You are on page 1of 3

Relatrio de Visita

Estive ontem em visita ao centro de pesquisa em Viamo, localizado na Estrada Gentil Machado de Godoy n 3825 1 distrito bairro guas Belo, onde estive em contato com seu diretor Jos tila Feij fone: (51) 34361657. Este me relatou que a situao hoje do centro de pesquisa esta comeando a voltar suas atividades de pesquisa, pois ficou um grande tempo emprestado para a Sec. de Cultura do Estado (12 anos aproximadamente), com a direo do Sr. Nico Fagundes, direcionado a cultura regional. Conforme me relatou seu diretor, hoje j foram nomeados; trs funcionrios gerais, dois Tcnicos Agrcola, um Engenheiro Agrnomo, um Veterinrio. Hoje j esta em andamento um projeto com Ovinos em parceria com a UFRGS, projeto com durao de dois anos (2 anos). J esta em faze bem adiantada preparao da revitalizao do centro de pesquisa de Aqicultura como limpeza dos tanques, preparao do laboratrio, aquisio de materiais para o setor etc..

Estive conversando com o Engenheiro agrnomo responsvel pela piscicultura Dr. Marco Aurlio Rotta com grande conhecimento em cria, recria, engorda, abate e mercado produtivo, pois teve trabalhando por 15 anos em vrios estados do Brasil implantando novas reas de produo. Disse-me ele que a piscicultura em pequenas propriedades se for como forma de outra renda complementar da propriedade se torna vivel, mas se for usado como renda principal precisa ser feito de tanques ou audes no mnimo de 4 hectares de tamanho, porque estudos demonstram que os custos fixos do empreendimento e manuteno so elevados. Tambm demonstraram grande interesse de contribuir com os projetos os quais eu comuniquei que a Prefeitura atravs da Sec. da Agricultura em nome do Secretrio Sr.Carlos Remi, esta colocando em pesquisa para logo colocar em pratica no municpio. Os projetos os quais ouve um maior interesse por parte desta entidade (centro de pesquisa) foi o de Piscicultura, Pomar Familiar, Reativao da Bacia Leiteira e a Escola no campo. No Projeto como j foi relatado acima haver uma grande troca de conhecimento, pois este projeto j foi feito no centro de pesquisa e contem alem de tanques e laboratrio ter grande produo de alevinos para poder suprir o mercado da regio; No projeto Pomar Familiar tambm tem grandes estudos feitos, pois j foi feito vrios projetos nesta rea como, por exemplo; Maracuj, Bergamotas, Laranja, etc. J no Programa Reativao da Bacia Leiteira tem um estudo j feito sobre uso de Pastagem, silagem, renovao de pastagem nativa, e inclusive o uso de musica na hora de ordenhar com aumento de 20 %,na produo, estes projetos foi direcionado para produo de leite somente com fornecimento de alimento a campo porem ate com uso de Irrigao Artificial, onde teve um grande resultado.

Em fim, pelo visto temos uma grande parceiro para compormos uma parceria de longa durao, pois podemos usar vrios setores ligados ao Centro de Pesquisa, pois se oferecem para uma troca de experincia mutua com finalidade de atender melhor o produtor rural do municpio.

Atenciosamente Luiz Augusto Giusti da Silva,Viamo, 16 de Maio de 2013.

You might also like