You are on page 1of 12

invasores, colnias e suas crias ou brasil, a violncia dos sobrenomes

lo pimentel, amante da heresia

antes de qualquer coisa, comeo aqui com trs lies histricas da invaso e da condio sistemtica da ocupao do territrio hoje chamado repblica federativa do brasil:

1. o brasil ainda no tem histria por optar contar a historieta da saga estatal militar, cuja minoria opressora, em auto-homenagem, vm empreendendo sua invaso e colonizao; 2. a nica causa da misria indgena e da misria negra a violncia arcaica do estado colonial e seu discurso desenvolvimentista de tecnocratas e seus idelogos; 3. os povos indgenas jamais foram e so vistos como protagonistas centrais de suas lutas pela liberao.

1. o mito do pertencimento do brasil ao mundo ocidental: invaso, ocupao, posse, concentrao e reforma agrria europeia fora da europa
um dos maiores orgulhos do discurso oficial brasileiro ser este um pas feito por estrangeiros. como estrangeiros fazem um pas? quais as condies de sua chegada? o que aqui encontraram? como reagiram a isso? quais as condies de sua permanncia? quais so suas vises de futuro? quais so suas vises do passado? o que esto fazendo neste exato momento? pois bem vejamos alguns marcos do caminho percorrido para a formao desse orgulho oficial, da chegada s vises de futuro. mas vale notar que, o que aqui se pretende, no xenofobia alguma, sim, pontuar os marcos oficiais da historieta contada por uma minscula minoria opressora que se auto-homenageia (heris nacionais, colonos, bandeirantes, sertanistas, candangos, vanguardas intelectuais e estadistas) e se autodeclara como modelo privilegiado de identidade brasileira (por meio da fbula da interao racial horizontal pela livre escolha), de seus aliados estrangeiros que aqui se fixaram em colnias (mesmo que durante o estado novo foram obrigados a falar apenas o portugus ao risco de cometer o crime idiomtico, caso preservassem seu idioma originrio) e dos estratos intermedirios da sociedade, resultante da mestiagem colonial, que internalizaram a dominao, seja a burguesia parda nacionalista e suas polticas assistenciais de alvio da tenso social, seja o pobre mestio, fruto de um amplo processo de destruio das capacidades de pensar, criar, analisar, rever e se reinventar.

1503: as recentes terras invadidas de pindorama (em tupi-guarani pind-rama ou pind-retama, "terra/lugar/regio das palmeiras"), nome este dado por quem aqui j habitava h milnios, substituda pelo nome de brasil. por quem? por quem j aqui habitava? no, mas pelos portugueses invasores. por qu? devido grande quantidade de rvores de pau-brasill que existia ao longo do litoral brasileiro. e assim, batizadas, estas terras de pindorama passam a entrar na histor ieta ocidental, no como um lugar que j algo, mas sim, como mero itinerrio do mercado mundial.

1534: d-se incio a condio sistemtica (prevista j na lei das sesmarias, legislao do reinado de fernando i de portugal, promulgada em santarm a 28 de maio de 1375) da ocupao do territrio como avano material de bens e mercadorias e imposio cultural do branco estrangeiro sobre os povos que por aqui j existiam h milnios: as capitanias hereditrias. o empreendimento da colonizao, encabeado pelos donatrios (comandantes dentro de sua capitania forma de administrao territorial do imprio portugus) realizado mediante focos de povoamento instaurados fora e garantidos por postos militares em suas proximidades para faz-los valer. o brasil de ento pensado apenas como um imenso espao de terra a ser ocupado pelos empreendimentos estrangeiros, orientados por uma lgica unitria (luso-crist militarizada e comercialesca) cuja unidade pressupe o ocultamento da pluralidade (povos nativos visto apenas como mo-de-obra): os engenhos de acar (cujos habitantes eram formados por senhores de engenho, lavradores, parentes, agregados e pessoas em condio de escravido), as fazendas de caf, as fazendas de cacau, as fazendas de criao, os stios agroextrativos da amaznia, os aldeamentos (ndios cativos, jesutas, soldados), os seringais, as salinas e os postos militares.

1750: em 13 de janeiro, atravs do tratado luso-espanhol define-se as fronteiras do brasil, estabelecendo, assim, sua integrao territorial: o dito patrimnio indivisvel que estabelece a ptria brasileira como um espao para reunir grupos e subgrupos europeus e seus aliados no mesmo conjunto etnogrfico ocidental. neste momento que a dita aventura da conquista (ferocidade b ruta de invaso e pilhagem) realizada pelos portugueses torna-se prazer da dominao ocidental (ferocidade astuciosa de permanncia e inveno de uma nao). do-se aes mais violentas do estado no combate aos povos nativos. os bandeirantes paulistas descem ao sul caando indgenas aldeados nas misses jesutas e depois seguem para minas gerais, gois e mato grosso em busca de ouro e outros minerais preciosos.

Pgina

1758: marqus de pombal exige a utilizao da lngua portuguesa na colnia e probe o ensino das lnguas indgenas. instaura uma espcie de tortura cultural via a violncia como linguagem, j que, falar o portugus torna-se uma obrigao, pois o portugus a lngua do poder, da economia, do mercado de trabalho e do prestgio social instaurada pelos invasores. todas as demais que aqui existiam, o tupi ou macro-tupi, o macro-j, o aruak e as lnguas no classificadas, eram consideradas como algo extico ancorado em um passado selvagem e primitivo.

1808: em 25 de novembro entra em vigor a lei de concesso de terra a novos estrangeiros. h trs grandes fases: 1808, com a concesso de terra, recebimento de ferramentas, raes dirias e auxlio financeiro, para estrangeiros que diziam ser catlicos ao governo; 1850, com a criao de indstrias e as estradas de ferro; e, 1888, com mais auxlio financeiro, ferramentas, raes dirias e concesso de terras para a instalao de colnias. tal incentivo migratrio ser reduzido apenas em 1914, devido a grande guerra europeia. no entanto, no houve, em momento algum, uma assimilao absoluta, j que os imigrantes no abriram mo de seus valores culturais para aceitar os valores nativos. tais concesses de terras para novos estrangeiros se do como outra estratgia de encobrimento e assimilao como mo-deobra para prolongar o anonimato e o silenciamento coletivo, que se impe a sangue e fogo, aos povos indgenas neste pas em formao.

1822: independncia do brasil reconhecida por portugal mediante o pagamento de 2 milhes de libras esterlinas. dinheiro este adquirido em emprstimo inglaterra por d. pedro. independente, o brasil em nada muda sua estrutura social, sendo ainda, desde a invaso de pindorama, composta por senhores de terra e de escravos (ocupao, concentrao e trfico de terra entre latifundirios, coronis e grileiros), uma camada mdia (funcionrios, militares, padres, letrados, pequenos comerciantes e pequenos proprietrios), trabalhadores livres (imigrantes estrangeiros e mestios exercendo trabalho fsico nas cidades), escravos (afrodescendentes e indgenas submetidos) e indgenas em fuga para as ltimas reas ainda no invadidas e ocupadas.

1888: assinada a lei que extingue a escravido no brasil. a mo-de-obra negra escrava (estrangeiros contragosto) que se tornara especializada ao longo dos sculos no meio rural substituda por mo-deobra livre no especializada de estrangeiros recm-chegados (estrangeiros pobres refugiados da europa em busca de melhores condies de vida). no houve compensao nenhuma aos afrodescendentes cujos antepassados foram sequestrados e submetidos ao trabalho longa imposio da nao brasileira. os africanos foram o contingente imigratrio que jamais se constituiu enquanto colnia no brasil.

1937: a constituio federal brasileira estabelece uma cota para a entrada de estrangeiros e consagra, definitivamente, o pleno domnio da unio sobre os territrios onde existem os ltimos povos nativos. o direito por fim surge ao invasor, s colnias e s suas crias, impondo sua lgica unitria e legiscntrica para garantir suas posses. uma nao forjada militarmente e por unies conjugais endgenas ou com outras famlias de renome, como forma de estreitar e afirmar poderes poltico sobre o estado. forma esta facilmente evidenciada pelos sobrenomes das pessoas que governam o estado, que so donas dos meios de produo, que so donas de grandes extenses de terras, que so donas dos meios de circulao de informaes, dos tecnocratas que ocupam postos chaves da administrao estatal e empresarial, dos militares de alto escalo, dos ditos formadores de opinio e dos cnones letrados.

Pgina

2. o mito do pertencimento do brasil ao mundo ocidental: rastros da violncia arcaica e a nacionalizao do pensamento estrangeiro
o breve e pontual encaminhamento genealgico do orgulho oficial brasileiro acima apresentado de, ser este um pas feito por estrangeiros (j que as polticas do ocidente ocultam o que lhes diferente e se unem para ataca-las), no pode deixar de lado quem seriam seus opositores mais vigorosos e de como estes foram tirados de cena. opositores estes, cujos crimes cometidos contra tais, tornaram-se heroicos e meritrios, na historieta oficial. darei primeiro alguns exemplos gerais para depois fazer minha opo pela situao que me mais relevante:

1. resistncias indgenas: confederao dos tamoios (1554 1567 no rio de janeiro); guerra dos aimors (1555 1673 na bahia); guerra dos potiguaras (1586 1599 na paraba); levante dos tupinambs (1617 1621 no maranho); confederao dos cariris (1683 1713 no nordeste); guerra dos manaus (1723 1728 em belm); resistncia guaicuru (1725 1744 no mato grosso); guerrilha dos muras (todo o sculo xviii 1789 nos vales do baixo purus). dizimadas pela superioridade armamentista das tropas militares luso-brasileiras, das tropas paramilitares de bandeirantes e das tropas de donos de grandes extenses de terra cujo intuito foi a da sistematizao da ocupao do territrio. 2. quilombos: unio dos palmares (onde se instalou a sede do quilombo dos palmares nos sculos xvii e xviii em alagoas); quilombo de ambrsio (1746 em minas gerais); quilombo de campo grande (confederao quilombola no sculo xviii entre so paulo e minas gerais). dizimados por diversas incurses militares do estado colonial e de paramilitares dos traficantes de terras para garantir o domnio e a posse do territrio. 3. revoltas populares: revolta de amador bueno (1641 em so paulo); noite das garrafadas (1831 no rio de janeiro); cabanada (1832 em pernambuco e alagoas); sabinada (1837 na bahia); balaiada (1838 no maranho); motim da carne sem osso (1858 na bahia); revolta do quebra-quilos (1874 no cear); guerra das mulheres (1875 no nordeste); revolta do vintm (1880 no rio de janeiro); repblica de cunani (1895 no amap); guerrilha urbana e rural (1965 1974 em todo territrio brasileiro). pacificadas militarmente pelo estado imperial para garantir o domnio poltico no territrio j ocupado. 4. movimentos messinicos: guerra de canudos (1896 na bahia); revolta dos mals (1835 na bahia); revolta dos muckers (1868 no rio grande do sul); guerra do contestado (1912 no paran); movimento de santa dica (1920 em pirinpolis, gois). dizimados por diversas incurses militares republicanas para garantir o domnio ideolgico no territrio j ocupado. 5. banditismo social: duas grandes expresses do cangao no ligado jagunagem (instrumento das oligarquias), jesuno brilhante (1844 1879) e antnio silvino (1875 - 1944) em pernambuco e paraba; o comando vermelho de cndido mendes criado em 1979 na priso de ilha grande, no rio de janeiro, onde se encontravam juntos presos comuns e presos polticos. dizimadas por militares, jagunos e polcias pacificadoras para garantir a ordem oficial do estado democrtico de direito.

Pgina

cada uma das oposies, acima mencionadas, deve ser tratada com dedicada ateno por ser as pedras no caminho da formao do mito de pertena ao ocidental da nao hoje nomeada repblica federativa do brasil. j que, cada uma delas seria uma espcie de produo cultural e poltica de outras sociedades estabelecidas por estas terras e dos povos nativos delas. no entanto, aqui dedico minha ateno exclusivamente questo do primeiro tpico acima, a resistncia indgena. -me, no momento, a mais relevante por ser, pelo extermnio de suas naes, culturas e populaes, o antagonista coletivo originrio mais cruelmente impedido de seu protagonismo evolutivo. impedimento este que, mesmo com uma intensa tentativa de se liquidar sua reproduo populacional, cultural e poltica, sua beligerncia, em resistncia e em re-existncia, nos mostra que a grande mo da invaso, do imprio e do atual estado oligrquico/colonial de direito no triunfou de todo.

3. o mito do pertencimento do brasil ao mundo ocidental: tomar o mito brasil a partir da mitologia do ocidente ou a esperana brasileira em participar da historieta europeia
h muito o mito deixou de ser considerado como uma inveno imaginria para ser uma espcie de representao mobilizadora de um coletivo qualquer, seja de um povo, seja de uma massa, seja de uma multido. no entanto, mesmo sendo uma representao que mobiliza, o mito no deixa de ser um fragmento de uma mitologia maior. no caso, a mitologia seria o todo chamado ocidente, e o mito, a frao, seria o brasil. neste sentido de frao mobilizadora que o brasil se pretende partcipe do todo ocidental. e para tal, o mito do pertencimento do brasil ao mundo ocidental se estabelece pela mobilizao de foras em suas expresses de brutalidade repressiva e aberto racismo (com a derrota dos povos indgenas, a submisso dos mestios que cavalgam entre dois mundo ou com a fuga de quem opta pela no incorporao subordinada), pelo reconhecimento da justia (imposio de leis de costumes prprios do invasor) e pela propagao da ignorncia realizada por meio da educao oficial obrigatria. pois bem, antes de adentrarmos nos ns histricos do presente mito... cristvo colombo, em suas viagens entre 1492 e 1498 teria, supostamente, pensado ter chegado ndia, mesmo sabendo no ter chegado sia. por tal razo, teria nomeado a diversidade de povos que aqui habitavam, e ainda habitam, de ndios. no entanto, seu intuito primeiro j era o de ocupar estas terras para fins de colonizao, do mesmo modo que a frica havia sido invadida e colonizada no sculo xiv pelos europeus. ndio torna-se o termo genrico e uniformizante das diferentes naes dos povos que aqui j habitavam. tal termo passa a ser utilizado como violncia da linguagem para dominar as culturas, as economias, as religies e as polticas j existentes neste continente. j que, por meio dessa uniformizao, os verdadeiros nomes dos povos vo sendo silenciados e esquecidos ao longo do tempo colonial. vejamos agora alguns marcos cronolgicos desse processo de violncia contra a memria ancestral para instaurao do mito brasil e do orgulho deste ser um pas feito por estrangeiros:

Pgina

1540: a companhia de jesus fundada pelo papa paulo 3 para converter os ndios ao cristianismo. o curioso que tal no se considerava uma ordem religiosa como as outras companhias, considerava-se sim como um exrcito militar organizado pela igreja. seus membros religiosos, consagrados por suas pregaes, se viam como combatentes que eliminariam qualquer um que colocasse os princpios cristos em risco. ao ponto que, como dever de ofcio, deviam se infiltrar nas atividades culturais e sociais de onde estivessem.

1549: liderados pelo padre manoel da nbrega chegam ao brasil os primeiro jesutas. ardorosos colonizadores que extinguem culturas no para fins de ocupao fundiria, mas para fins de europeizao/ocidentalizao. ndios que no aceitavam nem a ocupao fundiria nem ao extermnio cultural morriam em guerra. como todo protagonista do mundo colonial aqui instaurado, no aceitavam de maneira alguma, povos e comunidades indgenas livres, os apresentado de maneira repugnante a fim de justificar os crimes da invaso e da colonizao.

sculos xvii e xvii: os territrios indgenas so considerados terra de ningum que, automaticamente, passavam a pertencer a quem investisse dinheiro e esforo (violncia) para explor-los. estes honrados heris civilizatrios, praticantes cristos e reprodutores do sistema de vida europeu, eram ora os habituais fornecedores dos mercados de escravos ndios, ora os protetores da m oralidade frente a liberdade dos povos ainda no submetidos, os reduzindo a viver segundo as leis crists.

1824: outorgada a primeira constituio do brasil independente. nela se ignora por completo a existncia dos povos indgenas. por decreto, a so ciedade brasileira homognea sem diversidade tnica e cultural. tal constituinte pretende ser um mecanismo eficiente de tratamento e administrao das necessidades coletivas, donde as demandas sociais fazem do estado o grande agente, pelos modos de prestaes e de contrapropostas, capaz de canalizar demandas e neutralizar frustaes.

1834: d-se um ato institucional conferindo competncia s assembleias das provncias para agrupar ndios em estabelecimentos coloniais para fins paralelos de catequese e apropriao de suas terras. ato este que significava que nenhum povo ndio pode viver (sobreviver) com personalidade prpria e, muito menos, articular suas prprias foras polticas em um processo de autodeterminao e de uso de sua territorialidade. que tais so uma minoria em vias de extino que ainda permanecem em algum limbo extraterritorial de sobrevivncia a caminho da cooptao e da subordinao aos projetos infinitamente auto renovveis das polticas invasoras.

Pgina

1850: assinada a lei das terras. lei que legitima a posse dos invasores desde 1500. nela as terras invadidas tornam-se terra privadas e as demais terras tornam-se terras devolutas aos ndios. para tal distino valer, era preciso informar ao poder central a existncia de ndios na s terras ainda no privadas. no entanto, muitos governadores informavam ora que no existiam ndios em suas provncias ora que os aldeamentos prximos eram ocupados por ndios fictcios e mestios civilizados.

1891: sua constituio torna impossvel considerar devolutas as terras habitadas por ndios. at neste momento era prtica comum a guerra justa contra ndios rebeldes que se recusavam a se tornar subordinados. o que significava que ela ilegal escravizar ndios, a no ser que estes fossem prisioneiros de guerra. a prxis poltica continuava ser a de apropriao de mo -de-obra: os preconceitos (averso ancestral do invasor) como algo mais forte do que as leis civis e as leis religiosas.

1908: em viena, na ustria, durante o xvi congresso de americanistas, o brasil denunciado pelo naturalista e etngrafo tcheco albert vojtech fric, por continuar com sua tradicional poltica nacional de extermnio dos povos indgenas.

1910: criado, sob o nacionalismo embrionrio da velha repblica (partidos republicanos e oligrquicos de minas-gerais, so paulo e rio de janeiro) e inspirado no positivismo (nova classe urbano/industrial em ascenso social), o servio de proteo ao ndio (spi) pelo marechal cndido mariano da silva rondon. rgo do governo federal, o spi tem por objetivo garantir a ocupao territorial protegendo o ndio enquanto este catequisado, alfabetizado, e assim, incorporado, como mo-de-obra, vida nacional a demanda colonial conhecida como questo indgena passa a ser res ponsabilidade administrativa do estado. no entanto, ao longo da existncia de tal rgo, o domnio e a posse do territrio indgena so marcados pelo trfico de terras arrendadas, falsificao de documentos, suborno de funcionrios pblicos, jagunagem e a promessa para funcionrios de grandes latifndios que, com seu trabalho remunerado, seria possvel poupar para que em um dado momento este possa comprar suas prprias terras.

1967: foi criada a fundao nacional do ndio (funai) para ocupar o lugar do spi, fechado por inmeras denncias de corrupo e de outras irregularidades administrativas. atual rgo federal para intermediar a relao entre povos indgenas e estado nacional brasileiro. rgo no qual no existe nenhum indgena que seja funcionrio com poder de deciso: seu funcionrio indgena deve aceitar uma cidadania de segunda classe dentro de um esquema subalterno de acesso esfera pblica e esfera poltica, pois seu dever no tornar-se contrapeso em suas demandas, nem ao estado sem sociedade nacional. um rgo que impe uma esquizofrenia funcional ao indgena que passa a ser seu funcionrio, j que se deve atuar no rgo, no como indgena, mas sim, como funcionrio pblico exclusivamente.

Pgina

1973: entra em vigor a lei brasileira de n 6 001, conhecida como estatuto do ndio. leis esta que considera o ndio como relativamente capaz sendo assim, necessrio ainda ser tutelado por um rgo do estado brasileiro. tutela cujo objetivo o de assimilao absoluta vida nacional. povos indgenas devem deixar de serem povos, abrindo mo de seus valores ancestrais para aceitar voluntariamente os valores nacionais, patriticos e ocidentais. tal estatuo uma reforma preventiva, um mecanismo de neutralizao cuja finalidade a desestabilizao poltica dos povos indgenas sobreviventes e a

ocultao radical de suas demandas de equidade e plena participao nas decises polticas no esfera pblica.

1988: outorga-se a primeira constituio brasileira que reconhece os ndios como povos portadores de culturas prprias, de modos de vida diferentes ao do modo nacional e capazes para defender seus prprios direitos e interesses. no entanto, h uma armadilha interna a que em nada muda a continuada finalidade de ocultamento: o texto constitucional impossibilita sua pronta efetividade, j que cria direitos sem os regulamentar. assim, encontramos no texto constitucional o manejo retrico e ornamental da diversidade cultural resultante dos influxos das demandas sociais europeias. pois o que organiza as condutas cotidianas do processo democrtico recm restabelecido a incapacidade para conduzir o estado nacional em nome de um bem comum para alm dos horizontes particularistas de corporaes, sociedades annimas, coligaes partidrias, entidades religiosas e outro grupos de presso.

1991: apresentado o projeto de lei n 2.057/91 de reviso da legislao infraconstitucional. elaborado pelo ncleo de direitos indgenas (ndi) prope a criao do estatuto das sociedades indgenas. lei essa que visa regular os direitos coletivos especiais reconhecidos aos povos indgenas em suas organizaes sociais e as responsabilidades do estado brasileiro de proteg-los. projeto este que visa tapar a fenda constitucional entre as palavras e os objetos que designam. mas que no consegue articular uma esfera pblica donde os povos indgenas no sejam assassinados, nem que sejam devidamente representados e includos, nem conseguem desvelar as arcaicas formas de domnio colonial presentes na constituio de 1988 (intensificao das condies de explorao de mo-de-obra indgena, expulso massiva de indgenas, realocaes populacionais para fins de capitalizao, desenvolvimento sustentvel, crescimento econmico e outras palavras de boa inteno).

1995: apresentado ao senado federal, pelo senador de ento, romero juc, ex-presidente da funai nos anos de 1986 1988,o projeto de lei n 121/95 que versa especificamente sobre a regulamentao da explorao e do aproveitamento pelo estado-mononacional brasileiro dos recursos minerais existentes em terras indgenas. projeto de lei este que mais uma vez articula as formas de dominao colonial (colonialismo interno ou colonialismo internalizado) com a aparncia de modernidade, desenvolvimento nacional e equidade. apresentado por um ex-presidente da funai, cuja funo encobridora lhe permite apropriar-se momentaneamente da concepo moderna de terras indgenas para despossuir os povos, que a habitam, de sua prpria auto representao poltica e assim, numa estratgia clientelar, neutralizar os movimentos indgenas tornando seus neutralizadores em bem -feitores e em indigenistas empresariais pblico-privado cujas prticas de excluso so mais sutis e implacveis.

1996: o projeto de lei apresentado por romero juc aprovado pelo senado federal e remetido cmara dos deputados. h indgenas entre os atores protagonistas deste processo? como as elites reformistas de sobrenome estrangeiro tem buscado rearticular suas prticas democrticas e seus discursos frente s reivindicaes tnicas dos povos indgenas? o senado e cmara no so um capital simblico (polo urbano-capitalista dominante) e poltico (alianas verticais) associado hegemonia de uma cultura letrada e ocidental?

Pgina

2007: instituda uma comisso especial na cmara dos deputados para proferir parecer sobre o projeto de lei n 121/95. no h lideranas nem representantes indgenas em tal comisso. seria algum medo racista estrutural frente expressa inteno de participao autnoma dos povos indgenas na arena democrtica? a aventura civil-militar foi substituda pela tecnocracia burocrtica ilustrada que insiste em coisificar os ndios em minorias sociais dependentes da filantropia do estado empresarial?

2008: uma proposta de substitutivo enviada pelo ministrio da justia comisso especial para regulamentar quais condies especficas que podero ocorrer a explorao e o aproveitamento pelo estado-mononacional brasileiro dos recursos minerais em terras indgenas. consenso manufaturado? esforo neutralizador? caricatura de modernidade?

4. o mito do pertencimento do brasil ao mundo ocidental: um anexo no-dito, esquerda volver


os mais expressivo mecanismo do orgulho de ser estrangeiro, enquanto formador de uma nao aqui instaurada (hoje sentida como brasilidade patritica) e forjada ao longo de meio milnio, exatamente a reivindicao do controle poltico e ideolgico do territrio tornado brasileiro (8.515.767049 km). ora mediante o discurso de que h um eminente entreguismo (entregar o brasil um exemplo histrico foi o projeto elaborado entre os anos de 1946 e 1951 conhecido como hilia amaznica), ora de que h um eminente internacionalismo (cuja origem remonta entrada do comunismo no brasil desde a greve de 1917 em so paulo, realizada pelos imigrantes italianos e a formao do partido comunista pela seo brasileira da internacional comunista em 1922). tais discursos reivindicatrios concordam oficialmente com uma coisa: os agentes do colonialismo (racista, paternalista e caricatura do moderno) pensam que h uma ingenuidade ndia to intensa que facilmente o ndio tornado instrumento de qualquer subverso estrangeira. mas a que foi eleita como a subverso mais perigosa dentre todas (separatismo, autodeterminao, crtica brasilidade, primitivismo, ecologismo, etc) seria a marxista. no entanto, o prprio marxismo uma das tendncias do pensamento europeu estranho e estrangeiro ao pensamento de cada povo indgena, que se difere entre si, que habitaram e habitam este territrio tornado b rasileiro. neste sentido, cada ndio e ndia que se auto reconhece em sua etnia/povo, se pe de p frente s polticas do ocidente, para no se esquecer de suas diferenas e no se esquecer de que marxistas, ou partidos que se dizem trabalhistas, dos trabalhadores, etc, tambm podem se unir para ataca-lo/la. vejamos o ocorrido em dois governos brasileiros, de um partido que, um dia, se considerou de esquerda e de inspirao marxista/comunista.

Pgina

sculo xxi: [1] as demarcaes de terra no foram prioridade e quase todos os procedimentos demarcatrios esto parados: o ndio permanece coisificado e no reconhecido como sujeito ou como protagonista coletivo. destri-se com isso a dinmica poltica prpria de cada povo indgena, j que tal se v na situao forada de ter que priorizar apenas a luta pelo seu territrio.

[2] no processo de demarcaes somente fazendeiros tem direito a indenizaes. os territrios indgenas so visto exclusivamente pelo vis econmico mercadolgico. ao polarizar ndios de um lado e fazendeiros de outro, assumir o projeto colonial desde a invaso de pindorama. j que territrio no terra nem terreno, como o para o invasor ocidental. territrio o espao vital da existncia da cultura como um todo. nele encontrado a religiosidade, a medicina, a alimentao, a cincia, a cosmoviso, a interao com todos os seres que a habitam, a tica, a esttica, a tcnica, a ertica, etc.

[3] a violncia contra a populao indgena cresce exponencialmente sem intervenes mais incisivas por parte do estado governado pela aparente esquerda. incapacidade voluntria de agir protetivamente, j que se fez a opo por um governo de coalizo com atuais representantes da violncia arcaica exercida h meio milnio.

[4] criao do programa de acelerao ao crescimento (pac) para apoio tcnico e financeiro da implantao da agroindstria, do agronegcio, da minerao, da explorao madeireira, do monocultivo e criao de gado pelos grandes latifundirios e a construo de grandes barragens e usinas hidreltricas favorecendo empreiteiras da construo civil, banqueiros e conglomerados de investidores. polticas pblicas claramente etnocntricas, onde os povos indgenas so considerados pobres mediante a descrio de riqueza como acmulo de bens e de mercadorias e, assim, convertidos em minorias sociais dependentes.

[5] recursos aprovados, mas no executados, destinados ao resgate cultural, proteo da biodiversidade e proteo da sade indgena. seguem os padres histricos desde a invaso portuguesa em 1500: aqui o pas em sua historieta renova sua historieticidade a identidade brasileira se impe desde fora, j que, a questo indgena, a demonstrao de solidariedade cultural de indigenistas e a autodeclararo de pessoas que comeam a assumir sua etnicidade indgena silenciada h sculos, so vistas como traio da ptria, averso idlica modernidade e iluso do bom selvagem.

Pgina

[6] portaria 303 (diminuio dos direitos fundamentais dos povos indgenas), decreto n 7.957/13 (ocupao militar nos territrios indgenas para a garantia a lei e a ordem) , portaria interministerial 419/11 (transferir para o congresso nacional a palavra final sobre a demarcao de terras indgenas). por esses meios o estado brasileiro de coalizo governamental entre esquerda e direita pretende sufocar as relaes dos povos indgenas entre si e outros setores da populao brasileira, dificultar ao mximo possvel a realizao cultural e existencial do povo, em questo, em sua territorialidade, debilitar e eliminar qualquer esfera de protagonismo central de luta pela liberao existencial da interveno invasora e criar barreiras de conteno possvel aceitao dos valores nativos pela populao mestia em eminente ruptura com a mestiagem colonial.

10

5. o mito do pertencimento do brasil ao mundo ocidental: a inesquecvel, impagvel e indigesta dvida imaterial
frequentemente, as ideias de no h povos indgenas, h um povo s, o brasileiro, no e xistem dvidas histricas, pois o presente no pode arcar com o que se fez no passado, no h territrios indgenas, h um s territrio, o brasileiro e os indgenas so seres humanos como qualquer outro, eles matam, escravizam e invadem as terras dos outro tem sido consideradas como armas eficazes, talvez as mais eficazes das armas coloniais brasileiras, contra todas as outras formas de pensar, criar, analisar, criar e inventar aqui encontradas. tais armas coloniais brasileiras implica a crena em sua verdade universal; uma estima de tlas descoberto na natureza humana e em suas aes naturais realizadas ao longo de milnios incluindo os pensamentos, os sonhos e os desejos; e a demonstrao de que tudo o que existe se reduz a elas. porm, trata-se apenas de uma mudana puramente terminolgica de uma reestruturao da ideologia imperiosa da dominao realizada por uma minoria amplamente armada: neo-colonialismo democrtico de direito, j que aquilo que um dia foi uma imposio violenta (invaso colonial estrangeira de territrios e imposio cultural), hoje dado como obrigao irreversvel, garantida jurdica e militarmente. obrigao esta, sem espao algum para contestao, seja ela cientfica ou mesmo religiosa, e pior, mesmo que tais sejam oriunda dos princpios dos mesmos neo-colonalistas. fato curioso da populao brasileira do presente que recebem alegremente, da populao do passado (invasores portugueses e suas concesses outras colnias estrangeiras aliadas), suas heranas positivas, materiais (terras adquiridas por invaso e posse ou a compra legal das mesmas e seus bens e benfeitorias) e imateriais (historieta oficial de que a nacionalidade a superao da ancestralidade, o urbanocentrismo como mito fundador do progresso, o monolinguismo como valor intrnseco da comunicao humana, etc), dissimulando as heranas negativas que acompanham suas vinculaes histricas (desvalor fundamental de todas as coisas, desespero de viver, inabilitao moral, reao, estrutura insegura de ser alguma coisa, o fracasso da ocultao e do silenciamento, etc) tomando somente as heranas positivas como como axioma de um futuro promissor, ora como marco-zero da histria s que, sem zerar mesmo tudo numa radical condio originria da democratizao das condies para uma efetiva qualificao de mrito, ora como elo necessrio para o progresso irrefrevel da humanidade como um todo. como visto ao longo de todo o texto acima, todo ato da historieta oficial, toda tentativa de fazer do brasil um territrio participante do ocidente, foi realizado como atentado terrorista de implantao de um estado estrangeiro, seja ele colonial e de suas crias, imperial e democrtico, contra toda a histria universal de uma imensa confederao elstica de naes indgenas sem fronteiras. atentado terrorista tornado patrimnio histrico da humanidade, e com isso, levantando uma imensa cortina de fumaa diante seu lado obscuro, a herana negativa ou, em sua subdiviso que aqui me interessa mais, a dvida imaterial: aquilo que est para alm da viso ocidental, necessariamente mercantil, de todas as coisas, seres e estares; aquilo que foi interrompido como processo imaterial de realizao de qualquer que seja o povo. inesquecvel, por um viso ao passado necessria que acompanha qualquer viso presente de futuros possveis; impagvel, porque, se quitada a dvida, no resulta que todos sero felizes, que todas as futuras geraes sero inteligentes, e que todos os amantes permanecero unidos; e indigesta, por ser esta dvida imaterial, algo profundamente doloroso e trgico, ou seja, uma memria mesma privada de seus ornamentos romnticos, progressistas ou desenvolvimentistas, ou uma memria mesma privada de acompanhamentos ordinariamente positivos como a lgica unitria e reducionista legiscntrica de uma estado-nao empresaria

Pgina

11

e tecnocrata. assim, tal dvida imaterial o nome dado a tal condio negativa do patrimnio cultural brasileiro, inesquecvel, impagvel e indigesto. nome incomum, j que no oculta nenhum aspecto negativo da coisa histrica. nome esse que denota uma totalidade que ignora qualquer tipo de apelo, diferentemente da ideia de dvida histrica que apenas nomeia a ponta do iceberg histrico: moradia, transporte, trabalho, previdncia e assistncia social, alimentao, sade e educao. re-existir em territorialidade o que se pretende os povos. ter as condies materiais para existncia o mesmo que realizao csmica da coletividade. condies imateriais de ser e de estar so as prprias condies materiais do viver. que o povo brasileiro seja um dentre os povos indgenas que coexistem nesta terra tornada brasil.

Pgina

12

You might also like