You are on page 1of 6

Segunda Etapa REDAO | HISTRIA

LEIA COM ATENO


01. S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02. Preencha os dados pessoais. 03. A prova de PORTUGUS consiste de uma REDAO e duas QUESTES DISCURSIVAS, que devem
ser respondidas inicialmente no rascunho e, em seguida, transcritas para a FOLHA DE REDAO e das QUESTES DISCURSIVAS. No assine a folha de redao.

04. A prova de HISTRIA contm 16 (dezesseis) questes de proposies mltiplas que apresentam
5 (cinco) alternativas numeradas de duplo zero (0-0) a duplo quatro (4-4), podendo ser todas verdadeiras, todas falsas ou algumas verdadeiras e outras falsas. Na folha de respostas, as verdadeiras devem ser marcadas na coluna V; as falsas, na coluna F. Caso no desejar responder algum item marque a coluna NR.

05. Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, o seu nome e nmero de inscrio. Qualquer
irregularidade observada, comunique imediatamente ao fiscal.

06. Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e, s depois, transfira os resultados para a folha
de respostas.

07. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica preta e faa as marcas de acordo
com o modelo ( ). A marcao da folha de respostas definitiva, no admitindo rasuras.

08. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas, pois isto poder prejudic-lo. 09. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo das
provas. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

10. Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser
posteriormente anulada, e os pontos a ela correspondentes, distribudos entre as demais.

No me: I den ti d ad e: Assi n atu ra:

I n scri o : rg o Exp ed id o r:

COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

REDAO
Escolha uma das propostas abaixo para redigir seu texto Tema:
PROPOSTA 1

Trabalho e lazer: direitos do ser humano. Como propiciar a todos essas duas condies de sobrevivncia e qualidade de vida?
Elabore um comentrio opinativo que reflita seu ponto de vista acerca da questo levantada acima. Apresente argumentos que possam fortalecer a tese que voc defende. D um ttulo a seu texto. Supondo que a questo feita acima foi tema abordado pelo editorial de uma revista de grande circulao, redija uma carta ao Editor-Chefe dessa revista, na qual voc expresse sua opinio acerca do tema tratado.

PROPOSTA 2

Q QU UE ES ST T E ES SD DIIS SC CU UR RS SIIV VA AS S

1 QUESTO O resultado de pesquisas econmicas mostrou que o nvel educacional da populao influencia o desenvolvimento do pas. Deve haver, portanto, boas polticas de ensino. Explique por que, no enunciado acima, os verbos sublinhados, de acordo com as normas da concordncia, no poderiam ser flexionados no plural.

2 QUESTO Analise os dois quadrinhos da tira abaixo:


Joo est interessado em obter informaes sobre o processo de matrcula em disciplinas eletivas. Aconteceu que... Chegando Universidade, encontra um colega... E a, cara, tudo em cima? Tu t por dentro do babado da matrcula de eletivas? T ligado nesse lance? Logo em seguida, Joo se dirige Coordenadora do seu Curso e diz: Bom dia, professora. A senhora poderia me informar quais os requisitos para que eu possa efetuar minha matrcula em disciplinas eletivas?

Explique, em um texto de aproximadamente cinco linhas, por que a mesma pessoa, nas duas situaes de comunicao, usou formas de discurso diferentes.

HISTRIA
01. As concepes de Histria influenciam a formao
de pesquisadores e suas metodologias. Com o surgimento da Escola dos Annales, novas perspectivas tericas se estabeleceram. Entre as inovaes trazidas por essa Escola, destacam-se: 0-0) a consolidao de uma metodologia baseada em fontes oficiais e escritas, voltadas para a poltica e a economia. 1-1) a valorizao da comunicao com outros saberes, trazendo novas discusses para as questes de pesquisa. 2-2) a prevalncia de uma concepo subjetiva do conhecimento, sem lugar para o estudo do social e do econmico. 3-3) a aceitao da multiplicidade de fontes, aumentando o campo de pesquisa dos historiadores e suas problematizaes. 4-4) a volta dos princpios da Escola Metdica, to comuns no incio do sculo XIX, com sua defesa da objetividade.

pensar a sociedade em que vivemos e o mundo que nos acolhe. Um dos seus pensadores mais famosos, Coprnico, ganhou destaque ao: 0-0) duvidar do sistema de interpretao religiosa do mundo, sendo punido pelos padres da Igreja Catlica. 1-1) conceber uma forma diferente de funcionamento do sistema solar, contrariando as idias de Ptolomeu. 2-2) consolidar as vises aristotlicas do universo, das quais foi um atualizador destacado. 3-3) trazer novos princpios para o campo da biologia, negando a existncia da alma e do paraso de Ado e Eva. 4-4) adotar teorias vindas das teses idealistas de santo Agostinho, reiterando a consagrao do pecado original.

05. Conquistar as terras brasileiras exigia de Portugal a


superao de muitas dificuldades. Uma delas est vinculada administrao dos conflitos da colnia. A Guerra dos Emboabas, ocorrida durante o perodo da minerao, no sculo XVIII, evidencia essas adversidades, pois: 0-0) resultou numa luta entre nativos de So Paulo e de Pernambuco. 1-1) registrou a violncia, entre portugueses, pela disputa acirrada das riquezas. 2-2) estava relacionada com a busca de sucesso na minerao, o que afetava o setor administrativo. 3-3) aconteceu por falta de interesse de Portugal para se impor politicamente na regio. 4-4) provocou mudanas na diviso da colnia e a busca de caminhos alternativos para se achar o ouro.

02. Na Grcia, durante a chamada Antiguidade Clssica,


houve a formao de culturas diferentes que defendiam sociedades com prticas polticas, muitas vezes, em confronto. A cidade de Esparta, uma das mais importantes, tinha: 0-0) uma legislao social flexvel, preocupada com a tica e a justia social. 1-1) uma estrutura social hierarquizada onde dominavam prticas militaristas. 2-2) uma sociedade sem escravos, apesar da presena de rigidez social. 3-3) uma aliana poltica com Atenas, em defesa da monarquia eletiva. 4-4) um conselho de ancios, defensores da democracia entre os periecos.

06. A leitura do processo da Revoluo dos Alfaiates nos


leva a compreender que essa revoluo: 0-0) adotou a mesma estrutura militar da Inconfidncia Mineira. 1-1) defendeu idias radicais e revolucionrias para a poca. 2-2) no questionou a existncia do regime escravocrata na colnia. 3-3) contou com a participao de membros do clero baiano. 4-4) negou a importncia dos intelectuais para o movimento.

03. As constantes guerras no impediram feitos culturais


importantes na construo histrica de Roma. No podemos negar seu significado para a produo literria ocidental. O poema de Virglio, Eneida: 0-0) exaltou as guerras existentes no mundo antigo, ocidental e oriental, com destaque para a bravura militar de Jlio Csar. 1-1) criticou o despotismo dos imperadores romanos, defendendo as instituies democrticas e populares. 2-2) consagrou os atos hericos dos romanos, lembrando os poemas homricos de grande importncia histrica. 3-3) descreveu os amores do autor e sua admirao por uma sociedade livre da opresso das monarquias vitalcias. 4-4) enalteceu a histria de Roma e da Grcia, desde os tempos primordiais, com suas fortes instituies republicanas.

07. A

produo da Enciclopdia trouxe grande renovao intelectual na Europa do sculo XVIII. De fato, a publicao da Enciclopdia expressou: 0-0) a consolidao das utopias socialistas do sculo XVIII. 1-1) a adoo de idias crticas ao Antigo Regime. 2-2) a importncia de intelectuais, como Rousseau e Voltaire. 3-3) o respeito liberdade poltica pelo Estado francs. 4-4) o fim das idias iluministas e o surgimento do Romantismo.

04. A renovao do conhecimento que construmos


sobre o mundo e a vida muito depende de nossa capacidade de interpretar. O Renascimento foi significativo para mudanas nas formas de sentir e

08. A crise do sistema colonial provocou mudanas


polticas na dominao da Europa e trouxe mais liberdade para a Amrica. No Brasil, as idias liberais: 0-0) foram incorporadas Constituio de 1824, instituindo equilbrio entre os trs poderes. 1-1) influenciaram movimentos libertrios, sendo aceitas por muitos membros do clero catlico. 2-2) no foram conhecidas no sculo XVIII, mas conseguiram ampla penetrao com a chegada de D. Joo VI. 3-3) transformaram a sociedade brasileira, modernizando radicalmente suas instituies polticas. 4-4) justificaram a luta contra Portugal, renovando politicamente o pensamento de muitos intelectuais.

12. O

imperialismo europeu expresso do desenvolvimento do capitalismo, de sua busca por mercados e maiores lucros. A presena britnica na ndia uma das faces desse imperialismo. A reao ao imperialismo se fez sob a liderana de Gandhi, que: 0-0) usou da guerrilha urbana para impedir a manuteno do domnio ingls no sculo XX. 1-1) fez a chamada resistncia pacfica, evitando, entre outras coisas, a compra de produtos ingleses. 2-2) transformou a religio numa grande fora patritica e militar, intimidando os invasores imperialistas. 3-3) construiu alianas polticas com comunistas soviticos, para evitar o domnio ingls na sia. 4-4) procurava manter costumes importantes da cultura da ndia e resistia com a recusa ao pagamento de impostos.

09. Muitas mudanas acontecidas no sculo XIX criaram


expectativas de reformas sociais no capitalismo. Em 1871, a Comuna de Paris abalou politicamente a Frana. A reao do governo da poca foi de: 0-0) aceitar as reivindicaes dos rebeldes, com receio de maior radicalizao. 1-1) convocar, com urgncia, eleies para eleger um novo presidente da Repblica. 2-2) organizar uma represso violenta, com a morte de vrias pessoas. 3-3) revogar as leis conservadoras, criando condies para a renovao poltica. 4-4) garantir a manuteno da fora poltica da burguesia, o que desfavorecia a existncia de mudanas.

13. Com o fim das grandes guerras mundiais, as


relaes entre naes sofreram transformaes. No Brasil, com a deposio de Getlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra eleito para o cargo de Presidente. O governo Dutra: 0-0) recuperou a economia, fazendo alianas com os Estados Unidos e implementando a explorao do petrleo. 1-1) criou uma poltica salarial de cunho populista, seguindo as mesmas estratgias de Vargas e evitando o arrocho salarial. 2-2) favoreceu o crescimento da burguesia industrial, como tambm fez intervenes no comrcio internacional. 3-3) possibilitou o descontrole na balana comercial, com prejuzos econmicos importantes para o Brasil. 4-4) limitou a atuao poltica dos sindicatos, mantendo-se um arrocho salarial que trouxe perdas para os trabalhadores.

10. Durante o governo de D. Pedro II, o Rio de Janeiro


consolidou-se como o centro poltico do Imprio, lugar de grandes negcios e de convivncia com as novidades da poca. Nesse perodo, registrou-se: 0-0) uma acelerada industrializao, com a entrada marcante de capitais europeus. 1-1) o hbito crescente de imitar a moda parisiense por parte das suas elites sociais. 2-2) um aumento no nmero de bancos, dinamizando a economia e suas prticas. 3-3) a modernizao de hbitos, desfazendo-se algumas tradies seculares. 4-4) um destaque para investidores, como o Baro de Mau, introdutor do telgrafo urbano.

14. As manifestaes culturais so importantes para


fortalecer as naes e criar espaos de criatividade. Nos anos 1950, a sociedade brasileira conviveu com: 0-0) o surgimento da bossa nova, influenciada pelo jazz norte-americano. 1-1) a vitria no futebol, em 1958, e com dolos como Pel e Garrincha. 2-2) o fim da literatura modernista, com a introduo do novo romance. 3-3) as chanchadas feitas para o cinema, com grande sucesso popular. 4-4) a produo literria de escritores como Fernando Sabino e Guimares Rosa.

11. No Brasil, o declnio do escravismo foi lento e exigiu


que leis fossem elaboradas na segunda metade do sculo XIX, visando evitar maior rapidez na construo da Abolio. Uma delas, a Lei do Ventre Livre, de 28/9/1871: 0-0) restringia-se aos escravos nascidos no Sudeste, a partir de 1850. 1-1) transformava o poder de mando do senhor, evitando a prtica da violncia. 2-2) obrigava os proprietrios a criar os escravos libertos at os 8 anos de idade. 3-3) negava a liberdade para os escravos nascidos nas cidades, restringindo sua eficcia. 4-4) mostrava a lentido dos polticos na resoluo dos problemas do escravismo.

15. Pensar a poltica com suas utopias, nem sempre


coincide com fazer a poltica no cotidiano. Na Amrica Latina, a experincia da Revoluo Cubana singular e desafia anlises histricas. Nos ltimos anos, a experincia cubana tem: 0-0) passado por momentos difceis, no encontrando apoio de outros pases da Amrica. 1-1) vivido mudanas na sua gesto, devido a problemas de sade enfrentados por Fidel Castro. 2-2) conseguido superar suas dificuldades financeiras, modernizando, com ajuda externa, sua economia. 3-3) enfrentado as mesmas adversidades dos anos de 1960, totalmente isolada politicamente das outras naes. 4-4) feito mudanas expressivas no seu governo, alterando seus dispositivos constitucionais.

16. Os governos ps-1964 foram importantes para a


modernizao da economia brasileira, mesmo com a presena do autoritarismo e da censura. Na poca do governo do general Ernesto Geisel, o Brasil: 0-0) conviveu com um forte e crescente esquema repressivo, deixando a imprensa marcada por censuras dirias. 1-1) sofreu com a falta de renovao poltica, pois houve o fechamento do Congresso Nacional por um perodo longo. 2-2) instalou um clima de distenso poltica, apesar do famoso pacote de abril de 1977. 3-3) superou os anos de inflao anteriores, equilibrando a economia e evitando os escndalos polticos. 4-4) manteve a atuao de rgos repressivos, que resultou em mortes que chocaram os grupos defensores da democracia.

You might also like