You are on page 1of 8

PERODO JOANINO

Em fins do sculo XVIII, o Antigo Regime (unio do Absolutismo com a poltica econmica mercantilista) na Europa estava obsoleto e decadente. Os velhos privilgios de origem feudal da aristocracia e o poder absoluto dos reis encontravam-se sob o fogo cerrado da crtica liberal e democrtica. Liberdade de movimentos e igualdade de direitos era as palavras de ordem da burguesia. Com a pregao liberal e o poder da indstria, a burguesia iria revolucionar o mundo capitalista. Nessa nova ordem mundial desenhada pela Revoluo Industrial e pela revoluo liberal burguesa havia pouco espao para teorias mercantilistas e monoplios coloniais. Como o Antigo Regime, o velho sistema colonial tambm estava com os dias contados. As tradicionais relaes entre colnias e metrpoles enfrentariam da por diante forte turbulncia. Com o Brasil e Portugal no seria diferente. Apesar das estratgias conciliatrias utilizadas a partir da transferncia do governo portugus para a colnia, em 1808 o rompimento estava a vista.

A Crise do Antigo Regime


Entre as ultimas dcadas do sculo XVIII e a primeira metade do sculo XIX, o mundo ocidental viveu um processo de intensas transformaes econmicas, sociais, polticas e ideolgicas. Foi um perodo de tantas e to rpidas mudanas que mereceu ser chamada de era das revolues. Eis aqui algumas dessas transformaes: - A 4 de julho de 1776, os EUA declararam sua separao da Inglaterra, tornando-se no s a primeira colnia do Novo Mundo (Amrica) a conquistar a independncia poltica, mas tambm uma referncia para os demais, estimulando os outros movimentos emancipacionistas. A declarao de independncia, inspirada nas idias liberais do pensador ingls John Locke, foi aprovada e proclamada pelo Segundo Congresso Continental das Treze Colnias, reunido na cidade da Filadlfia. - Em 1781, o inventor escocs James Watt conseguiu aperfeioar sua maquina a vapor e us-la como geradora de fora motriz de outras mquinas. O sucesso dessa inovao tecnolgica foi um dos marcos da revoluo dos sistemas de produo e de transportes nas dcadas seguintes a chamada Revoluo Industrial que mudaria a face da economia e da sociedade na Europa e no resto do mundo. - Em maio de 1789, reuniu-se em Versalhes a Assemblia dos Estados Gerais (Reunio dos representantes dos trs estados clero, nobreza e povo -, convocada pelo soberano francs Luis XVI, para consulta sobre questes importantes. No tinha poder decisrio) da Frana. A reunio terminou em um impasse: o Terceiro Estado (representantes da burguesia e do povo) negou-se a votar as propostas do governo pelo tradicional sistema de votao, onde sempre estava em desvantagem, e decidiu criar uma Assemblia Nacional Constituinte para elaborar a primeira Constituio do pas. O rei e a nobreza reagiram, ameaaram os rebelde, mas o povo em Paris sublevou-se: a 14 de julho, a multido tomou de assalto e incendiou a velha priso da Bastilha, para onde eram mandados os adversrios polticos do governo. Em agosto, a Assemblia Nacional apressou-se m aprovar a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, antes mesmo de elaborar e votar a Constituio. Era o incio da

Revoluo Francesa, que viria a ser o mais forte smbolo e foco da irradiao da luta contra o absolutismo monrquico e os privilgios da aristocracia em toda a Europa. Esses acontecimentos no eram obra do acaso. Constituam, na verdade, manifestaes do processo geral de transformaes das estruturas econmicas, sociais, polticas e jurdicas da sociedade. Processo que os pensadores iluministas vinham discutindo e expondo em numerosas obras e diversos campos do saber. Essas transformaes, certo, estavam apenas se esboando e as idias iluministas nem sempre eram claras sobre elas e nem concordantes. Mas apontavam para uma direo econmica e poltica comum: defesa da liberdade de mercado laissez-faire (Expresso em francs que resume a doutrina do liberalismo econmico. Significa deixar fazer e aludia ao princpio liberal da liberdade de comrcio e de produo sem interferncia do Estado.) -, de investir, produzir, vender e comprar mercadorias, estabelecimento de leis, direitos e deveres iguais para todos os cidados, submisso dos governantes a uma Constituio e a vontade popular expressa por representantes eleitos, secularizao do Estado, com a sua separao da Igreja e, da mesma forma, laicizao da educao por meio de sua desvinculao de qualquer confisso religiosa.

A crise do sistema colonial


Nesse quadro de dificuldades crescentes do Antigo Regime, tambm foram atingias as estruturas do sistema colonial, de base monopolista e escravista. Em 1776, no mesmo ano da declarao da independncia norte-americana, o ingls Adam Smith publicava a Riqueza das Naes, onde defendia a livre organizao do trabalho produtivo e da atividade comercial como caminho para a prosperidade dos indivduos e das naes. Para Smith, eram os interesses individuais envolvidos com a produo e o comrcio que, harmonizados pela mo invisvel do mercado, impulsionavam a realizao do bem estar pessoal e coletivo. Contra a interveno do Estado na economia por intermdio, por exemplo, do controle de preos ou da concesso de monoplios e privilgios a pessoas e empresas -, defendia a livre concorrncia. Ao Estado caberia intervir apenas quando os cidados no conseguirem criar lei, normas e instituies estveis e teis ao interesse pblico. O pensamento liberal de Smith baseava-se numa nova concepo da riqueza. Segundo ele, a riqueza estava no trabalho e no na moeda. No eram os resultados da balana comercial que mediam o enriquecimento das naes, mas a capacidade humana, tcnica e financeira de produzir bens (manufaturas, alimentos, servios, etc.) de interesse dos mercados. Quanto maior fosse a quantidade de bens produzidos com o mesmo custo ou seja, quanto maior a produtividade do trabalho maiores seriam os lucros. Para o aumento da produtividade, porm, seriam fundamentais o aperfeioamento tcnico e a especializao do trabalho. Essas idias continham uma crtica direta a poltica mercantilista e a explorao colonial baseada em monoplios, a pesada tributao e ao uso generalizado do trabalho escravo. Tiveram aceitao entre as elites inglesas, sobretudo nos setores mais ligados ao comrcio externo e a nascente indstria. Assim, em 1783, o Parlamento britnico aprovou o regime de livre-comrcio entre o reino e suas colnias. Em Portugal, tambm no se ignoravam os princpios do liberalismo econmico e poltico. Entretanto, apesar de algum sucesso no perodo pombalino (1750-1777), ainda era reduzida a influencia dessas idias sobre a atuao governamental.

No reinado de dona Maria I, iniciado em 1777, houve mesmo certo recuo em relao a algumas polticas modernizantes de Pombal, comeando pela prpria demisso do marqus. Essa reao conhecida como Viradeira representou um movimento conservador dos setores da nobreza combatidos por Pombal. Com ela, procurou-se restaurar a plenitude do regime absolutista, ainda que no plano econmico vrias das reformas pombalina tivessem sido preservadas e desenvolvidas. Em relao ao Brasil, as medidas do novo governo foram orientadas por objetivos prticos imediatos, misturando princpios liberais e mercantilistas. Uma das medidas liberais e, portanto, antimercantilistas foi extino das companhias de comrcio. Com isso, os comerciantes conquistaram liberdade de ao para aproveitar ao Maximo a conjuntura internacional favorvel a seus negcios. Naquele momento, com efeito, a guerra de independncia dos EUA provocara o bloqueio das exportaes norte-americanas de algodo a Inglaterra. O Brasil passou ento a exportar grandes quantidades do produto aos ingleses. Da mesma forma, expandiram-se o comrcio d acar e as vendas de escravos da frica ao Brasil. Em contraste com essa medida liberal, o governo de dona Maria I adotou outras que reafirmavam velhas prticas mercantilistas. Assim, com o decreto de 5 de janeiro de 1785 proibia a instalao de fbricas na colnia e reafirmava a funo da economia brasileira complementar a de Portugal. O decreto encontrou apoio em setores das elites coloniais, que procuravam justificar a manuteno dos laos de dependncia entre o Brasil e Portugal. Um os porta-vozes desses setores era o bispo Azeredo Coutinho. Brasileiro de nascimento, Coutinho propunha medidas adicionais. Como a aplicao obrigatria de parte dos lucros dos comerciantes portugueses na prpria colnia, ainda que apenas na agricultura. Procurava, assim, evitar o rompimento entre colnia e metrpole. Mas, entre as camadas e grupos menos comprometidos com os interesses de Portugal, o decreto de 1785 provocou revolta, alimentando o descontentamento que levaria a Inconfidncia Mineira.

O Brasil, sede do Imprio


Na primeira dcada do sculo XIX, os exercito de Napoleo Bonaparte (1769-1821. Foi um dos maiores generais da histria. Assumiu o poder na Frana depois de liderar uma brilhante campanha militar no Egito. Seu regime autocrtico foi bem aceito aps o caos provocado pela Revoluo Francesa. Em 1804, Napoleo proclamou-se imperador e ele prprio se coroou. Entre 1805 e 1810, conquistou praticamente toda a Europa: s no venceu a Inglaterra. Em 1807, enviou um ultimato a D. Joo VI, forando-o a declarar guerra a Inglaterra. Ainda que por vias indiretas, o Brasil iria lucrar duplamente com Napoleo: alm da vinda da famlia real, deve a ele, por vias transversas, o envio da misso artstica francesa em 1816) varreram a Europa em nome dos ideais democrtico da Revoluo Francesa. Decidido a dominar a dominar a Europa, Bonaparte dividiu o continente entre aliados e inimigos da Frana. Essa diviso foi elevada ao extremo, em 1806, com a decretao do Bloqueio Continental (Decreto de Napoleo Bonaparte assinado em 1806, proibindo os paises europeus de receberem navios ingleses em seus portos e de veneres produto a Inglaterra. O objetivo era asfixiar o comrcio britnico), contra a Inglaterra, seu principal adversrio. Aliado fiel do imprio britnico, Portugal viu-se no meio de um grave conflito internacional. No podia virar as costas Inglaterra, nem afrontar o bloqueio napolenico.

Dentro do governo, dirigido pelo regente dom Joo (futuro D. Joo VI) em lugar de sua me doente, dona Maria I, o grupo mais influente de polticos e burocratas, partidrios da Inglaterra, defendia desde 1801 a mudana da Corte para o Brasil em carter provisrio. Essa idia agradava muita a Inglaterra, cada vez mais interessada no mercado brasileiro. Assim, depois de algumas vacilaes, as presses das circunstancias e do embaixador britnico, Lorde Strangford, levaram o governo portugus a decidir-se pela transferncia para o Brasil. A 27 de novembro de 1807, com tropas francesas batendo as portas de Lisboa, cerca de 12 mil pessoas entre nobres, magistrados, altos funcionrios, oficiais, padres e comerciantes, alm da famlia real com seus serviais, arquivos, etc. embarcavam com destino ao Rio de Janeiro. Por dificuldades surgidas na travessia do Atlntico, parte da frota onde estava o regente separou-se e aportou na Bahia em janeiro de 1808. Depois de uma breve estadia na antiga capital da colnia, todos se reuniram no Rio de Janeiro.

Da abertura dos Portos ao Reino Unido


O Brasil que o regente e sua Corte encontraram tinha dezessete capitanias e uma populao entre 3,5 e 4 milhes de habitantes, excludos os ndios no aculturados. Pouco menos da metade da populao era composta de escravos, negros e pardos. Pouco mais da metade era constituda de pessoas livres, brancas em sua maioria. No conjunto, apenas um tero da populao era de brancos. A sociedade continuava predominantemente agrria. Apesar do crescimento urbano do ultimo meio sculo, as cidades eram modestas e precrias. Salvador com 60 000, e o Recife com 30 000 e So Paulo com 20 000 moradores estavam entre as maiores. O Rio de Janeiro, com a instalao da Corte, ultrapassou os 100 000 habitantes, o que agravou suas carncias de infra-estrutura, como moradia, abastecimento de gua, saneamento, sade pblica, etc. A vinda do governo portugus para o Brasil fato nico h histria das colonizaes europias da Amrica no alterou radicalmente este quadro. Mas a permanncia de quase dcada e meia da Corte no Rio de Janeiro e a transposio para a colnia dos principais rgos do Estado metropolitano fizeram do Brasil, nesse perodo, o centro do imprio lusitano. Houve ministros, polticos e intelectuais portugueses e brasileiros que chegaram a sonhar com um imprio luso-brasileiro. A idia no vingou. Mas a presena portuguesa no Brasil mudou o equilbrio das relaes colnia-metrpole a favor da colnia, de sua maior autonomia e, no final, de sua emancipao. Vejamos, a seguir, as medidas e aes mais importantes do governo de D. Joo VI no Brasil entre 1808 e 1821, alm de alguns acontecimentos ligados a elas. Poltica Econmica 9 Abertura dos portos (1808): autorizao para o livre-comrcio entre o Brasil e as demais naes no aliadas da Frana, o imposto de importao a ser pago nas alfndegas brasileiras pelos produtos estrangeiros foi fixado em 24%, os produtos portugueses ficavam com a tarifa de 16%.

9 Fbricas e manufaturas (1808): suspenso da proibio anterior, de 1785, que impedia atividades industriais na colnia, no ano seguinte seis decretada a iseno tarifaria para a importao de matrias-primas necessrias as manufaturas. 9 Real Junta do Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegao (1808): constituda para regulamentar, fiscalizar e apoiar essas atividades. 9 Banco do Brasil (1808): criado para servir de agente financeiro do governo, administrar os fundos oramentrios e ampliar a disponibilidade de moeda e crdito para o pblico. 9 Tratados de aliana e amizade comrcio e navegao com a Inglaterra (1810): em troca da reafirmao da aliana poltica com a Inglaterra e como paga pelos servios prestados na transferncia da Corte para o Brasil, alm de emprstimos de emergncia, Portugal dava aos produtos ingleses tarifa preferencial de 15% no Brasil, inferior a dos seus prprios artigos. Ao mesmo tempo, comprometia-se a limitar o trfico de escravos, os acordos eram francamente favorveis aos britnicos e tinham validade mnima de quinze anos. 9 Fbrica de ferro de Ipanema (1811): instalada prximo a Sorocaba, em So Paulo, com recursos da Real Fazenda e com iseno de impostos para importao de equipamentos e matrias-primas. 9 Fbrica de ferro Patriota (1811): criada em Congonhas, Minas Gerais, para aproveitar as jazidas da regio. 9 Navegao e comrcio costeiro (1816): proibio aos navios estrangeiros de fazerem transporte e operaes comerciais entre portos brasileiros. Poltica e Administrao 9 Conselho de Estado, Ministrios, Tribunais, Intendncia Geral de Policia, Arsenal e Escola da Marinha (1808): estrutura bsica do governo portugus no Brasil, sediado no Rio de Janeiro. 9 Academia Real Militar (1810): centro de estudos tcnicos e cientficos, destinados a preparao de oficiais nas reas da engenharia, artilharia, geografia, topografia entre outras. 9 Reino Unido (1815): o Brasil passava a condio de Reino Unido a Portugal e Algarves tratava-se de uma formalidade necessria para legitimar a participao de Portugal no Congresso de Viena, (Conferncia das potncias europias que derrotaram Napoleo realizada em 1815, com o objetivo de restabelecer a ordem poltica anterior a 1789. Como s podiam participar do Congresso governos instalados em seus prprios territrios, o governo portugus corria o risco de ficar de fora. A soluo foi equiparar colnia e metrpole por meio da instituio do

Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves.), as capitanias passaram a chamar-se provncias. 9 Aclamao de D. Joo VI (1818): aps a morte da rainha (1816), seu filho assumiu o trono como D. Joo VI. Cultura 9 Escolas mdico-cirrgicas (1808): fundadas em Salvador e no Rio de Janeiro, transformadas em Academias em 1813, s comearam a conferir diplomas a partir de 1826. 9 Impressa Rgia (1808): origem da imprensa oficial no Brasil, foi criada para veicular as publicaes do governo. 9 Biblioteca Real (1810): instalada no Rio de Janeiro para acomodar o acervo de livros trazidos de Portugal. 9 Jardim Botnico do rio de Janeiro (1811): criado para apoiar o trabalho de naturalistas brasileiros e estrangeiros na pesquisa da flora do pas e de estudo de espcies trazidas do exterior 9 Real Teatro de So Joo (1813): inaugurado no rio de Janeiro, encenava os espetculos freqentados pela Corte. 9 Misso Francesa e Escola Real de Cincias, Artes e Ofcios (1816): chega ao Rio de Janeiro trazendo artistas e cientistas que vo colaborar na criao da primeira Academia Brasileira de Belas Artes. (A Misso Artstica Francesa teve grande influncia no ambiente cultural brasileiro, introduzindo nas artes plsticas o neoclassicismo Movimento artstico dominante na Europa no final do sculo XVIII. Sua fonte de inspirao era a arte greco-romana. Em oposio ao barroco, afirmava a importncia da simplicidade, da simetria, da linha reta e do equilbrio. e contribuindo para aumentar o interesse de outros artistas estrangeiros em conhecer o pas. Do grupo original a Misso Francesa, destacaram-se pela qualidade artstica e tcnica de seu trabalho: Grandjean de Montigny, arquiteto, Nicolas-Antoine Taunay, pintor, Auguste-Marie Taunay, escultor, Jean-Baptiste Debret, pintor, Charles Simon Pradier, gravura, Franois Ovide, mecnica, Marc e Zphrin Ferrez, escultura e gravura, gravaram a primeira moeda brasileira.). 9 Museu Real (1818): constitudo para acolher colees e materiais diversos nas reas de Historia Natural para fins de estudo e pesquisa, deu origem ao Museu Nacional, instalado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Poltica Externa 9 Guiana Francesa (1808-1817): depois de declarar guerra a Frana ao chegar ao Brasil, D. Joo ordenou a invaso e ocupao da Guiana Francesa, com o apoio militar ingls, o territrio foi facilmente conquistado e s devolvido mais tarde, no contexto das negociaes polticas entre Portugal e Frana aps a derrota de Napoleo em 1815. 9 Banda Oriental (1811-1821): seguindo instrues de D. Joo, tropas lusobrasileiras ocuparam a chamada Banda Oriental (atual Uruguai). Por trs da ao havia o velho desejo portugus de fixar a fronteira brasileira no rio da Prata, associado ao interesse de Carlota Joaquina, mulher do prncipe e herdeira do trono espanhol, na defesa do imprio colonial hispnico contra os movimentos de independncia. A ocupao prolongou-se, dando origem a constantes conflitos envolvendo uruguaios que queriam a independncia contra argentinos e luso-brasileiros, que disputavam o controle daquele territrio. Depois de vrias tentativas frustradas de paz com a intermediao inglesa, o governo portugus decidiu anexar a Banda Oriental ao Reino Unido do Brasil, como Provncia Cisplatina. Uma deciso que manteria o estado de guerra na regio por vrios anos ainda.

Insurreio Pernambucana (1817)


O conflito interno mais grave ocorrido durante o perodo de V. Joo VI no Brasil foi chamada Revoluo Pernambucana de 1817. Movimento autonomista de inspirao republicana e manica (Associaes secretas, organizadas em torno das idias liberais e do esprito de fraternidade. Tambm chamadas de lojas manicas, tiveram forte atuao no processo de independncia), foi fruto do forte sentimento nativista que grassava em Pernambuco desde a expulso dos holandeses em 1654. Em 6 de maro de 1817, um grupo de revolucionrios assumiu o poder na provncia, declarando-a uma repblica separada do resto do Brasil. O novo regime s durou at maio, quando tropas portuguesas invadiram Recife e debelaram o movimento. Seus trs principais lideres (entre eles o padre Miguelinho) foram fuzilados.

Revoluo Liberal do Porto (1820)


Com a vinda da famlia real para o Brasil, a situao em Portugal tornou-se calamitosa. A regncia portuguesa, manipulada pelo militar ingls Lorde Beresford, era marcada pela tirania. Agravou-se a crise econmica e com ela o descontentamento popular; dficit das finanas pblicas, decadncia do comrcio, fome e misria caracterizavam o dia-a-dia dos portugueses. Esses fatores, aliados a difuso de idias liberais, resultaram na Revoluo Liberal do Porto, em 1820. O povo portugus, liderado pela burguesia comercial do Porto, derrubou a junta governativa chefiada por Beresford. Foram convocadas imediatamente as Cortes Gerais Extraordinrias Constituintes da Nao Portuguesa, cuja tarefa fundamental era elaborar uma constituio. Os objetivos dos revolucionrios eram: Retorno imediato de D. Joo VI a Portugal.

Assinatura por D. Joo da constituio. Expulso de Beresford de Portugal. Retorno do pacto colonial com o Brasil Pressionado pelos sditos em Portugal, D. Joo VI anunciou sua partida e, atravs de um decreto, entregou a seu filho D.Pedro a regncia do Brasil. Pressentindo a inevitvel independncia, teve o cuidado de recomendar ao regente: Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti, que me hs de respeitar, do que para algum desses aventureiros. O embarque da famlia real ocorreu em meio a grande agitao nacional. Espalhara-se a noticia de que os navios que conduziriam a Corte estavam repletos de ouro, que o tesouro do Banco do Brasil teria sido saqueado. A metrpole portuguesa sustentava-se com acar, tabaco, algodo, arroz, couro, ouro e madeiras coloniais, que ela comerciava nos mercados europeus. A colnia, alm disso, proporcionava bons lucros comprando produtos europeus e escravos trazidos pelos comerciantes portugueses. Assim, no difcil compreender a reao hostil que a burguesia portuguesa teve diante das mudanas nas relaes colnia-metrpole ocorridas aps 1808. Seus lucros diminuram sensivelmente com o fim do monoplio comercial que lhes era garantido pelo pacto comercial. PARA SABER MAIS Filme Carlota Joaquina, princesa do Brasil (Brasil, 1994, 100min, Europa Carat. Dir.: Carla Camurati) Retratando a transferncia da Cora para o Brasil, o filme, divertido e bem encenado, aborda de maneira caricatural os principais personagens do perodo. No se preocupa, porem, em mostrar as repercusses econmicas, polticas e culturais da vinda da famlia real para a colnia. Livro Almeida, Manuel Antonio de. Memrias de um sargento de milcias. 16ed. So Paulo, tica, 1989. Um painel da vida no Rio de Janeiro na poca de D. Joo VI, enfocando as classes populares: passeios em famlia, festas religiosas, danas ciganas, cerimnias de curandeirismo, infidelidade conjugal, brigas e outros episdios da capital do Imprio portugus.

You might also like