe a clara luz secundria, sinal de que ter que lutar muito para atingir o estado bdico relativo. O mais difcil para a Essncia desengarrafar-se, escapar de sua priso, sair dos corpos lunares e abandonar o eu pluralizado. Nesse aspecto, o carma de cada qual definitivo. Quando o defunto revive em forma retrospectiva toda a vida que acaba de passar, ento, ter que se apresentar ante os Tribunais do Carma para ser julgado. A Lenda de Zoroastro diz: Todo aquele cujas boas obras excedam em trs gramas os seus pecados, vai ao Cu. Todo aquele cujo pecado maior, vai para o Inferno. Por outro lado, as pessoas que possuem suas boas e ms obras em igualdade, permanecem no Hamistikan at o corpo futuro ou ressurreio. Hoje em dia, nestes tempos de perversidade e cru materialismo ateu, a maior parte dos desencarnados ingressam, depois do juzo, ao reino mineral submerso, aos mundos infernais. Tambm so milhares de pessoas que penetram em uma nova matriz, de forma imediata ou mediata, sem se darem ao luxo de umas boas frias nos mundos superiores. Certamente, o processo de seleo existe em toda a natureza, e so poucos os que conseguem a libertao intermediria e o estado bdico relativo. Os desencarnados ingressam e saem da eternidade sob as influncias da Lua, atravs de suas portas. Veremos, na lio de Cncer, que toda a vida de uma pessoa se processa sob as influncias da Lua, Mercrio, Vnus, Sol, Marte, Jpiter e Saturno, encerrando com o ciclo lunar. Realmente, a Lua nos leva e tambm nos traz. Os sete tipos de vibraes planetrias, em sua ordem clssica indicada, repetem-se tambm depois da morte, porque: tal como em cima embaixo. As Essncias que, depois de serem julgadas, tiverem o direito libertao intermediria e ao estado bdico relativo, necessitaro de certo tipo de xtase muito especial, alm de um reto e constante esforo para se desengarrafar e poder escapar dos corpos lunares e do ego. Afortunadamente, distintos grupos de Mestres assistem aos desencarnados, ajudandolhes nesse trabalho com os raios da graa. Assim como, neste mundo celular em que vivemos, existem repblicas, reinos, presidentes, reis, governadores, etc., assim tambm, no mundo molecular, existem muitos parasos, regies e reinos onde as Essncias gozam de estados indescritveis de felicidade. Os desencarnados podem entrar nos reinos de felicidade paradisaca, quais sejam: o da densa concentrao; o reino dos cabelos longos (Vajrapani); ou Vihara iluminado da radiao do loto (Padma Sambhava). Os desencarnados que marcham para a libertao intermediria devem ajudar-se a si mesmos, concentrando a mente em qualquer desses reinos do mundo molecular.

Realmente, muito doloroso vagar de existncia em existncia, viver errando atravs da cloaca horrvel do Samsara, sem gozar no s do estado bdico como da libertao intermediria. Existem reinos de inconcebvel felicidade, e o desencarnado deve esforar-se para adentr-los. Recordemos o reino ditoso do Oeste, governado por Buda Amitaba. Recordemos o Reino de Maitreya, os Cus de Tushita. Nesse reino de suprema dita, tambm podem ingressar os desencarnados que caminham para o mundo eletrnico. Os desencarnados devem orar muito ao Grande Compassivo e tambm sua Divina Trade; devem ser firmes em seus propsitos, sem se deixarem desviar por nada. Tudo isso, se que, de verdade, no querem cair em uma nova matriz, sem terem gozado do estado bdico intermedirio no mundo dos eltrons livres. A felicidade nas regies eletrnicas, a libertao intermediria, depois de se ter passado pelos parasos moleculares, algo impossvel de ser descrito com palavras humanas. Os Budas viajam atravs do inaltervel infinito entre as sinfonias indescritveis dos mundos que palpitam no seio da Me-Espao. Porm, todo prmio ou capital tambm se esgota. Quando o darma de felicidade se esgota, o retorno a uma nova matriz , ento, inevitvel. A Essncia perde o xtase atrada pelo ego lunar e, j engarrafada novamente entre os corpos lunares, retorna a uma nova matriz. O instante em que a Essncia perde o xtase aquele em que ela volta a se separar de seu Buda ntimo para ficar engarrafada nos corpos lunares e no eu pluralizado. O retorno a uma nova matriz realiza-se de acordo com a Lei do Carma. O ego continua atravs dos seus descendentes de existncias anteriores. As Mnadas de seu corpo fsico anterior tm o poder de reunir os tomos e as molculas para reconstruir clulas e rgos. assim que regressamos a este mundo celular vestidos com um novo corpo fsico. O pobre animal intelectual comea sua vida, neste mundo, como uma simples clula original, sujeito ao velocssimo tempo celular, terminando prximo aos setenta, oitenta anos ou um pouco mais, carregado de recordaes e experincias de toda ndole. urgente saber que, tambm, no processo de reingresso ou retorno, ocorre certa seleo. O eu uma soma de pequenos eus, e nem todos eles retornam a um novo organismo humano. O eu uma soma de entidades distintas, diversas, sem ordem de nenhuma espcie. Nem todas essas entidades reingressam a um novo organismo humano. Muitas delas se reincorporam em corpos de cavalos, cachorros, gatos, porcos, etc. Certa vez, o Mestre Pitgoras passeava com um amigo e observou que ele bateu em um cachorro. O Mestre, ento, o repreendeu, dizendo: No bata no cachorro, porque, em seu latido lastimoso e sofredor, reconheci a voz de um amigo meu que morreu. claro que, ao chegar a esta parte deste captulo, os fanticos do dogma da evoluo lanaro, contra ns, toda a sua baba difamatria e protestaro dizendo que o ego no pode retroceder; dizem, tambm, que tudo evolui e, por isso, deve-se chegar perfeio, etc. Esses fanticos ignoram que o ego uma soma de pequenos eus animais e que semelhante atrai semelhante. Esses fanticos ignoram que o ego nada tem de divinal; que o ego se constitui em uma soma de entidades animais, e que a Lei da Evoluo jamais poder conduzilos perfeio.

As entidades animais tm pleno direito de ingressar em matrizes animais de cachorros, cavalos, porcos, etc., e isso no pode ser proibido pelos fanticos do dogma da evoluo, ainda que resmunguem, amaldioem, gritem e relampagueiem. Esta a Doutrina da Metamorfose ou Metempsicose de Pitgoras e se fundamenta nas mesmas leis da natureza. Na obra intitulada O Asno de Ouro de Apuleio, est completamente documentada a Doutrina de Pitgoras. Apuleio menciona que, na Tesslia das feitiarias, as pedras no eram, seno, homens petrificados; os pssaros, homens com asas; as rvores, homens com folhagens; as fontes, corpos humanos que sangravam a clara linfa. Que admirvel e simblica forma de representar o que se constitui em um fato indubitvel para todo ocultista: o de que as diversas entidades que constituem o eu pluralizado podem reincorporar-se em organismos de bestas ou ingressar no reino mineral, vegetal, etc. Os msticos cristos, com justa razo, falam com amor da irm planta, do irmo lobo, da irm pedra. Rudolf Steiner, iniciado alemo, disse que, na poca polar, s existia o homem, e que os animais existiram mais tarde; eles estavam dentro do homem e foram eliminados pelo homem. Esses animais foram as diferentes partes ou entidades do eu pluralizado dos homens originais. Aquelas entidades que foram eliminadas de suas naturezas internas, certamente, devido ao estado protoplasmtico da Terra naquela poca, seguiram para a cristalizao fsica atual. Aqueles seres polares ou hiperbreos necessitaram eliminar essas entidades animais, os eus pluralizados, para se converterem em homens verdadeiros, em homens solares. Algumas pessoas so to animalescas que, se lhes tirassem todo esse aspecto, no lhes restaria nada. Saturno o planeta da morte, e se exalta no signo de Capricrnio. Este signo est simbolizado por um cabrito, recordando-nos a pele de bode, os animais intelectuais com pele de bode, ilustrando a necessidade de eliminarmos o que temos de animalidade: as entidades animais que carregamos dentro de ns. A pedra de Capricrnio o nix negro como tambm, as demais pedras negras em geral. O metal o chumbo e o seu dia o sbado. Na Idade Mdia, no sbado, as bruxas celebravam seus horrveis concilibulos, mas tambm o sbado o stimo dia, to sagrado para os judeus. Saturno representa a vida e morte. A senda da vida est formada com as pegadas dos cascos do cavalo da morte. As correntes magnticas que sobem da Terra, depois de passarem pelas peneiras dos ps, continuam atravs das panturrilhas e, ao chegarem aos joelhos, carregam-se com o chumbo de Saturno, adquirindo solidez, forma e fora. Aqui falamos do chumbo em seu estado grosseiro, mas do chumbo no estado coloidal, sutil. Os joelhos possuem uma maravilhosa substncia que permite o livre movimento dessa simples e maravilhosa engrenagem ssea. Essa substncia o famoso lquido sinovial, que vem da raiz, sin, que significa com, e ovia, ovo. Em sntese, substncia com ovo. O ovo muito utilizado na Cincia-Jinas e j falamos sobre isso no Tratado Esotrico de Teurgia, segunda edio. PRTICA

Durante o signo de Capricrnio, imagine um atade ou caixo de defunto no solo. Caminhe sobre esse imaginrio atade, imaginando-o no centro das pernas; ao caminhar dobre os joelhos, como se fosse saltar um obstculo, passando as pernas sobre o atade, fazendo girar os joelhos da direita para a esquerda. Tudo isso com a mente concentrada nas pernas, mantendo a firme inteno de que elas se carreguem com chumbo de Saturno. Os mestres-maons entendero muito bem essa prtica para o perodo de Saturno, porque so os mesmos passos do mestre-maom ao entrar na Loja. O capricorniano tem disposio para a Pedagogia, possui um grande sentido do dever e prtico por natureza. Sofre muito e passa sempre na vida por um grande sofrimento, pois algum lhe atraioa. As mulheres de Capricrnio so magnficas esposas, sofrem muito, so fiis at a morte, laboriosas e trabalhadoras. Todavia, apesar de todas essas virtudes, os maridos as atraioam, abandonando-as, e, muitas vezes, at contra suas prprias vontades. Lamentavelmente, esse o carma das capricornianas. Algumas delas envolvem-se com outros homens, mas isso s ocorre depois de serem abandonadas pelo marido e depois de terem sofrido espantosamente. Os homens e as mulheres de Capricrnio so bastante egostas, ainda que nem todos. Referimo-nos ao tipo inferior de Capricrnio, que, devido a esse egosmo, assumem muitos compromissos e tambm se enchem de inimigos. Os capricornianos se apegam demasiadamente s coisas, ao dinheiro e alguns at se tornam muito avarentos. Capricrnio um signo da terra, estvel, fixo. No entanto, os nativos de Capricrnio realizam muitas viagens, ainda que sejam curtas. As dores morais dos capricornianos so terrveis e eles sofrem muito. Afortunadamente, o sentido prtico que possuem da vida salvam os capricornianos, que logo se sobrepem s piores amarguras da vida.

CAPTULO XI

AQURIO (De 20 de janeiro a 17 de fevereiro)


O significado oculto de Aqurio saber. Aqurio, o signo do aguador, um signo zodiacal eminentemente revolucionrio. Existem quatro classes de conhecimento ou cincia secreta. Necessitamos saber quais so essas quatro classes de conhecimento. Primeiro: Yajna Vidya que o conhecimento que se adquire com certos poderes ocultos despertos dentro de nossa prpria natureza interior mediante certos rituais mgicos. Segundo: Maha Vidya cabalstica, que a Cincia da Cabala com todas suas invocaes, matemticas, smbolos e liturgia, podendo ser angelical ou diablica, tudo depende do tipo de pessoa que a use.

Terceiro: Guhya Vidya, a cincia dos mantras, a magia do Verbo que se fundamenta nos poderes msticos do som e na cincia da harmonia. Quarto: Atma Vidya a real sabedoria do Ser, de Atman, da Mnada superior. Todas essas formas de conhecimento, exceto a quarta, constituem-se na raiz de todas as Cincias Ocultas. De todas essas formas de conhecimento, excetuando-se a quarta, advm a Cabala, a Quiromancia, a Astrologia, a Fisiologia Oculta, a Cartomancia Cientfica, etc. De todas essas formas de conhecimento e ramos ocultistas, a Cincia j descobriu alguns segredos, mas o sentido espacial desenvolvido no representado pelo Hipnotismo e nem pode ser adquirido por essas artes. Este livro astrolgico-hermtico-esotrico nada tem que ver com a Astrologia de feira mencionada pelos jornais. Aqui ensinamos a cincia do Atma Vidya. O fundamental o Atma Vidya que inclui as demais cincias em seu aspecto essencial, e at pode valer-se delas ocasionalmente. No entanto, s utiliza seus extratos sintticos, depurados de toda escria. A porta de ouro da sabedoria pode se transformar na ampla porta e no largo caminho que conduz destruio: a porta das artes mgicas praticadas com fins egostas. Estamos na Idade de Kali Yuga, a Idade Negra ou de Ferro, e todos os estudantes de Ocultismo esto predispostos a se extraviarem pelo caminho negro. Assombra-nos vermos esse conceito to equivocado que os irmozinhos tm sobre o Ocultismo. Causa-nos espanto ver a facilidade com que eles crem que podem chegar at a porta e traspassarem o umbral do mistrio, sem um grande sacrifcio. Resulta impossvel lograr o Atma Vidya sem os Trs Fatores da Revoluo da Conscincia e sem se ter chegado ao segundo-nascimento. impossvel o Atma Vidya sem a morte do eu pluralizado e sem o sacrifcio pela humanidade. No a Lei da Evoluo e nem a Lei da Involuo que nos conferem o Atma Vidya. S base de tremendas e espantosas revolues ntimas, chegamos ao Atma Vidya. O caminho da Revoluo da Conscincia a Senda do Fio da Navalha, terrivelmente difcil, cheia de perigos por dentro e por fora. Agora vamos estudar, neste captulo, cada um dos Trs Fatores da Revoluo da Conscincia em forma ordenada e separadamente, a fim de que os estudantes gnsticos possam orientar-se corretamente. Nossos leitores devem prestar muita ateno ao estudo de cada um dos Trs Fatores da Revoluo da Conscincia, porque, do pleno entendimento de cada um deles, depende o sucesso nesse trabalho. NASCER O segundo-nascimento uma questo totalmente sexual. O sagrado touro Apis, entre os antigos egpcios, devia ser jovem, so e forte para simbolizar a pedra filosofal (o sexo). Os gregos que foram instrudos pelos hierofantes egpcios representavam a pedra filosofal com um ou vrios touros como se v tambm na fbula do minotauro cretense.

Tiveram igual significado alqumico os touros que Hrcules roubou de Gerin. O mesmo simbolismo encontrado na lenda dos sagrados bois do Sol, que passeavam calmamente na ilha da Siclia e que foram roubados por Mercrio. Nem todos os touros sagrados eram negros ou brancos; alguns eram vermelhos como os de Gerin ou como aqueles sacrificados pelo sacerdote israelita, porque a pedra filosofal, em certo momento alqumico, vermelha, e isso sabido por todo alquimista. O famoso boi Apis, to adorado nos mistrios egpcios, era o criador e tambm o fiscal das Almas. O boi Apis simblico foi consagrado a sis, porque, efetivamente, ele est relacionado com a Vaca Sagrada, a Me Divina, sis, de quem nenhum mortal levantou o vu. Para que um boi tivesse a alta honra de ser ascendido a tal categoria, era preciso que fosse negro e que tivesse, na testa ou no dorso, uma mancha branca em forma de lua crescente. Tambm verdadeiro que o boi sagrado devia ter sido concebido sob a impresso do raio, tendo, sob a lngua, a marca do escaravelho sagrado. Apis era o smbolo da Lua, tanto por causa de seus cornos em forma de lua crescente como tambm durante os seus perodos, exceto nos ciclos de lua cheia, quando a Lua tem sempre uma parte tenebrosa indicada na pele pela cor negra; a outra parte resplandecente e est simbolizada pela mancha branca. Apis a matria filosofal, o ens seminis (smen), essa substncia semi-slida, semilquida, o vitriolo dos alquimistas. Dentro do ens seminis encontra-se todo o ens virtutis do fogo. necessrio transformar a Lua em Sol, quer dizer, fabricar os corpos solares. Esses so os mistrios de sis, os mistrios do boi Apis. No velho Egito dos faras, quando se estudava a runa IS, analisavam-se seus dois aspectos, o masculino e o feminino. A sagrada palavra sis decomposta em duas slabas IS-IS. A primeira slaba masculina e a segunda feminina. O boi Apis o boi de sis, a pedra filosofal. O homem e a mulher devem trabalhar no laboratorium-oratorium com essa matria filosofal para transformar a Lua em Sol. urgente adquirir esse poder mgico que se chama Kriya-Shakti, o poder da vontade e da Ioga; o poder mgico dos homens solares, o poder supremo de criao, sem gerao, e isto s possvel atravs do maithuna (ver o captulo oito). necessrio aprender a combinar inteligentemente as guas da vida nas duas nforas de Aqurio, o signo zodiacal do aguador. indispensvel combinar o elixir vermelho com o elixir branco, quando se quer chegar ao segundo-nascimento. A Lua simboliza sis, a Me Divina, a Prakriti inefvel. O boi Apis representa a matria filosofal, a pedra sagrada do alquimista. No boi Apis est representada a Lua, sis, a substncia primordial, a pedra filosofal, o maithuna. O signo de Aqurio est governado por Urano, planeta que controla as glndulas sexuais. Resulta impossvel chegar ao segundo-nascimento, ao adeptado, auto-realizao ntima do Ser, se no estudarmos os mistrios de sis. Se desprezarmos o culto ao boi Apis e no aprendermos a combinar o elixir vermelho com o elixir branco, nas duas nforas de Aqurio. Na terminologia crist, fala-se de quatro corpos humanos. O primeiro o corpo carnal; o segundo o corpo natural; o terceiro o corpo espiritual; o quarto, segundo a terminologia esotrica crist, o corpo divino. Falando em linguagem teosfica, diremos que o primeiro o

corpo fsico; o segundo o corpo astral; o terceiro o corpo mental; o quarto o corpo causal ou corpo da vontade consciente. Nossos crticos ficaro irritados porque no citamos o lingam sarira, o corpo vital, tambm chamado duplo etrico. Certamente, no mencionamos esse corpo, devido ao fato concreto de que ele somente a seco superior do corpo fsico, o assento bsico fundamental de todas as atividades fsicas, qumicas, calricas, reprodutivas, perceptivas, etc. O animal intelectual, comum e corrente, no nasce nem com o corpo astral, nem com o corpo mental e muito menos com o corpo causal. Esses corpos s podem ser formados artificialmente por meio da frgua acesa de Vulcano (o sexo). O veculo astral no um corpo indispensvel para o animal intelectual. um grande luxo a que muitos poucos podem se dar. Apesar disso, o animal intelectual tem um corpo molecular, um corpo de desejos semelhante ao corpo astral, mas de tipo lunar, frio, fantasmal, espectral. O animal intelectual no tem corpo mental, mas possui um veculo intelectual animal, sutil, lunar, muito similar ao corpo mental, mas de natureza fria e fantasmagrica. O animal intelectual no tem corpo causal ou corpo da vontade consciente, mas tem a Essncia, o Budhata, o embrio de Alma, que facilmente confundido com o corpo causal. Os corpos sutis que Leadbeater, Annie Besant, Steiner e muitos outros clarividentes estudaram no pobre animal intelectual, comum e corrente, so os veculos lunares. Quem quiser chegar ao segundo-nascimento deve fabricar os corpos solares, o autntico corpo astral, o legtimo corpo mental e o verdadeiro corpo causal ou corpo da vontade consciente. H algo que pode surpreender aos estudantes gnsticos: os corpos astral, mental e causal so de carne e osso, e depois de ter nascido do ventre imaculado da Me Divina, necessitam de alimento para seu crescimento e desenvolvimento. Existem dois tipos de carne: a primeira carne que vem de Ado; a segunda carne que no vem de Ado. Os corpos solares so de carne que no vem de Ado. Resulta interessante saber que o hidrognio sexual Si-12 sempre se cristaliza em carne e osso. O corpo fsico e tambm os corpos solares so de carne e osso. O alimento bsico do corpo fsico o hidrognio quarenta e oito. O alimento fundamental do corpo astral o hidrognio vinte e quatro. O alimento indispensvel do corpo mental o hidrognio doze. O alimento vital do corpo causal o hidrognio seis. Todos os Mestres da Loja Branca, Anjos, Arcanjos, Tronos, Serafins, Virtudes, etc. esto vestidos com corpos solares. S aqueles que possuem os corpos solares formados encarnaram o Ser. Somente aqueles que possuem o Ser so homens de verdade. O corpo fsico est controlado por quarenta e oito leis. O corpo astral est governado por vinte e quatro leis. O corpo mental est controlado por doze leis. O corpo causal depende de seis leis. urgente que desamos frgua acesa de Vulcano (o sexo) para trabalhar com o fogo e com a gua, origem de mundos, bestas, homens e deuses. urgente que baixemos Nona Esfera para fabricar os corpos solares e conseguirmos o segundo-nascimento. Causa muita dor saber que muitos dos que se presumem mestres e santos esto vestidos com corpos lunares.

A MORTE Equivoca-se completamente o conde Gabalis ao dizer que as salamandras, os gnomos, os silfos e as ninfas necessitam se casar como o ser humano para alcanarem a imortalidade. estpida essa afirmao do conde Gabalis, quando diz que ns precisamos renunciar completamente s mulheres para conseguirmos a imortalidade dos slfides e das ninfas. Os elementais dos elementos, das plantas, dos minerais e dos animais sero os homens do futuro sem necessidade do imundo coito recomendado pelo conde Gabalis. uma pena que muitos mdiuns do Espiritismo estejam casados com elementais, e que muitas pessoas, durante o sonho, coabitem com ncubos, scubos e elementais de todo tipo. Os mundos internos esto cheios de toda classe de criaturas: algumas boas, outras ms e outras indiferentes. Os Devas ou Anjos jamais so inferiores ao homem. Os Devas ou Anjos so homens solares verdadeiros so seres duas-vezes-nascidos e isso tudo. Para os chineses, as duas classes mais elevadas de habitantes invisveis so os Thien, de natureza totalmente celeste, e os Thi, Thu ou intermedirios. Nos desfiladeiros de Kuen-lun, a regio central da Terra ou montes lunares, a tradio colocou todo um mundo estranho e misterioso governado por deuses. Esses seres divinos so os Ko-han ou Lohanes, deuses governadores de milhes de criaturas. Os Thi vestem roupagem amarela e habitam criptas ou cavernas subterrneas; alimentam-se de gergelim, coriandro e outras flores e frutos da rvore da vida. Eles so seres duas-vezes-nascidos, estudam a Alquimia, a Botnica Oculta e a pedra filosofal, ao modo do Mestre Zanoni e de seu sbio colega, o grande Mejnour. Uma terceira classe de habitantes invisveis so os fabulosos Shen ou Shain, nascidos aqui embaixo, no mundo sublunar, quer para trabalhar para o bem, quer para pagar seu carma ancestral. A quarta classe de habitantes dos mundos internos citados pelos chineses so os tenebrosos Maha-Shan, gigantes feiticeiros da magia negra. Os seres mais raros e mais incompreensveis so os terrveis Marut ou Turam, mencionados pelo Rig Veda como legies de hanasmussianos. A letra h se pronuncia com som de r assim: ranasmussianos. Essas legies constam de trezentas e quarenta e trs famlias, apesar de certos clculos elevarem a quantidade para 543 ou 823 famlias. lamentvel que esses hanasmussens sejam adorados por certos muulmanos e brmanes. Os hanasmussianos tm, como j dissemos no captulo nove deste livro, duas personalidades: uma anglica e outra diablica. claro que a personalidade solar ou angelical de um hanasmussiano jamais se dispe a instruir qualquer candidato iniciao, sem antes lhe dizer com inteira franqueza o seguinte: Guarda-te, porque ns somos a tentao que te pode converter em um infiel. A personalidade solar de todo marut, turam ou hanasmussiano sabe muito bem que possui outra personalidade lunar, diablica e tenebrosa capaz de desviar o candidato da iniciao.

Diante de todo ser duas-vezes-nascido abrem-se dois caminhos: o da direita e o da esquerda. O caminho da direita para os que resolvem morrer de momento em momento, dos que dissolvem o eu. O caminho da esquerda o caminho negro, o caminho para os que, em vez de morrerem de momento em momento, de dissolverem o eu, fortificam-no dentro dos corpos lunares. Aqueles que vo pelo caminho da mo esquerda convertem-se em marut ou turam, quer dizer, em hanasmussianos. Quem quiser conseguir a libertao final deve morrer de instante em instante. Somente quando o mim mesmo morrer, que nos converteremos em Anjos perfeitos. Existem trs classes de tantrismo: branco, negro e cinza. O maithuna com ejaculao do ens seminis caracteriza o tantrismo negro. O maithuna praticado s vezes com ejaculao do ens seminis e, s vezes sem ejaculao caracteriza o tantrismo cinza. No maithuna praticado sem ejaculao, Devi Kundalini sobe pelo canal medular desenvolvendo os poderes divinos e nos convertendo em anjos. No maithuna praticado com a ejaculao do smen, a Serpente gnea de nossos mgicos poderes, ao invs de subir, baixa, precipita-se desde o osso coccgeo at os infernos atmicos do homem, convertendo-se na cauda de sat. O maithuna, s vezes praticado com ejaculao e em outras vezes praticado sem ejaculao, algo incoerente, mrbido, bestial, que s serve para fortalecer o ego lunar. Os tantristas negros desenvolvem o abominvel rgo kundartiguador. necessrio saber que esse rgo fatal caracteriza a mesma cauda de sat. Em tempos que se perdem na noite profunda de todas as Idades, o pobre animal intelectual compreendeu sua triste condio de ser uma pequena mquina necessria para a economia da natureza, e, por causa disso, desejou morrer. Por causa disso, foi necessria a interveno de certos indivduos sagrados que cometeram o erro de dar a este triste formigueiro humano o abominvel rgo kundartiguador. Quando o animal intelectual esqueceu sua triste situao de maquininha e se apaixonou pelas belezas deste mundo, o abominvel rgo kundartiguador foi eliminado. No entanto, desgraadamente, as ms conseqncias desse rgo tornaram-se indelveis e ainda permanecem depositadas nos cinco cilindros da mquina. O primeiro cilindro o do intelecto e se encontra no crebro. O segundo o das emoes e reside no plexo solar, na altura do umbigo. O terceiro o do movimento que tem base na parte superior da espinha dorsal. O quarto o do instinto, que se encontra na parte inferior da espinha dorsal. O quinto o do sexo, que reside nos rgos sexuais. As ms conseqncias do abominvel rgo kundartiguador esto representadas por milhares e milhes de pequenos eus animalescos, perversos. No animal intelectual, no existe um centro nico de comando nem tampouco um eu ou ego permanente. Cada idia, sentimento, sensao, cada desejo, cada eu desejo tal coisa, cada eu desejo outra coisa, eu amo, eu no amo representa um eu diferente. Todos esses pequenos e briguentos eus lutam entre si pela supremacia da mquina, eles no esto unidos entre si e tambm no esto coordenados. Cada um deles depende das mudanas das circunstncias da vida e das alteraes de impresses. Cada pequeno eu tem suas prprias idias, seu prprio critrio. No existe uma verdadeira individualidade no pobre animal intelectual. Seus conceitos, atos e idias dependem do eu que, no momento, esteja dominando a situao.

Quando um eu se entusiasma pela Gnosis, jura lealdade eterna a nosso Movimento Gnstico. No entanto, esse entusiasmo dura at que outro eu, contrrio a esses estudos, tenha o poder de atuao. Ento, vemos, com assombro, que a pessoa se retira da Gnosis e at se volta como nossa inimiga. O eu que hoje jura amor eterno a uma mulher, logo aps, deslocado por outro eu que nada tem a ver com tal juramento; ento, a mulher sofre uma grande decepo. Depois, automaticamente, segue-se outro eu, apesar de alguns deles aparecerem sempre acompanhados de outros. No obstante, no existe, entre os eus, nenhuma ordem ou sistema. Cada um desses eus cr, em um momento dado, ser o todo, mas no mais do que uma nfima parte de nossas funes, ainda que o eu tenha a impresso de ser a totalidade, a realidade, o homem completo. O curioso que damos crdito ao eu que atua em dado momento, mesmo que, instantes depois, seja deslocado por outro eu. O ego lunar uma soma de eus que devem ser eliminados de forma radical. preciso saber que cada um dos cinco cilindros da mquina possui suas caractersticas prprias, que jamais devemos confundi-las. Entre os cinco centros da mquina, existem diferenas de velocidade. As pessoas elogiam muito o pensamento, mas, em realidade, o centro intelectual o mais lento de todos. Depois, muito mais rpidos, temos os centros instintivo e o centro do movimento ou motriz, que possuem, entre si, mais ou menos a mesma velocidade. O mais rpido de todos o centro sexual seguido em ordem de rapidez pelo centro emocional. Existe uma grande diferena de velocidades entre cada um dos cinco centros da mquina. Estudando os eus em ns mesmos atravs da auto-observao, veremos, simples observao, que o centro do movimento mais veloz do que o centro do pensamento; que qualquer emoo mais rpida do que qualquer movimento ou pensamento. Os centros motor e instintivo so, cerca de trinta mil vezes, mais rpidos do que o centro intelectual. O centro emocional, quando trabalha na velocidade que lhe prpria, trinta mil vezes mais rpido que os centros motor e instintivo. Cada um dos diversos centros tem um tempo completamente diferente. A velocidade dos centros explica um grande nmero de fenmenos bem conhecidos que a Cincia ordinria e tradicional no pode explicar. Basta recordar a assombrosa velocidade de certos processos psicolgicos, fisiolgicos e mentais. Cada centro est dividido em duas partes: uma positiva e outra negativa. Esta diviso particularmente clara para os centros intelectual e instintivo. Todo o trabalho do centro intelectual divide-se em duas partes: afirmativa e negativa, sim e no, tese e anttese. No centro instintivo, existe a mesma luta, porm entre o que agradvel e o que desagradvel: sensaes agradveis e desagradveis, que esto relacionadas com os cinco sentidos: viso, audio, olfato, paladar e tato. No centro motor ou do movimento, existe uma luta entre o movimento e o repouso. No centro emocional, existem emoes agradveis e desagradveis. A alegria, a simpatia, o afeto, a confiana em si mesmo, etc. so positivas. Quanto s emoes desagradveis, podemos citar o aborrecimento, o cime, a inveja, a clera, a irritabilidade e o medo, que so totalmente negativas. No centro sexual, existem, em eterno conflito, a atrao e a repulso, a castidade e a luxria. O animal intelectual sacrifica seus prazeres, se for necessrio, mas incapaz de sacrificar seus prprios sofrimentos. Quem quiser dissolver o eu pluralizado deve sacrificar seus prprios sofrimentos. Os cimes produzem sofrimentos, e, quando aniquilamos os cimes, acaba-se com o sofrimento, pois a dor sacrificada. A ira produz dor. Quando eliminamos a ira, sacrificamos e destrumos a dor.

necessrio auto-observar-se de momento em momento, pois o eu pluralizado trabalha em cada um dos cinco centros da mquina. s vezes, um eu do centro emocional que reage colrico, ciumento ou invejoso; s vezes, so os preconceitos e as calnias do centro intelectual, com toda fria, atacando violentamente; noutras vezes, so os hbitos perversos e equivocados que nos levam ao fracasso, etc. Cada centro tem quarenta e nove regies subconscientes, e, em cada uma dessas regies, vivem milhes de eus que precisamos descobrir atravs da meditao profunda. Quando nos autodescobrimos e tomamos conscincia das atividades dos eus nos cinco centros da mquina e nas quarenta e nove regies subconscientes, ento, despertamos a Conscincia. Conscientizar-se de todos os processos dos eus nos cinco cilindros da mquina o mesmo que tornar consciente o subconsciente. Resulta impossvel eliminar os diferentes eus, se antes no forem compreendidos conscientemente nas quarenta e nove regies do subconsciente. Podemos trabalhar com Prosrpina, a Rainha dos Infernos, para eliminar eus, sob a condio de, primeiramente, compreendermos o defeito que queremos extirpar (ver captulo oito). Prosrpina s elimina os eus que personificam os nossos defeitos que foram compreendidos integralmente. impossvel algum atingir o Atma Vidya, sem antes se conhecer a si mesmo. Nosce te ipsum: Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecers o Universo e os deuses. Conhecer as atividades dos cinco cilindros da mquina, em todos os quarenta e nove corredores ou regies subconscientes de Jaldabaoth, significa conhecer-se a si mesmo, tornar consciente o subconsciente, autodescobrir-se. Quem quiser subir deve primeiro baixar. Quem quiser chegar ao Atma Vidya deve primeiro baixar aos seus prprios infernos atmicos. O erro de muitos estudantes do Ocultismo querer primeiro subir, sem antes haver baixado.

Na convivncia com as pessoas, os nossos defeitos se afloram espontaneamente, e, se estivermos alertas, descobriremos de qual centro procedem. Ento, por meio da meditao, descobriremos cada eu em todas e em cada uma das quarenta e nove regies subconscientes. S quando o eu morrer totalmente, atingiremos o Atma Vidya, a iluminao absoluta. SACRIFCIO O sacrifcio sttvico feito, segundo os mandamentos divinos, concentrando-se no culto, somente pelo culto, por homens que no desejam o resultado. O sacrifcio rajsico feito por meio da tentao, quando se desejam os resultados ou frutos. O sacrifcio tamsico feito sempre contra os mandamentos, sem f, sem os mantras, quando no se tem caridade com ningum, sem amor humanidade, sem oferecer o bolo sagrado aos sacerdotes ou gurus, etc. O Terceiro Fator da Revoluo da Conscincia o Sacrifcio, mas aqui se trata do sacrifcio sttvico, sem desejar os frutos da ao, sem desejar recompensa. Trata-se do sacrifcio desinteressado, puro e sincero da pessoa que d sua vida para que outros vivam, mas sem pedir nada como recompensa. O leitor deve voltar a estudar a lio de Virgem, no captulo seis, para que compreenda bem o que so as trs gunas da Prakriti, denominadas de: sattva, rajas, e tamas.

A lei do Logos Solar o Sacrifcio. O Logos se crucifica no Amanhecer da Vida, em todo novo mundo que surge do Caos para que todos os seres tenham vida, e a tenham em abundncia. Todo aquele que chegou ao segundo-nascimento deve sacrificar-se pela humanidade, deve levantar a tocha bem alto para ensinar aos outros o caminho que conduz Luz. Aquele que se sacrifica pela humanidade atinge a iniciao venusta. urgente saber que a iniciao venusta a encarnao do Cristo no homem. Quem encarna o Cristo em si mesmo tem que viver todo o drama csmico. A iniciao venusta tem sete graus, comea com o acontecimento de Belm e termina com a morte e a ressurreio do Senhor. Quem alcana a iniciao venusta converte-se em um Cristo tambm. S por meio dos Trs Fatores da Revoluo da Conscincia, possvel se chegar iniciao venusta. PRTICA O signo de Aqurio governa as panturrilhas. Os brasileiros chamam as panturrilhas de barrigas das pernas e no se equivocam, porque, certamente, as panturrilhas so ventres magnticos maravilhosos. As foras que sobem da Terra, depois de passarem pela peneira dos ps, chegam s panturrilhas, em seu caminho ascendente, onde se encontram com as foras que descem do alto, do cu, de Urano. As foras que sobem e as que baixam, quando se encontram, magnetizam de forma intensa as panturrilhas; por isso, as panturrilhas encontram-se carregadas de erotismo. Agora fica explicado o porqu de os animais intelectuais sentirem-se to atrados pelas panturrilhas bem formadas das mulheres. Durante o signo de Aqurio, os discpulos devem fazer passes magnticos com suas duas mos sobre as panturrilhas, de baixo para cima, com o propsito de magnetiz-las poderosamente. Devem manter o vivo anelo de carregar as panturrilhas com as foras extraordinrias da constelao de Aqurio. Esses passes magnticos devem ser combinados com a seguinte orao: ORAO Fora passa, fora passa, fora passa, penetra em meu organismo, sobe para unirte com tua irm, a corrente que vem do alto, do cu, de Urano. Urano e Saturno so os planetas que governam a constelao de Aqurio. Urano um planeta totalmente revolucionrio. Por isso, os reacionrios, conservadores, regressivos e retardatrios no podem entend-lo. Entre os minerais de Aqurio destaca-se, especialmente, o urnio e o chumbo. As pedras de Aqurio so a safira e a prola negra, sendo que, embora esta ltima seja muito difcil de ser encontrada, isso no impossvel. No aconselhamos s mulheres de Aqurio que se casem com um homem taurino, porque desgraaro todas as suas vidas(6). Os nativos de Aqurio tm grande disposio para as Cincias Naturais, Medicina, Qumica, Botnica, Astrologia, Biologia, Astronomia, etc. A seus modos, os aquarianos so revolucionrios, tanto em suas vidas, costumes, em seus lares, fora de suas casas, etc.

Os nativos de Aqurio destacam-se como paladinos, alguns em grandes propores, outros em pequenas propores, mas todos tm uma marcada tendncia para serem paladinos. Aqurio o signo do Gnio, onde Saturno, o Ancio dos Cus, traz a profundidade que lhe caracteriza. Por outro lado, Urano, o planeta revolucionrio, lana seus raios sobre a espcie humana. Os aquarianos de tipo superior so altrustas, filantropos, bondosos, fiis na amizade, sinceros e sabem selecionar suas amizades por instinto. Por intuio, eles conhecem as pessoas, querendo sempre a fraternidade e o humanitarismo. O aquariano de tipo inferior desconfiado por natureza, amante do retiro exagerado; dedica a sua inteligncia, somente, s coisas do mundo fsico, a seus problemas, seus assuntos e a tudo o que sensvel e material. O aquarianos de tipo superior so precisos em suas coisas, concentrados, profundos, perseverantes e maravilhosos. As mulheres de Aqurio so boas esposas, boas mes, porm gostam de estar fora de casa, e isso aborrece muito os maridos, sobretudo se eles forem do signo de Touro.

______________
(6) Nota do Editor. Em obras posteriores, o Mestre deixou de insistir sobre a questo da comida, particularmente o Vegetarianismo, do qual era adepto e que, posteriormente, o abandonou. Isso, por considerar que no se deve fazer da cozinha uma religio. De igual forma, tambm, no insistiu sobre a incompatibilidade dos signos astrolgicos para formar matrimnio. Ele falou que no se deveria fanatizar sobre a questo, pois o casal poderia lograr a felicidade, amparando-se no imenso poder de Deus, independentemente dos signos aos quais pertenciam os cnjuges. Ao aperfeioar seus ensinamentos, retificando-os, o Venervel Mestre Samael demonstrou sua verdadeira mestria, pois sempre buscou servir cada vez melhor a humanidade.

CAPITULO XII

PEIXES (De 18 de fevereiro a 20 de maro)


Chegamos Noite-Me da Cosmologia egpcia, ao Oceano profundo de Peixes, inicitica escurido sem limites do Espao Abstrato Absoluto. o primeiro elemento do Abismo, onde as ondinas guardam o ouro do Rhim ou o fogo do pensamento divino e genesaco. O signo de Peixes est sabiamente simbolizado por dois peixes; o peixe, o pescado, o soma dos mistrios de SIS. O peixe o smbolo vivo do Cristianismo Gnstico Primitivo. Os dois peixes desse signo, enlaados por um cordo, tm um profundo significado gnstico. Representam as duas Almas dos Elohim primordiais submersas nas guas profundas da NoiteMe. J explicamos em captulos anteriores que o ntimo, o Ser, Atman, tem duas Almas: uma feminina, outra masculina. Explicamos tambm que a Alma espiritual, Buddhi, feminina. Dissemos e voltamos a repetir que a Alma humana, Manas Superior, masculina. O sagrado casal, o divino casal eterno, est sempre simbolizado por dois peixes enlaados por um fio que representa o Ser, Atman. O sagrado casal, os dois peixes eternos,

trabalham nas guas do Abismo, quando chega a Aurora do Mahamanvantara. Os dois peixes inefveis trabalham sob a direo de Atman, quando chega a Aurora da Criao. Por outro lado, bom recordar que sis e Osris no poderiam trabalhar, jamais, na Grande Obra sem o famoso mercrio da filosofia secreta. Nesse mercrio sexual, encontra-se a chave de todo o poder. Um crculo com uma linha vertical atravessada, no simbolismo hiertico, a unio sacratssima do eterno feminino com o eterno masculino; a integrao dos contrrios na Mnada essencial, inefvel e divinal. Do interior da grande Me-Espao, surge a Mnada, o Ser. Do interior do Grande Oceano, levantam-se os Elohim para trabalharem na Aurora do Mahamanvantara. A gua o elemento feminino de toda a criao, de onde provm a mater latina, a letra M, terrivelmente divina. No Cristianismo Gnstico, Maria, a mesma sis, a Me do Cosmo, a eterna Me-Espao, as guas Profundas do Abismo. A palavra Maria se divide em duas slabas: a primeira MAR, que nos recorda o Oceano Profundo de Peixes. A segunda IA, que uma variante de IO (IIIOOOO), o nome augusto da Me-Espao, o Crculo do Nada, de onde tudo emana e para onde tudo volta. o Uno, o Uno-nico do manifestado Universo, depois da Noite do Grande Pralaya ou Aniquilamento. Separadas as guas superiores das inferiores, fez-se a luz, quer dizer, surgiu a vida, o Verbo animador do Cosmo, o Filho. Essa vida tomou como elemento transmissor o Sol, o qual se encontra no centro de nosso Sistema Solar, tal como o corao dentro de nosso organismo. As fecundas vibraes do Sol se constituem no vivo fogo-elemental, que se condensa no centro de cada planeta, constituindo-se no corao de cada um deles. Toda essa luz e essa vida esto representadas pelos Sete Espritos ante o Trono dentro do Templo-Corao de cada um dos sete planetas do Sistema Solar. O trabalho de separar as guas das guas corresponde ao sagrado casal. Cada um dos sete Espritos diante do Trono emanou de si mesmo, o sagrado casal de peixes, para que eles trabalhassem na Aurora da Criao atravs do poder de Kriya-Shakty, o poder da palavra perdida, o poder da vontade e da Ioga. O amor dos amores, a paixo mstica do ltimo fogo entre o eterno esposo e a divina esposa, vital para separar as guas superiores das guas inferiores. Nesse trabalho, existe o maithuna transcendental: kriya-shakty, a palavra criadora. Ele chega com o fogo e ela transmuta as guas, separando as guas superiores das inferiores. Em seguida, os dois peixes projetam o fogo e a gua superiores transmutados sobre as guas do Caos, sobre a matria csmica, sobre o material para os mundos, sobre os adormecidos germens da existncia para fazer brotar a vida. Todo o trabalho se realiza com ajuda da palavra, da vontade e da Ioga. No princpio, o Universo sutil, depois se condensa materialmente, passando por sucessivos perodos de cristalizaes progressivas. Existem milhes de universos no espao infinito, dentro do seio da Me-Espao. Alguns universos esto saindo do Pralaya, brotando das guas Profundas de Peixes. Outros esto em plena atividade e outros mais, se dissolvendo nas guas eternas. sis e Osris nada poderiam fazer sem o mercrio sexual. Os dois peixes eternos amamse, adoram-se e vivem sempre criando e recriando. O peixe o smbolo mais sagrado do Gnosticismo Cristo Primitivo. uma pena que milhares de estudantes do Ocultismo esqueceram-se da Gnosis de Peixes.

Em nosso planeta Terra vivem sete humanidades com corpos fsicos e, de todas elas, a nossa, que a ltima, , tambm, a nica que est fracassada por ter perdido a Gnosis. As outras seis humanidades vivem em estado de jinas na quarta dimenso, seja dentro do interior da Terra, seja em muitas cidades e regies jinas. A Idade de Peixes no deveria ter sido um fracasso como, realmente, foi. A causa causorum do fracasso da Era de Peixes aconteceu, porque certos elementos tenebrosos traram a Gnosis e pregaram certas doutrinas agnsticas ou antignsticas. Eles subestimaram o peixe, desprezaram a Religio-Sabedoria e submeteram a humanidade da poca ao materialismo. Recordemos a figura de Lcio chegando cidade de Hypatia, hospedando-se na casa de Milon, cuja esposa Pnfila era uma perversa feiticeira. Em seguida, Lcio sai para comprar peixe (o ictus, smbolo do nascente Cristianismo Gnstico, o peixe, o pescado, o soma dos mistrios de sis). Os pescadores venderam-lhe, por miserveis vinte denrios, com desdm espantoso, o peixe que antes pretendiam vender por cem escudos. uma terrvel stira na qual est envolto o maior desprezo para com o nascente e j fugaz Cristianismo Gnstico. O resultado do Cristianismo Agnstico ou antignstico foi o surgimento da dialtica materialista marxista. A reao contra o Agnosticismo foi o materialismo repugnante sem Deus e sem lei. Pode-se assegurar que a Idade de Peixes fracassou por causa do Agnosticismo. A traio Gnosis foi o crime mais grave cometido durante a Idade de Peixes. Jesus, o Cristo, e seus doze pescadores iniciaram uma Idade que bem poderia ter sido de grandes esplendores. Jesus e seus doze apstolos gnsticos indicaram o caminho preciso para a Idade de Peixes, o Gnosticismo, a Sabedoria do Peixe. lamentvel que todos os livros sagrados da divina Gnosis tenham sido queimados, esquecendo-se tambm do sagrado smbolo do peixe. PRTICA Durante o signo de Peixes, preciso vocalizar durante uma hora diria. Recordemos que: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... Nos antigos tempos, as sete vogais da natureza ressoavam em todo o organismo humano desde a cabea at os ps. Agora necessrio restaurar as sete notas da harpa maravilhosa de nosso organismo para restaurar os poderes perdidos. A vogal I faz vibrar as glndulas pineal e pituitria; estas duas pequeninas glndulas da cabea esto unidas por um canal ou capilar sumamente sutil que no aparece nos cadveres. A glndula pineal encontra-se na parte superior do crebro, e a pituitria, no plexo cavernoso entre as duas sobrancelhas. Cada uma dessas pequenas glndulas tem sua aura vital. Quando as duas auras se misturam, desenvolve-se o sentido espacial, proporcionando a viso do ultra de todas as coisas. A vogal E faz vibrar a glndula tireide, que secreta o iodo biolgico. Essa glndula se encontra na garganta onde est localizado o chacra do ouvido mgico. A vogal O faz vibrar o chacra do corao, centro da intuio, e pe em atividade toda classe de poderes para se sair em astral, em estado jinas, etc. A vogal U faz vibrar o plexo solar, situado na regio do umbigo, que o centro teleptico ou crebro emocional.

A vogal A faz vibrar os chacras pulmonares, que nos permitem recordar nossas vidas passadas. A vogal M, tida no meio profano como consoante vocalizada com os lbios fechados, sem abrir a boca. Assim, o som que sai pelo nariz corresponde vogal M que faz vibrar o ens seminis, as guas da vida, o mercrio da filosofia secreta. A vogal S um assobio doce e aprazvel que faz vibrar o fogo em nosso interior. Sentado numa cmoda poltrona voc deve vocalizar: I. E. O. U. A. M. S., levando o som de cada uma das sete vogais desde a cabea at os ps. necessrio inalar e depois exalar o ar juntamente com o som da vogal bem prolongado at esgotar a exalao. Essa prtica deve ser feita diariamente para que possa desenvolver os eternos poderes mgicos. O signo de Peixes governado por Netuno, o planeta do Ocultismo prtico, e por Jpiter Tonante, o Pai dos Deuses. O metal do signo o estanho de Jpiter e as pedras so a ametista e os corais. O signo de Peixes governa os ps. Os nativos de Peixes, comumente, possuem duas esposas e vrios filhos. So de natureza dual, e tm disposio para duas profisses ou ofcios. Os nativos de Peixes so muito difceis de serem compreendidos. Como os peixes, vivem em tudo, mas tambm esto separados de tudo pelo elemento lquido. Adaptam-se a tudo, mas, no fundo, desprezam todas as coisas do mundo. So extraordinariamente sensitivos, intuitivos, profundos, mas as pessoas no podem compreend-los. Os nativos de peixes tm grande disposio para o Ocultismo, porque este signo est governado por Netuno, o planeta do Esoterismo. As mulheres de Peixes so muito nervosas e sensitivas como uma delicadssima flor, so intuitivas e impressionveis. Os piscianos tm bons sentimentos sociais, so alegres, pacficos e hospitaleiros por natureza. O perigo que o pisciano enfrenta o de cair na preguia, na negligncia, na passividade e na indiferena pela vida. Os piscianos podem chegar at falta de responsabilidade moral. A mente dos piscianos oscila entre entendimento rpido ou fatal, a preguia e o desprezo pelas coisas mais necessrias para a vida. So dois extremos e tanto caem em um extremo como no outro. A vontade dos piscianos, s vezes, forte, mas vacilante em outras ocasies. Quando o pisciano cai na indiferena e na passividade extrema, deixa-se levar pela corrente do rio da vida. Depois, quando percebe a gravidade de sua conduta, coloca em jogo a sua vontade de ao e, ento, muda radicalmente todo o curso de sua existncia. Os piscianos de tipo superior so gnsticos cem por cento. Possuem uma vontade de ao inquebrantvel e um elevadssimo sentido de responsabilidade moral. No que diz respeito ao tipo superior de Peixes, verificamos grandes iluminados, mestres, avataras, reis, iniciados, etc. O tipo inferior de Peixes tem uma marcada tendncia para a luxria, alcoolismo, glutonaria, preguia e orgulho. Os piscianos gostam de viajar, mas nem todos podem. Os piscianos tm uma grande imaginao e uma tremenda sensibilidade. Torna-se muito difcil poder compreender os piscianos, pois s um pisciano pode compreender outro pisciano. Tudo o que para as pessoas comuns e correntes tem grande importncia, para os piscianos no vale nada. No entanto, diplomtico, adapta-se s pessoas aparentando que est de acordo com elas. O ponto mais grave para os nativos de peixes quando tm que se definir na questo conjugal. Isso, porque, quase sempre, tm dois amores bsicos e fundamentais que os colocam num beco sem sada. J o tipo superior de Peixes transcende essas debilidades, porque ele casto em forma absoluta. Comumente, os piscianos sofrem muito com a famlia em seus

primeiros anos. difcil encontrar um pisciano que tenha sido feliz com a famlia durante os seus primeiros anos de vida. Quanto ao tipo muito inferior das mulheres de Peixes, observamos que caem na prostituio e no alcoolismo. As piscianas superiores, jamais, caem nisso, pois so como flores muito delicadas a exemplo das belas flores-de-ltus.

SUMRIO

TRATADO ESOTRICO DE ASTROLOGIA HERMTICA

PRLOGO.................................................................................... 09 RIES............................................................................................ 11
TOURO................................................................................................... 17 GMEOS................................................................................................ 25 CNCER................................................................................................. 33 LEO....................................................................................................... 41 VIRGEM.................................................................................................. 47 LIBRA...................................................................................................... 57 ESCORPIO........................................................................................... 65 SAGITRIO............................................................................................ 75 CAPRICRNIO...................................................................................... 85 AQURIO................................................................................................ 95 PEIXES...................................................................................................109

You might also like