You are on page 1of 10

Comunicao Litrgica

Pe. Nandi

Comunicao Litrgica , em primeiro lugar, a comunicao de Deus e no dos atores rituais.

Comunicao Litrgica , aquele tipo de comunicao religiosa que favorece a manifestao do SAGRADO.

Comunicao litrgica a arte de executar bem o que j est prescrito no rito. Na comunicao Iitrgica no conta s 0 QUE SE DIZ, mas 0 COMO SE DIZ. Na comunicao Iitrgica conta no s 0 QUE SE FAZ, mas 0 COMO SE FAZ. Comunicao Iitrgica aquilo que fica quando se acredita no que se diz, quando se acredita no que se faz.

Dicas de comunicao litrgica

O PRESIDENTE DA CELEBRAO
Conforme j diz a palavra, presidente aquele que preside. Na liturgia aquele que preside a celebrao. Pode ser o bispo, o padre, o dicono ou o ministro do culto. O presidente da celebrao representa o Cristo, cabea de sua Igreja que junto do Pai intercede por ns. Por isso, ele tem seu lugar frente ao povo, na cadeira presidencial.

1. Aquele que preside deve sugerir uma presena viva de Jesus Cristo: pelo seu jeito de comunicar; pelos seus gestos; pelo seu tom de voz; pela sua ateno s pessoas; pelo seu jeito de se dirigir ao Pai em orao. pela sua maneira de distribuir a comunho, etc. 2. Como "Cabea" ele no pode estar desligado do "Corpo". Ele no celebra sozinho, celebra com o povo. Por isso, ele deve ouvir a Palavra, cantar, rezar, comprometer-se com Jesus Cristo e ajudar o povo a fazer o mesmo. 3. Nas celebraes sem padre, o presidente no deve fazer o prefcio, as palavras da consagrao, o "Por Cristo, com Cristo...". H muita coisa bonita que pode ser feita nos cultos dominicais sem se ficar imitando a Santa Missa. Quando o presidente do culto se mete a fazer isso, alm de ser errado, passa a ideia de que o culto uma missa mal rezada. 4. Para presidir a liturgia da Palavra o ministro do culto no deve ficar atrs do altar ou us-lo como se fosse uma estante. 5. O presidente no o dono da celebrao. No deve ser centralizador nem ditador. Realmente preside a celebrao aquele que sabe envolver a assemblia, promovendo os ministrios e conduzindo a comunidade a uma participao plena em todos os momentos.

O COMENTARISTA (Animador)
O animador prope aos fiis explicaes e monies visando introduzi-los na celebrao e disp-los melhor participao. "Monio" um convite orao, escuta, participao e no um comentrio. No serve para explicar, mas para motivar a participao da assemblia. por isso que o termo animador seria mais adequado do que comentarista.

1. O comentarista deve ser discreto e oportuno. Deve ser animado e convidativo. Em outras palavras: no deve ser "bandeira", metido e inconveniente. 2. Jamais deve ler, mas conversar dialogar falar olhando para a assembleia. Deve preparar por escrito o contedo, mas apresent-lo como se no estivesse lendo. Se no fizer assim, no conseguir participao. E a estar, provavelmente, atrapalhando mais do que ajudando. 3. As intenes da Missa, se conveniente, podem ser anunciadas antes do incio da celebrao e no precisam ser anunciadas pelo comentarista. De preferncia, seja a pessoa que anota as intenes. Contudo, o lugar ideal, segundo a liturgia, na hora da orao da Coleta. 4. O comentarista no deve dizer: 'Vamos ficar de p para receber o padre" e, nem o animador de cantos deve dizer: 'Vamos cantar o nmero tal para receber o padre". A gente fica de p no para receber o padre e sim para comear a celebrao. O canto inicial tambm tem esta funo. 5. O comentarista no deve fazer o salmo de resposta. Esse ministrio do salmista. 6. No deve ficar na mesa da Palavra, pois esta tem um carter sagrado e reservada para outra funo. 7. O comentarista no deve ficar fazendo "sermozinho". Deve aprender a falar com poucas palavras, mas palavras cheias de significado. 8. Jamais deve "dar bronca" ou chamar ateno de algum pelo microfone. Se algum estiver mesmo atrapalhando muito a celebrao, a equipe de acolhida quem deve, discretamente, cuidar disso. 9. O comentarista pode usar o texto oferecido pelos folhetos, mas deve adapt-lo sempre a cada grupo reunido, a cada circunstncia. Um bom comentarista no refm de folheto e nem "leitor de folheto". 10. Deve ajudar a criar um clima de orao e participao. Deve ter postura digna para o momento; ser sbrio no ser e no vestir. Ter boa dico e clareza. Prezar pela simpatia e humildade.

11. Sobre os avisos: a hora dos avisos depois da orao da comunho, antes da beno final. os avisos devem ser breves, respondendo s perguntas: O qu? Como? Quando? e Onde?; para no tomar a liturgia indigesta, muitos avisos podem ser comunicados pelo servio de som, programa radiofnico, boletins informativos ou fixados no mural. Os avisos mais importantes devem ser anunciados por primeiro. 12. Criatividade no esticar o tempo, no ficar emendando textos, no somar ritos, procisses etc... Mais importante do que ficar inventando coisas saber interpretar bem o rito. Podemos deixar espao para a criatividade mas tudo deve ser previsto para no se perder extrapolando o tempo ou a pacincia dos outros. 13. Comentarista no puxador de rezas, de cantos ou jaculatrias. 14. No de diz os ttulo das partes da Missa. 15. O comentarista no deve ficar respondendo a Missa pelo microfone. Isso "mata" a presidncia e a participao da Assembleia 16. Ao convidar o povo para ficar de p, no dizer simplesmente "de p", mas, em vez de dar uma ordem, fazer um convite. Isso, evidentemente, se a assembleia no conhecer o procedimento ritual.

O MINISTRO DA PALAVRA
Quando se lem as Sagradas Escrituras na comunidade reunida, o prprio Cristo que fala (SC n 7). Por isso, o leitor exerce um ministrio muito importante.

1. O leitor deve ter, pelo menos um pouco, de preparo bblico e de preparo para leitura em pblico. 2. O leitor deve se preparar para que o povo realmente possa ouvir e entender a Palavra da Salvao. Assim, entendemos que no devemos indicar uma pessoa para fazer a leitura. Tambm no devemos pegar um leitor de improviso. 3. O primeiro grande segredo para uma boa comunicao do leitor acreditar naquilo que est proclamando. O leitor aquele que proclama a Palavra de Deus. Proclamar diferente de ler. Proclamar ler como se no estivesse lendo. fazer as palavras brotarem, no da boca, mas do corao. 4. Nunca se deve iniciar uma leitura enquanto o povo estiver se acomodando nos bancos. 5. No deve ler para si, mas para o povo. Deve, portanto, aprender a levantar os olhos do texto. 6. O lugar para o leitor proclamar a Palavra de Deus o mesa da Palavra.

7. Enquanto o comentarista estiver falando, o leitor j deve estar a postos ou j bem perto da mesa da Palavra. Isto para evitar aquele "vazio" que acontece quando o leitor espera o comentarista terminar para sair de seu lugar. A equipe de celebrao deve proporcionar uma celebrao fluente, leve e gostosa. 8. O leitor no deve ir para o mesa da Palavra com folhetos ou livro de cantos nas mos. O Lecionrio ou a Bblia devero estar na mesa da Palavra. O sinal do Cristo-Palavra o Livro Sagrado e no o jornalzinho. Por isso, a leitura deve ser feita do Livro. 9. A postura do leitor na mesa da Palavra deve traduzir a dignidade do momento e do livro que est sendo lido. 10. Ao proclamar "Palavra do Senhor", o leitor dever elevar um pouco o Livro Sagrado do ambo, solenizando mais este momento. Afinal, toda a Bblia a Palavra do Senhor. 11. O leitor deve saber usar corretamente o microfone. 12. O leitor deve fazer exerccio de leitura em casa. preciso: Saber fazer frases interrogativas; Saber fazer frases exclamativas; Saber fazer terminaes com dois pontos; Saber destacar, pelo tom de voz, as palavras ou frases entre aspas; Tudo isso se consegue fazendo exerccios de leitura em casa.

O RECEPCIONISTA E A EQUIPE DE ACOLHIDA


A liturgia deve expressar a alegria do encontro com Deus e com os irmos. Ela deve oferecer s pessoas, logo na chegada, tudo o que o mundo nega l fora: gestos de delicadeza, de respeito, de fraternidade, de solidariedade, de ateno, de apreo, de ternura, enfim, de tudo o que humaniza e diviniza o irmo. O recepcionista faz a vez do dono da casa que recebe seus amigos. Ele acolhe em nome de Jesus Cristo, o Bom Pastor.

1. O bom recepcionista recebe os irmos porta da Igreja. A exemplo do Bom Pastor ele deveria conhecer as ovelhas e chamar cada uma pelo nome. gratificante quando algum nos chama pelo nome. 2. O recepcionista providencia os folhetos ou livros necessrios, entregando-os pessoalmente (poder delegar esta funo s crianas). 3. Ajuda todos a acharem seus lugares, particularmente os idosos. Os idosos devem ser conduzidos a um bom lugar na igreja e ao local de seu costume. Em geral, os idosos preferem ficar perto de uma caixa de som para ouvir melhor. 4. Organiza as procisses - a de apresentao das ofertas, principalmente. 5. Recebe as pessoas de fora. Recebe-as em nome da comunidade local. Se for oportuno poder apresent-las ao presidente da celebrao e demais membros da comunidade.

6. Discretamente d sinal aos ministros ou ao sonoplasta sobre a qualidade do som. O recepcionista deve trabalhar em parceria com o sonoplasta. 7. Fica atento ao bem estar de todos: cuida da ventilao; ajuda se algum estiver se sentindo mal; convida a sair quem estiver realmente atrapalhando a celebrao; evidente que tudo isso deve ser feito da forma mais discreta possvel.

O ANIMADOR DE CANTOS
O canto parte necessria e integrante da liturgia. Cabe ao cantor a funo de animar a celebrao com os cantos e hinos litrgicos.

1. Cabe ao cantor escolher os cantos de acordo com o tempo litrgico e de acordo e com as vrias partes da celebrao. 2. Cuidar para que as melodias sejam de acordo com o sentimento de cada momento litrgico a ser cantado. 3. Ser criterioso na escolha dos cantos. Zelar pelo cantar a Liturgia e no pelo cantar na Liturgia. Em outras palavras, escolhe-se cantar determinado canto porque litrgico e no porque bonito. 4. No deve anunciar a pgina e o nmero do canto. Deve anunciar apenas o nmero. E se for um canto conhecido no anuncia nada, entoa simplesmente. 5. Quando for oportuno, o animador do canto, ao anunciar um canto poder fazer uma brevssima introduo. Por exemplo: iniciar com uma frase do canto. 6. Cabe ao animador do canto comear o canto e deixar o povo cantar. 7. Se precisar usar o microfone, use-o apenas para entoar o canto. Se ficar com o microfone na mo (na boca) ir irritar e cansar a assembleia. Cantor "estrela" acaba cantando sozinho sem a participao efetiva da assembleia. 8. O canto para acompanhar o momento litrgico. Portanto, no prolongue a durao dos cnticos. 9. O cantor dever entoar os cnticos no tom que o povo consiga cantar. 10. O animador do canto deveria formar o seu grupo de cantores (ou um coral). Este dever se reunir regularmente para ensaiar a fundo todas as msicas e, se possvel, estudar um pouco o sentido e a funo da msica na liturgia. 11. O grupo de cantores ou o coral deve sustentar o canto do povo e alternar com ele. Nunca, porm, poder substituir o canto do povo, nos momentos destinados pelas orientaes litrgicas, para serem cantados por toda a assembleia: o canto de entrada, o refro do salmo de resposta, o santo, as respostas e aclamaes, o canto de comunho (pelo menos um), o glria, o Cordeiro de Deus, a orao do Pai-Nosso...

12. Sempre que oportuno o animador do canto dever fazer ensaios com a comunidade. Ensaiar cantos uma arte que tambm se aprende. Deve-se hevitar fazer ensaios durante os cinco minutos que antecedem a missa.

O SALMISTA
O salmista o cantor do salmo de resposta entre as leituras. O Salmo Responsorial faz parte da Liturgia da Palavra. No se deveria omiti-lo ou substitu-lo por outro canto. Todos os salmos foram compostos para serem cantados e no rezados. Da, se no houver na Equipe de Liturgia um salmista, o cantor da Equipe de Celebrao dever ento-lo (da mesa da Palavra).

1. O salmista no precisa mandar o povo repetir o refro. O povo j sabe. O salmista, de cabea erguida e olhando para o povo, canta o refro e o povo repete. Isso, para comear o salmo; depois, durante o salmo, o povo vai repetindo o refro sem a interferncia do salmista. 2. Durante o refro cantando pelo povo, o salmista se cala. A equipe de celebrao dever estar atenta para a repetio do refro. Isso d segurana para a assembleia. 3. No final de cada estrofe o salmista dever levantar a cabea para que o povo saiba que hora do refro. 4. O lugar do salmista tambm na mesa da Palavra. O salmo da celebrao tirado da Bblia, tem o mesmo peso das demais leituras. O salmo escolhido de acordo com o assunto da primeira leitura. 5. Terminada a primeira leitura o salmista dever estar prximo a mesa da Palavra. 6. O salmista deve ser um cantor de f e no um astro ou uma estrela de palco. 7. Qualquer verso do salmo pode servir de refro. E at mesmo um outro verso bblico que esteja de acordo com a liturgia do dia ou com o tempo litrgico. conveniente mudar o refro quando o mesmo difcil para ser cantando ou quando comprido demais e o povo no tem o folheto em mos.

OS INSTRUMENTISTAS
bom que cada comunidade procure ter pelo menos um instrumentista para sustentar o canto. O instrumentista auxilia, ainda, na criao do clima de orao e meditao atravs dos "soleados".

1. Os instrumentistas precisam se dar conta de que tambm eles fazem parte da assembleia Iitrgica e, portanto, devem se portar como tal.

2. Os instrumentistas esto em funo da assembleia Iitrgica e no de uma plateia de espetculo. 3. Quando o instrumento acompanha o canto, ele no pode se sobrepor s vozes, pois as palavras devem ser entendidas e ouvidas com suavidade. 4. Os soleados podem ser feitos antes da celebrao para criar um clima de orao, durante a procisso das oferendas e aps a comunho. 5. No deve ter fundo musical enquanto algum estiver falando: durante as leituras, durante o consentimento dos noivos no casamento, etc. 6. No se afina instrumentos durante a celebrao. Por isso, o instrumentista dever chegar bem cedo na igreja. 7. O instrumentista deve trabalhar em parceria com o animador de canto. 8. Nenhum solo de instrumento, seja ele qual for, dever ser feito com uso do microfone.

OPERADOR DE SOM (Sonoplasta)


A Palavra de Deus merece a melhor aparelhagem de som e algum que saiba manej-la bem.

1. O sonoplasta dever ter a sensibilidade: de aumentar ou diminuir o volume do som; de controlar graves e agudos; de testar os aparelhos; de auxiliar os instrumentistas... 2. O sonoplasta no deve entender apenas de som. Deve entender, tambm, um pouco de liturgia. Isso, para saber colocar a msica certa e no momento certo da celebrao. 3. Cabe tambm ao operador de som cuidar bem dos discos e fitas e de toda aparelhagem. 4. No esquecer que a msica tem seu lugar, tambm, antes e depois do ato litrgico.

OS COROINHAS
"Os coroinhas so a guirlanda viva e graciosa que circunda o altar ". Papa Paulo VI

1. Os coroinhas assistem e ajudam os ministros, prestando-lhes os servios necessrios ao desdobramento das funes sagradas. 2. Os coroinhas podem se dividir nas seguintes funes: Cerimonirio, Cruciferrio, Ceroferrios, Turiferrio, Librfero e Navetrio. 3. O grupo de coroinhas o primeiro seminrio. Por isso bom no abusar com a inflao de meninas. 4. Toca ao coroinha ajudar a comunidade a celebrar. Por isso, deveria ter uma catequese bsica sobre a Missa para poder participar com ateno e piedade eucarstica.

O DECORADOR
1. O decorador deve ter uma formao litrgica suficiente para que possa exprimir na ornamentao da igreja o esprito da liturgia do dia. 2. Deve ter o mnimo de bom gosto e saber colocar em destaque o altar, o ambo e a cadeira presidencial. 3. Todos os enfeites devem ser feitos com simplicidade e com materiais verdadeiros, por exemplo: flores naturais e no de plstico. 4. Os arranjos quando colocados em cima do altar devem ser pequenos e baixos, para no impedir a viso. Pode colocar arranjos maiores na mesa da Palavra (ambo) e em outros lugares onde no atrapalhem a circulao da equipe nem a viso do povo. 5. No se pe imagens encima do altar. 6. Usa-se o Crio Pascal em todos os dias do tempo pascal, nos batizados e nas celebraes de corpo presente. 7. No tempo da Quaresma no se usa flores na igreja. Ornamenta-se com verde. Se conveniente usam-se algumas flores roxas.

O MINISTRO DA COMUNHO
aquele que ajuda a fazer acontecer a comunho das pessoas e das famlias entre si, do povo com o padre e do padre com o povo e, tambm a comunho entre as lideranas da comunidade. Decorrente deste testemunho, ele distribui a Eucaristia, sacramento da comunho.

1. Na maioria das comunidades o ministro da comunho tambm o ministro do culto e dos enfermos. Se pastoralmente for conveniente, pode-se mudar. A Igreja dever ser ministerial. Mais irmos podero ser envolvidos se divididas as funes e respeitados os carismas concedidos pelo Esprito Santo. Ideal seria que o ministro dos enfermos fosse tambm, um agente da Pastoral da Sade. 2. O ministro da comunho deve ter conscincia de que ele no o dono da Igreja, nem do ministrio e nem do padre e muito menos do Santssimo. 3. O ministro da comunho no deve ser uma pessoa antiptica, orgulhosa e ranzinza. 4. Jamais deve dar bronca em pblico. Quando tiver que corrigir ou educar, faa com caridade. 5. Deve saber elogiar e incentivar, sobretudo os que esto comeando a exercer algum servio na comunidade. 6. Deveria ser um descobridor de talentos. E quando descobrir os dons de um irmo, motivlo a colocar estes dons a servio da comunidade. 7. Quando o ministro da comunho ocupa vrios ministrios ao mesmo tempo (leitor, cantos, salmista, comentarista, sacristo...) sinal de que no est conseguindo cumprir sua verdadeira misso, que a de fazer acontecer a comunho e a participao. 8. Quando faltar a reconciliao do ministro da comunho com algum membro de sua famlia ou da comunidade dever ter a iniciativa de afastar-se de seu ministrio. convidado primeiro reconciliao e depois, ao seu ministrio. uma atitude bonita e um testemunho de f e respeito para com o Santssimo Sacramento. 9. Deve ter piedade Eucarstica. 10. Deve ter zelo com a casa de Deus, com vasos sagrados, paramentos e alfaias. 11. importante que o ministro tenha zelo com o tabernculo. triste ver o santssimo em tabernculos com paranhos e cheirando a mofo.

You might also like