You are on page 1of 10

Toda a informao que uma clula necessita durante a sua vida e a de seus descendentes, est organizada em forma de cdigo

nas fitas dos cidos nuclicos que constituem os armazenadores e transmissores de informao nos seres vivos. Esta informao traduzida em protenas permite que a clula execute todo o trabalho necessrio sobrevivncia do organismo. Existem dois tipos de cidos nuclicos: cido desoxirribonuclico ou DNA e cido ribonuclico ou RNA. Ambos so polmeros lineares de nucleotdios conectados entre si via ligaes covalentes denominadas ligaes fosfodister. Os nucleotdios, unidades bsicas dos cidos nuclicos, so constitudos de: uma base nitrogenada (anel heterocclico de tomos de carbono e nitrognio); uma pentose (acar com cinco carbonos); um grupo fosfato.

As bases nitrogenadas so de dois tipos: pricas e pirimdicas. Adenina (A) e Guanina (G) so purinas. Timina (T), Citosina (C) e Uracil (U) so pirimidinas.

As purinas so constitudas de dois anis fundidos de 5 e 6 tomos e as pirimidinas de um nico anel de 6 tomos. Apenas quatro tipos diferentes de bases so encontrados em um dado polmero de cido nuclico. No DNA as bases constituintes so A, G, C, e T enquanto no RNA so A, G, C e U. Uracil e Timina so molculas bastante relacionadas, diferindo apenas pelo grupo metila encontrado no tomo C5 do anel pirimdico da Timina (Figura 1.1)

Figura 1.1. Purinas e pirimidinas so bases nitrogenadas. Os nmeros identificam a posio nos anis heterocclicos (mais de uma espcie de tomo). a presena dos tomos de nitrognio que d a estas molculas seu carter bsico. Dois tipos de pentoses so encontrados nos cidos nuclicos: ribose e 2-desoxirribose (Figura 1.2). Diferem uma da outra pela presena ou ausncia do grupo hidroxila no C 2' da pentose. baseado nesta caracterstica que os cidos nuclicos recebem o nome RNA (ribose) ou DNA (desoxirribose).

A pentose o elo de ligao entre a base e o grupo fosfato. De um lado, o Nitrognio 9 das purinas ou o Nitrognio 1 das pirimidinas liga-se ao C1' da pentose e, de outro lado, o grupo carboxila do tomo de C5' da pentose participa da ligao ster com o grupo fosfato.

Figura 1.2 Ribose e 2desoxirribose. Os tomos de carbono so numerados como indicado. O grupo hidroxila est ausente no C2' da desoxirribose. atravs do C1' que o acar conecta-se com a base nitrogenada. No DNA o acar sempre uma desoxirribose e no RNA sempre uma ribose. Mais de um grupo fosfato pode estar ligado posio 5' do nucleotdio. As ligaes de alta energia entre o primeiro (a) e o segundo (b) e entre o segundo (b) e o terceiro (g) grupos fosfato geram energia quando hidrolisadas. Os nucleosdios trifosfato 5' so precursores na sntese de cidos nuclicos. Denomina-se nucleosdio combinao da pentose com a base nitrogenada. Dependendo do nmero de fosfatos adicionados ao nucleosdio ele denominado nucleosdio monofosfato, difosfato ou trifosfato. A nomenclatura dos monmeros dos cidos nuclicos est descrita na Tabela 1.1. As diferenas entre RNA e DNA, todavia, no se restringem aos tipos de monmeros constituintes. Na maioria das vezes o DNA apresenta-se como uma longa hlice dupla com uma estrutura secundria regular e simples, enquanto os RNAs so, geralmente, molculas de fita nica bem menores que o DNA apresentando uma enorme diversidade de estruturas secundrias. Estas caractersticas estruturais esto relacionadas s funes destas duas macromolculas na clula. Tabela 1.1. Nomenclatura dos monmeros dos cidos nuclicos Base Adenina Guanina Citosina Timina Uracil Nucleosdio adenosina guanosina citidina timidina uridina Nucleotdio cido adenlico cido guanlico cido citidlico cido timidlico cido uridlico RNA AMP GMP CMP UMP DNA dAMP dGMP dCMP dTMP -

A letra "d" utilizada para indicar que o acar a desoxirribose.

A molcula de DNA uma dupla hlice cujas cadeias esto unidas por pontes de hidrognio estabelecidas entre purinas e pirimidinas complementares. Adenina sempre pareia com Timina (A = T) e Guanina com Citosina (G = C). O modelo de dupla hlice (Figura 1.3), proposto por Watson e Crick (1953a), pautava-se nas fotografias de difrao de raio X das fibras de DNA feitas por Rosalind Franklin no laboratrio de Maurice Wilkins (Cavendish Institute, Cambridge, UK)e nas razes entre as bases, descritas por Chargaff.

Figura 1.3. Modelo da dupla hlice de DNA. A orientao das duas fitas antiparalela. As fitas so mantidas unidas por pontes de hidrognio entre bases complementares as quais se posicionam perpendicularmente ao eixo acar-fosfato de cada fita. Interaes hidrofbicas e de van der Waals contribuem para a estabilidade da hlice. Uma volta da hlice constituda de 10 nucleotdios (3,4 nm). Cada nucleotdio tem 0.34 nm ou 3,4 Angstrons (). A estabilidade e regularidade estrutural da molcula de DNA, deve-se principalmente ao fato dos anis de desoxirribose no possuirem grupos hidroxila no C 2'. Os grupos hidroxila tanto do C2' como C3' so muito reativos e podem participar de uma srie de ligaes pouco usuais permitindo uma variedade enorme de conformaes para a molcula de cido nuclico. Tal variedade, no seria uma caracterstica desejvel para uma molcula que tem armazenado e transmitido a informao gentica durante estes milhes de anos de evoluo. O exerccio de tal funo exige estabilidade e regularidade. J o RNA, constitudo de riboses , por isto mesmo, muito mais reativo e flexvel. Alm disto, o fato de ser fita simples permite um emparelhamento intramolecular de bases, gerando estruturas bastante complexas. Ao adquirir diferentes conformaes numa estrutura tridimensional, as molculas de RNA podem, inclusive, apresentar stios ativos que catalisem reaes qumicas da mesma forma que as enzimas proticas, nossas velhas conhecidas. As enzimas de RNA so denominadas ribozimas e apesar de exibirem funo cataltica so menos versteis que as enzimas proticas, uma vez que possuem menos grupos funcionais. A existncia de RNA cataltico foi demostrada por Thomas Cech (1984) quando estudava a remoo de introns nas molculas precursoras de rRNA em Tetrahymena (um protozorio ciliado). a grande flexibilidade dos RNAs que lhes permite executar uma atividade fundamental na clula, qual seja, a de interpretar o cdigo contido na linguagem de nucleotdios e descodific-lo para a linguagem de aminocidos. A molcula de RNA o intermedirio no fluxo de informaes dentro da clula, do DNA s protenas. A sntese "in vivo" de uma molcula de cido nuclico depende sempre da existncia de um molde complementar e de mquinas proticas especficas que adicionem os monmeros ao polmero

nascente. Como funcionaria um molde? No caso dos cidos nuclicos a complementaridade de bases permite facilmente a utilizao de moldes. Esta complementaridade est baseada no fato de que possvel estabelecer pontes de hidrognio entre G e C , A e T ou A e U, ou seja, purinas emparelham com pirimidinas (Figura 1.4).

Figura 1.4. O pareamento entre bases complementares envolve a formao de duas pontes de hidrognio entre A e T ou de trs pontes de hidrognio entre G e C. A noo de complementaridade est claramente expressa nos pargrafos abaixo retirados da publicao feita por Watson e Crick em 1953 logo aps a proposta do modelo da dupla hlice: ... "If the actual order of the bases on one of the pairs of chains were given, one could write down the exact order of the bases on the other one, because of the specific pairing. Thus one chain is, as it were, the complement of the other, and it is this feature which suggests how the deoxyribonucleic acid molecule might duplicate itself. Previous discussions of self-duplication have usually involved the concept of a template, or mould. Either the template was supposed to copy itself directly or it was to produce a "negative", which in its turn was to act as a template and produce the original "positive" once again. In no case has it been explained in detail how it would do this in terms of atoms and molecules. Now our model for deoxyribonucleic acid is, in effect, a pair of templates, each of which is complementary to the other. We imagine that prior to duplication the hydrogen bonds are broken, and the two chains unwind and separate. Each chain then acts as a template for the formation onto itself of a new companion chain, so that eventually we shall have two pairs of chains, where we only had one before. Moreover, the sequence of the pairs of bases will have been duplicated exactly;" . No momento da polimerizao, cada nucleosdio trifosfatado adicionado cadeia nascente, a qual est pareada com a fita molde. A adio de cada nucleotdio feita atravs do estabelecimento de uma ligao ster entre a hidroxila terminal 3' da pentose e o grupo fosfato do nucleotdio ingressante. A energia armazenada no nucleosdio trifosfatado utilizada pela polimerase para catalisar a reao que resulta na adio de um nucleosdio monofosfato cadeia e conseqente liberao de um pirofosfato que ser posteriormente quebrado em ons fosfato por pirofosfatases (Figura 1.5).

Figura 1.5. A sntese dos cidos nuclicos ocorre com a adio de nucleotdios ao terminal 3'-OH da cadeia nascente de sorte que a sntese sempre no sentido 5' 3'. O precursor da sntese um nucleosdio trifosfatado que perde os fosfatos g e b, durante a durante a reao, na forma de pirofosfato (2 Pi). A nova molcula adicionada deixa sempre exposto um terminal 3'OH para receber o prximo nucleotdio. Assim, a posio 5' de uma pentose est conectada posio 3' da prxima pentose, via um grupo fosfato. A cadeia, cuja espinha dorsal so as molculas de acar-fosfato, cresce no sentido 5' 3'. As bases nitrogenadas fixam-se perpendicularmente ao esqueleto acar-fosfato. Durante a sntese de DNA as enzimas envolvidas so DNA polimerases enquanto na sntese de RNA as enzimas envolvidas so RNA polimerases. Estas enzimas so mquinas proticas, constitudas de vrias subunidades que executam funes especficas durante os processos de polimerizao. As polimerases so especficas para desoxirribonucleotdios ou ribonucleotdios. Sempre que tivermos uma seqncia de desoxirribonucleotdios 5' ATCGAAG 3' como molde, ser sintetizada, com absoluta preciso, a seqncia da fita complementar 5'CTTCGAT 3', desde que a enzima catalisadora seja uma DNA polimerase ou ento, a fita 5' CUUCGAU 3' se a enzima catalisadora for uma RNA polimerase. Em qualquer dos casos a adio de nucleotdios cadeia nascente obedece a ordem da seqncia de nucleotdios na cadeia molde. importante salientar que tanto no caso da sntese de DNA como de RNA as cadeias nascentes e o molde correm em direes opostas ou anti-paralelas (Figura 1.6).

Figura 1.6. Duplicao do DNA. Cada nucleotdio adicionado utilizando-se a energia armazenada nas ligaes fosfato dos nucleosdios trifosfatados. A cadeia molde e a cadeia nascente so antiparalelas. A sntese depende da especificidade do emparelhamento das bases.

A sntese "in vivo" de uma cadeia polipeptdica tambm depende de um molde: a molcula de mRNA. Denomina-se RNA mensageiro (mRNA), o RNA transcrito a partir de uma seqncia de

DNA capaz de codificar uma protena. Para que o RNA sirva de molde para a sntese de protenas, necessrio um descodificador ou molcula adaptadora capaz de "ler" o cdigo gentico. Esta molcula um RNA especial, o RNA transportador (tRNA) cuja cadeia polinucleotdica de 75 a 85 nucleotdios apresenta uma estrutura secundria peculiar na forma de trevo, ilustrada na Figura 1.7. interessante notar que h um pareamento interno entre as bases desta fita simples formando hastes que sustentam alas onde se encontram as seqncias de nucleotdios no emparelhadas. Alguns nucleotdios apresentam bases modificadas. A modificao das bases ocorre aps a sntese do tRNA.

Figura 1.7 - A) Estrutura secundria de um tRNA. A posio do anti-cdon e do brao aceptor de aminocido esto indicadas. B) Estrutura tridimensional determinada por difrao de Raio X.

Estas estruturas de haste e haste/alas so os braos da molcula: Brao aceptor - haste que termina numa seqncia, no emparelhada, CCA 3'OH na qual se ligar o aminocido especfico deste tRNA. Brao do anti-cdon - encontrado na posio oposta do brao aceptor, contm uma trinca central de nucleotdios especfica para cada tipo de tRNA a qual reconhece a trinca complementar no mRNA. A trinca do mRNA denominada cdon e a do tRNA denominada anti-cdon.

Cada cdon uma trinca de nucleotdios que corresponde a um nico tipo de aminocido . Alguns cdons no correspondem a nenhum aminocido. Estes so chamados cdons de terminao O cdon AUG especifica metionina que geralmente inicia a sntese protica (veja aqui o Cdigo Gentico). Tal sistema de descodificao permite que um mRNA seja utilizado como molde para a sntese de um polipeptdio. A ligao dos tRNAs ao seu aminocido especfico, depende da ao das enzimas aminoacil-tRNA sintetases que ativam cada aminocido ligando-o corretamente ao tRNA especfico (Figura 1.8). Do contato entre a enzima e o tRNA participam os braos do anti-cdon e a haste D. Logo, numa dada clula devem existir, no mnimo, 20 tipos de aminoacil-tRNA sintetases. Todavia, como o cdigo degenerado este nmero pode subir para 40 ou 50. As aminoacil tRNA sintetases tambm so molculas adaptadoras.

Figura 1.8 - A enzima aminoacil-tRNA sintetase acopla um aminocido particular ao seu tRNA correspondente. O tRNA carregado dirige-se ao ribossomo onde, via complementaridade de bases, reconhecer o cdon apropriado no mRNA. O tRNA especfico recebe a notao do aminocido correspondente. O "entendimento" do cdigo gentico requer, portanto, duas molculas adaptadoras: as enzimas aminoacil-tRNA sintetases, que ligam um aminocido particular ao seu tRNA correspondente e a molcula de tRNA propriamente dita que se liga ao cdon apropriado no mRNA, atravs de pareamento com o anti-cdon. O processo de sntese de polipeptdios usando como molde os mRNAs denominado traduo e ocorre nos ribossomos em presena do mRNA, dos tRNAs carregados e de uma srie de outros fatores acessrios e enzimas especficas utilizando energia proveniente da hidrlise do GTP. Os ribossomos so partculas compostas de duas subunidades. A subunidade grande (L, do ingls, Large) e a subunidade pequena (S, do ingls Small). Cada subunidade ribossmica constituda de um conjunto especfico de protenas e de molculas de RNA ribossmico (rRNA)

Figura 1.9 - Mecanismo de adio de um nico aminocido cadeia nascente de polipeptdio durante a traduo do mRNA. O aminocido 6 carregado pelo seu respectivo tRNA est sendo adicionado. Os aminocidos de 1 5 j fazem parte do polipeptdio. O tRNA vazio, de anti-cdon CCC, complementar ao cdon GGG (aa4) est abandonando o ribossomo. O stio do ribossomo que recebe o tRNA carregado denominado stio A. O stio onde se liga o tRNA carregando a cadeia polipeptdica (peptidil-tRNA) denominado stio P. Quando uma mensagem (mRNA) acopla-se subunidade ribossmica pequena, juntamente com o tRNA iniciador (tRNAMet), est dado o passo inicial para a sntese da cadeia polipeptdica codificada no mRNA. Uma leitura cuidadosa desta mensagem ser feita por tRNA sucessivos, carregando os

aminocidos adequados (Figura 1.9). Aqui, a molcula de mRNA ser utilizada como molde para a construo do polipeptdio nascente. A reao fundamental no processo de sntese protica a formao da ligao peptdica entre o grupo carboxila no final da cadeia nascente e o grupo amino livre de um aminocido ingressante.Logo, o sentido de sntese da cadeia polipeptdica do terminal amino ao terminal carboxila colinear leitura da mensagem a qual sempre feita do terminal 5' para o terminal 3' da molcula de mRNA. Todos os processos delineados acima, tais como duplicao do DNA, transcrio e traduo, so executados por mquinas proticas especializadas que podero ser estudados com mais detalhes nos captulos especficos. Os componentes orgnicos das clulas so divididos nas seguintes categorias principais: GLICDEOS; LIPDEOS; PROTENAS; CIDOS NUCLICOS. Dos compostos acima as PROTENAS assumem posio de destaque sendo os mais freqentes e variados componentes celulares. OBSERVAES IMPORTANTES SOBRE A MATRIA ORGNICA: v Nos animais os LIPDEOS so mais abundantes que os GLICDEOS. Nos vegetais ocorre o inverso; v Os LIPDEOS so os mais energticos componentes celulares; v Os GLICDEOS so os mais facilmente oxidados pelas clulas; v Na ordem decrescente de prioridades das clulas para obterem energia esto GLICDEOS LIPDEOS PROTENAS; v As PROTENAS e os CIDOS NUCLICOS so macromolculas INFORMACIONAIS; v As PROTENAS tm um grande poder de catalisar reaes celulares; v O DNA responsvel pela grande estocagem de informaes para a coordenao do metabolismo celular; v As VITAMINAS desempenham um papel similar ao dos sais minerais auxiliando as enzimas no seu trabalho; As molculas orgnicas assumem vrias dimenses desde as PEQUENAS MOLCULAS peso molecular variando entre 100 e 1.000 como: aucares, cidos graxos, aminocidos e nucleotdeos, at as MACROMOLCULAS: polissacardeos, polipeptdeos e polinucleotdeos. IV GLICDEOS: MONOSSACARDEOS:

Frmula geral: (CH2O)n.

O nmero de Carbonos vai de 3 7.

Os monossacardeos renem-se para formarem oligossacardeos e polissacardeos. So aproveitados protamente pelas clulas devido ao pequenos tamanho. POLISSACARDEOS: As grandes cadeias de monossacardeos atuam na estruturao Celular QUITINA e CELULOSE- ou no armazenamento de energia AMIDO e GLICOGNIO. Algumas pequenas cadeias de monossacardeo ao serem combinadas com protenas GLICOPROTEINAS ou com lipdios GLICOLIPIDIOS, ganham propriedades incomuns para os glicdios e atuam em processos de RECONHECIMENTO CELULAR, como o caso do GLICALICE. V LIPDIOS: Sob a denominao de lipdios so reunidos compostos de vrias espcies, que apresentam em comum no tanto a estrutura molecular, como no aucares, mas o comportamento fsico-qumico como, por exemplo, a baixa solubilidade em gua. Os lipdeos mais comuns so as GORDURAS, os LEOS e os ESTERIDES. Como nos carboidratos, os tomos componentes dos lipdeos so C, H, O embora em alguns casos aparea Fsforo sendo que o teor de Hidrognio muito superior ao de Oxignio. Os cidos graxos estabelecem uma ligao ster com algum tipo de lcool. As gorduras so as molculas com maior poder de armazenamento de energia. A razo principal, do ponto de vista qumico, percebida quando comparamos uma molcula de acar ( C6H12O6) com uma de gordura (C57H110O6). Da 1g de Gordura liberar ao ser oxidado mais do dobro de calorias de 1g de acar. Porm, a oxidao das molculas de acar mais freqente por parte das clulas. Ento por que razo o nosso corpo armazena sua energia principalmente na forma de gorduras e no na forma de aucares? As vantagens de se armazenar energia em lipdios reside no fato de eles: ARMAZENAREM MAIS ENERGIA POR GRAMA; APRESENTAREM UMA GRANDE ESTABILIDADE.

VI PAPIS BIOLGICOS DOS LIPIDEOS E GLICDEOS: LIPDEOS: ENERGTICO; ESTRUTURAL; ISOLANTE TRMICO E ELTRICO;

HORMONAL. GLICDIOS: ENERGTICO; ESTRUTURAL; RECONHECIMENTO CELULAR.

VII A FABRICAO DOS AUCARES PELAS CLULAS: ATRAVS DA FOTTOSSNTESE QUE SURGE A GLICOSE QUE PODER TER OS SEGUINTES DESTINOS NUMA CLULA VEGETAL:

q q q q

Entrada no processo respiratrio; Armazenamento na forma de amido; Sntese de celulose; Formao de outros compostos orgnicos (c. Graxos , Aminocidos...)

OBS.: Praticamente todos os compostos existentes nas clulas vegetais so oriundos direto ou indiretamente do esqueleto de Carbonos da glicose e os animais aproveitam na sua alimentao esses compostos para transforma-los, originando suas molculas tpicas. RESUMO: Organismos vivos so sistemas qumicos autnomos, capazes de auto-propagao. Eles so constitudos de um grupo distinto e restrito de pequenas molculas compostas de carbonos, que so essencialmente as mesmas para cada espcie viva. As principais categorias so aucares, cidos graxos, aminocidos e nucleotdeos. Aucares so a fonte primria de energia para as clulas e podem ser incorporados em polissacardeos para armazenamento de energia. cidos graxos tambm so importantes no armazenamento de energia, porm sua funo mais significante est na formao de membranas celulares. Polmeros que consistem de aminocidos constituem as macromolculas versteis e altamente diversas, conhecidas como protenas. Nucleotdeos desempenham um papel central na transferncia de energia, e tambm so as subunidades, a partir das quais as macromolculas informacionais, DNA e RNA , so feitas.

You might also like