You are on page 1of 6

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO MARCELO MAIA GOMES- 1091671

DO SER PARA O CONHECER

BELO HORIZONTE 2013

MARCELO MAIA GOMES- 1091671

DO SER PARA O CONHECER

Centro Universitrio Claretiano Licenciatura em Filosofia Histria da Filosofia Moderna Professor: Ricardo Matheus Benedicto

BELO HORIZONTE 2013

INTRODUO
Os primeiros filsofos se preocupavam em descobrir as causas da origem do mundo e as transformaes da natureza. A partir de Scrates, o objeto de investigao da filosofia passa a ser as questes humanas, como a tica, a poltica e as tcnicas. Plato separa o inteligvel do sensvel e acredita que a origem do carter humano se deu num mundo perfeito e eterno, o Mundo das Ideias. Aristteles procura uma causa primeira e chega ao Motor Imvel, semelhante ao Ser de Parmnides. Durante a Idade Mdia, a filosofia tentou conciliar f e razo para explicar as questes humanas, principalmente a relao do homem com Deus. Deus passa a ser o centro das investigaes filosficas e a resposta para tudo. um perodo em que no h diferena entre Filosofia e Religio. A explicao para o Ser Filosfico de Parmnides, a Causa Primeira da Metafsica e o Mundo Ideal de Plato se chama Deus. O deus cristo a causa de tudo. O criador do Universo e de tudo o que nele h. No Renascimento, o homem volta a ser o objeto de investigao filosfica. Nesse perodo, as obras filosficas, literrias e cientficas da Antiguidade Clssica (Grcia e Roma) so retomadas. Porm, as questes divinas e religiosas no so deixadas de lado, j que os humanistas queriam manter uma relao com Deus e com o mundo natural. Percebemos, que at a, a maior preocupao da filosofia o Ser. Quem somos? Como somos? Por que somos? Quem nos fez ser? O que o Ser? H um Ser que sempre ? A partir de Descartes surge uma nova preocupao na Filosofia; o Conhecer. Como conhecemos o que somos? Como se forma o nosso conhecimento? De onde vem o conhecimento? Para Descartes, o conhecimento de alguma verdade, s possvel atravs da razo. Descartes considerado o pai do Racionalismo Moderno. Sua filosofia influenciou outros grandes pensadores como Pascal, Malebranche, Spinoza, Leibniz, entre outros. Nas Ilhas Britnicas, porm, surgia um pensamento oposto ao Racionalismo. Era o Empirismo, que defende que o conhecimento vem da experincia do sujeito com o objeto, dos sentidos. Para os empricos, o conhecimento vem de fora pra dentro e no j est dentro, como dizem os racionalistas. A seguir, descrevo como a investigao filosfica se desloca do Ser para o Conhecer, na filosofia de Hobbes e Locke, os primeiros representantes do Empirismo Moderno.

THOMAS HOBBES E JOHN LOCKE

No h na filosofia de Hobbes uma preocupao em explicar o que somos, mas sim como nosso conhecimento e nossas atitudes foram formadas. Para Hobbes, a origem de todo conhecimento a sensao. O conhecimento se forma a partir do contato do sujeito com o objeto. No h ideias inatas e a memria nada mais do que o reflexo de antigas sensaes. Foram as sensaes e as condies emocionais que fizeram com que o homem sasse de seu Estado de Natureza procura de uma vida melhor. Para Hobbes, o homem natural vivia em um constante estado de guerra e foi a sensao do medo da morte que o levou a busca pela paz. Porm, para que essa paz seja estabelecida, necessrio que haja um poder que controle a vontade do homem, que surge atravs das sensaes. O temor da morte exige um poder que garante a sobrevivncia. Surge, ento, um pacto entre os homens do estado de natureza que transfere o direito de cada um conquistar e manter o que seu, a um terceiro que representa o grupo. assim, que ele explica a origem do Poder Poltico. A experincia levou o homem a conhecer a poltica e a vida social. O homem no um animal poltico por natureza, mas por necessidade. Necessidade que surge atravs das sensaes e das experincias vividas. O medo da morte, da dor, de ser escravizado, de ser humilhado so sensaes que criam no homem, o desejo pela paz. Hobbes defende uma filosofia materialista, que tem por objetivo os corpos. Tudo matria, inclusive a mente. Para ele, a Filosofia no deve se ocupar de questes teolgicas e metafsicas. F e razo devem ser separadas. No existe uma moral inata, esta se forma por interesses e paixes. John Locke, assim como Hobbes, tem sua explicao para a transio do homem de seu Estado de Natureza para o Contrato Social. Porm, ao contrrio de Hobbes, Locke acredita que o homem no estado de natureza no vivia em constante conflito. Para ele, o estado de natureza bom e no mal como dizia Hobbes. Mas, apesar de no viver em constante conflito, o homem natural sentiu a necessidade de buscar uma vida melhor, pois havia alguns inconvenientes no estado de natureza como a falta de leis aprovadas pela maioria, juzes imparciais capazes de resolver as contendas, enfim um poder que assegurasse a execuo proferida pelos juzes. Cria se ento, um contrato para preservar tanto quanto possvel as liberdades naturais, sendo assim o governo que surge ter seus poderes limitados e ser baseado no consentimento do grupo. Assim, Locke explica o surgimento do poder poltico.

H diferenas e semelhanas entre as explicaes de Hobbes e Locke, porm notamos que as duas se baseiam na experincia e nas sensaes. Foram as necessidades surgidas atravs da sensao e das experincias que levaram o homem ao conhecimento poltico, tanto na explicao de Thomas Hobbes quanto na de John Locke. Assim como Thomas, John admite que todo conhecimento vem da experincia, ou seja dos sentidos. Critica a noo cartesiana de sujeito como substncia. Para ele, nada existe na mente antes do contato do homem com o mundo, atravs dos sentidos. O saber humano adquirido pelas experincias e no nascem com o ser humano, como afirma o racionalismo. Dessa forma, Locke no aceita a existncia de ideias inatas. S podemos conhecer as coisas, aps experiment-las atravs de nossas sensaes. Ningum conhece o gosto, a cor, o formato, a textura de um objeto antes de ter um contato com ele. O mesmo serve para os valores morais que tambm dependem da convivncia de cada ser humano, ou seja da experincia. Para ele, o intelecto humano como uma tbua rasa e as ideias so formadas atravs da organizao do material proveniente das sensaes provocadas pelas experincias. Mas, necessrio que a mente realize certas operaes para organizar e compreender essas ideias vindas das sensaes. Para o britnico, nossas ideias so formadas pela sensao ( a ideia daquilo que nos externo aos sentidos, como frio, calor, cor, formato, etc) e pela reflexo ( ideias daquilo que nos interno como o desejo, a dvida o medo , a coragem, etc.) Locke e Hobbes defendem o empirismo, ou seja a experincia como a nica fonte de conhecimento. A filosofia dos dois ir influenciar outro britnico. David Hume, tambm defende que a fonte de todos os nossos conhecimentos a experincia.

CONCLUSO
Tanto os racionalismo como o empirismo tem como objeto de investigao, o conhecimento. Qual sua origem, como se forma e como se organiza em nossa mente. A partir dessas duas linhas de pensamento, o Ser deixa de ser a nica preocupao filosfica. O estudo do Conhecimento, a epistemologia influenciou no s a filosofia, mas tambm as artes e a cincias.

REFERNCIAS
O EMPIRISMO- THOMAS HOBBES ( Disponvel em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/hobbes.htm Acesso em 20 de maio de 2013 s 11:45) O EMPIRISMO CRTICO DE JOHN LOCKE ( Disponvel em: http://www.brasilescola.com/filosofia/o-empirismo-critico-john-locke.htm Acesso em 20 de maio de 2013 s 12:51) FILOSOFANTE( Disponvel em: http://filosofante.org/filosofante/?mostra=noticia&ver=1&id=242&le=F13&label= Trabalhos%20Acad%EAmicos#docs Acesso em 20 de maio de 2013 s 14:26)

You might also like