You are on page 1of 12

VOLEIBOL

PRF BANO GONALVES

VOLEIBOL

Histria do Voleibol

Foi criado pelo professor da ACM Associao Crist de Moos Willian G. Morgan no ano de 1895 em Holyoke, estado de Massachusetts, Estados Unidos. O jogo, que na poca era conhecido como minonette, foi criado pela necessidade de que houvesse uma modalidade que no fosse to cansativa para as pessoas de mais idade como era o basquete, a modalidade da moda naquele tempo. O jogo foi baseado no tnis, porm foram eliminadas as raquetes e a rede era mais alta, tinha 1,98m de altura. No princpio, a bola era uma cmara de bola de basquete, mas era muito pesada, por isso, William G. Morgan encomendou Spalding & Brothers uma bola prpria para a prtica do minonette. Em 1896, o minonette foi apresentado s demais unidades da ACM durante uma conferncia sobre Educao Fsica em Springfield. O Dr. A. T. Halstead sugeriu que o nome fosse mudado para volleyball, j que a idia bsica era jogar a bola de um lado para o outro da rede com as mos. No mesmo ano de 1896, o professor J. Y. Cameron publicou o primeiro artigo sobre volleyball, incluindo suas regras. No ano seguinte, as regras j haviam sido includas no livro oficial de regras da ACM da Amrica do Norte. O primeiro pas a reconhecer a modalidade aps os Estados Unidos foi o Canad, no ano de 1900. A partir da, o esporte foi crescendo muito rapidamente e chegou China, Japo, Mxico, Filipinas e outros pases asiticos, africanos, europeus e sul americanos. O primeiro pas sul americano a conhecer o esporte foi o Peru em 1910. A Fdration Internationale de Volleyball FIVB foi fundada em 1947 em Paris, tendo como pases fundadores o Brasil, Egito, Estados Unidos, Frana, Holanda, Hungria, Itlia, Polnia, Portugal, Romnia, Tchecoslovquia, Iugoslvia e Uruguai. O primeiro campeo mundial foi a Rssia, em campeonato disputado em Praga, ex Tchecoslovquia, em 1949. O vlei foi includo nos Jogos Olmpicos de Tquio em 1964, e o primeiro campeo foi a ex-Unio Sovitica, no masculino, e, no feminino, foi o Japo.

Voleibol no Brasil
A primeira competio documentada foi realizada pela ACM em Recife. No ano de 1915, o esporte era praticado nas escolas de Pernambuco e, em 1917, desembarcou na ACM de So Paulo. O Brasil foi o primeiro pas a conquistar o ttulo sul americano, e at hoje o nico (nunca perdeu um campeonato masculino), em 1951, em campeonato disputado no Rio de Janeiro e organizado pela Confederao Brasileira de Desportos (CBD). A CBV Confederao Brasileira de Voleibol foi fundada em 1954. O Brasil o nico pas que participou de todas as Copas do Mundo, Campeonatos Mundiais e Jogos Olmpicos. Porm, o vlei comeou realmente se desenvolver em nosso pas a partir de 1975, quando Carlos Arthur Nuzman assumiu a presidncia da CBV. Nuzman trouxe os mundiais masculino e feminino juvenil de 1977 para o Brasil, mas sua principal contribuio ao esporte nacional foi a atrao de empresas para o esporte. Empresas como a Pirelli e Atlntica Boa Vista, perceberam esse novo canal de comunicao com o pblico e foram os pioneiros do marketing esportivo brasileiro. Essa associao empresa-esporte possibilitou que os atletas se profissionalizassem, e os resultados comearam a aparecer j no ano de 1981, quando a seleo brasileira masculina conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo do Japo, no ano seguinte, o Brasil sagrou-se vice-campeo mundial na Argentina. O maior feito daquela equipe, que ficou conhecida como gerao de prata foi a medalha de prata nos Jogos Olmpicos de Los Angeles em 1984. Nas Olimpadas de Barcelona, 1992, o vlei brasileiro atingiu o ponto mais alto, quando conquistou o ouro olmpico, o primeiro de uma modalidade coletiva para o nosso pas. A CBV recebeu o prmio de melhor Federao nacional do mundo entre os anos de 1997-99, pelos resultados obtidos pelas selees nacionais, pela qualidade na organizao de eventos e pela administrao do esporte de maneira geral, prmio oferecido pela FIVB. Atualmente, o Brasil tem um dos campeonatos nacionais mais fortes em todo o mundo e muito respeitado, tanto no masculino quanto no feminino. Caractersticas do vlei O objetivo do jogo , atravs de no mximo 3 toques, passar a bola para o lado do adversrio por cima da rede e faze-la tocar no solo, conquistando o ponto.

Equipes so duas equipes de seis jogadores que fazem um sistema de rodzio quanto ao posicionamento. H um jogador, o lbero, que no pode atacar e nem sacar. Quadra a quadra de Vlei mede 18m de comprimento por 9m de largura. Pontuao a disputa entre melhor de 5 sets (vence quem ganha 3) de 25 pontos cada, com diferena mnima de 2 pontos ao final de cada set. Caso sejam necessrios os 5 sets, o quinto e ltimo, chamado tie-break, vai a 15 pontos apenas. Bola feita de borracha revestida com couro macio. Circunferncia entre 65cm e 67cm e massa entre 260g e 280g. rbitros em uma partida oficial so utilizados 6 rbitros, dispostos da seguinte maneira: 1 rbitro, que o juiz principal e fica em cima de um suporte prprio. 2 rbitro, fica no cho ao lado da rede e tem a funo de assinalar toques na rede, invases de quadra, checar o posicionamento de rodzio das equipes e auxiliar o rbitro principal quando necessrio. 4 juzes de linha, sendo 2 de cada lado da quadra responsveis pela marcao de bolas fora, faltas durante o servio e de bolas que passam por fora da antena. Alm dos rbitros, existe tambm um anotador que fica numa mesa atrs do 2 rbitro, e responsvel pelo preenchimento da smula e todas as anotaes referentes ao jogo. Rede a rede tem 1m de largura por 9,50m de comprimento. A altura varia para os homens, que de 2,43m, enquanto que para as mulheres de 2,24m. Saque ou servio a jogada que d incio disputa do ponto. Pode ser executado de qualquer lugar dentro da rea de saque (9m de largura, sem limite de profundidade a partir da linha de fundo da quadra). Existem 3 tipos de saques, o viagem ao fundo mar, o flutuante e o jornada nas estrelas. O saque considerado o primeiro ataque devido ao estrago que pode causar equipe adversria. Recepo tambm chamada de passe, o nome dado ao fundamento utilizado para receber o saque do adversrio. Geralmente, a recepo feita de manchete (duas mos unidas em frente ao corpo e toca-se a bola com o antebrao). A recepo um dos fundamentos mais importantes, pois o incio da armao do ataque. Levantamento o ato de preparar a bola para ser atacada. O levantamento to importante que existe um jogador especializado para faz-lo. Bola de Segunda jogada utilizada pelo levantador para enganar a equipe adversria. Ao invs de levantar a bola para um ataque, ele mesmo tenta finalizar o ponto no segundo toque da sua equipe na bola. Ataque o ato utilizado para tentar fechar o ponto. O golpe de ataque mais utilizado a cortada, porm a largada (ou deixada) tambm usada. Bloqueio a tentativa de parar o ataque adversrio armando-se uma parede em frente ao atacante. S pode ser feito pelos jogadores das posies 2, 3 e 4. Rally o tempo em que a bola permanece em jogo at que uma das equipes conquiste o ponto.

Entrada de rede a posio 4 da quadra, em que o jogador chega rede para ficar 3 rodzios em posio de ataque. Sada de rede
o lado direito da rede, a ltima posio (2) de ataque que o jogador passa antes de ir para o fundo de quadra.

Voleibol - Tticas e tcnicas SAQUE O saque o primeiro ataque do jogo, importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. Os mais conhecidos tipos de saque so: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tnis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo ("Jornada nas Estrelas") e Saque em Suspenso ("Viagem ao Fundo do Mar").

Saque por Baixo - um saque simples e tambm fcil de executar. De frente para a quadra, p esquerdo frente, mo esquerda segurando a bola, voc deve fazer, com o brao direito, um movimento de trs para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente sua liberao pela mo esquerda frente do corpo. A mo que bate na bola poder estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso. Saque por Cima (tipo tnis) - O saque por cima o mais utilizado no voleibol, pelas variaes que oferece em relao a trajetria da bola, local onde se queira sacar e distncia que se queira atingir. Por tudo isso, voc deve treinar bastante para uma perfeita assimilao deste saque. Saque Lateral - Tipo de saque bastante usado para dar uma trajetria flutuante na bola. A execuo do saque lateral bastante complexa, por isso, o atleta necessita de muito treino e muita perseverana para conseguir automatiz-lo. Para executar esse tipo de saque, voc deve ficar de lado para a quadra, com os ps voltados para onde quer sacar. Segure a bola com a mo esquerda. O brao direito sai do lado do corpo e atinge a bola lanada pela mo esquerda, bem acima da cabea. No final do movimento, o corpo se projeta frente. Os atletas canhotos devem proceder no sentido inverso do movimento. Saque Lateral por Baixo("Jornada nas Estrelas") - O famoso saque de Bernard um inimigo da recepo. Se com esse tipo de saque o jogador no atingir o ponto direto, pelo menos vai conseguir atrapalhar a preparao das jogadas rpidas. Bernard criou na praia, onde aproveitava o sol e o vento, o saque "Jornada nas Estrelas" e depois o levou para ginsios altos, onde a luz tambm incomoda a viso da recepo. Para executar o "Jornada", voc deve ficar de lado para a quadra, com o ombro direito paralelo linha de fundo e a perna esquerda ligeiramente frente.

Segure a bola com a mo esquerda. O seu brao direito sai de trs e ataca a bola no ponto mais baixo, depois que ela foi lanada pela mo esquerda. O saque "Jornada nas Estrelas" bastante difcil, por isso o atleta deve ter uma boa dosa de coragem para execut-lo em jogo. Saque em Suspenso ("Viagem ao Fundo do Mar") Este saque caracteriza-se por ser bastante ofensivo e muito rpido. Sua virtude a violncia e conseqentemente se assemelha a uma cortada. Realmente a sua execuo igual a de uma cortada com levantamento do prprio atacante. Para execut-lo, voc deve dar trs passos, sendo que dois passos segurando a bola. No final do segundo passo, lance a bola um pouco para frente e coordene o final da terceira passada com o impulso e o ataque na bola no ponto mais alto. Alguns atletas preferem ATAQUE TTICA INDIVIDUAL DE CORTADAS A bola deve ser desviada preferencialmente, em direo do bloqueador mais baixo. Figs. 207, 208, 209, 210, 211, 212. A inobservncia dessa orientao, perfeitamente lgica, poder contribuir para o fracasso de muitos cortadores. lanar a bola com uma das mos.

Atualmente, com a inveno do bloqueio, o atacante, ao chegar rede, deve observar imediatamente a disposio dos bloqueadores adversrios, a fim de saber orientar as suas cortadas e evitar que elas sejam desviadas em direo ao bloqueio mais alto. NOTA - Em 1957 em Paris, nos jogos Universitrios Mundiais, a orientao acima j era observada como ttica corriqueira dos Tchecoslovacos.

TTICA DE CORTADAS As tticas individuais dos diversos tipos de cortadas, que se empregam durante o jogo, so de iniciativa do prprio cortador. Exemplos: 1- Saber desvencilhar-se do bloqueio - pelos lados, por cima e por entre as mos dos bloqueadores; 2- Desviar a bola, preferencialmente, em direo ao bloqueador adversrio mais baixo;

3- Dosar a fora da bola - ora violenta, ora devagar - para confundir e surpreender a defesa adversria (mudana de ritmo); 4- Intercalar a trajetria da bola, procurando atingir o fundo e as proximidades da rede; 5- Distinguir o exato momento de executar uma pingada ou uma colocada, aproveitando os descuidos nas coberturas da defesa adversria; 6- Tomar conhecimento do sistema de coberturas da equipe adversria e dos deslocamentos de seus jogadores; 7- Ser capaz de simular um tipo de cortada e executar outro; 8- Cortar a bola de raspo no bloqueio; 9- Alcanar a bola no ponto mais alto possvel.

PASSE O passe um dos fundamentos mais importantes do voleibol. Eu diria que boa parte de seu sucesso depende da convico, da confiana que o jogador tem que ter quando vai execut-lo. O resto a tcnica. Tem gente que poderia treinar dez horas por dia e no vai conseguir passar bem. Por outro lado, tem gente que treina pouco e passa bem. Grande parte do sucesso do passe vem do aspecto psicolgico. Tem tudo a ver com a segurana. Algumas dicas: 1) Se voc estiver treinando sozinho, pegue a bola e d algumas manchetes na parede; se tiver um companheiro, melhor, um fica passando a bola para o outro, tambm em manchete; 2) Fique parado na rede e saia correndo para receber a bola e executar o passe, isso cria graus de dificuldade; 3) Fique na esquerda e pea para o sacador sacar na direita, porque da mesma forma, cria dificuldades para o passador; 4) O trabalho de pernas tambm muito importante; elas tm de estar sempre flexionadas, com a esquerda frente, quando estiver na direita, e vice-versa. No precisa ficar muito tempo treinando, porque no importa a quantidade do treino e sim a qualidade do trabalho. Lembre-se sempre de uma coisa: um bom passe resolve 50% do ataque. No voleibol, tudo est interligado. Se o passe bom, o levantador pode acionar corretamente o

atacante e este tem todas as condies de pontuar. Se o passe falha...j viu!!!

LEVANTAMENTO32 TTICA INDIVIDUAL DE LEVANTAMENTO Seja qual for o sistema de ataque de uma equipe, deve haver um critrio na distribuio dos levantamentos. O nmero de levantamentos no deve ser igualmente dividido entre os atacantes. Taticamente devem-se levar em considerao as seguintes particularidades: a) dar a trajetria preferida de cada cortador; b) preferir o cortador que estiver frente do bloqueador mais baixo; c) evitar servir insistentemente ao cortador que estiver frente do bloqueador mais alto; d) distinguir o cortador em melhores condies para finalizar o ataque; e) saber a posio na rede em que cada cortador mais eficiente; f) nos momentos decisivos, dar preferncia aos cortadores mais positivos ou que estejam dando mais lucro equipe no decorrer do jogo; g) simplificar as jogadas na fase final de cada "set", preferindo as combinaes mais simples; h) disfarar, retardando um pouco a elevao dos braos no toque da bola, para que os bloqueadores adversrios no percebam de imediato qual dos atacantes vai concluir a jogada; i) nos levantamentos do fundo da quadra, colocar a bola entre o cortador e a rede, com a trajetria um pouco mais alta e, preferencialmente, em diagonal, a fim de facilitar a tarefa do cortador que for finalizar a jogada; j) observar as trocas de posies entre os atacantes adversrios para se orientar na distribuio dos levantamentos. BLOQUEIO

TTICA DE BLOQUEIO A distncia em que os atacantes devem se colocar para o bloqueio, varia de acordo com o sistema de ataque adotado pela equipe adversria. Se ela ataca na maioria das vezes nas extremidades da rede, os bloqueadores podem se colocar mais separados. Mas, se o ataque ocorre com maior freqncia no meio, aconselhvel os bloqueadores se manterem grupados (2 e 4 mais prximos do 3). Figs. 282 e 283.

Regras do Vlei

Cada equipe de vlei possui seis jogadores, as equipes so separadas por uma rede no centro da quadra. A equipe que comea saca a bola para o outro time, que no pode deixar cair em seu campo. Para evitar a queda da bola os jogadores podem usar qualquer parte do corpo (antes s era vlido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversrio sendo permitidos dar trs toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que do os toques. Caso a bola caia ponto do time adversrio. Outra regra importante que durante o jogo os jogadores no podem encostar na fita branca acima da rede e o mesmo jogador no pode dar dois ou mais toques seguidos. 1. rea de Jogo A rea de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Deve ser retangular e simtrica. 1.1 Dimenses A quadra de jogo um retngulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre de no mnimo 3m de largura em todos os lados.

O espao livre de jogo o espao sobre a rea de jogo ,a qual deve estar livre de qualquer obstculo. O espao livre de jogo deve medir ,no mnimo ,7m desde a superfcie de jogo. Para as Competies Mundiais e Oficiais da FIVB, a zona livre deve medir, no mnimo, 5m, a partir das linhas laterais e 8m a partir das linhas de fundo. O espao livre de jogo deve medir , no mnimo, 12,5m de altura a partir da superfcie de jogo. 1.2 Superfcie de Jogo 1.2.1 A superfcie deve ser plana, horizontal e uniforme. No deve apresentar nenhum perigo de leso aos jogadores. proibido jogar sobre uma superfcie rugosa ou escorregadia. Para as Competies Mundiais e Oficiais FIVB, somente as superfcies de madeira ou sintticas so permitidas. Qualquer superfcie dever ser previamente aprovada pela FIVB. 1.2.2 Em quadras cobertas, a superfcie da rea de jogo deve ser de cores claras. Para as Competies Mundiais e Oficiais da FIVB,as linhas de delimitao devem ser brancas. A quadra de jogo e a zona livre devem ser, obrigatoriamente, de cores diferentes. 1.2.3 Nas quadras em recintos abertos, autoriza-se uma inclinao da superfcie de jogo de 5mm por metro, para drenagem. As linhas da quadra, feitas de material slido, so proibidas. 1.3 Linhas da Quadra 1.3.1 Todas as linhas tm uma largura de 5cm. Devem ser de cor clara, diferente da cor do piso da quadra e de outras linhas quaisquer. 1.3.2 Linhas de delimitao Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. As linhas de fundo e as laterais esto inseridas na dimenso da quadra. 1.3.3 Linha central O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras iguais medindo 9m x 9m, cada uma; de qualquer maneira a largura completa da linha pertence igualmente a ambas as quadras Esta linha estende-se sob a rede, de uma linha lateral at a outra.

1.3.4 Linha de ataque Em cada quadra, uma linha de ataque, cuja extremidade posterior desenhada a 3m de distncia do eixo da linha central, marca a zona de frente. Para as Competies Mundiais e Oficiais da FIVB, a linha de ataque estendida alm das linhas laterais pela adio de pequenas linhas pontilhadas de 15cm, com 5cm de largura, traadas com 20cm entre elas, num comprimento total de 1,75m. 1.4 Zonas e reas 1.4.1 Zona de frente Em cada quadra,a zona de frente limitada pelo eixo da linha central e a extremidade posterior da linha de ataque. A zona de frente considerada como prolongada indefinidamente, alm das linhas laterais at o fim da zona livre. 1.4.2 Zona de saque uma rea com 9m de largura, situada atrs de cada linha de fundo. limitada lateralmente por duas pequenas linhas, cada uma medindo 15cm, traadas 20cm atrs da linha de fundo como uma extenso das linhas laterais. Ambas as linhas esto includas na largura da zona de saque. Na profundidade, a zona de saque estende-se at o final da zona livre. 1.4.3 Zona de substituio delimitada pelo prolongamento imaginrio das linhas de ataque at a mesa do apontador. 1.4.4 rea de aquecimento

You might also like