You are on page 1of 21

Como submeter meu projeto pela Plataforma Brasil?

Este documento tem como principal objetivo oferecer orientaes bsicas para que os pesquisadores submetam seus projetos na Plataforma Brasil.

O sistema da Plataforma privilegiou a delineamento de pesquisas das reas biomdicas, especialmente pesquisas clnicas. Diante disto, este tutorial tem como objetivo orientar os pesquisadores das reas das cincias humanas e sociais para o uso da Plataforma.

A Plataforma Brasil conta tambm com suas prprias orientaes pra submisso. Para acess- las visite a pgina inicial da Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf) e clique no cone Ajuda, no canto direito da tela. Uma nova janela abrir, e nela voc poder fazer download do guia de submisso de pesquisa, do glossrio do sistema bem como um arquivo com as perguntas freqentes. Veja na figura abaixo:

Antes de iniciar o processo de submisso de seu projeto na Plataforma Brasil importante que voc saiba que: - Para submeter seu projeto por meio da Plataforma Brasil necessrio que voc j possua um cadastro no sistema. Caso voc ainda no tenha feito seu cadastro, leia

atentamente nossas instrues Como me cadastrar na Plataforma Brasil? e efetue seu cadastro aqui.

- Todos os pesquisadores da equipe de pesquisa tambm devem ser cadastrados na Plataforma Brasil.

- Todos os dados referentes sua pesquisa, desde o delineamento de seu projeto at as informaes sobre a equipe de pesquisa, oramento e cronograma devero ser informados online em formulrios disponibilizados pelo sistema. Tenha em mos todas as informaes com relao ao seu projeto de pesquisa.

- O sistema permite que voc salve tudo o que preencheu e que continue o preenchimento posteriormente. Porm, importante ressaltar que o sistema fecha automaticamente se no houver nenhuma ao no perodo de 30 min.

- A proposta do sistema que as informaes contidas nos formulrios preenchidos pelos pesquisadores sejam suficientes para que os Comits de tica em Pesquisa revisem eticamente seu projeto. Portanto, importante que voc preencha cada campo solicitado com a maior clareza e objetividade quanto possvel.

- Os aspectos do delineamento do seu projeto como introduo, resumo, hiptese, objetivos, metodologia, riscos e benefcios, metodologia de anlise de dados e desfechos sero campos obrigatrios e devero ser preenchidos com no mximo 4.000 caracteres. Isto equivalente aproximadamente duas laudas de texto.

importante que voc faa um exerccio de sntese destes aspectos do seu projeto para que os principais pontos sejam contemplados nestes 4.000 caracteres. A utilizao do recurso de copiar e colar trechos de seu projeto, caso no seja realizado com cuidado, pode dificultar o processo de reviso tica. O CEP/IH recomenda que seja anexado via sistema (tela 05), o projeto de pesquisa completo. Este procedimento pode evitar que seu projeto seja considerado com pendncias por falta de informaes.

- Ser necessrio que voc imprima e assine a folha de rosto. O sistema gerar este documento automaticamente. Quando as assinaturas forem coletadas, ser necessrio

que voc envie este documento por meio da Plataforma Brasil. Voc no conseguir finalizar o processo de submisso caso a folha de rosto no seja anexada. O sistema permite que sejam anexados outros arquivos para envio ao Comit de tica.

Iniciando o processo de submisso de seu projeto de pesquisa Para submeter seu projeto por meio da Plataforma Brasil necessrio que voc j possua um cadastro no sistema.

Caso voc ainda no tenha feito seu cadastro, leia atentamente nossas instrues Como me cadastrar na Plataforma Brasil?.

Caso voc j possua cadastro na Plataforma necessrio que voc faa o login no sistema atravs da pgina inicial do sistema http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf.

Utilize seu e-mail e a senha recebida anteriormente, no momento de seu cadastro

Tela inicial

Aps efetuar o login na Plataforma Brasil, voc ter acesso tela inicial do sistema. Haver duas abas disponveis no canto superior esquerdo da tela, a aba pesquisador e a aba alterar meus dados.

Na aba Pesquisador voc tem acesso uma tela de gesto de seus pro jetos. Atravs dela, voc poder acompanhar o status de seus projetos, edit-los e cadastrar novas submisses.

Na aba Alterar meus dados voc pode modificar os dados informados no momento de seu cadastro, incluindo sua senha de acesso ao sistema. E importante notar que nesta aba, o tempo para que o sistema feche automaticamente de 15 min.

Para cadastrar um novo projeto de pesquisa para reviso tica, acesse a aba Pesquisador e clique em Cadastrar nova submisso.

Para cadastrar seu projeto de pesquisa voc ter de preencher informaes que sero apresentadas em 6 telas distintas: 1. Informaes preliminares; 2. rea de estudo; 3. Desenho de estudo / Apoio financeiro; 4. Detalhamento do estudo; 5. Outras informaes e 6. Finalizar.

Conhea as telas e as informaes que sero solicitadas em cada uma delas.

Tela 01 Informaes preliminares

A primeira pergunta desta tela se a pesquisa envolve seres humanos. O sistema CEP/CONEP s revisa projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. A pergunta do formulrio exatamente a definio de pesquisa envolvendo seres humanos descrita na Resoluo CNS n 196/96, documento que apresenta as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos no Brasil.

A segunda pergunta da tela refere-se ao modelo de formulrio que o pesquisador deseja preencher. Atualmente s o modelo simplificado est disponvel.

Nesta tela sero solicitadas ainda informaes sobre:

1. Quem o pesquisador principal e seus dados A Resoluo 196/96 define pesquisador responsvel como a pessoa responsvel pela

coordenao e realizao da pesquisa e pela integridade e bem-estar dos sujeitos da pesquisa.

Conforme posicionamento da CONEP, na psgraduao, o mestrando e o doutorando devem assumir as funes de pesquisador responsvel. Em caso de alunos de graduao e de projetos de iniciao cientfica, o pesquisador responsvel dever ser o professor orientador. Veja aqui.

2. Se o pesquisador responsvel deseja delegar o preenchimento dos dados do projeto a um assistente (sero solicitados os dados do assistente)

3. A equipe de pesquisa

4. A instituio proponente

Conforme esclarecimentos por parte da Comisso Nacional de tica em Pesquisa CONEP (CARTA N 0212/CONEP/CNS) a instituio proponente refere-se quela qual o pesquisador responsvel est vinculado e ela que cabe, a princpio, a reviso tica dos projetos de pesquisa.

A listagem de instituies proponentes que ser disponibilizada ao pesquisador no momento do cadastro de uma nova submisso equivalente s instituies s quais o pesquisador declarou ter vnculos no momento de seu cadastro.

Como os Comits de tica em Pesquisa no tero nenhuma ingerncia sobre a forma de distribuio e recebimento dos projetos, para que haja mais chances de seu projeto ser enviado para reviso tica ao CEP/IH, sugerimos que no momento do cadastro de sua nova submisso, voc indique o Instituto de Cincias Humanas da Universidade de Braslia como instituio proponente.

5. Se o projeto um estudo internacional Para responder adequadamente, recomendvel que o pesquisador leia atentamente Resoluo 292/99 e Resoluo 346/06 do Conselho Nacional de Sade, disponveis na pgina da CONEP.

Tela 02 rea de estudo

A tela 02 solicita informaes sobre: 1. Se o estudo refere-re a alguma das reas temticas especiais assim definidas pela CONEP

As reas temticas especiais so listadas no formulrio. Vale ressaltar que projetos que se enquadram nessas reas tem um processo de reviso diferenciado: tambm so revisados por parte da CONEP.

O CEP/IH no revisa estudos das reas temticas especiais 1, 2, 3, 4 e 5.

O CEP/IH foi criado com o intuito de pensar os desafios ticos presentes em pesquisas nas reas de cincias humanas, sociais e projetos que se utilizam de metodologias qualitativas de coleta de dados.

2. A rea do conhecimento do projeto As grandes reas, assim como as reas temticas especiais tambm esto listadas no formulrio. Voc poder marcar at trs reas do conhecimento

3. O propsito principal do estudo (OMS)

Este item estar, inicialmente, desabilitado. S ser habilitado para pesquisadores que estejam submetendo projetos referentes Grande rea 4. Cincias da Sade

4. Os ttulos pblicos e cientficos da pesquisa bem como os acrnimos dos ttulos

Os campos referentes aos ttulos so de preenchimento obrigatrio.

O ttulo cientfico refere-se ao ttulo real do projeto de pesquisa e no ser divulgado. O ttulo pblico aquele ao qual todos os pesquisadores tero acesso.

Vale ressaltar que para a maioria das pesquisas os ttulos sero iguais, dado que a publicao do ttulo original no trar nenhum prejuzo ao pesquisador e/ou aos participantes da pesquisa.

Um dos propsitos da Plataforma Brasil garantir a transparncia do processo de reviso tica dos projetos de pesquisa por meio da formulao de um banco de dados sobre todas as pesquisas em andamento no Brasil. Dessa forma, a Plataforma disponibilizar os dados bsicos dos projetos. Neste banco de dados, apenas o ttulo pblico ser divulgado.

Os campos referentes aos acrnimos estaro, inicialmente, desabilitados. S sero habilitados para pesquisadores que estejam submetendo projetos de pesquisa cujo propsito principal clnico (projetos referentes Grande rea 4. Cincias da Sade). 5. Qual o pesquisador ser o contato cientfico referente ao projeto submetido e quem ser o pesquisador principal

Tela 03 Desenho de estudo / Apoio financeiro Grande parte das informaes solicitadas nesta tela s ser habilitada para projetos cuja grande rea de conhecimento na qual o projeto se enquadra a Grande rea 4, Cincias da Sade e cujo propsito principal do estudo seja clnico. Para os demais tipos de projeto, haver apenas 3 campos habilitados para preenchimento. Veja abaixo:

1. Desenho 2. Apoio financeiro Neste campo dever ser descrito o tipo de apoio financeiro recebido pelo pesquisador.

2.1 Ao clicar em Adicionar apoio financeiro, uma nova janela ser aberta e nela estaro listados trs tipos de financiamento: - Institucional principal - Institucional secundrio - Financiamento prprio

2.2 Selecione o tipo de financiamento de seu projeto.

2.3 Caso seu projeto conte com algum tipo de financiamento institucional, clique em pesquisar. Uma nova janela ser aberta para que voc busque no sistema a instituio que est oferecendo o apoio financeiro ao seu projeto. Aps realizar a busca pela instituio, clique em adicionar.

2.4 Caso seu projeto conte com financiamento prprio, o boto pesquisar ser desabilitado. Basta selecionar a opo financiamento prprio e clicar em adicionar.

3. Palavra-chave Este campo refere-se aos descritores de sua pesquisa. Voc ter que adicionar um descritor por vez. Para isso, clique em adicionar palavra-chave, digite o descrito e clique em adicionar. Tela 04 Detalhamento do estudo Esta a tela na qual voc deve apresentar seu projeto de pesquisa. A tela composta pelos seguintes

campos: 1. Introduo 2. Resumo 3. Hiptese 4. Objetivo primrio 5. Objetivo secundrio (o preenchimento no obrigatrio) 6. Metodologia proposta 7. Critrios de incluso (h a opo no se aplica) 8. Critrios de excluso (h a opo no se aplica) 9. Riscos 10. Benefcios 11. Metodologia de anlise de dados 12. Desfecho primrio 13. Desfecho secundrio (o preenchimento no obrigatrio) Estes itens (do 1 ao 13) devem ser preenchidos utilizando-se at, no mximo, 4.000 caracteres o que equivale aproximadamente duas laudas de texto.

importante que voc faa um exerccio de sntese destes aspectos do seu projeto para que os principais pontos sejam contemplados nestes 4.000 caracteres. Porm, o CEP/IH recomenda que seja anexado via sistema (tela 05), o projeto de pesquisa completo. Este procedimento pode evitar que seu projeto seja considerado com pendncias por falta de informaes.

Caso algum dos itens listados acima sejam estranhos ao delineamento de seu projeto, escreva No se aplica.

14. Tamanho da amostra no Brasil Este campo se refere ao nmero total de sujeitos de pesquisa (sujeitos que sero entrevistados, aos quais sero aplicados questionrios, etc).

15. Data do primeiro recrutamento Este campo se refere ao incio do trabalho de campo que envolve a participao dos sujeitos de pesquisa. No caso de pesquisas que prevem a anlise de pronturios, processos judiciais ou qualquer tipo de dossi sobre pessoas, a anlise destes documentos deve ser considerada como incio do trabalho de campo.

16. Pases de recrutamento Este campo se refere ao pas de origem dos sujeitos de pesquisa. necessrio que voc indique o nmero de sujeitos recrutados em cada pas. Vale ressaltar, que os sujeitos aos quais se referem os pronturios, processos judiciais ou qualquer tipo de dossi devem ser considerados ao se contabilizar o nmero total de sujeitos recrutados.

Tela 05 Outras informaes Nesta tela sero solicitadas informaes adicionais com relao ao projeto de pesquisa, incluindo questes sobre termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), o cronograma e o oramento. A tela disponibiliza tambm um campo aberto no qual podem ser acrescentadas outras informaes, justificativas ou consideraes a critrio do pesquisador.

nesta tela que voc encontrar os recursos para imprimir a folha de rosto e para fazer o upload deste e outros documentos.

Nesta tela sero solicitadas as seguintes informaes: 1. Se a pesquisa se utilizar de fontes de dados secundrios como pronturios, dados demogrficos, etc.

Caso o pesquisador responda positivamente, ser necessrio que ele detalhe de que forma estas fontes sero utilizadas. O CEP/IH recomenda que alm de apresentar as razes para o uso de tais fontes, os pesquisadores apresentem quais os cuidados ticos sero tomados no que toca a coleta e manejo de tais dados.

Leia tambm as consideraes da CONEP sobre este tema.

O CEP/IH sugere ainda que os pesquisadores preencham, assinem e anexem via Plataforma Brasil o termo de responsabilidade pelo uso de informaes e cpias de documentos para fins de pesquisa, disponvel na pgina do Comit. 2. Qual o nmero de sujeitos de pesquisa que sero abordados pessoalmente, recrutados, ou que sofrero algum tipo de interveno neste centro de pesquisa.

Neste campo no devero ser contabilizados os sujeitos aos quais se referem os pronturios, processos judiciais ou qualquer tipo de dossi.

3. Os grupos em que sero divididos os sujeitos de pesquisa

Neste campo devero ser discriminados os grupos em que sero divididos os participantes e quais procedimentos estes sujeitos sero submetidos. Se no seu projeto de pesquisa no houver diferentes grupos de sujeitos, ao preencher o campo de identificao do grupo escreva grupo nico.

4. Se o estudo multicntrico no Brasil Segundo a CONEP, estudo multicntrico refere-se aquela pesquisa a ser conduzida de acordo com protocolo nico em vrios centros de pesquisa e, portanto, a ser realizada por pesquisador responsvel em cada centro, que seguir os mesmos procedimentos.

Caso seu o estudo seja um projeto multicntrico, ser necessrio adicionar os dados de cada centro no Brasil.

Para maiores informaes sobre projetos multicntricos, leia a Resoluo 346/06.

5. Se o estudo conta com instituies co-partipantes Segundo a CONEP, instituio co-participante aquela na qual haver o desenvolvimento de alguma etapa da pesquisa.

Caso o seu estudo envolva instituies co-participantes ser necessrio adicionar os dados de cada instituio.

Para maiores informaes sobre o que so as instituies co-participantes, leia a CARTA N 0212/CONEP/CNS.

6. Se o pesquisador prope a dispensa do TCLE Caso voc proponha a dispensa do uso do termo de consentimento livre e esclarecido, ser necessrio.

7. Se haver reteno de amostras para armazenamento em banco Este campo se refere pesquisas que envolvam armazenamento de material biolgico humano.

Para maiores informaes, leia a Resoluo 441/11.

8. As etapas do cronograma de execuo Cada etapa da pesquisa dever ser identificada individualmente com a indicao da data de incio (ms e ano) e trmino (ms e ano).

importante que voc saiba que os projetos de pesquisa devem ser apresentados para apreciao por um Comit de tica em Pesquisa antes da fase que envolve a participao das dos sujeitos pesquisadas, ou seja, antes do incio do trabalho de campo/coleta de dados.

Para que o cronograma de sua pesquisa no seja prejudicado importante que voc considere o tempo de submisso de seu projeto a um CEP. A avaliao tica de projetos de pesquisa um processo minucioso que pode demandar tempo.

9. Detalhamento do oramento Cada despesa dever ser identificada individualmente com a indicao do valor em reais (R$). Os tipos de despesas previstos pelo sistema so: - Custeio (aluguel, pagamento de pessoal, etc) - Capital (equipamentos, livros, etc) - Bolsas - Outros

10. Bibliografia Neste campo voc deve indicar bibliografia pertinente, relacionada ao tema trabalhado no projeto de pesquisa. A indicao da bibliografia tem como propsito auxiliar os pareceristas no momento da reviso tica dos projetos.

Upload de documentos nesta parte tela que voc poder gerar a folha de rosto para impresso e assinatura. Para isto, o voc deve clicar no boto imprimir folha de rosto. A folha de rosto ser

gerada automaticamente em formato pdf. e deve ser salva pelo pesquisador e posteriormente impressa para que sejam coletadas as assinaturas pertinentes.

O CEP/IH solicita que no campo 13 da folha de rosto, denominado Unidade/rgo voc discrimine o nome de sua unidade acadmica (departamento, faculdade, programa de ps-graduao) e colha assinatura do responsvel por esta unidade. A instituio ao qual voc est vinculado co-responsvel pela pesquisa.

As orientaes sobre como salvar e editar o cadastro de sua nova submisso so apresentadas ao final deste documento.

Aps coletadas as assinaturas, o pesquisador dever fazer o upload da folha de rosto nesta mesma parte da tela, seguindo os passo a seguir:

A folha de rosto gerada automaticamente pelo sistema, a partir das informaes prestadas pelo pesquisador. 1. Selecione o tipo de documento que ser enviado ao sistema 2. Clique em selecionar arquivo e busque o arquivo em seu computador

3. O nome do arquivo aparecer no box que fica abaixo do boto Selecionar e em seguida o boto Adicionar ser habilitado. Clique no boto para anexar seu arquivo.

A lista de todos os documentos adicionados aparecer no fim da tela.

possvel apagar cada um dos documentos. Basta clicar no cone representado por uma lixeira, no campo aes. Para submisso de projetos ao CEP/IH, solicitamos que sejam enviados, alm da folha de rosto, os seguintes documentos:

1. Carta de encaminhamento ao CEP/IH Trata-se de uma carta da autoria do(a) pesquisador(a), dirigida ao CEP/IH onde devem constar as informaes bsicas sobre o projeto de pesquisa. Utilize o modelo disponvel em nossa pgina na internet (http://www.cepih.org.br/pesquisador.htm). Informaes obrigatrias: Ttulo do projeto Nome completo dos(as) pesquisadores(as) envolvidos no projeto Nome da instituio ao qual o(a) pesquisador(a) est vinculado (departamento, programa de psgraduao) Natureza do projeto (trabalho de concluso de curso, projeto de dissertao de mestrado, projeto de tese de doutorado, plano de trabalho de iniciao cientfica) Nome da instituio onde sero coletados os dados

2. Projeto de pesquisa

A apresentao do projeto de pesquisa completo, para alm dos dados j fornecidos na tela 4, podem evitar que seu projeto seja considerado com pendncias por falta de informaes. A submisso de projetos de iniciao cientfica s poder ser protocolada (e, portanto, avaliada) se o projeto completo do(a) professor(a) orientador(a) nos for enviado juntamente com os planos de trabalhos dos/das estudantes.

3. Instrumentos de coleta de dados So os questionrios, roteiro de entrevistas, roteiro de observao, etc. Se no houver instrumento de pesquisa ou caso no seja possvel encaminh lo ao CEP/IH, devem ser justificadas metodologicamente as razes de sua ausncia.

4. Carta de aceitao da instituio onde sero coletados os dados Tratase de uma carta da instituio onde ser realizada a coleta de dados/recrutamento dos sujeitos de pesquisa indicando a cincia e concordncia com a realizao da pesquisa. A carta deve conter o nome da instituio, o nome e a assinatura do responsvel pela autorizao. Utilize o modelo disponvel em nossa pgina (http://www.cepih.org.br/pesquisador.htm).

Tela 06 - Finalizar

Nesta, que a ltima tela a ser preenchida para que finalize o cadastro de sua nova submisso, voc poder escolher se deseja manter o sigilo da ntegra de seu projeto e por qual perodo.

Alm disso, h nesta tela um termo de compromisso que deve ser lido e aceito pelos pesquisadores. H um box que deve ser marcado ao final do texto. Se voc no marcar o box, o cadastro de sua submisso no ser efetuado.

Aps aceitar o termo de compromisso, caso no haja nenhum documento a ser anexado ou campo a ser preenchido voc poder enviar seu projeto ao CEP.

Ao clicar no boto enviar projeto ao cep, no ser mais possvel editar seu cadastro de nova submisso. Recomendamos que voc revise cada uma das telas antes de finalizar o cadastro de sua nova submisso.

A Plataforma Brasil permite que voc inicie o preenchimento dos formulrios e salve todo o trabalho realizado para que voc continue posteriormente.

Todas as telas dispe do boto salvar/sair . Ao clicar neste boto seu trabalho ser salvo e ser realizado, automaticamente, seu o logoff do sistema.

Lembre-se que voc precisar utilizar este recurso ao menos uma vez, j que ser necessrio que voc colete as assinaturas da folha de rosto para anexar o documento novamente via Plataforma Brasil.

Como editar seu cadastro de nova submisso 1. Para editar seu trabalho ser necessrio que voc faa o login na Plataforma Brasil.21 2. A tela inicial, na aba Pesquisador, listar todos os projetos cadastrados, indicando sua situao e oferecer algumas opes. 3. Para editar seu projeto clique no cone representado por um lpis no campo gesto da

pesquisa. Aps realizar todas as alteraes necessrias, voc pode enviar seu projeto a um CEP.

Em caso de dvidas escreva para o CEP/IH no endereo cep_ih@unb.br ou entre em contato com a equipe da Plataforma Brasil pelo menu de Ajuda on-line disponibilizada no site.

You might also like