You are on page 1of 4

Dinmicas de grupo

I - O apartamento

Objetivos: Desenvolver o poder de negociao, mediao de conflitos e gesto de tempo. N de Participantes: No h limites Material: No necessita material Desenrolar: O facilitador narra a seguinte situao fictcia ao grupo: Ser concedido, pela empresa, dois apartamentos, no mobiliados, por um perodo indefinido. Cada equipe tem $ 5.000 dlares para equipar e mobiliar o apartamento da maneira que quiser. Cada equipe ir discutir e entrar em um consenso do que iro fazer e estabelecer um breve resumo, inclusive planta do apartamento. Vocs tem 20 minutos (ou menos conforme o caso e o tamanho da equipe). Passado apenas metade do tempo previsto o facilitador interceder no grupo com a seguinte situao: Devido a um remanejamento ocorrido na Empresa, ser concedido apenas um apartamento e as equipes devero definir, como ser o apartamento, negociando entre os dois planos, confeccionados anteriormente. Restam apenas 10 minutos para o trmino. Durante a dinmica a equipe que est ministrando-a deve observar as atitudes dos participantes antes e depois da mudana de planos, principalmente no tocante liderana, mediao de conflitos e gesto do tempo restante. Esta uma dinmica que causa certo stress a alguns participantes devido a mudana repentina do que foi pedido e ao tempo exguo. atravs do stress gerado que tem-se a percepo das experincias vividas por cada um durante a dinmica.

II A Galeria de arte

Categoria: Apresentao/ Comunicao e valores pessoais Objetivos: Apresentao, comunicao e valores pessoais. N de Participantes: No h limites Material: Revistas usadas, folhas de flip chart, pincis atmicos, tesouras, cola, papel crepon Desenrolar: Coloca-se todo o material no centro da sala. O facilitador explica ao grupo que estar numa galeria de artes, onde seus quadros sero expostos. Cada participante dever compor seu quadro utilizando somente de figuras, desenhos e palavras. Cada participante far seu quadro pessoal de valores.

III As laranjas UGLI

Categorias: Assertividade/ Comunicao/ Comunicao verbal/ Criatividade/ Negociao e gesto de conflitos Objetivos: Colocar os participantes em situao de negociao a fim de se observar a negociao, persuaso, criatividade, foco no objetivo, fluncia verbal, produtividade sob tenso e saber ouvir. N de Participantes: de 15 a 25 participantes Material: Cpia do texto para cada participante. Desenrolar: Escolher de um a trs voluntrios que representaro o produtor de laranjas e dividir o restante da turma em dois grupos. Texto para os produtores: Vocs so os nicos produtores de laranjas UGLI no Pas, uma qualidade rara de laranjas, uma verdadeira descoberta, com sementes importadas do Oriente Mdio que segundo as ltimas descobertas, tem um grande poder curativo e poder ser usado na composio de drogas poderosas no combate a doenas graves. Trata-se de uma produo modesta. Em breve iro receber algumas propostas de grandes laboratrios. Cada um dos laboratrios que esto interessados na produo de Laranjas Ugli precisam de um componente especfico da Laranja. Um est interessado na casca, outro no sumo, e por ai fora. Entretanto este detalhe no ser abordado pelos produtores, esperando-se que os representantes dos Laboratrios percebam e entrem num acordo ganha-ganha. Ainda sobram a polpa e a semente. As sementes interessam aos produtores para replantio. Os produtores investiram no plantio desta qualidade de Laranja com objetivo de lucro e a procura dos Laboratrios valorizam ainda mais esta qualidade de laranjas. Texto do grupo 1:

Vocs fazem parte do quadro de cientistas de um grande Laboratrio multinacional, Labosade, que est prestes a descobrir um medicamento que ser a soluo definitiva para a cura do Virus HIV. Esto dependentes apenas de uma matria prima rara, a casca da laranja Ugli, muito difcil de ser encontrada no mercado, porm

acabaram de descobrir um produtor de laranjas Ugli, que tem uma produo abaixo das necessidades do Labosade, mas devido a grande dificuldade de se conseguir esta espcie rara de laranjas, uma grande descoberta e o Laboratrio empenhar todos os seus esforos para que esta produo seja integralmente fornecida para este grandioso projeto. Fechar negcios com esse produtor ser a soluo para que o Labosade resolva todos os seus problemas financeiros e assuma expresso no mercado mundial pela grande descoberta... Texto do grupo 2:

Vocs fazem parte do quadro de cientistas de um grande laboratrio: Labormed, que acaba de descobrir um medicamento que previne e cura de qualquer tipo de cancro. O grande drama est sendo em relao a matria prima que o sumo da laranja Ugli, para confeco do medicamento. Acabaram de ter notcias de um produtor cuja produo inteira viria atender a necessidade do laboratrio para colocar no mercado uma droga que iria prevenir e aliviar o sofrimento de muitas pessoas. O grande desafio do Labormed convencer esse produtor de laranjas to rara e valorizadas, a fornecer toda sua produo em benefcio deste projeto que ser um grande benefcio para a humanidade alm de lanar o Labormed entre os maiores Laboratrios do mundo.

Cada equipe ter a misso de convencer o produtor a fornecer toda a sua produo de laranjas Ugli. O facilitador solicitar as duas equipes que leiam suas informaes e dar 10 minutos para escolherem um negociador que representar a empresa em reunio com produtores de laranja. A reunio dever durar 20 minutos, ao fim da qual devero ter chegado a alguma concluso. Aps chegarem a concluso final, os participantes fazem avaliao da sua participao e do resultado da reunio.

"Para dificultar e enriquecer a negociao, estabelea que cada comprador dispe de um valor mximo para oferecer ao produtor e que o produtor no pode vender ao valor mnimo (que ser maior do que o mximo de cada comprador). Desta forma a negociao s poder ser bem sucedida se houver parceria de ambos compradores, juntando seus limites de recursos financeiro." Robson Marques Joaquim Administrador de Empresas.

You might also like